Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.50
22/03/2024
- 27/03/2024: adicionamos a matéria Integrar movimentos via Tributos.
- 05/04/2024: removemos a matéria Alteração no processo de substituição de CT-e 4.00, que foi publicada indevidamente. Esta matéria mencionava o identificador de regras VEN-140CTECR01, porém, este não foi implementado e não está disponível no Gestão Empresarial | ERP. Através desta entrega, houve uma alteração na rotina de substituição, que também está detalhada em nossa FAQ, no Portal de Exigências Legais, no tópico sobre mudanças no processo de substituição para o CT-e 3.0 e 4.00.
- 31/05/2024: alteramos a matéria Novas configurações na integração com WMS para requisições de estoque, movendo-a para a categoria Gestão de Armazenagem | WMS e corrigindo o código da tela de F085CFG para F185CFG.
Tarefas liberadas: 133
Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
Esta versão contém implementações e alterações relevantes para atender diversas rotinas do sistema, além das correções habituais.
Confira os impactos com atenção, principalmente mudanças na estrutura do TBS (banco de dados) e integrações via web services. Sempre que possível homologue a versão nova antes de colocá-la no ambiente em produção.
Mercado
Novo identificador de regras para validação de emissão/cancelamento de receita agronômica
Por vezes, alguns usuários podem querer validar as informações de uma receita agronômica no momento de sua emissão e/ou cancelamento, pela tela de Emissão da receita agronômica (F113REM). Para tanto, implementamos um novo identificador de regras, VEN-113REMVL01 que, após sua ativação, faz validação para os eventos de Emitir Receitas e Cancelar Receitas, expondo todas as variáveis das receitas e de seus itens para validação. Durante o processo de validação, o sistema aguardará retorno e, sendo este diferente de Ok, irá abortar o processamento.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Novos filtros de Variedade e Safra na tela de Transferência entre Produtores
Na tela de Transferência entre Produtores (F115TRF), implementamos dois novos filtros para o Produtor de Origem, agora permitindo filtrar pelo código da Variedade e pelo código da Safra. Os novos filtros dão maior granularidade à busca dos dados, agilizando o processo de transferência.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança > Transferência entre Produtores (F115TRF)
Preenchimento dos dados dos itens da receita agronômica na emissão do pedido
Para preservar o fluxo lógico do negócio, implementamos a opção de configurar o sistema para que os dados da receita sejam preenchidos previamente, na geração do pedido. Isso porque o operador que lança o pedido provavelmente tem as informações relativas ao diagnóstico no campo (como Cultura, Tipo de Aplicação, Praga, Responsável Técnico, etc.). Assim, no momento da emissão da receita, essas informações já estariam disponíveis no pedido e seriam apenas replicadas, sem a necessidade do faturista ter essas informações de antemão para preenchimento manual. Esse comportamento é ativado por um novo parâmetro dinâmico, disponível a partir da tela de Cadastro de Filiais (F070FCA), no botão Par. Dinâmicos, dando acesso à tela e Configuração de Parâmetros Dinâmicos (F000PPD). O novo parâmetro RECEITUARIO.ITENSDARECEITA pode receber o valor de 0 - Não, 1 - Sim ou 2 - Sim e obriga informar os dados dos itens da receita. Após ativar o parâmetro e reiniciar o sistema, a grade de Dados Itens da Receita estará disponível na tela de Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD), podendo ser preenchida no momento da emissão dos pedidos, e as informações serão replicadas para as notas fiscais e a receita agronômica durante suas respectivas gerações. Adicionamos documentação específica dentro do manual de processos do receituário agronômico.
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)
- Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PDD)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Receituário Agronômico > Processos > Receita agronômica > Itens da Receita no Pedido
Suprimentos
Desmembramento automático de cargas na manutenção do ticket
Implementamos um novo processo de desmembramento de cargas, a partir da detecção de uma diferença entre o peso registrado e a quantidade especificada nos itens das notas fiscais de entrada. Para utilizar esse processo, é necessário antes ativar o parâmetro Permite Desmembramento de Carga PJ na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), aba Compras 2. Após a ativação, ao inserir a pesagem na tela de Manutenção de Ticket (F435MDT) e clicar em Gerar nota, caso o peso registrado seja superior à quantidade dos itens da nota fiscal vinculada, o sistema interromperá o processo e questionará se o usuário deseja fazer o processo de desmembramento. Caso o usuário aceite, será criado um novo ticket com a quantidade restante, que ficará aguardando uma nova nota fiscal. Caso o usuário recuse, o processo de geração de nota será abortado.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets (F435MDT)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Nova rotina de valorização de estoque em transações a fixar
Ao realizar uma operação de entrada a fixar, os clientes do agronegócio podem desejar que a valorização de estoque seja feita de forma automática. Para isso, implementamos uma nova rotina de cálculo nas movimentações da tela de Compras - Controle de Entradas e Saídas (F435CCC). Utilizando essa nova rotina, ao realizar uma operação de entrada com Transação como A fixar, o sistema fará a valorização de estoque em duas movimentações: uma pelo preço simbólico; e outra, complementar da valorização, com a diferença entre o preço da primeira entrada pelo preço da commodity, como determinada na família por filial. Para ativar essa rotina de valorização de estoque, é preciso desligar o parâmetro global GerArpCus e ativar o parâmetro GerValCus, ambos na tela de Manutenção dos Parâmetros Globais do Sistema (F000PGS).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Novo Identificador de Regras para manipular o peso de origem na entrada via tela de Controle de Entradas e Saídas
Por vezes, alguns usuários podem querer manipular o peso capturado por uma balança e retornar ele para o campo Peso Origem, na tela de Compras - Controle de Entradas e Saídas (F435CCC). Isso pode ser útil quando, por exemplo, a primeira pesagem (no momento de chegada do caminhão) pode não representar o peso origem corretamente, sendo necessário um ajuste posterior. Para isso, implementamos um novo identificador de regras, CPR-435PESOR02 que, quando ativo, no momento que o usuário clicar no botão Leitura na tela de Compras... (F435CCC), o IR pode pegar o peso captado e utilizar regra de negócio própria para retornar esse peso no campo Peso de Origem.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Novos filtros para seleção de ordens de compra e contrato na tela de Ligação Contratos com Ordens de compras (F460CXO)
Visando aumentar a aderência de nosso sistema às necessidades dos nossos clientes, adicionamos na tela de Ligação Contratos com Ordens de compras (F460CXO), novos filtros pelas ordens de compra bem como para os contratos, acessada ao clicar no botão Seleção da tela de Ligação Contratos... (F460CXO). A nova tela de Ligação de Contratos com Ordens de Compras - Seleção (F460SXO) apresenta dois grupos de filtros, tanto para as ordens de compras, como para os contratos. Todos os filtros são do tipo abrangência.
Esta melhoria foi implementada após sugestão realizada em nosso Fórum de Produtos. Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para sugerir melhorias também! Sua opinião é muito importante para nós. Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Compras - Contratos - Ligação Contratos com ordens de compras (F460CXO)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Liação de Contratos com Ordens de Compras - Seleção (F460SXO)
Ajustes na rotina de atendimento automático de requisição da nota fiscal de entrada oriunda de web service
Visando melhorar a experiência dos clientes do agronegócio que utilizam integração com a GAtec, ajustamos a rotina de atendimento automático de requisição criada via web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, porta RequisicaoAgrupadaComposta. Com o ajuste, ao fechar uma nota fiscal de entrada pela tela de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), caso essa seja oriunda de uma requisição criada via web service mencionado, o sistema levará em consideração os movimentos relacionados à requisição, dando saída apenas ao valor pendente (se aplicável), e não mais ao valor total da nota. Dessa forma, se houve movimentação através da tela de Atendimento de Requisições de Produto (F210AME), o processo de atendimento automático da requisição respeitará essa movimentação. Além disso, também ajustamos a rotina para limpar os registros de movimentação criados automaticamente no fechamento da nota, caso a nota seja reaberta ou cancelada. Esse ajuste se refere apenas às movimentações criadas pela própria rotina, de forma que a movimentação manual gerada pela tela de Atendimento... (F210AME), se houver, será preservada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Atendimento automático de requisição no fechamento da nota fiscal de entrada oriunda de web service
Visando aumentar a aderência do sistema às necessidades dos clientes do agronegócio, implementamos a geração de registro de movimentação na tabela E207ATD, na rotina de fechamento da nota fiscal de entrada, quando essa é oriunda de uma solicitação criada via web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, porta RequisicaoAgrupadaComposta. A rotina de atendimento automático da requisição, no ato do fechamento da nota, não foi modificada, mas a criação do registro na tabela mencionada reproduz o comportamento esperado quando a requisição é atendida manualmente via tela de Atendimento de Requisições de Produto (F210AME). Por meio da criação desse registro, o web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, porta Exportar, agora retorna a requisição como atendida, possibilitando a integração com o monitoramento na integração com a GAtec. A movimentação é excluída quando a nota é reabilitada ou cancelada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Geração de contra nota com data de emissão e entrada iguais à data de fechamento da nota de entrada
Com o objetivo de aumentar a aderência do sistema às necessidades do agronegócio, ajustamos o processo de emissão da contra nota, de forma que seja utilizada a data de fechamento da nota de entrada como data de emissão e data de entrada da contra nota. Com essa implementação, os clientes do agronegócio podem realizar o fechamento da nota em data posterior ao recebimento, sem prejuízo para o processo de emissão da contra nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Cadastros
Campo Considera Siga para integrar movimentação mesmo de produtos que não emitem receituário agronômico
Alguns clientes do agronegócio podem querer que produtos que não emitem receita tenham sua movimentação considerada na geração do arquivo para o SIGA. Para isso, foi adicionado novo campo Considera Siga, na tela de Cadastro de Produtos (F075PRO), guia Inf. Complementares. Quando seu valor for S-Sim, o produto integrará o SIGA, ainda que o campo Emite receita agronômica esteja marcado como N-Não. Também ajustamos a rotina de geração do SIGA, na tela de Exportação movimentações (F113EXR), para refletir esse novo comportamento.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Exportações > Movimentações (F113EXR)
Campo de parametrização da emissão da contra nota renomeado para Emitir Contra Nota
Em atualização recente, implementamos a emissão automática da Contra Nota para as notas fiscais de entrada do tipo 1, 9 ou 11. Para tornar o processo mais intuitivo, renomeamos o campo de parametrização da Contra Nota, de Emite Ctr. Nf. ICMS Dif. para Emitir Contra Nota, nas telas de cadastro de Produto (F075PRO), Transação (F001TCP) e Fornecedor (F095CAD). Nesse último, o campo pode ser acessado na guia Definições, ou diretamente na tela de Definições/Histórico (F095HFO). Em todos os casos, a funcionalidade desse campo permanece a mesma.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Definições/Histórico (F095HFO)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras (F001TCP)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Emissão de Contra Nota
Novo parâmetro para desconsiderar filial nas rotinas do LCDPR 2.0
Alguns clientes do agronegócio podem ter filiais cadastradas que não deveriam ser parte das rotinas do LCDPR 2.0. Para comportar essa situação, adicionamos o parâmetro Desconsidera LCDPR na guia Tesouraria da tela de Parâmetros Gerenciais da Filial (F070FIN). Por padrão, o campo possui valor N-Não, mas quando alterado para S-Sim o sistema irá desconsiderar a filial nos processos do LCDPR.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Gerencial (F070FIN)
Campo Transação de Emissão da Contra Nota movido para a tela de Transações de Compras com maior granularidade
Para flexibilizar a emissão da contra nota, alteramos a sugestão da transação de emissão, que antes era global, para parametrização individual. Anteriormente, era possível indicar apenas uma única transação de emissão, através do campo Transação de emissão de contra nota ICMS diferimento na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), guia Compras 2. Para tornar o controle mais granular, movemos o campo para a tela de Transações de Compras (F001TCP), na aba Dados Gerais 2, sob o novo nome Transação de emissão da contra nota, permitindo que seja atrelada uma transação de emissão particular para cada transação de compra. Ou seja, para cada transação utilizada no momento da entrada da nota, o sistema buscará a transação de emissão de contra nota correta para aqueles itens em particular. Assim, a validação da emissão também foi alterada: enquanto antes o sistema verificava apenas se havia sido parametrizada uma transação geral para a contra nota, na tela de Parâmetros... (F070FCP), agora o sistema checa individualmente cada item da nota para verificar se há uma transação de contra nota particular atrelada à transação do item e aborta a geração caso alguma transação esteja configurada para emitir contra nota, porém sem a transação associada. No entanto, não é preciso que todos os itens emitam contra nota, se houver ao menos um com a contra nota associada, essa será gerada. A documentação do processo de parametrização e uso da contra nota também foi ajustada.
