Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.4
12/05/2023
- 15/05/2023: removemos a matéria: Lookup com valor padrão em campo de tela SGI
- 13/06/2023: alteramos a matéria: Encerramento do sistema após tempo limite por inatividade.
Tarefas liberadas: 39
Usuários
Inclusão de nota na documentação da tela F099UCE sobre configuração para envio de e-mails pelo sistema
Complementamos a documentação da tela de configurações de e-mail (F099UCE), adicionando uma nota informando que o envio de e-mail através do Gestão Empresarial prioriza as configurações informadas nos campos desta tela, porém, se estas configurações estiverem em branco o sistema utilizará as definições informadas na Central de Configurações Senior.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Usuários > Configurações de e-mail
Controladoria
Serviço na guia Composição Débito Especial
Problema: na Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF), imposto tipo 67, ao preencher a guia Composição Débito Especial o campo Serviço não era considerado na chave, impedindo que registros com apenas o Serviço diferente sejam inseridos.
Correção efetuada: ajustamos a chave dos registros na guia Composição Débito Especial para considerar o campo Serviço corretamente.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF)
Produtos e Serviços
Código da Filial no cadastro de origem do combustível
Adicionamos o campo Código da Filial à grade da tela Cadastro de origem de produtos do tipo combustível (F075PCB) para que a lista carregada na geração do .XML referente às origens do combustível possa ser adicionada por filial. Em caso de uma mesma origem para o produto em filiais diferentes, utilize a filial 0.
Essa liberação está relacionada ao cálculo do ICMS Monofásico.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Origens de Combustíveis (F075PCB)
Identificadores e parâmetros
Identificador permite que rateio definido seja mantido na OC
Disponibilizamos o identificador de regras CPR-420NRAPD01 que, quando ativo, permitirá que o rateio definido na transação do pedido seja mantido caso este seja gerado através de ordem de compra.
Locais:
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > F420GOC - Ordem de Compra Agrupada
- Ferramentas > Identificadores de Regras
Transações
Parametrização para uso da tag <RefNfeSig> na geração do XML
Disponibilizamos na tela F001TVE o campo Utiliza Sigilo Fiscal NF-e Ref., na guia Dados gerais 2, para habilitar o uso da tag <refNFeSig> na emissão de notas fiscais de saída.
Ao gerar o XML de uma nota fiscal de saída com notas fiscais referenciadas, o sistema gera a tag <RefNfeSig> referente ao sigilo de notas fiscais referenciadas, respeitando a opção definida no campo Utiliza Sigilo Fiscal NF-e Ref. da transação de produto ou serviço do cabeçalho da nota fiscal.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas (F001TVE)
Gestão de Tributos
Documentação do campo COD_GEN do SPED Fiscal
Ajustamos a documentação do campo 10 - COD_GEN do registro 0200 do SPED Fiscal (F669EFD), a saber:
- Será preenchido conforme o campo E660INC.CODCLF (Classificação fiscal do item de compra). Se for serviço, a classificação deve ser 00
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Lançamento da Parte A não aparecia na consulta de saldos
Problema: ao importar lançamentos na guia M300 - Lançamentos LALUR, dependendo de como os lançamentos eram numerados o lançamento da Parte A não aparecia na consulta de saldos.
Correção efetuada: ajustamos a consulta de saldos do registro M300 para que o lançamento da Parte A seja mostrado corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Apuração do faturamento de IRPJ e CSLL em base Oracle
Problema: em uma empresa imobiliária que apura o IRPJ e o CSLL pelo regime de caixa, o sistema apresentava erro ao fazer a apuração via tela F667RIR em bases Oracle.
Classe da exceção: ExceptionEx.
Detalhes técnicos:
Pois foi gerado o seguinte erro: Ocorreu um erro ao apurar a receita bruta.
(...)
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a apuração ocorra normalmente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Apuração (F667RIR)
Gestão de Contabilidade
Melhoria no desempenho durante geração do registro I200 do SPED ECD
Ao gerar o registro I200 (Lançamento Contábil) do SPED ECD utilizando o modo de Lista de Prioridades, o sistema ficava lento em bases com um grande volume de lançamentos contábeis.
