Processo Reserva Exclusiva (QtdeRae)
Processos
Implementado na versão 5.5.1.7 o tratamento para que o sistema efetue as reservas de estoques das notas fiscais no campo de Reserva Exclusiva - QTDRAE e não mais nos campos de Reserva normal - QTDRES.
Este tratamento foi efetuado para sanar um problema que fazia com que as reservas dos produtos das notas fiscais ficassem disponíveis para outras notas fiscais, não garantindo o estoque para a nota fiscal que reservou primeiro. Independentemente de qual nota havia reservado, enquanto houvesse estoque, qualquer nota poderia consumir o estoque independente da ordem com que elas foram geradas.
Um situação muito comum em decorrência deste problema acontecia quando não era possível fechar uma nota fiscal recém-reabilitada, devido outra nota fiscal ter consumido o estoque. Agora este problema não irá mais ocorrer, pois ao reabilitar a nota fiscal, o sistema novamente reserva exclusivamente as quantidades dos produtos, garantindo que somente ela poderá utilizar estas quantidades.
AutoCorrect
Foi desenvolvido um AutoCorrect de chave 140RESRA01 com o objetivo de
remover todas as reservas de notas fiscais que estão digitadas (SITNFV=1) do
campo QTDRES e transportá-las para o campo QTDRAE.
Detalhes da implementação
- Foi alterada a nomenclatura do campo da tabela E210EST.QTDRAE, Quantidade do estoque reservado para a análise de embarque para Quantidade de reserva exclusiva do estoque
- Modificado o tratamento da análise de disponibilidade na digitação da nota considerando a quantidade de reserva exclusiva (qtdrae), ao invés de considerar a reserva de estoque (qtdres).
- Em uma nota fiscal manual, o sistema efetuará a reserva na quantidade reservada exclusiva (QTDRAE)
- Em uma nota via pedido, caso o pedido tenha reservado estoque, o sistema irá remover a reserva do pedido e do estoque (qtdres, sem remover o indicativo de reserva) e transferirá a mesma para a qtdrae do estoque.
- Em uma nota via pré-fatura ou carga, não há necessidade de transferir (pois a
pré-fatura/carga já reservam na qtdrae), tendo que considerar como reservada já
a
quantidade (a pré-fatura já faz o mesmo tratamento que a nota deverá fazer). Apenas foi implementado para que o sistema reserve a mais em situações da distribuição onde é permitido faturar com quantidades diferentes. - Implementado troca de reservas na mudança de depósito: quando muda o depósito na nota e no pedido ou pré-fatura são outros depósitos. Tratando então a disponibilidade e transferência de reservas (qtdres) do depósito do pedido ou pré-fatura para o depósito da nota, tal como é feito hoje mas então considerando a qtdrae também.
- Na reabilitação ou cancelamento das notas, com reabilitação do pedido/pré-fatura ou não, verificar que tudo que foi feito numa direção deve ser devolvido na outra (o que já faz hoje, mas considerar que agora esta se trabalhando com a pré-fatura).
- Na exclusão de uma nota também tratar a remoção das reservas, devolução para pedido/pré-fatura considerando a qtdrae.
- Na movimentação da nota, baixar além da qtd em estoque, a qtdrae, ao invés da quantidade reservada.
- Todo este tratamento foi feito também para produtos controlados por lote.