Gestão de Plano Financeiro

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle das operações da empresa independentemente do seu ramo de atividade, natureza ou porte. Consiste em uma série de previsões, que são feitas com base no que está previsto ocorrer na empresa, sempre levando em consideração os dados históricos que permitam o mínimo de previsibilidade. A boa formação e acompanhamento do orçamento são indispensáveis para a tomada de decisões.

O centro de custo é uma técnica que divide a empresa em diversos setores, cada um com suas responsabilidades de operação e com seu orçamento próprio. Cada um desses setores é independente do outro, mas juntos, representam a empresa como um todo. O centro de custo faz essa separação das áreas e setores da empresa dando mais autonomia a cada um deles, assim cada um têm suas receitas e despesas próprias, todas calculadas separadamente.

A grande vantagem do centro de custo é justamente essa especificidade e, principalmente, a oportunidade de ter um olhar mais geral e panorâmico sobre cada setor da empresa, o que permite analisar quais precisam de mais investimentos ou ser melhor gerenciados.

Antes de tudo, é necessário entender os dois tipos de centro de custo que uma empresa pode ter:

Há ainda custos que se encaixam em ambas as categorias, como as contas de luz e água, por exemplo. Elas fazem parte dos custos de produção, afinal sem energia e água não haveria produção e fazem parte dos custos administrativos, afinal, os centros administrativos também não funcionam sem estes itens.

Definições cadastrais

O que você pode fazer:

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