Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.34
01/12/2023
- 08/12/2023: realizamos ajustes nas matérias Otimização da jornada de adoção do Gestor Senior e Parâmetro global permite controle de versões de DF-es;
- 15/12/2023: adicionamos uma observação na matéria Parametrização do sistema para eventos de emissão e cancelamento do evento Insucesso de Entrega;
- 26/01/2024: removemos a matéria "Autorização de pedido de inutilização de nota fiscal de saída na tela F140CAN". Matéria liberada nas versões 5.10.3.42 e 5.10.2.133.
- 21/06/2024: alteramos a matéria Replicação de alterações em contratos de compra, informando que o código da tela F460MCC foi alterado para F000MCC.
Tarefas liberadas: 109
Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
Esta versão contém implementações e alterações relevantes para atender diversas rotinas do sistema, além das correções habituais.
Confira os impactos com atenção, principalmente mudanças na estrutura do TBS (banco de dados) e integrações via web services. Sempre que possível homologue a versão nova antes de colocá-la no ambiente em produção.
Recursos
Inserção de registro na tabela E115CES
Problema:ao efetuar a inserção de um registro via regra na tabela E115CES (Controle de entrada e saída - dados gerais), quando era inserindo uma parametrização vazia no campo de série da nota fiscal do produtor rural, ocorria uma crítica informando que o referido campo é obrigatório, impedindo a inserção do registro.
Correção efetuada: ajustamos para que o campo E115CES.SNFPRO não seja obrigatório, permitindo a informação de valores nulos.
Local: Recursos > Implementações > Regras > Executar
Disparo de informações de dados de entrada e saída ao App do Produtor Rural
Na integração ativa entre o Gestão Empresarial | ERP e o App do Produtor Rural, realizamos a conexão do processo de disparo de entrada e saída de balança, realizado pela tela de Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC).
Após efetuar o processo de entrada e/ou saída de balança, o ERP encaminhará uma notificação para o app do Produtor Rural, em uma ação de melhoria de notificação ao produtor rural e no processo de recebimento de grãos para produtores rurais.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Notificações e envio de tickets relacionados ao Romaneio de Cargas ao App do Produtor Rural
Em melhorias aplicadas no setor de agronegócio em benefício dos produtores rurais, realizamos implementações na rotina de Compras - Controle de Entradas e Saídas (F435CCC). Com esta atualização de versão, na integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o aplicativo do Produtor Rural, ao informar o tipo de informação como 236 - Romaneio de Cargas na Configuração de Tipos de Informação (F000SXT), será realizado o envio do ticket do romaneio para o aplicativo após a segunda pesagem, proporcionando aos produtores informações em tempo real e fornecendo dados relacionados a pesagem, classificação e divisão de carga do romaneio.
Estendemos essa integração à tela de manutenção de Tickets (F435MDT), garantindo que os detalhes relativos a agrupamentos, desagrupamentos e cancelamentos de tickets também sejam transmitidos ao aplicativo do produtor rural.
Caso o ERP não consiga realizar a integração em tempo real com o aplicativo, será gerada automaticamente uma pendência para assegurar a eficiência do processo de integração.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação > Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets (F435MDT)
Registros de romaneio com pendência gerada
Implementamos ao processo automático 151, de integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o app do Produtor Rural, o envio do registro de Romaneio de Cargas que possuam pendêcias geradas.
O envio de registros será realizado em processos que estejam classificados como "236 - Romaneio de Cargas" na Configuração de Tipos de Informação (F000SXT). Nesta implementação, este envio é feito com pendêcias geradas através da tabela de pendências de integração EOOOCIX.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
Integração do campo Safra Aplicação via API createFeedStockAssessments do Gestão Safra
O agronegócio do Gestão Empresarial | ERP libera com essa versão uma melhoria na integração entre o ERP e o Gestão Safra, onde o campo Safra Aplicação, disponibilizado nas telas de Geração Individual de Requisições de Produto (F207EME) e Geração Individual de Movimentos de Estoque (F210MVP), passa a ser integrado ao Gestão Safra através da API agro/posicaosafra/actions/createFeedStockAssessments.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 157 - Integração ERP x Gestão Safra
- Cadastros > Integrações (1) > Carga Inicial (F000CIV)
Visualização de alterações em Manutenção de Ticket junto ao app do Produtor Rural
Identificamos que na integração com o aplicativo do Produtor Rural, quando era realizada alguma alteração na tela de Manutenção de Ticket (F435MDT), as informações não eram devidamente visualizadas no app do Produtor Rural. Por isso, liberamos a partir desta versão, uma implementação que, ao gerar uma nota fiscal ou uma exclusão, as informações serão atualizadas e devidamente visualizadas no aplicativo.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets (F435MDT)
Cadastros
Carga inicial de romaneio do produtor na integração entre o ERP e o app do Produtor Rural
Adicionamos um novo tipo de informação para o processo automático 151 de integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o aplicativo do Produtor Rural.
Ao ativar o tipo de informação 236 - Romaneio de Cargas na Configuração de Tipos de Informação (F000SXT) e executar o processo agendado, o sistema irá gerar a carga inicial dos romaneios do produtor e enviará as informações dos dois últimos anos de pesagem ao aplicativo.
Locais:
- Cadastros > Integrações (1) > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
- Cadastros > Integrações (1) > Painel de exportações (F000PEX)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
Cadastro de imposto com cálculo da modalidade do FAF
Com o objetivo de implementar o fator de ajuste de fruição no estado do Rio Grande do Sul, introduzimos novas funcionalidades nesta versão do Gestão Empresarial | ERP. Agora, os usuários podem aplicar o imposto "79 - FAF - Fator de ajuste de fruição", um índice que tem a finalidade de adequar o valor do crédito de ICMS disponível para empresas ao vender seus produtos. Isso é feito levando em consideração o percentual de insumos que foram tributados pelo imposto e utilizados na produção.
Para esta configuração, adicionamos na tela de Cadastro de Imposto (F051IMP) o tipo de imposto "79 - FAF - Fator de ajuste de fruição", onde também incluímos na tela de Cadastro de Tabela de Tributação (F049TTR) o novo campo % FAF, utilizado para indicar o percentual do imposto configurado.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Imposto (F051IMP)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Tabelas de tributação > Cadastros de Tabela de Tributação (F049TTR)
Nova tela para ligação da empresa com a natureza de operação para o cálculo do FAF
No contexto de melhorias do setor de agronegócio no Gestão Empresarial | ERP, introduzimos nesta versão uma nova tela para calcular o FAF (Fator de Ajuste de Fruição) para os usuários do estado do Rio Grande do Sul.
Essa tela, denominada Natureza de Operação FAF (F001NOF), permite vincular a empresa às naturezas de operação necessárias para o cálculo da modalidade do FAF por meio de campos específicos.
Local: Cadastros > Transações > Naturezas de Operação FAF (F001NOF)
Campo para o cálculo do FAF no Cadastro do Produto
Adicionamos na tela de Cadastro de Produto (F075PRO), na guia de Dados Gerais, o novo campo Calcula FAF. Ao parametrizar o campo, o usuário poderá atribuir ao produto o cálculo do Fator de Ajuste de Fruição, o índice utilizado para corrigir a diferença entre o valor total de ICMS incidente sobre os insumos utilizados na produção de determinado produto.
Essa melhoria integra nossas ações relacionadas ao cálculo do FAF para o estado do Rio Grande do Sul e liberadas a partir desta versão ao Gestão Empresarial | ERP.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual Cadastro de Produtos (F075PRO)
Novos campos permitem emitir contra nota em operação com ICMS integral diferido
Tornando o Gestão Empresarial | ERP flexível para eventuais alterações na legislação, implementamos nesta versão o campo Emite Ctr. Nt. ICMS Dif. nas telas de Cadastro de Fornecedores (F095CAD) e Definições/Histórico de Fornecedor (F095HFO).
O campo permite indicar entre as opções "S-Sim" ou "N-Não" para emitir contra nota em operação com ICMS integral diferido para clientes do estado do Rio Grande do Sul. Esta implementação beneficia cooperativas e indústrias que compram produção de fornecedores PJ em operação com diferimento integral de ICMS, onde no fechamento de uma nota fiscal de entrada do tipo 1, 9 ou 11, o sistema deverá gerar uma nota do tipo 7 - NF Geração Manual.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro de Fornecedores (F095CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Definições/Histórico de Fornecedor (F095HFO)
Cálculo do FAF no cadastro de produtos
Liberamos junto a essa versão, uma nova implementação ao usuário do Gestão Empresarial | ERP para do cálculo do FAF (Fator de ajuste de Fruição). Para isso, adicionamos o campo Calcula FAF na grade de produtores da tela de Cadastro de Produtos (F075GFP), permitindo a parametrização deste cadastro ao FAF em notas agrupadas. Já para notas individuais, adicionamos o campo EmiteCtr. Nt. ICMS Dif. a tela de Cadastro de Produtos (F075PRO)
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Produtos (F075GFP)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
Parâmetro de obrigatoriedade de emissão de contra nota em operação com diferimento integral de ICMS
No recebimento de um determinado produto, em certas situações é obrigatório emitir uma contra nota. Dessa forma, adicionamos um novo campo na tela de Transações de Compras (F001TCP), para indicar essa necessidade. O campo Emite Ctr. Nt. ICMS Dif. possui como valor padrão N-Não. Se alterado para S-Sim, ao receber uma nota fiscal do tipo 1 (NF Entrada), 9 (NF Acerto) ou 11 (Transferência entre Empresas/Filiais), com a respectiva transação em operação com diferimento integral de ICMS, o sistema então irá gerar uma contra nota de tipo 7 (NF Geração Manual).
