Geração de Pedido de Orçamento
O cadastro de pedidos de orçamento tanto para produto quanto serviço, será feito da seguinte maneira:
- pedido de orçamento deve ter transação do módulo VEO.
- será possível utilizar um cliente já cadastrado ou cadastrar um cliente do tipo Prospect , onde ao sair do campo Cliente com valor zero, será solicitado seu cadastramento. Se sim, será disponibilizada para cadastro a tela F085CAD reduzida conforme dados necessários ao cliente prospect e mais alguns campos obrigatórios da tela.
- o pedido de orçamento gerado não será fechado. Ficará com a situação 9 (não fechado).
- ao cadastrar um novo pedido normal e o cliente for do tipo prospect, a rotina irá solicitar se deseja informar os dados do cliente para transformá-lo em cliente normal. Se sim, será aberta a tela F085CAD afim de alterar o tipo de cliente.
- o botão Orçamento será habilitado quando o tipo do pedido for normal e o pedido não esteja liquidado ou cancelado. Este botão abrirá uma tela para seleção de itens de pedidos de orçamento com situação igual a 9 (não fechado) e com quantidade em aberto, para o cliente cadastrado na tela anterior.
- é possível selecionar os itens de produtos e serviços e os mesmos serão
assumidos para o pedido normal. Estão disponíveis as seguintes funções:
- marcar e desmarcar os itens;
- exibir os dados de saldo original e saldo atual do item de pedido de orçamento;
- definir uma quantidade a ser utilizada por item;
- definir se a quantidade que não irá ser utilizada deverá ser cancelada.
- ao clicar no botão OK, o pedido cadastrado assumirá os itens de pedido de orçamento selecionados.
- os itens do pedido de orçamento serão então atualizados, conforme a quantidade
abatida e se optado por cancelamento de saldo. Ou seja:
- quando for consumida toda a quantidade do item de orçamento, o item assumirá a situação 4 (liquidado), sendo atualizada a quantidade aberta e a quantidade faturada;
- quando não assumida toda a quantidade e não optar por cancelar o saldo: o item continua com a situação 9 (não fechado) e é atualizada a quantidade aberta e a faturada.
- quando não assumida toda a quantidade e optar por cancelar o saldo: o item assumirá a situação 4 (liquidado) e é atualizada a quantidade aberta, faturada com o que foi abatido e a cancelada com a quantidade aberta que sobrou, sendo zerada então a quantidade aberta.
- será gerada uma ligação nas tabelas E120PXP (Ligação de Pedidos x Pedidos Produtos) e E120PXS (Ligação Pedidos x Pedidos Serviços) para manter os saldos entre os pedidos. Desta forma, as alterações em quantidade e cancelamento de um item do pedido normal que está ligado a um item de pedido de orçamento poderão ser tratadas, sendo assim implementadas:
- não será possível utilizar uma quantidade superior a quantidade pedida no item de orçamento.
- cancelamento total (tanto pela situação quanto pela quantidade) : Será devolvida ao item de pedido de orçamento a quantidade cancelada, atualizando a quantidade aberta e faturada. (o que foi cancelado por cancelamento de saldo não é devolvido) e atualizada a situação do item, ou seja, se estiver com a situação 4 (liquidado), será modificada para 9 (não fechado).
- cancelamento parcial : a mesma situação do cancelamento total.
- exclusão do item (na situação 9) : o mesmo tratamento dos cancelamentos.
- o pedido de orçamento, na tela F120GPC, tem um tratamento especial para poder ser cancelado, conforme solicitação do cliente. Se existirem itens na situação 4 ou com quantidade faturada, a situação nesse caso será 4 quando do cancelamento.
- para o cadastramento de cliente do tipo Prospect, quando informado P no cadastro, alguns campos obrigatórios (CGC e campos de endereço não são obrigatórios) e o registro sempre estará inativo, não sendo possível modificar esta situação, a não ser modificando de prospect para um dos demais tipos. Nesse caso a obrigatoriedade de campos que não existia antes será obrigada ao gravar o registro. Os campos obrigatórios no cadastro de clientes são o tipo, nome e o apelido. Os campos obrigatórios nas definições são o representante e condição de pagamento. O cliente entrará com o tipo de mercado P e já inativado. Ao terminar o cadastro, será retornado para a tela de digitação do pedido de orçamento.