Totalização de valores
A totalização de valores consiste em totalizar os níveis superiores a partir de um nível inferior.
Funcionamento
- Para lançar os valores para as grades superiores, utiliza-se o botão Totalizar da tela F615ORC.
- Quando nas grades superiores há vários registros (períodos, fases e contas financeiras), o usuário deve definir o período, a fase e a conta financeira que deseja atualizar. Para isto posiciona-se o cursor nos itens desejados em cada grade.
Clicar no período de "08/2009", em seguida na fase "3" e em seguida na conta financeira "2080". Editados os valores na grade "Centros de Custos", deve-se clicar no botão Totalizar. Desta forma, os valores definidos serão atualizados para a conta financeira "2080", para a fase "3" e para o período "08/2009". Caso contrário, o sistema lançaria os valores ao primeiro registro de cada grade.
- Somente receberão valores pelo botão Totalizar as contas financeiras analíticas.
- Quando a filial utilizar a classificação de fases, somente receberão valores pelo botão Totalizar as fases analíticas.
Importante
A totalização das grades Projeto e Fases/Etapas considera somente as contas da mesma natureza (débito ou crédito) do projeto em tela para totalização, ignorando as demais.
Quanto o projeto em tela for de natureza "D" (débito), a totalização das grades Projeto e Fases/Etapas será realizada somando os valores da grade de Contas de Receita/Despesas que tenham somente a mesma natureza do projeto.
Ilustrando:
Projeto de natureza "D"
- conta com Natureza "C" Valor 7.000
- conta com Natureza "D" Valor 10.000-
- conta com Natureza "D" Valor 10.000-
Total nas grades Projeto e Fases/Etapas: R$ 20.000-
Destaca-se que o totalizador da grade de Conta de Receitas/Despesas não tem o mesmo comportamento, uma vez que ele realiza a soma de todos valores da grade.