Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.16
28/07/2023
Tarefas liberadas: 47
- 04/08/2023: removemos as matérias Teste de conexão com a URL ao efetuar a publicação de web services e Consistência de campos com ligação para tabela externa sem campo físico vinculado em SGI, que foram liberadas na versão 5.10.3.17.
- Complementamos o texto da matéria Cancelamento de CT-e na versão 4.00, incluindo um novo cenário
Alteração no TBS
Esta versão teve alterações na estrutura da base de dados. Confira o detalhamento no relatório de alterações em TBS.
Suprimentos
Ordem de compra em fixações parciais
Problema: ao fazer uma fixação com quantidade parcial envolvendo a geração de nota de devolução financeira, em alguns casos, a situação da ordem de compra ficava incorretamente como 4 - Liquidado.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de fixação para que, nas fixações de quantidades parciais, a ordem de compra permaneça com a situação como 2 - Aberto Total.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Recursos
Customização das informações enviadas para o App do Produtor Rural
Melhoramos o Processo Automático 151, que realiza a integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o App do Produtor Rural, onde adicionamos o identificador de regra INT-115PRPCM01, implementado no módulo INT-Integrações, permitindo customizar a preparação das pendências de integração de envio ao APP do Produtor Rural.
Confira os detalhes em nossa documentação do identificador INT-115PRPCM01.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
Inativação de classificações e validações das origens na integração com o Gestão Safra
Em processo de melhorias na integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o Gestão Safra, liberamos um tratamento realizado no cancelamento de pesagem e adicionamos validações das origens da classificação no processo automático 157.
A partir desta versão, ao cancelar uma nota fiscal que foi originada de uma pesagem, o sistema irá inativar a classificação enviada ao Gestão Safra. Junto a esta implementação, adicionamos validações das origens da classificação, onde, no envio da classificação a mesma não estiver com a Família, Safra, Item de Classificação e Unidade de Medida já integradas, haverá um aviso por meio de log na tela Log de Integrações - ERP x senior X (F115PRL).
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 157 - Integração ERP x Gestão Safra
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Manual de Processos do Agronegócio
Melhoria na documentação do passo a passo da entrada de produtos no agronegócio
Melhoramos a nossa documentação de Passo a Passo da entrada de produtos no Manual de Processos do Agronegócio. Em relação a Nota tipo 1, especificamos sua relação com os campos da tela de Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC) ao optar por nota fiscal no processo de recebimento do produto.
Local: Manual do Usuário> Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Passo a passo do recebimento
Cadastros
Ajuste em botões e novas nomenclaturas para a tela do processo automatizado de integração com a GATec
Problema: quando era utilizado o botão Cancelar ou Sair na tela F000PIM, o sistema retornava uma mensagem de aviso: É necessário ao menos informar uma empresa., mesmo quando não havia dados inseridos na tela.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que os botões Cancelar ou Sair funcionem de forma adequada.
Nota
Junto à liberação desta correção, realizamos a alteração de nomenclaturas dentro da tela F000PIM, que agora passa a ser denominada como Gestão de Campo, ao invés de Processo de Implantação de Módulos GAtec/ERP. O caminho de acesso também recebeu ajustes para melhorar a usabilidade no ERP, feito pelo seguinte caminho: Cadastro > Integrações (1) > Implantação de Módulos de Integração > Gestão de Campo. Já na grade de módulos contratados, alteramos também a nomenclatura de uma das seleções, de Sulcro/Alcooleiro para Sulcroalcooleiro.
Local: Cadastros > Integrações (1) > Implantação de Módulos de Integração > Gestão de Campo (F000PIM)
Identificadores e parâmetros
Inclusão da variável VSNumCco na documentação do identificador de regra TES-600GMOGA02
Incluímos na documentação do identificador de regra TES-600GMOGA02 as informações sobre a variável VSNumCco.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Ajuste na descrição da finalidade do identificador de regra EST-210LIDEP01
Ajustamos a descrição da finalidade do identificador de regra EST-210LIDEP01. A partir desta versão a descrição informa que o objetivo desse identificador é fazer ligações automáticas de produtos ao depósito quando um movimento de estoque de entrada é gerado a partir de uma transferência, através de telas que geram processos de transferência de estoques, web service de movimentação de estoque ou web service de cadastro de produtos, porta Cadastrar.
