Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.14
14/07/2023
Tarefas liberadas: 49
Cadastros
Melhoria na documentação relacionada ao parâmetro que impacta o cálculo das quantidades de pesagens informadas
Melhoramos a nossa documentação relacionada ao campo Pes. deve ser realizada na U.M. estoque produto, presente nas telas de Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) e Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), onde adicionamos informações sobre o impacto que o parâmetro apresenta na rotina de pesagem informada.
Confira a utilização do parâmetro ao acessar a documentação das telas F070FVE e F070FCP.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP)
Suprimentos
Rotina de envio de notificação de recebimento da mercadoria na integração entre o ERP e o app do Produtor Rural
Problema: na integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o app do Produtor Rural, ocorria um erro no envio de dados da notificação de recebimento de mercadoria.
Correção efetuada: ajustamos a integração ao adicionar na rotina de envio da notificação ao App do Produtor Rural os campos Data e Hora do recebimento da mercadoria, feitos através da pesagem realizada na tela de Via Contrato com Classificação (F435CCC).
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
- Integração ERP x App do Produtor Rural
Mercado e Suprimentos
Complementação sobre configurações de dias e meses especiais da tela F028GCP
Complementamos os tópicos sobre a configuração de dias especiais no Cadastro de Cliente (F085CAD) e dias/mês especiais na Condição de Pagamento (F028GCP) com exemplos que explicam de forma detalhada o funcionamento na guia Condição.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento > Cadastro
Identificadores e parâmetros
Alteração na documentação do identificador de regras GER-051DISPN01
Alteramos o conteúdo do exemplo de regra do identificador de regras GER-051DISPN01 para complementar na descrição e explicação de funcionamento.
Local: Ferramentas > Identificador de Regras
Envio do número do lote/série de produto controlado para o WMS WIS
Disponibilizamos o parâmetro global LotDevWMS, que permite enviar para a separação do WMS WIS o número do lote/série, quando for uma nota de devolução com produto controlado por lote/série e que continha essa mesma informação na nota de entrada.
Acesse a documentação da tela Parâmetros Globais (F000PGS) e confira os detalhes do parâmetro LotDevWMS, e também as informações adicionadas no processo de Separação de produtos controlados por lote.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Integrações
Inicialização de constante interna na integração WMS WIS
Problema: na integração com o WMS WIS, quando configurado na tela Parâmetros de Integração (F070INT) o parâmetro Documento para separação como 1-Pré Fatura., o mesmo poderia adotar o comportamento de Nota Fiscal de Saída Eletrônica.
Correção efetuada: ajustamos a inicialização de alguns processos internos para que o comportamento seja como o configurado pelo parâmetro.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros de Integração (F070INT)
Separação da nota fiscal no WMS WIS enquanto está sendo autorizada na SEFAZ
Problema: era possível, na tela de Geração de ordens de separação/recebimento (F000GOW), enviar para a separação no WMS WIS, notas fiscais que já estavam em processo de autorização na SEFAZ.
Correção efetuada: ajustamos para que seja somente possível enviar notas fiscais para a separação no WMS WIS quando essas estiverem com a situação eletrônica como 1-Não Enviada ou 3-Autorizada.
Local: Cadastros > Integrações > WMS > Geração de ordens de separação/recebimento (F000GOW)
Transações
Dados não eram exportados para o arquivo .xlsx na tela F001MTR
Problema: na tela Consulta e Manutenção de Transações (F001MTR), ao filtrar uma transação do módulo de Estoques, o registro era carregado na tela, porém, ao clicar com o botão direito do mouse para exportar para arquivo .xlsx, não era gerado o arquivo de exportação.
Correção efetuada: alteramos a rotina da tela F001MTR para também exportar os dados para o arquivo .xlsx das transações de estoque.
Local: Cadastros > Transações > Manter Transação (F001MTR)
Clientes e Fornecedores
Parâmetro global para gerar a definição/histórico no fornecedor/cliente
A fim de que, ao replicar as definições de fornecedor, o sistema também gere as definições/histórico do cliente relacionado, disponibilizamos o parâmetro global HisForCli. Ele define se o sistema deve gerar a definição/histórico no fornecedor durante a inclusão da definição/histórico no cliente e vice-versa. Para isso, as entidades devem estar ligadas via Cliente como Fornecedor e/ou Fornecedor como Cliente.
