Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Execução > Atendimento por Substiuição

F103SBS - Atendimento por Substituição

A substituição de manutenção ocorre quando uma manutenção programada para ocorrer no futuro torna-se desnecessária pois uma outra manutenção sendo executada atualmente (cujo objetivo principal normalmente não é o mesmo da primeira manutenção) acaba atendendo ao objetivo da primeira manutenção.

Um exemplo, seria uma manutenção de troca de óleo planejada para a semana seguinte, porém neste meio tempo foi necessário executar uma manutenção corretiva no motor, e com isso a troca de óleo já foi efetuada. Então a manutenção de troca de óleo (que estava agendada) deve ser atendida por substituição pela manutenção corretiva no motor.

Esta tela permite definir se uma manutenção foi atendida por outra manutenção e criar um vínculo entre elas para identificar quais foram as manutenções atendidas, como também permite cancelar a substituição realizada.

A manutenção que for substituída irá receber uma nova situação T - Substituída, onde define que a manutenção foi substituída previamente por outra manutenção.

Processo

Campos

Os campos Num. Manut. e Serviço abaixo do cabeçalho da tela, são relacionados ao número de manutenção e serviço da manutenção.

Estes campos são somente filtros para a seleção feita ao acessar o botão Mostrar.

Os relacionados ao título Manutenção Substituta permitem informar os valores para filtrar as manutenções e/ou os serviços de manutenções que irão substituir outras manutenções.

Os relacionados ao título Manutenção Substituída permitem informar os valores para filtrar as manutenções e/ou os serviços de manutenções que serão substituídas.

Grid Manutenções substitutas

Esta grade terá as manutenções que possuem situação I - Iniciada, S - Suspensa ou F - Finalizada.

As manutenções listadas nesta grade irão substituir outras manutenções.

O número desta manutenção ficará gravada no campo da tabela E103EMT.MntSbs (onde informa a manutenção que a substituiu).

Grid Atender por substituição

Esta grade terá as manutenções que possuem situação P - Planejada, R - Programada ou E - Emitida.

Ao selecionar alguma manutenção, a própria será reservada para a manutenção substituta, não será possível visualizá-la quando posicionar em outra manutenção substituta.

Ao processar, irá ser definida a substituição que altera a situação de planejada, programada ou emitida para a situação T - Substituída.

Grid Cancelar substituição

Esta grade terá as manutenções que estão substituídas com a situação igual a T - Substituídas (E103EMT.SitEmt = 'T').

Ao cancelar, a situação da manutenção é alterada para planejada (não importando se quando foi substituída ela tinha situação programada ou emitida).

Este artigo ajudou você?