Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.18
11/08/2023
- 15/12/2023: retiramos a matéria Separação do Gestão de Armazenagem | WMS WIS para pedidos de vendas.
Tarefas liberadas: 41
Suprimentos
Dedução de valor ao gerar um título de fixação de contas a receber
Problema: quando era gerado um título de fixação que continha contas a receber para compensar, e o parâmetro da filial estava selecionado para gerar o título da fixação com o valor líquido, ocorria a dedução duplicada do valor do contas a receber, que resultava no valor aberto do título, que ficava menor do que deveria.
Correção efetuada: ajustamos para que esse valor seja gerado corretamente na opção de valor líquido do título de fixação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Gerar título de fixação com valor líquido zerado
Problema: quando era gerado um título de fixação que continha valor em aberto zerado, e o parâmetro da filial estava marcado para gerar o título da fixação com o valor integral, o sistema não gerava o título, mesmo que fosse apenas para controle.
Correção efetuada: corrigimos os sistema para que o título seja gerado mesmo quando o valor em aberto estiver zerado para títulos com a opção de gerar com o valor integral.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Integração
Integração entre Maxxsoft - MaxxSFA+ e Gestão Empresarial | ERP
A partir desta versão, disponibilizamos a documentação relacionada ao processo de Integração Maxxsoft - MaxxSFA+ com o Gestão Empresarial | ERP.
O aplicativo móvel MaxxSFA+ - da nossa parceira MaxxSoft - foi desenvolvido especialmente para uso agronômico e objetiva oferecer informações comerciais, estratégicas e de relacionamento para garantir uma eficiente negociação, planejamento e controle de ações e metas. Através do conteúdo disponibilizado em nosso manual do usuário, é possível conhecer mais sobre a solução, além de permitir verificar as parametrizações necessárias para seu correto funcionamento ao integrar com as informações do ERP Senior.
Destacamos, ainda, que toda a integração é realizada através de web services.
Quer saber mais? Acesse a página de Integração com Maxxsoft - MaxxSFA+.
Local: Integrações com outros sistemas > Integração com Maxxsoft - MaxxSFA+
Cadastros
Ajustes na tela de implantação de módulos de integração da tela Gestão de Campo
Problema: durante a implantação automatizada dos módulos de integração através da tela Gestão de Campo (F000PIM), o Gestão Empresarial | ERP apresentava alguns erros, detalhados a seguir:
- Quando ocorria um erro durante o processamento, ao invés de mostrar a mensagem de erro, o sistema apresentava a mensagem There is no active transaction;
- Quando um Web Service já estava ativo, o sistema apresentava a mensagem Já existe uma configuração do web service COM.SENIOR.G5.XX para a empresa XXX, filial X e sistema X;
- Um erro interno de programação ocasionava a seguinte mensagem Erro de acesso ao banco de dados: Banco de Dados: XXX. Erro do Banco (1234): XXX-01234: value larger than specified precision allowed for this column.;
- Quando processado com sucesso, era o gravado o Where adicionado no Web Service de forma incorreta, que ocasionava erro de banco de dados na execução do Web Service.
Correção efetuada: ajustamos a tela F000PIM de acordo com cada situação detalhada no problema:
- Ao ocorrer algum erro durante o processamento, o sistema exibirá a mensagem correta relacionada ao erro na tela;
- Ajustamos um filtro incorreto que buscava se o Web Service estava ativo;
- Corrigimos o erro interno em nosso sistema no acesso ao banco de dados;
- Realizamos o ajuste na posição do Where adicionado no Web Service.
As correções do setor do Agronegócio para a tela de Gestão de Campo estão liberadas a partir desta versão do Gestão Empresarial | ERP. Mantenha a sua solução Senior atualizada.
Local: Cadastros > Integrações > Implantação de Módulos de Integração > Gestão de Campo (F000PIM)
Recursos
Envio da quantidade fixada no processo automático 151 entre o ERP e o App do Produtor Rural
Problema: no processo automatizado de integração entre o sistema de Gestão Empresarial | ERP e o App do Produtor Rural, ocorria uma discrepância na quantidade fixada. O problema estava relacionado com a falha na integração das movimentações físicas, ocasionada pelo envio de contratos com valores negativos para a senior X Plataform.
