F120LPE - Liberação de Pedidos para Produção e Engenharia
Processo de bloqueios de produtos para produção e para engenharia nas rotinas de pedido em multinível
Descrição do processo de bloqueio
Os itens de produto gerados por esta rotina podem possuir bloqueio para que os itens não sejam analisados pela rotina de inclusão de componentes em multinível da engenharia (Comercial\Vendas\Pedidos\Produtos em Multinível (Engenharia)) ou não sejam visualizados na produção (no caso de produtos produzidos). Isso até que os bloqueios sejam retirados pelo usuário com permissão de acesso à rotina de liberação (Comercial\Vendas\Pedidos\Liberação de Pedidos para Produção/Engenharia).
Os bloqueios são feitos da seguinte forma:
- Para produção: todos os itens do produto, que sejam do tipo produzido (inclusive os KITS) recebem, no fechamento do pedido ou na sua inclusão após o pedido fechado, o valor 1 (gera necessidades) no indicativo de geração de necessidades de compra/produção, permitindo assim ser visualizado na explosão de necessidades da produção. Porém, para que exista uma forma que indique se o item pode ou não aparecer na explosão de necessidades, foi criado um ponto de regra, cujo identificador é VEN, 120ANNEC01. Na regra associada a este identificador pode ser feita uma lógica indicando se o item deve aparecer nas necessidades de produção, mantendo o padrão do sistema com o valor do indicativo igual a 1 ou não aparecer nas necessidades de produção, retornando então o valor 4 (não gera necessidades) para o indicativo. Lembrando que esses indicativos são herdados do produto KIT pelos seus componentes que seriam incluídos após o pedido fechado. Mais detalhes acerca do identificador na respectiva documentação do mesmo.
- Para análise da engenharia: no fechamento do pedido, todos os itens de produto irão receber no indicativo da análise pela engenharia o valor do parâmetro "Forma de análise do pedido pela engenharia" que consta nos parâmetros da filial (Cadastros\Filial\Vendas\Vendas 2). Caso esse indicativo seja 0 (Não analisa), não haverá bloqueio para os itens do pedido e estes também não irão ser visualizados na rotina de liberação específica, mas irão aparecer na rotina de edição do pedido multinível pela engenharia. Caso o parâmetro na filial esteja como 1 (Não liberado para análise), os itens então serão não serão exibidos na tela de edição do pedido pela engenharia e serão visualizados para serem liberados na rotina de liberação.
Para os produtos produzidos, os mesmos somente serão visualizados para explosão de necessidades na produção quando possuírem o indicativo de geração de necessidades de produção igual a 1 (Gera necessidades de produção) e o indicativo de análise pela engenharia como 0 (Não analisa) ou 3 (Analisado). Os produtos que não são produzidos já recebem por padrão o valor 0 (não analisa) no indicativo de análise pela engenharia.
O processo de liberação dos itens de produto produzidos ocorre da seguinte forma:
- Estando bloqueados para análise da engenharia (caso em que possuam o valor 1 no indicativo de análise da engenharia): pela rotina de liberação visualiza-se o pedido e marcam-se os itens desejados para liberar para a análise da engenharia. Nessa situação, os itens irão receber o valor 2 (Em análise) no indicativo de análise pela engenharia, estando assim liberados para visualização na tela de edição do pedido pela engenharia.
- Estando bloqueados para produção (valor 4 no indicativo de geração de necessidades de produção): na rotina de liberação visualiza-se o pedido e marcam-se os itens desejados para liberar para produção. Assim, os itens irão receber o valor 1 (gera necessidades) no indicativo de geração de necessidades de produção. Os itens só irão aparecer na rotina de explosão de necessidades de produção caso já tenham sido analisados pela engenharia ou se não analisam (indicativo de análise da engenharia com o valor 3 ou 0, respectivamente).
- Na rotina de edição do pedido pela engenharia, serão incluídos os novos componentes dos produtos KITS gerados pela tela de edição do pedido em multinível pela área de vendas. Os novos itens irão herdar no processamento tanto o indicativo de necessidades de produção quanto o indicativo de análise pela engenharia. Assim que incluídos esses novos componentes e o pedido estiver completo e processado, os mesmos podem então ser explicitamente apontados pelo usuário como analisados pela engenharia. Eles então receberão o valor 3 (Analisado), podendo, caso sejam produtos produzidos e estando o indicativo de necessidades de produção já como 1 (gera necessidades), serem efetivamente produzidos. No caso do indicativo de geração de necessidades de produção, o identificador VEN, 120ANNEC01 (que será executado ao processar na tela de edição do pedido pela engenharia ou também pela área de vendas) possui uma variável indicando se o item está herdando ou não esse indicativo. Assim é possível efetuar qualquer outro tipo de consistência ou mesmo liberar automaticamente, sem necessidade de liberar o produto de mais alto nível. Se o item KIT de mais alto nível já estiver liberado para produção, os componentes também estarão. Mais detalhes verificar a documentação do identificador.