Para saber mais, acesse a documentação.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro de Clientes (F085CAD)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Gestão de Tributos
Melhoria na documentação da Apuração em Lote (F661APL)
Ao fazer a apuração na tela F661APL, pode ser apresentada a mensagem É obrigatório que a forma de rateio nos lançamentos de origem seja 0 - Sem Rateio ou 2 - Pré-Definido s/ Confirmação. Complementamos a documentação indicando que isso é feito na tela de Transações de Contas a Pagar (F001TPA), campo Forma Rateio em Pagar 1.
Local: Manual do usuário > Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração em Lote (F661APL)
Observação para o registro K355 do SPED ECF
Complementamos a documentação do registro K355 do SPED Contábil Fiscal (ECF), indicando que é necessário haver um zeramento (histórico com tipo zeramento) vinculado ao lançamento da conta (E046HPD.TIPHPD = Z).
Local: Manual do usuário > Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Contábil Fiscal (ECF) > Leiaute - Escrituração Contábil Fiscal (SPED ECF) > Bloco K
Notas fiscais canceladas não são consideradas na consulta nas telas F660CIN e F660BLA
Complementamos a documentação das telas Consulta de Itens de Notas Fiscais (F660CIN) e Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA) com a informação de que elas não levam em consideração notas fiscais canceladas durante a consulta, mesmo se essa condição tiver sido definida no filtro de pesquisa.
Locais:
- Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > F660CIN - Consulta de Itens de Notas Fiscais
- Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Lançamentos
Correção ao gerar arquivo DESIF com declaração
Problema: ocorria o erro Access violation at address (...) ao gerar o arquivo da DESIF (F669GDM), quando havia relatório para o ISS municipal na declaração utilizada.
Correção efetuada: corrigimos a geração do arquivo da DESIF.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Municipais > DESIF (F669GDM)
Ajuste na exportação do relatório 065 - NFTS - São Paulo (CIAM065.GER)
Ajustamos o relatório 065 - NFTS - São Paulo (CIAM065.GER) a fim de exportar o campo Data de Pagamento da Nota do Detalhe corretamente. Acesse a documentação para conferir o leiaute.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 065 - NFTS – São Paulo (CIAM065.GER)
Ajuste na exportação do relatório 050 - Declaração de Serviços - GISS Online (CIAM050.GER)
Ajustamos o relatório 050 - Declaração de Serviços - GISS Online (CIAM050.GER) a fim de adequá-lo ao leiaute 22 da GISS Online. Para saber mais, acesse a documentação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 050 - Declaração de Serviços – GISS Online (CIAM050.GER)
Código do município no registro D100 do SPED Fiscal
Problema: ao gerar o arquivo do SPED Fiscal (F669EFD), os campos 24 (COD_MUN_ORIG) e 25 (COD_MUN_DEST) do registro D100 traziam incorretamente o código IBGE caso o CEP cadastrado (F008CEP) estivesse inserido em faixas de início e fim.
Correção efetuada: corrigimos a geração do código IBGE (F669EFD) conforme cadastrado na faixa do CEP (F008CEP).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Observação na página de exportação da EFD-Reinf
Problema: a documentação da tela de exportação da EFD-Reinf (F669ERE) não informava sobre a limitação de uso em ambiente Middleware Senior.
Correção efetuada: inserimos uma observação na página da tela indicando que, por ser um arquivo eletrônico com muitas informações, sua geração deve ocorrer em uma estação Gestão Empresarial | ERP ou Gestão Empresarial PME | GO UP, não sendo possível executar a rotina em ambientes Middleware Senior, WA (Windows Access) ou BA (Browser Access).
Local: Manual do usuário > Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
Documentação completa da EFD-Reinf
Atualizamos as páginas relacionadas à EFD-Reinf com as implementações para atendimento ao ADE COFIS nº 23/2023, que trouxe o novo leiaute 2.1.2. Confira:
- Conceito, com as parametrizações iniciais e rotinas da EFD-Reinf
- Integração, com as origens das informações para os registros R-4010 e R-4020
- Exportação
- Leiaute
Acesse também a página da EFD-Reinf em nosso Portal de Exigências Legais para saber mais sobre os prazos, além de ficar atualizado quanto às notícias sobre o assunto.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
- Manual do usuário > Segmentos > Compliance > EFD-Reinf > Leiaute
Gestão de Contabilidade de Custos
Melhoria de performance na tela de Análise do Ponto de Equilíbrio
Nesta versão, realizamos melhorias de performance da rotina por buscas de informações relacionadas a tela de Análise do Ponto de Equilíbrio (F621AEQ).
