Custos - Tratamento da Ficha Técnica de Custos Não Proporcional

Este é um conceito de tratamento das quantidades utilizadas nas fichas técnicas de custos que afetam nos consumos de itens de fichas técnicas e consequentemente os cálculos de Custo Padrão dos produtos.
O conceito proporcional consiste em considerar tempo e quantidades como um valor unitário e proporcional a quantidade produzida do produto.
O conceito não-proporcional (ou frequencial) trata duas informações que influenciam nas quantidades de materiais e de tempo consumidas e, consequentemente, nos custos dos produtos: Lote técnico e Quantidade Frequencial.

Processos

Lote Técnico
É uma quantidade que indica quando a quantidade fixa deve ser alterada. Portanto, a quantidade fixa será sempre em função do Lote técnico. A tabela abaixo mostra o comportamento do consumo da quantidade fixa em função da quantidade a produzir:

Lote Técnico = 100 peças      Quantidade Fixa = 5 min.

Quantidade a produzir (pçs) Quantidade fixa

30

5

100

5

120

10

220

15

Quantidade Frequencial = 100 peças
Consumo Frequencial = 5 Kg

Quantidade a produzir (pçs)

Consumo Frequencial (Kg)

30

5

100

5

120

10

220

15

A Gestão de Custos permite o uso destes conceitos não proporcionais opcionalmente através de parametrizações nos processos que são afetados por essa característica.

Nas tabelas de Custo Padrão há um campo indicando se esta tabela é gerada com os valores proporcionais ou não. Este parâmetro deve ser informado na tela de Controle de Tabelas e o valor sugerido será o indicado no campo da tabela de Parâmetros Gerais (Cálculo proporcional do Custo Padrão).

Parâmetros Gerais
Na tela de Parâmetros Gerais deve-se informa os parâmetros que servem para sugerir valores:

Geração da Ficha Técnica de Custos
Na geração da ficha de custos, quando houver quantidades freqüenciais no Modelo ou tempos frequenciais no Roteiro de produção, o sistema irá armazenar a quantidade frequencial, qtde. utilizada para a frequencial e Lote técnico na ficha de custos, e em toda os  processos de geração da ficha será possível optar entre explosão proporcional ou frequencial da ficha.

Parâmetro "Considera eficiência do roteiro"
O objetivo deste campo é informar se a eficiência do roteiro será considerada em custos ou não.
A opção informada neste campo será sugerida na tela F622SEL, botão Seleção.

Simulação da Ficha de Custos
Nesta tela, caso a quantidade frequencial seja informada, a quantidade será a quantidade consumida para a quantidade frequencial informada. Caso a quantidade frequencial não seja informada, a coluna quantidade utilizada deverá ter a quantidade proporcional consumida pelo produto/componente.

O Lote Técnico influenciará no tempo fixo. Se existir um lote técnico, o comportamento do tempo fixo será o descrito no quadro da definição no início deste documento. Senão, este não terá variação com a alteração da quantidade simulada. Lembrando que o comportamento do tempo fixo não muda para os processamentos proporcionais.

Geração do Custo Padrão
No Controle de Tabelas para tabelas de Custo Padrão (tipo 7) existe um parâmetro indicando se o custo gerado nesta tabela é baseado no cálculo proporcional ou no frequencial. Este parâmetro é sugerido com o valor definido na tabela de Parâmetros Gerais mencionada anteriormente. A sua alteração somente será permitida, caso a tabela de Custo Padrão esteja vazia. Na tela de processamento não será possível mudar este parâmetro.

Consulta Ficha Técnica Multinível
A consulta multinível da ficha técnica de custos tem um parâmetro na tela indicando se a explosão se dará de forma proporcional ou frequencial. O comportamento dos consumos seguirá a definição exposta no item "Definição" do início deste documento se a opção for desabilitada (indicando que a explosão não é proporcional).

Relatórios
Nos relatórios de custos o usuário pode escolher, na hora da impressão do modelo, se quer a ficha proporcional ou não. Na tela de entrada dos modelos existe um parâmetro através do qual o usuário deve optar.

Este artigo ajudou você?