F120PMN - Entrada de Pedidos com Produtos Multinível
Esta tela permite a entrada e edição de itens de produto em níveis hierárquicos. Ou seja, é possível que um item de produto tenha outros itens de produto ligados a este em um nível inferior, que seriam os produtos que compõem o produto imediatamente superior. Esses níveis podem ter sub-níveis também, ou seja, um item de produto subordinado a um item superior também pode ter itens subordinados a ele, e assim sucessiva e indefinidamente.
Para funcionar dessa forma, a rotina utiliza nos itens os produtos do tipo KIT, onde este produto KIT irá ser o produto que pode possuir componentes subordinados a ele. Para permitir que a estrutura tenha mais de um nível, é permitido que exista dentro da estrutura ou dos componentes de um item KIT um outro produto KIT, ou seja, um KIT intermediário. Abaixo de um produto KIT também é possível que existam itens de produtos que não sejam KIT (os componentes) e também existirem itens KIT com outros componentes subordinados a ele e assim sucessivamente.
Para permitir visualizar essa estrutura em multinível, a tela possui uma área onde é exibida uma árvore de produtos e seus componentes, apresentado os mesmos de forma hierárquica, apenas com o código de produto e derivação. Ao lado do painel de visualização em árvore, é exibida uma grade para incluir ou editar os itens de pedido com todos os seus dados. A grade exibe todos os itens componentes de um produto KIT quando o mesmo está expandido ou o próprio produto KIT quando este não está expandido.
Objetivos
A rotina serve para atender a situações onde um produto KIT pode ter diversos componentes diferentes dos componentes cadastrados para ele no modelo da engenharia. A rotina permite então incluir, excluir e editar os componentes de item KIT. Também permite incluir abaixo de um produto KIT outros produtos KIT e editar os mesmos, adequando a venda de um produto composto por outros produtos conforme a necessidade do cliente, incluindo ou removendo componentes e personalizando a composição dos produtos do tipo KIT em mais de um nível.
Esse nível de estruturação de produtos no vendas só é possível com produtos KIT, e os seus componentes podem ser quaisquer outros produtos, produzidos ou comprados. Um produto que não é do tipo KIT, que seja do tipo produzido e possua modelo para o módulo de engenharia, não é aberto em seus componentes nessa tela. Também não é permitido incluir componentes subordinados a um produto que não é do tipo KIT.
A rotina pode então efetuar toda a estrutura de um produto. Porém, para que a área de vendas não precise entrar em detalhes técnicos acerca dessa estruturação, seria necessário que a área de engenharia utilize essa rotina para estruturar os componentes. Tendo em vista que esta tela possui muitos detalhes não necessários à área de engenharia, detalhes estes que são somente da área comercial, foi criada uma tela com funcionamento semelhante, mas sem detalhes comerciais ou financeiros do pedido. Esta outra rotina, acessível em Comercial\Vendas\Pedidos\Produtos em Multinível (Engenharia) possuí apenas as funcionalidades para edição ou inclusão de componentes abaixo dos produtos incluídos pelo comercial, não permitindo editar estes componentes.
Então, a área comercial, através da sua tela de pedido, apenas irá gerar o item principal que será o produto KIT de mais alto nível e que será faturado ao cliente. Já toda a estrutura desse produto para produção poderá ser customizada pela área de engenharia na sua respectiva tela, com base nas informações do comercial e abaixo do item incluído por aquela área, incluindo para aquele produto os seus componentes e sub-componentes necessários para a sua produção. A área da engenharia, pela sua rotina, também poderá, para cada componente, propor composição ou processos exclusivos para produção através das rotinas de componentes exclusivos e processos exclusivos.
Existe todo um processo, aqui descrito de modo simplificado, para a geração do pedido, liberação para análise da engenharia e para produção e faturamento:
- A área de vendas informa o pedido e seus detalhes, bem como o item KIT de nível
superior que será a base para a engenharia montar a estrutura do mesmo para produzir. Os
detalhes que a área comercial possa passar para a área de engenharia podem ser
repassados pelo próprio item do pedido, que contém um campo chamado observações onde
podem ser feitas certas descrições e anotações para a engenharia tomar como base. Este
item de mais alto nível também é o que será efetivamente faturado, integralmente.
O pedido pode ser fechado e, nesse momento, pode ser executadas regras para bloquear a produção desse produto KIT. O produto KIT efetivamente não é produzido, mas o indicativo de geração de necessidades de produção pode receber valores indicando se deve ou não gerar necessidades de produção, o que é repassado aos itens que serão incluídos posteriormente na rotina da engenharia ou nesta mesma rotina. Esse item também pode ter alterado seu indicativo de análise para engenharia para o padrão estabelecido em Filial\Vendas, que pode ser 0 (não faz análise da engenharia) ou 1 (não está liberado para engenharia). - Caso o item seja bloqueado para produção ou não liberado para fazer a análise da engenharia, é necessário que o mesmo seja liberado explicitamente na rotina de liberação de pedidos para Produção ou Engenharia (Comercial > Vendas > Pedidos > Liberação de Pedidos para Produção/Engenharia). Nessa liberação o usuário pode liberar o item (ou itens) do pedido para produzir e/ou para permitir ser analisado pela engenharia. A liberação para produção pode ser feita posteriormente à liberação ou análise do pedido pela engenharia, mas enquanto o pedido não estiver liberado para produção e analisado pela engenharia, os componentes de produto produzido que porventura possam ser incluídos no pedido não poderão ser visualizados para gerar necessidades de produção. A não ser que a análise pela engenharia não precise ser feita, estando o parâmetro para análise da engenharia na Filial\Vendas como 0 (não analisa pela engenharia).
- Uma vez liberado para análise da engenharia pela tela de liberação, o pedido pode então ser visualizado na rotina de edição do pedido pela engenharia, e sua estrutura toda definida, incluindo os componentes do pedido. Ao finalizar a inclusão e estruturação do produto KIT incluído pela área de vendas, o usuário precisa explicitamente liberar os itens apontando os itens como analisados pela engenharia.
- Uma vez os itens do pedido estando liberados para produção e analisados pela engenharia, os mesmos podem ser visualizados então nas rotinas de explosão de necessidades para produção.
O processo acima descrito é opcional, toda a edição do produto KIT de mais alto nível pode ser feita também na tela de pedidos em multinível da área de vendas, com ou sem possibilidade de bloquear para produção ou para a análise da engenharia. Porém, se utilizar o parâmetro da análise da engenharia em Filial\Vendas como 1, há necessidade de se utilizar a tela de pedido multinível da engenharia para ao menos apontar o indicativo de análise pela engenharia como analisado, para poder produzir posteriormente.
O faturamento de pedidos formados por essa tela irá apenas considerar os itens que estão no mais alto nível, ou seja, o produto KIT de mais alto nível. Os produtos abaixo do produto de mais alto nível e que não são KIT e são do tipo produzido, serão visualizados para serem produzidos. Os produtos KIT intermediários são ignorados tanto no faturamento quando na produção, mas os seus componentes poderão ser produzidos pelo módulo de produção e/ou movimentados no estoque pelo faturamento. No faturamento, os itens KIT intermediários somente têm sua baixa efetuada no pedido, alterando a situação do mesmo para 4 ou 2 conforme a quantidade faturada seja total ou parcial. Não é possível faturar parcialmente um item KIT com componentes em multinível. Deverá ser utilizada a rotina do Comercial > Vendas > NF Saída > Individual/Via Pedido - Agrupado.
