Controladoria > Siscoserv > Geração de arquivos > Exportação

Exportação e importação de arquivo

O envio dos arquivos do Siscoserv deve ser realizada pelos residentes e domiciliados no Brasil que realizam transações de venda ou aquisição de serviços com residentes ou domiciliados no exterior e têm a obrigação legal de efetuar os registros correspondentes no Siscoserv.

Exportação

A exportação ocorre através da troca de arquivos gerados e de retorno entre a XPlatform e o Siscoserv. Os arquivos gerados na XPlatform contém dados de registro que representam cada operação distinta no Siscoserv.

Para realizar a exportação dos arquivos ao Siscoserv:

  1. acesse o menu Gestão Empresarial | ERP > Controladoria > Siscoserv > Declaração > Exportação;
  2. informe os filtros de Empresa, Filial, Módulo. Os filtros de datas são apresentados de acordo com o tipo de registro. Para as operações relacionadas ao RVS e RAS, o filtro pode ser realizado pela data de início da prestação de serviço ou pela data de conclusão da prestação de serviço. E para as operação de faturamento o filtro é feito pela data de pagamento/faturamento;
  3. clique em ;
  4. os arquivos serão armazenados e quando estiverem disponíveis para download, será exibida uma notificação na parte superior da tela ;
  5. para baixar o arquivo disponibilizado, acesse a guia Arquivos exportados da tela de exportação e clique no botão do registro.

Nota

O arquivo .zip que será baixado, contém um arquivo XML para cada tipo de registro exportado.

Validação Siscoserv

  1. acesse o ambiente do Siscoserv utilizando certificado digital e-CPF;
  2. faça o upload do(s) arquivo(s) baixado(s) na XPlatform para a validação;

Observação

O retorno da validação dos arquivos pelo Siscoserv pode ocorrer em até 48 horas.

  1. após o retorno da validação faça o download do arquivo XML disponibilizado;

Importação

  1. acesse o menu Gestão Empresarial | ERP > Controladoria > Siscoserv > Declaração > Geração de Arquivos > Importação;
  2. informe a Empresa, Filial, clique no botão e selecione o arquivo XML disponibilizado pelo Siscoserv;
  3. clique em .

Neste momento, a XPlatform faz a leitura das informações e atualiza o status dos registros de acordo com as informações retornadas pela validação do Siscoserv.

Caso ocorra erro na importação do arquivo retornado pelo Siscoserv, a coluna Importação sistema indicará ERRO.

Ao clicar no botão é possível consultar o motivo do erro de importação.

Segue abaixo um demonstrativo do fluxo de importação para entendimento:

Este artigo ajudou você?