Local: Ferramentas > Identificador de Regras
Tipo de variáveis do identificador de regras CPR-420EMAOC01
Problema: a documentação do identificador de regras CPR-420EMAOC01, informava que as variáveis VSCODEMP e VSCODFIL eram do tipo ALFA, o que estava incorreto.
Correção efetuada: ajustamos a documentação, alterando o tipo das variáveis corretamente para NÚMERO.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Manter instruções de Pedido de Baixa com a situação Ativo
Disponibilizamos o parâmetro global ManIstBxa. Ele define se mantém as instruções de "Pedido de Baixa" com a situação "Ativo" na baixa do Contas a Receber se o portador da instrução for diferente do título.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Web services
Alterar informações de cliente duplicado via porta GravarClientes
Problema: ao modificar um cliente, caso na base de dados houvesse outro cliente cadastrado que repetisse o mesmo CPF/CNPJ, o sistema não permitia a alteração do registro através do web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes. Essa situação poderia ocorrer se a tela de Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) tivesse o campo CNPJ/CPF Cliente Repetido configurado inicialmente para S - Sim e, após o cadastro de clientes com CPF/CNPJ repetidos, fosse alterada para N - Não, fazendo o web service checar se havia outro cliente com mesmo CPF/CNPJ antes de salvar as informações.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, caso haja outro cliente com o mesmo CodCli ou CgcCpf já cadastrado no banco, a operação será considerada como uma alteração de cadastro ao invés de uma inserção, não disparando a checagem de CNPJ/CPF únicos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado e Suprimentos
Produtos com derivações inativas na tela
Problema: ao carregar itens de produto na tela Tabela de Preço de Venda (F081GTP), o sistema exibia as derivações inativas para o produto selecionado e não apenas as derivações ativas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para trazer apenas as derivações ativas para o produto informado. Também criamos a documentação da tela Tabela de Preço de Venda - Seleção (F081SPF).
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Vendas (F081GTP)
Gestão de Tributos
Melhoria na documentação da tela F660INT
Complementamos a documentação do tópico Integração de notas fiscais eletrônicas da tela Integração de Notas Fiscais (F660INT) para informar que o Valor da Mercadoria é buscado do campo Valor Bruto (VlrBru) da tabela de itens (E440IPC).
Local: Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais
Geração do registro R-1020 do EFD-Reinf de notas de entrada com inscrição no CNO
Problema: a documentação da tela de Integração do EFD-Reinf (F690ILA) descrevia que, na transmissão do Registro R-2010, as notas fiscais de entrada com número de inscrição no CNO são centralizadas na filial matriz da empresa. Entretanto, para que isso ocorra é preciso informar na tela de Exportação (F669ERE), a filial matriz e a filial em que a nota está lançada, informação ausente na documentação da tela. Quando o usuário informa apenas a filial matriz, a nota não é exportada no processo.
Correção efetuada: ajustamos a documentação para orientar da necessidade de exportar a filial matriz e todas as filiais da nota de entrada na tela de Exportação (F669ERE).
Local: Ajuda por Telas > Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Saldo de crédito na apuração do PIS/COFINS
Problema: ao apurar o imposto de PIS ou COFINS, se houvesse saldo de crédito na tela de Créditos de PIS e COFINS (F661CRE), e esse saldo fosse utilizado de forma manual em Outros Créditos, o sistema não considerava o desconto do valor de Outros Créditos, calculando incorretamente o valor de saldo e valor do imposto a pagar.
