Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.17
04/08/2023
Tarefas liberadas: 46
Controladoria
Distribuição de valores na alocação de custos
Problema: ao tentar executar uma alocação de custos, o sistema distribui de forma errada os valores para os centro de custo de destino, isso ocorria quando a matriz possui uma configuração específica em que utiliza o mesmo centro de custo na origem e no destino, alterando apenas a filial de destino.
Correção efetuada: ajustamos o processamento de alocação de custos de modo a garantir que o valor distribuído seja sempre o correto, que neste caso é o valor total dos lançamentos do período para a conta e centro de custo de origem do processo.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Gestão de Controladoria > Distribuição de Custos/Gastos (F044DCG)
Suprimentos
Ligação de contrato com ordens de compra em situação aberto parcial
Problema: ao vincular um contrato a uma ordem de compra com situação aberto parcial, o item cancelado ficava com os campos Filial e Sequência do Contrato informados e, com o número do contrato zerado, tornando este item indisponível para novas ligações com outros contratos.
Correção efetuada: ajustamos para que apenas os novos itens gerado na ordem de compra recebam o vínculo com o contrato, enquanto os itens com situação em aberto parcial fiquem sem ligação, permitindo ligações futuras.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Ligação de Contratos com Ordens de Compra (F460CXO)
Produtos e Serviços
Geração automática do DUN-14 no GO UP
Removemos da documentação da Geração automática do DUN-14, a informação de que esta rotina não está disponível no Gestão Empresarial PME | GO UP, pois o sistema realiza este processo e gera o código. Além disso, também disponibilizamos no help e no índice, a documentação da tela de Unidades de despacho (F075UDP) que também está disponível para GO UP.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Unidades de despacho
- Segmentos > Manufatura > Geração automática do DUN-14
Visualizar derivações possíveis na tela de cadastro de produtos
Complementamos a documentação da tela de Cadastro de Produtos (F075OPC) para orientar sobre a visualização de derivações possíveis do produto. Quando um novo produto for cadastrado e a opção de seleção Visualizar Somente Derivações Cadastradas estiver selecionada na tela de Cadastro de Produtos, a grade Derivações Possíveis não ficará ativa para alteração, pois não existe derivação cadastrada para mostrar. Para mostrar as derivações possíveis, é necessário desabilitar a opção Visualizar Somente Derivações Cadastradas na tela indicada.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Produtos (F075GFP)
Finanças
Inativação de conta interna
Problema: ao inativar uma conta interna, na tela de Contas Internas de Caixas e Bancos (F600CCO), o processo não considerava a empresa e filial logada no momento da validação, em que era verificado se existe ligação dessa conta na tela de Parâmetros das Filiais para Integrações (F070VAR), para clientes que utilizam o Varejo. Dessa forma, o sistema sempre retornava a mensagem A Situação Conta deve ser igual a A pois se encontra em uso..
Correção efetuada: alteramos a validação da inativação da conta na tela de Contas Internas de Caixa e Bancos (F600CCO), para considerar a empresa e filial da tela de Parâmetros... (F070VAR) na busca da informação de se a conta está sendo utilizada.
Local: Cadastros > Finanças > Tesouraria > Contas Internas (F600CCO)
Filiais
Emissão de notas fiscais com lotes vencidos
Problema: o campo Emissão de Nota Fiscal com lotes vencidos da tela F070FVE, guia Vendas 2, não era apresentado.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que o parâmetro fique visível para edição.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F070FVE)
Identificadores e parâmetros
Inclusão do identificador de regras CPR-000INECN01 no Manual
O identificador de regra CPR-000INECN01 permite informar, via regra, campos que não devem ser consistidos e campos que devem ser herdados do .XML, na entrada de documentos eletrônicos. Embora esse identificador de regra estivesse já disponível, não estava listado no índice de identificadores.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Correção de tipo de variável na documentação do IR EST-210CONSI01
Problema: a documentação do identificador de regras EST-210CONSI01, informava indevidamente que a variável VSNUMDOC era do tipo NÚMERO, quando, na verdade, é do tipo ALFA.
Correção efetuada: corrigimos a documentação, informando que a variável é do tipo ALFA.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Mercado e Suprimentos
Atualização da documentação da tela F081GTP
Informamos na documentação da tela de cadastro de tabela de preço de venda (F081GTP), que os campos da guia Dados Gerais, Idade mínima, Idade Máxima, Tab. Preço Tablóide, Tab. Pre. Promo. Int., Tipo de Garantia, Seguradora, Fabricante, Família, Unid. de Medida e Cód. Formação Preço somente serão mostrados se a empresa possuir varejo igual a S - Sim.
