F211CPE - Consulta de Posição do Estoque por Data - Detalhes

Conceitos básicos

Esta tela serve para consultar os saldos de estoque em uma determinada data. Poderão ser aplicados vários filtros,  conforme as necessidades do usuário.

Com todos os filtros definidos, determina-se a forma de busca dos saldos e a forma de visualização na tela. Com a data informada, segue abaixo o funcionamento da busca dos saldos:

Tipo de Saldo: Depósito ou Filial

Se foi escolhida a opção filial, pode-se também escolher a forma de visualização: Somar Filiais ou Separar Filiais.

Observação

Se o Tipo de Saldo: "Filial" do selecionado e a forma de Visualização: "Somar Filiais" não aparecerá na grade o campo Filial, caso contrário esta informação permanece.

O funcionamento da tela será da seguinte forma:

Busca do Saldo

1ª Busca: Inicialmente o sistema precisa buscar a quantidade total de movimentos do tipo ("NO","NR","NB") de todos os produtos existentes na tabela E210MVP e que a data de movimento seja igual ou inferior a data digitada na tela. A tabela base para essa busca é a E210MVP, mas o produto em questão precisa existir na tabela E075PRO também. Como parâmetro, é passado neste momento apenas a empresa ativa no momento, mais "nenhum" parâmetro será visto nesta hora.

Depois de obter o total de movimentos de estoques, existentes, conforme o texto acima, o sistema irá montar a forma de procura dos dados.

2ª Busca: nesta nova busca são pegos todos os campos da tabela E210MVP, passando como parâmetros a empresa, e a data de movimento dos produtos precisa estar no seguinte intervalo: data informada na tela, como sendo a data inicial e data final que será a data informada na tela – 4 meses.

Neste intervalo serão buscados todos os movimentos conforme as definições informadas na tela, como: produto, derivação, origem, família, depósito(se for o caso), agrupamento do estoque, etc.

Depois destes passos, o sistema verificará o tipo de saldo escolhido pelo usuário: Depósito e/ou Filial.

Nestes itens abaixo,o sistema ficará procurando nos movimentos(conforme a segunda busca) até que o total de movimentos encontrados seja igual ao total de linhas encontradas na busca inicial. Enquanto que esta informação não for verdadeira o sistema voltará sempre de 4 em 4 meses, até que todos os movimentos sejam encontrados e processados.

Depósito

São processados todos os registros retornados na 2º Busca, dividindo os saldos por Filial + Produto + Derivação + Depósito, nunca tendo registros repetidos e os saldos serão calculados da seguinte forma:

QtdAnt := E210MV.QTDANT
VlrAnt := E210MVP.VLRANT
PreMed := E210MVP.PRMEST

Neste momento, também é visto se foi rodado o fechamento de Estoques, pelo campo E210MVP.OBSMVP. Neste campo terá que conter o valor do Preço Médio. Se o preço médio estiver zerado, e foi rodado o fechamento o sistema buscará o mesmo da tabela de Derivações(E075DER).

Se for utilizada a opção Tipo Saldo definida como "Depósito", o valor de estoque e o preço médio serão considerados conforme abaixo:

Se o movimento for de Entrada, o sistema fará o seguinte cálculo:
QtdSaldo : QtdAnt + QtdMov.

E se for uma Saída:
QtdSaldo : QtdAnt - QtdMov .

O valor do movimento será:
VlrSaldo := Disponível * PreMed.

Depois todos estes dados são carregados para a grid, fazendo as devidas consistências, como:

Filial

São processados todos os registros retornados na 2ª Busca, dividindo os saldos por Filial + Produto + Derivação , nunca tendo registros repetidos e não importando o depósito, os saldos serão calculados da seguinte forma:

QtdSaldo := E210MV.QTDEST
VlrSaldo := E210MVP.VLREST
PreMed := E210MVP.PRMEST

Neste momento, também é visto se foi rodado o fechamento de Estoques, pelo campo E210MVP.OBSMVP. Neste campo terá que conter o valor do Preço Médio. Se o preço médio estiver zerado, e foi rodado o fechamento o sistema buscará o mesmo da tabela de Derivações(E075DER).

Depois todos estes dados são carregados para a grade, fazendo as devidas consistências, como:

Este artigo ajudou você?