Correção efetuada: corrigimos a apuração dos impostos PIS e COFINS para considerar os valores de saldo de créditos, conforme créditos da tela Créditos de PIS e COFINS (F661CRE).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Geração de registro K355 da ECF para saldos zerados por lançamento manual
Problema: na rotina de geração do SPED Contábil Fiscal (F669ECF), ao gerar o registro K355, que apresenta os saldos das contas contábeis antes do zeramento, este não listava contas de resultado em que o zeramento do saldo ocorreu por lançamentos manuais.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração da ECF para que liste também as contas de resultado onde o zeramento do saldo ocorreu por lançamentos manuais.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contábil Fiscal (F669ECF)
Exclusão de dispositivo fiscal referenciado em tabela
Ajustamos a tela Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS) para que, quando um dispositivo for excluído estando referenciado em uma tabela, o sistema apresente uma mensagem indicando a tabela em que o dispositivo está associado, não permitindo sua exclusão enquanto ele estiver em uso.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS)
Valor do ajuste de Outros Débitos/Outros Créditos do ICMS Monofásico
Na tela F661I18, ao reapurar o imposto ICMS, o valor do ajuste de Outros Débitos/Outros Créditos do ICMS Monofásico transferido para a apuração do ICMS tinha seu valor zerado. Ajustamos para que o sistema mantenha o valor apurado anteriormente ou, caso a apuração do imposto 78 tenha sido alterada, o ajuste receba esse novo valor.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Apuração de impostos de IRPJ e CSLL após mudança de especialização
Problema: quando o cliente utiliza banco de dados SQL e possui empresas que mudaram sua especialização dentro do período de apuração, o sistema apresentava erros nas linhas referentes aos impostos IRPJ e CSLL, tais como Ocorreram erros durante a compilação das fórmulas da apuração: Tabela/Linha N630:2: Erro de sintaxe. Posição 1. Elemento inválido, não reconhecido ou sintaxe anterior incompleta.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que as linhas sejam corretamente apresentadas, independente do banco de dados e da mudança de especialização das empresas.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Controle via workflow integrado ao Compliance Fiscal
Para o controle via workflow integrado ao Compliance Fiscal, os identificadores de regras IMP-660CNFEXE e IMP-660APREXE passarão a receber o caminho com o nome do arquivo gerado via telas F669EFD, F669SPC, F669ECF, F669GDM (DESIF) e F669GDM_2 (ISS Municipal), na variável IMPALOCARQ.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Gestão de Contabilidade
Integração Contábil assíncrona/síncrona com erro nos filtros de transação
Problema: ao realizar a integração contábil de qualquer módulo, em modo assíncrono, e marcando a opção N - Não para negar a transação filtrada, o sistema retornava que o serviço havia sido executado com sucesso. No entanto, não era gerado nenhum lote contábil ao fim do processo, isso é, nada havia sido processado de fato.
Correção efetuada: ajustamos a integração contábil para que, ao despachar o serviço assíncrono/síncrono, seja enviado também o campo referente à negação da transação, para que todas as opções presentes na tela sejam enviadas ao serviço.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (F645CTB)
Geração de fato contábil da Tesouraria
Problema: ao clicar no botão Gerar Fato, com os módulos de Nota Fiscal de Entrada e Saída, Contas a Pagar e Receber, e Tesouraria, em alguns casos era apresentada a mensagem de erro: Não foi possível inserir o Fato Contábil x Tesouraria!, desta forma abortando todo o processo.
Correção efetuada: ajustamos a geração de fato contábil da Tesouraria, solucionando o problema de chave duplicada que ocasionava a mensagem de erro, possibilitando que o processo seja concluído.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (F645CTB)
Gestão de Contas a Pagar
Observação adicionada na documentação das telas F510SPR e F510PRM
Acrescentamos uma nova observação na documentação das telas Remessa do Pagamento Eletrônico - Seleção (F510SPR), tópico Mostrar e Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM), campo Opção. Nessa observação informamos que a rotina 28 - Pagamento Eletrônico - Contas a Pagar é um complemento da rotina 27 - Contas a Pagar - Baixas.
