F122ADF - Análise Disponibilidade de Estoque para Faturamento de Pedidos

Tela destinada à análise de disponibilidade de estoques para faturamento de pedidos. Os itens deverão indicar que reservam estoques.

Os pedidos que não possam ser atendidos completamente, ou seja, que não tenham estoque suficiente para todos os itens, não serão considerados na análise, aparecendo com o campo Consid. desmarcado. Já os pedidos desconsiderados poderão ser analisados item a item, podendo ser alterada a quantidade pedida, ser substituído por outro ou até ser totalmente cancelado.

O estoque disponível para faturamento será considerado na análise de acordo com o parâmetro Critério para formação de estoque definido em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques (F070FES).

Previsão De
Previsão inicial e final.

Entrega De
Data de entrega, inicial e final.

Depósito
Campo para que o usuário possa filtrar os depósitos dos itens do pedidos. Com a modalidade de faturamento total selecionada, somente serão carregados os pedidos onde todos os itens do pedido tiverem um depósito da abrangência informado. Caso existir um item do pedido com outro depósito, este pedido não será carregado para a grade. Com a modalidade de faturamento parcial selecionada, serão carregados apenas os itens do pedido que tiverem um depósito da abrangência informado. Se não informado nenhum depósito, não será aplicado nenhum filtro trazendo todos os itens do pedido.

Analisar todos os Itens (W)
Indicativo de análise de itens, se este campo for marcado, será exibida uma grade exibindo os itens não atendidos do pedido. Nesta análise dos pedidos é respeitada a ordenação informada na tela Análise Disponibilidade de Estoque para Faturamento de Pedidos - Seleção (F122SEL). Com isso, caso o primeiro pedido não puder ser atendido por completo, o sistema provisoriamente o descarta e analisa o segundo pedido, com intuito de verificar se este pode ser atendido totalmente. Se sim, o pedido é marcado como faturável. Em seguida, o sistema volta a analisar o primeiro pedido em busca de itens que possam ser atendidos parcialmente.

Em um uso da modalidade de faturamento total, nesta situação, já não existe mais saldo para alguns dos itens, visto que o primeiro pedido consumiu algumas quantidades. Com isso, o sistema assinala apenas os itens que podem ser faturados e o pedido não é marcado como faturável. Quando utilizada o uso da modalidade de faturamento parcial, o primeiro pedido seria selecionado, junto com os itens que existe estoque, e o sistema analisaria o segundo pedido e também iria selecionar o pedido e seus itens que existe estoque.

Analisar Embalagens (1)
Indicativo de análise de embalagens.

Analisar Crédito (2)
Indicativo de análise de crédito.

Grades

Pedidos

Desconsiderar
Permite excluir o pedido posicionado da grade.

Rem. Reserva
Tem por objetivo remover as reservas dos pedidos, para os pedidos marcados no campo Consid. da grade e que possuem reservas. A reserva é removida dos estoques e de lotes e séries. Alguns pedidos não podem ter reserva removida por essa rotina, o que é o caso dos pedidos que possuem embalagem de estocagem associada ou que analisam e reservam estoques de embalagem. Nestes casos, são apresentados os pedidos que não tiveram suas reservas removidas em forma de mensagem no final do processo. A rotina do botão remove a reserva no estoque dos itens que possuem reserva e modifica o indicativo nos itens do pedido também. É interessante usar o botão seleção e utilizar a opção de exibir pedidos com reserva. Após a remoção das reservas, a tela é limpa, caso existiram pedidos a serem removidos da reserva. A rotina não permite marcar itens para remoção de reserva, a mesma é feita para todos os itens do pedido marcado.

Itens não Atendidos do Pedido

Grade para exibição dos itens não atendidos dos pedidos, somente visível se o campo Analisar todos os Itens(W) estiver marcado.

Observação

Existem duas formas de ordenar esta grade, são elas:

A tela de Configuração dos Campos da Grid, é acessada por meio da letra "C" no canto superior esquerdo da grade, e é um recurso que permite ocultar os campos e ordenar conforme necessário. A configuração de exibição e ordenação pode ser salva de forma individual, para todos, etc.

Ao mostrar os registros, o sistema sempre aplica os parâmetros pré-definidos na tela de seleção para ordenar a grade.

Após isso, o usuário pode coordenar conforme achar necessário, no entanto não será possível salvá-la, para que a grade seja carregada com essa ordenação, uma vez que ela é sempre sobreposta pela ordenação da tela de seleção.

Disponível para Fat. (com ped)
Exibe a quantidade disponível (estoque físico) menos a quantidade reservada no pedido, se o critério de disponibilidade de estoque da filial for igual a 3, 4, 7, 8). Caso contrário, exibe a quantidade disponível (estoque físico).

Disponível para Fat. (sem ped)
Exibe a quantidade disponível (estoque físico) menos a quantidade reservada no pedido.

Sit.
Informa a situação do item do pedido.

Substituir

Acesso a tela F122OPE, permitindo substituir o item posicionado na grade inferior.

Cancelar (Z)

Acesso a tela F122OPE, permitindo cancelar o item posicionado na grade inferior.

Alterar
Acesso a tela F122OPE, permitindo alterar o item posicionado na grade inferior.

Identificadores de Regras

VEN 000ALICM01
VEN 000ALIRF01
VEN 000COMIS01

Este artigo ajudou você?