Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.26
06/10/2023
- 15/12/2023: adicionamos a matéria Vulnerabilidade no tratamento de requisições da Web 5.0.
Tarefas liberadas: 61
Mercado
Quantidade disponível zerada na transferência entre produtores
Problema:ao carregar ordens de compra de um fornecedor para transferência, um item ficava indevidamente sem saldo disponível, impedindo a transferência.
Correção efetuada:ajustamos a falha de arredondamento no cálculo da quantidade disponível, que zerava a quantidade para transferência.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança > Transferência entre Produtores (F115TRF)
Suprimentos
Geração do título a pagar para o imposto do tipo 76-Agronegócio
Problema: Ao fechar uma nota fiscal de entrada que possui o imposto do tipo 76-Agronegócio calculado e configurado para geração do título de imposto no contas a pagar, era apresentada a mensagem: Erro - Nota Fiscal de Entrada XXX, Série XX, Fornecedor X, Filial X. - X. Access violation at address 0382AB7B in module 'sa_geral_nucleo.bpl'. Read of address 00000000.
Correção efetuada: Alteramos a rotina de geração do título de imposto, para que no fechamento da nota fiscal de entrada, o título seja gerado corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Recursos
Envio de informações de saldo físico ao App do Produtor Rural pelo identificador de regra INT-115PRPCM01
Em melhoria no nosso processo automático 151, de Integração entre Gestão Empresarial | ERP e o Agronegócio Senior, realizamos uma alteração no identificador de regra INT-115PRPCM01, que a partir desta versão, ao enviar as informações de saldo físico para o App do Produtor Rural, o sistema enviará a competência inicial da Safra.
Conheça os detalhes do identificador de regra INT-115PRPCM01 ao acessar a nossa documentação.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Identificador de Regra INT-115PRPCM01
Finanças
Duplicidade de títulos na integração do LCDPR
Problema: quando uma baixa de título referente aos programas Proalba ou FundeAgro era integrada ao LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural) pela tela de Integração de Movimentos (F603IML), ocorria a duplicidade de movimentos na tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL).
Correção efetuada: ajustamos a rotina de integralização do LCDPR para que não ocorra a duplicidade de títulos.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos (F603IML)
Finanças
Parametrização do sistema para o tipo de identificação de chave PIX por dados bancários
Inserimos nas documentações abaixo listadas, uma nota informando que o tipo de identificação de chave PIX por dados bancários não é cadastrado no campo Chave PIX. Basta possuir, no título, a informação do banco, agência e conta corrente.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Chaves PIX de fornecedores
- Ajuda por telas > Cadastros > Finanças > Tesouraria > Chaves PIX de Contas Internas
- Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > PIX - Pagamento Eletrônico
- Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > PIX - Recebimento Eletrônico
Controladoria
Valor Acumulado dos impostos 53 e 54
Problema: o campo Valor Acumulado da tela Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF) não era atualizado para os impostos 53 e 54.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o campo seja atualizado corretamente.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF)
Usuários
Parâmetro global para definir a atualização da empresa/filial ativa no cadastro de usuários
Disponibilizamos o parâmetro global AtuEmpFia que tem o objetivo de definir a atualização da empresa/filial ativa no cadastro de usuários. O valor padrão do parâmetro é S que faça com que os campos sejam atualizados normalmente. Com o parâmetro igual a N, a atualização do cadastro de usuários não será executada.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Gestão de Tributos
Retenções do período no Registro Y570 da ECF
Problema: ao carregar as retenções do período no Registro Y570 da tela SPED Contábil Fiscal (F669ECF), o sistema buscava o valor contábil dos documentos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para buscar o valor base das retenções no cenário acima.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contábil Fiscal (F669ECF)
Notas fiscais com série fiscal na EFD-Reinf
A fim de que documentos fiscais de aluguéis não sejam integrados pela data de entrada, visto que o fato gerador será sempre a baixa do título, ajustamos a tela EFD-Reinf - Integração (F690ILA) onde, na integração de notas fiscais por competência, serão consideradas apenas as notas fiscais que têm série fiscal (E020SNF.UtiImp = S).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Relatório de Títulos com Retenção
Com a entrada em produção da EFD-Reinf 2.1.2, as empresas que faziam a apuração da retenção das contribuições sociais pelo regime de competência tendem a mudar sua parametrização para o regime de caixa, pois a guia de recolhimento será oriunda das informações prestadas na EFD-Reinf. Isso provoca um recolhimento em dobro no momento da baixa, visto que a retenção já foi recolhida no mês de entrada da nota. Para apurar o valor correto a ser recolhido, é necessário estornar o valor da retenção paga por competência como Outros Créditos.
