F630TPC - Tabelas de Parâmetros da Contabilidade de Custos
Conceito
A linha mestre na Contabilidade de Custos é o período que está sendo processado. Esta gestão têm uma integração forte com a gestão de Estoques, gerando o custo do produto ajustado, e com a própria Contabilidade, disponibilizando informações para o ajuste nos valores dos estoques.
Normalmente os períodos de movimentação dos estoques, da Contabilidade e da Contabilidade de Custos são sincronizados, pois eles são dependentes entre si. Porém, nada impede que sejam criados "grupos" de tabelas com períodos diferentes para fins de simulações.
Como existe esta relação com outras gestões do ERP, é necessário que se defina na Contabilidade de Custos, quais tabelas de um grupo são as "oficiais", ou seja, quais tabelas devem ser utilizadas para os processamentos que geram informações para outras gestões. Este conjunto de tabelas tidas como oficiais, é informado na tela de Parâmetros da Contabilidade de Custos.
Além das tabelas oficiais, essa tabela de Parâmetros serve para indicar outras definições referentes a cada período da Contabilidade de Custos, como o valor dos Custos Indiretos de Fabricação, tipo de Processamento, indicativo se o Consumo Real de Materiais é com base nos apontamentos de O.P., indicativo se a Taxa Real é com base nos apontamentos de O.P. e um indicativo de Período Fechado.
Processos
Tratamento de Datas
As tabelas de Parâmetros servem
também para indicar os períodos de processamento. Estes períodos têm o mesmo conceito
dos períodos da contabilidade e dos estoques, onde, uma vez fechado, não é mais
possível efetuar nenhum processamento nas tabelas relacionadas. Por isso, embora uma
tabela de parâmetros possa ser cadastrada como qualquer outro tipo de tabela, o conceito
de poder criar várias tabelas com o mesmo período não se aplica.
Ao criar uma nova tabela de parâmetros da Contabilidade de Custos, a data inicial do período deve ser um dia após a data final da tabela anterior. Desta forma não existe a situação onde duas Tabelas de parâmetros tenham datas iguais ou intercaladas.
Todas as tabelas da Contabilidade de Custos apontadas em uma tabela de parâmetros, devem ter o mesmo período. A visão de períodos não se aplica nas tabelas da Gestão de Formação de Preços, o que faz com que não se tenha restrições para que sejam informadas tabelas desta gestão.
Na figura 4, é possível verificar como é a relação das Tabelas de Parâmetros com os outros tipos de tabelas e como os períodos influenciam nesta relação.
Figura 4 - Relacionamento entre os tipos de tabelas
As Tabelas de Parâmetros é que definem quais períodos são "oficiais". Somente as tabelas que têm período igual a alguma tabela de parâmetros é que podem se tornar uma tabela oficial.
No exemplo demonstrado na figura 4, as tabelas do período "A/B" não poderão se tornar oficiais, pois não será possível criar uma tabela de parâmetros para este período. Isto porque o período "A/B" está intercalado em outros dois períodos indicados por Tabelas de Parâmetros já existentes.
No período "B", ainda comentando a figura 4, existe uma tabela que não é referenciada por uma tabela de parâmetros. Ela pode ser utilizada normalmente sem o sistema considerá-la oficial do período. Porém se depois da tabela ser processada e possuir informações, seja necessário colocá-la nos parâmetros (como uma tabela oficial do período), isso não será permitido a menos que a data/hora de seu processamento seja superior à data de fechamento dos períodos de lançamentos das informações que possam ser as origens dos dados dessa tabela (ver fechamentos de períodos de lançamentos).
Relacionamento entre Tabelas
Cada tabela na Contabilidade de Custos pode ter um relacionamento com tabelas de outros tipos. Este relacionamento é informado na tela Controle de Tabelas (conforme mostrado na figura 2) e tem as restrições de datas conforme descrito anteriormente.
Existe uma situação onde uma tabela que esteja sendo apontada pela tabela de parâmetros do período correspondente tenha como dependência, uma tabela com o período correto, porém que não esteja na tabela de parâmetros, ou seja, uma tabela de simulação.
Esta situação é mostrada na figura 5, onde tem-se duas tabelas do tipo "C", sendo que apenas uma delas é oficial. A tabela oficial do tipo "E" usa a tabela do tipo "C" simulada. Este caso é permitido pelo Sistema, porém, em todos os processos feitos com ela o usuário é alertado de um procedimento não "recomendado", uma vez que a forma mais segura seria a de utilizar apenas tabelas oficiais. Além do alerta enviado ao usuário, o sistema mantém um monitoramento sobre as operações desse tipo em forma de registros em log. Portanto, mesmo que o usuário confirme o processamento dessa forma, haverá um registro indicando por quem e quando a operação foi feita.
Figura 5 - Relacionamento entre tabelas
Quando as tabelas estiverem na grade "Utilizada Por", a exclusão das mesmas
não será permitida, apresentando a mensagem: "Não se pode excluir a Tabela pois
ela está sendo utilizada!".
