Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.63
21/06/2024
Tarefas liberadas: 122
Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
Esta versão contém implementações e alterações relevantes para atender diversas rotinas do sistema, além das correções habituais.
Confira os impactos com atenção, principalmente mudanças na estrutura do TBS (banco de dados) e integrações via web services. Sempre que possível homologue a versão nova antes de colocá-la no ambiente em produção.
Mercado
Coluna de descrição do imposto na tela de Apresentação dos cálculos dos impostos e ajustes de tamanho e posicionamento
Com o objetivo de agilizar e aumentar a confiabilidade da conferência dos impostos do agronegócio, alteramos a tela de Apresentação dos cálculos dos impostos (F140IMP) para incluir a coluna Desc. Imposto, com a descrição do respectivo imposto apresentado. Essa tela é acessada através do botão Cálculos (P) na tela de Notas Fiscais de Saída (F140GNF).
Também ajustamos o tamanho e posicionamento da mesma tela (F140IMP) ao ser aberta, para exibir de forma ideal o conteúdo. Por fim, realizamos esse mesmo ajuste de tamanho e posicionamento também na tela de Impostos por produto (F075IMP).
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída > Apresentação dos cálculos dos impostos (F140IMP)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual > Impostos por Produto (F075IMP)
Nova coluna de descrição do imposto na tela de cálculo dos impostos agro nas Notas Fiscais de Saída
Para agilizar e aumentar a confiabilidade do processo dos impostos do agronegócio, adicionamos a coluna Desc. Imposto na tela de Apresentação dos cálculos dos impostos (F140NIM), para exibir a descrição do imposto. Essa descrição é vinda do cadastro do imposto.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída > Cálculos da Nota Fiscal de Saída > Apresentação dos cálculos dos impostos (F140NIM)
Tela F140IMP renomeada para Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro da sequência XX do produto YY
Alteramos o nome da tela F140IMP para Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro da sequência XX do produto YY, sendo XX o número da sequência e YY o código do produto conforme selecionado na tela de Notas Fiscais de Saída (F140GNF) no momento de abertura da tela. Essa tela apresenta os cálculos dos Impostos Agro da Nota Fiscal de Saída para a sequência e produto selecionados.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída > Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro da sequência XX do produto YY (F140IMP)
Tela geral de apresentação dos cálculos dos impostos agro para notas de saída renomeada
Ajustamos o título da tela F140NIM para Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro. Essa tela apresenta os cálculos totais dos impostos do agronegócio, das notas fiscais de saída.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída > Cálculos da Nota Fiscal de Saída > Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro (F140NIM)
Nova tela de seleção da forma de assinatura da receita agronômica
Com o objetivo de automatizar os processos do agronegócio e usufruir das funcionalidades da Senior X Platform, implementamos nova tela de seleção da Forma de Assinatura (F113SIG). Essa tela é utilizada para escolher o método de assinatura do receituário agronômico pelo responsável técnico. Os métodos disponíveis são de assinatura Eletrônica, por Certificado Digital A1 ou Desenhada, permitindo ainda selecionar se o produtor rural receberá uma cópia assinada da receita. Essa tela é aberta através do botão Enviar Sign, na tela de Emissão da receita agronômica (F113REM). O botão fica disponível apenas se a Situação da receita for igual a 4-Emitida ou 5-Enviada e se houver ao menos um responsável técnico com Tipo de Assinatura igual a E-Eletrônica na tela de Responsável técnico x Filial (F113RPF).
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita > Forma de Assinatura (F113SIG)
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Suprimentos
Nova coluna de descrição do imposto por item na tela de Nota Fiscais de Entrada Agrupada
Para agilizar e aumentar a confiabilidade do processo de conferência dos impostos do agronegócio, adicionamos a coluna Desc. Imposto na tela de Apresentação dos cálculos dos Impostos (F440IMP). Essa tela é acessada pelo botão Cálculos (X), na parte inferior da tela de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada > Apresentação dos cálculos dos Impostos (F440IMP)
Nova coluna de descrição do imposto na tela de cálculo dos impostos agro na Nota Fiscal de Entrada Agrupada
Para agilizar e aumentar a confiabilidade dos processos de conferência dos impostos do agronegócio, adicionamos a coluna Desc. Imposto na tela de Apresentação dos cálculos dos Impostos (F440NIM). Essa descrição é vinda do cadastro do imposto.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada > Nota Fiscal de Entrada - Cálculos dos Dados Gerais > Apresentação dos cálculos dos Impostos (F440NIM)
Tela F440IMP renomeada para Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro do item XX do produto YY
Alteramos o nome da tela F440IMP para Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro do item XX do produto YY, sendo XX o código do item e YY o código do produto conforme selecionado na tela anterior, no momento de abertura da tela. Essa tela apresenta os cálculos dos Impostos Agro da Nota Fiscal de Entrada para o item e produto selecionados.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada > Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro do item XX do produto YY (F440IMP)
Tela geral de apresentação dos cálculos dos impostos agro para notas de entrada renomeada
Ajustamos o título da tela F440NIM para Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro. Essa tela apresenta os cálculos totais dos impostos do agronegócio, das notas fiscais de entrada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada > Cálculos dos Dados Gerais > Apresentação dos cálculos dos Impostos Agro (F440NIM)
Valorização de produto a fixar com movimentação do estoque pela Ordem de Compra
Com o objetivo de aumentar a aderência do sistema às necessidades dos clientes do agronegócio, complementamos o processo de valorização do produto com preço a fixar para contemplar também os clientes que fazem a movimentação do estoque pela Ordem de Compra, ao invés da Nota Fiscal. O comportamento da valorização complementar se mantém o mesmo, gerando uma transação complementar no estoque, com a diferença entre o valor simbólico e o valor da commodity, para auxiliar no processo de formação dos custos. Entretanto, deve-se lembrar que o valor mínimo da OC segue as regras de definição de preço do agronegócio, sendo essa a principal diferença entre o processo de valorização complementar com movimentação pela OC ao invés da NF. Outra consideração importante é que, caso a carga possua um contrato vinculado, o valor e a moeda de contrato serão levadas em consideração para o cálculo da valorização, ao invés da valorização diária da commodity. No caso da movimentação do estoque pela OC, será utilizado o campo Moeda na aba de Dados Gerais do contrato, na tela de Contrato de Compra com Participação de Fornecedores (F460PFO). O manual de processo do Produto com Preço a Fixar foi atualizado para contemplar essas alterações.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Valorização de produto a fixar
Cancelamento automático da nota fiscal de ajuste dos impostos agro, quando a fixação de preços é excluída
Quando uma fixação de preços é excluída, via tela de Compras - Fixação de Preços (F439FIX), todas as notas fiscais envolvidas no processo também são canceladas. Com o objetivo de garantir esse comportamento, implementamos o cancelamento também da nota de acerto, de Tipo igual a 10 - Ajuste, que é gerada para ajustar os impostos agro (Funrural, Gilrat e Senar), quando o valor do complemento da fixação é igual a zero ou negativo. A nota fiscal de ajuste ficará com status de Cancelada após a exclusão da fixação de preço.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Tag de referência à nota fiscal de origem nas notas de complemento financeiro positivo ou negativo, após fixação
Com o objetivo de atender à legislação do estado do Rio Grande do Sul, implementamos a geração da tag referente à Nota Fiscal de Entrada, nas notas de ajuste de tipo 10, criadas quando há ajuste com acréscimo financeiro. Quando ocorre a fixação de preços, através da tela Compras - Fixação de Preços (F439FIX), é gerada uma nota fiscal de ajuste, com tipo 10, com o valor do complemento, que pode ser positivo ou negativo. No caso do complemento positivo, a tag conterá referência para a nota fiscal de entrada do produtor, informada na entrada pela F439FIX. Já no complemento negativo ou igual a zero, a tag referenciará a nota de origem do processo, lançada na entrada via balança pela tela de Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC). Para ambos os casos, só será gerada a tag quando tanto a origem da mercadoria como a filial sejam do estado do Rio Grande do Sul.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Cálculo dos impostos agro na nota complementar para fixação com complemento negativo ou igual a zero
Em operações de fixação de preços, via tela de Fixação de Preço (F439FIX), implementamos a geração de nota complementar para cálculo dos impostos agro, quando a operação possui acréscimo financeiro de contrato, e a operação tem complemento negativo ou igual a zero. Na nota de acréscimo, são agora calculados o Senar, Gilrat e Funrural, que podem ser visualizados ao clicar no botão Cálculos na tela de Nota Fiscal Agrupada (F440GNE).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Web Services
Nova versão da porta Exportar do web service com.senior.g5.co.mcm.est.precomediomovimento para exportar número de sequência da integração
Para dar mais confiabilidade aos processos de integração com o sistema da GATec, implementamos uma nova versão da porta Exportar do web service com.senior.g5.co.mcm.est.precomediomovimento, para incluir o campo seqInt na resposta da requisição. Esse campo refere-se ao número sequencial do registro de exportação e pode ser útil para identificar registros que não foram recebidos e gravados, identificando rapidamente falhas na comunicação dos dados. Além disso, o conteúdo do campo pode ser enviado ao web service com.senior.g5.co.int.geral.exportacao, porta Confirmar, para identificar exceções que não foram processadas com sucesso pelo sistema integrado.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.precomediomovimento
Nova versão da porta MovimentarEstoque com processamento em bloco dos registros
Com o objetivo de aumentar a confiabilidade dos processos do agronegócio e facilitar a conferência dos registros, implementamos a versão 4 da porta MovimentarEstoque, do web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, incluindo um novo modo de processamento dos registros. Por padrão, os registros enviados para essa porta na requisição são processados linha a linha de forma que, caso algum registro apresente inconsistência, esse será rejeitado, porém todos os registros que não apresentassem inconsistências seriam processados e gravados no banco de dados normalmente. Na nova versão da porta MovimentarEstoque, adicionamos a opção Processamento em Bloco, que pode receber S ou N. Quando a requisição for realizada com processamento em bloco ativo, todos os registros enviados naquela requisição serão consistidos antes de serem gravados e, caso um ou mais registros apresentem inconsistência, a requisição inteira será rejeitada, não gravando nenhum registro na base de dados, mas retornando a inconsistência de cada registro, para conhecimento. Esse parâmetro é opcional e, caso esteja ausente, será assumido por padrão o valor de N, mantendo o comportamento padrão do sistema, de processamento registro a registro.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
Cadastros
Novo parâmetro para configurar recebimento com peso divergente da Nota Fiscal
Visando agilizar os processos de recebimento para os clientes do agronegócio, adicionamos novo parâmetro para controlar a entrada quando há divergência de peso entre a balança e a Nota Fiscal do fornecedor, porém essa diferença está dentro da margem de tolerância definida. Ao invés de gerar devolução ou solicitar de notas de entrada adicionais, o processo permite o recebimento, considerando o peso líquido ou a quantidade definida na Nota Fiscal. Na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), guia Compras 2, adicionamos o parâmetro Valor base entrada via balança, para definir como será realizado o recebimento dessa diferença. O parâmetro pode ser configurado como Pela quantidade das notas fiscais ou como Pela quantidade líquida da pesagem. A documentação foi também atualizada para constar o processo.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Recebimento de produtos > Passo a passo > Ajustes no estoque ao receber produtos
Novo identificador de regras para alterar os valores dos impostos agro das notas fiscais de entrada
Disponibilizamos um novo Identificador de Regras, CPR-440ALIMP01 para possibilitar a manipulação dos valores dos Impostos Agro, nos itens das Notas Fiscais de Entrada. Após ativá-lo, e ao cadastrar uma nova nota na tela de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), no momento do cálculo dos impostos, o Identificador de Regras será chamado e receberá os valores já calculados, além do conteúdo das tabelas E440NFC e E440IPC, permitindo que a regra modifique os valores. A regra será invocada para cada imposto calculado de cada item da nota fiscal de entrada. O resultado pode ser conferido na tela de Apresentação dos cálculos dos Impostos (F440IMP).