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras (F001TCP)
Campo para indicar transação de emissão de contra nota nos Parâmetros da Filial para Compras
Em implementação visando a geração da contra nota em operação com ICMS integral diferido, adicionamos a essa versão do Gestão Empresarial | ERP, o novo campo Transação de emissão de contra nota ICMS diferimento na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP).
O novo campo permite selecionar as transações do módulo "COF" para a emissão de contra nota em operação com ICMS integral diferido. Realizada a seleção, o sistema fará a verificação da integração com outro módulo. Caso exista, o sistema notificará o usuário. Caso o usuário opte pela opção "Não", o ERP retornará o valor anterior do campo.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento - Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP)
Ajustes na validação de transações para filiais que participam de programas de incentivo ao algodão
Como parte dos constantes aprimoramentos no Gestão Empresarial | ERP, fizemos ajustes na validação da tela de Transações do Agronegócio (F001TAG) para as filiais que participam de programas de incentivo ao algodão.
A partir desta versão, tornou-se obrigatório informar ambos os dispositivos fiscais aos produtores que realizam a venda de algodão. Já na compra de algodão, será obrigatório informar somente o "Dis. Fis. Proalba". Ambas as situações de transações seguem as seguintes circunstâncias:
- Quando a transação pertencer ao Módulo "VEF - Vendas-NF Saída Produtos" e o parâmetro da transação NF Saída Devolução for definido como "N - Não".
Ou
- Quando a transação pertencer ao Módulo "COF - Compras-NF Entrada Produtos" e o parâmetro da transação NF Saída Devolução for definido como "S - Sim".
- Quando a transação pertencer ao Módulo "COF - Compras-NF Entrada Produtos" e o parâmetro da transação NF Saída Devolução for definido como "N - Não".
Ou
- Quando a transação pertencer ao Módulo "VEF - Vendas-NF Saída Produtos" e o parâmetro da transação NF Saída Devolução for definido como "S - Sim".
Para obter detalhes sobre os processos que envolvem os programas de incentivo ao algodão na Bahia, consulte o Manual de processos em nossa documentação.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Agronegócio > Transações do Agronegócio (F001TAG)
Inclusão da faixa amarela e faixa azul na Tarjeta da Bula
Na tela de Bula (F113BUL), adicionamos no campo Tarjeta as opções Amarela e Azul, para corresponder às cores das 5 categorias do campo Classe Toxicológica, que são representadas por faixas vermelhas, amarelas ou azuis, além do produto sem classificação, representado pela faixa verde. Ao gerar o relatório de Ficha de Emergência (RVRA001.ger), se o campo Imprimir Tarja estiver configurado para S-Sim, será impressa uma borda no documento, com a cor correspondente.
Locais:
- Cadastros > Receituário Agronômico > Bula (F113BUL)
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Relatórios > Ficha de Emergência (RVRA001)
Nova opção de cálculo no financeiro da Nota Fiscal para as Transações do Agronegócio
Liberamos com essa versão do Gestão Empresarial | ERP novas implementações para a tela de Transações do Agronegócio (F001TAG), onde adicionamos o campo Opc. Cálculo Fin. NF na guia de Impostos (76). Alteramos também o campo Opção de Cálculo, que agora passa a ser parametrizado como Opção de Cálculo NF.
Observação
Apesar de já estar disponível a partir desta versão, o novo campo Opc. Cálculo Fin. NF terá sua funcionalidade implementada em uma futura entrega do ERP.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Agronegócio > Transações do Agronegócio (F001TAG)
Novo parâmetro global para valorização do estoque para produtos adquiridos a fixar
Para alguns clientes do agronegócio, pode ser necessária uma forma alternativa de valorização do estoque, para produtos adquiridos a fixar. Para atender a essa demanda, implementamos um novo parâmetro global, GerValCus, por padrão inativo. Se o usuário ativá-lo, alterando seu valor para S-Sim, será efetuada a valorização de estoque em duas movimentações, uma pelo preço simbólico e outra, complementar da valorização, conforme o preço da commodity.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Controladoria
Nova tela de Modalidade FAF e parâmetro de cálculo do FAF
Implementamos nova tela para realizar a definição da modalidade do FAF, chamada Modalidade FAF (F661FAF). Para realizar o cálculo, é preciso primeiro habilitar o também novo parâmetro Calcula FAF, na tela de Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), e também parametrizar as Naturezas de Operação FAF (F001NOF). Após essa configuração inicial, na tela de Modalidade FAF (F661FAF) o usuário pode filtrar por Filial e por Competência para listar as informações já configuradas, e efetuar o processamento do cálculo dos valores da competência através do botão Processar. Por fim, ajustamos a tela de Estorno de Lançamento (F660ELI) para considerar o cálculo do FAF ao realizar estorno dos movimentos, caso o parâmetro Calcula FAF esteja ativo na tela de Parâmetros... (F070FEF). Isso é, ao realizar um estorno de um movimento, será verificado se faz parte de alguma Modalidade FAF, e excluirá a modalidade junto do lançamento. No entanto, caso o documento pertença a mais de uma Modalidade, será apresentada a seguinte mensagem Foram encontradas mais de uma modalidade FAF gerada com esta integração. Deseja continuar?, necessitando de confirmação para realizar o estorno e exclusão.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Modalidade FAF (F661FAF)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos (F070FEF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Estorno de lançamento (F660ELI)
Parâmetros da apuração do imposto para crédito presumido de ICMS no FAF
Em implementações relacionadas ao Fator de ajuste de Fruição (FAF) no estado do Rio Grande do Sul, adicionamos nesta versão do Gestão Empresarial | ERP a variável IMPNLSTADC, que permite realizar ajustes nos valores dos dispositivos fiscais associados aos adicionais da apuração do ICMS, feito com base no crédito presumido do ICMS.
A regra é associada a tela F661PAP (Parâmetros da Apuração do Imposto) do módulo IMP:
Nome | Tipo | Observações | Retorna Valor |
IMPNLSTADC | Número | Endereço de memória da lista de ajustes nos adicionais | Não |
IMPNLSTADC.CodDis | Número | Código do dispositivo fiscal à passar o valor de ajuste | Sim |
IMPNLSTADC.VlrAjs | Número | Valor do ajuste à passar para o adicional | Sim |
Saiba mais sobre as implementações relacionada aos impostos Agro acessando a nossa documentação.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Resumo de Apuração do Imposto (F661I18)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Parâmetros da Apuração (F661PAP)
Suprimentos
Geração do título a pagar com base no código do disposito fiscal para os programas de incentivo ao algodão
Nesta versão do Gestão Empresarial | ERP, estamos introduzindo melhorias destinadas aos produtores rurais que participam de programas de incentivo ao algodão e pessoas jurídicas que realizam a compra do produto. E uma das funcionalidades adicionadas a essa versão é a capacidade de gerar títulos a pagar com base no código do dispositivo fiscal.
Para efetuar a geração do título, é necessária a utilização da rotina de fechamento da Nota Fiscal na tela de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE). Todos os detalhes e as parametrizações necessárias para utilizar o ERP em programas de incentivo ao algodão na Bahia estão disponíveis na nossa documentação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Exibição dos impostos agro após segundo clique em botão na tela F439FIX
Problema: quando ocorria um segundo clique ao botão Imp. Agr. na tela F439FIX, os impostos por produto Agro sumiam na tela de Apresentação dos cálculos dos Impostos (F440IMP).
Correção efetuada: corrigimos o erro e a partir desta versão, o sistema passa a exibir normalmente os impostos agro.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Relatório de listagem de tickets de agrupamento de cargas
O processo de agrupamento de cargas é complexo e envolve uma grande quantidade de tickets, as vezes com pesagens de uma safra toda. Dessa forma, manter o controle de todas as cargas que foram agrupadas é uma necessidade. Para automatizar esse controle, implementamos um novo relatório, Listagem de Ticket (SREB002.GER). Na parametrização do relatório, é possível filtrar por Empresa, Filial, Fornecedor, além de filtrar por abrangência de Ticket, Período e Situação. No relatório gerado, são exibidos todos os tickets, conforme filtros na tela de entrada e, nos casos de agrupamento, o ticket agrupador é exibido seguido dos tickets que o compõem.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Relatórios > Listagem de Ticket (SREB002.GER)
Mercado
Rotina de fechamento da nota fiscal de saída para os programas de incentivo ao algodão
Ampliando a usabilidade do Gestão Empresarial | ERP nos programas de incentivo ao algodão, realizamos uma adequação a rotina da tela de Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE).
Nesta implementação, quando a pessoa jurídica realiza a compra de produto de pessoa física que integra o programa de incentivo ao algodão, e conforme haja a necessidade de devolução de uma compra (emissão uma Nota de Saída do tipo 2 - Devolução), com base na Nota de Entrada, o sistema irá calcular e gerar o título respectivo a devolução do Proalba/Fundeagro. Ou seja, este processo implantado engloba as rotinas presentes na emissão da nota de entrada, na consulta de títulos gerados e na emissão da nota de saída.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) - Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE)
Web services
Adicionada nova porta e campo ao web service g5.co.ger.cad.fornecedores
Disponibilizamos a nova porta GravarFornecedores_8 ao web service g5.co.ger.cad.fornecedores. Com a versão, adicionamos também o campo Emitir Contra Nota em Operação com ICMS Integral Diferido, que permite o envio do valor parametrizado no cadastro de um fornecedor pelo web service.