Informamos ainda que as rotinas de aprovação multinível estão diretamente associadas às suas tabelas de origem, neste caso, à tabela de títulos do Contas a Pagar. Dessa forma, na tela F510PRM, quando utilizada a opção 6 - Devolução Crédito Cliente na tela de seleção F510SPR, os títulos do Contas a Receber não serão controlados pelo processo de aprovação do Contas a Pagar. Isso ocorre devido a uma limitação no núcleo que gerencia a aprovação multinível, que não permite a combinação de tabelas de gerenciamento diferentes, como Contas a Pagar e Contas a Receber.
Locais:
- Manual por processos > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento eletrônico
- Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > F510PRM - Remessa do Pagamento Eletrônico
- Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa > Remessa do Pagamento Eletrônico - Seleção
Web services
Criação da conta auxiliar ao copiar as definições para cliente ou fornecedor
Problema: ao executar os web services com.senior.g5.co.int.vetorh.titulos, porta IntegrarTitulos, com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR e com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta EntradaTitulosLoteCP, quando, na tela F070ECT, os parâmetros Gerar Conta Auxiliar Cliente e Gerar Conta Auxiliar Fornecedor forem igual a S - Sim e, na tela F070FVE, o parâmetro Cliente igual Fornecedor for igual a S - Sim, ao copiar a definição do cliente ou fornecedor para a filial do título, a rotina tentava criar uma nova conta auxiliar e, dependendo da parametrização do plano de contas, podia ocorrer o erro Não foi possível localizar a conta auxiliar de origem. Verifique se a conta contábil possui relacionamento tipo 2 (todos subordinados a ela/ele) com uma conta auxiliar.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que copia as definições do cliente ou fornecedor para não gerar uma nova conta auxiliar. A geração da conta auxiliar deve ser feita nas telas Cadastro de Fornecedores (F095CAD) ou Cadastro de Clientes (F085CAD).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Implementações em web service de entrada de títulos em lote permitem integração e informação de campos de usuários
Realizamos implementações no web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta GravarTitulosCP, visando permitir a integração do campo LocTit, além ds possibilidade de informar campos de usuários, através do set camposUsuario.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Melhorias de performance no web service de entrada por lote
Realizamos melhorias de performance em funções do web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR onde foram aplicadas melhorias nas validações de títulos substitutos, nas validações de usuário de geração do título, na geração de observações, na atualização de dados históricos do título e nas tratativas para geração de comissões de título.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Web services
Verificação no Retorno do eDocs para o ERP quando a Série/Subsérie Legal tem zeros à esquerda
Problema: séries e subséries legais cadastradas com zeros à esquerda eram autorizadas e recebiam o retorno do eDocs via web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta ImportarRetornos_3, com a mensagem ERRO: Não foi possível localizar um(a) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço com o número (...).
Correção efetuada: verificamos para que, no web service, o sistema continue retornando primeiro por meio do CNPJ da filial emitente, série legal e número do documento. Caso não encontre, o retorno será por meio da chave eletrônica.
Complementamos também a documentação da tela Séries de Notas Fiscais (F020SNF) no manual do ERP e das Formas de Retorno no manual do eDocs com informações sobre a integração.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Envio de nota fiscal de entrada já calculada para o web service
Problema: ao enviar um .XML para o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, quando o parâmetro TipCal é igual a 1, o sistema não realiza nenhum tipo de cálculo, apenas grava as informações recebidas no banco de dados. Entretanto, a documentação não orientava o usuário que era preciso enviar toda a informação necessária para a gravação dos dados, quando esse parâmetro estivesse ativo.