Além disso, também atualizamos a documentação dos campos Tab. Preço Tablóide e Tab. Pre. Promo. Int., informando que estes campos são habilitados apenas para as aplicações do tipo 1 - Vendas.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > F081GTP - Tabela de Preço de Venda
Gestão de Tributos
Leiaute de integração das notas de serviço tomados (INFISC - DMST-E)
Complementamos a informação sobre o leiaute da Integração das notas de serviço tomados para contribuintes que usam o sistema INFISC - DMST-E. Para o campo especie do XML, o valor será SPE quando o fornecedor for do exterior, NFE quando a nota fiscal for de outro município, NFS-e quando for nota fiscal eletrônica de outro município. Se o documento não se enquadra em nenhuma dessas situações, receberá a espécie de NF por padrão.
Local: Segmentos > Compliance > ISS - Serviços Tomados > Leiautes > INFISC - DMST-E
Valor totalizador do relatório SIMP
Problema: ao gerar o relatório 043 - FE - SIMP - Sistema de Inf. de Mov. de Produtos (CIAE043.GER), se houvesse uma movimentação em produtos diferentes, porém com o mesmo Código de ANP em seu cadastro, a rotina considerava apenas um dos produtos, gerando o valor totalizador incorretamente.
Correção efetuada: ajustamos a geração de valores totalizadores no relatório para considerar as movimentações por Código de ANP em produtos distintos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 043 - FE - SIMP - Sistema de Inf. de Mov. de Produtos (CIAE043.GER)
Divergência na DAPI-MG
Problema: no relatório 020 - MG - DAPI - Declaração de Apuração e Inf. do ICMS (CIAE020.GER), as CFOPs 1653 e 2653 só eram impressas caso houvesse um valor de ICMS na nota.
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que as CFOPs 1653 e 2653 sejam impressas nos quadros 16 e 26, independentemente do valor de ICMS da nota.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 020 - MG - DAPI - Declaração de Apuração e Inf. do ICMS (CIAE020.GER)
Geração do registro C195 do SPED Fiscal ICSM/IPI
Em alguns casos, durante a geração do arquivo do SPED Fiscal ICSM/IPI, o usuário pode desejar não gerar registros C195, ainda que possua um dispositivo fiscal associado ao item da nota fiscal e vinculado à apuração do ICMS. A geração desse registro só acontece quando o campo Cód. Ajuste tem valor cujo último caractere é diferente de 5 ou quando o campo Tipo Apuração é igual a 0, 1, 2 ou 9. Assim, complementamos a documentação para indicar como evitar esse registro durante a geração do arquivo do SPED.
Local: Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Bloco C
Registro 1000 na geração da DES-IF
Ajustamos a geração da DES-IF para que o registro 1000 - Demonstrativo das partidas dos lançamentos contábeis seja listado corretamente quando, na tela Declaração eletrônica de serviços (F008GDM), o campo Tipos de conta do plano COSIF que serão exportados estiver informado com as opções 2 - Exportar exclusivamente contas do plano COSIF cuja conta de primeiro nível seja 7.0.0.00.00-9 ou 3 - Exportar exclusivamente contas do plano COSIF e a conta de primeiro nível seja 7.0.0.00.00-9 ou 8.0.0.00.00-6.
Locais:
- Cadastros > Localização > DESIF - Declaração Eletrônica das Instituições Financeiras (F008GDM)
- Segmentos > Compliance > DES-IF - Declaração de Serviços de Instituições Financeiras
Web services
Estorno de múltiplos títulos substituídos para único substituto via web service
Problema: ao utilizar o estorno de múltiplos títulos substituídos, vinculados a um único título substituto, através do web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, Porta EstornoBaixaTitulosCP, o sistema retornava a mensagem de erro Baixa não encontrada para estorno. para todos os títulos desta substituição, exceto para o primeiro título. Ainda que o estorno ocorresse corretamente, o retorno com erros prejudicava a sequência de processamento, possivelmente disparando eventos como envio de e-mails, operações no banco de dados e etc.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de estorno do web service mencionado para que sejam estornados corretamente os títulos liquidados por substituição, sendo que estes títulos sejam relacionados com um único título substituto. Desta forma, quando for estornado mais de um título substituído no mesmo processamento (via XML) e tratar-se de muitos títulos substituídos para um único substituto, será apresentada mensagem correta do resultado de execução de cada título. Assim, os tratamentos de clientes, seja via regra, e-mail, banco de dados ou outros, que são condicionados ao retorno de cada execução do processamento, não serão disparados erroneamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Baixa de títulos de compra para a mesma data via web service
Problema: utilizando o web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta BaixarTitulosCP, ao gerar duas baixas de título de compra para a mesma data (conta interna e fornecedor), era apresentado o erro Conta: X, Sequência: Y já utilizada no processamento de outra separação..