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de regras (F098REG)
Novos parâmetros de ativação por filial da assinatura eletrônica do receituário agronômico
Com o objetivo de automatizar os processos do agronegócio e usufruir dos recursos da X Platform, implementamos a opção de enviar o receituário agronômico para assinatura eletrônica. Essa funcionalidade é ativada por filial, visto nem toda filial necessitar ou ter um responsável técnico com acesso à plataforma. Essa funcionalidade é ativada por meio de dois novos parâmetros de configuração:
- Na tela de Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), guia Vendas 2, deve-se ativar o parâmetro Utiliza assinatura eletrônica em receituário. Essa opção precisa ser ativada para liberar a funcionalidade de assinatura eletrônica do receituário.
- Na tela de Parâmetros de Usuário para Vendas (F099UVE), guia Vendas 2, deve-se ativar o parâmetro Permite enviar receita para SIGN. Essa opção libera o botão Enviar Sign na tela do receituário. Só é possível ativar esse parâmetro se o item anterior estiver ativo.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE)
- Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F099UVE)
Novo campo para ativar envio de cópia do receituário agronômico para o produtor rural após assinatura
Adicionamos novo campo Envia cópia receituário na tela de Contatos do Cliente (F085CTO). Para ativar o campo como S-Sim é preciso que o campo E-mail da mesma tela esteja preenchido, senão o sistema apresentará o alerta E-mail não informado!. Se ativo, após a assinatura do receituário agronômico pelo responsável técnico, o produtor rural receberá uma cópia no e-mail cadastrado. Não é possível apagar o e-mail cadastrado enquanto este campo estiver ativo.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Contatos do Cliente (F085CTO)
Novo campo Usuário X Platform para identificar o usuário do responsável técnico
Com o objetivo de automatizar processos do agronegócio do Gestão Empresarial | ERP, utilizando e fomentando os recursos da X Platform, implementamos na tela de Responsável técnico X Filial (F113RPF) o campo Usuário X Platform, para informar o usuário do responsável técnico na plataforma. Essa informação é necessária que esse responsável técnico possa receber o receituário agronômico para conferência e assinatura. O campo só estará disponível se o Tipo de Assinatura estiver como E-Eletrônica, na mesma tela.
Local: Cadastros > Receituário Agronômico > Ligações > Responsável Técnico X Filial (F113RPF)
Novo parâmetro global para alteração de endereço de entrega das mercadorias
Para agilizar os processos dos clientes do agronegócio, adicionamos novo parâmetro global para permitir a edição do endereço de entrega das mercadorias, sem causar conflitos na geração de documentos para o Fisco. Os clientes que utilizam o parâmetro global UsaEntOri podem cadastrar e utilizar um endereço de entrega e origem da mercadorias nos documentos fiscais e obrigações acessórias. Porém, não é possível alterar o endereço de entrega do cliente, se este já tiver sido utilizado em movimentações de notas fiscais. Implementamos o novo parâmetro AltEntOri para contornar essa situação.
Quando ativo em conjunto do UsaEntOri, no momento da alteração do endereço, o sistema apresentará a mensagem O registro selecionado para alteração possui movimentação relacionada. Duplicar e inativar registro selecionado?. Caso aceite, o registro antigo será inativado sem alteração, e um novo registro será criado com as informações do antigo, mais as alterações desejadas, ficando como ativo. A rotina então irá procurar se existe ligação de cliente e fornecedor e, caso não exista, criará um novo registro de Origem de Mercadoria. Se o registro já existir, a rotina então questionará se deve atualizar o registro de endereço de origem da mercadoria. Caso aceite, o registro da tela F095ORM será alterado, pelo mesmo processo de duplicar e inativar o registro antigo. Caso recusado, a alteração da Origem da Mercadoria será ignorada, alterando apenas o Endereço de Entrega.
O processo então buscará as integrações nas telas de Definições/Histórico de Fornecedor (F095HFO) e Definições/Histórico de Cliente (F085HCL), alterando a sequência para o novo registro criado. Por fim, o processo irá procurar em todas as empresas e filiais o fornecedor selecionado, alterando o campo Endereço de Entrega para a nova sequência criada. O registro antigo ficará com a Situação como Inativo, e o novo registro ficará como Ativo.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Entrega (F085ENT)
Novo parâmetro global para alteração de endereço de origem das mercadorias
Para agilizar os processos dos clientes do agronegócio, adicionamos novo parâmetro global para permitir a edição do endereço de entrega das mercadorias, sem causar conflitos na geração de documentos para o Fisco. Os clientes que utilizam o parâmetro global UsaEntOri podem cadastrar e utilizar um endereço de entrega e origem da mercadorias nos documentos fiscais e obrigações acessórias. Porém, não é possível alterar o endereço de origem da mercadoria, se este já tiver sido utilizado em movimentações de notas fiscais. Implementamos o novo parâmetro AltEntOri para contornar essa situação.
Quando ativo em conjunto do UsaEntOri, no momento da alteração do endereço, o sistema apresentará a mensagem O registro selecionado para alteração possui movimentação relacionada. Duplicar e inativar registro selecionado?. Caso aceite, o registro antigo será inativado sem alteração, e um novo registro será criado com as informações do antigo, mais as alterações desejadas, ficando como ativo. A rotina então irá procurar se existe ligação de cliente e fornecedor e, caso não exista, criará um novo registro de Endereço de Entrega do Cliente. Se o registro já existir, a rotina então questionará se deve atualizar o registro de endereço de entrega do cliente. Caso aceite, o registro da tela F085ENT será alterado, pelo mesmo processo de duplicar e inativar o registro antigo. Caso recusado, a alteração do Endereço de Entrega do Cliente será ignorada, alterando apenas a Origem da Mercadoria.
O processo então buscará as integrações nas telas de Definições/Histórico de Fornecedor (F095HFO) e Definições/Histórico de Cliente (F085HCL), alterando a sequência para o novo registro criado. Por fim, o processo irá procurar em todas as empresas e filiais o fornecedor selecionado, alterando o campo Origem da Mercadoria para a nova sequência criada. O registro antigo ficará com a Situação como Inativo, e o novo registro ficará como Ativo.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Endereço de Entrega do Cliente (F085ENT)
Finanças
Aumento do limite de caracteres para o histórico dos lançamentos do LCDPR 2.0 e novo campo Histórico
Visando atender às necessidades dos clientes do agronegócio, alteramos o limite de caracteres do campo Histórico do Lançamento para 2.000 caracteres, na tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL), grade Lançamentos integrados LCDPR. Devido ao aumento de limite, o texto não é mais editável na grade, ao invés, adicionamos um novo campo Histórico logo abaixo da grade, em que o texto pode ser editado.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Gestão de Tesouraria
Redução de caracteres no Log do LCDPR (E603LOG)
Reduzimos o tamanho do campo de Log na tela de geração do Log do LCDPR (E603LOG) e, com esta alteração, o respectivo campo deixa de ter 4500 caracteres e passa a ter 3800 caracteres. Esta alteração foi necessária para evitar a ocorrência de erros no banco de dados no momento de geração do Log.
Local: Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Conferência de Lançamentos > Botão Log Lançamento
Manual do Usuário
Melhoria na documentação da integração com a Gestão de Campo - GAtec
Atualizamos a documentação da integração do Gestão Empresarial | ERP com a Gestão de Campo - GAtec. Essa atualização inclui as novas versões dos web services utilizados na integração, parametrizações opcionais e melhoria na listagem das rotinas e processos envolvido com cada módulo. A documentação revisada também incluí, na seção de parametrizações iniciais, o uso da tela de Implantação de Módulos de Integração - Gestão de Campo (F000PIM), que faz a configuração automática dos tipos de informação e dos web services utilizados na integração.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Integração Gestão de Campo - GAtec
Recursos
Atualização da integração dos títulos a pagar e receber com o App do Produtor Rural
Com o objetivo de ampliar as informações exibidas no App do Produtor Rural, implementamos novos campos na integração dos títulos de contas a pagar, títulos de contas a receber, envio de saldos de contas a pagar e envio de saldo de contas a receber, para incluir detalhes das cobranças e recebimentos. Assim, agora as informações de Valor dos Juros, Valor da Multa, Valor dos Encargos, Valor dos Acréscimos, Valor da Correção, Descontos Gerais e Outros Descontos serão enviadas à senior X Platform ao executar o processo agendado 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio e o processo agendado 152 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Confirmação.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 152 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Confirmação
Transações
Adicionar o valor do ICMS Diferido no valor líquido dos itens ao lançar uma nota fiscal de entrada
Na tela Transações de Compras (F001TCP), adicionamos o novo campo Adicionar ICMS Diferido. Essa funcionalidade permite somar o valor do ICMS Diferido ao valor líquido dos itens ao registrar uma nota fiscal de entrada.
Esta alteração, impacta todas as rotinas abaixo relacionadas.
Locais:
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Ordem Compra / NF Entrada / Fatura (F001TCP)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
- Recursos > Implementações > Web services > com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Controladoria
Melhoria na integração de multas e juros com tributação distinta em documentos
Pensando em possibilitar uma gestão mais precisa e detalhada, disponibilizamos melhorias na tela Integração de Outros Documento (F660IFI), para permitir integrar multas e juros em diferentes sequências de um mesmo documento, para que tenham tributações distintas.
A partir desta versão, é possível separar a integração destes valores (juros e multa) para fins de aplicar diferentes tributações nos impostos tipo 41/42/43/44. Para isso:
- Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF) nos parâmetros da transação para o Financeiro, indique quais transações devem separar multas e juros, através do parâmetro Sep. Odc com o valor S - Sim
- Integração de Outros Documento (F660IFI) na grade dos movimentos serão exibidas as colunas Lcto. Multa ou Lcto. Juros se o valor do movimento se refere a algum desses valores. Selecione e atribua aos movimentos o item com as características tributárias de cada movimento.