Correção efetuada: ajustamos a documentação para informar ao usuário que é preciso enviar todos os valores necessários já calculados no .XML, quando o TipCal possui o valor 1. Caso o parâmetro seja igual a 0, o sistema cuidará de calcular os valores de rateio.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Observação sobre tratamento de erros nas transferências do Gestão de Armazenagem | WMS WIS para o ERP
Acrescentamos uma observação no tópico Transferências do WMS WIS para o Gestão Empresarial | ERP para destacar que, quando ocorrerem erros nas transferências do Gestão de Armazenagem | WMS WIS para o ERP, deve-se consultar a documentação Manutenção de erros de integração - ERP com WMS WIS.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Transferência
Parametrização de execução de processos agendados na integração com o WMS WIS
Ajustamos a documentação da tela de Bloqueio e desbloqueio de endereços no armazém, para orientar quanto ao impacto da parametrização incorreta da periodicidade do processo agendado de Bloqueio e Desbloqueio de endereços no armazém, na integração com o WMS WIS. Como o processo de bloqueio é mais rápido que o de retorno de recebimento, ele é executado/integrado antes desse, causando inconsistências na integração.
Local: Manual do Usuário > Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Bloqueio e desbloqueio de endereços no armazém
Gestão de PCP
Esclarecimento na documentação sobre Reprocessos e Geração de O.P/O.Ss (F900ROP)
Problema: a tela Reprocessos de O.Ps./O.Ss. / geração de O.Ps./O.Ss. manuais/sumarizadas (F900ROP) não descrevia detalhes fundamentais do processo, especificamente nos campos Roteiro e Manual Digitada, o que causava confusão ao usuário final.
Correção efetuada: adicionamos os detalhes necessários à documentação, obedecendo o detalhamento dos campos Roteiro e Manual Digitada.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Ordens de Produção/Serviço > Geração > Geração Reproc./Manual/Duplic. (F900ROP)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Exclusão correta dos Dispositivos Fiscais sugeridos automaticamente
Problema: quando eram utilizados dois ou mais Dispositivos Fiscais de forma automática para um item da tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), e o preço era alterado, o sistema excluía apenas um dispositivo fiscal quando deveria excluir todos do item.
Correção efetuada: concluímos uma alteração para excluir corretamente os dispositivos fiscais sugeridos automaticamente, deixando apenas os sugeridos de forma manual.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Descontar valor de ICMS do ICMS ST
Problema: ao gerar uma nota fiscal de saída eletrônica com ICMS ST por meio da tela Geração de Notas Fiscais via Pré-faturas (F135GNA), o sistema não descontava o valor corretamente, conforme parametrizado na tela F019TIS. O valor original de ICMS ST era mantido, sem subtrair o valor do ICMS.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para subtrair o valor de ICMS do ICMS ST, conforme parametrizado na tela F019TIS.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pré-Faturas (F135GNA)
Exceção para geração da tag do transportador na geração da NF-e
Adicionamos uma exceção para gerar a tag do transportador (campo: <transp> > <transporta> > <CNPJ> ou <CPF>) no xml da NF-e quando o Remente e Transportador ou Destinatário e Transportador possuírem o mesmo CNPJ/CPF, com modalidade de frete igual a 0, 1, 2, 3 ou 4, e estiver utilizando um CFOP referente a operações com combustíveis.
CFOPs válidos para operações com combustíveis: |
---|
1.651, 1.652, 1.653, 1.657, 1.658, 1.659, 1.660, 1.661, 1.662, 2.651, 2.652, 2.653, 2.657, 2.658, 2.659, 2.660, 2.661, 2.662, 3.667, 5.651, 5.652, 5.654, 5.655, 5.657, 5.658, 5.659, 5.660, 5.661, 5.662, 5.666, 6.651, 6.652, 6.653, 6.654, 6.655, 6.656, 6.657, 6.658, 6.659, 6.660, 6.661, 6.662, 6.666, 6.667, 7.651, 7.654, 7.667. |
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Ajuste de erro ortográfico em mensagem na tela Controle de Embarques (F145EBQ)
Problema: na tela Controle de Embarques (F145EBQ), a mensagem apresentada ao informar um CT-e com modal diferente de Rodoviário, Aéreo ou Multimodal possuía um erro ortográfico.