Reforma Tributária – Consulta de Impostos
Esta tela permite o acesso à Consulta de Impostos da Reforma Tributária (F000CRT), o qual pode ser feito das seguintes formas:
- Por meio do botão CBS e IBS, disponível nos botões de Cálculo para telas de Pedido, Ordem de Compra, Cotação e Nota Fiscal;
- Ou diretamente pelo botão CBS e IBS para as telas de consulta.
Para conferir todas as rotinas impactadas pela Reforma Tributária, acesse esta documentação.
Componentes da tela e suas funcionalidades
A tela possui todas as funcionalidades para incluir ou editar pedidos, seguindo o padrão do sistema. A diferenciação é por conta da forma de edição dos produtos em multinível. A seguir são enumerados os componentes da tela e suas funcionalidades:
- Cabeçalho da tela:
- O cabeçalho da tela possui os campos mais importantes do pedido, como o numero, transação, data de emissão, e o conjunto de botões necessários para os processos mais comuns. Poderão ser gerados pedidos normais e de orçamento nesta rotina
- Rodapé do cabeçalho:
- No canto esquerdo são exibidas as seguintes informações do cliente do pedido: Apelido, Bairro, Cidade, Unidade da Federação, Telefone, Fax, Telefone do Contato, Ramal do Contato e Fax do Contato.
- No canto direito, são exibidas as descrições da situação do pedido. Quando o pedido está aberto ou aberto parcial, aparece também a descrição da situação de bloqueio (Bloqueado ou Não bloqueado).
- Botões do rodapé do cabeçalho:
- Diversos: exibe uma tela para entrada de dados complementares do pedido;
- Valores: exibe uma tela para entrada dos percentuais de desconto e de oferta os percentuais e valores de outras;
- Cálculos: exibe uma tela com os valores totais do pedido e os cálculos de impostos;
- Cliente: exibe a tela de informações de clientes, passando o cliente atual do pedido para a empresa e filial atual;
- Observações (Observ.): exibe a tela de cadastramento de observações do pedido. Essa tela só permite ser aberta se o pedido já estiver processado (gravado);
- Seleção de Campos (Sel. Campos): este botão está desabilitado, para ser usado para futuras inclusões parâmetros e opções da tela.
- Guia Dados Gerais:
- Esta pasta exibe os demais dados complementares do pedido
- Guia Produtos:
- Na guia Produtos, a tela permite a visualização em multinível dos itens do pedido através de uma árvore de estrutura onde são exibidos os códigos do produto e das derivações dos itens KIT e dos seus componentes, de forma hierárquica. À direita, os itens de produto com todos os seus dados são exibidos numa grade onde é possível a edição.
A seguir são tratados os tópicos referentes à edição, visualização e navegação na árvore e na grade.
A visualização dos produtos na grade depende do posicionamento na árvore, conforme o seguinte:
- Quando na árvore se está posicionado em um produto KIT que possui componentes, e este produto não está expandido, o próprio item do produto KIT e somente ele é exibido na grade, para edição. Observação: o item não está expandido quando não está exibindo seus itens abaixo dele e apresentando assim o sinal de + (sinal de adição) à sua esquerda.
- Quando na árvore se está posicionado em um produto KIT que possui componentes, e este produto está expandido ou, quando se está posicionado em um componente do produto KIT, são os próprios componentes do item KIT que são exibidos na grade. Nessa situação, todos são exibidos para edição.
Observação
O item está expandido quando está exibindo seus itens abaixo dele e apresentando o sinal de - (sinal de subtração) à sua esquerda.
Um detalhe é que existe no topo da árvore um item de nível inicial, com a nomenclatura ITENS, que apenas serve de nível origem para os itens de mais alto nível do pedido. Este item permite ser alvo para a duplicação de uma estrutura ou componente KIT, o que torna a cópia da estrutura de origem um novo item de pedido de mais alto nível. Este item no topo da árvore não é um item efetivo do pedido, somente é utilizado visualmente para operações de visualização ou duplicação das estruturas de KIT no pedido, embora ela tenha o mesmo comportamento visual que um produto KIT. Então, deve-se considerar este item como se fosse um KIT e os itens de nível mais alto do pedido como se fossem componentes desse item inicial.
A árvore também exibe, ao lado do código de produto e derivação dos seus itens, símbolos em forma de desenho (ícones) para representar o tipo de produto:
- Se for um KIT, irá apresentar um cilindro amarelo com uma engrenagem menor abaixo.
- Se for um componente de produto KIT, irá apresentar uma engrenagem cinza com um símbolo de adição (+) em verde e branco na parte inferior, sinalizando fazer parte de um KIT.
A edição dos itens de produto se dá da seguinte forma, separados pelas funcionalidades:
- Inclusão de itens:
- Pela árvore: A árvore, quando se está posicionado nela, permite incluir componentes na grade através
do uso de teclas específicas. Essa inclusão pode ser no mesmo nível do item atual onde
se está posicionado, ou abaixo deste item atual caso for um item KIT. Seguem os detalhes:
- A inclusão de um item no mesmo nível do que se está posicionado: utiliza-se a tecla INS. Isso irá gerar um novo item no mesmo nível onde se está posicionado. A árvore irá abrir mais um elemento no mesmo nível e a grade irá abrir um novo item para inclusão, com o cursor já posicionado na própria grade.
- A inclusão de um item em um nível abaixo do item que se está posicionado: utiliza-se a combinação de teclas SHIFT + INS. Isso irá gerar um novo item abaixo do item atual, o que o torna um componente do item de nível imediatamente superior. Isso só é possível se o produto do item em que se está posicionado for do tipo KIT. Caso contrário, ser for um componente, será exibida uma mensagem de erro explicativa e a inclusão será cancelada. Nesse tipo de inclusão, a grade irá abrir um novo item para inclusão, com o cursor já posicionado na própria grade, abaixo dos componentes que já existem para o item KIT onde se está incluindo um componente. Se o item KIT não estiver expandido, ele automaticamente é expandido.
- Pela grade: Quando se inclui um item pela grade, esta grade sempre estará mostrando os itens componentes de um produto KIT. Então o produto a ser incluído será componente do item KIT que está exibindo seus componentes. Considerar, nessa situação, o item denominado ITENS do topo da árvore como sendo um produto KIT, incluindo um componente no mesmo nível que os produtos que estão no nível mais alto do pedido.
- Pela árvore: A árvore, quando se está posicionado nela, permite incluir componentes na grade através
do uso de teclas específicas. Essa inclusão pode ser no mesmo nível do item atual onde
se está posicionado, ou abaixo deste item atual caso for um item KIT. Seguem os detalhes:
Observações
Quando um item está em modo de inclusão, seja pela árvore ou pela grade, na árvore irá aparecer um item novo com um símbolo de uma engrenagem e de um lápis, indicando na árvore a posição onde este item está sendo incluído. Inicialmente o item aparece sem descrição, e após informar a derivação na grade, o item assumirá a descrição (produto e derivação). Ao efetivamente gravar o item, o mesmo assumirá o símbolo normal conforme for um produto KIT ou componente. Se for cancelada a inclusão, o item é removido.