Quaisquer valores diferente de multa e juros que estiverem parametrizados para somar (+) na transação serão integrados em uma sequencia à parte. Esses movimentos estarão com N em ambas as colunas acima.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Integração de Outros Documentos (F660IFI)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF)
Duplicador de parametrização de composição faturamento bruto e líquido
Disponibilizamos nas telas Parâmetro de Faturamento Bruto (F053FFB) e Parâmetro de Faturamento Líquido (F054FFL) o botão Duplicar, que permite copiar facilmente a parametrização de composição do faturamento bruto e líquido para um novo período ou outra empresa.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Base Faturamento > Base faturamento bruto > Parâmetro de Faturamento Bruto (F053FFB)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Base Faturamento > Base faturamento líquido Parâmetro de Faturamento Líquido (F054FFL)
Exportação do registro 0004 e atualização da declaração 56 conforme portaria SEF 312/2023 da DRCST
Para nos adequarmos à portaria SEF 312/2023 da DRCST, estamos disponibilizando a exportação do Registro 0004. A exportação ocorrerá quando o Registro 0004 estiver selecionado na árvore de registros e o campo CNPJ Estabelecimento Incorporador for preenchido na tela de exportação. Além disso, atualizamos o cadastro da declaração 56 no arquivo DACT02.xml, incluindo este registro para casos de customização.Para conferir, acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DRCST (SC) (F669DRI)
- Cadastros > Controladoria > Declarações > Cadastro de Declarações (F049DEC)
Identificadores e parâmetros
Novo identificador de modelo para seleção de modelos de relatórios adicionais
Disponibilizamos o novo Identificador de Modelo F302CPA-1, para a seleção de modelos de relatório adicionais na tela Posição de Títulos por Portador em Data Base do Contas a Receber (F302CPA). Essa atualização proporciona configuração personalizada e maior flexibilidade na geração de relatórios financeiros. Acesse a documentação completa para mais detalhes sobre sua utilização.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Índice de identificadores de modelo > F302CPA-1
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Posição Portador > Informações Geradas > Posição de Títulos por Portador em Data Base do Contas a Receber (F302CPA)
Usuários
Reabilitação de romaneio ao faturar uma segunda pré-fatura
Problema: no momento de faturar uma nota fiscal de saída via carga, o sistema estava reabilitando o romaneio, mesmo quando o parâmetro Reabilita Romaneio de Acerto da tela de Parâmetros de Usuário para Vendas (F099UVE) estava igual a N - Não.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, ao faturar uma segunda pré-fatura de uma carga que já tenha um romaneio de acerto fechado, somente seja possível reabilitar o romaneio quando o parâmetro Reabilita Romaneio de Acerto da tela de Parâmetros de Usuário para Vendas (F099UVE) estiver igual a S - Sim.
Local: Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F099UVE)
Mercado e Suprimentos
Execução do identificador de regra VEN-000TABPR03 ao Processar a tela F081DTV
Modificamos o comportamento do identificador de regras VEN-000TABPR03, para que, quando estiver com a variável VSContexto igual a Gravar, ao clicar no botão Processar da tela Duplicação Tabela de Preço de Venda (F081DTV), o sistema permita que seja manipulado o preço base, percentuais e valores de tolerância dos produtos e serviços antes de serem duplicados para uma nova tabela de preço através desta tela.
Esta alteração atende situações em que seja necessário alterar o preço e/ou fazer alguma validação exatamente ao executar o botão Processar da tela F081DTV. Este comportamento já existe em outras telas (como por exemplo, a F081TPA), onde o identificador é executado ao gravar o item.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Duplicação Tabela de Preço de Venda (F081DTV)
Clientes e Fornecedores
Campos Estado da Filial e Transação de venda para a relação Cliente X Produto
Implementamos os campos Estado da Filial e Transação de venda para a relação Cliente X Produto para flexibilizar e ampliar a centralização das parametrizações fiscais. Estes campos são opcionais e mantém o funcionamento normal caso não informados. O preferencial de retorno para as relações é na seguinte ordem:
- Estado da Filial e Transação;
- Estado da Filial;
- Transação;
- Estado da Filial e Transação não informado.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Individual (F075PPC)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Agrupado (F075PCA)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Grupo Empresas Clientes X Produto (F075PGA)
Nova tela para manutenção da Relação Cliente X Produto em lote
Com o objetivo de otimizar a rotina de ligação de Cliente x Produto, de modo que a parametrização desta ligação e sua manutenção sejam mais rápidas, criamos a tela Relação Cliente X Produto em lote (F075CPL). Através desta tela, a realização destes processos será feita de forma mais performática, mantendo a utilização de todos os filtros disponíveis nas outras telas de Relação Cliente X Produto.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Em Lote (F075PCL)
Adequação às normativas do eSocial
Para garantir a precisão e integridade das informações transmitidas, e manter nosso sistema alinhado com os requisitos mais recentes do eSocial, realizamos os ajustes necessários para estar em conformidade com a versão do eSocial S-1.2, atualizada até a NT 02/2024.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Recibo de Pagamento Autônomo > Arquivos Fiscais > eSocial (F669ESO)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Lotação Tributária > Cadastro de Lotação Tributária (F095LOT)
Filiais
Atualização no bloqueio de movimentos em filiais encerradas
Melhoramos o bloqueio de movimentos em filiais com atividades encerradas. Ao definir a data de encerramento das atividades nos parâmetros contábeis da filial (F070FCT), os períodos de movimento serão bloqueados para todas as gestões, impedindo qualquer movimentação nessa filial. Além disso, a filial não será mais exibida na tela de períodos de lançamentos (F070MPF).
Locais:
- Cadastros > Filiais > Períodos para lançamentos > Períodos da Filial para Lançamentos (F070MPF)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Contabilidade > Parâmetros da Filial para Contabilidade (F070FCT)
Integrações
Consulta das requisições via Web services na integração contábil
Implementamos um recurso para consultar o status das requisições da integração contábil. Agora, ao fazer a integração via web services, você pode usar a tela Consulta de Requisições (F660REQ) para verificar quais requisições foram iniciadas, finalizadas ou estão em andamento. Também é possível ver os passos executados.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis > Integração Contábil (F645CTB)
- Cadastros > Integrações > Consulta de Requisições (F660REQ)
Gestão de Tributos
Atualização de campos tributários no sistema
Disponibilizamos o campo CST Original para armazenar a CST do documento fiscal de entrada. Este campo será usado na verificação que exporta o campo 8 (COD_RESP_RET) do registro 2130 da DRCST. Para conferir, acesse a página do Registro 2130. Além dessas melhorias, também inserimos o campo Sit. Trib. Ori nos seguintes locais:
- Notas Fiscais de Entrada (F660NFC)
- Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
- Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais > Integração de Notas Fiscais (F660INT)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Entrada (F660NFC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Lançamentos > Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Consulta de Itens de Notas Fiscais (F660CIN)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DRCST (SC) (F669DRI)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
- Recursos > Implementações > Web services
Parâmetro para exportação completa ou resumida do C100 no SPED Fiscal
Adicionamos o parâmetro Gerar C100 completo para documentos com Emissão em Regime Especial na exportação do SPED Fiscal. Este parâmetro permite escolher entre exportar o C100 completo ou resumido quando o documento é emitido em Regime Especial, conforme indicado na série ou transação do documento.
Quando o parâmetro estiver definido como N - Não, serão gerados apenas os campos obrigatórios previstos na exceção 4 do C100 no guia prático. Quando definido como S - Sim, todos os campos serão exportados, mantendo apenas o COD_SIT = 08. Para conferir, acesse a documentação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > Tributos SPED Fiscal (EFD) (F669EFD)
Atualização a geração do demonstrativo de créditos do ICMS sobre transporte aéreo
Adaptamos a geração do Demonstrativo e Créditos do ICMS sobre Transporte Aéreo (DCTA) (F661DCT) para considerar os itens de serviço vinculados às notas fiscais. Para conferir acesse a página
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Demonstrativo e Créditos do ICMS Sobre Transporte Aéreo (F661DCT)
Identificador de regra IMP-660INTEG03 para impostos do Agronegócio
Ajustamos o funcionamento do identificador de regra IMP-660INTEG03 para os impostos do tipoAgronegócio. Com esse identificador ativado, na integração das notas fiscais de entrada e saída para a Gestão de Tributos (F660INT), quando a transação indicar que esses impostos são deduzidos do valor da nota, eles serão adicionados ao valor contábil do item do documento fiscal.Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais > Integração de Notas Fiscais (F660INT)
Ajuste na consideração da base do ICMS em notas de transferência
Para garantir que as fichas e colunas mencionadas sejam preenchidas corretamente, ajustamos o sistema para que ele não considere a Base do ICMS nas fichas 16 a 65 e na coluna 01 - Valor Contábil quando a nota fiscal de transferência não possuir Valor Contábil informado.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 020 - MG - DAPI - Declaração de Apuração e Inf. do ICMS (CIAE020.GER)
Ajuste no modelo de relatório de acordo com a Portaria CAT 79/2003
Para garantir a precisão e a integridade da exportação de dados, ajustamos o modelo de relatório para atender às exigências da Portaria CAT 79/2003 na exportação de notas fiscais dos modelos 21 e 22. Para conferir, acesse a documentação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 052 - FE - Convênio ICMS 115/2003 ( CIAE052.GER)
Atualização da correção monetária para a nova integração da EFD Reinf
Implementamos uma atualização para que o sistema considere o Valor da Correção Monetária, calculada pela diferença de cotação da moeda no momento do pagamento do título, na integração dos títulos para a REINF no bloco 4 (registros 4010 e 4020). O Valor da Correção Monetária influenciará exclusivamente o Valor Pago no registro 4010 e o Valor do Rendimento no registro 4020, sem impactar sobre os impostos.
Essa melhoria está disponível apenas na nova integração da EFD-Reinf, ativada através do parâmetro global IniNovIre=S - Sim.Para conferir acesse documenação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
SPED Fiscal - C197
Para otimizar o sistema disponibilizamos melhorias na documentação da geração dos registros C197, C597 e D197 do SPED Fiscal
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)
Melhoria na integração de multas e juros com tributação distinta em documentos
Pensando em possibilitar uma gestão mais precisa e detalhada, disponibilizamos melhorias na tela Integração de Outros Documento (F660IFI), para permitir integrar multas e juros em diferentes sequências de um mesmo documento, para que tenham tributações distintas.
A partir desta versão, é possível separar a integração destes valores (juros e multa) para fins de aplicar diferentes tributações nos impostos tipo 41/42/43/44. Para isso:
- Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF) nos parâmetros da transação para o Financeiro, indique quais transações devem separar multas e juros, através do parâmetro Sep. Odc com o valor S - Sim
- Integração de Outros Documento (F660IFI) na grade dos movimentos serão exibidas as colunas Lcto. Multa ou Lcto. Juros se o valor do movimento se refere a algum desses valores. Selecione e atribua aos movimentos o item com as características tributárias de cada movimento.