Locais:
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Transações de Compras (F001TCP)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP)
- Manual do usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Emissão de Contra Nota
Campo Dispensado Receituário para produtos que não precisam de receituário agronômico
Implementamos na tela de Bula (F113BUL) o campo Dispensado Receituário, para indicar produtos que são dispensados de receituário agronômico, conforme consta no próprio produto, adequando assim o sistema.
Local: Cadastros > Receituário Agronômico > Bula (F113BUL)
Implementação do Instituto da Pecuária de Corte Mato-grossense (INPEC-MT) nos impostos do agronegócio
Para aumentar a aderência do sistema às necessidades dos clientes do agronegócio, incluímos aos impostos do Mato Grosso o INPEC-MT, Instituto da Pecuária de Corte Mato-grossense. Esse imposto substitui o antigo Fundo de Apoio a Bovinocultura de Corte (FABOV) e foi criado e regulamentado pela lei nº 11.301, decreto nº 828 de 18 de fevereiro de 2021. Para ativar o cálculo, o procedimento é similar aos outros impostos do agronegócio do MT já implementados, conforme o manual de processos. Caso o sistema já possua uma Unidade Padrão Fiscal (UPF) para o estado do Mato Grosso cadastrada, é possível reutilizá-la para o INPEC-MT.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro (F051IMP)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Impostos específicos para o Estado do Mato Grosso
Finanças
Adição de informações da NF Fatura e NF Remessa no histórico de registros integrados para o LCDPR de entrega futura
Ao integrar registros para o LCDPR de remessa de entrega futura, o campo Histórico da grade principal da tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL) relaciona as notas fiscais que estão sendo tratadas, tanto para facilitar o entendimento do usuário quanto para prestar contas à Receita Federal. Para melhorar essa funcionalidade, acrescentamos à geração desse campo também o número da nota fiscal da fatura relacionada, e o número da nota fiscal da remessa relacionada.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Processamento de notas de cobrança na integração do livro caixa para a LCDPR
Problema: ao processar a integração com o livro caixa, na tela de Integração de Movimentos LCDPR (F603IML), o sistema não conseguia encontrar as notas de cobrança, sejam de nota de entrada ou de saída, retornando a mensagem Não existem registros para serem processados.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de integração do livro caixa para encontrar e processar corretamente as notas de cobrança geradas por movimento de entrada (via tela de Nota Fiscal de Entrada de Pagamento e Recebimento - F440NPR - opção Via Nota Fiscal de Recebimento) e de saída (via tela de Geração de Nota Fiscal Saída via Notas de Remessa - F140NCR). Além disso, ajustamos a geração do campo de histórico para a tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL), para exibir corretamente a data do pagamento, o valor do adiantamento, o número da fatura e número da remessa correspondentes ao movimento.
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Totalizadores dos saldos de entradas e saídas na tela de conferência de Lançamentos da LCDPR
Com o objetivo de auxiliar no processo de tomada de decisão dos clientes do agronegócio, implementamos totalizadores de saldo nas grades da tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL). No rodapé da grade de Lançamentos Integrados LCDPR e no rodapé da grade de Divisão do lançamento por produtor, os Totalizadores apresentam o saldo de entrada e saída de suas respectivas grades. Esses valores são determinados pelos filtros da tela e representam os valores reais que serão levados ao arquivo da LCDPR, possibilitando que o usuário saiba de antemão qual a opção mais vantajosa de tributação da LCDPR.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Impressão de comprovante na tela de Baixa por Substituição/Negociação do contas a Receber
Para melhorar a usabilidade do sistema às necessidades dos clientes do agronegócio, implementamos a impressão de recibo na tela de Baixa por Substituição/Negociação do Contas a Receber (F301SUB). Para habilitar a função, é preciso cadastrar um modelo na tela de Cadastro de Identificador de Modelos (F096MDR) para a tela F301SUB. Caso exista um modelo cadastrado, após processar as informações da tela de Baixa por Substituição... (F301SUB), o sistema apresentará a mensagem Baixa(s) processada(s) com sucesso. Deseja imprimir comprovante?, possibilitando que o usuário clique em Sim para imprimir ou Não para pular o processo de impressão. Caso mais de um modelo esteja cadastrado para essa tela, o sistema abrirá a tela de Seleção de Modelos pra Impressão (F000CIT), para que o usuário escolha o modelo desejado. Caso contrário, o relatório será impresso imediatamente com o modelo cadastrado.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > F301SUB - Baixa por Substituição/Negociação do Contas a Receber (F301SUB)
Alteração do Tipo de Documento na grade de Títulos Integrados na tela de Conferência Lançamentos LCDPR
Para melhorar a usabilidade dos clientes do agronegócio que geram a LCDPR, implementamos a edição do Tipo de Documento, na grade dos Lançamentos Integrados LCDPR, na tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL). Essa opção pode ser útil para os clientes que integram documentos gerados por outros sistemas, que são automaticamente classificados como 6 - Outros pelo sistema e que deveriam ser considerados como, por exemplo, folhas de pagamento. Essa modificação só será registrada em banco de dados quando o registro estiver selecionado e o usuário clicar no botão Atualizar. O tipo de documento deve respeitar as seis opções disponíveis na LCDPR, que são:
- 1 - Nota Fiscal;
- 2 - Fatura;
- 3 - Recibo;
- 4 - Contrato;
- 5 - Folha de Pagamento;
- 6 - Outros.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Botão de consulta de origem do lançamento na tela de Conferência Lançamentos LCDPR
Para tornar a conferência dos lançamentos da LCDPR mais ágil, implementamos o botão Origem Lançamento na tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL). Ao selecionar um lançamento na grade de Lançamentos integrados LCDPR e clicando no botão, será apresentada a origem do lançamento, abrindo a respectiva tela de consulta. Isso permite que o usuário consulte as informações de origem daquele lançamento e rapidamente retorne à tela de conferência. Apenas um item por vez pode ser consultado. A tela de consulta a ser aberta depende do tipo de documento que deu origem ao lançamento:
- Para uma nota fiscal de entrada, será aberta a tela de Consulta de Notas Fiscais de Entrada (F441CNE);
- Para um título do contas a receber, será aberta a tela de Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR);
- Para um movimento de tesouraria, será aberta a tela de Movimentos de Caixa e Bancos (F600MCC);
- Para uma nota fiscal de saída, será aberta a tela de Consulta Itens de Notas Fiscais de Saída (F141CIS);
- Para um título do contas a pagar, será aberta a tela de Consulta de Títulos do Contas a Pagar (F502CCP);
- Para um movimento manual do LCDRP, será aberta a tela de Lançamentos Manuais no LCDPR (F603LPM).
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Nova tela de histórico das alterações das movimentações da LCDPR
Visando dar mais confiabilidade e controle na conferência das movimentações do LCDPR 2.0, implementamos uma rotina para registrar e consultar o histórico de eventos do LCDPR, como alteração de dados, exclusão, fechamento/reabertura do período e integração dos movimentos. Na tela de Conferência de Lançamentos LCDPR (F603CLL), agora a grade de Lançamentos integrados LCDPR conta com duas novas colunas, a Sequência, que exibe a ordem cronológica dos lançamentos e Tem Log, que registra se o movimento passou por alguma alteração. Caso o lançamento possua alterações registradas, ao selecionar o registro na grade e clicar no novo botão Log lançamento, o usuário será levado para a nova tela Consulta de Log's LCDPR (F603LOG), que exibe todas as alterações registradas para aquele movimento, em ordem sequencial, bem como a descrição da alteração, incluindo o valor anterior à mudança, se houver.
A tela de Consulta de Log's LCDPR (F603LOG) também pode ser acessada de maneira independente, clicando no botão Log da tela de Conferência de Lançamentos LCDPR (F603CLL). Quando acessada dessa forma, a tela permite inserir um Tipo de log, carregando todas as mudanças correspondentes. Além das informações sobre o tipo e a sequência do lançamento, também é possível verificar o dia e hora em que o log foi criado, bem como o código e nome do usuário que gerou a modificação nos registros do LCDPR que deram origem ao Log, além do conteúdo desse histórico. É possível filtrar os Logs por Tipo, por Período, pelo texto da Descrição e por Usuário, permitindo maior granularidade na checagem dos logs. Os tipos de logs que podem ser consultados nessa tela são:
- Alteração lançamento
- Exclusão lançamento
- Abertura período competência
- Fechamento período competência
- Integração de movimentos
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR > Consulta de Log's LCDPR (F603LOG)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Filtro com casas decimais após a vírgula na tela de Conferência Lançamentos LCDPR
Problema: ao utilizar filtros nos registros da tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL), caso os valores informados tivessem casas decimais após a vírgula, o sistema apresentava erro e não concluía a consulta. Os filtros também apresentavam lentidão quando o sistema possuísse muitos registros, devido ao processamento das ocorrências.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de filtragem dos campos de Valor Entrada e Valor Saída para funcionarem corretamente com valores com casas decimais após a vírgula. Também melhoramos a performance da consulta, processando e carregando rapidamente dezenas de milhares de registros de movimentação.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Número do documento correspondente ao número da nota fiscal nos lançamentos da LCDPR 2.0
Alteramos a grade de Lançamentos Integrados LCPDR, na tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL), para que o valor da coluna Num Doc. seja o número da nota fiscal, quando a movimentação possuir uma nota fiscal referenciada. O sistema exibia nessa coluna o número do título, que pode ser diferente do número da nota fiscal, o que poderia futuramente gerar inconsistência na apresentação dos dados à Receita Federal. Assim, para os títulos com ligação de nota fiscal, independentemente do motivo da baixa, o número do documento será igual ao número da nota fiscal, e o número do título agora faz parte do Histórico do lançamento, para fins de conferência e auditoria.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Período de fechamento dos lançamentos da LCDPR 2.0
Visando aumentar o controle dos clientes do agronegócio sobre as movimentações da LCDPR, implementamos a funcionalidade de bloquear alterações, inclusões ou exclusões de movimentos dentro de um determinado período. Como as tabelas do LCDPR 2.0 podem conter informações de um ano de caixa ou até mais do produtor rural antes da geração do arquivo final para envio à Receita Federal, o bloqueio das edições garante a consistência das informações já revisadas. Para tanto, implementamos a nova tela de Fechamento/Reabertura LCDPR (F603FEC), que permite tanto fechar o período como reabrí-lo para permitir edição. O campo Data Fechamento contém a informação sobre o período fechado atualmente, no formato mês e ano (no primeiro uso, o período será 00/0000). Ao inserir uma nova data, o sistema efetuará a seguinte comparação:
- Caso a nova data seja maior que a Data Fechamento, o sistema fará novo fechamento, bloqueando todos os registros do novo período;
- Caso seja menor, o sistema fará a reabertura do período a partir do mês posterior da nova data informada;
- Caso a nova data seja igual à Data Fechamento, o sistema impedirá a alteração.