- Inclusão de produto kit e explosão da sua composição:
- Quando um produto KIT é incluído na grade e tendo esse produto um modelo de produção no seu cadastro, será executada automaticamente a explosão dos componentes do modelo desse produto, gerando no pedido novos itens componentes desse item KIT conforme os produtos no modelo. Se dentro dessa estrutura existir outro item KIT, irá ocorrer a explosão desse KIT também, incluindo esses itens como componentes desse novo item KIT e assim sucessivamente. Ao término da operação, a árvore estará atualizada para exibir as novas estruturas e níveis que foram criados, abaixo do novo item incluído.
- Em caso de algum erro na explosão dos componentes, o processo é cancelado e a mensagem de erro correspondente ao problema é exibida ao usuário. Junto com a mensagem, é indicada também a sequência de execução dentro da explosão. Ou seja, será exibida a lista hierárquica de produtos KIT que sendo explodidos até chegar ao item que deu erro, para facilitar ao usuário encontrar dentro da estrutura o produto e a situação em que ocorreu o erro, facilitando as correções necessárias.
- Também na explosão do produto KIT, a tela denominada Vendas - Pedidos - Manutenção da Composição de Produto KIT, é exibida. Nesta tela são exibidos os componentes desses produtos, permitindo a edição, remoção, inclusão de componentes e outros dados da tela antes de serem efetivamente incluídos no pedido. É permitido nessa tela incluir produtos KIT na composição existente. Essa tela é exibida repetidas vezes caso na composição de um produto KIT existam outros produtos KIT. Caso não seja desejada a exibição dessa tela, pois a manutenção (se houver) pode ser feita também pela própria tela de pedido, é possível omitir a mesma através do identificador de módulo VEN, 120EXTPK01. Mais detalhes desse identificador podem ser vistos na sua documentação.
- A inclusão de itens KIT ou componentes irá causar a alteração (aumentar os valores) de preço bruto, do percentual de comissão e do valor base comissão dos itens KIT imediatamente superiores, caso este não possua o indicativo de preço fixo igual a S (Sim).
- Exclusão de itens: A exclusão de itens pode ser feita tanto pela grade quando pela árvore, e ocorre da
seguinte forma:
- Pela árvore: Pressionando-se a tecla Del, estando-se posicionado sobre o item que se deseja excluir. Essa funcionalidade não se aplica ao item do topo da árvore (denominado ITENS), pois ele não é um item do pedido.
- Pela grade: Utilizando-se a combinação de teclas Ctrl + Del, estando-se posicionado no registro que se deseja excluir.
Ao se excluir um item, sempre é solicitada a confirmação da exclusão do registro. São executadas consistências para validar a exclusão. Dependendo do tipo de produto (KIT ou componente) as seguintes situações irão ocorrer na exclusão:
- Quando for item KIT: Será exibida uma mensagem indicando que o produto é KIT e a sua exclusão implicará na exclusão de todos os seus componentes e solicitando confirmação do processo. Caso o usuário opte por continuar, o KIT e seus componentes serão excluídos, inclusive os componentes que também são KIT e que possam ter mais componentes. Em caso contrário, não confirmando, a operação será cancelada.
- Quando for um componente: Se este componente for o último componente de um produto KIT, será informado ao usuário e solicitado se o mesmo deseja excluir também o produto KIT ao qual ele pertence. Ao confirmar a solicitação, o item KIT é excluído juntamente com seu único componente, senão apenas o componente é excluído.
Quando da exclusão de componentes de um produto KIT, intermediário ou não, a exclusão desses itens irá reduzir o preço bruto, o percentual de comissão e o valor base de comissão dos itens KIT imediatamente superiores, se estes não estiverem utilizando a opção de preço fixo igual a SIM.
- Edição de itens: Na edição de itens (alteração de informações), que ocorre só na grade, seguem as
regras normais de edição de um item pedido. Porém, algumas alterações em um item
influenciam as informações do item KIT imediatamente superior (se existir) e nos seus
componentes (se for um KIT). Seguem as explicações de cada situação:
- Alteração da quantidade pedida ou quantidade cancelada de um item KIT que possui
componentes:
- Na alteração da quantidade pedida (para cima ou para baixo) ou cancelada do produto KIT,
as quantidades dos componentes são automaticamente alteradas, de forma proporcional às
quantidades atuais que existem nos componentes. Não são utilizadas as quantidadesexistentes no modelo do produto, pois pode não existir modelo no produto KIT ou terem
sido adicionados novos componentes nesse KIT. Então, é feita uma simples regra de três,
onde a seguinte fórmula é aplicada aos itens: quantidade pedida do componente dividida
pela quantidade cancelada ou pedida anterior do KIT, vezes a nova quantidade cancelada ou
pedida do item KIT. Não são formulados questionamentos ao usuário quando essa
alteração é aplicada.
- Na alteração da quantidade pedida (para cima ou para baixo) ou cancelada do produto KIT,
as quantidades dos componentes são automaticamente alteradas, de forma proporcional às
quantidades atuais que existem nos componentes. Não são utilizadas as quantidadesexistentes no modelo do produto, pois pode não existir modelo no produto KIT ou terem
sido adicionados novos componentes nesse KIT. Então, é feita uma simples regra de três,
onde a seguinte fórmula é aplicada aos itens: quantidade pedida do componente dividida
pela quantidade cancelada ou pedida anterior do KIT, vezes a nova quantidade cancelada ou
pedida do item KIT. Não são formulados questionamentos ao usuário quando essa
alteração é aplicada.
- Alteração da quantidade pedida ou cancelada de um item componente de um item KIT: Essas alterações não fazem atualizações nas quantidades pedida ou cancelada item KIT do qual o componente faz parte.
- Alteração da situação do item KIT: A alteração da situação do item KIT reflete-se automaticamente nos itens componentes, que assumem a situação do item pai.
- Alteração da quantidade pedida ou quantidade cancelada de um item KIT que possui
componentes:
- Rodapé da pasta Produtos (botões):
Para fins de uso dos botões no rodapé na tela, sempre considerar o item que está posicionado na grade, e não o item que está posicionado na árvore.- Cálculos do produto (Cál. Prod.): exibe os valores e cálculos de impostos para o produto posicionado na grade;
- Produto: abre a tela de Cadastros > Produtos > Consultas > Produtos, posicionando a consulta já no produto e derivação do item que está posicionado na grade;
- Tabela de Preço (Tab. Preço): exibe a tela do Comercial > Vendas > Consultas > Tabela Preços de Venda, passando a tabela de preço, o produto e derivação do item posicionado na grade;
- Rateios: exibe a tela de rateios, para o item de produto posicionado na grade no momento. Caso o item não possua rateios, a rotina exibe mensagem de erro informando a situação e não exibe a tela. Os itens componentes do produto KIT de mais alto nível não possuem rateios. A alteração está sujeita também a permissão de usuário para alterar rateios.