Correção efetuada: ajustamos a rotina de sugestão da sequência de agrupamento de cheques dos títulos, evitando o erro de sequência já utilizada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Pagar
Descontos em moeda corrente em títulos do Contas a Pagar
Alteramos a documentação da tela de Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP), apontando que, ao utilizar o identificador de regras CPA-501INVCR01, quando se trata da aplicação de descontos negociados na moeda corrente da empresa, esse valor será enviado para o campo de Outros Descontos na tela de Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT), ao invés do campo Descontos, como é por padrão. Essa informação também foi adicionada na tela de Baixa por Lote Automática (F501LOT).
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP)
Gestão de Armazenagem | WMS
Tipo da transação ao parametrizar a integração com WMS
Acrescentamos na documentação de parametrizações de recebimento da integração com WMS, que quando for cadastrar a transação a partir da tela F001TES, ela deve ser do tipo NO - Normal, caso contrário o ERP fará o movimento de estoque sem integrar com o WMS.
Essa configuração é realizada no campo Estoque Movimentado.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Integração com ERP
senior X Platform
Integração do cancelamento da ordem de separação no senior X
Problema: ao retornar o cancelamento da ordem de separação no WMS Silt, ocorria indevidamente a mensagem Erro ao processar o cancelamento: Erro ao cancelar ordem de separação. Mensagem original: Erro de acesso ao banco de dados: Banco de Dados: SQL Server 2019. Erro do Banco (102): [Microsoft][SQL Server Native Client 11.0][SQL Server]Incorrect syntax near ','.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o cancelamento integre corretamente no ERP senior X.
Regras e Funções
Inclusão de funções de programador em documentação de processos relacionados
Adicionamos na documentação de Processos relacionados às Funções de Programador, na seção de Manufatura e Serviços, as funções de programador ExcluirComponenteOP e IncluirComponenteOP, que anteriormente não constavam na lista.
Local: Ferramentas > Funções para regras e gerador de relatórios > Processos relacionados às Funções de Programador
Gestão de PCP
Mensagem do sistema ao realizar baixa de componente
Problema: ao baixar um componente na tela F823BEC, era mostrada a mensagem Não é possível gravar o registro.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a baixa de componentes ocorra normalmente.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Necessidades de Produção/Compra (MRP) > Baixa Encadeada de Componentes (F823BEC)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Removido o uso de CT-e de Anulação para geração do CT-e Substituto na versão 4.00
A inutilização de CT-e foi retirada pela SEFAZ na versão 4.00 do CT-e. Em vista disso, ajustamos o sistema para que, ao cancelar um CT-e com o status Não autorizado, o ERP vai cancelar o documento sem enviar nenhum evento de inutilização de numeração à SEFAZ. Para mais informações, verifique a NT 2023.001.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Ordenação da grade Itens não Atendidos do Pedido da tela F122ADF
Atualizamos a documentação da tela de Análise Disponibilidade de Estoque para Faturamento de Pedidos (F122ADF), adicionando uma caixa de Observação, mostrando as duas formas de ordenação da grade Itens não Atendidos do Pedido. Uma das formas, é através da tela de seleção F122SEL (acessada através do botão Seleção) ou através da tela Configuração dos Campos da Grid, que é acessada por meio da letra C disponível no canto superior esquerdo da grade.
Para saber mais sobre como realizar a ordenação, acesse a documentação.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Análise disp. est. p/ fat. Pedidos
Alteração de verificação do campo % de Diferimento e valores de ICMS ao gerar Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Problema: na tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), ao inserir um item de produto em uma nota fiscal de saída, com 100% de Diferimento, o sistema gerava valor para os campos % ICMS e Base de ICMS, ocasionando a seguinte mensagem: Rejeição: 351 - Valor do ICMS da Operação no CST=51 difere do produto BC e Alíquota.
