F118GAR - Cadastro de Garantias
Nesta tela são cadastrados parâmetros para identificar se um produto/serviço está ou não na garantia, sendo possível realizar parametrizações diferentes, informando prazos diferenciados por cliente, estado do cliente, tipo de produto, código do produto/serviço e derivação.
O processo consiste em informar itens com prazos de garantia, sendo possível realizar diversas combinações, como por exemplo: definir um prazo de garantia para o produto "X" e o cliente "Y", ou então para todos os produtos do tipo "S" (Serviços) no estado de SC.
As informações desta tela serão utilizadas posteriormente no cadastro das ocorrências para definir se o produto/serviço está ou não dentro da garantia.
Cliente
Cliente do
produto/serviço.
Tipo Produto
Os produtos serão
visualizados conforme tipo selecionado:
- "P - Produzido";
- "C - Comprado";
- "M - Montagem";
- "D - Passagem Direta";
- "S - Serviço".
Fabricante
Para integração Varejo Senior: ao sair deste campo, os campos
"Prazo Garantia" e "Prazo Troca" são preenchidos automaticamente e ficam
em modo leitura.
Garantia Estendida
Campo
disponível para a integração Varejo Senior. Ao sair deste campo, os campos Tipo Gar. Est. e Prazo Gar. Est., da
grade Garantias, são preenchidos automaticamente e ficam em modo
leitura.
Garantias
Cadastram-se as garantias para os produtos e serviços.
Qtde Dias
Informa-se a quantidade de dias que o item deve ser considerado dentro
do prazo de garantia. Esta quantidade de dias informada será utilizada
posteriormente na tela de cadastro de ocorrências (tela F118OCR).
O produto "X" possui 30 dias de garantia e este foi comercializado
em 10/03/2011 (data de emissão da nota fiscal).
Em razão do produto "X" ter apresentado um defeito, no dia 15/03/2011
abriu-se um ocorrência (tela F118OCR) e
informou-se a nota fiscal com data de emissão 10/03/2011. Neste momento será
realizado o seguinte cálculo: data de abertura da ocorrência (15/03/2011)
menos a data de emissão da nota fiscal (10/03/2011). Neste caso o produto
está dentro da garantia, pois sua garantia era de 30 dias após a data de
emissão da nota fiscal.
Caso a ocorrência fosse aberta após o dia 10/04/2011, o produto não ficaria
dentro do prazo de garantia.
Esta quantidade de dias está relacionada com o próximo campo, onde neste será definida a maneira que serão calculados os dias para o prazo de garantia.
Data Garantia
Informe a data de garantia:
- "1 - Data de Emissão da NF": para calcular o prazo/situação da garantia, será utilizada a Data Emissão da nota fiscal (guia Dados Gerais, da tela F118OCR). O prazo da garantia que será consistido na guia Itens será calculado como data de abertura da ocorrência menos a data de emissão da nota fiscal;
- "2 - Data Informada Manualmente": possibilita informar uma data no campo Data Cálculo Garantia da guia Itens do registro de ocorrências, da tela F118OCR. Assim, o prazo/situação da garantia será calculado da seguinte maneira: data de abertura da ocorrência menos a data digitada manualmente;
- "3 - Data Base Calculada por Regra": ao selecionar a opção, informe uma regra na coluna Regra. A quantidade de dias ou data definida na regra será preenchida no campo Data Cálculo Garantia. Assim, o prazo/situação da garantia
será calculado da seguinte maneira: data de abertura da ocorrência menos a
data informada na regra (mesma data exibida no campo Data Cálculo
Garantia);
Regra
Definir numero AstNCodEmp;
Definir numero AstNCodFil;
Definir numero AstNNumOcr;
Definir Alfa AstACodPro;
Definir Alfa AstACodDer;
Definir Data AstDDatBas;
AstDDatBas = DatSis - 15;Onde "DatSis" é a quantidade de dias a ser calculado= "-15" dias.
ExemploQuantidade de dias de garantia para o produto "XX": 20 dias (informado na tela F118GAR);
Data de abertura da ocorrência: 07/07/2011;
Dias informado na regra: "-15";
Data Cálculo Garantia (campo página Itens da tela F118OCR): 22/06/2011 (07/07/2011 - 15)
Situação de Garantia: GF (Garantia de Fábrica), pois 07/07/2011 menos 22/06/2011 há uma diferença de 15 dias, sendo que, há 20 dias de garantia. - "4 - Data Limite Calculada Por Regra": esta opção de cálculo deve ser usada para definir através de uma regra qual a data máxima para considerar que um item está na garantia ou não. Essa data poderá estar vinculada a um campo de usuário (data) definido no pedido ou na nota fiscal, por exemplo. Nessa opção, ao abrir uma ocorrência, o sistema verificará se a data de abertura é menor ou igual à data retornada na regra e, com isto, é calculado se o produto/serviço está ou não na garantia.
Variáveis disponíveis para as regras (opções de cálculo "3" e "4"):
AstNCodEmp: Código da empresa
AstNCodFil: Código da filial
AstNNumOcr: Número da ocorrência
AstNCodCli: Código do cliente
AstACodPro: Código do produto
AstACodDer: Código da derivação
AstDDatBas: Data base a ser usada
AstNFilNfv: Filial da NF
AstACodSnf: Série da NF
AstNNumNfv: Número da NF
AstNSeqIte: Sequência do item na NF
Observações relacionadas a grid:
- não é possível cadastrar dois ou mais itens com as mesmas informações;
- ao menos um campo deve ser informado;
- para informar derivação, obrigatoriamente deve-se informar produto;
- o cliente deve ser do mesmo estado informado;
- no campo Qtde Dias é obrigatório informar uma quantidade maior que "0" (zero).
Hierarquia na busca dos dados para o cálculo da garantia
Na grade "Garantias" é possível definir várias situações para calcular a garantia dos produtos e serviços, porém, no momento em que o sistema for calcular a garantia, ele buscará os parâmetros seguindo a hierarquia abaixo:
- Cliente;
- Estado do cliente;
- Produto;
- Tipo do produto.
Para verificar qual registro será usado para calcular a garantia, o sistema fará 11 tentativas distintas (tabela abaixo) para encontrar registros válidos para o item da ocorrência que estiver sendo criado, sendo que a busca irá parar assim que for encontrado o primeiro registro compatível com os dados da ocorrência.
Sequência | Estado | Cliente | Tipo Produto | Produto/Serviço | Derivação |
---|---|---|---|---|---|
1 | X | X | X | ||
2 | X | X | |||
3 | X | X | |||
4 | X | ||||
5 | X | X | X | ||
6 | X | X | |||
7 | X | X | |||
8 | X | ||||
9 | X | X | |||
10 | X | ||||
11 | X |
Existe uma sequência cadastrada onde há cliente
definido e com a opção de cálculo de garantia igual a "1" (Data de
Emissão da NF). Numa outra sequência há definido apenas o produto
com a opção de cálculo "2" (Data Informada Manualmente).
Com isto, na tela de cadastro de ocorrências, se o cliente da
ocorrência for o mesmo do primeiro registro de parâmetros de
garantia, o cálculo é realizado considerando a opção "1", ou seja, o
primeiro critério de importância são as definições do cliente.
Quando houver registro que não possui informações adicionais, como por exemplo, cliente, este registro será considerado no cálculo da garantia, porém, esta será a última sequência que será buscada, ou seja, a prioridade para calcular a garantia será para registros que possuem informações adicionais na grade "Garantias".