Quaisquer valores diferente de multa e juros que estiverem parametrizados para somar (+) na transação serão integrados em uma sequencia à parte. Esses movimentos estarão com N em ambas as colunas acima.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Integração de Outros Documentos (F660IFI)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF)
Ajuste na rotina de apuração dos impostos 49, 68 e 71
Implementamos um ajuste na rotina de apuração de impostos. Quando houver um CT-e substituto no período, a rotina ignorará os valores do CT-e substituído. Isso garante que esses valores não componham a base de cálculo dos impostos 49, 68 e 71.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Resumo de Apuração do Imposto (F661I21)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração >Resumo de Apuração do Imposto (F661I20)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Resumo de Apuração do Imposto (F661IA9)
Atualização do arquivo SCANC e adição de campo de categoria de estabelecimento
Atualizamos a geração do arquivo SCANC para considerar o parâmetro global UsaEntOri. Com essa mudança, se o parâmetro estiver igual a S - SIM, as informações do cadastro de Origem de Cliente/Fornecedor (E085ENT/E095ORM) serão exportadas nos seguintes registros/campos:
- Registro 20: Todos os campos do registro
- Registros 40, 45 e 47:
- CNPJ
- Inscrição Estadual
- UF
Para conferir a atualização, acesse a página do relatório. Adicionamos também o campo Categoria do estabelecimento nos locais abaixo:
- Cadastro de Clientes (F085CAD)
- Cadastro de Fornecedores (F095CAD)
- Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores, porta GravarFornecedores
- Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes
- Com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalentradasimplificado, porta Importar
- Com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalsaidasimplificado, porta Importar
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro de Clientes (F085CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro de Fornecedores (F095CAD)
- Recursos > Implementações > Web services
Ajuste na geração nativa do registro C197
Problema: a geração nativa do registro C197 era feita com alíquota de ICMS igual a 1, o que resultava em erros na validação do arquivo.
Correção efetuada: alteramos a geração nativa do registro C197 para que a alíquota gerada seja 0,01.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD )
Geração de arquivo e importação de leiaute do relatório
Problema: ao salvar o arquivo no relatório 070 - Declaração de Serviços Tomados - ISS WEB (CIAM070.GER), era gerado espaços em branco entre os totalizadores do relatório, apresentando erros na importação de leiaute.
Correção efetuada: ajustamos retirando as vírgulas dos campos de valores, removemos a geração de espaços em branco, adicionamos a máscara ao campo Série e ajustamos a busca de informações no campo Código Atividade de E660INC.CODCLF para E080SER.SERIMP.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 070 - Declaração de Serviços Tomados - ISS WEB (CIAM070.GER)
Sugestão de percentual do ajuste para dispositivos fiscais
Problema: dispositivos fiscais cadastrados com um valor percentual de ajuste não estavam sugerindo o percentual cadastrado ao serem adicionados na nota fiscal.
Correção efetuada: ajustamos a sugestão do percentual de ajuste fiscal.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Nota Fiscal de Saída (F660NFV)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Nota Fiscal de Entrada (F660NFC)
Melhoria na exportação de registros com origem em Gestão de Mercado
Aprimoramos a exportação dos registros Mestre, Itens do Convênio ICMS 115/2003 e Portaria CAT 79, permitindo a exportação dos documentos com valor bruto ou líquido quando a origem do movimento for Gestão de Mercado. Para conferir acesse a documentação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 052 - FE - Convênio ICMS 115/2003 (CIAE052.GER)
Conversão de unidade de medida para serviços na geração do SPED Fiscal
Problema: ao gerar o arquivo do SPED Fiscal na versão 5.10.3.59, era apresentado a mensagem: Erro ao gerar o arquivo de exportação: Erro na geração do Registro 0220: Não foi possível buscar as unidades de medida para o produto na empresa 1, quando era utilizado a conversão da unidade de medida para um serviço.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para permitir a geração do SPED Fiscal ao utilizar um serviço, mesmo que não seja comum realizar conversão de unidade de medida para serviço.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)
Adequação às normativas do eSocial
Para garantir a precisão e integridade das informações transmitidas, e manter nosso sistema alinhado com os requisitos mais recentes do eSocial, realizamos os ajustes necessários para estar em conformidade com a versão do eSocial S-1.2, atualizada até a NT 02/2024.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Recibo de Pagamento Autônomo > Arquivos Fiscais > eSocial (F669ESO)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Lotação Tributária > Cadastro de Lotação Tributária (F095LOT)
Exportação do registro 0004 e atualização da declaração 56 conforme portaria SEF 312/2023 da DRCST
Para nos adequarmos à portaria SEF 312/2023 da DRCST, estamos disponibilizando a exportação do Registro 0004. A exportação ocorrerá quando o Registro 0004 estiver selecionado na árvore de registros e o campo CNPJ Estabelecimento Incorporador for preenchido na tela de exportação. Além disso, atualizamos o cadastro da declaração 56 no arquivo DACT02.xml, incluindo este registro para casos de customização.Para conferir, acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DRCST (SC) (F669DRI)
- Cadastros > Controladoria > Declarações > Cadastro de Declarações (F049DEC)
Integração de documentos fiscais modelo 62 na EFD Contribuições
Implementamos a inclusão dos documentos fiscais do modelo 62 na exportação da EFD Contribuições. A escrituração desses documentos na EFD Contribuições será realizada por meio dos registros D500 e D600, onde será informado o código 55 no campo COD_MOD para operações com emissão de NFCom. Essa modificação está em conformidade com o procedimento excepcional estabelecido pelo Ajuste SINIEF nº 49/2023, publicado no Diário Oficial da União em 13.12.2023. Para conferir, acesse a documentação.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições >
- SPED Contribuições (F669SPC)
Otimização na busca de valor do ajuste e na sua descrição
Disponibilizamos o campo Forma de Busca de Dados nas telas Ajustes da base de cálculo das contribuições (F661ARC) e Ajustes da Apuração do Imposto para o SPED Contribuições (F661AJS). Esse campo permite ao cliente buscar o Valor do Ajuste e sua Descrição, facilitando a busca e o preenchimento de valores e descrições de ajustes.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I12 > Ajustes da Base de Cálculo das Contribuições (F661ARC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I12 > Ajustes da Apuração do Imposto para o SPED Contribuições (F661AJS)
Registro 1900 no SPED Contribuições para outros documentos.
Problema: no regime de caixa em SPED Contribuições (F669SPC), era gerado o registro 1900 indevidamente para Outros Documentos referentes à retenção quando não havia CST PIS ou CST COFINS informado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o registro 1900 referente a outros documentos não seja gerado quando não houver CST PIS ou CST COFINS informado.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Gestão de Contabilidade
Exportação dos Registros 1200 e I250 no SPED ECD
Problema: ao gerar o SPED ECD por centro de custo marcando os Registros I200 (Lançamento Contábil) / I250 (Partidas do Lançamento), caso existisse algum código de centro de custo cadastrado com mais de cinco caracteres, era apresentada a seguinte mensagem de erro: O valor 000000 não cabe no campo CodCcu.
Correção efetuada: ajustamos a geração dos Registros I200/I250 para exportar qualquer código de centro de custo cadastrado no sistema, independentemente do tamanho.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Melhorias na seleção de listas dinâmicas na ECD
Aplicamos filtros para exibir na seleção de listas dinâmicas da ECD apenas a lista dinâmica para o respectivo campo. Dessa forma, a busca pelas listas ocorrerá pela descrição da lista dinâmica (Natureza, Definição ou Receita/Despesa) ou, caso a descrição seja diferente dessas opções, só será possível selecionar listas dinâmicas que atendam aos requisitos abaixo:
- Lista dinâmica de definição: listas que contenham os itens A (Ativo) e P (Passivo).
- Lista dinâmica de natureza: listas que contenham os itens C (Credora) e D (Devedora).
- Lista dinâmica de receita/despesa: listas que contenham os itens D (Despesa), N (Total negativo), P (Total positivo) e R (Receita).
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Consulta das requisições via Web services na integração contábil
Implementamos um recurso para consultar o status das requisições da integração contábil. Agora, ao fazer a integração via web services, você pode usar a tela Consulta de Requisições (F660REQ) para verificar quais requisições foram iniciadas, finalizadas ou estão em andamento. Também é possível ver os passos executados.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis > Integração Contábil (F645CTB)
- Cadastros > Integrações > Consulta de Requisições (F660REQ)
Web services
Mensagens de retorno para integração simplificada com o ERP senior X
Para facilitar o acompanhamento e identificação das integrações entre o ERP senior X e o Compliance Fiscal, disponibilizamos melhorias nas mensagens de retorno para o ERP senior X ao utilizar a integração simplificada de Nota de Entrada ou Saída.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Preço para Comércio
Desconto do valor do IPI no valor base de PIS/Cofins na apuração de custos
Disponibilizamos o novo parâmetro global SomIpiBpc que tem a finalidade de indicar se o valor do IPI deve ser somado a base de cálculo do PIS/Cofins na apuração do custo de produto via tela Cálculo de Preço de Venda para Varejo (F621APC).
Para que o valor do IPI do item não seja adicionado à base de cálculo do PIS/Cofins, deve-se alterar o valor do parâmetro para N - Não na tela de Parâmetros Globais (F000PGS).
A alteração do parâmetro não altera valores em cálculos já gravados na base. Para isso é necessária a manutenção do valor base/aquisição de cada item.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Custos > Gestão de Preço para Comércio > Formação de Preços > Para Varejo > Cálculo de Preço de Venda (F621APC)
Gestão Orçamentária e Projetos
Inativação nos lançamentos do Financeiro e da Tesouraria
Problema: ao realizar a Conciliação de saldos de Projetos (F615CSP), não eram inativados os lançamentos de rateio do Projeto envolvendo as rotinas do Financeiro (8 e 5) e da Tesouraria (10).
Correção efetuada: ajustamos para inativar corretamente os lançamentos de rateio do Projeto envolvendo as rotinas do Financeiro (8 e 5) e da Tesouraria (10).
Local: Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Conciliação de Saldos > Conciliação de saldos de Projetos (F615CSP)
Gestão de Contas a Receber
Cálculo de ajuste a valor presente
Complementamos a documentação da tela Cálculo do Ajuste a Valor Presente (F301IAV), adicionando a informação de que há uma diferença na contagem de dias para o cálculo de ajuste a valor presente quando o vencimento do título ocorre no primeiro dia do mês. Essa variação é de apenas um dia, justamente por considerar o mês de vencimento do título.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Ajuste a Valor Presente > Cálculo do Ajuste a Valor Presente
Geração de informações detalhada ou sintetizada no relatório FRCR057.GER
Problema: ao gerar o relatório 057 - Posição dos Títulos em Data Base (FRCR057.GER) era gerada seguinte mensagem: Erro na Execução do Evento: Antes Imprimir do Controle: Detalhe_1. Erro Reportado. O tamanho do relatório ultrapassou o limite máximo suportado. O número da última página suportada foi: XXXX. Para resolver essa situação, pode-se diminuir a abrangência de dados para gerar um relatório menor, ou gerar vários relatórios menores. Isso ocorria porque havia uma limitação no volume de dados que o relatório poderia gerar, podendo ocasionar erro durante a sua geração.