- Comp. Exc. (Componentes exclusivos): abre a rotina do
Comercial > Vendas > Pedidos > Componentes Exclusivos Pedido/Item (Multinível), passando como
parâmetros a filial, número do pedido e a sequência do item que está posicionado na
grade de produtos. Algumas consistências padrões são feitas sobre o pedido ou item para
permitir utilizar essa funcionalidade, sendo as seguintes:
- o pedido não pode ser do tipo 6 ou 7 (pronta entrega ou aproveitamento);
- devem existir itens na grade;
- verifica se a tela de componentes exclusivos já não está ativa (não permite abrir uma segunda tela);
- o pedido precisa estar processado (recomenda-se informar todos os itens do pedido e posteriormente montar a composição exclusiva de cada um);
- o item deve estar na situação 1, 2 ou 9 (aberto, aberto parcial ou não fechado) para permitir informar componentes exclusivos;
- Proc. Exc. (Processos exclusivos): abre a rotina do Comercial > Vendas > Pedidos > Processos
Exclusivos Pedido/Item, passando como parâmetros a filial, número do pedido e a
sequência do item que está posicionado na grade de produtos. Algumas consistências
padrões são feitas sobre o pedido ou item para permitir utilizar essa funcionalidade,
sendo as seguintes:
- o pedido não pode ser do tipo 6 ou 7 (pronta entrega ou aproveitamento);
- devem existir itens na grade;
- verifica se a tela de componentes exclusivos já não está ativa (não permite abrir uma segunda tela);
- o pedido precisa estar processado (recomenda-se informar todos os itens do pedido e posteriormente montar os processos exclusivos de cada um);
- o item deve estar na situação 1, 2 ou 9 (aberto, aberto parcial ou não fechado) para permitir informar processos exclusivos;
- Rodapé da pasta produtos:
Na área abaixo da árvore de níveis, são exibidas a descrição do produto no cadastro do produto e a descrição complementar da derivação no cadastro da derivação, para o item que está posicionado na grade de itens de produto.
Guia Parcelas
Esta pasta estará acessível quando o pedido possuir o indicativo de parcelas especiais. As parcelas são geradas inicialmente conforme a condição de pagamento e não são mais geradas novamente quando modificada esta condição. O usuário pode editar as parcelas, desde que o pedido esteja na situação 9 (não fechado). No rodapé da pasta existe um campo de observações. Esse campo exibe ou permite editar a observação da parcela que está posicionada na grade.
Guia Rateios
Exibe os rateios efetuados para os itens de produto ou para os dados gerais do pedido, ou ambos. São exibidos apenas para consulta.
Rodapé da tela
O rodapé da tela exibe os seguintes totalizadores do pedido:
- Itens: exibe a quantidade de itens do pedido;
- Quantidade total: exibe o somatório da quantidade aberta dos itens do pedido;
- Valor total: exibe o somatório do valor líquido de todos os itens do pedido. No caso desta tela, são considerados somente os itens de mais alto nível para esse somatório;
- Peso líquido total: somatório dos pesos de cada item de produto do pedido. O peso de cada item é a multiplicação da quantidade aberta pelo peso da sua derivação no cadastro de derivações;
- Data de geração: informa a data de geração do pedido;
- Usuário de geração: exibe o nome do usuário que gerou o pedido;
Outras características e funcionalidades específicas da tela:
- A opção de formar o preço bruto do produto KIT pelo valor bruto dos seus componentes: Os componentes do produto podem passar a ter preço, e então o seu valor bruto é somado e essa soma é dividida pela quantidade do produto KIT do qual fazem parte, formando assim o seu preço bruto. Isto ocorre sucessivamente até alcançar o item KIT de mais alto nível. Com essa opção, os componentes do produto KIT irão herdar a tabela de preço do produto KIT para formar o seu preço, no momento de serem incluídos (via explosão dos componentes do modelo). Assim, é obrigatória a utilização da tabela de preço no produto KIT. Também é possível que seja informado um preço para os componentes do produto de mais alto nível utilizando uma regra associada ao identificador VEN, 120PRECK01, sendo esta regra executada somente para os componentes, inclusive os componentes que são KITS. Com esse identificador ativo e retornando preço, a tabela de preço não é herdada do item KIT de mais alto nível. Esta opção é uma funcionalidade da própria tela.
- Incorporada à opção acima, está a possibilidade de formar o valor base de comissão e o percentual de comissão do produto KIT através dos seus componentes, tal qual é feito com o preço. O valor de comissão e o valor base de comissão dos componentes de um produto KIT são somados e depois são divididos um pelo outro para obter o percentual de comissão do item KIT do qual fazem parte. O somatório do valor base de comissão também é atribuído ao item KIT imediatamente superior. E assim sucessivamente até chegar ao item KIT de mais alto nível. O valor de comissão base e percentual, porém, são apenas sugestivos, pois o cálculo da comissão dos produtos KIT irá usar o valor líquido do item para gerar novamente a sua base e sobre esta base serão aplicados os parâmetros do representante e aí sim o percentual sugerido será aplicado. Esta é uma funcionalidade da própria tela.
As duas opções acima podem ser desabilitadas quando se usa o indicativo de preço fixo igual a S (Sim) no produto KIT de mais alto nível ou em qualquer produto KIT em qualquer nível. Assim, o somatório do preço dos componentes de um KIT não irá formar o preço bruto do mesmo, o que vale também para o percentual e valor base de comissão. O preço fixo pode ser aplicado aos itens KITS intermediários, o que implicará que os seus componentes não formem seu preço e percentual e valor base de comissão.
- Componentes do produto KIT de mais alto nível não somam valores nos dados gerais: Os itens componentes de um item KIT, mesmo que esse item seja intermediário, não somam o seu valor líquido nos dados gerais do pedido. Somente o KIT de mais alto nível irá somar seu valor líquido nos dados gerais do pedido, independente da rotina estar utilizando o preço fixo como S no item KIT de qualquer nível. Essa funcionalidade é um conceito do tratamento dos produtos componentes do produto KIT.
- Nenhum componente do item KIT, seja ele também KIT ou simplesmente componente, irá gerar rateio. Essa funcionalidade é um conceito do tratamento dos produtos componentes do produto KIT.
- Alteração proporcional da quantidade dos componentes na alteração dos produtos KIT: Na alteração da quantidade pedida (para cima ou para baixo) ou cancelada do produto KIT, as quantidades dos componentes são automaticamente alteradas, de forma proporcional às quantidades atuais que existem nos componentes. Não são utilizadas as quantidades existentes no modelo do produto, pois pode não existir modelo no produto KIT ou terem sido adicionados novos componentes para esse produto KIT. Então, é feito uma simples regra de três, onde a seguinte fórmula é aplicada aos itens: quantidade pedida do componente dividida pela quantidade cancelada ou pedida anterior do KIT vezes a nova quantidade cancelada ou pedida do item KIT. Não são formulados questionamentos ao usuário quando essa alteração é aplicada aos componentes. A alteração de quantidade pedida ou cancelada do item componente do KIT não faz atualizações nas quantidades pedida ou cancelada do item KIT do qual o componente faz parte. Essa é uma funcionalidade da própria tela.
- Cancelamento proporcional dos componentes no cancelamento dos produtos KIT: No cancelamento do item KIT pela situação cancela automaticamente os componentes imediatamente abaixo. Não são formulados questionamentos ao usuário a respeito do cancelamento automático dos componentes. O cancelamento da situação de um componente não afeta a situação do item KIT do qual o componente alterado pertence. Essa funcionalidade é um conceito do tratamento dos produtos componentes do produto KIT.
- Utilizar um produto KIT sem que o mesmo tenha modelo (e consequentemente componentes): essa possibilidade permite incluir na tela posteriormente os componentes do produto KIT posteriormente, sem ter necessidade de se pré-definir os componentes pela engenharia. Este é um conceito da rotina e não há configuração possível.