Por conta disso, disponibilizamos o relatório 094 - Títulos com Retenção (CIOO094.GER). Ele detalha o valor das retenções já recolhidas, por competência, que serão estornadas na apuração por regime de caixa. Serão listados os títulos recebidos no mês oriundos de notas fiscais que têm algum valor de retenção de PIS, COFINS, CSLL ou Outras Retenções cuja entrada é anterior ao período da adoção ao regime de caixa.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Relatórios > Operacionais > 094 - Títulos com Retenção (CIOO094.GER)
Pagamentos a fornecedores estrangeiros na EFD-Reinf
A fim de permitir que pagamentos a fornecedores estrangeiros sejam integrados à EFD-Reinf, alteramos a tela F690ILA para integrar documentos vinculados a fornecedores do exterior, desde que ele esteja parametrizado para Gerar DIRF/Reinf (E095FOR.GerDir= S) e tenha o campo Indicativo do Número de Identificação Fiscal preenchido (E095FOR.IndNif > 0).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Integração dos movimentos oriundos de contratos
Ajustamos a integração dos eventos R-4010 e R-4020 da EFD-Reinf na tela F690ILA para integrar os movimentos oriundos de contratos na filial consolidadora nas movimentações, assim como ocorre durante a integração dos demais movimentos sem vínculo com contrato.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Geração do Registro K220 do SPED Fiscal
Problema: a tela Produção e Estoque (F660ISP) permitia gerar a integração da Produção e Estoque para movimentos de Transferência entre Produtos com produtos intermediários, causando erros na validação do SPED Fiscal.
Correção efetuada: ajustamos a tela para não integrar movimentos de Transferência entre Produtos com produtos intermediários.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Produção e Estoque (F660ISP)
Documentos com Data de Operação fora do período definido
Problema: na tela Outros Documentos (F660ODC) e no web service com.senior.g5.co.mct.imp.gravaroutrosdocumentos, era permitido gerar documentos onde a data informada no campo Data Operação estava fora do período definido na tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF).
Correção efetuada: alteramos a validação da tela e do web service para bloquear a geração de documentos quando a data da operação estiver fora do período definido na tela F070FEF.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Outros Documentos (F660ODC)
Gestão de Plano Financeiro
Valor da Ordem de Compra com o Identificador de Regra FIN-611PFCIF00
Problema: ao utilizar o Identificador de Regras FIN-611PFCIF00, com a regra definida que seja zerado o Valor Líquido para determinada situação de Ordens de Compras que tenham parcelas especiais, o fluxo de caixa estava apresentando incoerência de valores. O sistema subtraía o valor que deveria ser zerado do valor da OC que deveria ter seu valor integral apresentado. Isso ocorria por não ter um tratamento na rotina de sobras, em que estava considerando o valor integral ao invés do valor zerado da OC.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do fluxo de caixa para que apresente o valor correto da OC que tenha parcelas especiais, quando for manipulado através de regra interna do Identificador de Regras FIN-611PFCIF00.
Local: Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Fluxo de Caixa Gerencial > Parâmetros do Fluxo de Caixa Gerencial (F611PFC)
Gestão de Contas a Pagar
Alteração da transação com tipo Agrupamento
Problema: na tela de Remessa de Pagamento Eletrônico (F510PRM), quando era alterado o campo Transação de um título cujo campo Tipo fosse AGR-Agrupamento, não ocorria a gravação da alteração da transação no agrupamento, nem na remessa, mantendo o valor anterior.