A Data Fechamento é utilizada na tela de Integração de Movimentos LCDPR (F603IML), impedindo que sejam integrados movimentos dentro do período bloqueado. Também a tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL) utiliza a Data Fechamento para impedir alterações nos registros. Na grade de Lançamentos integrados LCDPR, agora os lançamentos são exibidos em vermelho, caso estejam bloqueados (ou seja, dentro do período fechado) ou azul, caso estejam desbloqueados. Ao tentar modificar um lançamento em vermelho, o sistema alertará que o lançamento pertence ao período fechado, e não permitirá a edição, exclusão ou inclusão de lançamentos no período. O acesso à tela de fechamento e reabertura é pelo botão Fechar/Reabrir período, na tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL).
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Fechamento/Reabertura LCDPR (F603FEC)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
Integração de movimentos do LCDPR 2.0 a partir da data do último acontecimento
Durante a integração dos registros do LCDPR 2.0, via tela de Integração de Movimentos LCDPR (F603IML), é possível integrar informações de remessa com entrega futura, que são processos de entrada ou saída em que o pagamento acontece em momento diferente da entrega da mercadoria (seja antes ou depois), entretanto é necessário que tanto o pagamento como a remessa estejam concluídos para que a integração seja realizada. Levando em conta que a remessa pode ser realizada meses ou até mesmo anos depois do pagamento, para dar agilidade aos processos de geração do arquivo do LCDPR, flexibilizamos a busca e filtragem dos movimentos, para não mais ficar amarrada à data de pagamento. Ao abrir a tela de Integração de Movimentos LCDPR (F603IML) e inserir a data do último acontecimento daquela movimentação (como, por exemplo, a data de entrega da remessa), o sistema irá localizar e conferir os outros registros anteriores (como o pagamento) e, tendo o pagamento e remessa concluídos, fará a integração desses movimentos.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
Controladoria
Grade de Competências FAF exibe o Valor Índice FAF como percentual
A tela de Modalidade FAF (F661FAF) permite realizar a definição da modalidade do Fator de Ajuste de Fruição (FAF). Para adequar a exibição dos valores, alteramos a grade de Competências FAF para que a coluna Valor Índice FAF exiba o conteúdo como porcentagem. Da mesma forma, a coluna foi renomeada para Valor Índice FAF (%). Como melhorias de usabilidade, a grade será atualizada automaticamente quando o registro for gerado ou processado, não necessitando clicar no botão Mostrar novamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Modalidade FAF (F661FAF)
Web services
Nova versão da porta Exportar para o web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes
Devido à implementação da geração de registro de movimentação na tabela E207ATD, na rotina de fechamento da nota fiscal de entrada, também liberada nesta versão, implementamos nova versão (versão 5) para o web service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, porta Exportar. Nessa atualização, o grupo Atendimentos recebeu a inclusão dos seguintes campos:
- filNfc: Código da filial da nota fiscal de entrada
- codFor: Código do fornecedor da nota fiscal de entrada
- numNfc: Número da nota fiscal de entrada
- codSnf: Código da série da nota fiscal de entrada
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes
Recursos
Envio de contrato de compras e parâmetro dinâmico na integração com o App do Produtor Rural
Problema: na integração com o app do Produtor Rural, encontramos situações que envolviam:
- A API dos contratos enviava mais registros do que o limite parametrizado;
- A geração de pendência de integração no cadastro e a utilização de parâmetro dinâmico.
Correção efetuada: resolvemos as situações descritas na integração com os seguintes pontos:
- Corrigimos o limite de lote ao enviar os contratos de compra;
- Criado o parâmetro dinâmico AGR.FILIAL.PADRAO.INTEGRACOES no cadastro de empresas (F070EMP), que permite definir a filial padrão a ser utilizada nas integrações do Agronegócio.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
- Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
Filiais
Validação de chave de NF3-e em importação e lançamento manual de notas
Ajustamos a rotina de validação de chave de nota fiscal eletrônica (NF3-e, série 66) para importação de notas e lançamento manual.
Com isso, para habilitar a validação da chave dos documentos fiscais, é necessário configurar o campo Consistir chave eletrônica da nota fiscal como S - Sim na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP).
Esta implementação, evitará que durante o recebimento de uma NF3-e do modelo 66 - Nota fiscal de energia elétrica, na nota fiscal de compra, o sistema acuse que a Chave NF-e não corresponde aos dados informados, requerendo a desativação da validação da chave do documento eletrônico para que possa dar entrada neste documento fiscal.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP)
Adequação no sistema e na documentação para conceitos DIFAL e DIFA
Com o objetivo de clarificar os conceitos DIFAL e DIFA (Diferencial Alíquota), que se aplicam respectivamente para documentos de saída e documentos de entrada, ajustamos no sistema a nomenclatura dos campos abaixo na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP):
- de Tipo cálculo DIFAL para Tipo Cálculo DIFA;
- de Descontar ICMS Interestadual da base DIFAL para Descontar ICMS Interestadual da Base DIFA;
- de Alíquota Base de Cálculo DIFAL para Alíquota Base de Cálculo DIFA.
Além disso, também alteramos as documentações da tela de Parâmetros por Estado (F009PPE), Rotinas de ICMS (no tópico Convênio ICMS 52/91) e DIFAL - Diferencial de alíquota | Operações interestaduais com consumidor final, adaptando as nomenclaturas para que fiquem de acordo com sua utilização.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP)
- Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro
- Segmentos > Compliance > Configurações para cálculos fiscais > Impostos > Rotinas de ICMS
- Segmentos > Compliance > Configurações para cálculos fiscais > Operações interestaduais com consumidor final/Diferencial de alíquota
Mercado e Suprimentos
Campos para desconto de PIS e COFINS Retido da base de ICMS ST
Adicionamos novas configurações na tela Tipos Substituições Impostos / Modalidade Base Cálculo / Antecipação - Por Estado (F019TIS), para descontar o PIS Retido e o COFINS Retido na Base ICMS ST ao calcular os itens da nota fiscal de entrada e saída. Esta configuração, pode ser realizada, através dos campos Desc. PIS Ret. e Desc. COFINS Ret., na guia Substituição Imposto / Modalidade Base Cálculo / Antecipação por estado.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Substituições Impostos/Modalidade Base Cálculo/Antecipação > Por Estado (F019TIS)
Cadastro para código ANP para ICMS Monofásico
Visando garantir a geração da tag <origComb>no XML da NF-e, criamos a nova tela Produtos ANP (F019ANP), para cadastrar os produtos ANP e vinculá-los no cadastro do produto através da tela F075PRO.
Para gerar a tag <origComb> no XML da NF-e, é necessário que o produto ANP esteja habilitado para gerar a tag origem de combustível na NF-e, parametrizando o campo Gerar Ori. Combustível da tela F019ANP, como S - Sim.
Locais:
- Cadastros > Mercados e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Produtos ANP (F019ANP)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
Identificadores e parâmetros
Disponibilizados campos de valor do ICMS desonerado no IR VEN-000ALIRF01
Visando atender a IN 2145/2023 sobre o cálculo do imposto de renda para órgãos públicos, liberamos a variável de consulta com o valor do ICMS desonerado no identificador de regra VEN-000ALIRF01, através dos campos VSVlrIcd (Valor de ICMS desonerado) e VSVicStd (Valor de ICMS-ST desonerado) utilizado para alterar o Percentual, Valor e a Base de IRRF quando for feito um cálculo do imposto.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Utilização do identificador de regra CPR-440MANIR01 exclusivo para a tela F440GNE
Complementamos a documentação do identificador de regra CPR-440MANIR01, incluindo a informação de que o identificador em questão é exclusivo da tela F440GNE, sendo esse executado somente no processamento da nota.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Adição de variáveis em identificadores de regra para utilização de ICMS Creditado Efetivamente
Adicionamos aos identificadores de regra COM-000ALPIS01 e COM-000ALCOF01 as variáveis ComNVecIcm, ComNBecIcm e ComNPecIcm possibilitando a utilização dos valores de ICMS Creditado Efetivamente para a personalização dos valores de PIS e COFINS.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Mensagem Cadastro não disponível para este usuário
Complementamos a documentação da tela Ligação Motivos X Soluções (F021MOT), incluindo uma nota informando o motivo da mensagem Cadastro não disponível para usuário, ao tentar cadastrar um motivo. Para saber maiores detalhes, acesse a página F021MOT.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Motivo de situações/observações
Produtos e Serviços
Cálculo de FCI gera looping e fechamento de sessão
Ajustamos a documentação da tela F075FCI, informando da necessidade de avaliar as ordens de produção ou estrutura multinível dos produtos que estão calculando o FCI, assim como estornar o componente consumido na O.P. ou alterar a estrutura de ficha técnica para seguir com o cálculo, quando, ao realizar o cálculo do FCI, o sistema encerrava a sessão devido ao consumo do próprio produto no processo.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cálculo FCI > Cálculo da FCI (F075FCI)
Replicação da coluna Tab. presunção CSLL
Problema: ao informar a coluna Tab. presunção CSLL e clicar no botão Aplicar, a tela não replicava a informação nos demais produtos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para replicar a coluna Tab. presunção CSLL. Além disso, inserimos uma validação nas colunas Tab. presunção CSLL e Tab. presunção IRPJ. Por exemplo: ao informar uma aplicação do tipo CSLL na coluna Tab. Presunção IRPJ, a tela apresentará a mensagem A Tabela presunção deve ser da aplicação IRPJ, e vice-versa também.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Parâmetros fiscais (F075PFF)
Ajuste do campo Conferir Qtde nas Cargas nas telas vinculadas
Problema: o sistema possuía o campo Conferir Qtde nas Cargas com o mesmo funcionamento nas telas Cadastro de Produtos (F075PRO) e Cadastro de Produtos (F075GFP), porém com nomes divergentes, dificultando o entendimento da finalidade do campo.
Correção efetuada: alteramos o sistema para exibir o campo Conferir Qtde nas Cargas com o nome adequado nas telas F075PRO e F075GFP.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Produtos (F075GFP)
Integrar movimentos via Tributos
Problema: ao integrar movimentos via Tributos na tela Controle de Entrada de Produtos (F075CEP), ocorria um Erro de acesso ao banco de dados em bancos Postgre.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para integrar os movimentos corretamente.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Controle de Entrada de Produtos (F075CEP)
Clientes e Fornecedores
Atualização de dados para Grupo e Subgrupos
Complementamos a documentação inserindo a informação que é possível escolher quais dados devem ser atualizados tanto para cliente, quanto para fornecedor e transportadora no grupo Cliente e Subgrupo Gerais. Para conferir acesse a página
Local: Manual do usuário> Segmentos > Compliance > Consulta de cadastros na SEFAZ
Validação do nome do fornecedor no pré-cadastro
Problema: ao utilizar o parâmetro global ConCadMai com o valor S no pré-cadastro de fornecedor através da tela Pré-Cadastro de Fornecedores (F095PCF), era permitido informar o nome do fornecedor com letras minúsculas e/ou com acentuação.
Correção efetuada: alteramos a tela Pré-Cadastro de Fornecedores (F095PCF) para realizar a consistência da mesma forma que ocorre no cadastro via tela Cadastro de Fornecedores (F095CAD).
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Pré-Cadastro de Fornecedores (F095PCF)
Código do país no cadastro da origem da mercadoria e endereço de entrega
Problema: ao utilizar o parâmetro Cliente igual Fornecedor com S - Sim na tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), e ao cadastrar um fornecedor através da tela Pré-Cadastro de Fornecedores (F095PCF), a origem da mercadoria e o endereço de entrega eram gravados sem a informação do código do país.
