F001TRE - Transações de Contas a Receber
A partir desta tela cadastra-se as transações do Contas a Receber.
A partir desta tela é possível cadastrar as transações para ajuste a valor presente, para isso é necessário informar os módulos CRA - Contas a Receber - AVP.
Transação
Código da transação. As transações do Contas a Receber podem ser cadastradas do código 90300 até o 90399.
Descrição Transação
O conteúdo deste campo é aplicado às consultas e relatórios, portando, sugere-se preenchê-lo com um texto relacionado à finalidade da transação.
Módulo
O código do módulo da transação é o módulo que define se a transação será uma transação de entrada de títulos normais, uma transação de entrada de títulos previstos ou uma transação de baixa de títulos. Os módulos disponíveis para seleção durante o cadastro das transações são:
- Contas a Receber - Entrada de Títulos;
- Contas a Receber - Entrada de Previsões;
- Contas a Receber - Baixa de Títulos.
A forma de definição deste campo é muito importante para as entradas e baixas de títulos. Nos movimentos de baixa de títulos será possível definir apenas as transações do módulo "CRB"(Contas Receber - Baixa de Títulos). Nas telas de entrada de títulos, será possível definir as transações dos módulos "CRE"(Contas Receber - Entrada de Títulos), para títulos efetivos e "CRP"(Contas Receber - Entrada de Previsões), para títulos previstos.
Receber 1
Detalhes
Transação Detalhes sobre a transação.
Aceita Manual
Este campo tem influência direta no filtro das transações nas telas de entrada e baixa de títulos. Quando este campo estiver como "S - Sim", a transação poderá ser utilizada em processos que tenham interação com o usuário. Caso este campo esteja preenchido com "N - Não", em muitos dos processos de entrada e baixa de títulos a transação não poderá ser utilizada.
Ao ser digitada uma transação com este campo igual a Não, durante a inclusão de um título, será apresentada a mensagem Registro não existe. Selecione outro.
Forma Contabilização
Código da forma de contabilização da transação. Este código é utilizado pela Contabilidade para contabilização dos movimentos do contas a receber.
Forma Rateio
Define-se a forma de rateio da transação.
- "0 - Sem Rateio": o rateio não será gerado nos processos nos quais a transação, com esta forma de rateio, for utilizada;
- "1 - Pré-definido c/ Confirmação": apresenta o rateio pré-definido em algum objeto de busca de rateio determinado no campo Critério Rateio, devendo o usuário confirmar o rateio apresentado;
- "2 - Pré-definido s/ Confirmação": o rateio é gerado automaticamente, conforme o Critério Rateio definido, não havendo a intervenção do usuário;
- "3 - Rateio Manual": o rateio será definido manualmente pelo usuário nos processos que utilizam alguma transação com esta forma de rateio.
Critério Rateio
Define-se o critério de rateio da transação.
É o critério de rateio que define de onde que o rateio será buscado, quando a forma de rateio for igual a "1 - Pré-definido c/ Confirmação" e "2 - Pré-definido s/ Confirmação". Por exemplo, na inclusão de um título, o rateio pode ser buscado do fornecedor, do tipo de título e do portador, entre outras opções. A tabela 01 apresenta a lista com todos os critérios de rateio disponíveis:
Código | Descrição |
---|---|
A | Transação (VECRPTJOI) |
B | Natureza Gasto (VECRPTJ) |
C | Produto/Serviço (VEC) |
D | Família (VEC) |
E | Agrup. Estoque (VEC) |
F | Agrup. Produção (VEC) |
G | Agrup. Custos (VEC) |
H | Agrup. Comercial (VEC) |
I | Agrup. Fiscal (VEC) |
J | Cliente (VRI) |
K | Representante (VRO) |
L | Fornecedor (CPI) |
M | Depósito (E) |
N | Tipo de Título (RP) |
O | Grupo Rec./Pag (RP) |
P | Portador (RP) |
Q | Projeto (VECRPTIJOI) |
R | Tipo Documento (T) |
S | Conta Interna (T) |
- Título: XY;
- Tipo de Título: 01;
- Fornecedor: 999;
- Transação: 90500;
- Critério Rateio da transação 90500: ALN.