Correção efetuada: alteramos a verificação do campo % de Diferimento e a realização do cálculo de % de ICMS e Base de ICMS para que esteja de acordo com o valor passado através da % de Diferimento.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Visualização de dados de tabelas ao utilizar identificador de regras
Alteramos o sistema para que, ao utilizar o identificador de regras VEN-000COMIS03 quando a origem for nota fiscal de saída, seja possível apenas visualizar os dados e campos das tabelas abaixo, não sendo possível realizar nenhuma alteração para estas tabelas. Caso seja necessário visualizar os campos dessas tabelas, é necessário seguir o caminho Tabela.Campo, por exemplo, E140NFV.CodMoe:
- Vendas - Notas Fiscais de Saída - Itens de Produtos (E140IPV)
- Vendas - Notas Fiscais de Saída - Dados Gerais (E140NFV).
Esta alteração afeta, além das telas mencionadas nos locais abaixo, o web service Com.senior.g5.co.mct.imp.gravarnotafiscalsaida.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado (F140LOT)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pré-Faturas (F135GNA)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Individual (F149GNC)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Via Pedido (F149GNP)
- Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Vendas
Complementação de documentação do relatório RVTR005.GER
Complementamos a documentação do campo Descrição do relatório padrão RVTR005.GER com informações de como os dados são apresentados no relatório baseado na parametrização do contrato.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Relatórios > 005 - Previsão Fat. Mensal Contratos - Períodos Faturam. (RVTR005.GER)
Alteração da verificação do campo Preço Fixo na tela F120SCP
Problema: o sistema não respeitava o parâmetro Preço Fixo = S definido através da tela Seleção de Campos para Personalização de Pedidos (F120SCP), quando o usuário criava um pedido contendo um item de produto kit cadastrado em uma tabela de preço e o valor do item de produto pai era alterado.
Correção efetuada: alteramos o processo de verificação do valor definido para o campo Preço Fixo e, caso esteja parametrizado como S - Sim, o preço do item de produto pai não será alterado.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Avaliação de Produto > Seleção de Campos para Personalização de Pedidos (F120SCP)
Gestão de Manutenção
Melhoria na documentação sobre condição para acesso a modelo de produtos
Atualizamos a documentação das telas F075PRO e F700CMC, informando que, para que a tela F700CMC seja acessada através do botão Modelo (K> da tela F075PRO para utilização do recurso de acesso a modelos de produtos intermediários, é necessário que os usuários ou grupos a qual estes pertencem tenham permissão para a opção Configuração de Grids, através do menu Recursos > Configurações > Usuários > Configuração Telas.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual
- Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Ficha Técnica > Composição (Modelo) > Composição Produto/Serviço
Gestão de Compras
Relatório SCSC005.GER não deve ser utilizado na tela F411AVC
Adicionamos uma nota na documentação da tela de Aviso aos Fornecedores da Cotação (F411AVC), informando que o relatório 005 - Relação de Materiais para Cotação (SCSC005.GER) não pode ser utilizado nesta tela, pois lista as informações como Sintético e possui vários tratamentos para cancelar caso seja listado desta forma, ou seja, o relatório lista em branco. Como o objetivo da tela é enviar o relatório para os fornecedores fazerem as cotações, este não pode ser utilizado para essa finalidade, nesta tela.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Aviso Fornecedores
Consistência do centro de custo utilizando o parâmetro global ConUsuRat
Problema: ao gerar uma ordem de compra via solicitação com rateio pré-definido sem confirmação, era apresentada a mensagem O Centro de Custo 2120 não está liberado para o usuário, mesmo com o parâmetro global ConUsuRat ativo.
