Custos - Markup
O markup é um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do preço de venda.
O confeiteiro aplica o índice 2 (dois) sobre o custo de produção de 1Kg de "bolo" para a formação do preço de venda.
O markup tem por finalidade cobrir as seguintes contas:
- impostos sobre vendas;
- taxas variáveis sobre vendas;
- despesas administrativas fixas;
- despesas de vendas fixas;
- custos indiretos de produção fixos e
- lucro.
Processos
No Gestão Empresarial | ERP será utilizado o conceito de markup multiplicador, e esse será utilizado apenas na tela de "Cálculo Preço de Venda Comércio". Nesta tela o valor do markup pode ser originado:
- de uma tabela de tipo "1" (Componentes de Cálculo);
- do próprio cadastro componente de cálculo da tela F620CCC;
- o usuário pode digitar um valor, ou
- sistema poderá calcular o markup (conforme fórmula abaixo).
Markup
= (1 / (1 - ((PercentDF + IR + SaldoImp + PercentLL + DVV / 100)))
Onde:
- PercentDF: percentual de despesas fixas;
- IR: imposto de renda;
- Saldo Imp: saldos imperfeitos;
- PercentLL: percentual de lucro líquido;
- DVV: soma dos componentes que são despesas variáveis de venda.
Cálculo do preço de venda = "Custo Padrão a Vista" multiplicado pelo "Valor do Markup".