A parte 2 do processo de liberação pode ser feita em paralelo aos pontos 1 ou 3. Ou seja, a liberação para produção não depende de análise da engenharia. Porém a efetiva produção do item (a geração de necessidades de produção) está subordinada aos dois indicativos estarem da seguinte forma: o indicativo de geração de necessidades de produção igual a 1 e o indicativo de análise da engenharia estar como 0 (não analisa) ou 3 (analisado). Ou seja, os itens liberados para produção, mas ainda não analisados pela engenharia não aparecem para gerar necessidades de produção.
Comercial\Vendas\Pedidos\Liberação de Pedidos para Produção/Engenharia
Descrição
A tela exibe pedidos e seus itens do tipo KIT e os componentes dos itens KIT de forma hierárquica (pedido - produto kit - componentes). Os mesmos são exibidos em árvore apresentando mais de um pedido no mais alto nível. À direita da árvore existe um painel com duas grades. A grade superior exibe os itens do pedido com mais detalhes, mostrando os itens componentes de um produto KIT quando este está expandido ou o próprio item KIT quando este não está expandido. Na grade inferior são exibidas as duas possíveis liberações (produção e engenharia) para o item do pedido em foco na grade superior.
A rotina só exibe pedidos cujos itens sejam do tipo produzido e que possuam o indicativo de geração de necessidades de produção igual a 4 ou itens com indicativo de análise pela engenharia como 1 (não analisado).
Objetivos
A rotina tem o objetivo de efetuar a análise dos itens do pedido para identificar quais desses itens podem seguir seu processo na produção e na engenharia (nesse último caso, serem visualizados na tela de edição do pedido pela engenharia). Conforme configurado pelos parâmetros o sistema e por identificadores regras, os itens podem ser bloqueados para produção e para a análise da engenharia, e a tela tem por objetivo permitir a liberação individual de cada tipo de bloqueio, para cada item.
Reforma Tributária – Consulta de Impostos
Esta tela permite o acesso à Consulta de Impostos da Reforma Tributária (F000CRT), o qual pode ser feito das seguintes formas:
- Por meio do botão CBS e IBS, disponível nos botões de Cálculo para telas de Pedido, Ordem de Compra, Cotação e Nota Fiscal;
- Ou diretamente pelo botão CBS e IBS para as telas de consulta.
Para conferir todas as rotinas impactadas pela Reforma Tributária, acesse esta documentação.
Cabeçalho da tela
No cabeçalho da rotina existem os campos de filtros para permitir filtrar os pedidos: a filial, número do pedido, cliente, transação de produto dos dados gerais e a data de emissão inicial e final do pedido, estes dois últimos podendo formar uma faixa de datas para exibição do pedido.
O campo de número de pedido possui um filtro de pesquisa ou de digitação onde somente podem ser pesquisados ou informados pedidos com as seguintes características: o módulo da transação seja "VEP" (Pedidos Normais), cuja situação do pedido seja 1 (aberto) ou 2 (aberto parcial) e cujos itens do tipo produzido que possuam o indicativo de geração de necessidades de produção igual a 4 ou cujos itens possuam indicativo de análise pela engenharia como 1 (não analisado).
O campo de transação possui o filtro de pesquisa e digitação onde só podem ser pesquisadas e informadas transações cujo módulo seja "VEP" (Pedidos normais)
O campo de cliente possui o filtro de pesquisa e digitação onde só podem ser pesquisados clientes ativos. Caso exista o identificador VEN, 085TICLI01, apenas serão permitidos registros que representem um cliente, ou seja, cliente e fornecedor ao mesmo tempo, não exibindo fornecedores cadastrados como cliente. Existindo o identificador COM, 000DEFCL01, apenas os clientes que possuam definições na filial atual serão permitidos.