A fim de resolver isso, melhoramos o desempenho de geração do registro I200 em 50% se comparado ao tempo original. Isto por meio da montagem do histórico padrão dos lançamentos contábeis que, a partir de agora, vai funcionar em memória, sem acessos ao banco de dados.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Importação das contas do Modelo de Plano
Problema: ao utilizar o importador padrão SAIM00033.SCF, era apresentada a mensagem 0000000000 [Importação] [Consistência Padrão] Lista de controles está vazia [Linha].
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que funcione corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Importação e Exportação > Executar > 033 - Importação das contas do Modelo de Plano (SAIM00033.SCF)
Gestão de Preço para Indústria
Funcionalidade do botão Aprovar (2) da tela F621CIC
Adicionamos uma nota à documentação do botão Aprovar (2) da tela Cotação de Materiais e Serviços para Custos (F621CIC) contendo informações importantes sobre o seu funcionamento. Essa nota destaca que:
- Antes de clicar no botão Aplicar (2), é necessário selecionar apenas os fornecedores desejados para gerar a cotação, pois os demais serão removidos da cotação ao clicar no botão;
- Após clicar no botão Aplicar (2), não será possível editar os campos relacionados aos valores da grade, como preço, % ICMS, % IPI, etc., e também não será possível excluir as cotações geradas, pois além de gerar a cotação no módulo de Custos, também é criada uma cotação no módulo de Compras;
- Se for necessário adicionar novos fornecedores, é preciso posicionar-se no último registro da grade e, em seguida, usar a seta para baixo para habilitar a inserção de novos registros;
- Para alterar os valores de um fornecedor que já gerou cotações, como preço, % ICMS, % IPI, etc., não será possível editar os valores após clicar em Aplicar (2). Nesse caso, é preciso inserir novamente o mesmo fornecedor na grade com os novos valores desejados e, antes de clicar em Aplicar (2), é necessário marcar somente o novo registro. Dessa forma, os dados anteriores serão removidos e os novos dados serão considerados para a cotação com o fornecedor.
Local: Ajuda por telas > Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Preço de Materiais e Serviços > F621CIC - Cotação de Materiais e Serviços para Custos
Gestão de Contabilidade de Custos
Quantidade de entrada no estágio ao gerar saldos de produtos em elaboração
Problema: ao gerar os saldos, a quantidade de entrada no estágio ficava maior que a quantidade de saída do estágio anterior, gerando a mensagem Quantidade iniciada(X) é maior que a disponível(X). Isto quando o estágio em andamento tinha a quantidade apontada e uma operação do estágio tinha apenas o apontamento de tempo.
Correção efetuada: ajustamos a geração dos saldos para que a quantidade de entrada no estágio não fique maior nesse cenário. Para isso, é preciso definir o novo parâmetro global SomQtdFea como N - Não a fim de que a quantidade de saída do estágio anterior não seja somada à quantidade de entrada do estágio. Seu valor padrão é S - Sim.
Local: Custos > Gestão de Contabilidade de Custos > Custo não Integrado > Geração (F630GSE)
Gestão de Preço para Comércio
Flexibilização do cálculo do valor dos impostos obtidos a partir da última compra
Implementamos a flexibilização do cálculo do valor dos impostos obtidos a partir da última compra (NF Compra) no cálculo do preço de venda a partir da tela de Cálculo de Preço de Venda (F621APC_UCFCPCOM) quando o campo Origem do preço base for definido como Última compra.
A flexibilização do cálculo se dará através de uma regra ligada ao identificador de regras FPR-621ICMSR01, que é executado para cada item que for processado e recebe como variáveis de entrada os dados da última compra (NFe) obtida através dos comandos de busca nativos da rotina, assim como informações referentes à informações da substituição tributária do estado de origem e do estado destino.
Locais:
- Custos > Gestão de Preço para Comércio > Formação de Preços > Para Comércio e Atacado > Cálculo de Preço de Venda (F621APC)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros
Gestão de Contas a Pagar
Documentação da tela para filtro de títulos do Contas a Pagar
Complementamos a documentação da tela de Consulta de Títulos do Contas a Pagar - Seleção (F502SCP) indicando que, para os campos de Projeto, Fase, Conta Financeira, Conta Contábil e Centro de Custo, a busca é feita somente quando esses campos estiverem informados na tabela de títulos (E501TCP).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Títulos > Títulos - Seleção (F502SCP)
Baixa de títulos com 3 moedas diferentes
Utilizando uma empresa em que a moeda é o Real, ao baixar um título em Euro numa conta interna em Dólar é apresentada a seguinte mensagem:
- O seguinte título/agrupamento possui incompatibilidade entre a moeda do título/agrupamento e a cadastrada na conta interna: Título ABC, tipo ZX do fornecedor 123 com a conta interna EXTERIOR por isso não pode ser baixado
A mensagem era mostra porque há uma consistência/validação que impede esse tipo de baixa com 3 moedas diferentes.