Confira a requisição e os parâmetros da porta GravarFornecedores ao acessar a documentação do web service g5.co.ger.cad.fornecedores em nosso portal.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores
Novos campos e porta no Web service com.senior.g5.co.ger.cad.produto
Adicionamos ao Gestão Empresarial | ERP a nova porta Cadastrar_4 ao Web service com.senior.g5.co.ger.cad.produto. Com esta implementação, inserimos também dois novos campos ao web service: CalFaf e EcoIid, que indicam o cálculo do Fator de Ajustes de Fruição (FAF) e a emissão de contra nota em operação com ICMS Integral Diferido.
Confira os detalhes desta nova implementação ao acessar a documentação do web service com.senior.g5.co.ger.cad.produto.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.produto
Parâmetro referente à emissão da Contra Nota em Operação com ICMS Integral Diferido na exportação de fornecedores via web service
Implementamos uma nova porta ao web service Com.senior.g5.co.cad.fornecedor, a porta Exportar_8. O uso e parâmetros da Exportar_8 são iguais à versão anterior, exceto que esta apresenta parâmetro extra na Resposta, no campo historico.ecoIid, referente à emissão de Contra Nota em Operação com ICMS Integral Diferido, podendo retornar S-Sim ou N-Não.
Local: Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.fornecedor
Adicionada nova porta e campo ao web service com.senior.g5.co.cad.produtos
Implementamos uma nova versão da porta Exportar, do web service com.senior.g5.co.cad.produtos, para adicionar o campo Emitir Contra Nota em Operação com ICMS Integral Diferido na resposta da requisição.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.produtos
Manual do Usuário
Documentação de processos para emissão de contra nota para nota fiscal de entrada tipo 1, 9 ou 11
A contra nota é um documento fiscal emitido pelo destinatário, relativo à entrada das mercadorias remetidas pelo produtor. O Gestão Empresarial | ERP simplifica e automatiza a emissão da Contra Nota para as notas fiscais de entrada do tipo 1, 9 ou 11. No entanto, o processo de configuração para emissão envolve várias parametrizações, por isso disponibilizamos uma documentação dos procedimentos. Esse manual de processo aborda a parametrização inicial, as telas que implicam em geração automática de contra nota e o processo para reabilitar a nota fiscal de entrada de origem, caso seja necessário.
Local: Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Emissão de Contra Nota
Novas parametrizações no manual de processos para os programas de incentivo ao algodão na Bahia
Acompanhando as liberações desta versão do Gestão Empresarial | ERP para o agronegócio, complementamos o nosso Manual de Processos relacionado aos programas de incentivo ao algodão no estado da Bahia, que abragem as parametrizações para o Proalba (Programa de Incentivo à Cultura de Algodão) e Fundeagro (Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão).
Agora, em nosso Manual do Usuário do ERP, destacamos as parametrizações para os usuários que são categorizados como pessoa jurídica e necessitam realizar o pagamento do Proalba na compra de produtores rurais que integram o programa de incentivo. Acesse a nossa documentação e confira as parametrizações necessárias.
Local: Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Impostos: Programas de incentivo ao algodão na Bahia
Manual de processo para parametrização e cálculo do Fator de Ajuste de Fruição (FAF)
No estado do Rio Grande do Sul, o Fator de ajuste de fruição (FAF) é um índice que tem como objetivo ajustar o valor do crédito de ICMS que uma empresa tem direito a utilizar na venda de seus produtos, levando em consideração o percentual de insumos utilizados na produção que foram efetivamente tributados pelo imposto. O Gestão Empresarial | ERP atende aos produtores rurais que desejam que o cálculo do FAF seja realizado sobre o crédito presumido de ICMS. No entanto, por envolver muitas particularidades de configuração, disponibilizamos uma documentação específica sobre o processo de parametrização e utilização do sistema para o cálculo da modalidade FAF. Esse manual de processo engloba o processo de parametrização inicial, o cálculo da modalidade, o efeito do FAF sobre o cálculo do ICMS e o procedimento de estorno de notas fiscais de entrada que estejam vinculadas a uma modalidade FAF.
Local: Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > FAF (Fator de Ajuste de Fruição) - Rio Grande do Sul
Finanças
Ligação automática de imóvel rural para o LCDPR 2.0
Em implementação aos produtores rurais que realizam a entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), liberamos com essa versão do Gestão Empresarial | ERP o preenchimento automático do código do imóvel em alguns movimentos.
Ao realizar a inclusão de registros nas telas de Movimentos de Caixa e Bancos (F600MCC), Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP) e Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR), o código do imóvel CODIMR será preenchido automaticamente seguindo os critérios de busca implementados no processo de títulos para o LCDPR.
Essa implementação tem como objetivo não permitir que o usuário selecione um código incorreto do imóvel nos lançamentos de títulos e movimentos de tesouraria manuais. Por isso, o campo estará indisponível para alteração na inclusão do registro.
Conheça as parametrizações e processos do LCDPR em nosso steima através da documentação em nosso Manual do Usuário.
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Movimentos de Caixa e Bancos (F600MCC)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR)
Identificadores e parâmetros
Execução de identificador de regra restrito na F440GNE
Problema: o sistema permitia que um identificador de regra restrito fosse executado na tela F440GNE indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos a situação acima para que não seja possível executar o identificador na tela F440GNE.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Parâmetro global permite controle de versões de DF-es
Implementamos no sistema, um tratamento para validação da versão e CST ICMS dos DF-es (NFe, NF3e, NFSe, CTe, CTeOS) recebidos do eDocs, no recebimento eletrônico. Com isso, quando o ERP XT importar documentos com versões ou CST ICMS não tratados pela versão atual do ERP XT, o sistema verificará as informações dos documentos, e quando algum não tiver suporte, será gerado um erro impedindo a importação do documento, este erro será apresentado nos eventos do DF-e no eDocs.
Para tanto, adicionamos o novo parâmetro global ConComDfs que faz o controle desta compatibilidade dos DF-es com o eDocs e tem como valor padrão S. Este parâmetro atua no recebimento eletrônico, que impacta nas telas Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) e Importação de documentos e retornos do eDocs (F000FRE), no processo automático 102 - Integração com o eDocs para importação de documentos e retornos das emissões e no web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Filiais
Observação para o campo Utiliza dados bancários fornec. nos títulos da OC
Complementamos a documentação do campo Utiliza dados bancários fornec. nos títulos da OC, da tela F070FCP, adicionando uma observação de que a forma de pagamento somente será gerada no título da ordem de compra, se este campo estiver informado igual a S - Sim.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento
Integrações
Mensagem do sistema ao abrir a tela do botão Informações
Problema: ao acessar a tela F000SXT, cadastrar ou selecionar uma integração e clicar no botão Informações, o sistema apresentava a seguinte mensagem List index out of bounds (1).
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para que não seja exibida a mensagem de erro.
Local: Cadastros > Integrações > Cadastros de Sistemas Integrados (F000SXT)
Reenvio de pendências de aprovação para o aplicativo Gestor Senior
Liberamos uma nova funcionalidade que permite reenviar as pendências de aprovação para o Aplicativo Gestor Senior. A ação será possível pela tela de Monitoramento de Integrações com Gestor Senior App (F999IGS), através do botão Reenviar, caso o registro for encontrado na situação Em análise ou Bloqueado.
Esta novidade facilita nas situações em que haja alguma consistência no retorno da aprovação, pois anteriormente o aprovador não conseguia gerar nova ação de aprovação no aplicativo sem que o documento fosse reabilitado e um novo fluxo de aprovação fosse gerado no Gestão Empresarial XT, além de contribuir também para as situações onde as aprovações estejam expiradas.
Local: Cadastros > Integrações > Workflow 2.0 > Monitorar Registros (F999IGS)
Gestão de Tributos
Reconhecimento do estado na apuração dos impostos ICMS ST, FCP ou DIFAL
A fim de permitir o reconhecimento do estado na apuração dos impostos ICMS ST, FCP ou DIFAL, caso o usuário tenha o identificador de regras COM-000SIGUF01 configurado, o sistema vai considerar a UF do campo UFSCIC das tabelas de notas de entrada (E660NFC) e das notas de saída (E660NFV).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Número máximo de notas na DIR
Complementamos a documentação do relatório 078 - DIR - Pública (CIAM078.GER) indicando que o número máximo de notas é de 500 RPS/DIR por lote. Caso ultrapasse esse valor, será gerado mais de um .XML.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 078 - DIR - Pública (CIAM078.GER)
Código do Bem no SPED Fiscal
Ajustamos o tamanho do campo 02 - COD_IND_BEM (Código do Bem) dos registros 0300 e G125 do SPED Fiscal para 60. Disponibilizamos também o identificador de regras IMP-669BEM01 (apenas para o Gestão Empresarial | ERP), que mantém os caracteres especiais no campo 02 - COD_IND_BEM indicado antes. O caractere pipe | é retirado por padrão, pois trata-se de um separador de campo no SPED Fiscal.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de regras (F098REG)
Separação do valor de INSS/GilRat/Senar suspenso informado em dispositivos fiscais
Implementamos para que, na integração dos eventos R-2050 e R-2050 da EFD-Reinf (F690ILA), os valores de ISS/GilRat/Senar suspensos informados em dispositivos fiscais possam ser separados. Antes desta versão, todo ajuste via dispositivo fiscal era integrado como sendo Contribuição Previdenciária Suspensa.