Correção efetuada: implementamos uma consistência que não permite alterar o campo Transação quando o Tipo for AGR-Agrupamento, na tela de Remessa de Pagamento Eletrônico (F510PRM). Entretanto, o procedimento correto para alterar uma transação de agrupamento de títulos é fazê-lo na tela de Preparação de Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PPR), antes de utilizar a outra tela mencionada (F510PRM).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Validação dos dados da Remessa do Pagamento Eletrônico
Problema: na tela de Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM), ao enviar uma remessa com Tipo de Pagamento igual a TO-TED (Outro Titular), CC-Crédito em Conta Corrente, DC-Documento de Crédito (Mesmo Titular) ou TE-TED (Mesmo Titular), o Sistema não verificava se as informações bancárias (banco, agência e conta) estavam presentes, permitindo enviar a remessa com esses dados incompletos.
Correção efetuada: ajustamos para que, no envio da Remessa com esses tipos de pagamento mencionados, seja verificado se os dados bancários estão presentes e não permite realizar o envio sem o preenchimento destes.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Cálculo do IRRF com Tipo de cálculo Simplificado/Mais vantajosa
Problema: o valor do INSS estava sendo descontado da base do IRRF quando era utilizado a opção de Tipo de desconto IRRF como 2-Simplificada ou 3-Mais vantajosa. Dessa forma, acarretava em cálculo inconsistente, pois deveria ser realizado com a base de cálculo sem descontos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para utilizar a base de cálculo do imposto IRRF sem reduções para Tipo de desconto simplificado ou mais vantajoso.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Lote Automática do Contas a Pagar (F501LOT)
Baixa de títulos por substituição com o Identificador de Regras CPA-501LAPSU01
Problema: quando o Identificador de Regras CPA-501LAPSU01 estivesse ativo, o sistema não permitia realizar baixas por substituição na tela de Baixa por Substituição do Contas a Pagar (F501SUB). Ao invés, exibia o erro Operação cancelada. Não é possível alterar. Título já está aprovado..
Correção efetuada: alteramos a rotina de baixa e geração do título substituído, para que, nos casos onde o identificador de regras CPA-501LAPSU01 esteja ativo, não seja mais apresentado a mensagem que impedia a finalização da baixa e geração do título substituído.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Por Substituição (F501SUB)
Gestão Orçamentária e Projetos
Manutenção de orçamentos
Problema: na tela de Preparação de Orçamento - Contas Financeiras (F651OCT) ou na tela de Preparação de Orçamento - Centros de Custos (F615OCC), ao realizar uma alteração de dados do orçamento, o sistema apresentava a advertência Orçamento no mês XX/XXXX do C.Custo XX e Conta XX alterado durante digitação!, não acatando a alteração do registro.
Correção efetuada: alteramos a rotina de consistência, para não ocorrer mais a mensagem de dados alterados durante a digitação.
Locais:
- Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Preparação de Orçamento > Preparação - Contas Financeiras (F615OCT)
- Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Preparação de Orçamento > Preparação - Centro de Custos (F615OCC)
Gestão de Contas a Receber
Importação de arquivos de retorno
Problema: a tela de Retorno Títulos Financeira (F301RTF) não estava executando nenhum processo ao clicar nos botões Mostrar, Cancelar ou Importar, permanecendo sem resposta.
Correção efetuada: alteramos a tela para executar os processos ao clicar nos botões disponíveis.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Retorno Títulos Financeira (F301RTF)
Gestão de Tesouraria
Geração de pendências de integração de títulos do Contas a Receber e Contas a Pagar
Problema: a tela de Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC) não estava gerando pendências de integração ao efetivar os títulos previstos de adiantamento do Contas a Receber e do Contas a Pagar.
Correção efetuada: ajustamos a rotina da tela para que, ao efetivar os títulos de adiantamento, as pendências de integração dos mesmos sejam geradas corretamente.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas (F600GEC)
Web services
Requisição de web service com bridge habilitada
Problema: ocorria o erro 500 Internal Server Error - O parametro identificadorSistema está atribuído incorretamente no corpo da mensagem ao requisitar um web service com a Bridge habilitada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processamento dos web services para não validar tags fora da definição dos parâmetros contidos no esquema do serviço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Desbloqueio de pedido por área através do web service LiberarPedidosBloqueados
Problema: ao gerar um pedido e manter a opção Bloqueio Pedido por Área como S, o pedido não foi bloqueado pois estava de acordo em todas as áreas. Após fazer o bloqueio manual deste pedido, ao utilizar o web service LiberarPedidosBloqueados, estava sendo exibida a seguinte mensagem de erro: Não foram atualizadas as observações do pedido. Seu usuário pode não possuir permissão para aprovar as observações ou não existem observações a serem analisadas, e o pedido não estava sendo desbloqueado.