Também será realizada consistência para tabelas já processadas, não permitindo
alteração de parâmetros das mesmas.
Fechamento de períodos da Contabilidade de Custos
O fechamento de cada período se dá na tela de Parâmetros da Contabilidade de Custos, onde o campo Período Fechado é alterado para "S" (sim).
Para que isto seja possível, todas as tabelas necessárias oficiais devem estar sendo apontadas sendo que todas devem estar com situação = 2 "Liberada". Além disso, se houver alguma referência para uma tabela simulada, o usuário receberá um alerta dizendo que está fechando um período baseado em tabelas simuladas e também serão gerados registros em log.
Com o fechamento dos períodos, todas as tabelas oficiais ficam bloqueadas para processamento. Por isso o risco de se fechar um período com tabelas oficiais que dependem de tabelas simuladas. Nada impede que tabelas simuladas sejam processadas a qualquer momento, pois, a princípio, elas não deveriam influenciar no resultado oficial da Contabilidade de Custos. Mas, para manter uma flexibilidade maior, supondo que o usuário saiba o que está fazendo, este procedimento não é bloqueado.
É possível também "reabrir" um período, alterando o campo Período Fechado para "N" (não) na Tabela de Parâmetros da Contabilidade de Custos correspondente. Esta operação somente será possível se a tabela que se está querendo reabrir seja a última tabela fechada, ou seja, não pode haver uma Tabela de Parâmetros com período mais a frente que esteja fechada.
Página Gerais
Esta página contém parâmetros gerais sobre um período oficial da contabilidade de custos, conforme descrito abaixo:
- Valor dos Custos Indiretos de Fabricação: este é o valor do CIF
real para o período oficial. Este valor é sugerido quando é informada uma tabela de
Componentes de Cálculo na Página "Tabelas Formação de Preços", e houver CIF
real apurado e armazenado. Também pode ser digitado, caso o usuário assim preferir. Este
valor pode ser utilizado para cálculo da variação do CIF quando da apuração do Custo
Ajustado (processamento da tabela tipo 30).
Veja mais sobre cálculo do CIF na tela de "Consulta Resumo da Movimentação dos Estoques (Padrão x Real)". - Tipo de Processamento: é o tipo de processamento oficial para o período. Todas as tabelas da Contabilidade de Custos que solicitarem em seus parâmetros o tipo de processo, precisam ter o mesmo Tipo de Processo para serem utilizadas como oficiais deste período.
- Consumo Real Materiais c//base nos apont. da OP: indica se este período oficial deve considerar apontamentos para consumo de material. Dessa forma, ao informar qual a tabela de Consumo Real de Materiais que será utilizada no período oficial será consistido se esta opção confere com a da tabela que se quer tornar oficial.
- Taxa Real c/ base nos apont. OP: indica se este período oficial deve considerar apontamentos de tempo para geração de taxa real. Dessa forma, ao informar qual a tabela de Taxa Real que será utilizada no período oficial será consistido se esta opção confere com a da tabela que se quer tornar oficial. Também é através deste parâmetro que o sistema habilitará para utilizar uma tabela de capacidades produtivas (tipo 5) ou de tempo real (tipo 33) como oficial do período.
- Período Fechado: indica se o período oficial da Contabilidade de
Custos está fechado. É um indicativo que , quando for colocado para "Sim"
fecha definitivamente o período e através disso não será mais permitido reprocessar as
tabelas, garantindo a integridade das informações já processadas como oficiais.
Veja mais - Libera reabertura de período dos Estoques: permite a reabertura de
períodos no Estoque sem a necessidade de remover as tabelas de Consumo Real de Materiais.
Ao reabrir um período em Estoques cuja tabela de Consumo Real de Materiais já tenha sido
processada e informada como oficial em Custos, basta marcar a nova opção e reabrir os
Estoques, fazer os ajustes necessários e depois efetuar o fechamento do período em
Estoques desmarcando o campo.
Sempre que for utilizada essa opção de bloqueio e desbloqueio das tabelas, será gravado um log. - Libera reabertura de período da Contabilidade: permite a
reabertura de períodos na Contabilidade, sem a necessidade de remover as tabelas de
Valores Históricos. Ao efetuar o bloqueio, é verificado se os valores
gravados na tabela de Valores Históricos confere com a Contabilidade. Se existir
diferenças virá uma mensagem informando sobre a necessidade de reprocessar a tabela de
Valores Históricos.
Sempre que for utilizada essa opção de bloqueio e desbloqueio das tabelas, será gravado um log.
Página Tabelas Contabilidade de Custos
Contém as tabelas da Contabilidade de Custos utilizadas no período como tabelas oficiais do referido período.
Página Tabelas Formação de Preços
Contém as tabelas da Formação de Preços utilizadas no período como tabelas oficiais do referido período.
Botões
Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.
Identificadores de Regras
CTC | 630PCCBL01 |