Correção efetuada: criamos o identificador de regras GER-000BBMOD02. Com ele ativo, será possível fazer baixas envolvendo 3 moedas diferentes.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Por Lote - Automáticas (F501LOT)
Gestão Orçamentária e Projetos
Rateios duplicados na grade Rateios dos Lançamentos
Problema: a tela de Posição financeira analítica de Projetos (F615PAP) apresentava rateios duplicados na grade Rateios dos Lançamentos.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que, ao gravar um rateio de lançamento, o campo STRRP1 da tabela de Rateios dos Lançamentos (E615RAT) seja gravado com 15 caracteres em vez de 14, conforme o título.
Local: Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Consultas > Posição financeira analítica de Projetos (F615PAP)
Gestão de Contas a Receber
Atualização da forma de pagamento na tela F302CCR após alteração na tela F440GNE
Problema: após dar entrada em uma nota de devolução através da tela F440GNE e proceder a alteração da forma de pagamento na guia Parcelas depois de fechada esta nota, a alteração não refletia na consulta de títulos na tela F302CCR, a qual mostra a forma de pagamento da nota fiscal que gerou a devolução.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que cada alteração na forma de pagamento das parcelas da nota fiscal depois de fechada a nota, seja refletida na tela de consulta de títulos (F302CCR).
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Títulos (F302CCR)
Web services
Alteração na documentação do web service de nota autorizada
Problema: a documentação dos atributos de requisição do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada, porta ImportarNotaAutorizada, trazia descrições equivocadas sobre o set dispositivosFiscais e seus campos: codDfs, perDfs, basDfs e vlrAjs.
Correção efetuada: corrigimos a documentação informando as descrições corretas para o set e respectivos campos citados acima.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada
Gestão de Fretes
Informação sobre o tipo de frete na documentação do cálculo
Incluímos na documentação do Cálculo de Frete, uma informação complementar no processo de Cálculo de frete no Pedido, de que o tipo de frete deve estar configurado igual a C - CIF. Essa parametrização é feita no campo Frete CIF ou FOB, acessado pelo botão Valores da tela de entrada de pedidos.
Mais informações, acesse Cálculo de Frete na Nota Fiscal de Saída e Pedido.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Fretes > Cálculo de Frete
Gestão de Vendas
Alteração no valor da parcela do pedido após gerar uma NFe de saída
Problema: utilizando um pedido com pagamento em parcelas e deixando-o aberto na tela de Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD), ao gerar uma NFe de saída o sistema alterava o valor da parcela do pedido após seu faturamento.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para verificar se há alguma divergência entre os dados da tela e os que estão na base de dados. Caso sim, ele vai recarregar o pedido na tela.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)
Gestão de Distribuição
Novos campos para visualizar valores da pré-fatura
Disponibilizamos na tela Via Pedidos (F135FCP) dois novos campos para você verificar o Valor de Produto e o Valor Líquido de Produto da pré-fatura com base em cada pedido e seus itens, facilitando a gestão.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos (F135FCP)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Redução de ICMS no cálculo do PIS/COFINS
Problema: ao excluir o código de redução do item de uma nota fiscal de saída (F140GNF), a redução de ICMS era retirada corretamente, porém o cálculo do PIS/COFINS continuava com ela.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para fazer o recálculo do PIS/COFINS a fim de tirar a redução.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Geração indevida da tag ICMS02
Problema: na tela F140GNF, ao utilizar a CSOSN 102 no item da nota fiscal de saída com o regime do Simples Nacional na filial, a tag da tributação do ICMS era gerada como <ICMS02/>, causando uma rejeição.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para gerar a tag como <ICMSSN102/>. A tag <ICMS02/> será gerada apenas quando tratar-se do regime de tributação monofásica do ICMS em operações com combustíveis.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Processos Automáticos
Consistência de períodos de estoques diferentes
Problema: ao executar a estabilização de estoques pela rotina agendada 153 - Estabilização de Estoques, caso as filiais envolvidas nas transferências de estoques estivessem com o período de estoques diferentes entre si, a consistência padrão para bloquear a execução da estabilização de estoques não era executada e isso ocasionava problemas nos períodos de estoques.