Correção efetuada: alteramos o sistema para verificar na hora de desbloquear o pedido através do web service LiberarPedidosBloqueados se o pedido foibloqueado por área ou não, tornando possível executar o desbloqueio caso não tenha sido bloqueado por área.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Inutilização de nota de devolução ao excluir vínculo com nota de entrada.
Problema: ao inutilizar uma Nota Fiscal de Devolução via Nota de Entrada, o sistema não retirava os vínculos com as notas de entrada. Com isso, não era possível realizar uma nova nota de devolução usando estas mesmas notas de entrada.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, ao inutilizar uma Nota Fiscal de Devolução via Nota de Entrada, o sistema retire os vínculos com as notas de entrada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novos campos para importação do grupo fiscal
Implementamos os campos RedSnc (Percentual de redução/acréscimo da base do imposto nas saídas para não contribuinte) e RedEnc (Percentual de redução/acréscimo da base do imposto nas entradas para não contribuinte) na porta Exportar_4, do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.grupofiscalproduto.
Esta implementação, atende a importação do grupo fiscal para tratar a questão do ICMS Desonerado que entrará em vigência para o estado de Santa Catarina em 01/11, para alimentar sistemas terceiros.
Local: Recursos > Implementações > Web services
senior X Platform
Importação do cancelamento de recebimento do Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Problema: ao importar o cancelamento de recebimento do Gestão de Armazenagem | WMS Senior, ocorria a mensagem de erro Verifique os Padrões de Rateio no Cadastro de Projetos (Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Projetos).
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que não ocorram erros ao importar o cancelamento de recebimento do Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Exportação de dados do ERP para Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Problema: ao inativar uma derivação no ERP, não era replicado para o Gestão de Armazenagem | WMS Senior. A inativação só era exportada para o WMS quando, no ERP, é inativado o cadastro geral do produto, com todas as derivações.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o produto seja exportado corretamente para o Gestão de Armazenagem | WMS Senior.
Gestão de Fretes
Integração de CNPJ ao Gestão de Fretes | FIS
Problema: o número correspondente ao CNPJ era exportado sem zeros à esquerda para o Gestão de Fretes | FIS.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que os números correspondentes ao CNPJ e CPF sejam exportados corretamente ao Gestão de Fretes.
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Utilização do identificador de regras nos processos de separação e transferência da integração com WMS WIS
Adicionamos nas documentações sobre os processos de separação e transferência da integração do Gestão Empresarial | ERP com WMS WIS, uma observação informando sobre a possibilidade de utilização do identificador de regra EST-210CRIFE01, já que este é atuante na integração das transferências entre WMS x ERP, possibilitando utilizar o critério de formação de estoques da filial no ERP para análise do estoque disponível.
Locais:
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Separação > Separação originada por Pedido
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Separação > Separação originada por Pré-Fatura
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Transferência
Gestão de Armazenagem | WMS Alcis
Integração de pré-faturas e notas de entrada com Gestão de Armazenagem | WMS Alcis
Problema: a integração automática das pré-faturas e das nota de entrada com o Gestão de Armazenagem | WMS Alcis não estava ocorrendo de forma correta.
Correção efetuada: ajustamos o processo no sistema para que a integração com o Gestão de Armazenagem | WMS Alcis ocorra corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de faturamento e Outras Saídas
Consistência multiusuário no processamento de nota de venda
Problema: em alguns momentos, na geração da nota de venda, devido a uma concorrência de processamento multiusuário, a numeração da série fiscal não era atualizada, obrigando o ajuste a ser feito manualmente no banco de dados.
Correção efetuada: desenvolvemos uma consistência antes da persistência da nota no baco de dados que realizar o teste de comparação da numeração da nota e a sequência da série.
Local: Mercado > Gestão de faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Alteração de consistência na tela F140CCE para visualização de imagem anexa
Problema: após enviar e receber o retorno da autorização de um comprovante de entrega da NF-e na tela Carta de correção eletrônica (F140CCE), o botão Imagem do comprovante não ficava habilitado para visualizar a imagem anexada.
