Segmentos > Controladoria > Gestão de Patrimônio > Cálculo de Crédito

Cálculo do Crédito

Para fazer o cálculo de crédito dos impostos PIS, COFINS e CSLL a rotina verifica, na guia Impostos 2 da tela F070FEF, o indicativo dos campos de base para cálculo do bem para crédito dos impostos citados, isto é, quando o indicativo for igual a:

Observação
Quando utilizado o parâmetro "A - Valor da Aquisição do Bem (Vlr. Total da Nota - Vlr. IPI)", com o identificador de regras PAT-670DESICM1 ativo, irá descontar também o valor do ICMS ST.

Exemplo:

Qtd. Total: 48
Qtd. Inicial: 12
Parcelas a calcular: 36

O campo Valor Base Excluir PIS/COFINS/CSLL indica o valor base a excluir da recuperação.

Exemplo:

Valor Aq. para crédito: 1000,00
Parcela mensal: 50,00
Valor base a excluir: 400,00
Parcela mensal: 20,00

Cálculo

Base de cálculo da PIS/COFINS/CSLL a recuperar no mês. Quando a quantidade total for informada, o cálculo será realizado da seguinte forma:

Se o campo Qtd. Inicial for informado e o Valor acumulado inicial não ou se o Valor Acumulado inicial for informado e também o campo Qtd. Inicial, o cálculo será realizado da seguinte forma:

Neste momento a origem da parcela no mês será "Q - Quantidade de meses", independentemente se o valor base para cálculo de PIS/COFINS for maior ou menor que o valor da depreciação do mês.

Caso não haja quantidade de meses total informada, o cálculo ocorrerá conforme abaixo

Origem da parcela será sempre D - Depreciação no mês.

Valor da parcela a excluir da recuperação de PIS/COFINS/CSLL

Este cálculo é realizado da mesma forma que o cálculo acima. Porém, quando chegar neste cálculo, a origem já estará definida. Ou seja, o cálculo da parcela a excluir no mês sempre será com base na origem da base a recuperar.

Observação

Esse campo não é comparado com valor da depreciação do mês.

Implementamos melhorias e alterações na base de cálculo de Pis e Cofins ao integrar os bens para o patrimônio em operações com ICMS creditado ou ICMS ST:

Este artigo ajudou você?