Correção efetuada: ajustamos a quantidade fixada, permitindo a integração adequada das movimentações físicas e solucionando o problema de contrato com valores negativos. Junto a esta correção, tratamos também a lentidão na execução do envio do processo agendado, resultando em uma redução de aproximadamente 90% no tempo de conclusão.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
Modelos de plano
Mesma classificação para contas diferentes na hierarquia do plano de contas
Problema: na hierarquia do Plano de Contas, quando se utiliza a mesma classificação para contas diferentes, poderia ocorrer de mostrar valores duplicados para a posição financeira de Projetos. Isso ocorria devido ao sistema exibir a mensagem Essa classificação já foi utilizada por outra(s) conta(s) analítica(s). Deseja continuar?, permitindo que o usuário prosseguisse.
Correção efetuada: alteramos o comportamento do sistema para que, na opção Hierárquico do Plano de Contas, exiba a mensagem Essa classificação já foi utilizada por outra(s) conta(s) analítica(s). Informe apenas classificações únicas., quando o Tipo Plano for 2 - Financeiro. Assim, o usuário não poderá repetir a mesma classificação em contas diferentes.
Local: Cadastros > Modelos de plano > Cadastro (F043MPC)
Gestão de Tributos
Distribuição de componentes em O.P.s fora do período
Problema: no caso de movimentações de produtos com transações cadastradas para não apontar movimentação na O.P., ao importar as ordens de produção o rateio dos componentes para dentro das O.P.s era distribuído para O.P.s fora do período, indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o rateio dos componentes a fim de sejam inseridos apenas em O.P.s abertas no período do movimento de baixa.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Produção e Estoques /> Apontamentos da Produção (F660APP)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Saldo de crédito PIS/COFINS e registro 1500 do SPED Contribuições
Problema: ao apurar o PIS/COFINS, havendo saldo de crédito na tela Controle Créditos PIS/COFINS (F661CRE) e utilizando esse crédito de forma manual em Outros Créditos, no mês seguinte da apuração os créditos ficavam com valor incorreto. Com isso, ao gerar o SPED contribuições (F669SPC), era apresentado um valor de saldo negativo no registro 1500.
Correção efetuada: corrigimos a utilização dos créditos na apuração do PIS/COFINS e na geração do SPED Contribuições.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Controle Créditos PIS/COFINS (F661CRE)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Complementação de documentação do Registro 1601 de SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI)
Complementamos a documentação relacionada ao Registro 1601 do Bloco 1 do SPED Fiscal, adicionando mais uma possibilidade de título de adiantamento ao texto.
Local: Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Bloco 1
Lentidão ao navegar na guia do Bloco L
Problema: ocorria lentidão ao selecionar a guia do Bloco L na geração do SPED Contábil Fiscal (F669ECF).
Correção efetuada: melhoramos a performance da rotina ao carregar os registros.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contábil Fiscal (F669ECF)
Campo COD_REC do registro F600 do SPED Contribuições
Problema: ao gerar o registro F600 do SPED Contribuições (F669SPC), o campo COD_REC era preenchido com 0000 quando não havia informação, causando erros ao validar o arquivo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para preencher o campo COD_REC vazio quando não houver informações a serem geradas.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
SPED EFD REINF | Nota Técnica 02/2023 | Ajustes nos leiautes da versão 2.1.2
Nota Técnica 02/2023, versão 2.1.2. Publicada em 30/06/2023.
Foi publicada a Nota Técnica 02/2023 com o objetivo de apresentar ajustes nos leiautes da versão 2.1.2 da EFD-Reinf referentes ao:
- Leiaute do R-4010
- Leiautes do R-9001, R-9005, R-9011 e R-9015
- Leiaute do R-9015
- Tabela 01 - Natureza de Rendimentos, do anexo I dos leiautes
A fim de adequar o sistema à norma técnica, corrigimos a exportação do R-4020, onde era gerado o erro isenImun é inválido - O valor 1 é inválido dependendo do tipo de dados. Além disso, na exportação do R-1070, quando houver mais de um dispositivo com o mesmo número de processo, os campos Compt. EFD-Reinf e Alt. Proc. EFD-Reinf serão atualizados em todos eles.