Para isso:
- Tela F051IMP: cadastre um imposto tipos 10 - INSS, 52 - SENAR/SENAT ou 80 - GilRat
- Tela F051DIS: no cadastro do dispositivo fiscal, vincule o código do imposto a que se refere o valor do ajuste. Pode ser necessário cadastrar mais de um dispositivo caso haja suspensão de mais de um imposto. Atenção também para o campo Número do Processo, pois os processos serão agrupados com base nesse número durante a integração
- Por fim, vincule o dispositivo fiscal aos documentos fiscais, informando, no valor do ajuste, o valor de suspensão do imposto vinculado ao dispositivo
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS)
Indicativo de eventos exportados na tela F669ERE
Disponibilizamos uma melhoria na tela de exportação da EFD-Reinf (F669ERE), onde o indicativo de todos os eventos exportados não era atualizado na árvore (treeview) em caso de exclusão de eventos do Bloco 2. Tratava-se apenas de algo visual: o sinalizador com OK verde ou X vermelho não era alterado, porém não impedia o reenvio dos eventos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
SCANC CTB não gerava ICMS Monofásico destacado
Problema: no relatório SCANC (F669SCA), as notas fiscais de saída com ICMS Monofásico destacado (situação tributária do ICMS igual a 61 - Tributação monofásica sobre combustíveis cobrada anteriormente) eram geradas no arquivo com os campos 21 - Alíquota Ad Rem, 22 - Valor do ICMS sobre o Óleo Diesel A e 23 - Valor do ICMS sobre o Biodiesel (B100) zerados.
Correção efetuada: ajustamos o arquivo para que as notas fiscais de saída com ICMS Monofásico destacado gerem corretamente os campos 21, 22 e 23.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > SCANC (F669SCA)
Execução do processo automático 50 - Integração Nota Fiscal - Impostos
Ajustamos para que não ocorra um impasse entre processos ao integrar os Dispositivos Fiscais vinculados a itens de notas fiscais durante a execução do processo automático 50 - Integração Nota Fiscal - Impostos com a opção ESCALONARINTEGRACAO.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Títulos com baixa por substituição em bancos Oracle
Problema: na integração da EFD-Reinf (F690ILA), ao utilizar o identificador de regras IMP-690REGCOMP para integrar títulos de substituição, estes não eram integrados em bancos de dados Oracle.
Correção efetuada: ajustamos a integração com o IR ativo para que ocorra normalmente em bancos de dados Oracle.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Distribuição de lucros com data fora da competência (PF)
Federal | SPED EFD de Retenções e Outras Informações Fiscais
Publicado em 07/11/2023.
Foi publicada a Nota Técnica 04/2023 com o objetivo de apresentar ajustes nos leiautes da versão 2.1.2 da EFD-Reinf. As alterações dessa nota técnica já estão disponíveis nos ambientes de produção e de produção restrita. Não houve alterações nos esquemas XSD.
Ajustamos a tela de lançamento do registro R-4010 (F690RPF) da EFD-Reinf e o web service com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoafisica a fim de permitir o reconhecimento da distribuição de lucros com data fora da competência selecionada.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4010 - Retenções Pessoa Física (F690RPF)
- Recursos > Implementações > Web services
Distribuição de lucros com data fora da competência (PJ)
Ajustamos a tela de lançamento do registro R-4020 (F690RPJ) da EFD-Reinf e o web service com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica a fim de permitir o reconhecimento da distribuição de lucros com data fora da competência selecionada.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4020 - Retenções Pessoa Jurídica (F690RPJ)
- Recursos > Implementações > Web services
Atualização na tabela de Naturezas de Rendimentos
Em antendimento ao leiaute 2.1.2 da EFD-Reinf, atualizamos a tabela de Naturezas de Rendimentos conforme a Nota Técnica 04/2023. Para que as Naturezas sejam atualizadas na base de dados, faça uma nova importação por meio da tela F055NRE.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Natureza de Rendimentos (F055NRE)
Estorno de lançamentos feitos pela F669ISI
Problema: documentos gerados pela tela Importação de movimentos a partir do Sintegra (F669ISI) não podiam ser estornados via tela Estorno de Lançamento (F660ELI).
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que documentos gerados pela tela F669ISI possam ser estornados via tela F660ELI normalmente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Sintegra - Importação de Notas Fiscais (F669ISI)
Nova versão do guia prático da EFD ICMS IPI, leiaute 18
SPED EFD ICMS IPI | Nota Técnica nº 2023.001, versão 1.0 - Nova versão do guia prático da EFD ICMS IPI, leiaute 18
Publicado em 27/06/2023.
Foi publicado o Ato Cotepe/ICMS nº 87/2023 com a nova versão 3.1.4 do Guia Prático e a Nota Técnica 2023.001 v1.0 com vigência a partir de janeiro/2024, com as seguintes alterações:
- Inclusão da seguinte validação no registro C100: será emitida mensagem de advertência quando houver dois ou mais registros C100 com a mesma combinação de campos IND_EMIT, COD_SIT, COD_PART, SER e NUM_DOC, exceto se forem dois ou mais C100 com COD_MOD igual a 55 ou 65
- Inclusão da seguinte instrução nos registros C500 e C700: a NF3e que contenha apenas itens sem a indicação de Código de Situação Tributária - CST não deve ser escriturada
- Inclusão da seguinte instrução nos registros C590 e C790: relativamente às Notas Fiscais de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e), não devem ser apresentados neste registro os itens sem a indicação de Código de Situação Tributária - CST, nem itens referentes à energia injetada
- Inclusão de valor válido 2 no campo 02 do registro C105
- Inclusão de instrução no registro C105
- Alteração na regra de validação do campo 09 do registro C800
- Alteração na regra de validação do campo 08 do registro E210
- Inclusão de valor válido 4 no campo 09 do registro 1391
- Inclusão dos campos 21, 22 e 23 no registro 1391
A fim de atender as mudanças do guia prático, ajustamos a tela do SPED Fiscal (F669EFD) e a geração de alguns registros. Para mais detalhes, acesse a página sobre o leiaute 18.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Parâmetros para integração do controle de produção de usina (F660CPU)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Controle de produção de usina (F660ICO)
Versão S-1.2 do eSocial
Federal | Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas
Nota de Documentação Evolutiva nº 01/2023, versão S-1.2. Publicada em 11/07/2023.
Esta Nota de Documentação Evolutiva - NDE revisada tem como objetivo apresentar a versão S-1.2 dos leiautes do eSocial.
Implementamos para que seja possível exportar o registro S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho com base na versão S-1.2 do leiaute do eSocial a partir da tela F669ESO.
Nesta versão foi incluída a tag <InfoIRComplem>. Ela será escrita após a tag <infoPgto> e é exclusiva da versão S-1.2. Será escrita apenas se o dependente tiver dedução por pensão alimentícia, dedução de rendimento tributado ou data do laudo de moléstia grave informado.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Recibo de Pagamento Autônomo > Arquivos Fiscais > eSocial (F669ESO)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Recibo de Pagamento Autônomo > Lançamento (F660RPA)
NFCom no SPED Fiscal
Foi publicado o guia prático 3.1.5 do SPED Fiscal com alterações para a geração do arquivo a partir de 01/2024. Dentre elas, implementamos para que, nos registros D700, D730, D750 e D760, os itens da NFCom que não têm Código de Situação Tributária - CST não serão considerados na geração desses registros.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Retenções com vencimento diferente de mensal.na apuração do imposto 77
Implementamos para que o sistema lance os débitos decorrentes das retenções com recolhimento diferente de mensal como Outros Créditos na tela Apuração da Retenção na Fonte (F690ARF), sendo que a origem do valor é com base na conciliação das retenções apurada na tela Informações de bases e tributos consolidadas por período de apuração (F690TCC).
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Apuração das Retenções na Fonte (F690ARF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Conciliação (F690TCC)
Redução da base de cálculo do imposto em substituição de CT-e
Com a entrada em produção do CT-e 4.00, o processo de substituição de CT-e passa a gerar uma dupla tributação, visto que não há mais o CT-e de anulação. Sendo assim, implementamos para que o sistema lance o valor da base de cálculo de PIS/COFINS, calculada no CT-e substituído (F661I12), como redução da base de cálculo do imposto. Para isso, é necessário:
- Uma mensagem cujo Documento Referenciado seja igual a 13 - Substituição de NF Cancelada na tela Mensagem de Notas Fiscais (F024MSG)
- Um dispositivo fiscal definido como Não associado à nota fiscal e com uma mensagem cujo documento referenciado seja igual a 13. Isso na tela Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS)
O sistema vai identificar o CT-e substituído a partir do cadastro feito em Notas Fiscais de Saída (F660NFV), botão Detalhes, CT-e Substituído.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I12 > Ajustes da Base de Cálculo das Contribuições (F661ARC)
Campos de Classificação Contábil
A fim de facilitar a identificação da conta contábil, disponibilizamos os campos Classificação (E045PLA.ClaCta) e Classificação Paralela (E045PLA.ClaPar) nas grades das telas Demonstrativo apuração da receita tributável e ISSQN devido por substituto (F660DAR) e Ligação Plano Empresa X Município X Código Tributação DES-IF (F043LPD).
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Instituições Financeiras > Demonstrativo apuração da receita tributável e ISSQN devido por substituto (F660DAR)
- Cadastros > Modelos Plano > Ligação Plano Empresa X Município X Código Tributação DESIF (F043LPD)
Integração de Deduções para a EFD-Reinf
Implementamos para que a integração do registro R-4010 por meio da F690ILA passe a integrar Deduções nos seguintes casos:
- Pensão Alimentícia: a partir do cadastro de dependentes para o fornecedor que tenham valor de pensão maior que zero, desde que a data do movimento integrado esteja dentro da validade inicial e final do dependente
- Dependente: a partir do cadastro de dependentes para o fornecedor que tenham valor de pensão alimentícia igual a zero. Isso desde que a data do movimento integrado esteja dentro da validade inicial e final do dependente. O valor da dedução para cada dependente será o valor da Tabela de Imposto de Renda vigente (tela F040IRF, campo Desconto Dependente)
- Desconto Simplificado Mensal: é para todos os fornecedores do tipo pessoa física, sendo que o valor da dedução será o valor da Tabela de Imposto de Renda vigente (tela F040IRF, campo Valor de desconto para optantes do tipo de desconto simplificado)
Para mais informações, acesse a documentação da tela F690ILA, tópico Detalhamento das Deduções.
