Multiníveis -Tipo de Processamento: Por Processo

Para utilizar a Geração do Custo Ajustado Multiníveis por Ordem de Produção, é necessário que na tela "F620DEF", página "Contabilidade de Custos", esteja configurado tipo "P" (Por Processo) e na página "Custo Ajustado" esteja configurado como "4" (Multiníveis).

Também é necessário que na página "Custo Ajustado" seja informado "S" (Sim) na opção "Consumo Padrão de Intermediários". Esta informação será utilizada no cálculo de ajuste de custos, para determinar as proporções de custos provenientes de requisições de componentes intermediários.

Processos

O cálculo da distribuição do custo real sobre os produtos produzidos no período será feito partindo do menor nível de origem para o maior, integrando a cada nível, com o fechamento de estoques. Para cada nível finalizado, será aberta a tela de "Atualização do custo no cadastro de produto" e posteriormente a tela de "Fechamento dos Estoques".

As requisições de produtos "Mistos" que devem ser considerados como materiais, serão agregadas ao custo durante o processamento da tabela tipo "30" (Custo Ajustado dos Produtos) conforme cada nível de origem. Assim, evitará que o valor da requisição seja alterado posteriormente, devido a uma entrada via produção quando o produto é efetivamente produzido. Na tabela tipo "30", a opção "Considerar produtos misto como material", deverá estar "S" (Sim).

Geração do Custo Ajustado dos Produtos - Multiníveis

Particularidades "Por Processo"
Nos parâmetros gerais da Contabilidade de Custos devem ser configurados os parâmetros:

Tratamento para transações padrões e adicionais e que possuem movimentos em centros de custos administrativos:

Na geração do cálculo do custo ajustado multiníveis por processo, no momento de realizar a busca de requisições de intermediários, é verificado nos estoques os itens que saíram para consumo na produção pela transação padrão e transações adicionais quando informadas.

Em alguns casos estas transações adicionais e até mesmo a padrão, podem ser usadas também para movimentos em centros de custos administrativos, e posteriormente tais movimentos não devem ser considerados no cálculo do custo dos produtos. Para isto, na tela "F620DEF", há o campo Considera centros de custos produtivos, quando este campo estiver com a opção "S" (Sim), nas buscas de consumo, além de verificar as transações,serão considerados apenas os centros de custos produtivos, salientando que serão considerados neste caso os centros de custos que estiverem ligados ao movimento de estoque.

Para transações adicionais, utilizar o identificador de regras: "CTC - 632TNSAD01".

Campos

Tabela
Exibirá a tabela informada, tipo: "30 - Custo Ajustado dos Produtos". Abaixo exibirá o período e situação desta tabela, (F621CTC).

Valor CIF
Exibirá os valores do Custo Indireto Fixo e ao lado sua origem: "Informado" ou "Calculado".

Observação

O valor do CIF será trazido automaticamente de uma tabela de componentes de cálculo ou poderá ser digitado pelo usuário. Após a tabela processada, o valor total do CIF fica gravado na tabela mestre de Custo Ajustado, no campo valor do CIF e o valor do CIF por OP fica gravado na tabela de Custo Ajustado por Ordem de Produção gravado no campo Custos indiretos de fabricação. Para o cálculo do valor do CIF por OP, pega-se o valor total do CIF trazido/informado na tela, e aplica-se o mesmo proporcionalmente ao Custo Direto Fixo de cada produto/OP.

Produto e Derivação
Possibilita digitar um produto/derivação ou selecioná-los através do botão pesquisa [...]. Com esta informação será possível o posterior posicionamento na grade Valores de Produtos com Custos Ajustados (Unitário) através do botão posicionar.

Grid valores de produtos com Custos Ajustados (Unitário)

Listará todos os produtos com seus respectivos valores e quantidades.

Campos

Produto
Exibirá os produtos da Tabela "Tipo 30".

Derivação
Exibirá a derivação do produto.

U.M.
Unidade de Medida do produto.

Em Processo - Qtde.
Quantidade de produtos em Processo ao final do período.

Em Processo - Padrão
Valor padrão unitário do produto/derivação. Este valor corresponde ao custo padrão agregado até o estágio em que o produto/derivação encontra-se na produção.

Em Processo - CMH
Valor CMH - Custo Médio Histórico unitário do produto/derivação, conforme o custo agregado até o momento.

Prod./Acabado - Qtde.
Quantidade produzida no período. É a quantidade acabada que entrou no estoque.

Prod./Acabado - Padrão
Valor padrão unitário.

Prod./Acabado - CMH
Valor CMH - Custo Médio Histórico unitário.

Observação

Após "Processar" as informações, os valores reais referente aos "Materiais", "Serviços" e "Processos" por nível de origem podem ser visualizados em "Custos Log da Contabilidade de Custos "F630LOG".

Campo no Rodapé

Totais
Exibirá o somatório das quantidades de Produtos em Processo e Acabado bem como a soma dos valores padrão e real. É possível visualizar o somatório das quantidades convertidas para toneladas (TO) ou quilogramas (KG). Para isso, é necessário cadastrar o identificador de regras "CTC-632UMPEL01", e o mesmo deve estar ligado a uma regra.

Botões

Informação

Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

Identificadores de Regras

CTC 632ORDFI01
CTC 632RAPRC011
CTC 632TNSAD01

Este artigo ajudou você?