Correção efetuada: ajustamos as mensagens Não é possível informar um CT-e que o modal seja defirente de Rodoviário ou Multimodal e Não é possível informar um CT-e que o modal seja defirente de Aéreo ou Multimodal, que exibiam o erro ortográfico, corrigindo a palavra defirente para diferente.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Controle de Embarques (F145EBQ)
Gestão de Vendas
Motivo de desoneração zerado
Problema: ao inserir um item de produto em um pedido na tela F120GPD, com a situação tributária do item igual a 041 e informando/sugerindo um motivo de desoneração, o sistema zerava o motivo de desoneração do item de pedido.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para manter o motivo da desoneração ao inserir um item no pedido quando a situação tributária for 041.
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos com Avaliação de Produto (F120GPC)
Melhoria na documentação da tela F160NOV
Complementamos a descrição da opção 6 - Comercial Variável do campo Tipo para informar que somente será possível faturar o mês de geração do contrato, se no campo Início Faturamento o dia for igual a 01. Exemplo: 01/01/2099.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro
Gestão de Transporte (TMS)
Cancelamento de CT-e na versão 4.00
Problema: ao cancelar um CT-e na versão 4.00 emitido e autorizado, não era gerado o .XML de cancelamento, mesmo com o processo executado com sucesso. Também na emissão da carta de correção, versão 4.00, ocorria uma crítica de integração: O arquivo não segue o formato esperado. Campo: eventoCTe > infEvento > id - Identificador da TAG a ser assinada, a regra de formação do id é: ID + tpEvento + chave do CT-e + nSeqEvento.
Além disso, na emissão ocorria a seguinte rejeição da SEFAZ: 646 - Rejeição: CT-e emitido em ambiente de homologação com Razão Social do remetente diferente de CTE EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL.
Correção efetuada: alteramos a rotina de cancelamento de CT-e na versão 4.0 para que, ao cancelar um CT-e autorizado, ela gere o arquivo .XML corretamente. Na geração da carta de correção, alteramos para que o valor da tag infEvento id seja gerado conforme o manual da SEFAZ.
Também ajustamos para gerar, no arquivo .XML de emissão do CT-e, a informação CTE EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL quando o sistema estiver configurado para o ambiente de homologação.
Local: Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC (F140COL)
Web services
Novo parâmetro dinâmico permite geração de novo número de análise de embarque através de execução de web service
Disponibilizamos na tela de cadastro de filiais (F070FCA) o novo parâmetro dinâmico FILIAL.ANALISEEMBARQUE.NOVONUMEROPOREXECUCAO, que indica se deve ser gerado um novo número de análise de embarque, a cada vez que a porta AtenderManualPedidos do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos for executada. Caso este parâmetro esteja definido como N - Não, que é o valor padrão, será mantido o comportamento original, ou seja, reutilizará uma análise já existente, gerando apenas uma nova pré-fatura.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Processos Automáticos
Validação da integração contábil via processo automático
Durante a integração contábil via processo agendado, se os dados apresentassem inconsistências, o sistema abortava o processo e exibia apenas um erro por vez, diferentemente de quando esse processo é feito via tela de Integração Contábil (F645CTB), que gera um arquivo de texto com todos os erros encontrados. Portanto, implementamos o parâmetro INDVAL no processo agendado, para indicar se deve ser realizada validação dos dados antes da integração (INDVAL=1 indica que sim, INDVAL=0 indica que não). Nesse caso, será gerado um arquivo de texto com todos os erros, na pasta de logs definida nas configurações do sistema. O arquivo será criado usando a nomenclatura CTBINTLG_XXXX.TXT, onde o XXXX corresponde ao identificador de processo da aplicação.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 08 - Integração Contábil
Devolução correta do número de análise para o Identificador de Regra VEN-135FLPFA01
Problema: ao executar o Processo automático 71 - Faturamento de pré-faturas, juntamente ao Identificador de Regra VEN-135FLPFA01, o número da análise devolvido para a regra quando o estado da variável VSOrigem era DESCARTANDO estava incorreto.