Correção efetuada: ajustamos todas as rotinas do módulo Suprimentos para aderir ao uso do parâmetro global ConUsuRat que por sua vez, não realiza a consistência se o centro de custo, a conta financeira e a conta contábil estiverem liberadas para o usuário.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Solicitação de Compra (F420OSC)
Web services
Documentação do parâmetro Permitir NF outros clientes
Problema: a documentação do web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, no campo cliDif indicava que:
- Caso esse seja preenchido na requisição, será considerado como 0 - Sim e não será feito o vinculo entre a NF de entrada e saída
Correção efetuada: inserimos a seguinte observação para o campo cliDif:
- Para que o usuário faça a ligação normalmente, é necessário que esse parâmetro (Permitir NF outros clientes) seja 1 - Não. Dessa forma, o vínculo da nota fiscal de saída será feito corretamente. Caso esse campo não esteja preenchido na requisição, ele vai ser considerado como 0 - Sim e o vinculo entre a NF de entrada e saída não será feito
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Gestão de Estoques
Consistência de depósitos em transferência de produtos entre empresas
Problema: ao executar o processo de transferência entre empresas, ao atualizar/fechar os estoques, era executada a consistência de depósitos indevidamente, visto que isso não deveria ocorrer porque o processo tratava de empresas diferentes.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que nesse cenário, a consistência não ocorra.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Valor da variável VSORIGEM na execução do identificador de regras EST-210CONSI01
Problema: no atendimento de uma requisição de produtos na qual a transação utilizada estava parametrizada para gerar uma transferência automaticamente e o identificador de regras EST-210CONSI01 estava ativo, a variável de controle VSORIGEM ficava como WS, indicando assim que a execução ocorria através de um web service, o que não condizia com o cenário.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, a variável VSORIGEM tenha o conteúdo igual a F210AME, que se refere à tela de atendimento da requisição.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos (F210AME)
Alteração dos campos Req. Estoque? e Depósito
Problema: ao processar uma requisição de produtos digitada, as informações inseridas nos campos Req. Estoque? e Depósito não eram gravadas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que os campos mencionados sejam gravados, na alteração da requisição de produtos.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Agrupados (F207LOT)
Gestão de Recebimento
Cadastramento do novo fornecedor via Recebimento de Documento Eletrônico
Problema: ao carregar e processar o documento fiscal com o campo Cadastrar fornecedor automático ao processar selecionado, através do botão Seleção, e ao carregar a nota fiscal com o fornecedor inexistente, era apresentada a mensagem Erro ao cadastrar fornecedor Fornecedor inválido ou não cadastrado..
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que nesse cenário, o novo fornecedor seja gravado, ao carregar e processar os documentos fiscais.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Edição de quantidades na conferência de contagem nas notas fiscais de entrada
Problema: ao realizar uma conferência de contagem, quando a quantidade recebida vinha menor do que constava na nota e a nota possuía o mesmo produto duas vezes, porém, com quantidades diferentes, o sistema está não deduzia a quantidade correta da nota ao processar a conferência.
Correção efetuada: adicionamos na rotina uma condição extra para tratar notas com itens repetidos, que, na contagem seja apurado um valor menor do que de fato, esteja na nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Recebimento de Mercadoria > Com conferência >Conferência da contagem (F440CNF)
Web services
Complementação da documentação sobre parâmetros do editor de Web services para requisições externas
Complementamos a documentação sobre os parâmetros no editor de web services para requisições externas. Para mais detalhes, acesse o Portal de Documentação Senior.
Locais:
- Tecnologia > Web services > Editor de web service
- Manual do usuário > Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Editor de web services > Parâmetros
Teste de conexão com a URL ao efetuar a publicação de web services
Problema: ocorria erro ao publicar customizações de web services quando o botão Publicar era acionado por meio do caminho Recursos > Implementações > Web services > Editar.
Correção efetuada: alteramos a publicação de web services para testar a conexão com a URL antes de publicar.
SGI
Consistência de campos com ligação para tabela externa sem campo físico vinculado em SGI
Problema: os campos de ligações com referência a uma tabela externa, sem campo físico vinculado, validavam indevidamente a existência do registro na tabela referenciada ao inserir um cadastro.
Correção efetuada: ajustamos a verificação dos campos para validar corretamente a ligação cadastrada.
Validação das ligações ao alterar cadastro SGI
Problema: ao alterar cadastros SGI com um campo requerido, mas sem valor preenchido, a rotina do sistema validava a ligação indevidamente e era apresentada a seguinte mensagem: O registro sendo referenciado pelo campo XXXXXX não existe.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de verificação dos campos informados para que a validação da ligação seja realizada corretamente.
Local: Tecnologia > SGI > Gerador de Telas
Rotinas Auxiliares
Alteração de formato da data para acesso ao sistema
Problema: a informação referente à data era armazenada na tabela do sistema com o formato incorreto, o que ocasionava o aparecimento da mensagem de erro XXXX-XX-XX is not a valid date, que impedia o acesso ao sistema.