Ajustamos também a exportação do campo <relDep>, onde ocorria o seguinte erro na transmissão do evento:
- 10012 - Crítica: O arquivo não segue o formato esperado.; Campo: Reinf; evtRetPF ; ideEstab; ideBenef; ideDep ; relDep - Relacao de dependencia; Valor: 8 (valor diferente do esperado)
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Exclusão e estorno de cálculo em workflow
A partir desta versão, as rotinas de Exclusão de Cálculo (tela F661EXC) e Estorno de Cálculo em lote (tela F661EXL) dos impostos tipos 5, 41, 42, 43, 44, 47, 48, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 65 e 72 podem ser adicionadas a um processo de workflow. Dessa forma, os usuários indicados poderão executá-las apenas quando o workflow conceder a autorização.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Exclusão (F661EXC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Estorno de Cálculo em Lote (F661EXL)
Bloqueio das telas de Lançamentos do Bloco 4
Corrigimos as telas de lançamentos do Bloco 4 da EFD-Reinf (F690RPF, F690RPJ, F690BNI e F690RNR) que bloqueavam a edição de lançamentos indevidamente quando o imposto tipo 69 estava apurado para a competência. A partir desta versão, as telas ficarão bloqueadas apenas quando houver apuração do imposto tipo 77 para o período ou se a situação da competência (E690CPT.SitCp4) estiver fechada para o Bloco 4.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4010 - Retenções Pessoa Física (F690RPF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4020 - Retenções Pessoa Jurídica (F690RPJ)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4040 - Retenções de beneficiários não identificados (F690BNI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4080 - Retenções no recebimento (F690RNR)
Gestão de Contabilidade
Melhoria na geração dos registros I200 e I250 do SPED ECD
A fim de facilitar a geração do SPED ECD, disponibilizamos o identificador de regras CTB-669ECDI250. Estando ativo, a geração dos registros I200 e I250 será feita mais rapidamente quando a lista de prioridades estiver parametrizada. Caso ocorra alguma divergência na geração dos registros, basta desativar esse identificador.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de regras (F098REG)
Web services
Estrutura de callback em web services contábeis
Ajustamos os seguintes web services de integração das movimentações contábeis, inserindo a estrutura de call back para o ERP senior X a fim de garantir a integração com o Compliance Fiscal.
- com.senior.g5.co.mct.ctb.importacaolctctb, porta Importar
- com.senior.g5.co.mct.ctb.processarlotectb, porta Processar
- com.senior.g5.co.mct.ctb.gerarlotectb, porta Gerar
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tipos de processamento de PIS/COFINS e IRPJ/CSLL
No web service com.senior.g5.co.mct.imp.processousuario, porta Inserir, separamos os tipos de processamento de PIS/COFINS e IRPJ/CSLL a fim de facilitar sua identificação durante a apuração desses impostos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Execução de web service via processo automático
Ajustamos o web service com.senior.g5.co.mct.imp.processousuario, que não era executado via processo automático.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Inclusão de arquivos anexos na tela F000ANX utilizando o recurso de arrastar e soltar
Modificamos a tela de Controle de Anexos (F000ANX), para que seja possível utilizar o recurso de arrastar e soltar para adicionar automaticamente arquivos anexos. Com esta implementação, não é mais necessário pesquisar os arquivos através da navegação de pastas. O recurso vem ativo por padrão, através do parâmetro global HabDraDro.
Esta tela é acessada a partir de várias telas do sistema que utilizam anexos e pode ser aberta apenas através destas telas, não sendo possível acessá-la a partir do menu do sistema.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Tela de Controle de Anexos (F000ANX)
Gestão de Contas a Receber
Geração de nosso número pelo bloqueto financeiro FRCR023.BLO
Problema: ao gerar a segund avia do bloqueto financeiro FRCR023.BLO, via tela de Seleção de modelo de relatório (F000REL), o bloqueto gerava novamente o nosso número do título, mesmo que já estivesse em um banco.
Correção efetuada: ajustamos o bloqueto financeiro FRCR023.BLO, para que não gere um novo nosso número quando o título já estiver no banco.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Consulta de Remessa para Banco do Contas a Receber (F302CRB)
- Recursos > Implementações > Relatório > Especiais > Bloqueto Financeiro > Boleto Diversos Totalmente Impresso (FRCR023.BLO)
Performance do processamento de retorno da cobrança escritural
Melhoramos a performance do processamento do retorno da cobrança escritural através da tela F310RTB e do processo automático 148 - Retorno da Cobrança Escritural visto que o processo anteriormente apresentava uma lentidão progressiva e exponencial conforme o tamanho do arquivo de retorno aumentava. Em função disso, fizemos melhorias de performance para que o tempo de processamento cresça de forma linear.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno (F310RTB)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Plano Financeiro
Performance na rotina de reconstrução de saldos
Problema: a rotina de reconstrução de saldos da tela de Conciliação Saldos Contas Financeiras (F651CSC) apresentava lentidão ao lidar com um número muito grande de registros (como a conciliação de um mês inteiro). Em alguns casos, devido ao alto volume de dados a rotina podia demorar até 48 horas para ser concluída.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para ser mais performática, alcançando ganhos de mais de 90%, reduzindo o tempo de 48 horas para 1 hora de processamento, para um mês inteiro de registros.
Local: Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Conciliação Saldos Contas (F651CSC)
Gestão de Tesouraria
Preenchimento de filial ao gerar crédito de comissão na tela de Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos
Problema: ao tentar gerar um crédito de comissão na tela de Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC), o sistema apresentava o erro Filial 0 não localizada na lista.
Correção efetuada: ajustamos a rotina na tela de Entradas... (F600GEC) para não mais ocorrer a mensagem de erro.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC)
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Lock no erp_service na integração com Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Problema: ao integrar um cancelamento para o ERP, ocorria lock no sistema.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que não ocorram locks e os registros integrem normalmente.
Separação de mercadoria para consumo interno na integração com o WMS
A integração do Gestão Empresarial | ERP com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior a partir desta versão, conta com um novo processo para otimizar a rotina da sua empresa: Separação de mercadoria para consumo interno.
O processo de requisição de produto consiste em solicitar determinada mercadoria para consumo interno. Nesse caso, a solicitação é processada pelo atendimento de requisições de produto que, quando originado de um depósito que integra com Gestão de Armazenagem, gera uma ordem de separação da mercadoria ao WMS Senior.
Para mais informações, consulte a documentação completa do Processo de Separação.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos (F210AME)
Web services
Inclusão de campo para consulta do percentual de ICMS especial para saída de contribuinte
Visando atender a importação do Grupo Fiscal para alimentar sistemas terceiros, na questão do ICMS Desonerado que entrou em vigência para o estado de Santa Catarina, em 01/11, disponibilizamos o campo IcmSco (Percentual de ICMS especial para saída de contribuinte), na porta Exportar_5 do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.grupofiscalproduto.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alterações em web services de integração de notas para atender instrução normativa 2145/2023
Para atender a Instrução Normativa 2145/2023 sobre a retenção de IR para Órgãos Públicos, que já se encontra em vigência, implementamos nos web services de integração de notas abaixo, os referidos campos para que na integração sejam enviadas para o Gestão Empresarial as seguintes informações:
- IR retido;
- CSLL retido;
- PIS retido;
- COFINS retido;
- Valor do título com as retenções descontadas.
Para tanto, adicionamos nos web services:
- Com.senior.g5.co.int.varejo.clientes, porta ExportarClientes: o campo TipEmc - Tipo do direito de propriedade da empresa;
- Com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos, porta Exportar: o campo PerIfp - Percentual do IRRF para Empresa Pública ou equiparada do Produto;
- Com.senior.g5.co.int.varejo.notafiscal, porta Importar - os campos:
- VlrBir - Soma dos valores base do IRRF dos itens de serviços da nota fiscal;
- VlrIrf - Soma dos valores do IRRF dos itens de serviços da nota fiscal;
- VlrLse - Total líquido dos itens de serviços da nota fiscal.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gravação de valores para o campo VlrIdv ao utilizar o web service ImportarNotaAutorizada
O sistema foi alterado para conter o campo VlrIdv no web service ImportarNotaAutorizada nas abas Dados Gerais, que faz referência à tabela E140TNF; Produtos, que faz referência à tabela E140IPV; e Serviços, que faz referência à tabela E140ISV. Desta forma, ao importar uma nota que contenha valor para estes campos, o sistema irá gravar na base de dados o valor corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Adição de campo para informação do código de benefício fiscal em web service de integração com Gestão de Lojas
Para atender a exigência legal de estados que utilizam códigos de Benefício Fiscal na nota de devolução de um produto (emitida pelo lojista na devolução de um produto por seu cliente), adicionamos o campo CodBnf (Código de Benefício Fiscal) para produtos e serviços na porta Importar_12, do web service com.senior.g5.co.int.varejo.notafiscal, para que este valor seja integrado pelo Gestão de Lojas ao Gestão Empresarial | ERP, para o devido armazenamento da informação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestor Senior
Formatação incorreta do JSON na integração com o aplicativo Gestor Senior
Problema: ao realizar o envio das informações do Gestão Empresarial para o aplicativo Gestor Senior, o JSON não formatava corretamente um dos campos da requisição.
Correção efetuada: ajustamos a formatação do JSON para que o erro não ocorra.