Locais:
- Custos > Gestão de Preço para Comércio > Análises de Desempenho > Ponto de Equilíbrio (F621AEQ)
- Custos > Gestão de Preço para Indústria > Análises de Desempenho > Ponto de Equilíbrio (F621AEQ)
- Custos > Gestão de Contabilidade de Custos > Análises de Desempenho > Ponto de Equilíbrio (F621AEQ)
Gestão de Contas a Pagar
Melhoria na documentação da tela F501APE
Atualizamos a documentação da tela de Aprovação Multinível de Entradas (F501APE) com informações adicionais sobre o campo Opções, que oferece as seguintes opções:
- Aprovar: aprova os títulos marcados na grade, gerando o controle de aprovação.
- Desaprovar: desaprova os títulos marcados na grade. Quando esta opção estiver selecionada, os títulos que já tiveram baixas e os títulos que movimentaram a tesouraria não serão apresentados.
Ao desaprovar, o controle de aprovação estará com o status CAN - Cancelado e somente o mesmo usuário poderá aprovar novamente os títulos desaprovados. - Reprovar: essa opção estará disponível quando o campo Utiliza Encaminhamento Aprovação na tela F068RNA, para a rotina 24 - Contas a Pagar - Entrada, estiver configurado como S - Sim. Ao reprovar, o controle de aprovação será removido para o usuário atual, permitindo que qualquer usuário possa aprovar novamente. Caso seja necessário, é preciso encaminhar os títulos para aprovação por meio da tela F501COT, a fim de gerar um novo número de controle de aprovação.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Aprovações > Aprovação de Entradas
Horário de envio de TED no layout padrão SAEX11005
Problema: ao gerar a remessa de pagamento eletrônico para o banco Santander na tela Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM), utilizando o layout padrão SAEX11005 (Pagamento SANTANDER (CNAB 240) Remessa), na linha 4, posições 211 à 214, conforme o layout da instituição bancária, deve ser preenchido com zeros o campo referente ao Horário de Envio de TED, o que não estava sendo realizado pelo sistema na geração do arquivo.
Correção efetuada: alteramos o layout padrão SAEX11005 (Pagamento SANTANDER (CNAB 240) Remessa) para que na linha 4, posições 211 à 214, o campo referente ao Horário de Envio de TED, seja gerado com 4 zeros, conforme indica o manual da instituição bancária.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Web services
Ajuste na criação das definições do fornecedor via web service
Problema: na chamada do web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, EntradaTitulosLoteCR, ocorria um erro de Access violation durante a criação das definições do fornecedor.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que crie as definições do fornecedor corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Campos de aprovação multinível no web service de títulos
Problema: ao excluir um movimento de baixa de um título baixado por cancelamento via web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, BaixarTitulosCP, esse título não ficava disponível para ser baixado novamente quando o campo Título Permanece Aprovado Exclusão Baixa da tela Parâmetros da Filial para Contas a Pagar (F070FPA) estava definido como S - Sim.
Correção efetuada: corrigimos o web service para que, ao baixar um título por cancelamento, os campos de aprovação multinível (E501MCP.RotNap, E501MCP.SitApr e E501MCP.NumApr) sejam gravados corretamente no movimento de baixa.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão Orçamentária e Projetos
Cálculo do reconhecimento de receita
Problema: na tela Reconhecer Receita (F615REC), não era realizado o cálculo do contrato quando a data de entrada estava diferente do primeiro dia do mês, retornando a mensagem: Não foi possível gerar cálculo de reconhecimento de receita com base no(s) filtro(s) informado(s).. Por exemplo, um contrato lançado na tela de Contratos de Venda (F160NOV) com data de entrada 30/06/2023, não era realizado o cálculo, efetuado somente quando a data de entrada era o primeiro dia do mês, no caso, dia 01/06/2023.
