Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.23
15/09/2023
Tarefas liberadas: 26
Suprimentos
Correção da execução do identificador de regras CPR-435APLTX01
Problema: ao ativar o identificador de regras CPR-435APLTX01 ligando a uma regra, o identificador não era executado corretamente na rotina de fixação, nos processamentos de ordens de compra e depósito e a fixar.
Correção efetuada: corrigimos a execução do identificador de regras para que seja possível efetuar o desconto das taxas definidas via regra no valor financeiro da nota de entrada gerada no processo de fixação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Nota de devolução de valor zero em desdobro de fornecedor com várias notas
Problema: ao realizar a saída do caminhão, quando a quantidade informada nas notas fiscais dos produtos superam a quantidade recebida na pesagem, o ERP gerava a devolução da quantidade excedente, porém, a quantidade da nota era zerada quando o fornecedor informava mais de uma nota fiscal na mesma pesagem.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo de devolução proporcional no desdobro entre fornecedores pessoa jurídica, para que a quantidade devolvida seja proporcional à cada nota informada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Web services
Campo Código de Marca no web service de cadastro de produtos e Tipo de Serviço no web service de cadastro de serviços
Implementamos o campo CodMar, correspondente ao Código da Marca/Etiqueta do Produto, no web service Com.senior.g5.co.ger.cad.produto, Porta Cadastrar. É necessário enviar um código de marca já previamente cadastrado no sistema pela tela de Cadastro de Marcas (F076MAR). Também implementamos o campo ProImp (Tipo de serviço para impostos), no web service Com.senior.g5.co.ger.cad.servico, Porta Cadastrar. Deve-se informar um Tipo válido no CBDS.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Identificadores e parâmetros
Disponibilizada documentação de identificadores de regra
Disponibilizamos a documentação dos identificadores de regra GER-000PRRAT03, VEN-120RECPE01, VEN-120RECPE02 e VEN-135ESMEM01 que anteriormente eram de uso restrito.
Estes identificadores permitem:
- GER-000PRRAT03: Somente criar a tela de rateio quando houver necessidade, ganhando performance.
- VEN-120RECPE01: Determina se deve ou não recalcular todos os itens do pedido. Quando esse identificador de regra estiver ativo vai recalcular somente os itens do pedido que foram alterados.
- VEN-120RECPE02: Determina se deve ou não recalcular todos os itens do pedido. Quando esse identificador de regra estiver ativo vai recalcular somente os itens do pedido que foram faturados.
- VEN-135ESMEM01: Este identificador tem por finalidade atualizar o estoque somente no final do processamento das pré-faturas (Cargas e Análises de Embarque). Com este identificador ativo os estoques são atualizados somente em memória durante o processamento, evitando, dessa forma, que a tabela de estoques fique bloqueada para atualização quando há concorrência com processos de faturamento.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Gestão de Tributos
Duplicação de chave ao integrar movimento de acerto de estoque
Problema: ao integrar os movimentos de acerto pela tela de Produção e Estoque (F660ISP), ocorria um erro de violação de chave: Problema na execução do integrador (...).
Correção efetuada: corrigimos a integração da movimentação de acerto por meio da tela F660ISP para que funcione corretamente quando, na movimentação de estoque da O.P. (E900MEO), houver dois registros para a mesma movimentação de estoque (E210MVP).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Produção e Estoque (F660ISP)
Gestão de Tesouraria
Transferência de longo para curto prazo de contratos de empréstimo com muitas parcelas
Ao realizar uma transferência de longo para curto prazo em um contrato de empréstimo que tenha muitas prestações, através da tela de Transferências Curto/Longo Prazo (F606TLC), poderia ocorrer o erro de Out of Memory, devido à grande quantidade de processamento realizado. Assim, implementamos uma nova rotina, mais performática, que atualiza os saldos mensais das contas de na tabela E600MES. Essa rotina pode ser ativada através do novo parâmetro global AtuMesPer, na tela de Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS). Por padrão, o parâmetro têm valor inicial N, mantendo a rotina antiga. Para utilizar a nova rotina performática, deve-se trocar seu valor para S.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Aplicação e Financiamento > Transferência de Títulos de Longo para Curto Prazo (F606TLC)
Transferências entre contas do tipo Aplicação ou Empréstimo
Problema: ao utilizar a opção de transferência na tela de Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC), o sistema permitia utilizar contas do tipo 04-Conta Aplicação Financeira e 05-Conta Empréstimo. Isso acabava refletindo no fluxo de caixa, pois contas internas do tipo Aplicação ou Empréstimo deveriam ser movimentadas exclusivamente pelas rotinas de Aplicação ou Empréstimos.
Correção efetuada: alteramos o filtro do campo Conta Interna e Conta Transferência, removendo os tipos de conta citados.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC)
Gestão de Contas a Pagar
Baixa de título do Contas a Pagar com rateio de ISS
Problema: ao realizar a baixa de um título do Contas a Pagar com retenção de ISS, ocorria o erro Access violation at address 04B912A1 in module sa_geral_nucleo.bpl. Isso ocorria devido a uma falha na rotina de rateio.