- Duplicação de uma estrutura KIT ou de um componente para dentro de outra estrutura KIT. É possível duplicar um produto KIT e seus componentes ou apenas um dos componentes para dentro da estrutura de outro produto KIT, como seu componente. Para isso é feita uma cópia da estrutura a ser duplicada e essa cópia passará a ser subordinada ao produto KIT que recebeu esta cópia. Não poderá ser feita uma duplicação de uma estrutura ou de um componente sobre outro produto que não seja do tipo KIT. É possível efetuar a duplicação para qualquer outro produto KIT, dentro do mesmo nível, em níveis superiores, inferiores ou até em para outro produto KIT ao qual o item a ser duplicado não faz parte. É possível duplicar a estrutura ou componente sem que haja uma estrutura alvo, gerando assim uma nova estrutura no pedido. A duplicação é feita utilizando-se o recurso de arrastar e soltar do mouse na árvore de visualização, posicionando-se sobre a estrutura ou componente a ser duplicado, pressionando o botão direito e arrastando sobre a estrutura alvo e soltando sobre a mesma. Se a estrutura alvo for um KIT, a estrutura origem é copiada para dentro do KIT alvo. Se o alvo for o item inicial da árvore, a estrutura copiada torna-se um novo item do pedido. O recurso de arrastar e soltar prevê quando se tenta arrastar a estrutura origem para ela mesma ou para um produto que não seja KIT, ignorando então quando soltar a estrutura sobre esses componentes.
Para poder pré-definir uma estrutura KIT tendo outros componentes KITS dentro dela, a tela de composição exclusiva da produção (Produção > Engenharia > Composição do Produto > Composição Simplificada) já permite essa inclusão, embora não possua uma visualização multinível. Naquela tela, a estruturação obedece aos níveis das origens dos produtos.
Descrição de outras funcionalidades específicas da tela
Detalhes da tela
Configuração da grade de produtos
Estão habilitadas as opções de configuração de grade para ocultar ou exibir campos,
remover campos da grade, alterar o posicionamento dos mesmos e o seu tamanho. As
configurações podem ser acessíveis pelo mouse através da célula do canto superior
direito, que apresenta a letra C, ou pressionando o botão direito do mouse
sobre a grade e selecionando a opção Configurar pelo menu suspenso.
Processamento em memória
A tela trabalha com os dados do pedido em memória, ou seja, nenhuma alteração é
efetivada na base enquanto o usuário não utilizar o botão Processar. Ao
utilizar o botão Fechar, ou ao reabilitar ou cancelar o pedido, o
processamento e gravação já são feitos automaticamente. Para prevenir que o usuário
altere o pedido e saia da tela sem processar o pedido, é exibida uma mensagem de aviso
com confirmação caso o pedido tenha sido alterado e ainda não processado.
Detalhes técnicos da estruturação em níveis
Um componente de produto KIT sempre possui um campo indicativo de qual é seu item KIT de nível superior, sendo utilizado o campo de nome sequência do item principal que originou este item (pela estrutura do produto montado ou KIT). Como a estrutura de produto montado utiliza o mesmo indicativo, existe outro campo para indicar que é componente KIT, cujo nome é Indica se o componente é uma composição de Kit (assume o valor S - SIM ou N - Não).
Um produto KIT possui o indicativo no próprio cadastro indicando que é um produto KIT, tendo esse indicativo o nome de Indicativo que os produtos produzidos desta família são Kit c/ vários produtos agregados p/ venda (não gera OP).
Vendas - Pedidos - Produtos em Multinível (Engenharia)
Conceito
Essa rotina é semelhante à rotina do Comercial > Vendas > Pedidos > Produtos em Multinível (Vendas), porém ela se dispõe a apenas editar a composição de produtos do tipo KIT já incluídos em um pedido já existente, gerado pela área de vendas, previamente fechado e com os itens já liberados para a análise de engenharia. Nenhum outro dado do pedido, financeiro ou comercial, é exibido ou editado nesta rotina. Esses itens KIT que já estão no mais alto nível do pedido (que são os itens que serão faturados ao cliente) não podem ser editados nesta tela, apenas são exibidos e a eles poderão ser adicionados ou editados outros itens de produto que seriam os componentes do produto de mais alto nível. Não poderá também ser incluído um item diretamente no mais alto nível dessa tela, somente abaixo dos itens de mais alto nível que já existirem.
A edição dos itens de produto é feita em níveis hierárquicos. Ou seja, é possível que um item de produto tenha outros itens de produto ligados a este em um nível inferior, que seriam os produtos que compõem o produto imediatamente superior. Esses níveis podem ter sub-níveis também, ou seja, um item de produto subordinado a um item superior também pode ter itens subordinados a ele, e assim sucessiva e indefinidamente.
Para funcionar dessa forma, a rotina utiliza nos itens os produtos do tipo KIT, onde este produto KIT irá ser o produto que pode possuir componentes subordinados a ele. Para permitir que a estrutura tenha mais de um nível, é permitido que exista dentro da estrutura ou dos componentes de um item KIT um outro produto KIT, ou seja, um KIT intermediário. Abaixo de um produto KIT também é possível que existam itens de produtos que não sejam KIT (os componentes) e também existirem itens KIT com outros componentes subordinados a ele e assim sucessivamente.
Para permitir visualizar essa estrutura em multinível, a tela possui uma área onde é exibida uma árvore de produtos e seus componentes, apresentado os mesmos de forma hierárquica, apenas com o código de produto e derivação. Ao lado do painel de visualização em árvore, é exibida uma grade para incluir ou editar os itens de pedido com todos os seus dados. A grade exibe todos os itens componentes de um produto KIT quando o mesmo está expandido ou o próprio produto KIT quando este não está expandido.
Objetivos
A rotina serve para atender a situações onde um produto KIT pode ter diversos componentes diferentes dos componentes cadastrados para ele no modelo da engenharia. A rotina permite então incluir, excluir e editar os componentes de item KIT. Também permite incluir abaixo de um produto KIT outros produtos KIT e editar os mesmos, adequando a venda de um produto composto por outros produtos conforme a necessidade do cliente, incluindo ou removendo componentes e personalizando a composição dos produtos do tipo KIT em mais de um nível.
Esse nível de estruturação de produtos no vendas só é possível com produtos KIT, e os seus componentes podem ser quaisquer outros produtos, produzidos ou comprados. Um produto que não é do tipo KIT, que seja do tipo produzido e possua modelo para o módulo de engenharia, não é aberto em seus componentes nessa tela. Também não é permitido incluir componentes subordinados a um produto que não é do tipo KIT.
Nesse conceito de pedido onde se customiza a estrutura do produto, a área comercial, através da tela específica para o pedido, apenas irá gerar o item principal que será o produto KIT de mais alto nível e que será faturado ao cliente. Já toda a estrutura desse produto para produção pode ser customizada pela área de engenharia, cadastrando abaixo desse item, os seus componentes e sub-componentes. Também permite, para cada componente, propor composição ou processos exclusivos para produção através das rotinas de componentes exclusivos e processos exclusivos.
Componentes da tela e suas funcionalidades
A tela possui apenas as funcionalidades para incluir ou editar os componentes de um item KIT já incluído. A edição de produtos do pedido não afeta (e nem são exibidos) campos de valores e preços, bem como outros dados comerciais e financeiros. São exibidos apenas os dados necessários para a construção da composição do produto KIT de mais alto nível. A seguir são apresentados os componentes e funcionalidades dessa rotina:
Cabeçalho: O cabeçalho permite apenas informar o número do pedido que se deseja editar. Este pedido precisa ser um pedido na situação 1 (aberto) ou 2 (aberto parcial), cuja transação dos dados gerais seja do módulo VEP (pedidos normais) e que possua itens na situação 1 ou 2 e cujos indicativos de análise da engenharia sejam 2 (em análise) ou 3 (analisado). Ao sair do campo, os itens do pedido são automaticamente trazidos para a tela.