Correção efetuada: alteramos a consistência da tela Carta de correção eletrônica (F140CCE) para permitir clicar no botão Imagem do comprovante e consultar a imagem anexada após o comprovante estar autorizado.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Carta de correção eletrônica (F140CCE)
Carregamento correto de dados das embalagens na tela F135FEC
Problema: ao tentar carregar as embalagens de estocagem na carga pela tela Formação de Embalagens das Pré-faturas Compacta (F135FEC), ocorre erro no carregamento das embalagens.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, ao tentar carregar as embalagens de estocagem na carga pela tela F135FEC, o sistema não apresente erro.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Formação de Embalagens > Compacta (F135FEC)
Alteração de campo para cálculo do ICMS ST para clientes MEI
Problema: o sistema não calculava ICMS ST quando o cliente está configurado com o campo Código do Regime Tributário igual a 4 - Simples Nacional - MEI.
Correção efetuada: ajustamos o processo no ERP para que o sistema assuma o código do regime tributário 1 - Simples Nacional quando calcular o ICMS ST para clientes configurados com o campo igual a 4 - Simples Nacional - MEI.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal (F140CAN)
Exclusão de variação cambial do título a receber ao reabilitar nota de saída
Problema: ao reabilitar uma nota que tinha títulos a receber com cálculo de variação cambial, o título era excluído mas os movimentos da variação cambial ficavam registrados na tabela C. Receber - Títulos - Movimento Variação Cambial (E301MVR).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para alertar ao usuário que, para eliminar o título com variação cambial, é necessário antes estornar o cálculo da variação cambial do título.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal (F140CAN)
Criação de parâmetro global para verificação do código do bem do item de produto
Problema: ao fechar uma nota gerada na tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE) utilizando uma transação que possui integração com patrimônio, tendo como base um pedido criado que contém um produto vinculado a um código do bem, o sistema permitia fechar a nota fiscal sem informar o código do bem.
Correção efetuada: condicionamos o sistema a um parâmetro global para verificar se existe valor para o código do bem no item de produto da nota fiscal de saída, quando estiver utilizando uma transação que integra com patrimônio. O sistema irá avisar ao usuário, barrar o fechamento da nota ou permitir que a nota seja fechada, de acordo com o valor do novo parâmetro global ConBemNfv que foi criado.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
Execução de Identificador de Regras VEN-140LTRAS0 através da tela F140GNF
Ao utilizar o Identificador de Regras VEN-140LTRAS0, que permite devolver valor para gerar a tag RASTRO no arquivo XML, tendo um item de Série na nota fiscal saída, o sistema exibia a seguinte mensagem de erro: Problema na geração do arquivo da nota eletrônica 1085.(...). Alteramos o processo no sistema para que a regra seja e executada corretamente e seja possível devolver valores para a tag RASTRO e o arquivo XML seja gerado corretamente sem que o sistema exiba a mensagem de erro citada anteriormente.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Alteração no cálculo do ICMS Diferido em notas e pedidos
Problema: ao inserir o item de produto nas telas Notas Fiscais de Saída (F140GNF) e Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD) e passar pelo campo tabela de preço, ocorria a seguinte mensagem de erro: Invalid floating point operation.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, ao inserir o item de produto nas telas F140GNF e F120GPD e passar pelo campo tabela de preço, o erro não ocorra.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)
Gestão de Distribuição
Otimização de tempo de atualização de dados na tela F149GNC
Problema: ao utilizar a tela Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC) para gerar uma nota fiscal de saída, tendo como base uma análise gerada, ao informar apenas o número da análise e o número da pré-fatura para o sistema fazer a busca da análise solicitada, o sistema demorava mais de um minuto para exibir na grid de Itens da nota fiscal de saída os itens da análise solicitada.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que a validação da pré-fatura informada na tela Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC) seja feita de forma mais rápida e eficiente.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
Atualização de valores após exclusão de nota fiscal na tela F149GNC
Problema: ao excluir uma nota gerada via pré-fatura na tela Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC), a quantidade liberada para faturamento da tabela E135PES não era atualizada corretamente, fazendo com que a situação do pedido não mudasse de 8 - Em preparação.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, ao excluir a nota fiscal, as quantidades voltem para a quantidade original de quando a carga foi criada.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
Processos Automáticos
Atualização do histórico financeiro do cliente via processo automático
Problema: o processo automático 127 - Atualização de Histórico de Cliente não estava atualizando corretamente algumas informações sobre os títulos em atraso do cliente.