Nesse caso, o sistema:
- Verifica se a transação "90500" tem rateio cadastrado. Existindo rateio cadastrado, o movimento de inclusão de título recebe o rateio da transação; caso contrário
- Verifica se o fornecedor "999" tem rateio cadastrado. Existindo rateio cadastrado, o movimento de inclusão de título recebe o rateio do fornecedor; caso contrário
- Verifica se o tipo de título "01" tem rateio cadastrado. Existindo rateio cadastrado, o movimento de inclusão de título recebe o rateio do tipo de título; caso contrário
- Define o rateio conforme os demais parâmetros de busca do sistema, não encontrando, impossibilita a inclusão do título ou abre a tela de definição de rateio para que o usuário defina o rateio do movimento manualmente.
Observação
Para a formação do rateio no movimento do título, o sistema busca em cada um dos critérios de rateio, um rateio cadastrado. Fazendo isso do primeiro critério cadastrado ao último.
Código Regra
Vincula uma regra à transação. Uma transação pode ter um código de regra associado à mesma. A regra associada será executada no momento da inclusão/alteração onde esta transação estiver sendo utilizada. Este campo pode ser nulo(não preenchido).
Natureza Gasto
Código natureza de gasto. A natureza de gasto informada na transação de entrada será sugerida ao incluir um novo título. As naturezas de gasto são cadastradas a partir da tela "F047NTG"(Tabelas > Naturezas de Gasto).
Conta Contábil - 1
Define a conta contábil - 1 da transação.
Conta Contábil - 2
Define a conta contábil - 2 da transação.
Conta Contábil - 3
Define a conta contábil - 3 da transação.
Conta Contábil - 4
Define a conta contábil - 4 da transação.
Atualiza Projetos
Define se a transação atualiza projetos.
Situação 1:
Atualiza Projetos: "N - Não"
Situação do projeto antes do movimento:
Projeto | ||
---|---|---|
Saldo Créditos | Saldo Despesas | Saldo |
R$ 120,00 | R$ 190,00 | R$ 70,00 |
Movimento: inclusão de um título a pagar de R$ 30,00 com a transação 90500.
Situação do projeto após o movimento:
Projeto | ||
---|---|---|
Saldo Créditos | Saldo Despesas | Saldo |
R$ 120,00 | R$ 190,00 | R$ 70,00 |
Após o movimento a situação do projeto apresenta-se inalterada devido a parametrização da transação.
Situação 2:
Atualiza Projetos: "S - Sim"
Situação do projeto antes do movimento:
Projeto | ||
---|---|---|
Saldo Créditos | Saldo Despesas | Saldo |
R$ 120,00 | R$ 190,00 | R$ 70,00 |
Movimento: inclusão de um título a pagar de R$ 30,00 com a transação 9050.
Situação do projeto após o movimento:
Projeto | ||
---|---|---|
Saldo Créditos | Saldo Despesas | Saldo |
R$ 120,00 | R$ 220,00 | R$ 100,00 |
Após o movimento a situação do projeto apresenta-se alterada devido a parametrização da transação. Como a transação está parametrizada para atualizar o projeto, o saldo de despesas do projeto alterou-se de R$ 190,00 para R$ 220,00
Quando alterado este parâmetro na transação, os movimentos já realizados serão atualizados quando conciliado o projeto através da tela Conciliação Saldos Projetos (F615CSP).
Situação
Define a situação da transação. Serão apresentadas nos campos de filtro de transação apenas aquelas que estiverem ativas.
Adiciona ou Subtrai
Define o que a transação deve atualizar e de que modo. Este campo especifica a forma de atualização da transação. Informa se atualiza e como atualiza os valores de duplicadas, créditos ou outros. É um campo de extrema importância para a atualização dos saldos dos fornecedores, gerando informações gerenciais.
O valor deste campo também é considerado para o filtro aplicado nos campos para definição da transação nas telas de entrada e baixa de títulos. Este filtro é relacionado com o tipo de título informado nas tela de entrada e baixa de títulos. Segue a tabela a seguir apresentando a compatibilidade entre o critério "Soma C. Receber" do tipo de título e o critério definido neste campo:
Soma C. Pagar - Tipo Título | Adiciona ou subtrai - Transação | ||
---|---|---|---|
Código | Descrição | Código | Descrição |
D | Soma Duplicatas | 1 | Adiciona Duplicatas/Outros |
D | Soma Duplicatas | 3 | Subtrai Duplicatas/Outros |
D | Soma Duplicatas | 5 | Não Considerar |
O | Soma Outros Títulos | 1 | Adiciona Duplicatas/Outros |
O | Soma Outros Títulos | 3 | Subtrai Duplicatas/Outros |
O | Soma Outros Títulos | 5 | Não Considerar |
C | Soma Créditos/Pgto. Indevidos | 2 | Adiciona Créditos (Adiantamentos/Pgtos. Indevidos/Devoluções) |
C | Soma Créditos/Pgto. Indevidos | 4 | Subtrai Créditos (Adiantamentos/Pgtos. Indevidos/Devoluções) |
C | Soma Créditos/Pgto. Indevidos | 5 | Não Considerar |
A tabela acima apresenta como é feito o filtro nas telas de entrada e baixa de títulos para as transações conforme o tipo de título informado. Onde a primeira coluna código representa os campos Soma C. Receber e Soma C. Pagar da tela F002TPT(Tabelas > Tipos de Títulos > Cadastro) e a segunda coluna representa este campo.
