Monitoramento dos serviços on-premise
O monitoramento dos serviços on-premise é o processo que sucede à carga inicial. O tenant é incluído automaticamente no monitoramento um dia após a execução da carga. Com isso, é possível monitorar a comunicação da Senior X com os serviços on-premise, ou seja, se está ocorrendo adequadamente ou se existe alguma falha. Além disso, também é possível se cadastrar para receber e-mails de notificação quando, por algum motivo, a comunicação entre a Senior X e o Gestão Empresarial | ERP não ocorrer. Com todos os serviços on-premise se comunicando corretamente, é garantida a conformidade das informações entre a Senior X e o Gestão Empresarial | ERP e também no sentido inverso.
Para identificar se está ocorrendo erro na comunicação de algum serviço, o nome do tenant será apresentado na cor vermelha, sendo possível identificar qual ou quais serviços não estão respondendo adequadamente. Essas verificações dos serviços on-premises acontecem por padrão a cada 10 minutos (esse tempo pode ser maior ou menor, dependendo da necessidade de cada clientes e serviço. Além disso, essa alteração é realizada apenas pela equipe técnica da Senior).
O monitoramento ocorre através do envio de uma mensagem da Senior X para o serviço respectivo on-premise. Caso não ocorra o retorno em até 10 segundos, o serviço será apresentado no painel na cor vermelha, ou seja, indicando que está acontecendo uma falha nessa comunicação, além de ser enviado um e-mail de notificação para as pessoas cadastradas.
Observação
O e-mail é disparado para o usuário após o serviço falhar 5 vezes em sequência, ou seja, o serviço precisa estar com falha por algum tempo para que o e-mail seja disparado.
Após as 5 falhas, o e-mail é enviado somente uma vez. Quando o problema é resolvido o contador é zerado, e caso ocorra alguma falha novamente, um novo e-mail é enviado pra quem está cadastrado.
Serviços monitorados
- AppManager / ErpService;
- Integrador / ETL;
- ETL Logística;
- DML Logística.
O que você pode fazer:
Acesse o menu Gestão Empresarial | ERP > Integração > Monitor > Serviços on-premisse. Por padrão, serão apresentados os serviços on-premise que estão com falha na comunicação, representados pelo retângulo vermelho com o nome do tenant):
Se nenhum dos serviços on-premise está com falha na comunicação, não é apresentada nenhuma informação.
Ao marcar a opção "Tenants ativos", serão apresentados os serviços on-premise em que a comunicação está sem falhas conforme a imagem:
Ao clicar no tenant (com ou sem falha), você pode visualizar mais informações como:
- status atual do serviço;
- data da última verificação;
- data da última resposta;
- última mensagem de erro quando ocorrer uma falha.
Confira quais podem ser executados:
Acesse os serviços do Windows (services.msc) e reinicie o serviço Senior AppManager. É necessário aguardar alguns minutos e verificar se no Gerenciar de tarefas dos Windows existe pelo menos um processo chamado erp_service.exe rodando.
Caso não exista um processo erp_service.exe rodando, acesse a pasta de logs do Gestão Empresarial | ERP e visualize o último log do erp_service. Ao final do log, deve ser apresentada alguma mensagem de erro. Caso não consiga identificar o erro, vá para a próxima verificação.
Acesse o SenirConfigCenter > AppManagers (árvore) > Cadastro de AppManager e clique no botão Testar Conexão.
Caso ocorra falha nesse teste, existe algum problema com o Rabbit. Portanto, é preciso acessar os serviços do Windows, reiniciar o serviço do Rabbit e testar a conexão novamente. Após a execução dos testes acima, espere no mínimo 10 minutos para verificar novamente no painel de monitoramento se o serviço está realizando corretamente a comunicação.
Se mesmo assim o serviço indicar erro na comunicação, é necessário abrir um chamado para o suporte e anexar os últimos logs do erp_service (pasta de logs do Gestão Empresarial | ERP).
Acesse os serviços do Windows (services.msc) e reinicie o serviço Senior Integrador Senior X x Gestão Empresarial | ERP. Após a execução dos testes acima, espere no mínimo 10 minutos para verificar novamente no painel de monitoramento se o serviço está realizando a comunicação corretamente.
Se mesmo assim o serviço indicar erro na comunicação, é necessário abrir um chamado para o suporte e anexar os últimos logs do erp_service (pasta de logs do Gestão Empresarial | ERP).
Além desses, ainda é possível utilizar estes dois procedimentos:
- ETL Logística;
- DML Logística.
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