Segmentos > Logística > Gestão de Fretes > GKO > Detalhamento técnico GKO

Detalhamento técnico da integração de registros - GKO

Atenção!

Potenciais questões

  1. Quais são os componentes tecnológicos envolvidos no processo de integração e o que eles fazem exatamente?
  1. Como funciona a replicação de registros do ERP XT para plataforma senior X?

    O processo abaixo descreve como ocorre a replicação de dados entre o ERP XT e Plataforma Senior X para conhecimento técnico geral.

  1. Como ocorre a limpeza das pendências de integração da tabela RTC_PENDENCIES?

    A limpeza das pendências na tabela RTC_PENDENCIES é realizada pelo ETL, mesmo que o tráfego dessas pendências ocorra em fluxos separados. Portanto, o ETL não pode ser desativado, mesmo que nenhuma replicação de dados acontece pelo componente.

    A limpeza das pendências ocorre conforme a documentação do Integrador ETL. Para mais detalhes, consulte o tópico Limpeza de pendências.

  1. Como fazer o teste de conectividade dos componentes de integração entre ERP XT e a XPlatform que afetam a integração entre ERP e WMS?

    Acesse o artigo TECNOLOGIA – Integração Senior X – Como testar a conectividade dos componentes ERP Service, ETL e RabbitMQ e verificar tráfego de integrações específicas entre ERP e WMS SILT/ALCIS.

  1. Como é possível verificar as pendências de integração que não foram integradas na plataforma ainda?

    Para realizar essa análise, é necessário executar consultas SQL (SELECT) na base de dados do ERP XT, utilizando o CBDS ou outra ferramenta de acesso ao banco de dados.

    Importante

    • Em algumas bases de dados, o registro "idreplicator" da tabela "rtc_replicationdef" pode estar em letras minúsculas. Por isso, é necessário adaptar o comando conforme o padrão utilizado, já que o banco de dados pode ser case sensitive nessa verificação.
      • Exemplo de linha ajustada para o comando: TABLENAME IN (SELECT TABLENAME FROM rtc_replicationdef WHERE idreplicator = 'erp_gko') AND
    • Se essa adaptação não for feita, o comando pode não retornar registros, mesmo quando deveria. Em caso de dúvida sobre como o registro está gravado na base de dados que você está acessando, verifique o padrão da coluna "idreplicator" na tabela "rtc_replicationdef", executando um SELECT nessa tabela.

    A consulta abaixo verifica se o processo agendado 178 está consumindo as pendências registradas na base de dados do ERP.

  1. Em quais tabelas da base de dados são armazenados os registros das Notas Fiscais de Entrada e de Saída que precisam ser exportados para o GKO?

    A tabela RTC_PENDENCIES armazena as pendências de integração.

    No entanto, para que essas pendências estejam efetivamente vinculadas às NF de Entrada (E440NFC) e NF de Saída (E140IDE), existem tabelas intermediárias: E000NEX (NF de Entrada) e E000NSX (NF de Saída), que armazenam as informações das notas que serão exportadas.

    Dessa forma, o processo agendado 178 verifica as pendências na tabela RTC_PENDENCIES, localiza as notas a serem exportadas nas tabelas E000NEX e E000NSX e acessa os dados das notas nas tabelas nativas do sistema. Em seguida, monta o pacote de dados em JSON para envio à Plataforma Senior X, aplicando inclusive os identificadores de regras existentes no processo de integração.

  1. Como funciona o fluxo de reprocessamento de registros no Monitor GKO?

    Quando um registro é reenviado por meio do botão “Reenviar registro” no Monitor GKO, o Integrador GKO da plataforma Senior X aciona o ERP_Service do ERP e solicita a criação de uma nova pendência de exportação para esse registro. Dessa forma, a tabela RTC_PENDENCIES recebe a nova pendência.

    A exportação do registro ocorre posteriormente pelo processo agendado de rotina 178.

    Portanto, o ERP_Service não realiza a exportação de registros diretamente no fluxo ERP - Plataforma Senior X. Nesse fluxo, ele atua apenas como ponte para gerar a nova pendência no ERP, que será exportada pelo processo 178. Por isso, o reprocessamento de registros no Monitor GKO não é instantâneo.

Este artigo ajudou você?