Correção efetuada: adicionamos o novo parâmetro de entrada Analítico/Sintético, para que seja possível sintetizar o relatório, retornando apenas os totalizadores, podendo definir conforme abaixo:
- Quando estiver como A - Analítico, o relatório gerará as informações de forma detalhada;
- Quando estiver como S - Sintético, o relatório gerará as informações de forma sintetizada, retornando somente os totalizadores.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > 057 - Posição dos Títulos em Data Base (FRCR057.GER)
Novo identificador de modelo para seleção de modelos de relatórios adicionais
Disponibilizamos o novo Identificador de Modelo F302CPA-1, para a seleção de modelos de relatório adicionais na tela Posição de Títulos por Portador em Data Base do Contas a Receber (F302CPA). Essa atualização proporciona configuração personalizada e maior flexibilidade na geração de relatórios financeiros. Acesse a documentação completa para mais detalhes sobre sua utilização.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Índice de identificadores de modelo > F302CPA-1
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Posição Portador > Informações Geradas > Posição de Títulos por Portador em Data Base do Contas a Receber (F302CPA)
Limpeza do campo Nosso número do título
Complementamos a documentação da tela Exclusão de Movimentos do Contas a Receber (F301EBL), adicionando a informação de que é realizada a limpeza do campo Nosso Número do Título quando excluído um movimento de troca de portador.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > F301EBL - Exclusão de Movimentos do Contas a Receber
Novos leiautes de exportação e importação para o banco SICREDI
Implementamos novos leiautes de exportação e importação (SAEX00748 e SAIM00748) de cobrança escritural para a SICREDI, bem como também disponibilizamos o novo bloqueto financeiro total (FRCR025.GER).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Remessa da Cobrança Escritural (F310PRB)
Transação de baixa por abatimento em validação do valor total na tela F301BMV
Problema: o sistema validava incorretamente o valor total a ser baixado quando era usada transação de baixa por abatimento na tela de Baixa por Valor do Contas a Receber (F301BMV).
Correção efetuada: ajustamos a validação do total a ser baixado para que seja aplicada corretamente, permitindo a utilização deste tipo de transação.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Por Valor (F301BMV)
Utilização de filtros nas telas F302CCR e F310PRB
Problema: ao manipular a seleção de filtros nas telas Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR) e Remessa de Cobrança Escritural (F310PRB), era exibida uma mensagem de erro de carregamento de BPL.
Correção efetuada: ajustamos as rotinas corrigindo o problema que causava este erro para que a mensagem não seja mais exibida.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Títulos (F302CCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Remessa (F310PRB)
Web services
Campo SigUfs exportado através do web service
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.grupofiscalproduto, porta Exportar_5, retirando o campo SigUfs da resposta desse web service, bem como adicionando a informação de que esse campo será exportado pelo web service Com.senior.g5.co.cad.produtos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Utilização do conjunto de web services Varejo
Complementamos a documentação da tela Pré-requisitos de Proprietária para habilitar integração via web service, adicionando informações acerca de quando utilizar ou o não o conjunto de web services Varejo (proprietária JLRE).
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Pré-requisitos de proprietária para habilitar integração via web service
Adequação de web service para integração de informações do leiaute da NFCe 4.0
Para atender a necessidade de integrar informações que pertencem ao leiaute da NFC-e 4.0, disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, a nova porta ImportarNfce_8 com seguintes campos:
- Nos Dados Gerais da nota fiscal de saída, adicionados os campos: Valor do Frete, Peso Bruto, Peso Líquido, Quantidade de Embalagens, Numeração da Embalagem, Código da Embalagem e Indicativo se deve Somar Frete ao Valor Líquido (VlrFre, PesBru, PesLiq, QtdEmb, NumEmb, CodEmb e SomFre).
- Nos itens de Produtos foram disponibilizados os campos: Valor do Frete, Peso Bruto e Peso Líquido (VlrFre, PesBru e PesLiq).
Esta implementação, complementa outra já realizada na versão 5.10.3.50, liberada no dia 22/03/2024 que adiciona praticamente os mesmos campos neste web service, porém, na porta Gravar.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Execução do identificador de regras CPR-000INESR01 ao importar XML
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, se o usuário estivesse logado em uma empresa sem o identificador de regra CPR-000INESR01 cadastrado, ele não era executado, mesmo que a nota do XML fosse de uma empresa onde o identificador estivesse cadastrado.
Correção efetuada: ajustamos a chamada dos identificadores de regra CPR-000INESR01 e CPR-000INECT01 para que sejam executados de acordo com a empresa do documento, em vez da empresa logada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Geração de pré-faturas com transação de faturamento
Problema: ao gerar uma carga através do web service AtenderManualPedido, informando um cliente para o faturamento que seja de um estado diferente da UF do cliente do pedido, o identificador de regras VEN-000TNSDE01 estava sugerindo a transação incorreta para pré-fatura, resultando na geração de um erro ao faturar: Pré-fatura 1 da Análise 1: Natureza de Operação (5102) incompatível com o Estado do Cliente.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, ao gerar a pré-fatura, caso o cliente informado para o faturamento seja de uma UF diferente do cliente do pedido, seja feita a busca da UF com base no novo cliente informado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Campos do endereço de entrega do cliente na porta Exportar do web service com.senior.g5.co.cad.clientes
Visando garantir a sincronia de dados entre ERP XT e sistemas terceiros, incluímos na porta Exportar_7 do web service com.senior.g5.co.cad.clientes, todos os campos disponíveis no cadastro de endereço de entrega do cliente para a devida exportação.
- cplEnt - Complemento do endereço de entrega do cliente
- prxEnt - Ponto de referência ou proximidade do endereço de entrega
- zipEnt - Código da cidade do endereço de entrega do cliente externo - ZIP CODE
- iniEnt - Faixa inicial do CEP do endereço de entrega do cliente
- insEnt - Inscrição estadual do endereço de entrega
- indExp - Indicativo se o registro foi alterado para exportar para o palm - [ 0=Para Exportar;1=Em Exportação;2=Exportado;3=Aprovado;4=Em Digitação;5=Aguardando Liberação para Envio;7=Ignorar;8=Retornado;9=Erro ]
- datPal - Data da última alteração para o Palmtop
- horPal - Hora/minuto da última alteração para o Palm
- sitReg - Situação do registro - [ A=Ativo;I=Inativo ]
- acrDia - Percentual de acréscimo na diária paga ao motorista
- vlrAcr - Valor de acréscimo na diária paga ao motorista
- nomCli - Nome do cliente de entrega
- datIni - Data início de validade da tabela de preço
- seqFlc - Sequência da localização do frete
- filFlc - Código da filial
- faxEnt - Número do fax de contato no endereço de entrega
- fonEnt - Número do telefone de contato no endereço de entrega
- celEnt - Número do telefone celular de contato no endereco de entrega
- emaEnt - E-Mail de contato no endereço de entrega
- tipEnt - Tipo do cliente - [ J=Pessoa Jurídica;F=Pessoa Física ]
- indOba - Indicativo de Prestação de Serviços em Obra de Construção Civil - [ 0=Não é obra de construção civil ou não está sujeita a matrícula de obra;1=Obra de construção civil - empreitada total;2=Obra de construção civil - empreitada parcial ]
- nroCno - Número de inscrição do cadastro nacional de obra (CNO)
- vlrLat - Valor da Latitude
- vlrLon - Valor da Longitude
- codRoe - Código da Rota
- seqRoe - Sequência
- locEnt - Código da localização do local para entrega do frete
- codSro - Código da Sub Rota
- empFre - Código da empresa
- tabFre - Código da tabela de preço frete
Local: Recursos > Implementações > Web services
Envio da alíquota integral do ICMS no campo PerIcm do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos
Adicionamos o campo DesRsn nos parâmetros de requisição, da porta Exportar_16 do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos, para possibilitar descontar ou não a redução da base de cálculo ICMS do percentual da Alíquota ICMS (Campo PerIcm).
Esta implementação, complementa a entrega disponibilizada na versão 5.10.3.50, em 22/03/24, onde foram adicionados novos campos de redução de ICMS na integração com o Gestão de Lojas, porém, neste caso, a alíquota (percentual) de ICMS permaneceu sendo exportada com a redução já aplicada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Informação referente ao redespacho entre ERP x WMS
Disponibilizamos uma nova funcionalidade que facilita o tráfego das informações da transportadora de redespacho para o WMS Silt. Agora, você pode transmitir esses dados de forma rápida e simples, bastando incluir o redespacho no documento de pré-fatura.
Aproveite essa melhoria para otimizar ainda mais a gestão de suas operações logísticas.
Local: Integrações > Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Gestão de Armazenagem | WMS Alcis
Integração com WMS
Complementamos as documentações da tela Valores por Sugestão (F037VDS) e do processo de Separação. Na primeira, adicionamos as combinações disponíveis no que se refere aos tipos de definição que envolvem processos de integração com o WMS, além de esclarecer que o processo de transferência de estoque na integração com o WMS sempre considerará o tipo 6. Na segunda, incluímos a informação de que, para os tipos de documento 3 e 4, o tipo de pedido pode ser cadastrado através das telas Definições para Sugestão de Valores (F037DSV), Valores por Sugestão (F037VDS) ou pelo identificador GER-000INWMS01.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Sugestão de Valores > Valores por sugestão
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Separação
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Código e descrição da rota na integração com o WMS WIS
Os campos Código da rota e Descrição da rota já existem no WMS WIS e no ERP, mas agora passarão a ser tratados na integração entre esses sistemas. Para isso, recomendamos ativar o novo parâmetro dinâmico da filial FILIAL.INTWMS.INTEGRARROTANAPREFATURA, cujo valor padrão é N.
Local: Cadastros > Filiais > Cadastro de Filiais (F070FCA)
Gestão de Relacionamento
Automação de parametrização - Integração entre ERP XT e CRM
Disponibilizamos na tela Parâmetros de Integração (F191CPT), o grupo CRM na para habilitar integração com o Gestão de Relacionamento | CRM de forma automática através da porta Gravar do web service Com.senior.g5.co.cad.parametrosintegracao, que também foi disponibilizada nessa versão.
Também publicamos uma nova página com as chaves dos parâmetros de integrações que devem ser informadas nesta porta do referido web service, para parametrização das integrações.
Locais:
- Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191PCT)
- Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS
Nova função de programador para integração de nota fiscal autorizada
Desenvolvemos a nova função de programador SinalizarFaturamentoWmsSenior, com o objetivo de gerar o sinal de integração de uma nota fiscal autorizada para os sistemas WMS (Alcis e Silt/Senior). Esta função pode ser aplicada nos seguintes contextos:
- Através do identificador de regras GER - 000INWMS28, é possível interromper o envio de qualquer documento para o WMS;
- Envio de notas fiscais avulsas, que não passaram por pré-fatura ou não são originárias de remessa para industrialização, e que precisam ser integradas ao WMS.
Local: Ferramentas > Funções para regras e gerador de relatórios > Funções de Programador
Gestão de PCP
Ordem de produção de nível intermediário com quantidade inferior a 1
Problema: ao gerar ordens de produção nos níveis intermediários, não eram geradas ordens quando a quantidade do produto era inferior a 1 e maior que zero.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para permitir a geração de ordens de produção no cenário acima.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Ordens de Produção/Serviço > Geração > Geração Simplificada (F910GPR)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Inclusão de informações sobre processo para geração das tags CNPJ e CPF do grupo de transporte
Adicionamos nas documentações das telas Notas Fiscais de Saída (F140GNF) e Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), um tópico com informações sobre o processo para geração das tags CNPJ e CPF do grupo de transporte quando transporte próprio e utilizando CFOP de operação com combustíveis nas telas de emissão de NF-e.