Correção efetuada: alteramos para que o número da análise correto para o Identificador de Regra VEN-135FLPFA01 retorne em todas as opções de Origem possíveis na variável VSOrigem.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Possibilidade de paralelizar faturamento de notas fiscais através do processo automático 71
Implementamos no sistema a possibilidade de paralelizar o faturamento de notas fiscais através da execução do processo automático 71 - Faturamento de pré-faturas. A definicao ou não do paralelismo se dá através dos parâmetros SEQUENCIAPARALELISMO, NIVELPARALELISMO e USARNUMERACAOPERDIDA.
Para saber mais sobre como realizar esta rotina, acesse a documentação.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Manutenção
Documentação dos campos Tempo Bruto (min.) e Tempo Líquido (min.) da tela F901ACP
Enriquecemos a documentação da tela Acompanhamento de Produção (F901ACP) com informações sobre os campos Tempo Bruto (min.) e Tempo Líquido (min.) da guia Movtos O.P./O.S.
Local: Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Consultas > Ordens de Produção/Serviço
Gestão de Recebimento
Exclusão de títulos de previsão da ordem de compra
Problema: na tela F440GNE, ao excluir uma nota fiscal de entrada vinculada a uma ordem de compra com o campo Excluir Título Previsto OC da tela F070FCP igual a S - Sim, os títulos de previsão da ordem de compra não eram regerados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para regerar os títulos de previsão da ordem de compra corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Documentações sobre o Processo de Recebimento Eletrônico
Complementamos as documentações que englobam o processo de Recebimento Eletrônico a fim de facilitar a realização da rotina pelo usuário final. As alterações realizadas se encontram na documentação completa sobre Recebimento Eletrônico e na tela Parâmetros do Recebimento Eletrônico (F070PRE).
Locais:
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Recebimento Eletrônico > Parâmetros
- Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > Nota fiscal eletrônica > Recebimento eletrônico
Gestão de Estoques
Número máximo de itens em notas fiscais geradas na finalização do inventário
A fim de permitir ao usuário fixar uma quantidade máxima de itens para as notas fiscais geradas na finalização do inventário, implementamos o identificador de regras EST-220QTDIT01, onde será possível, via regra, retornar a quantidade máxima de itens.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Diferenças/Acertos (F220DAI)
Informação sobre reabilitação ou cancelamento de notas fiscais geradas a partir de um inventário
Complementamos a documentação do tópico Processos da tela Finalização do Processo de Inventário - Acertos (F220DAI) para informar que, para possibilitar a reabilitação ou cancelamento de uma nota fiscal gerada a partir de um inventário, existe na tela Parâmetros de Usuário para Estoques (F099UES) o campo Permite reabilitar nota fiscal de inventário. Esse campo é configurado por usuário e permite que reabilitar notas fiscais de inventário.
Destacamos que essa configuração é aplicada tanto para notas fiscais de entrada quanto de saída que foram geradas por meio de um processo de inventário.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Diferenças/Acertos
Cadastros
Alterar informações de cliente duplicado via porta GravarClientes
Problema: ao modificar um cliente, caso na base de dados houvesse outro cliente cadastrado que repetisse o mesmo CPF/CNPJ, o sistema não permitia a alteração do registro através do web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes. Essa situação poderia ocorrer se a tela de Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) tivesse o campo CNPJ/CPF Cliente Repetido configurado inicialmente para S - Sim e, após o cadastro de clientes com CPF/CNPJ repetidos, fosse alterada para N - Não, fazendo o web service checar se havia outro cliente com mesmo CPF/CNPJ antes de salvar as informações.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, caso haja outro cliente com o mesmo CodCli ou CgcCpf já cadastrado no banco, a operação será considerada como uma alteração de cadastro ao invés de uma inserção, não disparando a checagem de CNPJ/CPF únicos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Verificação no Retorno do eDocs para o ERP quando a Série/Subsérie Legal tem zeros à esquerda
Problema: séries e subséries legais cadastradas com zeros à esquerda eram autorizadas e recebiam o retorno do eDocs via web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta ImportarRetornos_3, com a mensagem ERRO: Não foi possível localizar um(a) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço com o número (...).
