Segmentos > Agronegócio > Receituário Agronômico > Processos > Receita agronômica > Assinatura Eletrônica

Assinatura Eletrônica

A funcionalidade de Assinatura Eletrônica do Receituário Agronômico é uma integração com a XPlatform. Esse processo permite que o responsável técnico receba e assine o receituário digitalmente, com a possibilidade de enviar cópia assinada para o produtor. A requisição de assinatura é enviada por e-mail, e a assinatura pode ser realizada por meio de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, agilizando o processo.

Parametrizações inicias na XPlatform

Processo de assinatura

Para enviar um receituário agronômico para assinatura eletrônica via Sign, o processo é iniciado na tela de Emissão de Receita (F113REM). Na grade Dados da Receita, selecione a receita já preenchida. Verifique que, na coluna Sit. Env. deve estar com o valor "1 - Não solicitado".

Abaixo desta grade, o botão Enviar Sign permite fazer o envio. Esse botão só estará disponível caso os passos da parametrização inicial tenham sido completados. Ao clicar no botão, a tela Forma de Assinatura (F113SIG) deve ser aberta. Nesta tela, é possível selecionar as seguintes opções para assinatura:

Também é possível selecionar a opção Enviar cópia assinada para o Produtor.

Ao clicar em OK nesta tela (F113SIG), o documento será enviado para assinatura. É possível visualizar o documento dentro do GED, na XPlatform ou clicando no botão Visualizar Ass. Sign, logo abaixo da grade Dados da receita, na tela de Emissão de Receita (F113REM).

Na grade de Dados da receita, uma receita pode ter as seguintes situações relacionadas à assinatura eletrônica, nas colunas Sit. Env e Descrição (Sit. Env.):

  1. Não Solicitado: ainda não foi solicitado o envio da receita para o SIGN;
  2. Aguardando Assinatura: a receita foi enviada com sucesso para o SIGN e agora aguarda a assinatura do responsável técnico;
  3. Assinado: o responsável técnico assinou a receita agronômica;
  4. Cancelado: a receita foi cancelada no ERP XT e teve seu envelope no SIGN também cancelado (só é possível cancelar envelopes ainda não finalizados, ou seja, assinados ou recusados);
  5. Falha no Envio: o usuário tentou enviar a receita para assinatura, mas aconteceu alguma falha no envio;
  6. Recusado: O responsável técnico recusou a assinatura da receita.

 

Importante

Todas as receitas que estiverem com status de Aguardando Assinatura serão atualizadas no momento da abertura da tela Emissão de Receita (F113REM). Caso ocorra alguma falha na atualização a mensagem de erro da tentativa de atualização será salvo no registro de envio do Sign para resolução de problemas. Se não ocorrer nenhum erro, o sistema buscará o status do envelope no SIGN e, se o envelope já tiver sido Assinado ou Recusado, o status da receita será atualizado. É possível iniciar esse processo manualmente, clicando no botão Atualizar Status Sign, abaixo da grade Dados da Receita.

Cancelamento de receituário agronômico

Ao realizar o cancelamento de uma receita, pela tela de Emissão de Receita (F113REM), caso ela ainda não tenha sido assinada, isto é, sua Sit. Env. esteja como "2 - Aguardando Assinatura", o envelope de assinatura será cancelado também no SIGN. Na plataforma, ele será movido para a guia Cancelados, e não permitirá assinatura ou recusa.

Importante

Se o envelope já tiver sido assinado ou recusado, o envelope não será cancelado automaticamente no cancelamento da receita via tela, pois o SIGN não permite cancelamento de um envelope já finalizado.

Perguntas Frequentes

Acesse a documentação do GED e do SIGN para mais informações sobre as particularidades de suas configurações:

Este artigo ajudou você?