Correção efetuada: alteramos a rotina de cadastro da origem da mercadoria e endereço de entrega a partir do cadastro do fornecedor via tela (F095PCF), para que a informação do código do país seja gravada no registro em que foi gerado.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Pré-Cadastro de Fornecedores (F095PCF)
Integrações
Consulta e exportação de preço médio através de web service
Para viabilizar a consulta/exportação do preço médio dos itens de produto sem a necessidade de ações customizadas, disponibilizamos a integração do preço médio da filial para os tipos de sistema 01 - Varejo Megasul, 03 - Sintex, 04 - Comércio exterior e 99 - Outros na tela F000SIX.
Além disso, também liberamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.produto, porta ExportarPrecoMedio, novos campos para poder filtrar os dados quando for usado o tipo E - Específico de exportação de dados, permitindo obter dados usando a Origem, Família, Produto ou Derivação como filtro de pesquisa. Estes novos filtros serão obrigatórios quando for usado este tipo de exportação de dados.
Locais:
- Cadastros > Integrações (1) > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
- Recursos > Implementações > Web services
Empresas
Aumento do tamanho do campo Fantasia
Modificamos o tamanho do campo Fantasia (E070EMP.SigEmp) , que permite informar o nome fantasia da empresa para suportar até 30 caracteres. Este campo pode ser encontrado nas telas relacionadas abaixo.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Cadastros > Empresas > Cadastro (F070EMP)
- Cadastros > Empresas > Cadastro > Botão Duplicar (F070DEM)
- Cadastros > Modelos de plano > Validade (F043VMP)
- Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Intercompany (F650ICP)
Informar um código de filial destino na duplicação de empresa
Apenas para proprietárias ECFX, ECFM, ECFH, ECFJ e ECFI: disponibilizamos o campo Código Filial iniciar em na tela de Duplicação de Empresas (F070DEM). Ao duplicar as filiais, será possível informar o código inicial da filial destino. Caso mais de uma filial seja duplicada, as demais serão criadas conforme a sequência numérica do valor informado.
Local: Cadastros > Empresas > Cadastro de Empresas (F070EMP)
Gestão de Tributos
Valores atualizados com NFs complementares
Implementamos para que as notas fiscais de entrada integradas ao Controle de Entrada e Saída de produtos tenham seus valores atualizados com eventuais NFs complementares (TipNfe = 9) quando a integração for feita via tela F075CEP com origem Comercial.
Antes, as notas fiscais complementares eram registradas como uma entrada à parte, permitindo a entrada com valor de ICMS ST, mas com quantidade de entrada zerada. Assim, este valor complementar de ICMS ST não era recuperado pela empresa ao gerar os arquivos fiscais de ressarcimento.
Esta implementação tem efeito apenas para a integração via tela F075CEP, não afetando a integração online (feita no fechamento das notas fiscais).
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DRCST (SC) (F669DRI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > ADRC-ST (PR) (F669DRR)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > Portaria CAT 42/2018 (F669GPC)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Controle de Entrada de Produtos (F075CEP)
Sugestão de ajustes na apuração dos impostos
Adicionamos uma nova funcionalidade de sugestão de ajustes por meio do botão Sugerir na tela Ajustes da Apuração do Imposto para o SPED Contribuições (F661AJS). Ao informar os dados mínimos (código do dispositivo fiscal, tipo de ajuste, data de operação e situação tributária), você pode sugerir os ajustes como Agrupado por documentos ou Documento:
- Agrupado por documento: retorna todos os documentos em um registro, somando as bases e o valor de ajuste, conforme o dispositivo fiscal informado
- Documento: retorna os registros separados por nota fiscal ou redução Z
Desta forma, permite definir se os registros M220 e M620 do SPED Contribuições serão gerados de forma aberta ou agrupada.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I12 > Ajustes da Apuração do Imposto para o SPED Contribuições (F661AJS)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Contabilização individualizada por tipo de imposto retido
Implementamos para que a apuração do imposto tipo 77 grave, na tabela E661CCI, o valor de cada tipo de imposto consolidado na apuração. Assim será possível contabilizar a transferência entre contas de cada tipo de imposto retido para a conta que vai receber o lançamento da baixa do título gerado pela apuração.
Disponibilizamos também o campo C/C Imposto na tela Apuração da Retenção na Fonte (F0690ARF), que permite consultar a conta corrente da apuração do imposto tipo 77 - Retenção na Fonte - EFD Reinf processado. Também permite consultar o montante a pagar por imposto (IRRF, PIS, COFINS, CSLL e Outras Retenções).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Apuração das Retenções na Fonte (F690ARF)
Envio da Situação da Pessoa Jurídica no registro R-1000
Ao enviar o registro R-1000 para filial do tipo Pessoa Física, ocorria o seguinte erro:
- MS1133 - Crítica: O campo Situação da Pessoa Jurídica (indSitPJ) deverá ser obrigatoriamente informado apenas se o Tipo Inscrição do Contribuinte (tpInscr) = 1 (CNPJ), caso contrário não deverá ser informado
A fim de resolver isso, ajustamos a exportação do registro R-1000 da EFD-Reinf para filial do tipo Pessoa Física de forma que, neste caso, a tag indSitPJ não seja gerada no arquivo.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
Ajustes nos registros D700, D730, D750 e D760 do SPED Fiscal
Ajustamos a exportação dos registros D700, D730, D750 e D760 a fim de atender ao Guia Prático 3.1.6 do SPED Fiscal. Para saber mais, acesse a documentação dos registros.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Recalcular as retenções das baixas de forma proporcional à retenção feita na nota fiscal de entrada
Substituímos os identificadores de regra IMP-690REGRRET e IMP-690REGCOMP, utilizados na integração dos registros R-4010 e R-4020 pela tela F690ILA, pelo parâmetro global IniRegRet (tela F000PGS). Empresas que utilizavam ao menos um destes identificadores ativos terão o parâmetro global inicializado com o valor "S - Sim".
Com essa alteração, clientes GO UP poderão integrar a EFD-Reinf os pagamentos de títulos de NF onde a retenção de PIS/COFINS/CSLL/Outras Retenções ocorreu no fechamento da nota.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Integração de títulos baixados por Abatimento (AB) ou Crédito (CR)
Na integração dos registros R-4010 e R-4020 por meio da tela F690ILA, os títulos baixados por Abatimento (AB) ou Crédito (CR) não eram integrados. Adequamos a rotina para considerar estes movimentos de baixa quando a retenção das contribuições sociais ocorreu no fechamento da nota.
Essa correção depende do identificador de regras IMP-690REGRRET ativo a fim de que os impostos retidos sejam recalculados de forma proporcional ao valor das baixas do título.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Leiaute 10 do SPED ECF
Ato Declaratório Executivo Cofis nº 59/2023 que dispõe sobre o MO do Leiaute 10 da - ECF. Publicado em 27/12/2023.
Com a publicação do novo manual para a geração do SPED ECF, adequamos o sistema a fim de que seja possível gerar a versão 10 do arquivo. Para empresas que precisam entregar os novos registros N605, X360, X365, X366, X370, X371 e X375, será necessário importar as tabelas dinâmicas por meio da tela F660TDS.
Disponibilizamos também:
- A função LUCRO_EXPLORACAO, que retorna se há alguma classificação contábil informada como Lucro de Exploração no relacionamento entre plano de contas
- O campo Lucro de Exploração na tela Relacionamento entre Modelos de Plano (F043RMP). Quando o tipo de relacionamento entre plano de contas for 1 - Contábil, o sistema permite ao usuário indicar se as contas analíticas têm relação com lucro de exploração, onde o objetivo é detalhar o saldo no registro N605 - Contas contábeis envolvidas na apuração do Lucro da exploração
Para conferir as alterações nos registros, acesse a documentação do leiaute.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contábil Fiscal (F669ECF)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Tabelas Dinâmicas (F660TDS)
Integração do registro R - R2055
Problema: quando a data da primeira pesagem era em um dia e a data da emissão da nota no dia posterior, as notas fiscais de depósito eram integradas indevidamente no registro R-2055 na tela EFD-Reinf - Integração (F690ILA).
Correção efetuada: ajustamos a rotina de integração da tela F690ILA para que os registros R-2055 sejam considerados corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Máscara CPF e CNPJ no relatório DIMOB
Problema: o CPF/CNPJ do locador estava considerando o tipo de cliente (pessoa física ou jurídica) ao invés do tipo do fornecedor, gerando o CNPJ com formato de CPF e vice-versa.
Correção efetuada: corrigimos a geração do campo CPF/CNPJ do locador para respeitar a máscara conforme o tipo do fornecedor.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 095 - DIMOB - Dec. Inf. s/ Atividades Imobiliárias (CIAE095.GER)
Inclusão do número do registro no campo Código do participante
Complementamos a documentação de Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI), no tópico REGISTRO H010: INVENTÁRIO, incluindo código do Registro 0150, do qual o campo COD_PART pertence.
Local: Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Bloco H
Preenchimento dos registros F120 e F130 do SPED Contribuições
A partir desta versão, na integração dos bens para o patrimônio o sistema reconhecerá o valor do ICMS deduzido da BC de PIS/COFINS em um campo específico. Desde as versões 5.10.2.104 e 5.10.3.13 estes bens eram integrados com a base de cálculo já deduzida do valor do ICMS, porém o portal do SPED orienta que quaisquer valores que precisam ser excluídos da base de cálculo dos créditos sejam informados no campo PARC_OPER_NAO_BC_CRED dos registros F120 e F130 do SPED Contribuições.
Dessa forma, adequamos as rotinas de integração de bens via NF Suprimentos/Tributos/Bens Acréscimos para que reconheçam o valor do ICMS deduzido como Parcela a excluir da base de cálculo do PIS/COFINS e a base de cálculo do crédito seja integrada com o valor da BC integral a fim de que a parcela a excluir possa ser apropriada mensalmente no cálculo da depreciação.
Nota
Bens integrados a partir desta versão vão apurar os créditos sobre a base integral menos a parcela a excluir e apresentar os registros F120/F130 detalhando a parcela de exclusão. Bens que foram previamente cadastrados com a base de cálculo líquida do ICMS vão continuar apurando créditos sobre a base reduzida e apresentando somente a BC já deduzida nos registros F120/F130.
Novos campos:
- Valor Base Excluir Pis e Valor Base Excluir Cofins na grade Itens Notas Fiscais de Entrada da tela Cadastro de Bens via NFE - Recebimentos (F670EBN) e na grade de mesmo nome da tela Cadastro de Acréscimos via NFE/Requisição (F670EBA)
Confira também a documentação sobre Cálculo do Crédito.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
- Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Acréscimo via NFE/Requisição (F670EBA)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos (F070FEF)
- Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Tributos (F670EBI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Estorno de créditos e apurações
Disponibilizar o identificador de regras IMP-661EXCRST1 (F098REG), com a finalidade de impedir que os créditos e suas compensações, apurados na tela Tributos pagos a maior/indevidamente (F661RST), sejam estornados durante o estorno da apuração dos impostos via tela Exclusão de Cálculo (F661EXC).
Confira também a documentação sobre Pagamentos indevidos ou a maior de tributos federais.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Exclusão (F661EXC)
Duplicar o cadastro do Detalhamento das Receitas/Deduções e Exclusões
Disponibilizamos o botão Duplicar na tela Cadastro do Detalhamento das Receitas/Deduções e Exclusões PIS/COFINS (F055RDE). Ele permite duplicar o cadastro selecionado para uma nova competência.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Detalhamento das Receitas/Deduções e Exclusões PIS/COFINS (F055RDE)
EFD Contribuições | NT nº 08/2023
EFD Contribuições | NT nº 08/2023 - Migração contribuintes PIS_Pasep sobre Folha para eSocial
Publicado em 17/11/2023
Foi publicada a Nota Técnica 008/2023 com informações sobre a migração da escrituração do PIS/Pasep sobre folha da EFD Contribuições, registro M350, para o eSocial.