Correção efetuada: verificamos para que, no web service, o sistema continue retornando primeiro por meio do CNPJ da filial emitente, série legal e número do documento. Caso não encontre, o retorno será por meio da chave eletrônica.
Complementamos também a documentação da tela Séries de Notas Fiscais (F020SNF) no manual do ERP e das Formas de Retorno no manual do eDocs com informações sobre a integração.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Envio de nota fiscal de entrada já calculada para o web service
Problema: ao enviar um .XML para o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, quando o parâmetro TipCal é igual a 1, o sistema não realiza nenhum tipo de cálculo, apenas grava as informações recebidas no banco de dados. Entretanto, a documentação não orientava o usuário que era preciso enviar toda a informação necessária para a gravação dos dados, quando esse parâmetro estivesse ativo.
Correção efetuada: ajustamos a documentação para informar ao usuário que é preciso enviar todos os valores necessários já calculados no .XML, quando o TipCal possui o valor 1. Caso o parâmetro seja igual a 0, o sistema cuidará de calcular os valores de rateio.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Finanças
Criação da conta auxiliar ao copiar as definições para cliente ou fornecedor
Problema: ao executar os web services com.senior.g5.co.int.vetorh.titulos, porta IntegrarTitulos, com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR e com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta EntradaTitulosLoteCP, quando, na tela F070ECT, os parâmetros Gerar Conta Auxiliar Cliente e Gerar Conta Auxiliar Fornecedor forem igual a S - Sim e, na tela F070FVE, o parâmetro Cliente igual Fornecedor for igual a S - Sim, ao copiar a definição do cliente ou fornecedor para a filial do título, a rotina tentava criar uma nova conta auxiliar e, dependendo da parametrização do plano de contas, podia ocorrer o erro Não foi possível localizar a conta auxiliar de origem. Verifique se a conta contábil possui relacionamento tipo 2 (todos subordinados a ela/ele) com uma conta auxiliar.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que copia as definições do cliente ou fornecedor para não gerar uma nova conta auxiliar. A geração da conta auxiliar deve ser feita nas telas Cadastro de Fornecedores (F095CAD) ou Cadastro de Clientes (F085CAD).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Implementações em web service de entrada de títulos em lote permitem integração e informação de campos de usuários
Realizamos implementações no web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta GravarTitulosCP, visando permitir a integração do campo LocTit, além ds possibilidade de informar campos de usuários, através do set camposUsuario.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Melhorias de performance no web service de entrada por lote
Realizamos melhorias de performance em funções do web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR onde foram aplicadas melhorias nas validações de títulos substitutos, nas validações de usuário de geração do título, na geração de observações, na atualização de dados históricos do título e nas tratativas para geração de comissões de título.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado
Novo parâmetro dinâmico permite geração de novo número de análise de embarque através de execução de web service
Disponibilizamos na tela de cadastro de filiais (F070FCA) o novo parâmetro dinâmico FILIAL.ANALISEEMBARQUE.NOVONUMEROPOREXECUCAO, que indica se deve ser gerado um novo número de análise de embarque, a cada vez que a porta AtenderManualPedidos do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos for executada. Caso este parâmetro esteja definido como N - Não, que é o valor padrão, será mantido o comportamento original, ou seja, reutilizará uma análise já existente, gerando apenas uma nova pré-fatura.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Processos do ERP XTended em ambientes que não o utilizam
Problema: o sistema iniciava os processos do ERP XTended em ambientes que não o utilizam.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para não criar processos do XTended ao iniciar o sistema em um ambiente que não permite seu uso.