Correção efetuada: Corrigimos a rotina de rateio para que não ocorra o erro.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT)
Gestão de Armazenagem | WMS
Preenchimento dos campos de CNPJ e Url ao fazer o login na integração com WMS
Acrescentamos na documentação de integração do Gestão Empresarial | ERP com o Gestão de Armazenagem | WMS, a forma de preencher os campos de CNPJ e Url ao criar login de acordo com o WMS integrado. Segue:
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Acesse nossa documentação e confira essa e outras informações sobre a integração!
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Integração com ERP
Web services
Implementação de web service para vínculo de fornecedor
Quando utilizado o web service com.senior.g5.co.int.agr.pesagem, porta RegistrarEntradaViaBalancaContrato, para dar entrada em uma pesagem, mesmo informando o número do contrato o qual se deseja vincular a pesagem, eram vinculados todos os contratos do fornecedor que estivessem disponíveis. Implementamos, então, o identificador de regras CPR-435NMCTR01 para que somente o contrato informado no web service seja considerado para o vínculo.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Integração com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior ao exceder limite de caracteres
Problema: quando a coluna E140SIW.OBSSIT ultrapassava 500 caracteres, a integração da nota fiscal não se concretizava no Gestão de Armazenagem | WMS Senior, apresentando erro no monitor VALUE TOO LARGE FOR THE COLUMN.
Correção efetuada: efetuamos ajuste no processo para impedir a adição de novos dados na coluna quando a informação ultrapassar 500 caracteres.
Gestor Senior
Interação com usuário na recuperação de tarefas do App Gestor
Problema: quando o parâmetro Critério/Mensagem Bloqueio Ordens Compra na tela Projetos (F615PRJ) estava com o valor A - Avisa, a integração de retorno do aplicativo Gestor Senior causava erro devido ao fato da necessidade da interação com o usuário.
Correção efetuada: alteramos o processo para que a rotina de integração do retorno do aplicativo ignore este parâmetro quando possuir o valor A - Avisa.
Local: Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Projetos (F615PRJ)
Ações SID
Movimentação de estoque por utilização de Ações SID
Problema: ao movimentar estoques utilizando Ação SID, quando a quantidade do movimento continha o separador decimal ponto (.), era retornado erro e o movimento não era gravado.
Correção efetuada: ajustamos para que, nesse cenário, o movimento de estoque seja gravado corretamente.
Local: Ação SID.Est.Movimentar
Gestão de Vendas
Geração de títulos no fechamento de pedidos
Problema: ao fechar pedidos com configuração para geração de títulos de previsão, quando nas parcelas existe a informação da Autorização da Transação (TEF) e Número da Transação (TEF), estes dados não eram gerados do título.
Correção efetuada: alteramos a rotina de fechamento de pedidos (independentemente de qual tela esteja sendo utilizada) para que, na geração dos títulos os campos Autorização da Transação (TEF) e Número da Transação (TEF), eles sejam inseridos no título.
Gestão de Distribuição
Alteração de situação da carga no envio ao Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Problema: quando uma carga era gerada utilizando a opção Exigir liberação de Estoque e pulando a etapa de liberação diretamente para o envio ao Gestão de Armazenagem | WMS Senior, o sistema alterava a situação da carga para 2 - Em Preparação e não era possível alterar a situação pelo sistema.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que não seja possível fechar a carga antes de ser liberada pela tela F135LIB, juntamente com o bloqueio do envio da carga ao Gestão de Armazenagem | WMS Senior pela tela F135WMS, quando estiver em situação 8 - Sem Estoque/Em Requisição.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Liberação de Pré-Faturas bloqueadas > Liberação de Pré-faturas Bloqueadas (F135LIB)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Liberação para envio ao WMS > Envio de Cargas para o WMS (F135WMS)
Geração de lock em tabela de estoque ao gerar pré-fatura
Alteramos o processo no sistema para que, quando estiver sendo gerada uma pré-fatura utilizando os Identificadores de Regras VEN-135LOTPA01 e VEN-135LOTPA02 para que a pré-fatura seja gerada utilizando lote padrão, o sistema não faça nenhuma alteração nas tabelas de estoque e não gere lock.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos > Formação de Cargas (via Pedidos) (F135FCP)
Valor dos campos Vlr. Liq. Produtos PFA e Valor Produtos PFA desequilibrado com estoque
Problema: ao carregar um pedido na tela Formação de Cargas (Via Pedidos) (F135FCP) que contém um item que não possui disponibilidade de estoque suficiente para atender a quantidade informada no pedido, o sistema carregava valores para os campos Vlr. Liq. Produtos PFA e Valor Produtos PFA de forma incoerente.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, quando um item de produto do pedido não estiver com quantidade suficiente para faturar no estoque, os campos Vlr. Liq. Produtos PFA e Valor Produtos PFA sejam recalculados de acordo com a Qtd a. Faturar dos itens de produtos selecionados.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos > Formação de Cargas (Via Pedidos) (F135FCP)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Aviso sobre o impacto da adição dos novos tipos de combustíveis do ICMS Monofásico
Problema: nas versões 5.10.2.97 e 5.10.3.6 atendemos ao convênio ICMS 15/2023 por meio da matéria Novos tipos de combustíveis do ICMS Monofásico. Nela adicionamos novos registros e optamos pela exclusão das parametrizações inseridas de forma automática pelo sistema. Isso a fim de que ocorra a inclusão total dos registros com os produtos previstos na tributação do ICMS Monofásico.