Os campos de Transação e Data de emissão são apenas informativos na tela, não permitindo edição.
Árvore de itens e grade de produtos
A tela apresenta à esquerda a árvore de níveis de produto, cujo título é Níveis e onde serão exibidos os itens do pedido em níveis. O primeiro nível é apenas a raiz da árvore, sendo que logo abaixo estão os itens do pedido na sua estrutura hierárquica. Os produtos do tipo KIT e os componentes do produto KIT possuem ícones diferenciados, para facilitar a exibição. São exibidos ao lado dos ícones como descritivo apenas o código do produto e derivação em cada elemento da árvore.
Grade de produtos
À direita da árvore de níveis, os itens de produto com os seus dados são exibidos em uma grade onde é possível a inclusão, edição e exclusão.
Os campos que são exibidos na grade e que são referentes aos itens de produto do pedido são os seguintes:
- Produto
- Derivação
- Depósito
- Data de Entrega
- Quantidade pedida
- Unidade de Medida (U.M.)
- Quantidade aberta (Qtde. Aberta)
- Quantidade cancelada (Qtde. Cancelada)
- Unidade de Medida de Venda (U.M. Ven.)
- Quantidade na Unidade de Medida de Venda (Qtde. Venda)
- Observação do item
- Complemento
- Código do motivo (Motivo)
- Número do lote (Número Lote)
- Data de geração do item (Data Geração)
- Indicativo da análise para engenharia (Análise Engen.)
- Descrição da análise para engenharia
- Per. do Dif. de ICMS FCP: percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP sugerido a partir das parametrizações do ERP
A lista acima descreve o padrão da rotina para a sequência dos campos e o padrão para os campos exibidos, podendo o usuário alterar essas configurações pela personalização da grade. Somente não está habilitada a ordenação da grade pelo usuário.
A seguir são tratados os tópicos referentes a edição, visualização e navegação na árvore e na grade.
A visualização dos produtos na grade depende do posicionamento na árvore, conforme o seguinte:
- Quando na árvore se está posicionado em um produto KIT que possui componentes, e este
produto não está expandido, o próprio item do produto KIT e somente ele é exibido na
grade, para edição.
Observação
O item não está expandido quando não está exibindo seus itens abaixo dele e apresentando o caracter + (sinal de adição) à sua esquerda.
- Quando na árvore se está posicionado em um produto KIT que possui componentes, e este produto está expandido ou, quando se está posicionado em um componente deste produto KIT, são os próprios componentes do item KIT imediatamente superior que são exibidos na grade. Nessa situação, todos são exibidos para edição. Observação: o item está expandido quando está exibindo seus itens abaixo dele e apresentando o caracter - (sinal de subtração) à sua esquerda.
Um detalhe é que existe no topo da árvore um item de nível inicial, com a nomenclatura ITENS, que apenas serve de nível origem para os itens de mais alto nível do pedido. Este item no topo da árvore não é um item efetivo do pedido, embora ela tenha o mesmo comportamento visual que um produto KIT. Então, deve-se considerar este item como se fosse um KIT e os itens de nível mais alto do pedido como se fossem componentes desse item inicial.
A árvore exibe ao lado esquerdo do código de produto e derivação dos seus itens, símbolos em forma de desenho (ícones) para representar o tipo de produto: se for um KIT, irá apresentar um cilindro amarelo com uma engrenagem menor abaixo. Se for um componente de produto KIT, irá apresentar uma engrenagem cinza com um símbolo de adição (+) em verde e branco na parte inferior, sinalizando fazer parte de um KIT.
A edição dos itens de produto ocorre da seguinte forma, separados pelas funcionalidades:
- Inclusão de itens:
- Pela árvore: A árvore, quando se está posicionado nela, permite incluir componentes na grade através
do uso de teclas específicas. Essa inclusão pode ser no mesmo nível do item atual onde
se está posicionado (excetuando-se caso seja no nível mais alto), ou abaixo deste item
atual caso for um item KIT. Seguem os detalhes de cada modo de inclusão:
- A inclusão de um item no mesmo nível do que se está posicionado: utiliza-se a tecla INS. Isso irá gerar um novo item no mesmo nível onde se está posicionado. A árvore irá abrir mais um elemento no mesmo nível e a grade irá abrir um novo item, com o cursor já posicionado na própria grade. No caso desta rotina, não será possível incluir um item no nível mais alto, pois os itens de nível mais alto são oriundos do pedido do comercial.
- A inclusão de um item em um nível abaixo do item que se está posicionado: utiliza-se a combinação de teclas SHIFT + INS. Isso irá gerar um novo item abaixo do item atual, tornando-o um componente do item de nível imediatamente superior. Isso só é possível se o produto do item em que se está posicionado for do tipo KIT. Caso contrário, ser for um componente, será exibido uma mensagem de erro explicativa e a inclusão será cancelada. Nesse modo de inclusão, a grade irá abrir um novo item, com o cursor já posicionado na própria grade, abaixo dos componentes que já existem. Se o item KIT não estiver expandido, ele é automaticamente expandido.
- Pela grade: Quando se inclui um item pela grade, esta grade sempre estará mostrando os itens componentes de um produto KIT. Então o produto a ser incluído será componente do item KIT que está exibindo seus componentes. Nesta rotina, não poderá ser incluído um item no nível mais alto do pedido, juntamente com os itens de mais alto nível que existam.
- Pela árvore: A árvore, quando se está posicionado nela, permite incluir componentes na grade através
do uso de teclas específicas. Essa inclusão pode ser no mesmo nível do item atual onde
se está posicionado (excetuando-se caso seja no nível mais alto), ou abaixo deste item
atual caso for um item KIT. Seguem os detalhes de cada modo de inclusão:
Observação
Quando um item está em modo de inclusão, seja pela árvore ou pela grade, na árvore irá aparecer um item novo com um símbolo de uma engrenagem e de um lápis, indicando na árvore a posição onde este item está sendo incluído. Inicialmente o item aparece sem descrição, e após informar a derivação na grade, o item assumirá a descrição (o código produto e da derivação). Ao efetivamente gravar o item (sair da linha), o mesmo assumirá o símbolo normal conforme for um produto KIT ou componente. Se for cancelada a inclusão, o item é removido.
- Inclusão de produto KIT e explosão da sua composição:
- Quando um produto KIT é incluído na grade e tendo esse produto um modelo de produção no seu cadastro, será executada automaticamente a explosão dos componentes do modelo desse produto, gerando no pedido novos itens componentes desse item KIT conforme os produtos no modelo. Se dentro dessa estrutura existir outro item KIT, será gerada a explosão desse KIT também, incluindo esses itens como componentes desse novo item KIT e assim sucessivamente. Ao término da operação, a árvore estará atualizada para exibir as novas estruturas e níveis que foram criados, abaixo do novo item incluído.
- Em caso de algum erro na explosão dos componentes, o processo é cancelado e a mensagem de erro correspondente ao problema é exibida ao usuário. Junto com a mensagem, é indicada também a sequência de execução dentro da explosão. Ou seja, será exibida a lista hierárquica de produtos KIT sendo explodidos até chegar ao item onde ocorreu erro, para facilitar ao usuário encontrar dentro da estrutura o produto e a situação em que ocorreu o erro, permitindo saber onde efetuar as correções necessárias.
