Custos - Controle de Tabelas tipo 34 - Custo da Produção
Para a geração é necessária a criação da tabela 'Custo da Produção', que corresponde ao tipo 34 (Controle de Tabelas). Nos parâmetros deste tipo de tabela deverá ser informado como deverão ser valorizados:
O período de validade deste tipo de tabela será considerado na hora de processar tabelas de Custo da Produção e inserir itens na mesma. O sistema irá permitir adicionar itens cuja data de apontamento na ordem de produção esteja dentro do período de validade da tabela de Custo da Produção. Este período poderá ser aumentado quando houver necessidade, mas não poderá ser diminuído se a tabela respectiva já tiver dados processados.
Processos
Materiais e serviços
O usuário deverá informar na tabela como deseja que sejam valorizados os materiais e
serviços.
A(s) opção(ções)
disponibilizada(s) é(são):
- Preço Padrão: Deverá ser informada uma tabela de preço padrão de insumos (tipo 3), da qual será pego o valor para avaliar os materiais e serviços apontados nas Ordens de Produção.
- Tabela Compras: Deverá ser informada uma tabela de preço de compra, da qual será pego preço válido para a data do apontamento do consumo na Ordem de Produção, tanto para materiais como para serviços .
Deve ter ao menos uma validade na tabela que inclua a data do apontamento. Por exemplo, se houver na tabela de Preço as seguintes validades e preços:
Data inicial | Data final | Produto/serviço | Preço |
01/01/2005 | 31/01/2005 | A | 10,00 |
10/01/2005 | 31/01/2005 | A | 12,00 |
20/01/2005 | 31/01/2005 | A | 15,00 |
01/01/2005 | 01/01/2006 | B | 8,00 |
- O apontamento de consumo do produto/serviço A feito em 08/01/2005 será valorizado ao preço de 10,00;
- O apontamento de consumo do produto/serviço A feito em 15/01/2005 será valorizado ao preço de 12,00;
- Qualquer apontamento do produto/serviço A feito entre 20/01/2005 até 31/01/2005 será valorizado ao preço de 15,00 (ao menos enquanto não seja inserido mais nenhum preço para uma validade inicial superior a 20/01/2005 para o produto A);
- Para o produto/serviço B, também qualquer apontamento feito entre 01/01/2005 e 01/01/2006 terá o valor de 8,00 (enquanto não houver outra cotação de preço inserida na tabela para uma validade inicial superior a 01/01/2005);
- Para algum apontamento do produto/serviço A ou B referente a 12/2004, por exemplo, vai gerar critica dizendo que não encontrou valor válido.
Tempos de processos
O usuário deverá informar como deseja que sejam valorizados os tempos de processos.
A(s) opção(ções)
disponibilizada(s) é(são):
- Taxa Padrão: Deverá ser informada uma tabela de taxa padrão (tipo 6), da qual será utilizado o valor da taxa para valorizar os tempos apontados nas ordens de produção.
Custos indiretos de
fabricação - C.I.F.
O usuário deverá informar de onde deseja que seja
utilizado o valor referente aos Custos Indiretos de Fabricação.
A(s) opção(ções)
disponibilizada(s) é(são):
- Tab. CIF padrão: Deverá ser informada uma tabela de componentes de cálculo (tipo 1) para que se possa extrair dela o percentual de CIF padrão a ser aplicado na valorização dos custos indiretos de fabricação.
Intermediários
O usuário deverá informar como deseja que sejam valorizados os componentes
intermediários consumidos pelas Ordens de Produção.
A(s) opção(ções)
disponibilizada(s) é(são):
- Custo Padrão: Deverá ser informada uma tabela de Custo Padrão (tipo 7), da qual será utilizado o custo para avaliar os componentes intermediários (produtos produzidos) consumidos nas ordens de produção.
- Requisição: ao escolher esta opção o sistema estará avaliando os componentes intermediários conforme o valor da requisição do estoque que estiver associada ao apontamento de consumo na ordem de produção. Lembrando que essa requisição não pode ter sido feita de forma agrupada (baixa agrupada de componentes), pois neste caso não é possível atribuir uma requisição de determinado componente a uma ordem de produção.
Produção a Custo Real
Deverá ser utilizado o tipo de tabela 34 - Custo da produção. O parâmetro
"Produção a Custo Real" identifica se a tabela será para calcular da forma
solicitada. Por default esse parâmetro virá com "N", o que indica que a tabela
NÃO é para calcular Produção a Custo Real, mas sim para a rotina de calculo de Custo
da Produção, que é para outra finalidade, pois permite cálculos de custos diários,
onde a rotina varre os apontamentos, classificando-os por data, OP, estágio, C. Custo, e
valorizando-os conforme as opções de valorização parametrizadas na tabela tipo 34.
- Para atender essa necessidade atual, de calcular a Produção a Custo real, deve-se informar "S" neste parâmetro, e será solicitado tudo o que for necessário para esse cálculo. Os parâmetros de valorização já existentes (que aparecem quando "Produção a Custo Real = N") permanecerão, no entanto, fazendo as devidas consistências para permitir usar somente informações reais, não permitindo selecionar tabelas de consumo e custo padrão. Dessa forma deverá ser informadas as seguintes opções de valorização:
- Tabela de Custo médio Histórico para materiais,
- Tabela de Taxa Real para processos;
- Tabela de CIF real
- Permitir escolher se os intermediários devem ser valorizados pelo valor da requisição ou pelo valor da OP dele - quando identificada;
- Novos parâmetros que aparecem e precisam ser informados quando "Produção a Custo Real = S":
- Tabela Anterior (tipo 34 anterior) - para pegar saldos anteriores
- Tabela de SPE (tipo 21) - para pegar quantidades em processo/elaboração
- Tabela de Cons. Real de Materiais (tipo 25) - para pegar os materiais/serviços consumidos
- Tabela de Cons. Real de Tempo (tipo 33) - para pegar os apontamentos de tempos
- Período
Os consumos de produtos intermediários serão pegos conforme requisições dos estoques relacionadas com apontamento de Consumo do produto intermediário da OP no período. Movimentos agrupados não poderão ser considerados.