A partir da competência 01/2024, os valores relacionados à folha de pagamento não serão recolhidos pelo ERP por meio da tela de Apuração dos Impostos (F661PAI), na apuração do PIS cumulativo e/ou não cumulativo. O registro M350 também não será mais exportado no SPED Contribuições a partir dessa data.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Aproveitamento dos saldos de BC negativa
Disponibilizamos um método para aproveitamento dos saldos de BC negativo ao utilizar as funções COMPENSAR_PRJ_BCN_TOTAL e COMPENSAR_PRJ_BCN na apuração do IRPJ/CSLL. Para isto, basta habilitar o novo identificador de regras IMP-661PAICP01.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de regras (F098REG)
Exportação de NFTS para São Paulo e Salvador
A fim de permitir que o ERP envie a declaração de serviço tomado para os municípios de Salvador e São Paulo via web service, implementamos para que, na exportação de NFTS para estes municípios por meio da tela F669GDM_2, seja possível fazer a integração com o sistema da respectiva prefeitura, desde que a solução eDocs esteja ativa. Também disponibilizamos a tela Painel Status Documento - NFTS (F669PAN) para consultar o retorno dos arquivos enviados.
Para utilizar esta solução:
- Atualize sua versão do eDocs para a 5.8.14.55
- Na tela Cadastro de Declarações (F049DEC), importe o cadastro da nova declaração 1024 - NFTS - integração eDOCS, disponível no .XML DACT003.XML
- Na tela Declaração Eletrônica de Serviços (F008GDM), parametrize o município com a declaração acima e o novo campo Transmitir NFTS para o eDocs igual a S - Sim
Disponibilizamos também:
- O relatório ISS - SP - São Paulo - NFTS na tela Geração ISS - Municipal (F669GDM)
- A guia NFTS na tela Geração ISS - Municipal (F669GDM_2), com as opções O que integrar e Abrir painel após a exportação
- O campo Quantidade de notas a serem enviadas por lote na NFTS no grupo Documentos Eletrônicos da tela Parâmetros de Integração (F191CPT)
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Municipais > ISS - Municipal (F669GDM)
- Cadastros > Localização > DES-IF - Declaração Eletrônica das Instituições Financeiras (F008GDM)
- Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT)
Melhoria na usabilidade da tela de Exportação da EFD-Reinf
A fim de melhorar a performance e a usabilidade da tela de Exportação da EFD-Reinf (F669ERE), disponibilizamos a caixa de seleção Exibir registros nas grids. Ela indica se o sistema deve carregar ou não as informações nas grades dos registros R-2010, R-2020, R-2055, R-4010, R-4020, R-4080 e R-9000.
Disponibilizamos também os botões Mostrar e Filtros. Ao clicar em Mostrar, será carregada apenas a grade na guia do registro selecionado. Ao clicar em Filtros, a tela exibe um painel com os filtros relacionados. Ambos funcionam para os registros indicados acima.
Acesse a documentação da tela para conferir os filtros disponíveis.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
Gestão de Contabilidade
Tipo de classificação exportada preferencialmente no registro I051
A partir da versão 9.0 do guia prático da ECD, foi implementada uma validação no PVA onde não serão aceitas, no registro I051, duas classificações para uma conta da empresa sem que o centro de custo seja informado.
A fim de atender este cenário, disponibilizamos o campo Tipo classificação exportada preferencialmente na tela do SPED Contabil - ECD (F669ECD), de forma que você possa indicar qual classificação será listada no registro I051. Isto quando houver segregação das classificações por grupo de atividade na ligação entre o plano da empresa e o plano referencial, via tela Relacionamento entre Modelos de Plano (F043RMP).
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Gestão de Patrimônio
Redução do ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS
Na geração de bens acréscimos via NFE/Requisição (F670EBA), será integrada para a base de PIS/COFINS do bem a mesma base de cálculo informada no item da nota fiscal de entrada. Dessa forma, eventuais descontos na base de cálculo ocorridas na entrada da nota (como o valor do ICMS) serão refletidos na geração do bem patrimonial.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Acréscimo via NFE/Requisição (F670EBA)
Melhorias no relatório de transferência de bens
A fim de permitir mais flexibilidade na conferência de transferências patrimoniais por meio do relatório 065 - Transferência de bens (CPBE065.GER), fizemos os seguintes ajustes:
- Adicionamos um campo de filtro de transações de origem nas entradas
- Adicionamos o tipo de transferência Todos. Ao utilizá-lo, filtra as movimentações com transação de origem e tipos de transferência entre bens:
- Entre Contas Contábeis (E001TNS.PATTRF = C)
- Entre Centro de Custos (E001TNS.PATTRF = U)
- Entre Filiais (E001TNS.PATTRF = F)
- Entre Locais Reais (E001TNS.PATTRF = L)
- Adicionamos quebra e ordenação por transações de origem, sendo necessário utilizar o tipo de transferência Todos
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Relatórios > 065 - Transferência de bens (CPBE065.GER)
Gestão de Contas a Pagar
Novo percentual de IRRF para contratos de mútuo com pessoa física
Ajustamos a geração de título de IR na retenção de impostos durante a baixa do contas a pagar, para considerar o novo percentual de IRRF criado para contratos de mútuo com pessoa física. Este novo percentual foi criado na tela de Cadastro de Tipos de Título (F002TPT). Caso seja definido um percentual de IRRF para contratos de mútuo maior que 0 (zero) para um título, o sistema considerará esse novo percentual ao calcular o valor do título de IR.
Além das telas abaixo mencionadas, esta alteração também afeta os web services com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta GerarBaixaPorLoteCP e com.senior.g5.co.int.varejo.titulos, porta BaixarTitulosCPVarejo.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa manual (F501MCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Por Lote - Manuais (F501BLM)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Por Lote - Automáticas (F501LOT)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Motivos Diversos (F501BMD)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas (F600GEC)
- Recursos > Implementações > Web services
Cálculo de impostos para Valor líquido, Valor Título e Total Impostos
Problema: quando o titulo foi feito na tela Preparação de Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PPR ), ao mostrar na tela Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM) era apresentada uma duplicação de desconto do Total Impostos Previstos no valor líquido exibido no rodapé.
Correção efetuada: ajustamos a seleção por preparação da tela (F510PRM) para que mostre o Valor líquido,Total Impostos Previstos e Valor Títulos no rodapé da tela.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM).
Inclusão do campo Competência Contrato
Complementamos a documentação da tela Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP), incluindo nessa o campo Competência do Contrato. Para conferir a melhoria, acesse a página F501TCP.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > F501TCP - Títulos/Manutenção do Contas a Pagar
Inclusão de filtro por abrangência para seleção de filiais
Disponibilizamos no cabeçalho da tela Exclusão de Títulos Previstos do Contas a Pagar (F501EPP) o campo Filial, que permite filtrar os títulos de uma ou mais filiais. Como este filtro é por abrangência, é importante destacar que, ao filtrar mais de uma filial, a performance do sistema poderá ser afetada, visto que aumentará consideravelmente a quantidade de registros carregados.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Exclusão de Títulos Previstos (F501EPP)
Gestão de Contas a Receber
Implementações no sistema para edição e consulta da bandeira de cartões para as operadoras financeiras
Com o objetivo de permitir definir o percentual de taxa por bandeira de cartão no cadastro de operadoras financeiras. alteramos o sistema para editar a bandeira de cartões no cadastro de operadoras financeiras (F066OPE), através do campo Bandeira do Cartão. O valor padrão do campo é N/A e este será habilitado para edição quando o parâmetro global HabBanCar estiver habilitado.
Além disso, implementamos na tela de manutenção de títulos (F301TCR), o campo Bandeira que possibilitará consultar a bandeira definida para os títulos. Já na tela de conciliação de cartões (F301CCC), adicionamos as colunas Bandeira e % taxa repasse operadora, para que mostrem a bandeira do cartão e o percentual de taxa de repasse da operadora, caso o título possua bandeira e número de parcela cadastrados.
Locais:
- Cadastros > Finanças > Operadora financeira (F066OPE)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção (F301TCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Conciliação Cartões (F301CCC)
Portador anterior no retorno da cobrança escritural
Alteramos o sistema para que no retorno da cobrança escritural, seja considerado o portador anterior na validação de portador das operações do tipo 11 - Retorno de Instrução através da tela de Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB) e do processo automático 148 - Retorno da Cobrança Escritural.
Esta implementação fará com que, após receber as instruções de troca de portador (solicitação de baixa) do banco, o sistema identifique o título com o portador corretamente.
Importante
Esta implementação não afeta o processo automático 11 - Retorno da Cobrança Escritural.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno (F310RTB)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Preenchimento do campo Forma de Pagamento na Geração de Títulos
Problema: ao informar os dados para geração de títulos na tela Geração de Títulos em Lote do Contas a Receber (F301GTR), não era permitido preencher o campo Forma de Pagamento para as transações 90330 (adiantamento efetivo) e 90313 (adiantamento previsto).
Correção efetuada: ajustamos a tela (F301GTR) permitindo o preenchimento do campo Forma de Pagamento para as transações 90330 e 90313. Este campo permitirá acesso somente quando a transação estiver configurada para 1 -Adicionar Duplicatas/Outros ou 2 -Adicionar Créditos.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Geração de Títulos em Lote do Contas a Receber (F301GTR)
Web services
Substituição de títulos com Web Services
Problema: o web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta SubstituirTitulosCP, apresentava uma crítica indevida referente ao tipo de título substituído. A rotina obrigava que o tipo de título fosse exclusivo Varejo quando na realidade este parâmetro deveria ser ignorado por não se tratar de um web service exclusivo de Varejo.
Correção efetuada: ajustamos para que a substituição do título através do web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos ignore o parâmetro que indica se é, ou não, exclusivo Varejo.
Local: Recursos > Implementações > Web Services
Gestão de Tesouraria
Identificador de regra TES-600MCCOT0 para transferências com moedas estrangeiras
A fim de corrigir a movimentação de transferência de valores com moeda estrangeira, implementamos o identificador de regra TES-600MCCOT01 para que na transferência de contas busque o valor de cotação da moeda informada na tela de movimento e não o valor da cotação da moeda no dia. Para conferir esta melhoria, acesse a documentação.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Movimentos de Caixa e Bancos (F600MCC)
Gestão de Armazenagem | WMS
Reenviar cancelamento quando negado pelo WMS
Sabemos que no processo de separação, o cancelamento após o faturamento deve partir do ERP, por meio da tela F140CNW, indicando que a mesma seja reaberta ou não. Mas agora, sempre que esse cancelamento for negado pelo WMS por já estar na situação Expedido, é possível fazer o reenvio do mesmo, cancelando novamente pela mesma tela.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Cancelamento de Notas Integradas com WMS (F140CNW)
Variável liberada para utilização na integração com WMS Senior
Agora, a variável IntNShelfLifeEstoque do IR GER-000INWMS09 que já era disponibilizada para o WMS Alcis, também poderá ser utilizada para a integração com o WMS Senior. No entanto, ela terá um comportamento diferente para cada integração:
- WMS Senior: Caso não haja informação nesta variável, o ERP exportará a data de validade do cadastro do produto na tela F075PRO, na guia Derivações. Em qualquer cenário (com ou sem informação nesta variável), o campo prazoValidade será preenchido no Json de exportação;
- WMS Alcis: Ao informar a variável, o campo shelfLifeEstoque será preenchido no Json de exportação.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Novas configurações na integração com WMS para requisições de estoque
Disponibilizamos novas parametrizações na tela de Configuração de integração ERP WMS (F185CFG), referente ao processo de requisição de estoque. Com esta implementação, será possível desativar a integração com o WMS, mesmo que o depósito utilizado nas requisições estejam configurados para integrar. Para desativar, o campo Integra requisição da tela F185CFG, deve estar definido como N - Não.
