F660REQ - Consulta de Plano de Requisições
Essa tela permite consultar o status das requisições via Web services.
Rotinas
- Integração Contábil (F645CTB)
- com_senior_g5_co_mct_ctb_integracao.htm
- Integração de notas fiscais (F660INT)
- com_senior_g5_co_mct_imp_escrituracao_integracao_notasfiscais
Os parâmetros da tela são opcionais, com exceção dos campos Empresa e Período, sendo este último a data da requisição. A treeview será carregada considerando apenas as requisições que correspondam aos parâmetros informados.
Na treeview à esquerda estarão agrupadas as requisições por Data/Hora. Ao posicionar no nó de data e hora, na grade ao lado serão listados os planos de execução com o status do seu respectivo processamento. Abaixo desta grade, estará o detalhamento de cada requisição com seu log de processamento. Serão exibidos os passos de execução, o qual poderão mostrar em que momento a requisição está, ou se ela gerou alguma mensagem de erro.
Grades
Processo:
- Sequência: Número sequencial de execução do processo na fila.
Este campo pode ser editado pelo usuário para priorizar as requisições. Para isso, basta editar o campo na grade informando um número sequencial menor.
A priorização da execução ocorre em ordem crescente pelo número sequencial e pelo campo E000PLE.Ideuni. Ou seja, se houver mais de uma requisição com o mesmo número sequencial, será priorizada aquela que foi gravada primeiro na tabela do plano de execução. - Tipo Processo: Tipo do processo agendado
- Data Início: Data de início da execução
- Data Fim: Data em que a execução foi encerrada
- Descrição (Status Requisição): Estado atual da requisição, conforme lista abaixo:
- Aguardando: em fila aguardando processo automático
- Em andamento: em execução
- Finalizado: processo concluído (com ou sem erros)
- Cancelado: execução cancelada pelo usuário, não será executado
- Execução padrão: requisição sem uso da gestão de processos assíncronos. No caso de rotinas não contempladas por esta gestão, ou caso ela não esteja parametrizada para tal (Gestão de Processos Assíncronos), essa requisição é exibida em tela mostrando em que momento a rotina se encontra, porém não está sendo gerida pela fila de processos assíncronos
- Usuário Execução: Código e nome do usuário que executou o processo
- Caminho Serviço: Serviço utilizado no webservice
- Nome Porta: Porta utilizada no webservice
- Msg. Erro: Mensagem retornada pelo middleware quando ocorrer erro na chamada do processo.
O botão Cancelar requisição permite cancelar a execução do processo selecionado na grade, desde que o status seja diferente de “Em andamento” ou “Finalizado”. A rotina cancelada não será executada.
Passos de execução:
- Tipo mensagem: 1 - Iniciado, 2 - Finalizado, 3 - Erro, 4 - Alerta, 5 - Passo executado
- Data/Hora evento: Data e hora em que o evento ocorreu
- Mensagem: Detalhamento do que foi executado ou, quando ocorrem críticas no processamento, a mensagem de retorno com a crítica
Parâmetros: Permite visualizar os parâmetros passados na requisição
- Caixa de Seleção "Exibir somente registros com erro": Realiza a consulta apenas das requisições que foram executadas e geraram algum erro durante a execução.
- Caixa de Seleção "Atualizar os registros automaticamente": Se habilitada, atualizará automaticamente os dados na grade a cada 30 segundos, sem a necessidade de clicar na treeview para atualizar.
- Ao realizar o cancelamento da requisição, aparecerá uma mensagem de confirmação perguntando se deseja realmente cancelar o item.
Tabelas envolvidas
E000PLE - Plano de execução: Utilizada para criar um plano de execução das requisições que serão geradas. Com isso, o sistema pode relacionar as requisições para saber quais foram iniciadas ou não. O ERP calculará quantas requisições serão geradas e inserirá esses registros na tabela E000PLE.
E000HEP - Histórico de Execução do Processo: Ligada à tabela E000PLE através do campo IdePle, relacionando o plano de execução com a requisição devidamente criada. Conforme as requisições forem iniciadas no web services, o status de seu andamento será registrado aqui.