Não se esqueça de conferir a documentação completa sobre a EFD-Reinf e o nosso Portal de Exigências Legais, com as notícias recentes sobre o assunto.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
Gestão de Contabilidade
Aspas na composição do histórico padrão do lançamento
Problema: ao fazer a integração contábil do módulo de Tributos (Compras), era exibida a seguinte mensagem: Quantidade de parâmetros do complemento não confere com a quantidade exigida no histórico padrão! Isso ocorria quando o valor informado para compor o complemento do lançamento tinha duas aspas simples, causando uma falha no entendimento dos parâmetros do histórico padrão.
Correção efetuada: ajustamos a integração contábil para que a composição do histórico padrão do lançamento consiga interpretar duas aspas simples sem erros durante o processamento.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (F645CTB)
Gestão de Contas a Receber
Conciliação automática de estornos na Tesouraria
Problema: quando o identificador de regras TES-600CONCI01 está ativo (por padrão no Gestão Empresarial PME | GO UP), ao realizar movimentos de estorno de títulos, os mesmos já são automaticamente conciliados, desde que exista apenas um movimento na Tesouraria para um movimento de baixa. Entretanto, ao estornar baixa de título contido entre outros títulos de uma mesma baixa, onde estes tenham gerado lançamento na Tesouraria, o movimento de estorno/débito gerado na Tesouraria estava com a condição de conciliado, em que os campos OriCon, DatCon e SegCon já estavam preenchidos com referência ao lançamento de baixa inicial. Dessa forma, não era possível efetuar a conciliação sem que haja diferença no valor entre Extrato e os Movimentos selecionados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de estorno de baixa, para que, ao utilizar o identificador de regras mencionado, se a baixa ocorreu entre apenas um título e um lançamento, o sistema se comportará como está definido na documentação do identificador de regras, conciliando o movimento de estorno na Tesouraria. Quando não for o caso, isso é, houver vários títulos gerados em um único lançamento, o sistema não os marcará como conciliados, permitindo escolher quais movimentos serão conciliados através da tela de Conciliação Bancária (F600CON).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Exclusão de Movimentos do Contas a Receber (F301EBL)
Nosso Número em cobrança escritural do Santander
Problema: ao fazer uma remessa da cobrança escritural sem o cálculo do Nosso Número, utilizando o leiaute Cobrança Santander (CNAB 240) Remessa (SAEX10005), o sistema gerava um arquivo de texto com espaços em branco no lugar do Nosso Número, quando deveria estar preenchendo essa informação com zeros.
Correção efetuada: ajustamos o leiaute para gerar zeros na posição do Nosso Número, quando este não é calculado pelo sistema.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Consulta de Remessa para Banco do Contas a Receber (F302CRB)
Tarifas bancárias de títulos estornados
Problema: quando o identificador de regras CRE-310RTBTR01 está ativo, as tarifas bancárias provenientes de arquivo de retorno importadas na tela Retorno de Cobrança Escritural (F310RTB) são lançadas em movimento separado na Tesouraria. Ao fazer o estorno do lançamento pela tela de Exclusão de Movimentos do Contas a Receber (F301EBL), a tarifa é estornada em uma transação, no entanto, seu valor era somado ao valor da transação de estorno do título, o que duplicava o total tarifado.
Correção efetuada: corrigimos para que, quando o identificador de regras mencionado estiver ativo e houver estorno de uma baixa de título executado pela tela de Exclusão de Movimentos... (F301EBL), não seja somado o valor da transação da tarifa ao valor do título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Exclusão de Movimentos do Contas a Receber (F301EBL)
Web services
Integração do movimento da Tesouraria via web service
Problema: ao integrar um movimento da Tesouraria pelo web service com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria, porta TransferenciaTesouraria, o sistema gerava erro para algumas integrações, exibindo apenas a mensagem Executado com erros.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que a integração feita via web service ocorra sem erros.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Pagar
Processamento do cálculo de comissão
Problema: em ambas as telas de Cálculo/Pagamento de Comissões (F504RCP) e Resumo Analítico de Comissões (F504RAC), após marcar os registros e processar, era retornada a mensagem Access violation at address 44C57B8E in module 'RtsOCI02.bpl'. Read of address 00000000..
