Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Gerenciamento > Solicitação de Manutenção

F103SMT - Solicitação de Manutenção

Conceito

Permite realizar a solicitação de uma manutenção de algum serviço podendo ou não este estar ligado a um equipamento. As solicitações de manutenção manuais geralmente são utilizadas para situações emergenciais de quebra, ou conserto de equipamentos e instalações de forma a atender uma demanda imediata de conserto. Toda manutenção solicitada é gerada como planejada para ser executada na data e hora prevista, esse processo que define a prioridade e liberação para execução das manutenções solicitadas será controlado e tratado na programação das manutenções. 

Processo

Esta tela permite dois estados, inserção e consulta.

  1. Na inserção:
    • estado que ocorre quando não for informado o número da manutenção;
    • habilita todos os campos para informar sobre a manutenção;
    • a partir da definição da forma de obtenção da manutenção, se essa obtenção for "Produzida", é calculado o tempo previsto da manutenção (o qual não é uma informação absoluta, pois pode-se alterar como quiser as datas e horas prevista de inicio e fim), porém esse tempo é mostrado após a data e hora prevista de início forem informadas;
    • após acionar o botão Inserir, será gerado o número da manutenção;
  2. Na consulta:
    • estado que ocorrerá quando é informado o número da manutenção;
    • não é possível fazer alterações nos demais campos, pois trata-se apenas para visualizar as informações da solicitação de manutenção;  

Campos

Equipamento/Ferramenta
Informar o código do equipamento que deseja executar alguma solicitação de manutenção, quando a manutenção não estiver relacionada ao equipamento essa informação não precisa ser informada, pois nesse caso ela estará somente ligada ao centro de custo solicitante.

Número Manutenção
Número da manutenção, esse valor quando se cadastra uma nova solicitação deve ser deixado zerado, pois o próprio sistema se encarrega de gerar o próximo número disponível para a empresa e equipamento ao qual ela se relaciona.

Filial
Informar para qual filial da empresa a manutenção está sendo planejada de se executar. Quando é informado um equipamento não podemos mudar o número da filial, pois ela esta nativamente ligada ao seu respectivo bem na gestão de patrimônio. Quando a manutenção é predial, ou seja, que não se vincula a um equipamento em específico poderemos informar qualquer filial da base de dados que se vincule a empresa logada.

Regras:
  1. Quando criar uma solicitação de manutenção e que não tenha vínculo com nenhum equipamento irá ser sugerida a filial logada, permitindo alterar a mesma para qualquer outra.
  2. Quando criar uma solicitação de manutenção e que tenha vínculo com um equipamento irá ser sugerida a filial que está vinculada ao código do bem relacionado no cadastro do equipamento, e não pode ser alterada.
  3. Caso seja informado um equipamento e o mesmo não possua um bem vinculado ao seu cadastro deve sugerir a filial logada, permitindo que a mesma seja alterada.

Centro de Custos Solicitante
Indicativo de qual centro de custo que está solicitando a manutenção. Esse centro de custo é quem receberá os gastos provenientes com a manutenção desde os tempos empenhados, até os componentes consumidos. Pois as requisições e movimentações de estoque vinculadas as requisições geradas serão movimentados no centro de custo indicado na manutenção. Esse centro de custo pode ser alterado mesmo que ele não seja o que está ligado ao equipamento que a manutenção será executada.

Regras:

  1. Quando criar uma solicitação de manutenção e que não tenha vínculo com nenhum equipamento o centro de custo irá vir vazio e o usuário pode escolher um centro de custo para a manutenção.
  2. Quando criar uma solicitação de manutenção e que tenha vínculo um equipamento irá ser sugerido o centro de custo que está ligado ao equipamento, permitindo alterar o mesmo para qualquer outro.

Grupo
Apenas com caráter de consulta e visualização de qual grupo que o equipamento ou ferramenta estão vinculados. Essa informação não sofre interação do usuário pois é sempre carregada com base no que tem informado no cadastro do equipamento.

Tipo
Tipo da manutenção solicitada, pode ser:

A maioria das empresas só se lembra de consertar seu equipamento quando ele quebra. Quando isto acontece precisa sair correndo atrás de alguém para recolocar o mesmo em funcionamento. Este é um exemplo típico de uma Manutenção corretiva, quer dizer, onde o conserto é feito depois de constatado algum defeito. O ideal é que a manutenção seja apenas quando tiver acontecido realmente um acidente, isto é, algo não previsível. É a mesma coisa que você usar um carro sem fazer as manutenções e ficar "surpreso" quando um belo dia ele te deixa na mão. Assim como o carro, os equipamentos também precisam de manutenções rotineiras, justamente para não ser pego de surpresa e ter que sair correndo para recolocar o mesmo em funcionamento. Você já deve ter percebido, portanto, que existem diversos tipos de manutenção. Na verdade, existem três tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva. Vejamos em detalhes:

Serviço
Indica qual o serviço que se referencia a manutenção a ser executada, ou seja, o serviço na realidade é a própria especificação da manutenção. Toda solicitação de manutenção é obrigado que se defina que serviço será executado.
Será carregado automaticamente o valor do serviço cadastrado na tela "F070EPR", página "Manutenção" campo Serviço Manutenção Corretiva, podendo ser alterado.