Além disso, adicionamos também na documentação, o parâmetro global GerTagTra e o identificador de regras VEN-140TAGTRA1, que atuam nestas telas e não estavam listados.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > F140GNF - Notas Fiscais de Saída
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
Informe Técnico 2024.002 - Inclusão de novo e alteração de tipos de pagamento já existentes na SEFAZ
Com a publicação do Informe Técnico 2024.002, ajustamos o sistema e a tabela de Informações de Pagamento para a emissão de NF-e, para que fique de acordo com as mudanças implementadas nesta IT, adicionando o novo tipo de pagamento criado e ajustando os que foram alterados.
Novo Tipo de Pagamento:
ERP | SEFAZ |
---|---|
32 - Pagamento Eletrônico não Informado - falha de hardware do sistema emissor | 22 - Pagamento Eletrônico não Informado - falha de hardware do sistema emissor |
Mudanças efetuadas:
ERP | SEFAZ | |
---|---|---|
ANTES | AGORA | |
5 - Promissória | 05 - Crédito Loja | 21 - Crédito em Loja |
11 - Vale | 05 - Crédito Loja | 21 - Crédito em Loja |
15 - Financiamento Próprio | 05 - Crédito Loja | 21 - Crédito em Loja |
21 - Vendor | 99 - Outros | 21 - Crédito em Loja |
30 - PIX transferência | 17 - Pagamento Instantâneo (PIX) | 20 - PIX Estático |
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Variável para retorno do código do dispositivo fiscal em item de nota fiscal
Implementamos no identificador de regra VEN-140SUGMS02, a variável VenNCodDfs para que seja retornado o código do dispositivo fiscal no item da nota fiscal.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas Manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado (F140LOT)
Gestão de Vendas
Alteração de pedido com Parcelas Especiais
Problema: o sistema não permitia a alteração de um pedido com "Parcelas Especiais" logo após cancelar um pedido que possuía ICMS Monofásico calculado.
Correção efetuada: ajustamos o ERP para atualizar os dados do pedido corretamente e permitir a alteração do cenário acima descrito.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
Opção permite multiplicação do item de produto ou serviço no momento da inclusão no contrato de venda
As melhorias a seguir foram propostas por canais e filiais da Senior em um evento realizado e a implementação abaixo foi uma das entregas selecionadas e priorizadas. Desta forma, acreditamos que juntos e com a parceria de sempre, conseguimos construir um Gestão Empresarial cada vez melhor!
Visando otimizar a criação de contrato de vendas, adicionamos na tela de Contratos de Venda (F160NOV), a nova caixa de seleção Realizar sugestões ao incluir/alterar item, nas guias de Produtos e Serviços.
Esta funcionalidade permite a multiplicação do item de produto ou serviço quando estiver sendo incluído no contrato. Quando for alterada uma informação do item, permite que esta alteração possa ser replicada para as demais competências que possuem o mesmo item.
Com a opção marcada, ao incluir um novo item no contrato, o sistema emitirá uma mensagem questionando se o usuário deseja gerar este mesmo item para as demais competências. Caso o usuário opte por Sim, será aberta a tela Multiplicação de Competências em Contrato (F000MCC), permitindo definir parâmetros de replicação, como escolher os meses de intervalo entre as competências, a quantidade de competências que deseja gerar para o item, e a partir de qual competência deve ser gerada as demais. A opção Realizar sugestões ao incluir/alterar item é definida a nível de usuário.
Nesta entrega, também alteramos o código da tela de Multiplicação de Competências em Contrato para F000MCC, que, anteriormente, era F460MCC.
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro (F160NOV)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Contrato de Compra (Comercial/Financeiro/Eventos) > Multiplicação de Competências em Contrato (F000MCC)
Web services
Adicionados dados de documentos eletrônicos do CT-e na porta GravarCTRC_4 do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte
Para possibilitar lançar no ERP um CT-e já emitido em outro sistema, disponibilizamos os dados de documentos eletrônicos nos parâmetros de requisição na porta GravarCTRC_4 do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestor Senior
Anexos de BPM no Gestor Senior
Adicionamos a possibilidade de visualizar e baixar anexos em aprovações do BPM diretamente no Aplicativo Gestor Senior. Na tela de aprovação de uma solicitação do BPM, agora exibimos uma nova guia com os Anexos daquela aprovação, caso existam, onde o usuário pode consultar os anexos que apoiam a decisão de aprovação dos gestores.
Local: Aplicativo Gestor Senior
Gestão de Recebimento
Inclusão de informações sobre processo para geração das tags CNPJ e CPF do grupo de transporte
Adicionamos nas documentações das telas Notas Fiscais de Saída (F140GNF) e Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), um tópico com informações sobre o processo para geração das tags CNPJ e CPF do grupo de transporte quando transporte próprio e utilizando CFOP de operação com combustíveis nas telas de emissão de NF-e.
Além disso, adicionamos também na documentação, o parâmetro global GerTagTra e o identificador de regras VEN-140TAGTRA1, que atuam nestas telas e não estavam listados.
Locais:
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > F140GNF - Notas Fiscais de Saída
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
ICMS Monofásico - Cálculo do FCV (Fator de Correção do Volume) no lançamento de notas fiscais
Alteramos o sistema para possibilitar que o Gestão Empresarial permita o aproveitamento do crédito do ICMS Monofásico cobrado anteriormente.
Desta forma, ao lançar uma nota fiscal (NF-e) de aquisição de combustível onde o CST for 61 - Tributação monofásica sobre combustíveis cobrada anteriormente, há operações onde o valor deste ICMS monofásico cobrado anteriormente dará direito ao crédito se utilizado como insumo. Assim, se a operação estiver parametrizada para recuperação de imposto, este valor do ICMS monofásico cobrado anteriormente passará ser diminuído do valor do movimento do estoque.
Para efetivar essa situação será necessário que o Fornecedor, o Produto e a Transação do item da nota estejam configurados como Recupera ICMS igual a S - Sim e o Código da Situação Tributária seja 61 - Tributação monofásica sobre combustíveis cobrada anteriormente.
Este mesmo valor poderá ser aproveitado utilizando o Tipo de Ajuste Documento Fiscal igual a 2 - ICMS Monofásico cobrado anteriormente, de modo, que a partir deste valor o sistema informe em conta gráfica este crédito na apuração do ICMS. Para que isso ocorra, é necessária a disponibilização de um novo tipo de ajuste no cadastro de dispositivo que permita sugerir o valor do ICMS monofásico cobrado anteriormente.
Esta alteração afeta todas as telas abaixo relacionadas e o Processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Validação chave NFS-e nas telas F440GNE e F000INE
Ajustada a validação da chave da nota fiscal nas telas F440GNE e F000INE, passando também a fazer a validação da chave de notas de serviço (NFS-e) quando o parâmetro Consistir chave eletrônica da nota fiscal da tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP) estiver sinalizado com S - Sim.
Ao informar uma chave NFS-e inconsistente o sistema emitirá uma mensagem indicando que a chave informada não é válida e não permitirá avançar com o processamento da nota.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Valor do diferencial de alíquota zerado
Problema:ao gerar uma nota de entrada com cálculo do diferencial de alíquota para um fornecedor do regime Simples Nacional, o sistema utilizava incorretamente a Base do ICMS Normal (que estava zerada), em vez da Base do ICMS Simples Nacional, resultando em valores zerados para o diferencial de alíquota.
Correção efetuada:ajustamos o cálculo do diferencial de alíquota para utilizar a Base do ICMS Simples Nacional presente no XML, quando informado o campo VlrIbs nos identificadores de regras CPR-000INECN01 ou CPR-000MTNEL01.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Melhoria na mensagem de consistência ao processar um CT-e Complementar
Problema:ao processar um CT-e Normal, vinculando a ele uma nota do tipo 8 - CT-e Normal, era apresentada a mensagem: Nota fiscal de origem % não pode ser do tipo 8-NF Frete ou 9-NF Acerto., não deixando claro o processo a ser realizado.
Correção efetuada:ajustamos a mensagem de consistência informando ao usuário que neste caso é necessário alterar a nota para um CT-e Complementar, onde o documento poderá ser vinculado e processado.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Valores para o campo Soma Frete Líquido
Problema: ao selecionar uma nota fiscal de entrada, era possível informar um valor para o campo Soma Frete Líquido em formato de letras minúsculas.
Correção efetuada: realizamos ajustes no sistema e no campo mencionado para que a lupa exiba as informações S - Sim e N - Não. Dessa forma, será possível inserir essas informações exclusivamente em letras maiúsculas, mesmo que a tecla Caps Lock esteja desligada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Complemento do item era limpo ao recalcular nota de entrada
Problema:ao recalcular uma nota de entrada que foi importada pela rotina do recebimento eletrônico, o campo Complemento da Descrição era limpo.
Correção efetuada:ajustamos uma falha que ocorria durante o recálculo da nota, a qual acabava limpando o campo Complemento da Descrição, quando utilizado o identificador de regra CPR-000MTNEL01, retornando apenas o campo CplIpc na variável CprACmpPro.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Inconsistência na quantidade distribuída dos lotes
Problema:ao processar a nota, a seguinte inconsistência era exibida: Item 1: Quantidade distribuída: 4,93 é diferente da quantidade total do item: 4,93. A discrepância ocorria na quinta casa decimal devido à conversão da unidade de medida, mas a mensagem exibida mostrava apenas duas casas decimais.
Correção efetuada:corrigimos para mostrar a quantidade de cinco casas decimais na mensagem, bem como ajustamos a diferença da conversão da unidade de medida na distribuição dos lotes.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Informações de CST, PIS e COFINS nas notas de devolução
Problema: quando tínhamos uma entrada de produto via balança e o peso registrado na nota fiscal de entrada era maior que o peso recebido na balança, o sistema automaticamente gerava uma devolução. No entanto, a CST de PIS e COFINS na nota fiscal de devolução buscava a CST da nota fiscal de entrada, o que era incorreto. Ela deveria buscar a CST da transação de saída.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de devolução para não considerar os códigos da nota de entrada, mas sim os de saída, também quando o processamento for via tela Manutenção de Tickets (F435MDT).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets (F435MDT)
Identificador de regras CPR-000INEC01 não herdava valores do .XML
Problema: ao processar a nota na tela F000INE, alguns campos não herdavam o valor do .XML, mesmo que estivessem incluídos no identificador de regras CPR-000INEC01.
Correção efetuada: ajustamos uma situação que não reconhecia os campos informados na regra se as variáveis CprACmpPro e CprACmpSer tivessem espaços ou quebras de linha entre os campos.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Ajuste automático da grade Itens da Ordem de Compra
Alteramos a tela Nota Fiscal de Entrada - Ordens de Compra (F440COC), melhorando o tamanho da grade de Itens da Ordem de Compra, para que de forma nativa se apresente com um tamanho maior, visando maior eficiência operacional. O escopo da grade agora é responsivo e se adapta em diferente resoluções, ocupando 50% da área disponível para as grades.