Ao pressionar o botão Mostrar, serão obtidos os pedidos que atendam ao mesmo requisito do filtro do campo Pedido, ou seja: pedidos cujo módulo da transação seja "VEP" (Pedidos Normais), cuja situação do pedido seja 1 (aberto) ou 2 (aberto parcial) e cujos itens do tipo produzido que possuam o indicativo de geração de necessidades de produção igual a 4 ou cujos itens possuam indicativo de análise pela engenharia como 1 (não analisado).
Árvore de pedidos
A árvore de pedidos à esquerda, cujo título é "Pedido/Níveis", irá exibir os pedidos e seus itens selecionados pela rotina. O primeiro nível é apenas a raiz da árvore, sendo que logo abaixo são exibidos os pedidos, todos no mesmo nível. Logo abaixo de cada pedido são exibidos os itens, na sua estrutura hierárquica. O pedido, os produtos do tipo KIT e os componentes do produto KIT possuem ícones diferenciados, para facilitar a exibição.
Serão exibidos todos os itens do pedido de mais alto nível onde o próprio item de mais alto nível ou quaisquer um de seus componentes que ainda não estiverem liberados em algum dos dois bloqueios. Dentro da estrutura do item em que ocorrer essa situação, são exibidos também os itens que já estiverem liberados de ambos os bloqueios. Estes itens estarão como não editáveis na grade de liberação, para não permitir liberar ou remover a liberação feita, estando disponíveis para edição apenas o itens que possuem algum bloqueio para liberação.
Grade de produtos
A grade superior à direita, cujo título é "Produtos", exibe os itens de produto de um pedido conforme o posicionamento ou item selecionado na árvore, da seguinte forma:
- Quando na árvore se está posicionado em um pedido, a grade à direita irá exibir os produtos de mais alto nível desse pedido.
- Quando na árvore se está posicionado em um item KIT, a visualização depende se o
item está ou não expandido exibindo seus componentes na árvore, conforme a seguir:
- posicionado na árvore no item KIT estando este não expandido (apresenta o caracter de adição "+" à esquerda) o próprio item é exibido na grade superior.
- posicionado na árvore no item KIT estando este expandido (apresenta o caracter de subtração "-" à esquerda) e possuindo componentes, são os componentes do mesmo que são exibidos na grade superior.
- posicionado na árvore no item KIT e este não possui componentes e possuindo outros itens no mesmo nível do produto posicionado na grade, todos os itens do mesmo nível deste item KIT são exibidos na grade superior.
- Quando na árvore se está posicionado sobre um componente de um produto KIT, não sendo este outro produto KIT com componentes ou expandido, todos os itens do mesmo nível do componente são exibidos na grade.
Na grade superior, quando mais de um item estiver sendo exibido (ou seja, todos são do mesmo nível), a mesma é sempre posicionada na linha superior, não dependendo da navegação da grade. Na grade então, pode-se estar posicionando num item do seu nível, porém na grade o posicionamento pode ser outro. Para fins de exibição do bloqueio na grade inferior ou de uso dos botões no rodapé na tela, sempre se considera o item que está posicionado na grade, e não o item que está posicionado na árvore.
Os campos que são exibidos na grade superior e que são referentes aos itens de produto do pedido são os seguintes:
- Filial
- Pedido
- sequência do item
- Transação
- Código do produto
- Código da derivação
- Quantidade aberta
- Preço unitário
- Valor líquido
- Valor líquido na moeda da empresa (caso o item esteja em multimoeda)
- Data de entrega
- Situação do item
- Descrição da situação do item
- Pedido do cliente
- sequência do pedido do cliente
- Complemento
- Observação
- Código do motivo
- Descrição do código do motivo
- Observação do motivo
- Data de geração do item
A lista acima descreve o padrão da rotina para a sequência dos campos e o padrão para os campos exibidos, podendo o usuário alterar essas configurações pela personalização da grades. Somente não está habilitada a ordenação da grade pelo usuário.
Todos os campos não são editáveis pelo usuário.
Grade de liberações
A grade inferior, cujo título é "Liberações", exibe as possíveis liberações para efetuar em um item de pedido. Essa grade é subordinada a grade superior, então exibe apenas as liberações em relação ao item que está posicionado na grade superior.
A grade sempre exibirá dois registros, o primeiro exibindo o estado da liberação para produção e o segundo exibindo o estado da liberação para a análise da engenharia.