Correção efetuada: ajustamos a rotina de cálculo/pagamento de comissões para o processamento seja executado com sucesso, sem apresentar a mensagem de erro.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagamento de Comissões (F504RCP)
Gestão de Tesouraria
Inclusão de observação sobre valor do CDI na documentação de Tipos de amortização
Adicionamos na documentação sobre Tipos de amortização no pagamento, uma observação informando que por padrão, o valor do CDI nunca é considerado com o tipo de amortização PRICE, somente é considerado o valor dos juros. Quando é PRICE, o cálculo é feito pegando o valor da prestação e descontando o valor do juros para obter o valor da amortização.
Reforçamos ainda que, existe uma diferença em relação ao CDI, quando o mesmo é residual dos juros e quando é CDI independente:
- quando é CDI Residual, o valor é mostrado na coluna Correção Negociada. Os valores dessa coluna não são considerados para a amortização e não são carregados para os títulos gerados;
- quando é CDI Independente, o valor é mostrado na coluna Juros Original Base. Os valores dessa coluna não são considerados para a amortização mas são carregados nos títulos gerados, na coluna Acréscimos.
Local: Manual por processos > Definições gerais > Finanças > Tipos de amortização
Não foi possível posicionar tabela de projetos para a filial
Ao processar um estorno na tela F606EMA, pode ser apresentada a mensagem Não foi possível posicionar tabela de projetos para a filial. Complementamos a documentação da tela indicando que, para resolver isso, basta ir à tela Projetos (F070PRJ) e fazer o cadastro básico das informações obrigatórias.
Mesmo que a empresa não use o controle de projetos, é necessário ter os cadastros básicos na tela acima para a filial em que são feitos os contratos de aplicação. Isso por conta da rotina que busca os critérios padrões de rateio.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Aplicação e Financiamento > Estorno Movimentos Aplicações (F606EMA)
senior X Platform
Integração de refaturamento de pré-faturas com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Problema: ao cancelar uma nota fiscal com a intenção de reaproveitar a carga e pré-fatura, o número antigo do documento estava sendo considerado no Gestão de Armazenagem | WMS Senior, sendo que já havia sido cancelado no Gestão Empresarial | ERP. Isso causava duplicidade e o seguinte status de Integração WMS: Ocorreu algum erro processando cancelamento no WMS: ERRO AO IMPORTAR REFATURAMENTO DO PEDIDO (...).
Correção efetuada: realizamos ajustes para que a integração dos dados com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior ocorra normalmente.
Processamento de alocação de Nota Fiscal de Importação
Problema: ao retornar uma alocação de uma nota fiscal de importação, era apresentada a seguinte mensagem de erro referente a valores de ICMS: Erro processando alocação: Erro ao Gerar movimento de estoque. Registro com falha: Ordem de recebimento xxxxx-xxxx-xxxx-xxxx-xxxx (...) É obrigatória a informação do valor do ICMS para o movimento!.
Correção efetuada: alteramos a parametrização do processo para que não ocorram erros no retorno da alocação.
Web services
Execução de web service ao inserir código e CNPJ/CPF do cliente
Problema: o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta SimularPedidos, apresentava a mensagem de erro Access violation at address 4218607A in module RtBase02.bpl. Read of address 00000010 na execução quando eram informados o código e CNPJ/CPF do cliente.
Correção efetuada: ajustamos o funcionamento do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta SimularPedidos, para que ele seja executado sem problemas quando o código e o CNPJ/CPF do cliente forem informados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Validação de Integração de Dispositivo Fiscal (cBenef)
Problema: ao ser enviado para o Gestão de Lojas, o cBenef realizava uma validação incorreta e prejudicava a integração de dispositivo fiscal. Nessa situação, o campo CodDfs não era exportado e o campo CodInf era importado com 20 caracteres.
