Manual por processos > Manufatura > Gestão de PCP > PCP com Desmonte de Produtos

PCP com Desmonte de Produtos

A Gestão de PCP tem como objetivo identificar as necessidades para a produção dos produtos e serviços de acordo com suas respectivas fichas técnicas, ou seja, analisar o estoque dos componentes presentes nos Modelos, sejam eles componentes comprados ou produzidos (produtos intermediários), realizar a reserva dos componentes garantindo o suprimento dos processos produtivos e, caso seja necessário, solicitar a compra dos materiais faltantes e/ou a produção de produtos intermediários. Também gera a solicitação ou ordem de compra dos serviços prestados por terceiros para o beneficiamento do material em fase de produção. Tudo isso pode ser feito com ou sem rastreabilidade total.

Esta gestão também é responsável por gerar as ordens de produção baseadas nos cálculos de necessidade e realizar as manutenções necessárias nas ordens de produção. Os assuntos relacionados a materiais, ordens de produção ou serviço que antecedem os processos produtivos no chão de fábrica são tratadas nesta gestão.

Desta forma, o objetivo das rotinas presentes na Gestão de PCP é alinhar os procedimentos que envolvem o planejamento e o controle de um processo produtivo. Detalhar as rotinas que indicam quando uma produção deve ser iniciada, como organizar a sequência em que as ordens de produção devem ser produzidas/apontadas (com base nas entregas previstas), quais são os tipos de parametrizações disponíveis para as rotinas de PCP, como registrar os motivos de parada de produção e como apurar índices de eficiência do processo produtivo indicados pela performance e execução das O.Ps..

Estrutura funcional do Gestão Empresarial

A Gestão de PCP do Gestão Empresarial trabalha com base nos cadastros das origens, que possuem parâmetros específicos para o módulo de PCP. Também se baseia nas fichas técnicas dos produtos e serviços do tipo produzido onde, para determinar o que é necessário para a produção, o sistema verifica o modelo vinculado ao cadastro do produto e para determinar os tempos necessários para a produção, verificando também o roteiro que também está vinculado ao cadastro do produto. A ficha técnica de um produto ou serviço produzido é composto pelo modelo e roteiro vinculados ao cadastro do produto. Destacamos que as entradas são os gatilhos que acionam as rotinas do módulo de Gestão de PCP.

Além disso, conforme demonstrado no fluxo do processo, através do módulo de Mercado é possível gerar pedidos e, através destes, calcular as necessidades para produção. Da mesma forma, através da Gestão de Estoques, é possível realizar a produção para reposição e por fim, pelo próprio módulo de Manufatura, é possível gerar necessidades de produção manuais para reposição de estoques com cálculo de necessidades, por análise de disponibilidade de componentes para produção e pelas gerações manuais de ordem de produção (sem explosão de necessidades).

Definições cadastrais

O que você pode fazer:

Veja também:

Este artigo ajudou você?