F623CPT - Capacidades Produtivas

O identificador de regra FPR-623VLRCP01, permite realizar o cálculo das capacidades produtivas dos centros de custos a partir de outros métodos que não são o padrão do sistema, ou seja, não utiliza como base o calendário industrial da produção.

Conceito      

A capacidade de um centro de custos é definida pelo tempo que dispõe para a realização de tarefas produtivas. Este tempo pode variar, dependendo do modo em que forem analisados os recursos (máquinas, pessoas), e os efeitos que provocariam sobre os custos da empresa.

Esta tela tem como objetivo realizar o cálculo dessas capacidades produtivas.

Processos

A geração das Capacidades Produtivas em Custos, quando ocorre através do Calendário Industrial (C.I.), busca no cadastro de Centros de Recursos as quantidade de horas do recurso, dias úteis, recursos (homem, máquina).

Geração do Calendário Industrial

Existem duas maneiras de se gerar o Calendário Industrial (C.I.): por Estágio Produção e por Centro de Recursos.

Se no C.I. estiverem os Centros de Recursos, a ligação com a capacidade produtiva é direta. Mas se estiverem apenas os Estágio Produção, é feita a ligação com o recurso pelo código do estágio, logo, se não tem estágio no cadastro de Centros de Recursos, a capacidade produtiva será igual a zero.

Para gerar a Capacidade Produtiva Padrão em Custos:

DICA

Para que não ocorram variações no custo dos produtos de um período para outro, a capacidade deve ser obtida através da média de um período considerável. 

Cálculo dos Níveis de Capacidade

Cálculo do Primeiro Nível de Capacidade
Capacidade Teórica Disponível = Quantidade de recursos (ver limitador)* 24* 30 dias.
 
Cálculo do Segundo Nível de Capacidade
Capacidade Teórica Utilizada = Quantidade de recursos (ver limitador) * Quantidade horas C.Recurso * Dias Úteis.
 
Cálculo dos Redutores do Primeiro Nível de Capacidade

  1. Turnos Não Utilizados = ( 24horas - horas C.Recurso)* 30 dias * quantidade de máquinas;
    Exemplo:
    • Centro de Recurso com horas de trabalho = 16
    • Unidade de medida de tempo do centro de recurso = Minutos
    • Quantidade de máquinas = 1

    Cálculo: (24 - 16) * 30 * 1) = 240

    Como o tempo do Centro de Recurso está em minutos, multiplicamos os 240 por 60, chegando no valor de 14.400 minutos.

  2. Finais de Semana/Feriado = (30dias - dias úteis) * horas do C.Recurso * quantidade de máquinas (fixo);
  3. Recursos não Utilizados = (Capacidade Primeiro Nível - Capacidade Segundo Nível - Turnos não utilizados - Finais Semana/Feriados).

Os redutores de capacidade 1 e 2 são calculados sempre em relação a capacidade instalada, ou seja, máquinas.
Por exemplo, se para um determinado centro de recurso (limitador = Pessoas) tenha-se "0" máquinas e 9 pessoas, os redutores 1 e 2 ficarão zerados (Quantidade de máquinas = 0), sendo assim, a diferença entre o primeiro nível e o segundo será o valor do redutor 3.

Se o limitador for "Pessoas", as informações descontadas ficam no Redutor 3, já se for máquina usa-se os redutores 1 e 2.

Observação

Caso a unidade de medida do centro de custos seja em minutos, para chegar ao valor da capacidade, é necessário multiplicar por 60, por exemplo.

Cálculo do Percentual de Ineficiência Operacional

Pode ser criado no cadastro de redutores de capacidade na tela F623RCV. Esse redutor será calculado automaticamente (1 (-)menos o percentual informado no campo Eficiência Produção do cadastro de C. Recursos), ao calcular a capacidade produtiva e o usuário informar que deseja utilizar os dados da produção.
Utilizando os dados da produção, será mostrada a tela de Parâmetros das Capacidades Produtivas, onde é necessário informar os dois campos relacionados à ineficiência operacional:

  1. Cód. Cap. de Ineficiência Operacional: nível de capacidade no qual será feito o cálculo do redutor de ineficiência;
  2. Cód. Redutor - % Ineficiência Operacional: este campo sempre virá filtrado com o nível de capacidade informado no campo acima mencionado ou, se este não for informado, virá filtrado com o nível de capacidade teórica disponível (normalmente o nível 1).
Observações

Campos

Ano
Neste campo informa-se o ano que deseja processar as informações de capacidade produtiva.

Observação

Na tela exibirá apenas as últimas informações processadas. Exemplo: se processar o ano "2009" e depois "2010", apenas exibirá as informações do ano "2010".
Porém, as informações de "Parâmetros das Capacidades Produtivas" processadas, ficarão gravadas na tela de "Controle de Tabelas", campo Observações, lembrando que, apenas ficarão gravadas as informações que forem importadas da produção.

Botões

Processar
Ao clicar neste botão é exibida a mensagem: "Serão importados os dados da Produção. Confirma processamento?", com as opções "Sim" e "Não".
Quando optado por "Sim", abrirá a tela "F623PCP" - Parâmetros das Capacidades Produtivas para informar os parâmetros desejados.
É possível "Processar" a mesma tabela mais de uma vez, facilitando assim, a manutenção da mesma.

Informação

Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

Tabelas
Abre a tela F621CTC para visualizar o detalhe do controle das tabelas de custos.

Este artigo ajudou você?