Observação
Para transações de substituição é recomendado que se utilize esse campo parametrizado como "3 - Subtrai Duplicatas/Outros" ou "4 - Subtrai Créditos".
Somar ou Subtrair
Define a forma de atualização do plano financeiro. Possui as seguintes opções:
- "0 - Fixo Sistema"
- "1 - Somar Competência"
- "2 - Somar Caixa"
- "3 - Somar Competência/Caixa"
- "4 - Subtrair Competência"
- "5 - Subtrair Caixa"
- "6 - Subtrair Competência/Caixa"
- "7 - Não Considerar"
Nota
A opção "0 - Fixo sistema"" não é apresentada na lista do campo, porém é possível utilizá-la. Quando o campo estiver definido com esta opção, o plano financeiro será atualizado conforme pré-definição do sistema.
Crédito Cliente
Define se a transação é um crédito de fornecedor. Também pode ser utilizado na contabilização dos títulos do contas a pagar,
diferenciando os títulos normais dos créditos a fornecedores.
Tipo de Baixa
Define-se o tipo de baixa da transação. Através deste campo define-se o tipo de baixa da transação. Para as transações de entrada, que pertençam ao módulo "CPE"(Contas Pagar - Entrada de Títulos), deve-se definir a opção "NA"(NÃO É BAIXA).
Segue a tabela com informações sobre cada um dos tipos existentes neste campo:
Tipo de baixa | Finalidade | Calcula juros e multa. | Permite baixa parciais? | Sugestões |
---|---|---|---|---|
PG - Pagamento | Baixa de Títulos | S | S | Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde a quitação do título gera uma movimentação na tesouraria. |
DV - Devolução | Baixa de Títulos | N | S | Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações nas quais o título esteja sendo devolvido. Exemplo: Devolução de uma nota fiscal com devolução do título. |
AB - Abatimento | Baixa de Títulos | N | S | Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde houve um abatimento concedido, devido a negociações com o cliente. Assim baixa-se parcialmente somente o valor do abatimento. |
CA - Cancelamento | Baixa de Títulos | N | N | Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde o título foi cancelado. Exemplo: Cancelamento de contrato. |
CR - Baixa Crédito | Baixa de Títulos | N | S | Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa somente em baixas de títulos de crédito. |
CP - Compensação | Baixa de Títulos | S | S | Pode-se utilizar transações com este tipo quando baixado um título no Contas a Receber com um título no Contas a Pagar, compensando o valor que tem a receber com aquele que tem a pagar. |
LP - Lucros e Perdas | Baixa de Títulos | N | S | Pode-se utilizar transações com este tipo para baixar títulos cuja obrigação de pagamento cessou-se não havendo cancelamento ou devolução do objeto gerador da obrigação. |
SU - Substituição | Baixa de Títulos | S | S | Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde esteja baixando o título substituindo-o por um novo título(incluindo um novo título no lugar do baixado). |
NA - Não é baixa | Entrada de Títulos | Não é baixa | Não é baixa | Transação utilizada apenas para entrada de títulos. |
A tabela acima apresenta alguns detalhes sobre os tipos de baixa. Ressalta-se que o texto da coluna "Sugestões" não deve ser considerado como regra.
Atualiza Saldos Históricos Cliente/Grupo/Portador
Atualiza ou não os saldos históricos do cliente/grupo/portador. Ao informar Sim, os históricos referentes a saldo de valores são atualizados, sendo:
- Saldo Duplicatas;
- Saldo Outros Títulos e
- Saldo Créditos.
Atualiza Outros Históricos Cliente
Atualiza ou não os outros históricos do cliente. Ao informar Sim, são atualizados os históricos, como:
Somente será atualizado os campos Dias Maior Atraso e Média Dias Atraso do histórico do cliente:
- Quando o título for liquidado em atraso;
- O Tipo de Baixa está parametrizado como "PG" (Pagamento);
- Atualiza Outros Históricos Cliente está como "S - Sim";
- A diferença entre a data de baixa e a data de vencimento deverá ser superior aos "Dias Maior Atraso".