- Também na explosão do produto KIT, é exibida a tela denominada Vendas - Pedidos - Manutenção da Composição de Produto KIT, onde são exibidos os componentes desses produtos, permitindo a edição, remoção, inclusão de componentes e altear outros dados dos componentes antes de serem efetivamente incluídos no pedido. É permitido nessa tela incluir produtos KIT na composição já existente. A tela será exibida repetidas vezes caso, na composição de um produto KIT, existam outros produtos KIT. Caso não seja desejada a exibição dessa tela, pois a manutenção (se houver) pode ser feita também pela própria tela de pedido, é possível omitir a mesma através do identificador de módulo VEN, 120EXTPK01. Mais detalhes desse identificador podem ser vistos na sua documentação.
- Exclusão de itens:
A exclusão de itens pode ser feita tanto pela grade quando pela árvore. A exclusão (assim como a inclusão) do item KIT de mais alto nível não é possível por essa tela, sendo gerada mensagem de erro. A exclusão de um outro item nessa tela também só é possível se o item foi incluído durante a edição na tela e o pedido não foi processado ainda. Caso já esteja processado, só é possível cancelar o item. Essa situação é devida ao fato do pedido já estar fechado. Considerando então a exclusão de um item (ou itens) que foi incluído antes do pedido ser processado, essa exclusão pode ser feita da seguinte forma:- Pela árvore: Pressionando-se a tecla DEL estando posicionado sobre o item que se deseja excluir. Essa funcionalidade não se aplica ao item do topo da árvore (denominado ITENS), pois ele não é um item do pedido, e nem aos itens de mais alto nível do pedido, pois será gerada mensagem de erro.
- Pela grade: Utilizando-se a combinação de teclas Ctrl + Del estando posicionado no registro que se deseja excluir.
Ao se excluir um item, sempre é solicitada a confirmação da exclusão do registro. São executadas consistências para validar a exclusão. Dependendo do tipo de produto (KIT ou componente) as seguintes situações irão ocorrer na exclusão:
- Quando se tratar de um item KIT com componentes: Será exibida uma mensagem indicando que o produto é KIT e a sua exclusão implicará na exclusão de todos os seus componentes, solicitando confirmação do processo. Caso o usuário opte por continuar, o KIT e seus componentes serão excluídos, inclusive os componentes que também são KIT e que possam ter mais componentes. Em caso contrário, não confirmando, a operação será cancelada. Se for o item KIT do mais alto nível, o usuário não poderá excluir o mesmo, sendo gerada uma mensagem de erro.
- Quando se tratar de um componente: Se este componente for o último componente de um produto KIT, será informado ao usuário e solicitado se o mesmo deseja excluir também o produto KIT ao qual ele pertence. Ao confirmar a solicitação, o item KIT é excluído juntamente com seu único componente, senão apenas o componente é excluído.
- Edição de itens:
A edição de itens (alteração de informações), que ocorre só na grade, segue as regras normais de edição de um item pedido. Porém, algumas alterações em um item influenciam as informações do item KIT imediatamente superior (se existir) e nos seus componentes (se for um KIT). Seguem as explicações de cada situação:- Alteração da quantidade pedida ou quantidade cancelada de um item KIT que possui componentes: Na alteração da quantidade pedida (para cima apenas no caso dessa tela) ou cancelada do produto KIT, as quantidades dos componentes do produto KIT são automaticamente alteradas, de forma proporcional às quantidades atuais que existem nos componentes. Não são utilizadas as quantidades existentes no modelo do produto, pois pode não existir modelo no produto KIT ou terem sido adicionados novos componentes nesse KIT. Então, é feita uma simples regra de três, onde a seguinte fórmula é aplicada aos itens: quantidade pedida do componente dividida pela quantidade cancelada ou pedida anterior do KIT, vezes a nova quantidade cancelada ou pedida do item KIT. Não são formulados questionamentos ao usuário quando essa alteração é aplicada. A alteração de quantidade pedida ou cancelada do item componente do KIT não faz atualizações nas quantidades pedida ou cancelada do item KIT do qual o componente faz parte. Essa é uma funcionalidade da própria tela.
- Alteração da quantidade pedida ou cancelada de um item componente de um item KIT: Essas alterações não fazem atualizações nas quantidades pedida ou cancelada item KIT do qual o componente faz parte.
- Alteração da situação do item KIT: A alteração da situação do item KIT reflete-se automaticamente nos itens componentes, que assumem a situação do item pai.
- Cancelamento de quantidades:
O cancelamento do item KIT (desde que não seja o KIT de mais alto nível) pela situação cancela automaticamente os componentes imediatamente abaixo. Não são formulados questionamentos ao usuário a respeito do cancelamento automático dos componentes. O cancelamento da situação de um componente não afeta a situação do item KIT do qual o componente alterado pertence. Essa funcionalidade é um conceito do tratamento dos produtos componentes do produto KIT.
Rodapé da tela
Na área abaixo da árvore de níveis, são exibidas a descrição do produto no cadastro do produto e a descrição complementar da derivação no cadastro da derivação, para o item que está posicionado (em foco) na grade de itens de produto.
Na barra de botões de consulta, no rodapé da tela, as seguintes consultas são disponíveis através dos botões (lembrando que, para o uso desses botões, sempre se considera o item que está posicionado na grade de produtos, e não o item que está posicionado na árvore):
- Produto: abre a tela de Cadastros > Produtos > Consultas > Produtos, posicionando a consulta já no produto e derivação do item que está posicionado na grade de produtos;
- Comp. Exc. (Componentes exclusivos): abre a rotina do
Comercial > Vendas > Pedidos > Componentes Exclusivos Pedido/Item (Multinível), passando como
parâmetros a filial, número do pedido e a sequência do item que está posicionado na
grade de produtos. Algumas consistências padrões são feitas sobre o pedido ou item para
permitir utilizar essa funcionalidade, sendo as seguintes:
- o pedido não pode ser do tipo 6 ou 7 (pronta entrega ou aproveitamento);
- devem existir itens na grade;
- verifica se a tela de componentes exclusivos já não está ativa (não permite abrir uma segunda tela);
- o pedido precisa estar processado (recomenda-se informar todos os itens do pedido e posteriormente montar a composição exclusiva de cada um);
- o item deve estar na situação 1 ou 2 (aberto ou aberto parcial) para permitir informar componentes exclusivos;
- Proc. Exc. (Processos exclusivos): abre a rotina do Comercial > Vendas > Pedidos > Processos
Exclusivos Pedido/Item, passando como parâmetros a filial, número do pedido e a
sequência do item que está posicionado na grade de produtos. Algumas consistências
padrões são feitas sobre o pedido ou item para permitir utilizar essa funcionalidade,
sendo as seguintes:
- O pedido não pode ser do tipo 6 ou 7 (pronta entrega ou aproveitamento);
- Devem existir itens na grade;
- Verifica se a tela de componentes exclusivos já não está ativa (não permite abrir uma segunda tela);
- O pedido precisa estar processado (recomenda-se informar todos os itens do pedido e posteriormente montar os processos exclusivos de cada um);
- O item deve estar na situação 1 ou 2 (aberto ou aberto parcial) para permitir informar processos exclusivos;
- Se o item selecionado para ser apontado como analisado pela Engenharia é um KIT, a indicação será feita para todos os seus componentes, e será exibida uma mensagem informativa solicitando confirmação. Se não for confirmada, o próprio item KIT atual também não será atualizado.