Os campos exibidos nesta grade não são campos de sistema. A grade é apenas montada para indicar o estado atual dos dois bloqueios possíveis e permitir liberar os mesmos, atualizando no processamento os campos do sistema. Os campos e suas descrições são os seguintes:
- Filial: é a filial do item da grade superior
- Pedido: é o número do pedido do item da grade superior
sequência (Seq.): é a sequência do item da grade superior. - Liberar: campo que permite a marcação do item para indicar a liberação do bloqueio a que se refere a própria linha
- Descrição da liberação: indica textualmente qual é o tipo de liberação que a linha da grade se refere
- Situação da liberação: indica textualmente se o item já está ou não liberado quando foi carregado pela rotina. Essa informação não é alterada quando o usuário marca a opção, pois o intuito dela é indicar que o item não necessita de liberação, pois já foi liberado em momento anterior.
Com exceção do campo de marcação Liberar, todos os campos não são editáveis pelo usuário. A lista acima descreve o padrão da sequência e o padrão de campos exibidos pela rotina, podendo o usuário alterar essas configurações pela personalização da grades. Somente não está habilitada a ordenação da grade pelo usuário.
Liberação do item
Abaixo é descrito como efetuar a liberação dos itens e alguns detalhes do funcionamento da grade de liberação:
- A liberação de um item do pedido ocorre quando selecionamos o item na grade superior e na grade inferior são exibidos então os dois registros indicando os tipos de liberação (ou de bloqueio) e qual o estado dessa liberação.
- O primeiro registro (linha) exibe o estado da liberação para produção, descrevendo no campo Descrição da liberação o texto "Liberação para Produção". Na campo Situação da liberação o texto indicará o estado de liberação para produção. Se o item estiver com o indicativo de necessidades de produção diferente de 4 (não gera necessidades), o texto aparecerá indicando "Liberado" e o campo Liberar estará marcado e não editável. Caso contrário, se o indicativo de geração de necessidades de produção do item estiver como 4 (não gera necessidades), o texto no campo Situação da liberação estará como "Não liberado" e o campo Liberar permite a marcação.
- O segundo registro (linha) exibe o estado da liberação para a análise da engenharia, descrevendo no campo Descrição da liberação o texto "Liberação para análise da engenharia". Na campo Situação da liberação o texto indicará o estado de liberação para produção. Se o item estiver com o indicativo de análise para engenharia diferente de 1 (não liberado para analise), o texto aparecerá indicando "Liberado" e o campo Liberar estará marcado e não editável. Caso contrário, se o indicativo da análise para engenharia do item estiver como 1 (não liberado para analise), o texto no campo Situação da liberação estará como "Não liberado" e o campo Liberar permite a marcação.
- Sendo possível marcar o campo Liberar para qualquer um dos dois registros, o mesmo pode ser marcado e desmarcado durante a edição na tela, pois a efetiva liberação é feita apenas ao pressionar o botão Processar da tela. Ao marcar um item, o texto do campo de Situação da liberação não é alterado, pois esse campo indica o estado de liberação do item quando foi carregado.
- Quando um item de produto do tipo KIT for marcado para liberação, a rotina verifica se esse produto possui componentes no pedido. Nesse caso, a rotina exibe uma mensagem indicando que o item é um item KIT e que todos os seus componentes também serão marcados para liberação, para o tipo de liberação atual que se está fazendo. O usuário precisa confirmar e, no caso de não confirmar, o item atual também não é marcado. Isso indica que sempre que um item KIT for liberado para um dos tipos de bloqueio, os seus componentes também serão marcados. A rotina exibe a mensagem mesmo que o item já possua todos os seus componentes marcados, pois ela não analisa se estão ou não marcados. A ação contrária, ou seja, desmarcar um item KIT que esteja marcado para liberação irá também fazer a mesma verificação, exibindo uma mensagem indicando que os componentes desse item KIT que estiverem marcados também serão desmarcados, solicitando confirmação. Ao confirmar, os itens subordinados serão também desmarcados (excetuando-se aqueles que já estão liberados ao serem carregados pela rotina).
- No caso em que se esteja desmarcando um componente do produto KIT (em qualquer nível abaixo dele), e o item KIT estiver marcado para liberação, a rotina não irá permitir, emitindo uma mensagem de erro informando a situação e cancelando o processo. Porém, é possível marcar manualmente cada um dos componentes do produto KIT, não estando o seu produto KIT imediatamente superior já marcado.