Também ajustamos para que o tamanho mínimo desta grade sempre contenha, pelo menos, uma linha visível.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada > Botão Ordens de Compra (F440COC)
NF3-e | NT 2024.001 - v.1.00 | Inclusão do campo de benefício fiscal no CST60 e CST90
Para atender a NT 2024.001 - v.1.00 que modifica o leiaute da NF3-e inserindo campos opcionais nos grupos CST60 e CST90, implementamos a importação dos valores relacionados ao Fundo de Combate à Pobreza nas Notas fiscais de Energia Elétrica (NF3-e) para documentos de XML que contemplam as tags de ICMS para CST 90 de vFCP e pFCP.
Além da tela de Recebimento Eletrônico (F000INE), esta alteração afeta também o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal e o processo automático 67 - Importação de documentos eletrônicos de entrada.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
- Recursos > Implementações > Web services
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Estoques
Melhoria na documentação do campo Status da tela F215PFE
Para facilitar a interpretação dos usuários e estar com a documentação de acordo com nosso sistema, alteramos o help do campo Status, da tela Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE), adicionando cores conforme o status do processo executado se apresenta no sistema.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > F215PFE - Painel de Fechamento de Estoques
Valores de campos carregados sem aspas duplas
Problema: ao acessar o botão de seleção na tela Transferências de Produtos (F210TPA) e escolher o tipo de transferência entre produtos, ao selecionar ou informar um Produto, uma Derivação ou um Depósito, os valores destes não eram carregados com aspas duplas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para carregar as aspas duplas nos três campos mencionados.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências de Produtos (F210TPA)
Realização de inventário com ordens pendentes de integração
Problema: ao realizar o inventário para um determinado depósito, o ERP não consistia a existência de ordens pendentes de integração com o WMS WIS.
Correção efetuada: caso existam ordens que possuam pendência de integração ou de retorno com o WMS WIS, o ERP consistirá, não permitindo a realização do inventário até que as ordens sejam finalizadas.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Geração (F220INI)
Registros não visíveis no painel de fechamento de estoques
Problema: ao utilizar o identificador de regra EST-215NOTAS01 para verificar a existência de notas fiscais em aberto antes de executar o fechamento de estoques, os registros dessas notas não eram exibidos no painel de fechamento, mesmo quando detectados.
Correção efetuada: ajustamos para que nesse cenários, os registros possam ser visualizados no painel de fechamento.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE)
Logs não sendo mostrados no painel de fechamento
Problema:ao utilizar o botão Críticas da tela de fechamento de estoques (F215FES), as críticas, quando retornadas, não estavam sendo exibidas no painel de fechamento para visualização.
Correção efetuada:ajustamos para que as críticas fiquem disponíveis no painel de fechamento.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Painel de Fechamento de Estoques (F215PFE)
Inclusão de coluna de Complemento de Descrição de Produto na tela F212CME
Visando facilitar o atendimento de requisições e melhorar o controle dos movimentos de estoques através da tela Estoques - Consulta de Movimentos de Estoque (F212CME), adicionamos na grade Movimentos, a coluna Complemento de Descrição de Produto. Esta informação já é apresentada na tela F210AME, e, estando também na tela F212CME, auxiliará o usuário a visualizar o conteúdo do campo sem precisar sair da tela atual.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Movimentações (F212CME)
Classificação de produtos por Curvas de estoque
Liberamos uma nova maneira de classificação de produtos, a classificação por curvas de estoque. Dessa forma é possível classificar os produtos por criticidade, impacto financeiro, dificuldade de aquisição, rotatividade dos produtos ou curvas personalizadas.
Para tanto, criamos as seguintes novas telas:
- Cadastro de Curvas de Estoque (F204CUR)
- Cadastro de Níveis de Curvas de Estoque (F204NIC)
- Ligação de Família x Níveis de Curvas de Estoque (F204FXN)
- Ligação de Origem x Níveis de Curvas de Estoque (F204OXN)
- Ligação de Produto x Níveis de Curvas de Estoque (F204PXN)
Também disponibilizamos nas telas Consulta Produto/Derivação (F075CPD) e Análise de Reposição Agrupada (F211ARA) o campo Cód. Niv. Curva Est., que permite filtrar os produtos/derivações de acordo com as classificações de curvas de estoque.
Para saber mais sobre como funciona esta nova rotina, acesse a documentação completa sobre o assunto e confira todas as informações.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Cadastro > Curvas de Estoque (F204CUR)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Cadastro > Níveis de Curvas de Estoque (F204NIC)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Ligações > Família x Níveis de Curvas de Estoque (F204FXN)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Ligações > Origem x Níveis de Curvas de Estoque (F204OXN)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Curvas de Estoque > Ligações > Produto x Níveis de Curvas de Estoque (F204PXN)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Consultas > Produtos (F075CPD)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Agrupada (F211ARA)
Gestão de Compras
Bloqueio de alterações no status de contrato
Complementamos a documentação da tela Contrato de Compra (Comercial/Financeiro/Eventos) (F460CTR), adicionando a informação de que um contrato inativado pode ser ativado novamente. Caso o desejo seja bloquear a alteração do status de um contrato, o identificador de regras CPR-460CONDG01 deve ser utilizado. Neste, deve ser configurada uma regra específica para impedir a mudança de status do contrato de I - Inativo para A - Ativo.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > F460CTR - Contrato de Compra (Comercial/Financeiro/Eventos)
Cotações sem indicação de melhor cotação na tela F410NQC
Problema:ao utilizar o novo quadro comparativo para comparar cotações, caso um dos fornecedores não tivesse respostas à indicação de melhor fornecedor na tela, a comparação de fornecedores nem sempre acontecia.
Correção efetuada:a comparação de fornecedores foi ajustada para ignorar os fornecedores que não tem o preço unitário preenchido na cotação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo (F410NQC)
Filtro da filial não sendo considerado
Problema:na tela Procedimentos Agrupados de Ordens de Compra (F425FOA), ao utilizar o filtro pelo número da ordem de compra, apenas a filial logada era considerada. Portanto, em casos onde a ordem de compra pertencia a outra filial, ela não era listada.
Correção efetuada:ajustamos o sistema para que, caso o filtro da filial seja especificado, ele seja considerado. Porém, caso este não seja informado, todas as filiais serão listadas.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Procedimentos agrupados (F425FOA)
Situação para aprovação da Ordem de Compra
Complementamos a documentação da tela Ordem de Compra Agrupada (F420GOC), inserindo a informação de que o campo Estado de inicialização da ordem de compra é que define qual situação para aprovação a ordem de compra assumirá inicialmente, podendo ser "PRE - Em preparação" ou "ANA - Em análise".
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > F420GOC - Ordem de Compra Agrupada
Parâmetro global para definição de qual tela de Quadro Comparativo será aberta a partir de alguns botões do sistema
Alteramos o sistema para que a tela do Novo Quadro Comparativo de Propostas (F410NQC) esteja como padrão nas aberturas do quadro comparativo através das telas F410CEA, F410COS, F420APR e F425FOA.
A parametrização para que isso aconteça, é feita através do novo parâmetro global Uti410Nqc, que, quando definido como S (valor padrão) na tela F000PGS, fará com que seja aberta a tela F410NQC. Porém, caso deseje que a tela Quadro Comparativo de Propostas (F410QCP) seja aberta como padrão, o parâmetro deve ser definido como N.
Os botões que dão acesso às telas F410NQC ou F410QCP conforme definido através do parâmetro global, são:
- Quadro C: nas telas F410CEA e F410COS;
- Quadro Comp.: nas telas F420APR e F425FOA.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Produtos (F410CEA)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Serviços (F410COS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Aprovações multinível (F420APR)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Procedimentos agrupados (F425FOA)
Acesso ao Cotei por dentro do ERP XT!
Para melhorar a jornada de compra e centralizar a operação de nossos usuários, a partir desta versão, é possível acessar o Cotei dentro do ERP XT! Para isso, realizamos algumas alterações no sistema:
Parâmetro Global ExiMenCot:
- Criamos o parâmetro global ExiMenCot que indica se a opção Portal Cotei estará disponível ou não no menu;
- Para utilização da nova funcionalidade, é necessário estar com este parâmetro global ativo, ou seja, definido como S - Sim, que é seu valor padrão.
Como acessar:
- Após atualizar o sistema, siga este caminho: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Portal Cotei (F410PCO).
- Esta funcionalidade está disponível apenas para o novo layout do menu do ERP XT.
Login Automático:
- Para os usuários devidamente cadastrados com o e-mail, o login ocorrerá de forma automática na plataforma Cotei.
Novo botão na tela F410CPC:
- Adicionamos o novo botão Portal Cotei na tela Consulta de Processo de Cotação (F410CPC). Através dele, é realizada a abertura da tela Portal Cotei (F410PCO).
Para saber mais sobre esta novidade, acesse a documentação e confira todas as informações!
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Portal Cotei (F410PCO)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Processo de Cotação > Consultas > Processo de Cotação (F410CPC)
Painel para visualização da descrição do produto ou serviço
Adicionamos no rodapé das guias Produtos e Serviços, um painel para exibição da descrição do produto ou do serviço selecionado. Com esta implementação, não será mais necessário consultar a descrição do produto/serviço na ordem de compra, que anteriormente era feita clicando nos botões Produto ou Serviço.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Melhorias na visualização de contratos de compras no Gestor Senior
Com o objetivo de melhorar a visualização de contratos de compras no Gestor Senior e atender a jornada de negócio de nossos clientes, realizamos as implementações abaixo:
- Adicionado controle na tela Contrato de Compra (Comercial/Financeiro/Eventos) (F460CTR) para armazenar informações referente à última alteração realizada no contrato. Os dados armazenados são: o código do usuário que realizou a última mudança, a data e a hora. Os respectivos campos foram disponibilizados na tela na guia de Dados Gerais. Nesta mesma linha, na tela Reajustes de Contratos de Compra (F460REA), foi realizado o mesmo tratamento, armazenando os dados do usuário que efetuou o reajuste.
- No web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.contratocompra foi criada nova porta ConsultarGeral_2 possibilitando a exportação destes três novos campos UsuAlt, DatAlt e HorAlt.
- Na tela Consulta de Contratos de Compra (F462CTR), possibilitamos adicionar na grade de Contrato de Compra estas três novas colunas. As colunas podem ser incluídas acessando a tela de Configuração de Campos da Grade, clicando com o botão direito sobre a grade e acessando a opção Configurar ou acessando por meio do ícone C disponível no canto superior esquerdo da grade.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos (F460CTR)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Consultas > Dados gerais e itens (F462CTR)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Reajustes (F460REA)
- Recursos > Implementações > Web services
Melhorias na tela Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações
Visando melhorar a usabilidade da tela Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações (F410NQC), realizamos algumas melhorias nesta, deixando mais claras as informações presentes na tela.
O campo Condição de Pagamento agora é composto pelo código da condição de pagamento e pela sua descrição e o campo Valor Unitário Presente da cotação foi adicionado nas grades de fornecedores.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações > Botão Configurações (F410CFG)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações (F410NQC)
Acesso ao Cotei por dentro do GO UP XT!