Otimização da jornada de adoção do Gestor Senior
Pensando em otimizar a jornada de adoção e simplificar ativação da oferta, centralizamos as configurações de integração entre o Gestão Empresarial XT e a senior X Platform. Para realizar a configuração acesse Central de Configurações Senior > Plataforma XT > Configuração de integração.
Local: Central de Configurações Senior
Código interno do produto no detalhamento das aprovações
Efetuamos uma melhoria no processo de integração das pendências de aprovação com o Aplicativo Gestor Senior, disponibilizando junto à descrição do produto, o seu código interno, que aparecerá antes do nome do produto.
Local: Aplicativo Gestor Senior
Cotei
Liberação automática de processos de cotação para quadro comparativo
Visando facilitar a liberação dos processos de cotação, quando todos os fornecedores participantes do processo informarem os preços (via Cotei, F410CEA ou F410IPR) ou a data limite de cotação for atingida e possuir ao menos um retorno de fornecedor com preços informados, para que não seja necessária alguma ação do usuário através da tela F410PCT para realizar a liberação, possibilitamos que processo de cotação seja liberado automaticamente para o quadro comparativo.
Para tanto, foi criado o novo parâmetro global LibCotAut, que, quando definido como S, fará com que a integração com o Cotei faça esta liberação.
Esta nova funcionalidade também pode ser personalizada via identificador de regra INT-410LIBCOT1, que também tem como retorno o campo IntALibCot, que, se estiver com S, terá o mesmo comportamento. Esta implementação permite também a personalização dos itens que serão liberados automaticamente.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Integração da data de entrega de pedidos na integração com WMS WIS
Disponibilizamos o identificador de regras GER-000INTSY04, que tem por objetivo permitir a manipulação da data de entrega da ordem de separação originada de pedido na integração com WMS WIS.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Recebimento e emissão de DF-e (NFS-e, CT-e, NF-e) e emissão de pedidos com 100% de desconto
Visando possibilitar o recebimento e emissão de documentos fiscais e emitir pedidos com desconto de 100%, realizamos algumas alterações no sistema, tais como:
Ateramos o campo PerDsc (Percentual de desconto do serviço da nota fiscal de entrada) da tabela Compras - Notas Fiscais de Entrada - Itens de Serviço (E440ISC) para cinco dígitos. A alteração do campo, pode ser feita no parâmetro % Desconto, na grade da guia Serviços, da tela F440GNE
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Para a emissão dos documentos eletrônicos, fizemos apenas algumas correções pontuais nas telas F140GNF, F140COL e F140COS, para que o sistema permita a aplicação do desconto e não são necessárias parametrizações específicas.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)
- Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração - Outros Serviços (F140COS)
Modificamos as telas F140GNF, F140LOT, F120GPD e F120GFB, para gerar pedidos de venda e notas fiscais com 100% de desconto nos itens, de forma que a transação de estoque (F001TES) vinculada à transação de venda, deve ter o campo Forma Valorização Movimento configurado com a opção F - Fechamento ou então, com a opção M - Movimento e o campo Per. Mov. Ent. sem valor? igual a S- Sim.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado (F140LOT)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Simplificada (F120GPB)
Gestão de Vendas
Desconto do ICMS desonerado no preço do item do pedido
Disponibilizamos o identificador de regra VEN-120PRECL05 que permite alterar o preço unitário do produto ao incluir ou simular um pedido através das portas GravarPedidos e SimularPedidos do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.
Com esta alteração, será possível subtrair o ICMS desonerado do preço do item do pedido sem que seja necessário existir uma tabela de preço vinculada ao pedido.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Recursos > Implementações > Web services
Inserção de novo campo de busca por depósito na tela F120PVE
Na tela Geração de Itens de Pedido via conteúdo de Embalagens de Estocagem (F120PVE), foi inserido um novo campo de Depósito para complementar o filtro que será montado ao clicar no botão Mostrar. Desta forma, o sistema irá trazer apenas as embalagens que fazem referência ao(s) depósitos informados.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedido Agrupado > Geração de Itens de Pedido via conteúdo de Embalagens de Estocagem (F120PVE)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Carregamento do código do dispositivo fiscal ao utilizar a situação tributária 041
Problema: ao utilizar a tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF) para gerar uma nota informando um item de produto que possui dispositivo fiscal cadastrado sem informar valor para o campo Tipo de Ajuste Documento Fiscal, juntamente com a situação tributária 041, o sistema não realizava a sugestão do dispositivo fiscal para o item de produto da nota fiscal de saída.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, quando o parâmetro global SugDisCst estiver ativo e a Situação Tributária 041 estiver atualizada para o item da nota fiscal, juntamente com um dispositivo fiscal que não possui valor informado para o campo Tipo de Ajuste Documento Fiscal, o sistema fará a sugestão do dispositivo fiscal corretamente para o item de produto da nota fiscal de saída.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Integração ERP e eDocs para cancelamento de notas
Problema: ao fazer a integração de eventos de NF-e (autorização, cancelamento, inutilização ou qualquer outro evento de uma NF-e), o sistema não verificava se ocorria algum erro ou aviso durante o processo de integração com o eDocs. Caso houvesse algum erro ou aviso na comunicação, o ERP não executava um rollback a fim de descartar as alterações feitas na rotina, assim não alterando a situação e situação eletrônica da NF-e no ERP, mas gerando o .XML de integração para o sistema eDocs.
Observação
A correção é específica para o processo de integração entre o ERP e eDocs por meio do web service do eDocs para emissão, ou seja, na tela F070FVE, guia Documentos Eletrônicos 3, o campo Software Emissor deve estar definido como 02 - eDocs - Envio e Retorno via Web Service eDocs.
Para as rotinas de integração do ERP com o eDocs (ou outro software de mensageria), essa situação era tratada no sistema por meio da rotina de Geração de .XML em duas etapas.
Correção efetuada: corrigimos o processo de integração de .XMLs de NF-e entre o ERP e o eDocs no cenário acima, garantindo que a chamada do web service do eDocs pelo ERP seja feita somente após o commit no banco de dados do ERP, evitando que o .XML seja gerado, mas os dados da NF-e não sejam alterados.
Para que a correção seja ativada no ERP, é obrigatório cadastrar o identificador de regras VEN-140CANAE01 na tela F098REG. Após a ativação do identificador, é obrigatório que todos os usuários saiam e entrem no sistema novamente, bem como todos os serviços do sistema sejam reiniciados (exemplo: SeniorMiddleware e ERP_Service).
Também implementamos um recurso de log para diversas operações efetuadas na NF-e, permitindo a rastreabilidade da nota fiscal e fornecendo insumos para a análise de cenários. Esse recurso está sendo liberado no código fonte desta versão e será ativado mediante uma parametrização específica. A documentação do recurso de monitoramento está em construção e será liberada em breve com uma matéria nas Notas da Versão do sistema.
Importante
A correção foi liberada especificamente para processos de NF-e. Não foram feitas alterações em rotinas de NFS-e, CT-e, MDF-e ou outro documento eletrônico, pois estes utilizam partes diversas do código fonte em que a situação de erro corrigida não foi identificada.
Para o Gestão Empresarial PME | GO UP, o identificador de regras VEN-140CANAE01 não está disponível por padrão. Caso você identifique no GO UP um cenário conforme descrito na correção, entre em contato com o seu Canal de Atendimento da Senior para mais informações.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Permanência dos registros de carga na tela F145EBQ ao gerar embarque
Problema: ao utilizar a tela Controle de Embarques (F145EBQ) para gerar embarque, com dois usuários conectados ao mesmo tempo, gerando o mesmo número de embarque o sistema estava apagando os registros de Seguro da Carga, Lacres, Vale Pedágio, Unidades de Transporte, Unidades de Carga e Produtos Perigosos, informados através da tela Manifesto de Documentos Fiscais - Diversos (F000ROD), acessada por meio do botão Diversos das guias Manifesto e Composição da tela Controle de Embarques (F145EBQ).
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que o sistema mantenha os registros de Seguro da Carga, Lacres, Vale Pedágio, Unidades de Transporte, Unidades de Carga e Produtos Perigosos, informados através da tela Manifesto de Documentos Fiscais - Diversos (F000ROD), acessada por meio do botão Diversos das guias Manifesto e Composição da tela Controle de Embarques (F145EBQ) ao realizar o processo na condição citada acima.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Controle de Embarques (F145EBQ)
Alteração no arredondamento do valor do ICMS ST devolvido em outras
Problema: ao gerar uma nota fiscal de devolução de compra, o valor do ICMS ST da compra é devolvido em Outras; porém, nas devoluções parciais, este valor de Outras entre itens e dados gerais acaba sendo arredondado de forma errônea, causando mensagem de erro no fechamento da nota fiscal.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que, nas devoluções parciais, este valor de Outras entre itens e dados gerais não seja arredondado de forma errônea.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) > Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE)
Parametrização do sistema para eventos de emissão e cancelamento do evento Insucesso de Entrega
Para atender a publicação da NT 2023.002 do CT-e divulgando novo evento de insucesso na entrega das mercadorias, implementamos a emissão e cancelamento do evento Insucesso de Entrega, que pode ser parametrizado na guia Insucesso da Entrega, da tela F140CCE.
Com esta implementação, o sistema permitirá que o transportador da mercadoria (emissor do CT-e) faça o envio do evento de insucesso na entrega, quando de fato não for possível realizar a entrega e manter este registro vinculado ao CT-e. Com isso, após o CT-e emitido e autorizado a transportadora pode registrar um ou mais eventos de insucesso na entrega, indicando o número da tentativa da entrega, o motivo pelo insucesso, justificativa, bem como informações de latitude e longitude (que serão geradas se o evento do insucesso for gerado por um dispositivo móvel) e ainda, imagem da tentativa. Como pode ocorrer o envio de um evento de insucesso erroneamente, o sistema ainda permitirá o cancelamento deste evento.
