F620CDM - Cálculo dos Dias Médios para Custos
Permite calcular e armazenar por data os dias médios que são utilizados nas análises de formação do preço de venda e nas análises gerenciais. Este cálculo é feito através de um histórico (intervalo de tempo definido pelo usuário) de compras, vendas e produção.
Os dias médios são componentes de cálculo, e podem ser alterados ou cadastrados de forma manual por data ou por tabela.
Processos
O cálculo do dia médio é realizado fazendo a somatória dos valores multiplicando o dia dos movimentos, e esta por sua vez divide pela somatória dos valores.
Exemplo, onde o dia médio é igual a "18" e a opção é Compras:
Dia Médio Compra = SOMA(dia da compra * valor da compra)/SOMA(valor da compra)
Então (10 * 100 = 1.000,00) Dividi-se os totais gerais (8.150,00/450,00) = 18,11 dias.
Campos
Data Base
Data em que será realizado o cálculo.
Abaixo são exibidas opções para busca dos dias médios.
- Compra
Calcula o dia médio da compra. Nesta opção são selecionados os movimentos de entrada de estoque do período, para a empresa e filial ativa, que tenham relacionamento com notas fiscais do tipo "1" (Entrada) e "2" (Fechada). - Venda
Calcula o dia médio da venda. Nesta opção são selecionados os movimentos de estoque do período, cuja transação seja de venda para faturamento, cuja nota fiscal de venda relacionada esteja fechada e seja da empresa e filial ativa. - Produção
Calcula o dia médio da produção. Nesta opção são selecionados os movimentos de estoque do período cuja transação seja a transação padrão de entrada via produção.
Descrição
Descrição da opção de cálculo escolhida, sendo elas:
- Dia Médio da Compra, para "Compra";
- Dia Médio da Venda, para "Venda";
- Dia Médio da Produção, para "Produção.
Período Base
Será buscado o movimento de estoque no período informado.
Nível
Campo exibe informação conforme componente de cálculo cadastrado.
Por exemplo, na tela F620DEF
(Parâmetros Gerais de Custos), têm-se os códigos dos componentes de cálculo.
Para o Código Dia Médio Compra têm-se o componente "3" parametrizado. Na tela
F620CCC (Cadastro de Componentes de
Cálculo de Custos), este componente "3" têm a "Forma Atribuição de Valores"
igual "Por Empresa". Com isto, se marcar a opção "Compra", neste campo Nível
exibirá "Empresa".
Botões
Processar
Após processar, esses valores podem ser visualizados na tela "F620CVD"
(Preço para Indústria - Valores de Componentes de Cálculo por data".
Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.