Correção efetuada: alteramos a rotina de cálculo da tela para considerar as demais datas do período da competência do contrato, ou seja, considerar a data de entrada da tela Contratos de Venda, mesmo que seja uma data posterior ao primeiro dia do mês.
Local: Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Reconhecer Receita (IFRS/POC) (F615REC)
Web services
Exportar imagem de documento ou produto nos web services
A fim de tornar o envio de imagens de documentos e produtos opcional para não sobrecarregar o banco de dados, disponibilizamos dois parâmetros dinâmicos no Cadastro de Empresas (F070EMP):
- EMPRESA.WS.CLIENTE.EXPORTARIMAGEM: esse parâmetro indica se o sistema deve exportar ou não a imagem de documentos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.cliente, porta Exportar
- EMPRESA.WS.PRODUTO.EXPORTARIMAGEM: esse parâmetro indica se o sistema deve exportar ou não a imagem do produto no web service com.senior.g5.co.int.varejo.produto, porta Exportar
Eles são acessados via tela F070EMP, botão Par. Dinâmicos. O valor padrão é S - Sim.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração de autorização para NFS-e cancelada
Problema: ao cancelar uma NFS-e não autorizada, na tela Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN), o sistema emitia mensagem indicando que gerou o arquivo XML. Porém, nesse processo, o sistema não gerava o XML, já que não existe o processo de inutilização de NFS-e não autorizada. O sistema também aceitava retorno de autorização para a NFS-e mesmo que a nota estivesse em situação 3 - Cancelada.
Correção efetuada: alteramos para que, no ato de cancelamento de NFS-e, o cliente seja informado que o XML não foi gerado e, além disso, o sistema não aceitará retorno de autorização para NFS-e em situação 3 - Cancelada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Observação na documentação sobre recebimento com divergências no processo de recebimento da integração logística
Incluímos, na documentação do processo de recebimento na integração logística com o Gestão de Armazenagem | WMS WIS, uma observação no item Mercadoria a menos da tabela do tópico Recebimento com divergências. Na observação, é explicada a utilização do identificador de regras VEN-000TNSDW01 para poder sugerir transações na nota fiscal de saída do tipo devolução.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Recebimento
senior X Platform
Observação na página de Pré-requisitos de instalação do ambiente cloud
Problema: a documentação dos Pré-requisitos de instalação do ambiente cloud não explicava como acessar algumas das URLs.
Correção efetuada: inserimos a seguinte observação no item 5 da página:
- As URLs indicadas abaixo não podem ser acessadas via navegador/browser, pois dependem de um contexto. Elas devem ser definidas como URLs base com final variável. Um exemplo de caractere curingaSão caracteres especiais que sinalizam ao sistema que qualquer caractere é esperado em seu lugar. na maioria dos servidores proxy é o "*" (asterisco)
- https://oss.maxcdn.com
- https://fonts.googleapis.com
- br-com-senior-blob-service-shared-area.s3-sa-east-1.amazonaws.com
- br-com-senior-blob-service-[nome_tenant]
Local: Manual do usuário > senior X Platform - Manual do Usuário > Instalação > Ambientes > Cloud > Pré-requisitos
Retorno da ordem de recebimento na integração com o Gestão Empresarial | ERP
Problema: ao retornar a ordem de recebimento para o Gestão Empresarial | ERP, ocorria a seguinte mensagem na senior X Platform: Erro ao processar retorno da ordem de recebimento: Conferência a maior não suportada., impedindo a integração.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que não ocorram erros e a ordem de recebimento integre normalmente.
Gestão de Chão de Fábrica
Quantidade total utilizada da ferramenta ao apontar a O.P. não era atualizada
Problema: ao movimentar uma O.P. que utilizava uma ferramenta, não era atualizada a quantidade total utilizada da ferramenta. Isso ocorria quando a ferramenta era utilizada por outra O.P., na qual tinha apenas o apontamento de início, sem ter ainda o apontamento de fim. Com isso, a falta de validação desse cenário afetava o controle da quantidade total utilizada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema, onde implementamos uma validação que irá verificar se existe outra O.P. utilizando a ferramenta, na qual tem apenas o apontamento de início, sem ter o apontamento de fim. Assim, o problema de não atualizar corretamente o controle da quantidade total utilizada da ferramenta será evitado.
Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Finalização de O.P. > Movto/Fim Operador Individual (F909MIF)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Situação dos documentos eletrônicos no retorno da rejeição pela SEFAZ
Problema: na emissão de um documento eletrônico para a Sefaz, quando ocorria alguma instabilidade na comunicação do eDocs com os servidores da mesma, o eDocs retornava para o Gestão Empresarial | ERP a rejeição 10006 - Problemas na comunicação com a Sefaz (sistema iniciou rotina de consulta de disponibilidade) ou a Sefaz retornou a resposta nula. Não é possível determinar o motivo. ou 10009 - Ocorreu um erro durante o processamento do documento. É possível que o documento esteja autorizado na Sefaz, reprocesse-o para atualizar sua situação, no entanto, o documento no ERP continuava com a situação eletrônica igual a 2 - Enviada.
Esse comportamento apenas ocorria quando o parâmetro Software Emissor NF-e, da tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), guia Documentos Eletrônicos, estava configurado com o valor 02 - eDocs - Envio e Retorno via Web Service eDocs.
Correção: alteramos a rotina de consulta do documento, realizada através das telas Consulta de Notas Fiscais de Saída (F141CNS) e Importação de documentos e retornos do eDocs (F000FRE), para que, nesses casos, se o eDocs estiver retornando a rejeição 10006 ou 10009, o documento tenha sua situação alterada para 4 - Rejeitada.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Documentos eletrônicos (F141CNE)
- Recursos > Importação de documentos e retornos do eDocs (F000FRE)
Alteração em cancelamento de NF-e ou CT-e emitido em contingência
Problema: ao solicitar o cancelamento de NF-e ou CT-e, através da telas F140CAN, autorizado em contingência, era exibida a mensagem Não é possível excluir a nota X gerada em contingência, deseja inutilizar a nota?
Correção efetuada: alteramos a rotina de cancelamento de NF-e e CT-e para que a mensagem de inutilização seja apresentada apenas nos casos em que esses documentos não estejam autorizados, já que somente nessa condição é possível solicitar a sua inutilização. Quando a situação do documento eletrônico for 3 - Autorizada, o sistema gerará o cancelamento da NF-e ou CT-e, não sua inutilização.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Bloqueio do cancelamento de notas fiscais de saída eletrônicas que não estejam em poder da empresa
A fim de prevenir o protesto ou cancelamento inadequado de notas fiscais de saída eletrônicas cujo portador não é a empresa emissora, modificamos a tela de Emissão e cancelamento (F140CAN) para advertir o usuário ao tentar cancelar uma nota nessa situação. Com o ajuste, a mensagem de erro Título não está em portador empresa! O cancelamento não poderá ser efetuado! será exibida, interrompendo o processo de cancelamento.
Para tanto, implementamos duas novas variáveis para o Identificador de Regras VEN-140DTCAN01, que possibilitam que o usuário saiba o código do portador da filial e do título das parcelas.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Envio de nota para autorização na SEFAZ, enquanto ainda em separação no WMS WIS
Problema: quando utilizada a integração com o WMS WIS, era possível enviar uma nota para autorização na SEFAZ enquanto ela ainda estava em processo de separação no WMS WIS.
Correção efetuada: incluímos uma trava na tela de emissão e cancelamento (F140CAN), não listando as notas que foram enviadas para separação no WMS WIS.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Geração de separação para WMS WIS de nota de saída quando configurada para integrar por pré-fatura
Problema: era possível gerar uma pendência de separação para o WMS WIS de uma nota fiscal de saída, ainda que esta estivesse configurada para integrar por pré-fatura.
Correção efetuada: ajustamos para que não ocorra esta geração de pendência.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Gestão de Transporte (TMS)
Habilitado CT-e tipo substituição para a versão 4.00 e outros ajustes
A geração de CT-e dos tipos 2 - CT-e de Anulação e 3 - CT-e Substituto foi retirada pela SEFAZ na versão 3.00. Na versão 4.00 do CT-e e CT-e OS, o tipo 2 - CT-e de Anulação foi retirado e o tipo 3 - CT-e Substituto foi habilitado. Sendo assim, ajustamos as seguintes rotinas para adequar o sistema à NT 2023.001:
- Preparação de CTRC (F140COL)
- CT-e Outros Serviços (F140COS)
- Web service com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte, porta GravarCTRC
Para mais informações, verifique a NT 2023.001 e a nossa página sobre Emissão de CT-e.
