Custos - Tabela de custo alternativo

Tabelas de Custo Alternativo (tipo 32)
Este tipo de tabela será utilizado para os processos de Custos Alternativos. Como parâmetros destas tabelas haverá:

  1. Tabela anterior: para verificar quantidades do período anterior e fazer lançamentos de ajuste*;
  2. Tabela de Produtos por Estágio: como origem de produtos em processo;
  3. Forma de Avaliação: Se por maior Preço de Venda ou sobre Matéria Prima;
  4. Utiliza Ficha de Custo: Se for informado "Não" utilizará ficha da produção para buscas materiais (só aparece se a forma de avaliação é sobre MP);
  5. Período da tabela: Datas de início e fim de abrangência da tabela.

Processos

Devem existir lançamentos de ajustes dentro um período, caso o maior preço praticado seja diferente de um período para outro. Por exemplo: No caso do período de apuração dos critérios alternativos ser anual, mas as tabelas de Custo Alternativos dos Produtos serem geradas mês a mês, a tabela do último mês deverá ter como valor unitário de cada produto, não apenas o maior valor praticado naquele ano, mas sim, este valor ajustado com o do mês anterior. Ou seja, poderá em um primeiro mês haver uma quantidade a um valor x, mas no segundo mês o maior valor praticado seria 1,1x. Essa diferença de 0,1x deverá aparecer em lançamentos de ajustes.
Como isso ainda não era previsto na Contabilidade de Custos, o processo de geração do Ajuste do CIF e das Variações e o processo de Critérios Alternativos de Avaliação dos Estoques (que geram informações numa única tabela, a qual tem a quantidade e valor de Merc. Vend, Produtos em Processo e em Elaboração de um determinado período, para cada produto/derivação), deverão sofrer alterações para atender esse requisito.
Resumidamente: para o Projeto CAAE (e para a Cont. de Custos) deverão ser gerados lançamentos de ajuste, da seguinte maneira: Diferença do valor do período atual e do período anterior, multiplicado pela quantidade do período anterior ((xATUAL - xANTERIOR) * QtdeANTERIOR).

Este artigo ajudou você?