Correção efetuada: na exportação dos dados, adicionamos o campo CodDfs e o campo CodInf agora é importado com 10 caracteres.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de PCP
Ajuste em mensagem do sistema sobre pedido e item com problemas de integridade
Problema: ao mostrar as necessidades para gerar OP/OS, quando havia um problema de integridade de dados com um item de pedido inexistente, o sistema exibia a mensagem Problemas ao acessar a tabela de itens do pedido, que não identificava qual era o pedido/item com problema.
Correção efetuada: ajustamos a mensagem exibida no sistema para que mostre o pedido e o item que tem o problema de integridade.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Ordens de Produção/Serviço > Geração > Geração Simplificada (F910GPR)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Geração de logs de títulos ao fechar nota fiscal de saída
Implementamos um novo parâmetro global na tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS), que é um indicativo se deve gerar log de títulos do contas a receber nas notas fiscais de saída. Na tela Cadastro de Filiais (F070FCA), também adicionamos parâmetros dinâmicos para verificar em qual momento será acionado o indicativo de log. O log poderá ser acionado na execução dos identificadores de regras VEN-140CNFEC01, VEN-140CNFEC02 e VEN-140CNFEC03 após a emissão e após a geração de títulos do contas a receber.
Para saber mais sobre a rotina de Geração de logs de títulos do contas a receber em notas fiscais de saída, consulte as documentações das telas F140GNF, F140FEC, F140CAN, F135GNA, F140LCR, F140LOT, F149ECD, F149GNF, F149GNC e F149GNP.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas Manuais > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Fechamento agrupado s/ visualização > Fechamento de Notas Fiscais de Saída sem Visualização (F140FEC)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal > Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via pré-faturas > Geração de Notas Fiscais via Pré-faturas (F135GNA)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Via Pedidos agrupado c/ Cliente relacionado (F140LCR)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado > Faturamento de Pedidos Agrupado (F140LOT)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Agrupado e Entrega via CD (F149ECD)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Por Filial > Faturamento Agrupado de Cargas por Filial (F149GNF)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Individual > Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Via Pedido > Faturamento Agrupado de Cargas via Pedido (F149GNP)
Verificação de parâmetros globais ao cancelar nota fiscal de saída em Contratos de Venda
Problema: ao faturar um contrato com nova competência e gerar uma nota fiscal de saída na tela Contratos de Venda (F160NOV), o sistema vinculava esta nota como última nota gerada do contrato mas, ao cancelar a nota, o sistema não desvinculava a nota do contrato, o que ocasionava o erro Nenhum Registro foi Encontrado ao tentar faturar o contrato novamente.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que os parâmetros globais implementados sejam verificados: o parâmetro CtrDatUft ajusta os campos Última Nota, Série e Número conforme a última nota gerada antes da nota cancelada. Quando a primeira nota estiver sendo gerada, os campos Última Nota, Série e Número serão zerados. O parâmetro LogDatUft gera um documento de texto no cancelamento da nota fiscal, exibindo no arquivo as informações alteradas para o contrato.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro > Contratos de Venda (F160NOV)
Inconsistência na leitura de lotes de Embalagem Multinível na tela Formação de Embalagens das Pré-faturas Compacta (F135FEC)
Problema: ao inserir o código da embalagem durante o processo de formação de embalagens das pré-faturas, utilizando Embalagem Multinível na tela Formação de Embalagens das Pré-faturas Compacta (F135FEC), o sistema retornava a mensagem de erro Lote inválido ou não encontrado ou já utilizado para esta pré-fatura.