Locais:
- Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)
- Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração - Outros Serviços (F140COS)
- Manual do usuário > Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > Emissão de CT-e
Gestão de Distribuição
Alteração ao gerar pré-fatura (F135FCP) com uso do IR COM-135CGFCA02
Problema: o sistema não executava o IR ao gerar pré-faturas (F135FCP) na opção Gerar Pré-Fatura por transação de item e com o Identificador de Regras COM-135CGFCA02 ativo.
Correção efetuada: concluímos uma alteração no sistema para que a geração da pré-fatura seja executada (F135FCP) quando o usuário estiver usando a opção Gerar Pré-Fatura por transação de item.
Também adicionamos a mensagem Consulte a documentação e revise a regra ligada ao identificador COM-135CGFCA02 (...) para impedir o usuário de realizar alguma consistência quando a operação a ser executada no IR COM-135CGFCA02 for GERANDO ou FECHANDO. Consistências só poderão ser feitas quando a operação for CONSISTINDO, conforme descrito na documentação do IR.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos (F135FCP)
Gestão de Vendas
Consistência no campo Início Reajuste na tela Contratos de Venda (F160NOV)
Problema: sistema não consistia corretamente a criação do contrato na tela Contratos de Venda (F160NOV) quando o campo Início Reajuste era preenchido antes do campo Início Faturamento e a data informada em Início Reajuste era inferior à data selecionada em Início Faturamento.
Correção efetuada: alteramos para consistir o campo Início Reajuste caso a data tenha sido preenchida e essa data seja inferior à informada no campo Início Faturamento durante a geração de um novo contrato.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro > Contratos de Venda (F160NOV)
Processos Automáticos
Geração do romaneio ao faturar uma carga na integração WMS WIS
Problema: ao faturar uma carga no retorno da separação, não era gerado romaneio via rotina Sapiens 84, utilizada no processo automático da integração com o WMS WIS,.
Correção efetuada: implementamos para que seja gerado o romaneio no processo automático da integração.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Retorno de expedição do WMS WIS: execução do identificador de regra VEN-000TNSDE01
Problema: ao executar o processo agendado para retorno de expedição do WMS WIS, o identificador de regra VEN-000TNSDE01 não era executado.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o identificador de regra seja executado corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Correção no retorno de nota fiscal de entrada na integração com o Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Problema: o sistema apresentava a mensagem Não foi possível processar a Nota Fiscal - Situação da Nota Fiscal diferente de 1 ou 4. Operação não permitida ao retornar a nota fiscal de entrada na integração com o Gestão de Armazenagem | WMS WIS na tela Consulta de Ordens de Separação/Recebimento (F000COW).
Correção efetuada: alteramos a rotina para realizar a integração de nota fiscal de entrada corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Alteração de situação da nota fiscal eletrônica no retorno da separação do WMS WIS
Problema: na integração com o WMS WIS, ao efetuar o retorno de separação de uma nota fiscal eletrônica que já estava autorizada na SEFAZ, esta era colocada novamente em situação de envio para a SEFAZ.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o retorno de separação funcione normalmente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Gestão de Recebimento
Duplicação indevida de observações manuais
Problema: ao informar uma ou mais observações manuais na pesagem de entrada na tela Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC) e processar a pesagem de saída, o sistema duplicava indevidamente todas as observações manuais.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as observações manuais não sejam duplicadas.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Ordens de recebimento não eram geradas na tela F445FNA
Problema: ao fechar Notas na tela Fechamento Agrupado de Notas Fiscais de Entrada (F445FNA), não eram geradas as ordens de recebimento para integração com o WMS WIS.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que as ordens de recebimento sejam geradas corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Fechamento agrupado (F445FNA)
Registro de movimentação de patrimônio via Nota de devolução de entrada não era exibido
Problema: ao realizar uma transferência de bem, via transação entre centro de custo de uma Nota de remessa, as movimentações entre os centros de custos são registradas normalmente. Porém, quando era feita a devolução desse bem via Nota de entrada, essa movimentação não gerava registro no cadastro de bem.