Além disso, o tratamento a ser realizado no retorno de separação a menor também poderá ser definido, sendo possível cancelar ou manter em aberto a diferença.
Locais:
- Cadastros > Integrações > Gestão de Armazenagem | WMS Senior > Configurações (F185CFG)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Consultas > Produtos (F207CEM)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos (F210AME)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Gestor Senior
Integração da ordem de compra com o Senior Gestor App
Problema: na rotina de integração com o Senior Gestor App, quando o conteúdo compactado da Ordem de Compra era superior 19999 caracteres, era apresentada a mensagem Erro na execução do processo automático: Não foi possível recuperar dados do cursor sobre a tabela E999TES devido ao erro: buffer error.
Correção efetuada: ajustamos a capacidade da coluna que armazena o conteúdo da tarefa que é enviada para o Gestor Senior App.
Local: Aplicativo Gestor Senior
Reenvio de múltiplos registros para o Aplicativo Gestor Senior
Disponibilizamos uma melhoria na funcionalidade de reenvio das pendências de aprovação para o Aplicativo Gestor Senior, que permitirá selecionar mais de um documento para ser integrado, através da coluna Sel. da grade Registros do Controle de Aprovação. Também adicionamos os botões Marcar e Desmarcar que facilitam esta seleção.
Para realizar o processo, acesse a tela de Monitoramento de Integrações com Gestor Senior App (F999IGS).
Local: Cadastros > Integrações > Workflow 2.0 > Monitorar registros (F999IGS)
Expiração de solicitação anterior quando requisição sofre alterações na integração com o Aplicativo Gestor Senior
Problema: as solicitações de aprovação/reprovação de requisição (processo 3) não expiravam quando a requisição sofria alterações na integração com o Aplicativo Gestor Senior.
Correção efetuada: realizamos um ajuste na rotina para que, a cada alteração da requisição, o evento de integração com o aplicativo seja atualizado, e assim, expirar a solicitação enviada anteriormente.
Local: Aplicativo Gestor Senior
Web services
Obrigatoriedade do campo IdentificadorSistema em portas novas do web service
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, incluindo uma nota informando sobre a obrigatoriedade de informar os dados do IdentificadorSistema para novas portas do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Campos para exportação dos dados de cadastro de produto para venda
Disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos, porta Exportar, os campos RedSai e RedSnc para realizar a exportação dos dados de cadastro de produto para venda.
Estes campos permitem exportar informações de redução de base de cálculo de ICMS, evitando que seja necessário atribuir propositalmente uma alíquota fictícia para conseguir emitir as NFC-es, o que anteriormente causava críticas na transmissão do SPED, e fazia com que este precisasse ser ajustado de forma manual no sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Adequação de web service para integração de informações do leiaute da NFCe 4.0
Disponibilizamos novos campos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta Gravar, para integrar informações que pertencem ao leiaute da NFCe 4.0. Além disso, também criamos a nova porta de número 8, para a disponibilização destes campos.
Nos dados gerais da Nota Fiscal de Saída foram adicionados os seguintes campos: Valor do Frete (VlrFre), Peso Bruto (PesBru), Peso Líquido (PesLiq), Quantidade de Embalagens (QtdEmb), Numeração da Embalagem (NumEmb), Código da Embalagem (CodEmb), Indicativo se deve Somar Frete ao Valor Líquido (SomFre), e Indicativo se o Frete é CIF ou FOB (CifFob).
Nos itens de produtos foram disponibilizados os campos: Valor do Frete (VlrFre), Peso Bruto (PesBru), Peso Líquido (PesLiq).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Consulta e exportação de características de produtos e derivações através de web service
Disponibilizamos no web service Com.senior.g5.co.cad.produtos, porta Exportar, as características dos produtos e derivações, visando permitir a consulta/exportação destas informações gravadas na tabela Cadastros - Características de Produto (E010CTE), fazendo com que não sejam necessárias ações customizadas para realização deste processo.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Emissão de notificação dos erros encontrados no processo de integração das ordens de separação entre ERP x WMS WIS
Disponibilizamos uma nova funcionalidade que permite notificar os erros encontrados no processo de integração das ordens de separação entre ERP x WMS WIS, através da senior X Platform. A comunicação será realizada pelo Processo automático 84 - WMS Senior, quando o parâmetro TIPO estiver configurado com o valor NOTIFICACAO.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Rastreamento na transferência de produtos entre depósitos no WMS WIS
Disponibilizamos uma melhoria que permite o rastreamento dos movimentos, quando realizada a transferência de produtos entre depósitos após a inspeção de recebimentos de mercadorias. Para ativar, é necessário configurar o novo parâmetro global NfcTrfInp na Manutenção dos parâmetros globais do sistema.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
WMW Vendas
Parametrização do processo agendado 82 - Tornar Pendentes Exportações Não confirmadas na integração do ERP com Força de Venda
Complementamos a documentação de Pré-requisitos e parametrizações da Integração ERP com Força de Venda, incluindo o tópico 7, que trata da obrigatoriedade da parametrização do processo agendado 82 - Tornar Pendentes Exportações Não confirmadas, assim como adicionamos um link para um artigo com maiores informações sobre.
Local: Integrações com outros sistemas > Integração para Força de Venda (WMW Vendas) > Administração de Sistema > Pré-requisitos e parametrizações
Disponibilizado campo para indicar a situação do registro no WMW
Implementamos no sistema, o campo Situação WMW (SitWmw) que possibilita tratar de forma exclusiva o indicativo de status para sistema parceiro WMW. Este campo, indicará se esse registro está ativo ou inativo para o WMW nas telas:
- F028GCP - Condições de Pagamento
- F028CCP - Consulta de Condições de Pagamento
- F012FAM - Cadastro de Famílias
- F066FPG - Formas de Pagamento
- F081GTP - Tabela de Preço de Venda
- F081TPA - Tabelas de Preço Vendas Agrupada
- F081CTV - Consulta Tabela de Preço de Venda
- F070FVE - Parâmetros da Filial para Vendas
- F090REP - Cadastro de Representantes
- F205DEP - Depósitos
E também na porta Exportar dos web services abaixo:
- com.senior.g5.co.cad.familias
- com.senior.g5.co.cad.condicaopagamento
- com.senior.g5.co.cad.formapagamento
- com.senior.g5.co.cad.tabelapreco
- com.senior.g5.co.cad.representante
- com.senior.g5.co.cad.deposito
- com.senior.g5.co.cad.filial
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento > Cadastro (F028GCP)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento > Consulta (F028CCP)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Cadastro (F205DEP)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Formas de Pagamento > Cadastro (F066FPG)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Cadastro (F081TPA)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Consultas > Vendas (F081CTV)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Vendas (F081GTP)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Famílias (F012FAM)
- Cadastros > Representantes > Cadastro (F090REP)
- Recursos > Implementações > Web services
senior X Platform
Reenvio do remanejamento na integração do ERP com Alcis
Problema: ao reenviar o remanejamento que estava com a situação aguardando processamento, era apresentado o erro Não foi possível finalizar o evento de movimento de estoque: [Ljava.lang.StackTraceElement no monitor.
Correção efetuada: ajustamos a situação do registro antes de começar o processamento e a rotina ficou funcional para o reenvio do remanejamento.
Alterações no processo automático de integração do fluxo de caixa entre ERP e senior X
Implementamos alguns ajustes no processo automático 163 - Integração do fluxo de caixa entre ERP x senior X, sendo eles:
- limitação da quantidade máxima de pendências que será integrada por execução.
- liberação das gestões de tesouraria e preparações para o envio com paralelismo. Confira todas as gestões disponíveis acessando a documentação do processo.
- otimização do processamento do retorno, para que mais lotes sejam processados por execução.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Armazenagem | WMS Alcis
Reabilitação de notas fiscais de entrada após conferência do WMS
Alteramos o processo de recebimento na integração com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior e WMS Alcis, de forma que o sistema permita que seja possível reabilitar uma nota fiscal de entrada após o retorno de conferência do WMS, bem como sejam alterados campos fiscais, de observação, dentre outros. Porém, é importante destacar que os campos relacionados ao estoque (como Quantidade, Unidade, Depósito, etc.) permanecerão bloqueados para qualquer alteração.
Esta alteração foi realizada no serviço de integração e na tela F440GNE, porém só terá o efeito descrito se houver integração com o Gestão de Armazenagem | WMS Senior ou com o Gestão de Armazenagem | WMS Alcis.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Cotei
Nova Área do Comprador e integração de cadastro de compradores entre ERP XT e Cotei
Para garantir a experiência do usuário que utiliza a ferramenta de cotação Cotei, agora é possível utilizar dentro do Portal a Área do Comprador. Essa área conta com uma variedade de recursos para auxiliar o usuário comprador nas análises das cotações e tomada de decisão. Para utilizar essa funcionalidade é necessário que sejam integrados os usuários do ERP XT ao Cotei.
Para isso, aplicamos validações nas telas de Cadastro de Usuários (F099UCA) e Configurações de E-mail (F099UCE), para que, quando for alterado o e-mail do usuário e este for comprador no Cotei, o sistema gere uma mensagem de alerta informado que o e-mail pode estar vinculado com cotações no portal do Cotei, e que com a mudança para um novo e-mail, não terá vínculo com as cotações antigas e que para acessá-las faz-se necessário utilizar o login com o e-mail anterior.
Além disso, também criamos o parâmetro global GerPdcCot que permite ativar ou desativar a geração de pendência de atualização de cadastro de usuário comprador no Cotei. Este parâmetro possui o valor padrão S - Sim, e com isso sempre que for alterada uma informação no cadastro do usuário no Gestão Empresarial XT, e este usuário for comprador no Cotei, será criada uma pendência de atualização de cadastro do comprador, que será enviada para o Cotei quando o processo automático de rotina 137 - Integração ERP x Cotei ou a integração com o Cotei forem executados.
Aproveitamos esta implementação, e adicionamos um vídeo que mostra na prática o processo de integração do cadastro de comprador. Acesse e confira!
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Cadastros > Usuários > Cadastro (F099UCA)
- Cadastros > Usuários > Configurações de e-mail (F099UCE)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de PCP
Itens de Pedidos mudando a situação de produção (GerNec) para 5
Problema: ao diminuir a quantidade da OP de nível intermediário vinculado a um pedido, alterava a situação de produção (GerNec) do item do pedido para 5-Nec. Cancelada.
Correção efetuada: corrigimos para não alterar a situação de produção do item do pedido, quando diminuir a quantidade de OP de nível intermediário.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Manutenção de Ordens de Produção/Serviço > Alteração da Quantidade Prevista da O.P./O.S. (F900AQP)
Ajuste no processo agendado de explosão de necessidades
Problema: ao executar o processo agendado de explosão de necessidades ocorria erro de Out of memory no final do processamento.