Para mais informações sobre as parametrizações necessárias, acesse a documentação da tela.
Este evento só será processado via eDocs com a versão 5.8.14.39 ou posterior.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Carta de correção eletrônica (F140CCE)
Informar diretório para replicar boleto impresso automaticamente
Adicionamos na tela de cadastro de séries de notas fiscais (F020SNF) o campo Dir. Boleto Impressão, que permite replicar o boleto impresso automaticamente no fechamento da nota fiscal, retornando o caminho para replicação do arquivo PDF gerado. Quando este campo estiver preenchido, o boleto será enviado para o diretório indicado.
Esta implementação, complementa a entrega liberada na versão 5.10.3.31, que disponibilizou um identificador de regras para esta finalidade, porém, utilizando o campo da tela F020SNF, não é necessário desenvolver uma regra. Todavia, em casos específicos, caso haja alguma exceção, está disponível o identificador VEN-140IMPBL02 que poderá ser utilizado para complementar esta solução.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro (F020SNF)
Gestão de Faturamentos e Outras Saídas
Documentação sobre logs de integração ERP x eDocs
Complementamos a documentação da página sobre Integração com o eDocs em relação ao funcionamento do parâmetro Agrupar os logs por diretório diário (Performance I/O). Esse parâmetro afeta a geração de logs da rotina de integração, bem como sua performance. Também adicionamos um trecho para auxiliar com a identificação desses logs.
Locais:
- Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT)
- Manual do usuário > Segmentos > Compliance > Documentos Eletrônicos > Integração com o eDocs
Gestão de Transporte (TMS)
Exclusão títulos a receber de CT-e substituído
Moficamos a rotina de Emissão de CT-e, para que, ao gerar um CT-e de substituição na versão 4.00, sejam excluídos os títulos de contas a receber do CT-e substituído. Esta mudança, otimiza a rotina financeira na realização do processo de emissão do CT-e de substituição, bem como elimina a necessidade de exclusão dos títulos manualmente, e por fim, faz com que o recebimento não corra o risco de ser duplicado.
Local: Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)
Importação e Exportação
Rotina de exportação de layout com registro vazio
Problema: o log de exportação apresentava o erro List Index Out of Bounds, ao exportar layout com um registro vazio.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de exportação para não apresentar erro quando um registro estiver vazio no layout.
Local: Recursos > Implementações > Importação/Exportação > Executar
Importação de produtos via layout de importação
Problema: ao realizar a importação de produtos via layout de importação, mesmo enviando para o campo E075PRO.IndFpr (Usa Produto X Fornecedor) o valor S, o produto era gravado com o valor N no campo.
Correção efetuada: alteramos o processo de importação de produtos para que o valor do campo E075PRO.IndFpr seja gravado com o valor enviado no layout. Se o valor no layout estiver em branco, então o campo será gravado com o valor padrão N.
Local: Recursos > Implementações > Importação e Exportação > Executar
Configurações
Configuração do idioma inglês no sistema
Problema: ao configurar o idioma inglês no sistema, eram apresentadas mensagens que impediam finalizar a configuração, como por exemplo:
- O arquivo X não é um arquivo de traduções válido (...)
- Ocorreu um erro ao iniciar o sistema e a aplicação será finalizada (...)
Correção efetuada: ajustamos o sistema a fim de que a configuração do idioma ocorra normalmente.
Local: Recursos > Configurações > Idiomas
Processos Automáticos
Paralelização para envio de dados para o ERP senior X
Modificamos o processo automático 163 - Integração do fluxo de caixa entre ERP x senior X, para possibilitar o paralelismo no envio dos dados do fluxo de caixa para o ERP senior X, além da extração dos dados ser feita em pacotes.
O objetivo do paralelismo é permitir que mais de uma instância de middleware execute uma parte do envio, diminuindo o tempo necessário para que os dados sejam enviados até o ERP senior X.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Disponível abrangência para o código da filial no processo automático 87
Ateramos o processo automático 87 - Movimentar pendências de estoque do faturamento, para que aceite abrangência no parâmetro do código da filial (FILTRO_FILIAL). Com esta alteração, quando houver um grande número de filiais, pode ser utilizado o caractere hífen, como por exemplo 1-300.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Estoques
Nova funcionalidade no fechamento de inventário através da opção Com Diferença
Disponibilizamos uma nova funcionalidade do fechamento de inventário através da tela de Diferenças/Acertos (F220DAI), para a opção Com Diferença, que tem o objetivo de liberar automaticamente todos os demais itens do inventário que não tiveram diferença na contagem.
Implementamos também para que sejam efetuados acertos de itens de estoque que não foram considerados em nenhuma contagem do inventário. Esta implementação está disponível mediante uso do identificador de regras EST-220INVFC01.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Diferenças/Acertos (F220DAI)
Alteração da situação da requisição na geração agrupada de itens
Problema: na tela F207LOT, quando a opção Manter requisição em tela após processamento estava marcada, caso fosse inserido um novo item na requisição, se os itens anteriores já estivessem com a sua situação diferente do que estava carregado na tela, como, por exemplo, a requisição já havia sido atendida por outro usuário, era atualizada a situação da requisição novamente para o status que era apresentado em tela.
Correção efetuada: aplicamos uma consistência na tela, para que, ao processar um registro quando a opção Manter requisição em tela após processamento estiver marcada, o sistema verifique a situação atual das requisições que estão na tela, e caso alguma delas esteja com a situação diferente, ou seja, já foi atualizada por outro processo ou usuário, será apresentada a mensagem A situação da sequência X da requisição X foi alterada por outro usuário ou processo. É necessário cancelar os dados e carregar novamente a requisição para inserir novos itens. Neste caso, é necessário cancelar os registros carregados na tela e mostrar novamente, para inclusão de novos itens.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Agrupados (F207LOT)
Listagem de depósito ao incluir item na tela F075EPP
Problema: ao procurar um item para inclusão através da tela Consulta Estoque/Preço Produto (F075EPP) com o campo Utilizar Consulta Padrão de Produtos desmarcado, informar o filtro Grupo Comercial e clicar em Mostrar, o sistema alterava para um depósito incorreto.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que o depósito correto seja apresentado na tela Consulta Estoque/Preço Produto (F075EPP).
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Consulta Estoque/Preço Produto (F075EPP)
Gestão de Compras
Geração de ordem de compra com parcelas especiais e percentual de desconto com data zerada
Problema: ao gerar uma ordem de compra com parcelas especiais e com o % Desconto Parcela com a data de vencimento zerada na guia Parcela, o desconto não era calculado no título.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para consistir a data de vencimento zerada, quando o campo % Desconto Parcela estiver maior que zero, para apresentar a mensagem Parcela possui % Desconto informado. Necessário zerar o desconto antes de zerar o vencimento!. Além disso, caso informar, primeiro, o campo % Desconto Parcela com a data de vencimento zerada, será apresentada a mensagem, Favor informar a data de vencimento, pois não é possível ter desconto com a data de vencimento zerada!.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Identificador de regra CPR-420ICHPR01 na tela F420OCB
Liberamos a utilização do identificador de regra CPR-420ICHPR01 na tela F420OCB com a parametrização do campo Exibe pergunta na exclusão de tit. efetivos na OC igual a S - Sim na tela F070FCP, para que possam ser excluídos os títulos de previsão a pagar na ordem de compra quando algum já tenha sido efetivado. Desta forma, será possível gerar uma ordem de compra via ordem de compra base quando esta possuir algum título efetivo e, o previsto será excluído.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Ordem de Compra base (F420OCB)
Replicação de alterações em contratos de compra
As melhorias a seguir foram propostas por clientes, canais e filiais da Senior através de seus meios de contato, porque acreditamos que juntos e com a parceria de sempre, conseguimos construir um Gestão Empresarial cada vez melhor!
Os clientes, fizeram esta sugestão por meio do nosso Fórum de Produtos. Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Já os canais e filiais participaram de um evento na Senior no início deste ano e a implementação abaixo foi uma das entregas selecionadas e priorizadas. Confira!
Adicionamos na tela de cadastro de Contrato de Compra (F460CTR), o campo Valor Total do Item nas grades de produtos e serviços. O campo armazena a multiplicação entre os campos de Quantidade e Preço Unitário.
No rodapé da tela, inserimos a caixa de seleção Realizar sugestões ao incluir/alterar item, que, estando marcada, ao alterar um item de produto ou serviço o sistema questionará se o usuário deseja aplicar esta alteração somente ao item posicionado ou também aplicar aos Itens Abaixo, ou seja, às demais competências subsequentes em aberto do contrato. Caso o usuário opte por aplicar também às outras competências, serão percorridas as competências posteriores do contrato e aplicada a alteração aos itens que possuam o mesmo código e derivação (para os itens de produto), ou mesmo código para os itens de serviço.