Somente será atualizado os campos Data/Valor Último Pagamento do histórico do cliente:
- Quando o título for liquidado em atraso;
- O Tipo de Baixa está parametrizado como "PG" (Pagamento);
- Atualiza Outros Históricos Cliente está como "S - Sim";
- A data de baixa deverá ser superior a data do campo "Data/Valor Último Pagamento".
É Transação COFINS
Define se é uma transação de entrada de título de "COFINS".
Conta Financeira a Classificar
Define uma conta financeira a classificar.
Conta Contábil a Classificar
Define uma conta contábil a classificar.
Centro Custo a Classificar
Define um centro de custo a classificar.
Observação
Quando o módulo CRA estiver selecionado, serão desabilitados os campos:
- Atualiza Projetos;
- Crédito Cliente;
- Tipo de Baixa;
- Atualiza saldos históricos cliente/grupos/portador;
- Atualiza outros históricos cliente;
- É transação COFINS.
Receber 2
Retém Cofins
Parâmetro necessário para a retenção de COFINS.
% Cofins
Define um percentual para retenção de COFINS.
Retém PIS
Parâmetro necessário para a retenção de PIS.
% PIS
Define um percentual para retenção de PIS.
Retém CSLL
Parâmetro necessário para a retenção de CSLL.
% CSLL
Define um percentual para retenção de CSLL.
Retém Out.Ret.
Parâmetro necessário para a retenção de "Outras Retenções".
% Outras Ret.
Define-se um percentual para "Outras Retenções".
Retém IR
Parâmetro necessário para a retenção de IR.
% IR
Define-se um percentual para IR.
Herda Rateio Origem
Define se o rateio será herdado da origem.
Nas transações a pagar de baixa, quando definido este campo como "N - Não", o rateio do movimento de baixa não será gerado automaticamente conforme o rateio do movimento de entrada do título.
Sugere-se não alterar o valor padrão deste campo, que é o valor "S - Sim". Pois a opção "S - Sim" segue a seguinte lógica: quando incluído o título no contas a receber, o valor deste título foi incluído em determinada conta financeira, conta contábil e centro de custos, então, quando baixado este título, deve ser lançado um valor contrário ao valor do movimento de entrada na mesma conta financeira, conta contábil e centro de custos.
Transação Cartão
Indica se a transação é de cartão.
Reneg. c/ Comissão Subs.
Este campo define se na renegociação de títulos por substituição, a comissão será gerada para a assessoria de cobrança. Em caso afirmativo, preencha o campo com "Sim".
Observações
- O campo fica oculto na tela se o sistema não possui a proprietária de recuperação de crédito;
- Se o tipo de baixa for diferente de "SU" (Substituição), este campo não pode ser editado e automaticamente é preenchido com "Não";
- Caso o tipo do módulo for diferente de "CRB" (Contas a Receber - Baixa de Títulos), este campo não pode ser editado e automaticamente é preenchido com "Não";
- Se o tipo de baixa deixar de ser "SU", o valor deste campo muda automaticamente para "Não".
- Quando o módulo CRA estiver selecionado serão desabilitados todos os campos, menos o campo Herda Rateio Origem
Tipo de lançamento para LCDPR
Este campo permite informar o tipo de lançamento para LCDPR no contas a receber. Há quatro opções disponíveis para seleção, sendo elas:
- 0 - Nenhum
- 1 - Receita da atividade rural
- 2 - Despesas de custeio e investimentos
- 3 - Produtos entregues no ano referente a adiantamentos de recursos financeiros.
Observação
No processo de geração do LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural, para que o Gestão Empresarial | ERP faça a correta direção de integração, o campo "Tipo de Baixa" só deve integrar a estrutura quando a parametrização for diferente das opções "NA" e "CA".
Interações
Transação Integrada
Define as transações que integram com o contas a receber.
Módulo Transação Integrada
Apresenta o módulo da transação integrada.
Botões
Navegação
Mostra os registros existentes.
Alterar
Grava as informações alteradas.
Cancelar
Cancela a operação.
Excluir
Exclui o registro. A exclusão é possível somente enquanto a transação não ser utilizada.
Duplicar
Duplica o registro, necessitando apenas alterar o código da nova transação.
Este botão somente está disponível para a guia Receber 1.
Rateio
Cadastra-se um rateio para a transação. Acessa a tela F000DRF (Tabelas > Transações > Rateios > Definição).
Observação
Quando o módulo CRA estiver selecionado serão desabilitados todos os campos.
Veja também: |