Correção efetuada: alteramos o processo para que, ao inserir o código da embalagem, o sistema não retorne mensagem de erro e seja possível concluir o processo.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Formação de Embalagens > Compacta > Formação de Embalagens das Pré-faturas Compacta (F135FEC)
Consulta de dispositivos fiscais em diferentes filiais na tela Consulta de Notas Fiscais de Saída (F141CNS)
Problema: ao utilizar a tela Consulta de Notas Fiscais de Saída (F141CNS) para consultar as notas já fechadas, estando em uma filial diferente da em que a nota foi fechada, o sistema não exibia na tela Dispositivos Fiscais do item da Nota Fiscal de Saída (F140DIS) o dispositivo fiscal vinculado ao item da nota fiscal de saída, deixando a grade em branco.
Correção efetuada: alteramos o processo para que seja possível verificar os dispositivos fiscais de uma nota em todas as filiais da empresa em questão.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Consulta de Notas Fiscais de Saída (F141CNS)
Alteração na execução do identificador de regras VEN-140DISFS01 ao faturar pedidos na tela F140LOT
Problema: ao faturar um pedido através da tela Faturamento de Pedidos Agrupado (F140LOT) e executar o identificador de regras VEN-140DISFS01, os campos dos dados gerais da nota fiscal não estavam disponíveis na regra.
Correção efetuada: alteramos a execução da regra do identificador de regras VEN-140DISFS01 para disponibilizar os campos dos dados gerais da nota fiscal de saída ao faturar o pedido através da tela Faturamento de Pedidos Agrupado (F140LOT).
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado (F140LOT)
Ajuste em matéria das Notas da versão
Problema: o texto da matéria Cancelamento de CT-e na versão 4.00 nas notas da versão do Gestão Empresarial | ERP e Gestão Empresarial PME | GO UP, versões 5.10.3.16 e 5.10.2.107 não indicava o cenário da carta de correção.
Correção efetuada: ajustamos a matéria nas versões acima a fim de detalhar todos os cenários impactados:
Locais:
- Portal de Documentação > Gestão Empresarial | ERP - Notas da Versão
- Portal de Documentação > Gestão Empresarial PME | GO UP - Notas da Versão
Gestão de Vendas
Alteração de pedido vinculado à carga na tela Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
Problema: ao gerar uma carga, vincular um pedido e faturar esta carga através da tela Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC), o sistema permitia alterar o número do pedido vinculado à carga faturada, ocasionando divergências entre a situação do item de pedido e o pedido que estava, originalmente, vinculado à carga.
Correção efetuada: alteramos o processo para que não seja possível fazer alteração do pedido que está vinculado à carga na geração da Nota Fiscal de Saída através da tela Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC).
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
Importação e Exportação
Retorno ao eDocs quando nota de entrada tinha carta de correção
Problema: quando uma nota de entrada e uma carta de correção são recebidas simultaneamente, o sistema enfrentava dificuldades ao processar a carta, já que depende do processamento prévio da nota. Neste caso, o problema ocorria no fato de que, ao retornar ao eDocs, a nota fiscal apresentava um erro de processamento, enquanto a carta era registrada como processada com sucesso.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que apenas o documento que teve problemas no processamento seja retornado com erro ao eDocs.
Local: Recursos > Importar documentos e retornos do eDocs (F000FRE)
Gestão de Estoques
Transferência entre depósitos com produtos controlados por lotes
Problema: ao utilizar a tela F210TBC para executar a transferência entre depósitos de produtos controlados por lotes e processar, a tela de distribuição de lotes era aberta mesmo não havendo necessidade de executar a distribuição de lotes novamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que nesse cenário, a tela de distribuição de lotes não seja aberta.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Transferência (Depósitos)/Baixa Estoque (Compacta) (F210TBC)
Gestão de Recebimento
Ligação produto x depósito no processo manual de transferência entre filiais
Problema: quando utilizado o processo manual de transferência entre filiais, em que na nota fiscal de entrada o vínculo com a nota fiscal de saída é feito através do botão Nota Saída na tela F440GNE, era possível inserir um item de produto para um depósito o qual não existia a ligação produto X depósito.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que nesse cenário, o processo seja bloqueado até que a ligação produto x depósito seja executada. Importante mencionar que essa ligação poderá ser executada no momento do processamento através da abertura da tela automaticamente ou até mesmo através da utilização do parâmetro global LigProDep.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Gestão de Compras
Geração da ordem de compra herda rateio da solicitação de compra
Ajustamos a documentação para orientar que, durante a geração da Ordem de Compra, quando já existir um rateio definido na solicitação de compra, o sistema copia os dados desse rateio para a O.C., não permitindo que a O.C. gerada não herde o rateio da solicitação. Entretanto, depois da geração é possível alterar o rateio manualmente, através da tela Ordem de Compra Agrupada (F420GOC).