Correção efetuada: inserimos um aviso nas notas das versões indicadas acima informando que pode haver a perda de parametrizações e registros inseridos manualmente pelo cliente na tela Novos tipos de combustíveis do ICMS Monofásico (F019TIM) ao atualizar o sistema.
Locais:
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Tabela de partilha ICMS Monofásico (F019TIM)
- Gestão Empresarial | ERP - Notas da Versão
- Gestão Empresarial PME | GO UP - Notas da Versão
Melhoria na documentação de caixa de seleção para reabilitação de pré-fatura
Complementamos a documentação da coluna Reab.Pré-Fatura da grade Notas Fiscais da tela F140CAN, informando que ao reabilitar a nota fiscal sem marcar esta caixa de seleção, a pré-fatura será cancelada (e não irá para o WMS mesmo se a NF for aprovada posteriormente).
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento
Gestão de Estoques
Verificação da ligação entre Ordem de Compra e Pedido
Problema: a tela Análise de Reposição Entre Depósitos - Fornecedores (F211ADF) ligava um pedido à duas Ordens de Compra em alguns momentos.
Correção efetuada: acrescentamos uma verificação multiusuário ao fim do processo que validará se a ligação do pedido com a ordem de compra ocorreu de forma correta.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Depósito Filiais (F211ADF)
Usuário inativo informado na movimentação de estoque
Problema: nas telas Geração Individual de Movimentos de Estoque (F210MVP), Geração Agrupada de Movimentos de Estoque (F210LOT) e Transferências de Produtos (F210TPA) estava sendo permitido informar um usuário recebedor e usuário responsável inativo no SGU e ERP.
Correção efetuada: alteramos as telas mencionadas acima para consistir se o usuário está ativo. Caso não esteja, será apresentada a mensagem Usuário XX está inativo.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Individuais (F210MVP)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Agrupados (F210LOT)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências (F210TPA)
Informe de fornecedor inativo na análise de reposição
Problema: ao gerar uma análise de reposição, era possível informar um fornecedor inativo, gerando ordem de compra indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos o filtro do campo fornecedor para contemplar somente aqueles que estiverem ativos.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Agrupada (F211ARA)
Gestão de Recebimento
Permissão indevida de vínculo com notas fiscais de acerto no CT-e
Problema: o sistema permitia, indevidamente, vincular notas de entrada do tipo 9 (Acerto) como nota fiscal de origem do CT-e.
Correção efetuada: ajustamos para que não seja possível vincular notas fiscais do tipo 8 (Frete) e 9 (Acerto) à uma nota de CT-e.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Central de Configurações
Execução de requisições HTTP com o uso do TLS 1.2 e 1.3 habilitado na Central de Configurações Senior
Problema: apresentava a mensagem de erro Access violation at address 1032CB18 in module 'jvm.dll' Read of address 000000BC nas requisições de serviço com a opção Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) habilitada na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: corrigimos a rotina na liberação da versão 5.10.3.17 do Gestão Empresarial | ERP, nesta versão o jar da webservice-factory já saiu sem a assinatura sanando este problema e outros também relacionados a assinatura.
Formas de Acesso
Execução da rotina de processamento entre cliente/servidor de conexões efetuadas, ao acessar o sistema via BrowserAccess
Problema: apresentava a mensagem de erro Não foi possível encontrar feedback com id=000000000 ao acessar o sistema via BrowserAccess.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processamento entre cliente/servidor das conexões efetuadas.
Local: BrowserAccess
Integrações
Implementação de web service para vínculo de fornecedor
Quando utilizado o web service com.senior.g5.co.int.agr.pesagem, porta RegistrarEntradaViaBalancaContrato, para dar entrada em uma pesagem, mesmo informando o número do contrato o qual se deseja vincular a pesagem, eram vinculados todos os contratos do fornecedor que estivessem disponíveis. Implementamos, então, o identificador de regras CPR-435NMCTR01 para que somente o contrato informado no web service seja considerado para o vínculo.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastros
Campo Código de Marca no web service de cadastro de produtos e Tipo de Serviço no web service de cadastro de serviços
Implementamos o campo CodMar, correspondente ao Código da Marca/Etiqueta do Produto, no web service Com.senior.g5.co.ger.cad.produto, Porta Cadastrar. É necessário enviar um código de marca já previamente cadastrado no sistema pela tela de Cadastro de Marcas (F076MAR). Também implementamos o campo ProImp (Tipo de serviço para impostos), no web service Com.senior.g5.co.ger.cad.servico, Porta Cadastrar. Deve-se informar um Tipo válido no CBDS.
Local: Recursos > Implementações > Web services