Correção efetuada: corrigimos o processo automático para atualizar as informações corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Resolução de impedimento ao cancelar ordem de separação originada de pré-fatura
Problema: ao retornar o cancelamento de uma ordem de separação do Gestão de Armazenagem | WMS WIS, ocorria o erro: Não é possível excluir esse registro pois ele está sendo referenciado por outro registro no banco de dados. E135EPD(CodEmp;CodFil;NumAne;NumPfa;SeqPes) ->E135PES(CodEmp;Cod).
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que não ocorram erros ao retornar o cancelamento do Gestão de Armazenagem | WMS WIS.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Remessa de cobrança escritural via processo automático 23
Problema: a rotina de processo automático 23 - Remessa Cobrança Escritural não disponibilizava o campo DefAct na lista wwMemTitulos, que é disponibilizada para os leiautes de exportação da remessa de cobrança escritural na tela de Remessa da Cobrança Escritural (F310PRB). Os leiautes que utilizavam esse campo geravam erro quando a remessa de cobrança escritural era processada via processo automático.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processo automático 23 - Remessa Cobrança Escritural para disponibilizar corretamente o campo DefAct na lista wwMemTitulos, de forma que os leiautes de exportação possam ser executados corretamente via processo automático.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 23 - Remessa Cobrança Escritural
Geração de nota em filial executando processo automático 67
Problema: ao executar vários processos agendados para a rotina 67 - Importação de documento eletrônicos de entrada, separando por filial, o sistema gerava as notas fiscais na filial errada, quando várias filiais tinham o mesmo CNPJ.
Correção efetuada: ajustamos o sistema, pois havia uma falha que não levava em consideração a inscrição estadual como critério na hora de buscar as informações da filial.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Disponibilidade do parâmetro FILTRO na rotina agendada 84 - WMS Senior
Para dar mais dinamicidade à rotina 84 - WMS Senior, implementamos o parâmetro FILTRO onde será possível parametrizar comandos SQL que serão considerados na execução das informações. De início, o mesmo tem funcionalidade quando o parâmetro TIPO for igual a RETORNOEXPEDICAO. Com isso, é possível por exemplo, criar mais rotinas agendadas para executar o retorno agilizando o processo de integração com o ERP.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Web services
Distribuições de lote com quantidades zeradas através de web service
Melhoramos a importação de notas fiscais através do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, para que o sistema não importe distribuições de lote com quantidade zero, evitando problemas no processamento do recebimento eletrônico.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Espaços nos campos de produto, derivação e depósito nos movimentos de estoques
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, quando, na requisição eram enviados equivocadamente espaços nos campos CODPRO, CODDER e CODDEP, as informações eram gravadas também com espaços no banco de dados e isso causava problemas principalmente nas movimentações de estoques.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que sejam retirados os espaços desses campos caso sejam enviados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Troca de empresa ou filial no web service de fechamento de estoques
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta Fechar, quando o usuário utilizado estava logado em uma empresa ou filial diferente da informada na requisição, o web service era executado considerando a filial logada e não executava a troca de empresa ou filial automaticamente.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, seja executada a troca de empresa e filial pelo web service respeitando assim sempre a empresa ou filial informada na requisição.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Geração de nota fiscal de frete através de web service
Problema: na geração de notas fiscais de entrada do tipo 8 - NF Frete/Serviços Agregados através do web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, era apresentada a mensagem Fornecedor XXX não está ligado a nenhum Cliente!Erro., no entanto, para notas fiscais de entrada do tipo 8, não é obrigatório ter um cliente vinculado ao fornecedor.
Correção efetuada: alteramos a consistência de validação da ligação do fornecedor ao cliente para que não seja consistido nos casos onde a nota fiscal de entrada a ser gerada via web service seja do tipo 8 - NF Frete/Serviços Agregados, da mesma forma como essa consistência não é aplicada na geração desse tipo de nota fiscal na tela F440GNE.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Execução da rotina de valorização de transferências
Problema: ao utilizar o web service interno.com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta Fechar, para executar a valorização de estoques, a execução para a filial indicada na requisição era duplicada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a execução não ocorra em duplicidade.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Compras
Alteração em contrato de compra com itens de rateio
Problema: ao processar um reajuste no contrato de compra que tinha dois ou mais itens com rateio, era apresentada a mensagem Não foi possível gravar rateios - Violação de chave..