Tipo Geração
Indicativo da origem geradora da solicitação da manutenção, essa origem pode ser "Manual ou Automática", ou seja, quando for pela solicitação manual sempre será manual, e quando for gerada por um processo que não tem a interferência do usuário ele será automático.

Forma de Obtenção
Forma de obtenção da manutenção:

Indica como o serviço da manutenção poderá ser a obtido, ou seja, indica se ele será produzido internamento, ou comprado de terceiros. Vale salientar que estamos nos referenciando aqui a manutenção propriamente dita e não outros serviços que se façam necessários. Um exemplo prático para melhor entender essa questão é o seguinte, imagina que tenho uma reforma para fazer em uma máquina, então gero uma manutenção com base no serviço reforma geral, mas nada impede que queira comprar um serviço externo para pintura do equipamento. Esse serviço de pintura não está relacionado a forma de obtenção mas sim o de reforma geral. Podemos ter formas de obtenção (compradas e produzidas), quando compradas o sistema ao programar a respectiva manutenção irá gerar uma solicitação de compras, e quando produzido irá gerar uma ordem de serviço.

Regras:

Código Categoria
Indicado qual a categoria de manutenção que essa manutenção de aplica, as categorias de manutenção são cadastradas na tela "F103CAT", e disponibilizadas de forma a gerar informações agrupadas sobre as categorias que se enquadram cada manutenção.

Regras:

  1. A categoria será sugerida para o usuário conforme o que está cadastrado no serviço "Categoria Manutenção", e pode ser alterada, portanto só carrega a informação a nível de sugestão podendo essa ser alterada para qualquer outra.

Código Prioridade
Permite informar o código da prioridade de manutenção, cadastradas na tela "F103PRI".

Campo não obrigatório onde o usuário pode cadastrar os valores que quer controlar. A função dessa informação é que o usuário possa definir níveis de prioridade para as manutenções de modo a priorizar as mais relevantes do ponto de vista técnico e operacional dentro da fábrica.

Desc. Manutenção
Informações complementares que se façam necessárias para quem irá executar a manutenção de forma a tornar claro o tipo de serviço a ser executado quando esses forem cadastrados de forma mais genérica. Serve como informação de atenção ou de especificações técnicas a serem conhecidas pelo operador que irá executar o processo da manutenção no equipamento. Tem grande valia para quem executa, pois direciona o trabalho conforme o que é necessário e que o serviço por si só não defina.

Previsão Início
Informativo da data e hora que é previsto o início da manutenção. Utilizada para que o responsável pelo setor de manutenção possa ter uma melhor visão do planejamento das manutenções previstas.

Regras:

  1. Após informar valor no campo Serviço irá sugerir automaticamente a data e hora atual no campo Previsão Início.
  2. Permite informar a data e hora prevista de início da manutenção igual ou maior que a data e hora atual.

Previsão Fim
Informativo da data e hora que é previsto o fim da manutenção. O usuário pode alterar os tempos de início e término da manutenção. Quando altera a data / hora de início deve recalcular a data e hora de fim de acordo com a regra 1 e regra 2.

Regras:

  1. Quando for uma manutenção onde a forma de obtenção for produzida o sistema irá calcular o tempo total do roteiro para o serviço da manutenção e somar esse tempo ao tempo previsto de início calculando dessa forma a data e hora do tempo final da manutenção.
  2. Quando trocar o valor do campo Serviço irá recalcular automaticamente os valores de data e hora fim com base nos tempos do roteiro cadastrado para o novo serviço informado.
    Para consultar o detalhamento sobre o cálculo de tempo das sequências operacionais e estágios de OP, clique aqui.
  3. Quando a forma de obtenção for comprada irá sugerir a data e hora final como sendo 1 minuto após a data e hora de início.
  4. Não permite informar data e hora final menores ou iguais a data e hora de início.

Botões

Personalizados
Permite permite informar e visualizar valores de campos de usuário inseridos na tabela "E103EMT".

Observação

Após criar os campos de usuário na tabela "E103EMT", deve-se inserir a solicitação de uma manutenção, após isto, limpar os dados da tela (Botão Cancelar) e consultar a manutenção novamente, então este botão ficará disponível para visualização/edição, ou chamar uma manutenção já criada que esse botão também estará disponível.

Identificadores de regra

MNT 103TSMEQ01

Este artigo ajudou você?