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Solicitação de Compra (F420OSC)
Cubos
Especificação na documentação sobre Geração de Cubo
Complementamos a documentação sobre geração de Cubo, indicando o procedimento que deve ser realizado antes de listá-lo pelo Gerador de Relatório.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Relatórios > Controles > Cubo
SGI
Registro não era carregado em tela SGI ao ser digitado
Problema: ao selecionar um registro na tela SGI através do botão de pesquisa, o registro era carregado na tela. No entanto, quando o registro era digitado no campo, mesmo ele existindo na base, os dados não eram carregados para a tela.
Correção efetuada: ajustamos a rotina das telas SGI para que, ao digitar o valor em um campo, os dados sejam carregados na tela, da mesma forma como eles são carregados quando o registro é selecionado através da pesquisa de registros.
Local: Tecnologia > SGI > Gerador de Telas
Relatórios
Algumas funções LSP eram apresentadas de forma indevida no editor de regras do Gerador de Relatórios
Problema: identificamos que algumas funções LSP (ADBuscaUsuario, ADAlteraUsuario, ADAlteraUsuarioPorAtributos, ADAlteraUsuarioDN, ADDeletaUsuario e ADPegaAtributoUsuario) eram apresentadas de forma indevida dentro do editor de regras do gerador de relatórios.
Correção efetuada: removemos a declaração das funções LSP, que eram apresentadas de forma indevida dentro do editor de regras do gerador de relatórios. Estas funções foram substituídas pelas seguintes funções LSP:
DE | PARA |
---|---|
ADBuscaUsuario | ADBuscaEntidade |
ADAlteraUsuario | ADAlteraEntidade |
ADAlteraUsuarioPorAtributos | ADAlteraEntidadePorAtributos |
ADAlteraUsuarioDN | ADAlteraEntidadeDN |
ADDeletaUsuario | ADDeletaEntidade |
ADPegaAtributoUsuario | ADPegaValorAtributoEntidade |
Local: Gerador de Relatórios
Finanças
Integração do movimento da Tesouraria via web service
Problema: ao integrar um movimento da Tesouraria pelo web service com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria, porta TransferenciaTesouraria, o sistema gerava erro para algumas integrações, exibindo apenas a mensagem Executado com erros.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que a integração feita via web service ocorra sem erros.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Execução de web service ao inserir código e CNPJ/CPF do cliente
Problema: o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta SimularPedidos, apresentava a mensagem de erro Access violation at address 4218607A in module RtBase02.bpl. Read of address 00000010 na execução quando eram informados o código e CNPJ/CPF do cliente.
Correção efetuada: ajustamos o funcionamento do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta SimularPedidos, para que ele seja executado sem problemas quando o código e o CNPJ/CPF do cliente forem informados.
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Validação de Integração de Dispositivo Fiscal (cBenef)
Problema: ao ser enviado para o Gestão de Lojas, o cBenef realizava uma validação incorreta e prejudicava a integração de dispositivo fiscal. Nessa situação, o campo CodDfs não era exportado e o campo CodInf era importado com 20 caracteres.
Correção efetuada: na exportação dos dados, adicionamos o campo CodDfs e o campo CodInf agora é importado com 10 caracteres.
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Ativação do novo visual do Gestão Empresarial XT
Problema: ao fazer adesão do Menu XT, o sistema apresentava o erro Cannot open file \<servidor>\Sapiens\Delphi\webkitx\images\msg_enable.png, e não ativava o novo visual.
Correção efetuada: corrigimos o processo de ativação do XT para que este problema não ocorra.
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