Para melhorar a jornada de compra e centralizar a operação de nossos usuários, a partir desta versão, é possível acessar o Cotei dentro do GO UP XT! Para isso, realizamos algumas alterações no sistema:
Parâmetro Global ExiMenCot:
- Criamos o parâmetro global ExiMenCot que indica se a opção Portal Cotei estará disponível ou não no menu;
- Para utilização da nova funcionalidade, é necessário estar com este parâmetro global ativo, ou seja, definido como S - Sim, que é seu valor padrão.
Como acessar:
- Após atualizar o sistema, siga este caminho: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Portal Cotei (F410PCO).
- Esta funcionalidade está disponível apenas para o novo layout do menu do GO UP XT.
Login Automático:
- Para os usuários devidamente cadastrados com o e-mail, o login ocorrerá de forma automática na plataforma Cotei.
Novo botão na tela F410CPC:
- Adicionamos o novo botão Portal Cotei na tela Consulta de Processo de Cotação (F410CPC). Através dele, é realizada a abertura da tela Portal Cotei (F410PCO).
Para saber mais sobre esta novidade, acesse a documentação e confira todas as informações!
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Portal Cotei (F410PCO)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Processo de Cotação > Consultas > Processo de Cotação (F410CPC)
Web services
Novo parâmetro de web service para consulta de reserva de estoque sem considerar lote
Disponibilizamos na porta ConsultarEstoque do web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, o parâmetro de entrada IgnLot, que determina que a consulta será realizada sem considerar o saldo por lote de produtos controlados por lote, buscando diretamente da tabela de Estoques - Produtos por Depósito (E120EST). Com isso as informações de lote não serão apresentadas.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastro de fornecedor, transportadoras e ligação fornecedor x produto via web service de recebimento eletrônico
Para automatizar ainda mais o processo de recebimento eletrônico, inserimos no web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.recebimentoeletronico, porta Processar, os campos AutFor, AutTra e AutLig, para permitir que fornecedores, transportadoras e a ligação Fornecedor x Produto sejam criados automaticamente com base nos dados da nota importada.
Local: Recursos > Implementações Web services
Rotinas Auxiliares
Ajuste na rotina de agente Java para realizar conexões às APIs da Platform
Problema: conexões de requisições às APIs da Platform eram bloqueadas esporadicamente por um agente externo quando a opção Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) estava habilitada na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do agente java para realizar reconexões até que a conexão seja estabelecida ou atinja o número máximo de tentativas.
CBDS
Atualização da capacidade de exibição de resultados
Problema: na tela do editor de SQL, não era possível inserir o resultado de uma consulta SQL quando uma grande quantidade de registros retornava. Isso ocorria devido à capacidade máxima de armazenamento do componente TRichEdit.
Correção efetuada: adicionamos uma opção para gerar um arquivo .CSV com o resultado das consultas, independentemente da quantidade de registros. Por padrão, o separador será ponto e vírgula, mas poderá ser modificado através da chave com.senior.cbds.editorsql.separator. Devido à variação na capacidade de armazenamento de exibição dos resultados conforme a máquina, limitamos o resultado de exibição para 512 MB por padrão. Esse valor pode ser modificado através da chave com.senior.cbds.editorsql.resultmemsize.
Web services
Inicialização de biblioteca ao requisitar serviço com TLS 1.2 habilitado
Problema: o erro CoInitialize() has not been called era apresentado ao realizar requisições de integração com a plataforma através da aplicação do Gestão Empresarial | ERP, responsável pela execução dos processos agendados com TLS 1.2 habilitado na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: ajustamos a inicialização da biblioteca COM para as requisições HTTP com TLS 1.2 habilitado.
Componentes Visuais
Alteração na rotina de descrição de menus favoritados
Problema: havia uma falha na apresentação da descrição de alguns menus específicos do módulo QL quando eles eram adicionados aos favoritos no sistema.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que grava a descrição dos menus favoritados no sistema.
Local: Recursos de Interface
Integrações
Campo SigUfs exportado através do web service
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.grupofiscalproduto, porta Exportar_5, retirando o campo SigUfs da resposta desse web service, bem como adicionando a informação de que esse campo será exportado pelo web service Com.senior.g5.co.cad.produtos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Utilização do conjunto de web services Varejo
Complementamos a documentação da tela Pré-requisitos de Proprietária para habilitar integração via web service, adicionando informações acerca de quando utilizar ou o não o conjunto de web services Varejo (proprietária JLRE).
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Pré-requisitos de proprietária para habilitar integração via web service
Adequação de web service para integração de informações do leiaute da NFCe 4.0
Para atender a necessidade de integrar informações que pertencem ao leiaute da NFC-e 4.0, disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, a nova porta ImportarNfce_8 com seguintes campos:
- Nos Dados Gerais da nota fiscal de saída, adicionados os campos: Valor do Frete, Peso Bruto, Peso Líquido, Quantidade de Embalagens, Numeração da Embalagem, Código da Embalagem e Indicativo se deve Somar Frete ao Valor Líquido (VlrFre, PesBru, PesLiq, QtdEmb, NumEmb, CodEmb e SomFre).
- Nos itens de Produtos foram disponibilizados os campos: Valor do Frete, Peso Bruto e Peso Líquido (VlrFre, PesBru e PesLiq).
Esta implementação, complementa outra já realizada na versão 5.10.3.50, liberada no dia 22/03/2024 que adiciona praticamente os mesmos campos neste web service, porém, na porta Gravar.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Execução do identificador de regras CPR-000INESR01 ao importar XML
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, se o usuário estivesse logado em uma empresa sem o identificador de regra CPR-000INESR01 cadastrado, ele não era executado, mesmo que a nota do XML fosse de uma empresa onde o identificador estivesse cadastrado.
Correção efetuada: ajustamos a chamada dos identificadores de regra CPR-000INESR01 e CPR-000INECT01 para que sejam executados de acordo com a empresa do documento, em vez da empresa logada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Geração de pré-faturas com transação de faturamento
Problema: ao gerar uma carga através do web service AtenderManualPedido, informando um cliente para o faturamento que seja de um estado diferente da UF do cliente do pedido, o identificador de regras VEN-000TNSDE01 estava sugerindo a transação incorreta para pré-fatura, resultando na geração de um erro ao faturar: Pré-fatura 1 da Análise 1: Natureza de Operação (5102) incompatível com o Estado do Cliente.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, ao gerar a pré-fatura, caso o cliente informado para o faturamento seja de uma UF diferente do cliente do pedido, seja feita a busca da UF com base no novo cliente informado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Campos do endereço de entrega do cliente na porta Exportar do web service com.senior.g5.co.cad.clientes
Visando garantir a sincronia de dados entre ERP XT e sistemas terceiros, incluímos na porta Exportar_7 do web service com.senior.g5.co.cad.clientes, todos os campos disponíveis no cadastro de endereço de entrega do cliente para a devida exportação.
- cplEnt - Complemento do endereço de entrega do cliente
- prxEnt - Ponto de referência ou proximidade do endereço de entrega
- zipEnt - Código da cidade do endereço de entrega do cliente externo - ZIP CODE
- iniEnt - Faixa inicial do CEP do endereço de entrega do cliente
- insEnt - Inscrição estadual do endereço de entrega
- indExp - Indicativo se o registro foi alterado para exportar para o palm - [ 0=Para Exportar;1=Em Exportação;2=Exportado;3=Aprovado;4=Em Digitação;5=Aguardando Liberação para Envio;7=Ignorar;8=Retornado;9=Erro ]
- datPal - Data da última alteração para o Palmtop
- horPal - Hora/minuto da última alteração para o Palm
- sitReg - Situação do registro - [ A=Ativo;I=Inativo ]
- acrDia - Percentual de acréscimo na diária paga ao motorista
- vlrAcr - Valor de acréscimo na diária paga ao motorista
- nomCli - Nome do cliente de entrega
- datIni - Data início de validade da tabela de preço
- seqFlc - Sequência da localização do frete
- filFlc - Código da filial
- faxEnt - Número do fax de contato no endereço de entrega
- fonEnt - Número do telefone de contato no endereço de entrega
- celEnt - Número do telefone celular de contato no endereco de entrega
- emaEnt - E-Mail de contato no endereço de entrega
- tipEnt - Tipo do cliente - [ J=Pessoa Jurídica;F=Pessoa Física ]
- indOba - Indicativo de Prestação de Serviços em Obra de Construção Civil - [ 0=Não é obra de construção civil ou não está sujeita a matrícula de obra;1=Obra de construção civil - empreitada total;2=Obra de construção civil - empreitada parcial ]
- nroCno - Número de inscrição do cadastro nacional de obra (CNO)
- vlrLat - Valor da Latitude
- vlrLon - Valor da Longitude
- codRoe - Código da Rota
- seqRoe - Sequência
- locEnt - Código da localização do local para entrega do frete
- codSro - Código da Sub Rota
- empFre - Código da empresa
- tabFre - Código da tabela de preço frete
Local: Recursos > Implementações > Web services
Envio da alíquota integral do ICMS no campo PerIcm do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos
Adicionamos o campo DesRsn nos parâmetros de requisição, da porta Exportar_16 do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos, para possibilitar descontar ou não a redução da base de cálculo ICMS do percentual da Alíquota ICMS (Campo PerIcm).
Esta implementação, complementa a entrega disponibilizada na versão 5.10.3.50, em 22/03/24, onde foram adicionados novos campos de redução de ICMS na integração com o Gestão de Lojas, porém, neste caso, a alíquota (percentual) de ICMS permaneceu sendo exportada com a redução já aplicada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Novo parâmetro de web service para consulta de reserva de estoque sem considerar lote
Disponibilizamos na porta ConsultarEstoque do web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, o parâmetro de entrada IgnLot, que determina que a consulta será realizada sem considerar o saldo por lote de produtos controlados por lote, buscando diretamente da tabela de Estoques - Produtos por Depósito (E120EST). Com isso as informações de lote não serão apresentadas.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cadastro de fornecedor, transportadoras e ligação fornecedor x produto via web service de recebimento eletrônico
Para automatizar ainda mais o processo de recebimento eletrônico, inserimos no web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.recebimentoeletronico, porta Processar, os campos AutFor, AutTra e AutLig, para permitir que fornecedores, transportadoras e a ligação Fornecedor x Produto sejam criados automaticamente com base nos dados da nota importada.
Local: Recursos > Implementações Web services
Mercado
Adicionados dados de documentos eletrônicos do CT-e na porta GravarCTRC_4 do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte
Para possibilitar lançar no ERP um CT-e já emitido em outro sistema, disponibilizamos os dados de documentos eletrônicos nos parâmetros de requisição na porta GravarCTRC_4 do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controladoria
Mensagens de retorno para integração simplificada com o ERP senior X
Para facilitar o acompanhamento e identificação das integrações entre o ERP senior X e o Compliance Fiscal, disponibilizamos melhorias nas mensagens de retorno para o ERP senior X ao utilizar a integração simplificada de Nota de Entrada ou Saída.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração de contas referências para extração do Analytics contábil
Ajustamos os KPI do Analytics contábil para que sejam listados corretamente de acordo com as classificações previstas nos planos referenciais de 2021, disponibilizados pela Receita Federal.
Local: XTended > Analytics