Sugere-se efetuar a alteração da análise após o pedido processado e com todos os seus componentes já incluídos. Ou também liberar o item KIT de mais alto nível que já está em análise, pois enquanto os itens não estão processados eles estarão com o valor do indicativo igual a 0, e somente ao processar eles irão herdar do item superior a informação do indicativo.
Outras características da rotina:
- Utilização de produto KIT sem modelo: A possibilidade de se utilizar um produto KIT sem que o mesmo tenha modelo (e consequentemente componentes), permitindo então incluir na tela posteriormente os seus componentes, sem ter necessidade de se pré-definir os componentes na estrutura do produto pela engenharia. Este é um conceito da rotina e não há configuração possível.
- Herança dos indicativos de análise da engenharia e de geração de necessidades de produção: Ao incluir itens por essa tela, os itens irão herdar do produto pai os indicativos de análise de engenharia e de geração de necessidades de produção (no caso de itens produzidos). No caso do indicativo de geração de necessidades de produção, o identificador VEN, 120ANNEC01 (que será executado ao processar nessa tela) possui uma variável indicando se o item está herdando ou não esse indicativo, para que se possa efetuar qualquer outro tipo de consistência ou mesmo liberar automaticamente, sem necessidade de liberar o produto de mais alto nível. Se o item KIT de mais alto nível já estiver liberado para produção, os componentes também estarão. Há um detalhe a considerar: os componentes só herdam a informação no momento do processamento.
- Formação do preço do componente KIT: No caso de inclusões de itens, KIT ou
componentes do KIT, como nesta tela não há visualização de preços e valores, a
atribuição do preço a esses novos itens (que é um campo obrigatório nos itens do
pedido) pode ser feita de duas formas:
- Pela herança da tabela de preço dos produtos imediatamente superiores. No caso, é a tabela de preço do produto KIT de mais alto nível, o que significa que este item obrigatoriamente deve possuir uma tabela de preço, e os componentes também necessitam estar na tabela de preço. Caso contrário a rotina não permitirá a gravação do item gerando mensagem de erro indicando a falta do preço unitário, ou se a tabela de preço herdada não possuir o produto que está sendo incluído.
- Através de uma regra associada ao identificador VEN, 120PRECK01. Esta regra é executada somente para os componentes, inclusive os que são KIT. Com esse identificador ativo e retornando preço, a tabela de preço não é herdada do item KIT de mais alto nível.
Observação
Caso o item KIT da área de vendas (o item de mais alto nível) possua o indicativo de preço fixo, todos os componentes abaixo desse KIT deveriam receber ao menos um preço simbólico. Mas no caso em que esse em que esse indicativo não seja usado, o preço dos componentes irá influenciar realmente no preço do produto KIT de mais alto nível.
- A alteração do indicativo de análise pela engenharia aos itens de 2 (em análise) para 3 (analisado): essa alteração pode ser feita através do uso do botão Analisado no rodapé da tela, para o item em foco na grade. Para uma melhor verificação da funcionalidade, ver a documentação referente a esse botão do rodapé da tela. Com essa alteração, pode-se completar esse passo no processo de liberação dos itens indicando que a análise pela engenharia para o pedido já foi feita. Isso também possibilita que os itens do tipo produzido já possam ser visualizados nas explosões de necessidades da produção, caso o indicativo de necessidades de produção dos itens já estiver com o valor 1 (gera necessidades), senão ainda será necessário liberar os itens para produção pela tela de liberação.
- A possibilidade de duplicação de uma estrutura KIT ou de um componente para dentro de outra estrutura KIT: é possível duplicar um produto KIT e seus componentes ou apenas um componente qualquer para dentro da estrutura de outro produto KIT, como seu componente. Para isso é feita uma cópia da estrutura a ser duplicada e essa cópia passará a ser subordinada ao produto KIT que recebeu esta cópia. Não poderá ser feita uma duplicação de uma estrutura ou de um componente sobre outro produto que não seja do tipo KIT. É possível efetuar a duplicação para qualquer outro produto KIT, dentro do mesmo nível, em níveis superiores, inferiores ou até em para outro produto KIT ao qual o item a ser duplicado não faz parte. Não é possível duplicar a estrutura ou componente sem que haja uma estrutura alvo. A duplicação é feita utilizando-se o recurso de arrastar e soltar do mouse na árvore de visualização, posicionando-se sobre a estrutura ou componente a ser duplicado, pressionando o botão direito e arrastando até o elemento alvo dá árvore e soltando sobre o mesmo. Se a estrutura alvo for um KIT, a estrutura origem é copiada para dentro do KIT alvo. Se o alvo for o item inicial da árvore, a estrutura é descartada, pois nessa tela não se pode incluir um produto KIT no mais alto nível. O recurso de arrastar e soltar prevê quando se tenta arrastar a estrutura origem para ela mesma ou para um produto que não seja KIT, ignorando então quando soltar a estrutura sobre esses componentes.
Para poder pré-definir uma estrutura KIT tendo outros componentes KITS dentro dela, a tela de composição exclusiva da produção (Produção\Engenharia\Composição do Produto\Composição Simplificada) já permite essa inclusão, embora não possua uma visualização multinível. Naquela tela, a estruturação obedece aos níveis das origens dos produtos.
Descrição de outras funcionalidades específicas da tela
Detalhes da tela
Configuração da grade de produtos
Estão habilitadas as opções de configuração de grade para ocultar ou exibir campos, remover campos da grade, alterar o posicionamento dos mesmos e o seu tamanho. As configurações podem ser acessíveis pelo mouse através da célula do canto superior direito, que apresenta a letra C em azul, ou pressionando o botão direito do mouse sobre a grade e selecionando a opção Configurar pelo menu suspenso. Recomenda-se não remover campos obrigatórios (exemplo: produto e derivação) ou modificar a posição de campos que dependem de outros campos, pois algumas consistências poderão exigir os dados sem que se tenha passado pelos mesmos, ou afetar filtros dos campos que possuem o botão de pesquisa.
Processamento em memória
A tela trabalha com os dados do pedido em memória, ou seja, nenhuma alteração é efetivada na base enquanto o usuário não utilizar o botão Processar. Para prevenir que o usuário altere o pedido e saia da tela sem processar o pedido, é exibida uma mensagem de aviso solicitando confirmação da saída caso o pedido tenha sido alterado, mas não processado.
Detalhes técnicos da estruturação em níveis (para montagem de relatórios, consultas ou regras):
- Um componente de produto KIT sempre possui um campo indicativo de qual é seu item KIT de nível superior, sendo utilizado o campo de nome sequência do item principal que originou este item (pela estrutura do produto montado ou KIT). Como a estrutura de produto montado utiliza o mesmo indicativo, existe outro campo para indicar que o item é componente de um KIT, cujo nome é Indica se o componente é uma composição de Kit (assume o valor S - SIM ou N - Não).
- Um produto KIT possui o indicativo no próprio cadastro de que é um produto KIT. O indicativo tem o nome de Indicativo que os produtos produzidos desta família são Kit c/ vários produtos agregados p/ venda (não gera OP).
Identificadores de Regras
| VEN | 000CONIT01 |
| VEN | 120EXCLU01 |
| VEN | 120ANNEC01 |
English
Español
English
Español