Correção efetuada: corrigimos o vazamento de memória na rotina de explosão de necessidades do produto e geração de ordens de produção.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Ordens de Produção/Serviço > Geração > Geração Simplificada (F910GPR)
Gestão de Chão de Fábrica
Inclusão de descrição de campos em documentações das telas Requisita separação Componentes p/ O.Ps. dos Depósitos (F900RCP) e Separação de Componentes requisitados p/ O.Ps. (F913SCE )
Complementamos a documentação da tela Requisita separação Componentes p/ O.Ps. dos Depósitos (F900RCP), incluindo uma descrição referente o campo Depósito Destino e campo Depósito, bem como, na tela Separação de Componentes requisitados p/ O.Ps. (F913SCE ), foi incluída uma descrição para o campo Depósito.
Locais:
- Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Separação de Componentes Depósito > Solicitação
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Separação comp. p/ O.Ps.
Exclusão do ICMS na base PIS e COFINS retido nas operações de venda
Adequamos o sistema para realizar o desconto do ICMS da base do PIS e COFINS somente nos valores de PIS e COFINS a recuperar (nas operações de vendas), e também nos respectivos campos de estorno por devolução.
Anteriormente, o ERP utilizava a configuração Desconta o valor de ICMS da base de cálculo do PIS (CprIcp) e Desconta o valor de ICMS da base de cálculo do COFINS (CprIcc) da tabela Transações - Compras (E001TCP) para descontar o valor do ICMS da Base PIS Retido (VlrBpt) e Cofins Retido (VlrBct) respectivamente.
Esta implementação foi liberada também para o módulo de Suprimentos, e aplica as mesmas mudanças para os documentos de entrada.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Simplificada (F120GPB)
- Mercado > Gestão de Vendas > Orçamentos > Geração de Orçamento (F119OCT)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Alteração de sistema para reabilitação de pedido ao cancelar NF
Problema: ao cancelar nota fiscal, o sistema não reabilitava o pedido, deixando com que seus itens permanecessem com situação igual a 4 - Liquidado, ao invés de reabilitar e deixar com situação igual a 8 - Preparação Análise ou NF.
Correção efetuada: alteramos o sistema para reabilitar o pedido quando uma nota fiscal de saída com a série que não possui documento fiscal estiver sendo cancelada.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Campos para a inserção de mensagens fiscais no XML da NF-e
Adicionamos na tela Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal (F027BNF), na grade Ligação, novos campos de mensagens do benefício fiscal: Mensagem 1, Mensagem 2, Mensagem 3 e Mensagem 4.
De encontro a isso, para que possam ser exportados, também disponibilizamos os campos de mensagens fiscais CodMs1, CodMs2, CodMs3, CodMs4 no web service com.senior.g5.co.cad.sittributarias.dispfiscal, porta Exportar.
Na emissão da nota fiscal de saída, ao sugerir o dispositivo fiscal para os itens de produto ou serviço, são carregadas as mensagens do benefício fiscal informadas na ligação de situação tributária com o dispositivo fiscal e, em seguida, as configuradas na transação do item de produto ou serviço. Para saber mais como funciona o comportamento do sistema, consulte a documentação da tela Digitação de Notas Manuais (F140GNF) onde adicionamos um exemplo para clarificar esta rotina.
Locais:
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal (F027BNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado (F140LOT)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pré-Faturas (F135GNA)
- Recursos > Implementações > Web services
Agrupamento de pedidos por indicativo presencial do consumidor
Tendo em vista melhorar e facilitar a visibilidade de notas geradas a partir de pedidos com indicativo presencial do consumidor, adicionamos este critério de agrupamento, fazendo com que notas geradas através da tela Faturamento em Grade (Análise de Embalagens) (F140FGR) agrupe os pedidos por este indicativo.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Faturamento grade (Análise de embalagens) (F140FGR)
NT 2019.001 | Inclusão e recebimento de campos para crédito presumido e código de benefício fiscal de redução de base de cálculo para NF de saída
Para atender a NT 2019.001 e permitir que o ERP gere a emissão de NF-e compatível com a nova versão de leiaute, visto que isto tem impacto na operação de clientes com créditos presumidos ou redução de base de cálculo diferida, realizamos a seguinte implementação no sistema conforme abaixo:
Na tela de Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS), foram incluídos os campos: Ben. Fiscal Créd. Pres. (Código do Benefício Fiscal de crédito presumido aplicado ao item), % Créd. Presumido (Percentual de crédito presumido) e Ben. Fiscal Red. Base (Código de Benefício Fiscal de redução de base de cálculo"), que influenciam diretamente a importação de NF-e Entrada pelo XML (Leiautes NF-e e NFC-e) e a geração NF-e e o XML (Leiautes NF-e e NFC-e) das notas.
Além disso, a NT 2019.001 V1.54 e V1.60 trouxe as seguintes alterações:
- Novas tags no arquivo XML da NF-e
- Após o campo 104g - cBenef foram adicionados:
- 104.07: grupo opcional de informações do crédito presumido
- 104.08 (cCredPresumido): código do benefício fiscal de crédito presumido aplicado ao item
- 104.09 (pCredPresumido): percentual de crédito presumido
- 104.10 (vCredPresumido): valor do crédito presumido
- Após o campo 209 - pRedBC nas operações com CST 51 foi adicionado:
- 209.01 (cBenefRBC): código do benefício fiscal para redução de base de cálculo com diferimento
Estas alterações além de permitirem emissão de NF-e de possibilitar o preenchimento destas novas tags, verifica se no recebimento eletrônico estas novas tags não podem afetar este processo. Tais informações não serão gravadas e necessárias no documento fiscal de entrada.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Dispositivos Fiscais (F051DIS)
Gestão de Transporte (TMS)
Alteração no processo de substituição de CT-e 4.00
Alteramos o sistema para que os títulos do CT-e substituído sejam baixados por cancelamento no processo de substituição de CT-e e com isso, este valor possa ser contabilizado. Para tanto, disponibilizamos o campo Transação cancelamento de títulos receber CT-e substituição, configurado na tela de Parâmetros da Filial para Contas a Receber (F070FRE) para retornar a transação de cancelamento dos títulos.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Contas a Receber (F070FRE)
- Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)
NT 2024.001 | Implementado novo leiaute e validações para CT-e e CT-e OS versão 4.00 referente a versão 1.00 da norma técnica
Implementada a versão 1.00 da NT 2024.001 que inclui a geração das tags vICMSDeson e cBenef nos grupos ICMS20, ICMS45 e ICMS90 para CT-e e CT-e OS. A NT também indica que as tags devem ser geradas nos grupos ICMS60 e ICMSOutraUF, porém o ICMS desonerado não é calculado para esses CSTs (60 e 81). Desta forma, essas tags não serão geradas nos grupos ICMS60 e ICMSOutraUF.
Para maiores informações sobre ICMS desonerado acesse Rotinas de ICMS e também a documentação sobre a norma técnica.
Locais:
- Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > F140COL - Preparação de CTRC
- Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > F140COS - CT-e Outros Serviços
Recursos
Alteração do sistema para impedir adição de valor em itens de produto que não somam
Problema: ao gerar uma pré-fatura com base em um pedido que possui transações que não somam para o financeiro, o sistema somava o valor dos itens de produto com essa transação na primeira parcela da pré-fatura gerada.
Correção efetuada: alteramos o sistema para respeitar o valor financeiro do pedido ao gerar as parcelas da pré-fatura, sem somar os valores dos itens de produto do pedido que possuem transação que não somam para o financeiro.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Automático de Pedidos (Análise de embarque) (F135AEA)
Gestão de Distribuição
Listagem de pedidos gerados via contrato de licitação nas telas de carga
Modificamos o sistema para que liste nas telas de geração de carga, os pedidos gerados via contrato de licitação.
Anterioremente estas telas tinham um controle que restringia o filtro em relação aos pedidos gerados através deste tipo de contrato, mas, a partir desta implementação estes serão listados sem que seja necessária nenhuma parametrização no sistema.
Locais:
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos (F135FCP)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Produtos (F135FCA)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Por Rota - Mostrar - Resumo das Cargas por Rota de Entrega (F135RCR)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Produtos - Seleção (F135SCA)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Manter cargas > Inclusão de itens de Pedido (F135IPC)
Gestão de Manutenção
Duplicação de modelo entre famílias diferentes
Complementamos a documentação da tela Duplicação de Modelo (F700DMP), incluindo uma nota informando sobre a duplicação de modelos entre famílias diferentes. Para saber mais, acesse F021MOT.
Local: Ajuda por telas > Serviços > Gestão de Manutenção > Manutenção > Ficha Técnica > Duplicação de Roteiro/Modelo > Modelo > Duplicação
Exclusão do ICMS na base PIS e COFINS retido nas operações de compras
Adequamos o sistema para realizar o desconto do ICMS da base do PIS e COFINS somente nos valores de PIS e COFINS a recuperar (nas operações de compra), e também nos respectivos campos de estorno por devolução.
Anteriormente, o ERP utilizava a configuração Desconta o valor de ICMS da base de cálculo do PIS (CprIcp) e Desconta o valor de ICMS da base de cálculo do COFINS (CprIcc) da tabela Transações - Compras (E001TCP) para descontar o valor do ICMS da Base PIS Retido (VlrBpt) e Cofins Retido (VlrBct) respectivamente.
Esta implementação foi liberada também para o módulo de Mercado, e aplica as mesmas mudanças para os documentos de saída.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Web services
Parametrização de web service para que ERP não gere e envie o XML de notas já canceladas para o eDocs
Alteramos o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada para não gerar e enviar o XML do arquivo eletrônico da nota fiscal quando os campos DocumentoEletronico.NumPrc e DocumentoEletronico.DatCan do web service estiverem informados. Esta implementação fará com que, na integração com o ERP XT, ao receber notas que já haviam sido canceladas no sistema de origem, o sistema não reenvie o XML de cancelamento para o eDocs.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novos campos no web service de exportação de estoque
Visando otimizar informações relacionadas a estoques no Gestão Empresarial, adicionamos ao web service com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque, porta Exportar_4, novos campos para exportação, sendo eles:
- QtdRae: Quantidade de reserva exclusiva do estoque;
- QtdRes: Quantidade do estoque reservado (empenho);
- QtdOrd: Quantidade pendente em ordens de produção ou compra;
- QtdBlo: Quantidade de estoque bloqueado manualmente.
Como exemplo de utilização para estes campos, podemos citar a tela Consulta de Posição do Estoque (F211CPR) na qual estes campos são disponibilizados, e, na realização do processo através desta rotina, os campos permitem identificar a origem da informação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Estoques
Arredondamentos na rotina de valorização das transferências
Ajustamos a rotina de valorização das transferências para que, ao executar a valorização de movimentos de estoques referentes às transferências entre produtos sendo, um produto para muitos (1 x n), muitos para um produto (n x 1) e muitos para muitos (n x n), o cálculo não resulte em diferenças nos valores do movimentos entre saída e entrada causados por arredondamentos.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Pendências de Integração do WMS para o ERP na rotina de fechamento de estoques
Melhoramos o processo de fechamento de estoques para validar registros pendentes nas tabelas de integração do WMS WIS que deveriam ser importados ao Gestão Empresarial e que impactam o este processo. Para tanto, disponibilizamos o parâmetro global PenEstWms que quando definido como S - Sim, fará esta verificação.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Bloqueio da alteração dos períodos de estoque de filiais no fechamento dos estoques
Disponibilizamos uma funcionalidade que bloqueia a alteração dos períodos de estoque de filiais nas telas Parâmetros da Filial para Estoques (F070FES) e Períodos da Filial para Lançamentos (F070MPF) durante a execução do fechamento de estoques em outra instância do ERP evitando a ocorrência de divergências no saldo em quantidade ou valor do item.
Este bloqueio não permite que o processo de fechamento de estoques seja executado simultaneamente para a mesma filial, através da tela de Fechamento dos Estoques (F215FES), por processo agendado ou web service.