Correção efetuada: ajustamos a situação acima para gravar os rateios do contrato de compra.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Reajustes (F460REA)
Gestão de Recebimento
Baixar XML de NFS-e na tela F000INE
Problema: ao solicitar para baixar o XML de uma NFS-e na tela F000INE, era apresentada a mensagem Ocorreram erros ao salvar o XML. Deseja visualizar o log?.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que o XML seja baixado corretamente do eDocs.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Campo Quantidade Ajuste Balança impactando no fechamento da nota fiscal de compra
Problema: quando utilizado o campo Quantidade Ajuste Balança com quantidade negativa no item da nota fiscal de entrada, é gerado um movimento de saída com essa quantidade automaticamente no fechamento da nota fiscal de entrada. Porém, para produtos que já estavam sem estoque, era retornada a mensagem de estoque negativo e assim era possível fechar a nota fiscal indevidamente. Isso ocorria devido ao fato do movimento de entrada no estoque não ser gravado antes do movimento de saída.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para garantir que o movimento de entrada no estoque seja gravado antes do movimento de saída, fazendo com que sempre tenha saldo para atender o movimento de saída.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Consulta de itens da nota fiscal de entrada
Problema: na tela F441CIE e clicar no botão Seleção, e selecionar na tela F441SI, as opções 3 - Data de Emissão + Fornecedor, 5 - Fornecedor + Número ou 6 - Fornecedor + Número + Produto no campo Ordenar Por, era apresentada uma mensagem de erro de banco de dados.
Correção efetuada: alteramos a rotina da tela para buscar os dados conforme a ordenação escolhida no botão Seleção.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens (F441CIE)
Gestão de Estoques
Parâmetro global para atualizar Preço Médio ao executar a rotina de valorização das transferências
Implementamos o parâmetro global AtuPrmVtr, que indica se o preço médio das tabelas Cadastros - Produtos - Derivações (E075DER) e Estoques - Preço médio por filial (E210MED), deve ser atualizado ao executar a rotina de valorização das transferências, sendo o seu padrão igual a N. Para que esta atualização ocorra ao executar a rotina, é necessário deixar o parâmetro definido como S.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Central de Configurações
Vulnerabilidade no tratamento de requisições da Web 5.0
Implementados o novo campo Lista de servidores confiáveis, para configuração de servidores confiáveis, na Central de Configuração Senior. Dessa forma, caso o ambiente da Web 5.0 seja feito a partir de um DNS diferente do configurado na URL de acesso da aplicação, será necessário adicioná-lo como um servidor confiável.
Rotinas de Banco de Dados
Alteração na rotina de geração de comando emitido para a base de dados
Problema: ocorria o erro Registro não encontrado ou alterado por outro processo. Tabela: X000XXX. Valores dos campos-chave [CampoX: 0] ao alterar cadastros com campos para armazenar valores de ponto flutuante na tabela.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração do comando emitido para a base de dados.
Personalização
Customização de ordenação dos registros na grade
Problema: ocorria o erro NullPointerException ao abrir uma tela com uma grade que possua ordenação customizada pelo usuário.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de carregamento e aplicação da ordenação customizada na grade.
Regras e Funções
Leitura e gravação do valor da variável fUseSQLSenior2
Problema: ocorria o erro Só é permitido usar tipos Blob na linguagem SQL Senior 2 em regras de telas SGI/relatórios e é exibido mesmo quando a regra já está configurada como SQL Senior 2.
Correção efetuada: adicionamos a leitura e gravação do valor da variável fUseSQLSenior2, quando feita a compilação das regras em telas SGI/relatórios.
Lógica de preenchimento dos tipos de parâmetros contidos no DML
Problema: apresentava o erro inconsistent datatypes ao executar DML que contém campo BLOB via regra.
Correção efetuada: corrigimos a lógica que preenche os tipos dos parâmetros contidos no DML.
