F660ISP - Fichas Técnicas Real e Padrão

As fichas técnicas definem as composições dos produtos produzidos com seus componentes e quantidades. Existem dois tipos de fichas técnicas: a padrão, que contempla o modelo de produção do produto pré-cadastrado com seus consumos e quantidades e, a ficha técnica real, que é montada automaticamente pelo sistema com base no consumo real de componentes e quantidades no mês da geração do SPED Fiscal.

A ficha técnica real só é possível de ser gerada a partir de ordens de produções finalizadas no período, pois com a quantidade de componentes baixados em um período não dá para ter certeza para quantas unidades do produto final serão destinadas, assim como, a produção deste produto também pode demandar novos componentes que não irão condizer com a ficha técnica efetiva desta produção.

A rotina de uma ordem de produção em andamento no período não terá ficha técnica real, apenas a ficha técnica padrão. Para tanto, nesta rotina o aconselhável é utilizar a ficha técnica padrão com a utilização da estrutura equivalente (substituta) para indicar a qual componente da ficha técnica está previsto.

Nota

Para a geração do arquivo, somente um tipo de ficha técnica será exportado. O tipo deve ser cadastrado na tela de Cadastro de Produtos (F075PRO), campo Ficha técnica na geração do SPED Fiscal.

Para integrar a ficha técnica em tributos, a rotina é gerada com o tipo de produto para impostos igual "05 (no SPED 04 - Produto Acabado)" ou "06 (no SPED 03 - Produto em Processo)". Este indicativo está no cadastro do produto.

Somente serão integradas fichas técnicas de produtos parametrizados com o Tipo de Produção T - Produção Tradicional.

A ficha técnica somente será gerada se houver alguma movimentação na ordem de produção deste produto ou alguma movimentação de estoques no período da integração.

Na tela Cadastro de Produtos (F075PRO), o campo Ficha técnica na geração do SPED Fiscal somente estará habilitado quando o produto for do tipo produzido.

O campo Ficha técnica na geração do SPED Fiscal pode ser preenchido com as opções "P - Padrão" e "R - Real". Essas opções determinam a forma de geração do registro 0210 - Consumo específico padronizado, do SPED Fiscal. Quando esse campo não estiver preenchido, o sistema assume como opção a ficha técnica padrão. Quando já existir essa informação no cadastro da família (F012FAM), ela será herdada para o produto se for uma inclusão.

A rotina de integração da ficha técnica atende as obrigações fiscais do SPED Fiscal e Inovar Auto.

Quando o modelo de um produto possui um componente montado, ele não é listado como componente da ficha técnica padrão do SPED Fiscal, sendo seus itens listado no seu lugar.

Importante

Quando o componente montado de um modelo possuir tipo de quantidade diferente de "proporcional" ou o item desse componente tiver tipo de quantidade diferente de "proporcional", a quantidade gerada na ficha técnica padrão sempre será 1.

Arredondamento de quantidade/valores

O sistema utiliza o seguinte critério para arredondar valores/quantidades rateadas:

  1. Quando o campo Utiliza Decimais da tela Cadastro de Famílias (F012FAM) está preenchido com "Sim", o arredondamento considera o número de casas decimais informado no campo Quantidade Decimais Estoque;
  2. Se o campo Utiliza Decimais Cadastro Unidade Medida da tela Cadastro de Produtos (F075PRO) estiver preenchido com "Não", o arredondamento considera o número de casas decimais informado no cadastro de unidade de medidas (F015MED);
  3. Se o campo Utiliza Decimais Cadastro Unidade Medida da tela Cadastro de Produtos (F075PRO) estiver preenchido com "Sim", o arredondamento considera o número de casas decimais descrito no leiaute do SPED Fiscal, de acordo com o registro relacionado.

Observação
Será sempre utilizado o menor valor válido quando a aplicação do arredondamento tiver as casas decimais definidas e um dos itens acima resultar em zero na quantidade utilizada do componente.

Ficha Técnica Padrão

Mensalmente, apenas uma ficha técnica padrão é gerada para cada produto produzido e, os componentes do produto são identificados pelo modelo do produto produzido definido na engenharia de produção. Este é o processo realizado pelo sistema para identificar as fichas técnicas padrão para a geração do bloco K:

Ficha Técnica Real

A ficha técnica real do produto produzido contempla os apontamentos de produção, identificando de quais produtos deve ser gerada a ficha técnica. Mensalmente, penas uma ficha técnica real é gerada para cada produto produzido e, os componentes do produto são identificados pelo apontamento do consumos dos componentes. Este processo é realizado pelo sistema para identificar as fichas técnicas reais para a geração do bloco K:

Este artigo ajudou você?