Correção efetuada: corrigimos o formato da data salva na tabela, permitindo que o acesso ocorra corretamente.
Local: Tecnologia > Rotinas Auxiliares > Analytics
Processos Automáticos
Execução de processo automático único no agendamento
Problema: em ambientes com apenas um processo ativo/agendado, o sistema não executava esse processo automático.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que verifica as tarefas agendadas em execução.
Local: Recursos > Processos Automáticos
Central de Configurações
Documentação sobre OAuth2 da Microsoft na página Envio de e-mail
Complementamos a documentação sobre o envio de e-mail utilizando OAuth2 da Microsoft, na Central de Configurações Senior, com um passo a passo para a configuração, permitindo utilizá-lo conforme a necessidade.
Local: Manual do usuário > Tecnologia > Manual de Instalação > Central de Configuração > Conexões de rede > Envio de e-mail
Relatórios
Exportação de relatórios no formato PDF/A
Problema: ao exportar o relatório SPPU0001.GER no formato PDF/A, acontecia o erro Erro ocorrido: null.
Correção efetuada: corrigimos a geração de relatórios para funcionar normalmente na hora de salvar o arquivo em formato PDF/A.
Local: Gerador de Relatórios
Suprimentos
Documentação do parâmetro Permitir NF outros clientes
Problema: a documentação do web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, no campo cliDif indicava que:
- Caso esse seja preenchido na requisição, será considerado como 0 - Sim e não será feito o vinculo entre a NF de entrada e saída
Correção efetuada: inserimos a seguinte observação para o campo cliDif:
- Para que o usuário faça a ligação normalmente, é necessário que esse parâmetro (Permitir NF outros clientes) seja 1 - Não. Dessa forma, o vínculo da nota fiscal de saída será feito corretamente. Caso esse campo não esteja preenchido na requisição, ele vai ser considerado como 0 - Sim e o vinculo entre a NF de entrada e saída não será feito
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Finanças
Estorno de múltiplos títulos substituídos para único substituto via web service
Problema: ao utilizar o estorno de múltiplos títulos substituídos, vinculados a um único título substituto, através do web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, Porta EstornoBaixaTitulosCP, o sistema retornava a mensagem de erro Baixa não encontrada para estorno. para todos os títulos desta substituição, exceto para o primeiro título. Ainda que o estorno ocorresse corretamente, o retorno com erros prejudicava a sequência de processamento, possivelmente disparando eventos como envio de e-mails, operações no banco de dados e etc.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de estorno do web service mencionado para que sejam estornados corretamente os títulos liquidados por substituição, sendo que estes títulos sejam relacionados com um único título substituto. Desta forma, quando for estornado mais de um título substituído no mesmo processamento (via XML) e tratar-se de muitos títulos substituídos para um único substituto, será apresentada mensagem correta do resultado de execução de cada título. Assim, os tratamentos de clientes, seja via regra, e-mail, banco de dados ou outros, que são condicionados ao retorno de cada execução do processamento, não serão disparados erroneamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Baixa de títulos de compra para a mesma data via web service
Problema: utilizando o web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta BaixarTitulosCP, ao gerar duas baixas de título de compra para a mesma data (conta interna e fornecedor), era apresentado o erro Conta: X, Sequência: Y já utilizada no processamento de outra separação..
Correção efetuada: ajustamos a rotina de sugestão da sequência de agrupamento de cheques dos títulos, evitando o erro de sequência já utilizada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Troca de empresa e filial durante processos do sistema
Problema: ao executar as pendências das notas fiscais de saída através da tela F141CMV, para uma pendência de uma filial diferente da logada, o sistema trocava a filial logada mas não atualizava os componentes visuais que mostravam os dados da filial logada.
Correção efetuada: alteramos a rotina que executa as pendências para que ao final do processo o sistema volte para a empresa e filial logada, quando foi necessário trocar a empresa ou filial durante o processo de movimentação de estoques ou financeiros pendentes. Melhoramos a maneira que era verificada a necessidade de trocar e atualizar os dados da empresa e filial para que funcione corretamente para todas as rotinas do sistema que chama a função de programador TrocaEmpresaFilial. Também melhoramos as rotinas que manipulam arquivos e diretórios para que seja colocado o nome do arquivo ou diretório que estava manipulando e gerou algum erro durante o processo.
Locais:
- XTended > Menu
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Execução das pendências (F141CMV)