F440DMC - Nota Fiscal de Devolução com Atualização dos Contratos de Venda - detalhes
Objetivo
Realizar devoluções ou retornos de mercadorias via nota fiscal de saída, atualizando contratos de venda. Todas as notas fiscais de entrada devem ser via nota fiscal de saída, não é possível informar itens manualmente. Essa tela possui todo tratamento para KITs e produtos com origem controlada por série ou lote. São permitidos os tipos 2, 3, 4 e 5 de notas fiscais de entrada.
Funcionamento
A tela possui parâmetros que são necessários para a geração da nota fiscal de entrada, alteração dos contratos e campos que são utilizados como filtros ao mostrar. Todos os campos são de preenchimento obrigatório, com exceção dos campos da tela de seleção e o número da nota quando o tipo for 3 (o número da nota será o último da série informada). Por uma questão de performance, é necessário que seja criado um índice na tabela E210DLS para os campos CodEmp e NumSep.
Há duas maneiras de preparar a nota fiscal de entrada. A primeira é clicando em Mostrar, que mostrará todas as notas fiscais de saída do cliente informado, considerando os filtros informados na tela de seleção. A segunda é informando os números de série retornados no campo Número de Série, podendo ser manual ou via leitor de barras.
Ao clicar em Mostrar, todos os itens das notas fiscais de saída que forem do cliente informado na tela serão mostradas. Com isso serão carregadas todas as estruturas para o controle de KIT e as estruturas para os produtos com origem controlada por série ou lote. A manutenção disso deve ser dada antes de processar a nota e é para isso que foram acrescentados os botões na tela.
Na grade, as colunas que podem ser alteradas são a Trans. Prod., a Qtde. Recebida e o Preço Unitário. Sendo que cada vez que for alterada a quantidade, será necessário fazer a devida manutenção nas quantidades dos componentes, das séries ou da distribuição dos lotes, se é que a origem do produto possui essas características.
No caso onde as séries serão informadas no campo Número de Série, a rotina funcionará do seguinte modo:
- Após fazer as devidas consistências em relação à série informada, será localizado o item de nota fiscal de saída que deu saída nesse número de série.
- Encontrando esse item de nota fiscal de saída, será verificado se a nota de saída realmente pertence ao cliente informado na tela.
- Se não houver problemas nas consistências, o item da nota fiscal de saída será carregado pra tela (se não for criado o índice já citado acima, esse processo irá demorar bastante).
- O item será carregado com a quantidade recebida igual a 1, e à medida em que forem informadas as séries, a quantidade será acrescida de 1 em 1. Isso funcionará para os produtos com origem controlado por série. Caso a série pertença à um componente de um KIT, será necessário informar todas as séries até que some a quantidade de 1 do produto KIT. Se o KIT possuir vários componentes com origem controlada por série, todas as séries deverão ser informadas até que some a quantidade 1 do KIT.
Exemplo
Tendo um KIT com dois componentes, onde cada componente seja controlado por série e seja necessário três séries de cada componente para 1 quantidade do KIT. Informando qualquer das seis série desse exemplo, será obrigatório informar as outras cinco para fechar a quantidade de 1 para o KIT. Nesse caso, se o KIT possuir componentes com origem controlada por lote, as quantidades da distribuição dos lotes serão proporcionais.
Ao clicar em processar, a nota fiscal de entrada será gerada e fechada, se houver problemas a nota não será gerada. Durante o fechamento da nota, serão localizados os itens que possuem contrato de vendas de serviço com produtos associados. Para cada item encontrado, será verificado a quantidade recebida e a quantidade do serviço no contrato. Se as quantidades forem iguais, será finalizada a vigência desse item com a data de entrada da nota fiscal de entrada. Se as quantidades forem diferentes, será finalizada a vigência desse item com a data de entrada da nota fiscal de entrada, e será gerado um novo item de contrato com a quantidade restante com vigência inicial sendo a data de entrada da nota + 1 e com vigência final igual a do item anterior. Nos casos em que forem devolvidas várias vezes no mesmo dia, com a mesma data de entrada na nota fiscal de entrada, o item de contrato mais atual terá a quantidade subtraída até que fique igual a zero e quando a quantidade ficar igual a zero, o item de contrato ficará inativo. Nos casos onde forem criados novos itens de contrato, os itens de pedido terão a sequência do item de contrato alterada para a sequência mais atual, pois será a sequência válida para as próximas devoluções/retornos.
A reabilitação/exclusão da nota fiscal de entrada, não vai deixar a situação dos contratos e pedidos com era anteriormente.
No cancelamento/exclusão da Nota Fiscal de Entrada, caso não sejam encontradas as informações necessárias para atualização do contrato de venda será apresentada a mensagem "Nota fiscal de entrada gerada pelo processo de devolução com atualização de contrato de venda. O cancelamento desta nota fiscal não conseguirá atualizar os contratos e os processos relacionados, Deseja continuar?". Essa situação pode ocorrer nos casos onde exista na base de dados registros antigos que não possuem as devidas informações necessárias para essa atualização do contrato.