Além disso, também implementamos a geração de tabelas de log do processo de fechamento de estoques para verificação de ocorrências de erros, inconsistências ou interrupções do processo de fechamento de estoques.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Estoques (F070FES)
- Cadastros > Filiais > Períodos para lançamentos (F070MPF)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Conversão de unidade de medida em transferências entre produtos
Problema: quando utilizado o identificador de regras EST-210QTRAN01 ou EST-210QTRAN05, e o parâmetro global ConBlkTrf estava com o valor padrão igual a N - Não na rotina de transferência entre produtos. Caso os produtos tivessem unidades de medidas diferentes, mesmo o usuário digitando a quantidade de destino corretamente considerando a conversão da unidade de medida, a validação Quantidade das entradas deve ser igual a quantidade das saídas era retornada ao processar e não concluía o processo de transferência.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que nesse cenário a consistência considere a conversão de unidade de medida na quantidade digitada pelo usuário, concluindo assim o processo de transferência.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências de Produtos (F210TPA)
Alteração no sistema relativo a valorização de movimento de estoque
Problema: ao utilizar a rotina de valorização das transferências, em cenários de transferências entre filiais, caso a transação referente ao movimento de entrada estivesse parametrizada com a valorização pelo fechamento e o movimento de entrada fosse valorizado antes do movimento de saída, a valorização não ficava correta, podendo deixar o movimento de saída em desacordo com o preço médio anterior.
Correção efetuada: alteramos a rotina do sistema para que, nesse cenário, a valorização fique correta.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Gestão de Recebimento
Conversão de unidade de medida e controle por lote/série
Problema: ao executar o processo de fechamento de uma nota fiscal de entrada, quando esta tinha conversão da unidade de medida e controle por lote/série, o sistema carregava a tela de distribuição F000DLA com as quantidades informadas na nota e não na unidade de estoque do sistema.
Correção efetuada: alteramos para que seja considerada a quantidade de estoque.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Edição do campo Compl. em nota fiscal de serviço
Problema: ao carregar uma nota fiscal de serviço, o campo Compl. não era editável.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, na situação acima o campo possa ser editado.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Produto não misto na nota fiscal de devolução
Problema: ao carregar e processar uma nota fiscal do tipo 2 - Devolução (NF do Cliente), o campo Produto, da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), estava em branco, ou seja, não era carregado, pois era um produto não misto. Já ao carregar a mesma nota fiscal na tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), o produto informado era carregado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para carregar o produto corretamente, ou seja, informado.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Cancelamento de evento de prestação em desacordo
Com a publicação do CT-e 4.00 é possível que o tomador do serviço de transporte emita um evento de prestação de serviço em desacordo com o contratado, porém o tomador poderia emitir um evento de desacordo indevidamente e não tinha como efetuar o cancelamento deste evento.
Desta forma, disponibilizamos um recurso que permite que o tomador do serviço do CT-e (57) e CT-e OS (67) gere evento de cancelamento, através da inclusão do evento de Cancelamento de Prestação de Serviço em Desacordo do CT-e na tela F440MDE.
Esta implementação também afeta os web services Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos e Com.senior.g5.co.mcm.cpr.manifestacaodestinatario.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Controle de Eventos da Manifestação do Destinatário (F440MDE)
- Recursos > Implementações > Web services
Sugestão da condição de pagamento na tela F000INE
Implementamos no controle interno do processamento da tela Via de Recebimento Eletrônico (F000INE), para que, quando houver ordem de compra relacionada, a herança/sugestão da condição de pagamento seja igual à ordem de compra independentemente se a importação da nota seja diferente.
Para tanto, adicionamos o parâmetro global SugCdPIne, que possibilita aceitar esta herança da ordem de compra, sugerindo a condição de pagamento e ajustando as informações da grade Parcelas da tela F000INE.
Além disso, adicionamos na tela Seleção (F000SDV) as opções para validação de divergência no código de condição de pagamento para produtos e serviços.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico - Seleção (F000SDV)
Controle de Lote em transferências entre filiais
Implementamos na tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), a possibilidade de controlar lançamentos de Lotes e/ou Séries conforme necessário para as transferências entre filiais, mediante a ativação do parâmetro global CtrLotNfe.
Este parâmetro indica se o sistema deve controlar o lote na tela para que o sistema não permita alterar o lote de itens herdados de notas fiscais de saída do tipo 11 - Transferência entre Filiais.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
NT 2024.001 | Recebimento das tags de Valor do ICMS Desonerado e Código do Benefício Fiscal na tela F000INE
Para permitir que o Gestão Empresarial gere os arquivos compatíveis com a NT 2024.001, implementamos o recebimentos das tags <vICMSDeson> (VlrIcd - Valor do ICMS desonerado) e <cBenef> (CodBnf - Código do benefício fiscal) nos itens de CT-e e CT-e OS pela tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
As tags <vICMSDeson> e <cBenef> são encontradas em:
- cte > infCte > imp > ICMS > ICMS20
- cte > infCte > imp > ICMS > ICMS60
- cte > infCte > imp > ICMS > ICMS90
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Compras
Novas implementações e ajustes nas telas F410NQC e F410CFG
Realizamos algumas adequações na tela do Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações (F410NQC) para padronizar a posição dos botões de acordo com as demais telas do sistema.
Também disponibilizamos na tela de Configurações (F410CFG), as caixas de seleção Ocultar fornecedores que não responderam nenhuma cotação filtrada, para omitir os fornecedores que não responderam a nenhum item nas cotações filtradas, e Ocultar Informação "Total de seleção para compra" e "Total das melhores cotações", para omitir estas informações que ficam na parte central da tela.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações (F410NQC)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações > Configurações (F410CFG)
Detalhamento de impostos de itens cotados na tela F410NQC
Com a finalidade de trazer maior transparência e detalhamento dos impostos que impactam os itens cotados na tela Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações (F410NQC), foram adicionados os valores dos impostos: Valor ICMS, Valor IPI, Valor PIS, Valor COFINS, Valor Funrural, Valor do imposto de importação e Valor do ICMS Substituído na guia Item Cotado. Os mesmos podem ser desabilitados através da tela de Configurações (F410NQC).
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações (F410NQC)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações - Configurações (F410CFG)
Novo campo para escolha de critérios para comparação e definição da melhor compra
Para que seja possível comparar cotações utilizando como base outras informações e não somente o valor presente, como é o comportamento padrão do novo quadro comparativo de propostas de cotação, foi criado o campo Critério de Cotação. Esse campo possibilita a escolha de outros dados da cotação para serem utilizados na comparação, como o preço cotado, o prazo de entrega e o já utilizado anteriormente, valor presente. Esta definição deve ser feita através do parâmetro global CriMelCot.
Quando houver necessidade de um processo de comparação de cotações com base em outras informações das cotações é possível personalizar, utilizando o identificador de regras CPR-410CRICO01.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações (F410NQC)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Cotação (F420OPS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Consultas > Dados gerais (F422COC)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Consultas > OC Via Cotação (F422CGO)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Produtos (F410CEA)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Serviços (F410COS)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Aprovação multinível (F410APR)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Consultas > Cotações (F410CCO)
SGI
Alteração de comportamento de tela SGI ao usar tabelas
Problema: após atualização de versão a tela SGI não listava mais as informações apresentando problemas quando a mesma tabela era utilizada em abas diferentes.
Correção efetuada: corrigimos a funcionalidade da tela SGI para que quando a mesma tabela for utilizada em duas abas diferentes a sequencia seja carregada.
Importação e Exportação
Ajuste de capacidade de geração de planilhas compatíveis com LibreOffice
Ajustamos a capacidade de geração de planilhas compatíveis com o LibreOffice. Para habilitar a geração compatível , é necessário acessar a Central de Configurações Senior e adicionar a chave com.senior.openxml.usejavazip com o valor 1.
Central de Configurações
Ajuste de autenticação do agente Java utilizado para processar logon via Office365 (OAuth)
Problema: ocorria o erro Ocorreu um erro durante a tentativa de autenticação ao realizar logon via Office365 (OAuth) na configuração de Envio de Email da Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de autenticação do agente Java utilizado para processar o logon via Office365 (OAuth) na configuração de Envio de Email da Central de Configurações Senior.
Integrações
Obrigatoriedade do campo IdentificadorSistema em portas novas do web service
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, incluindo uma nota informando sobre a obrigatoriedade de informar os dados do IdentificadorSistema para novas portas do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Campos para exportação dos dados de cadastro de produto para venda
Disponibilizamos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.produtosservicos, porta Exportar, os campos RedSai e RedSnc para realizar a exportação dos dados de cadastro de produto para venda.
Estes campos permitem exportar informações de redução de base de cálculo de ICMS, evitando que seja necessário atribuir propositalmente uma alíquota fictícia para conseguir emitir as NFC-es, o que anteriormente causava críticas na transmissão do SPED, e fazia com que este precisasse ser ajustado de forma manual no sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Adequação de web service para integração de informações do leiaute da NFCe 4.0
Disponibilizamos novos campos no web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta Gravar, para integrar informações que pertencem ao leiaute da NFCe 4.0. Além disso, também criamos a nova porta de número 8, para a disponibilização destes campos.
Nos dados gerais da Nota Fiscal de Saída foram adicionados os seguintes campos: Valor do Frete (VlrFre), Peso Bruto (PesBru), Peso Líquido (PesLiq), Quantidade de Embalagens (QtdEmb), Numeração da Embalagem (NumEmb), Código da Embalagem (CodEmb), Indicativo se deve Somar Frete ao Valor Líquido (SomFre), e Indicativo se o Frete é CIF ou FOB (CifFob).
Nos itens de produtos foram disponibilizados os campos: Valor do Frete (VlrFre), Peso Bruto (PesBru), Peso Líquido (PesLiq).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Consulta e exportação de características de produtos e derivações através de web service
Disponibilizamos no web service Com.senior.g5.co.cad.produtos, porta Exportar, as características dos produtos e derivações, visando permitir a consulta/exportação destas informações gravadas na tabela Cadastros - Características de Produto (E010CTE), fazendo com que não sejam necessárias ações customizadas para realização deste processo.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Parametrização de web service para que ERP não gere e envie o XML de notas já canceladas para o eDocs
Alteramos o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada para não gerar e enviar o XML do arquivo eletrônico da nota fiscal quando os campos DocumentoEletronico.NumPrc e DocumentoEletronico.DatCan do web service estiverem informados. Esta implementação fará com que, na integração com o ERP XT, ao receber notas que já haviam sido canceladas no sistema de origem, o sistema não reenvie o XML de cancelamento para o eDocs.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novos campos no web service de exportação de estoque
Visando otimizar informações relacionadas a estoques no Gestão Empresarial, adicionamos ao web service com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque, porta Exportar_4, novos campos para exportação, sendo eles:
- QtdRae: Quantidade de reserva exclusiva do estoque;
- QtdRes: Quantidade do estoque reservado (empenho);
- QtdOrd: Quantidade pendente em ordens de produção ou compra;
- QtdBlo: Quantidade de estoque bloqueado manualmente.
Como exemplo de utilização para estes campos, podemos citar a tela Consulta de Posição do Estoque (F211CPR) na qual estes campos são disponibilizados, e, na realização do processo através desta rotina, os campos permitem identificar a origem da informação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Finanças
Substituição de títulos com Web Services
Problema: o web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta SubstituirTitulosCP, apresentava uma crítica indevida referente ao tipo de título substituído. A rotina obrigava que o tipo de título fosse exclusivo Varejo quando na realidade este parâmetro deveria ser ignorado por não se tratar de um web service exclusivo de Varejo.
Correção efetuada: ajustamos para que a substituição do título através do web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos ignore o parâmetro que indica se é, ou não, exclusivo Varejo.
Local: Recursos > Implementações > Web Services