Integrações
Requisição de web service com bridge habilitada
Problema: ocorria o erro 500 Internal Server Error - O parametro identificadorSistema está atribuído incorretamente no corpo da mensagem ao requisitar um web service com a Bridge habilitada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processamento dos web services para não validar tags fora da definição dos parâmetros contidos no esquema do serviço.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Desbloqueio de pedido por área através do web service LiberarPedidosBloqueados
Problema: ao gerar um pedido e manter a opção Bloqueio Pedido por Área como S, o pedido não foi bloqueado pois estava de acordo em todas as áreas. Após fazer o bloqueio manual deste pedido, ao utilizar o web service LiberarPedidosBloqueados, estava sendo exibida a seguinte mensagem de erro: Não foram atualizadas as observações do pedido. Seu usuário pode não possuir permissão para aprovar as observações ou não existem observações a serem analisadas, e o pedido não estava sendo desbloqueado.
Correção efetuada: alteramos o sistema para verificar na hora de desbloquear o pedido através do web service LiberarPedidosBloqueados se o pedido foibloqueado por área ou não, tornando possível executar o desbloqueio caso não tenha sido bloqueado por área.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Inutilização de nota de devolução ao excluir vínculo com nota de entrada.
Problema: ao inutilizar uma Nota Fiscal de Devolução via Nota de Entrada, o sistema não retirava os vínculos com as notas de entrada. Com isso, não era possível realizar uma nova nota de devolução usando estas mesmas notas de entrada.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, ao inutilizar uma Nota Fiscal de Devolução via Nota de Entrada, o sistema retire os vínculos com as notas de entrada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novos campos para importação do grupo fiscal
Implementamos os campos RedSnc (Percentual de redução/acréscimo da base do imposto nas saídas para não contribuinte) e RedEnc (Percentual de redução/acréscimo da base do imposto nas entradas para não contribuinte) na porta Exportar_4, do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.grupofiscalproduto.
Esta implementação, atende a importação do grupo fiscal para tratar a questão do ICMS Desonerado que entrará em vigência para o estado de Santa Catarina em 01/11, para alimentar sistemas terceiros.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Distribuições de lote com quantidades zeradas através de web service
Melhoramos a importação de notas fiscais através do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, para que o sistema não importe distribuições de lote com quantidade zero, evitando problemas no processamento do recebimento eletrônico.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Espaços nos campos de produto, derivação e depósito nos movimentos de estoques
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, quando, na requisição eram enviados equivocadamente espaços nos campos CODPRO, CODDER e CODDEP, as informações eram gravadas também com espaços no banco de dados e isso causava problemas principalmente nas movimentações de estoques.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que sejam retirados os espaços desses campos caso sejam enviados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Troca de empresa ou filial no web service de fechamento de estoques
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta Fechar, quando o usuário utilizado estava logado em uma empresa ou filial diferente da informada na requisição, o web service era executado considerando a filial logada e não executava a troca de empresa ou filial automaticamente.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenário, seja executada a troca de empresa e filial pelo web service respeitando assim sempre a empresa ou filial informada na requisição.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Geração de nota fiscal de frete através de web service
Problema: na geração de notas fiscais de entrada do tipo 8 - NF Frete/Serviços Agregados através do web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, era apresentada a mensagem Fornecedor XXX não está ligado a nenhum Cliente!Erro., no entanto, para notas fiscais de entrada do tipo 8, não é obrigatório ter um cliente vinculado ao fornecedor.
Correção efetuada: alteramos a consistência de validação da ligação do fornecedor ao cliente para que não seja consistido nos casos onde a nota fiscal de entrada a ser gerada via web service seja do tipo 8 - NF Frete/Serviços Agregados, da mesma forma como essa consistência não é aplicada na geração desse tipo de nota fiscal na tela F440GNE.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Execução da rotina de valorização de transferências
Problema: ao utilizar o web service interno.com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta Fechar, para executar a valorização de estoques, a execução para a filial indicada na requisição era duplicada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a execução não ocorra em duplicidade.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Analytics
Exportação de dados do Gestão Empresarial para o relatório de Produção do Analytics ERP
Problema: os dados apresentados no relatório de Produção, enviados do Gestão Empresarial para o Analytics ERP eram ignorados quando o banco de dados era Oracle.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de exportação de dados para o Analytics ERP para que funcione corretamente independentemente do banco de dados utilizado.
Locais:
- senior X Platform > Gestão Empresarial > Analytics ERP > Produção
- Gestão Empresarial > senior X > Analytics ERP > Produção