A efetiva liberação dos itens do pedido, que irá alterar permanentemente os indicativos de bloqueio, é feita ao pressionar o botão Processar. São então verificados os itens do pedido que foram marcados para liberação, e qual é a liberação indicada, e é efetivamente feita a alteração na base de dados do indicativo, da seguinte forma:
- Liberação para produção: alterado o indicativo de geração de necessidades de 4 (não gera necessidades) para 1 (gera necessidades).
- Liberação para análise da engenharia: é alterado o indicativo de análise para a engenharia de 1 (não liberado para análise) para 2 (em análise).
O usuário pode marcar o tipo de liberação conforme for necessário naquele momento, ou seja, não é necessária a liberação dos dois tipos ao mesmo tempo, pode ser efetuado a liberação de um tipo de bloqueio neste momento e futuramente, de outro.
Ao efetuar o processamento, estará disponível um identificador de regras, denominado VEN, 120ATLPE01. Este identificador, associado a uma regra, poderá executar certas consistência (podendo inibir o processamento do pedido atual gerando mensagem de erro, sem interferir no processamento de outros pedidos) ou registrar alguma observação, em campos do pedido ou itens ou tabelas de usuário, ou também utilizar alguma função de programador.
No processamento de cada item do pedido, caso ocorra algum erro em algum pedido, o processamento daquele pedido é cancelado. Ao final é exibida uma mensagem indicando se o processamento foi efetuado, com as seguintes mensagens, de acordo com a quantidade de pedidos processada com sucesso ou com erros:
- Sem erros nos pedidos: exibe a mensagem indicando que o processamento foi efetuado com sucesso e indicando a quantidade de pedidos processados. O conteúdo da tela não é limpo após o usuário fechar a mensagem;
- Com pedidos onde ocorreu erros e com pedidos onde não ocorreram erros: exibe a mensagem indicando que o processamento foi efetuado com erros e a quantidade de pedidos processados com erros e a quantidade de pedidos processados com sucesso. A mensagem solicita se o usuário deseja visualizar o registro do processamento que é gerado. Nesse registro, são listados os pedidos que foram processados com sucesso e os pedidos com erros, indicando também para cada pedido com erro qual foi o erro. O conteúdo da tela não é limpo após o usuário fechar a mensagem ou a tela de visualização do registro de processamento, permanecendo em tela os pedidos que não foram processados ou não estavam marcados para liberar;
- Com pedidos onde somente ocorreram erros: idem à mensagem anterior, somente informando o número de pedidos com erros e se deseja verificar o arquivo de registros do processamento. A conteúdo da tela não é limpo permanecendo os pedidos em tela.
Caso não exista nenhum pedido onde os itens foram marcados para processar, a mensagem indica que nenhum pedido foi processado.
Rodapés da tela
No rodapé da árvore de pedidos existe a informação da quantidade de pedidos exibidos na árvore.
No rodapé da grade de liberação, são exibidas a descrição do produto no cadastro do produto e a descrição complementar da derivação no cadastro da derivação, para o item que está posicionado na grade de itens de produto.
Na barra de botões de consulta, no rodapé da tela, as seguintes consultas são disponíveis através dos botões (lembrando que, para o uso desses botões, sempre se considera o item que está posicionado na grade de produtos, e não o item que está posicionado na árvore):
- Pedido: abre a tela de consulta de pedidos (Comercial\Vendas\Consultas\Pedidos\Dados Gerais) para o pedido ao qual pertence o item que está em foco na grade de produto;
- Itens: abre a tela de consulta de itens de pedidos (Comercial\Vendas\Consultas\Pedidos\Itens) para o pedido ao qual pertence o item que está em foco na grade de produto. Na consulta são exibidos todos os itens do pedido;
- Inf. Cliente (Informações de clientes): abre a tela de consulta de informações de clientes (Comercial\Vendas\Consultas\Clientes\Informações de Clientes) para o cliente do pedido ao qual pertence o item que está em foco na grade de produto, passando também a filial e empresa do pedido.
- Títulos: abre a tela de consulta de títulos (Financeiro\Contas a Receber\Consultas\Títulos\) para o cliente do pedido ao qual pertence o item que está em foco na grade de produto. São consultados por padrão os títulos efetivos e em aberto do cliente.
- Observações: abre a tela de consulta de observações do pedido (Comercial\Vendas\Consultas\Pedidos\Observações), para o pedido ao qual pertence o item que está em foco na grade de produto.
Observações
O botão Seleção no cabeçalho da tela está desabilitado, devendo ser habilitado somente para futuras inclusões de outros filtros ou configurações que poderão ser necessários.
English
Español
English
Español