Correção efetuada: ajustamos o sistema, adicionando a geração de movimento de bens também quando o tipo de movimento da transação, informada na Nota, for do tipo 3 - Transferência.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Melhoria de performance na importação de documentos de entrada
A fim de aumentar a performance na importação de documentos eletrônicos de entrada, fizemos melhorias na tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) e no processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada. Em relação ao processo automático, destacamos que, quanto menos chamadas forem feitas, melhor, pois assim a rotina pode armazenar em cache as informações, melhorando o desempenho.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Web services
Disponibilizado o campo TipCte no web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, para fazer a integração de CT-e, não havia disponível o campo Informação do tipo de CT-e (TipCte) no web service. Com isso, todos os CT-es ficavam com o tipo 0 - CT-e normal.
Correção efetuada: disponibilizamos, no web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, o campo TipCte para que a integração de CT-e seja realizada corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Compras
Identificador de regras GER-000BUDEP03 não era executado
Problema: quando utilizada a rotina de fechamento de ordem de compra para gerar um pedido, o identificador de regras GER-000BUDEP03 não estava sendo executado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o identificador de regras seja executado corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Ordem de Compra Agrupada (F420GOC)
Sistema não avisava da falta de notificação por e-mail para Fornecedor no momento de fechamento da ordem
Problema: ao aprovar e fechar ordens de compra na tela Aprovações Multinível de Ordens de Compra (F420APR), não era apresentada nenhuma notificação ao operador, caso o Fornecedor não tivesse e-mail informado em seu cadastro (tela Cadastro de Fornecedores (F095CAD)), quando o sistema tentava notificar por e-mail sobre o fechamento da ordem.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o operador receba um aviso, caso o Fornecedor não tenha e-mail informado em seu cadastro, no momento em que a ordem for fechada e o sistema tentar fazer a notificação de fechamento por e-mail.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Aprovações multinível (F420APR)
Integrações
Exportar imagem de documento ou produto nos web services
A fim de tornar o envio de imagens de documentos e produtos opcional para não sobrecarregar o banco de dados, disponibilizamos dois parâmetros dinâmicos no Cadastro de Empresas (F070EMP):
- EMPRESA.WS.CLIENTE.EXPORTARIMAGEM: esse parâmetro indica se o sistema deve exportar ou não a imagem de documentos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.cliente, porta Exportar
- EMPRESA.WS.PRODUTO.EXPORTARIMAGEM: esse parâmetro indica se o sistema deve exportar ou não a imagem do produto no web service com.senior.g5.co.int.varejo.produto, porta Exportar
Eles são acessados via tela F070EMP, botão Par. Dinâmicos. O valor padrão é S - Sim.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração de autorização para NFS-e cancelada
Problema: ao cancelar uma NFS-e não autorizada, na tela Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN), o sistema emitia mensagem indicando que gerou o arquivo XML. Porém, nesse processo, o sistema não gerava o XML, já que não existe o processo de inutilização de NFS-e não autorizada. O sistema também aceitava retorno de autorização para a NFS-e mesmo que a nota estivesse em situação 3 - Cancelada.
Correção efetuada: alteramos para que, no ato de cancelamento de NFS-e, o cliente seja informado que o XML não foi gerado e, além disso, o sistema não aceitará retorno de autorização para NFS-e em situação 3 - Cancelada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Finanças
Ajuste na criação das definições do fornecedor via web service
Problema: na chamada do web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, EntradaTitulosLoteCR, ocorria um erro de Access violation durante a criação das definições do fornecedor.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que crie as definições do fornecedor corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Campos de aprovação multinível no web service de títulos
Problema: ao excluir um movimento de baixa de um título baixado por cancelamento via web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, BaixarTitulosCP, esse título não ficava disponível para ser baixado novamente quando o campo Título Permanece Aprovado Exclusão Baixa da tela Parâmetros da Filial para Contas a Pagar (F070FPA) estava definido como S - Sim.
Correção efetuada: corrigimos o web service para que, ao baixar um título por cancelamento, os campos de aprovação multinível (E501MCP.RotNap, E501MCP.SitApr e E501MCP.NumApr) sejam gravados corretamente no movimento de baixa.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Menu de contexto ao clicar com o botão direito
Removemos o menu de contexto/menu flutuante ao clicar com o botão direito nas telas do ERP XTended utilizando a opção XT Otimizado (CEF4). Dessa forma, o caminho da tela será copiado ao clicar com o botão direito nela.
Local: XTended > Menu