Também disponibilizamos a nova tela de Multiplicação de Competências em Contrato (F460MCC) que tem o objetivo de proporcionar mais agilidade na inclusão de itens nas competências, permitindo que este item possa ser replicado rapidamente de forma simples, evitando a necessidade e retrabalho de preenche todas as informações de forma manual para cada competência. A nova tela, será chamada através da tela F460CTR, quando a opção Realizar sugestões ao incluir/alterar item estiver marcada. Ao incluir um novo item no contrato, o sistema emitirá uma mensagem questionando se o usuário deseja gerar este mesmo item para as demais competências. Caso o usuário opte por Sim, a tela F460MCC será inicializada, e nela será possível definir parâmetros de replicação, como escolher os meses de intervalo entre as competências, a quantidade de competências que deseja gerar para o item, e a partir de qual competência deve ser gerada as demais.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos (F460CTR)
Novo quadro comparativo de propostas de cotação de preços
A partir desta atualização o Gestão Empresarial conta com um novo quadro comparativo de propostas, acessível por meio da tela F410NQC. Novas funcionalidades, mais informações e uma melhor experiência do usuário, são algumas das novidades implementadas. Com a utilização desses novos recursos, as tomadas de decisões e a negociação de preços com os fornecedores serão otimizadas, melhorando a jornada de compras no ERP XT.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo quadro comparativo (F410QNC)
Alteração de e-mail de envio de cotação via Cotei através de identificador de regras
Criamos o novo identificador de regra CPR-410PCTPR01 que será executado no botão Processar da tela Processo de Cotação (F410PCT), permitindo informar um novo e-mail de fornecedor para qual será direcionado o envio da cotação, quando for via Cotei. Anteriormente, o e-mail era selecionado automaticamente conforme definido no campo E-mail do cadastro do fornecedor (F095CAD) e, caso o e-mail não for alterado via regra será considerado o que for definido neste campo para envio do Cotei.
Também alteramos a tela de Consulta de Processos de Cotação (F410CPC), adicionado o campo E-mail Forn. Cotei utilizados para o envio da cotação. A informação estará disponível na grade de produtos da guia Cotações de Produto e também na grade de serviços da guia Cotações de Serviço.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Processo de Cotação > Consultas > Processos de Cotação (F410CPC)
Gestão de Recebimento
Quantidade recebida da nota diferente da quantidade recebida no XML
Problema: ao gerar uma nota com uma unidade de medida, na qual a conversão contrária não era equivalente, a quantidade recebida da nota era gerada diferente do que a quantidade recebida no XML.
Correção efetuada: ajustamos para que o recebimento eletrônico realize apenas a conversão da unidade de medida do fornecedor para o estoque, evitando problemas na quantidade recebida fique diferente do XML recebido.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Exclusão de notas vinculadas a MDF-e
Problema: quando o parâmetro global ExcNfcMdf estava com o valor S deveria permitir excluir notas fiscais de entrada do tipo 1 - NF Entrada, 2 - Devolução (NF do Cliente), 3 - Devolução (NF de Saída), mesmo que essas notas estivessem vinculadas a um MDF-e, porém, o sistema não permitia a exclusão das notas do tipo 2 e 3.
Correção efetuada: alteramos a rotina de validação para que, no caso do parâmetro global ExcNfcMdf estar com o valor S, seja possível a exclusão de notas de entrada do tipo 1 - NF Entrada, 2 - Devolução (NF do Cliente), 3 - Devolução (NF de Saída).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Identificador de regras para configuração de opções do botão Seleção na tela F000INE
Disponibilizamos o identificador de regras CPR-000INESL02 para carregar as configurações das opções do botão Seleção da tela F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Web services
Nova autenticação ao utilizar web service de terceiros
Implementamos um novo tipo de autenticação que passa, no cabeçalho (header), a informação da chave referente ao atributo Authorization para requisições SOAP que utilizam webservice-factory. Esse tipo de autenticação poderá ser utilizado em web services customizados.
Local: Editor de web service
Regras e Funções
Complementação da documentação sobre a função Extenso
Complementamos a documentação sobre a função Extenso com a informação importante a respeito do arredondamento de valores. Como a função contempla no máximo duas casas decimais após a vírgula, são arredondados todos os valores que possuírem três ou mais casas decimais.
Exemplo: caso o valor seja 1,567, será arredondado para um real e cinquenta e seis centavos.
Local: Funções
Aplicativos Internos
Ajuste de geração de assinatura digital do arquivo crypt.jar
Problema: ao executar as rotinas de logon criptografado no sistema, ocorria o erro Erro no logon criptografado. Win32 Error. Code: 232. The pipe is being closed.
Correção efetuada: ajustamos a geração da assinatura digital para o arquivo correspondente à execução da rotina.
Middleware
Alteração nos processos agendados do middleware (Critical Section)
Problema: em alguns ambientes, o agendamento dos processos automáticos não era executado corretamente.
Correção efetuada: corrigimos o controle de critical section das rotinas do middleware.
Componentes Visuais
Captura de foto na tela de entrada de visitantes
Problema: em alguns dispositivos de câmera, o sistema não capturava corretamente a foto ao clicar no botão correspondente para obter a imagem.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de funcionamento para que a captura de imagem ocorra normalmente.
Local: Recursos de Interface
Integrações
Inclusão de campo para consulta do percentual de ICMS especial para saída de contribuinte
Visando atender a importação do Grupo Fiscal para alimentar sistemas terceiros, na questão do ICMS Desonerado que entrou em vigência para o estado de Santa Catarina, em 01/11, disponibilizamos o campo IcmSco (Percentual de ICMS especial para saída de contribuinte), na porta Exportar_5 do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.grupofiscalproduto.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alterações em web services de integração de notas para atender instrução normativa 2145/2023
Para atender a Instrução Normativa 2145/2023 sobre a retenção de IR para Órgãos Públicos, que já se encontra em vigência, implementamos nos web services de integração de notas abaixo, os referidos campos para que na integração sejam enviadas para o Gestão Empresarial as seguintes informações:
- IR retido;
- CSLL retido;
- PIS retido;
- COFINS retido;
- Valor do título com as retenções descontadas.
Para tanto, adicionamos nos web services:
- Com.senior.g5.co.int.varejo.clientes, porta ExportarClientes: o campo TipEmc - Tipo do direito de propriedade da empresa;
- Com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos, porta Exportar: o campo PerIfp - Percentual do IRRF para Empresa Pública ou equiparada do Produto;
- Com.senior.g5.co.int.varejo.notafiscal, porta Importar - os campos:
- VlrBir - Soma dos valores base do IRRF dos itens de serviços da nota fiscal;
- VlrIrf - Soma dos valores do IRRF dos itens de serviços da nota fiscal;
- VlrLse - Total líquido dos itens de serviços da nota fiscal.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gravação de valores para o campo VlrIdv ao utilizar o web service ImportarNotaAutorizada
O sistema foi alterado para conter o campo VlrIdv no web service ImportarNotaAutorizada nas abas Dados Gerais, que faz referência à tabela E140TNF; Produtos, que faz referência à tabela E140IPV; e Serviços, que faz referência à tabela E140ISV. Desta forma, ao importar uma nota que contenha valor para estes campos, o sistema irá gravar na base de dados o valor corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Adição de campo para informação do código de benefício fiscal em web service de integração com Gestão de Lojas
Para atender a exigência legal de estados que utilizam códigos de Benefício Fiscal na nota de devolução de um produto (emitida pelo lojista na devolução de um produto por seu cliente), adicionamos o campo CodBnf (Código de Benefício Fiscal) para produtos e serviços na porta Importar_12, do web service com.senior.g5.co.int.varejo.notafiscal, para que este valor seja integrado pelo Gestão de Lojas ao Gestão Empresarial | ERP, para o devido armazenamento da informação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tecnologia
Nova autenticação ao utilizar web service de terceiros
Implementamos um novo tipo de autenticação que passa, no cabeçalho (header), a informação da chave referente ao atributo Authorization para requisições SOAP que utilizam webservice-factory. Esse tipo de autenticação poderá ser utilizado em web services customizados.
Local: Editor de web service
Controladoria
Estrutura de callback em web services contábeis
Ajustamos os seguintes web services de integração das movimentações contábeis, inserindo a estrutura de call back para o ERP senior X a fim de garantir a integração com o Compliance Fiscal.
- com.senior.g5.co.mct.ctb.importacaolctctb, porta Importar
- com.senior.g5.co.mct.ctb.processarlotectb, porta Processar
- com.senior.g5.co.mct.ctb.gerarlotectb, porta Gerar
Local: Recursos > Implementações > Web services
Tipos de processamento de PIS/COFINS e IRPJ/CSLL
No web service com.senior.g5.co.mct.imp.processousuario, porta Inserir, separamos os tipos de processamento de PIS/COFINS e IRPJ/CSLL a fim de facilitar sua identificação durante a apuração desses impostos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Execução de web service via processo automático
Ajustamos o web service com.senior.g5.co.mct.imp.processousuario, que não era executado via processo automático.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Insights
Execução do processo automático Insight Control
Problema: ao rodar o processo agendado Insight Control, o sistema apresentava a mensagem de erro Erro na execução do processo automático: Falha da comunicação: Erro no Envio para Plataforma X camadadegestao-financeiro: Format '%s' invalid or incompatible with argument, com erro de formatação no texto da mensagem.
Correção efetuada: corrigimos a rotina que envia arquivos para o serviço da senior X Platform para que, caso ocorra alguma falha de comunicação, seja mostrado a mensagem de erro original do serviço ao invés do erro de formatação do texto da mensagem.
Locais:
- XTended > Insights
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Autenticação
Realização de login com opção habilitada no SGU
Problema: ao habilitar no SGU a opção Usuário deve alterar a senha após logon, após realizar a autenticação no sistema era apresentada a mensagem: "Credenciais inválidas".
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que o erro não aconteça e a autenticação seja devidamente realizada.
Analytics
Parâmetros globais para personalização de títulos em atraso no relatório Financeiro do Analytics ERP
Criamos os novos parâmetros globais AnaCalMul e AnaQtdDia para permitir a personalização dos títulos em atraso no relatório financeiro do Analitycs ERP, otimizando a performance da carga de dados quando houver uma grande quantidade de títulos em atraso.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- senior X Platform > Gestão Empresarial > Analytics ERP > Financeiro
- Gestão Empresarial > senior X > Analytics ERP > Financeiro