Correção efetuada:ajustamos para que a consistência de períodos diferentes entre as filiais também seja executada quando a estabilização de estoques for executada através da rotina agendada 153.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 153 - Estabilização de Estoques
Gestão de Compras
Atualização do saldo do contrato após gravação anterior
Problema: em alguns contratos, os campos Valor Total e Saldo do Contrato não ficavam iguais. Isso ocorria quando havia uma alteração no valor do contrato após o mesmo já ter sido gravado anteriormente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que quando houver uma alteração no valor total do contrato, o campo Saldo do Contrato seja atualizado corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos (F460CTR)
Alteração de dados em ordem de compra com situação aberto total/aberto parcial
Problema: a tela F420GOC permitia indevidamente que fossem realizadas alterações nas colunas Produto, Deriv., Qtde. Pedida e Preço Unitário da guia Produtos, e nas colunas Serviço, Quantidade Pedida e Preço Unitário na guia Serviços, quando a ordem de compra já estava em processo de recebimento, com a situação 2 - Aberto Parcial ou 1 - Aberto Total.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que estas colunas não fiquem disponíveis para alteração quando a ordem de compra estiver com situação em aberto total ou aberto parcial.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Mensagem de alerta do sistema ao converter unidade de medida incorreta
Melhoramos a mensagem Floating point division by zero que ocorria ao informar uma unidade de medida do fornecedor incorreta na ordem de compra. Com esta mudança, o sistema passará a apresentar uma mensagem de erro avisando ao usuário que revise as conversões das unidades de medida envolvidas.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Duplicação de endereço de entrega da ordem de compra
Problema: ao duplicar uma ordem de compra com endereço de entrega preenchido, o endereço de entrega não era levado para a nova ordem de compra
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o endereço de entrega seja preenchido na nova ordem de compra corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Duplicação (F420DOC)
Observação do campo Tem Parcelas Especiais da tela F420GOC
Problema: a documentação da tela F420GOC informava indevidamente na observação do campo Tem Parcelas Especiais, que a criação das parcelas serve apenas para sugestão na nota fiscal e que não era possível gerar títulos via ordem de compra, porém isso não refletia o comportamento do sistema.
Correção efetuada: corrigimos a observação destacando que a criação das parcelas serve para sugestão na nota fiscal. Também é possível gerar títulos a partir das parcelas da ordem de compra. Se for integrada uma transação de geração de títulos na transação da ordem de compra, for parametrizada a guia Financeiro da transação de OC para gerar financeiro, e a OC for gerada com parcelas especiais, os títulos são gerados.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > F420GOC - Ordem de Compra Agrupada
Gestão de Recebimento
Cálculo incompleto das quantidades dos Contratos
Problema: ao consultar e marcar o extrato de Contrato de um Produtor que tivesse mais de um produto, os valores de Quantidade contratada e Quantidade recebida eram calculados apenas para o primeiro item do produto, resultando em valores incorretos.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo dos valores de Quantidade contratada, Quantidade recebida, Quantidade em aberto e Quantidade cancelada para que sejam considerados todos os itens presentes no contrato.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Extrato do Produtor (F439EXT)
Alteração de rateio da nota através de botão Alt. Rateio
Problema: ao tentar alterar o rateio de uma nota fiscal de entrada, através do botão Alt. Rateio, era apresentada a mensagem Access Violation at adress.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que não ocorra mais o erro no cenário citado acima.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Estoques
Botão Ver. Rateios na tela F207APR
Problema: ao clicar no botão Ver. Rateios da tela F207APR, a tela F000RPF não era aberta.
Correção efetuada: corrigimos a tela para que ao clicar no botão a tela F000RPF seja aberta corretamente para consulta dos rateios da requisição.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Aprovação Multinível (F207APR)
Componentes Visuais
Erro ao gerar Sequência do Movimento de estoque - Constante String não foi terminada
Problema: a rotina estava gravando os dados com erro quando o sistema concatenava String com Nulo.
Correção efetuada: corrigimos o comportamento do sistema para que, quando ocorrer Nulo concatenado com String, a rotina realize a remoção do Nulo para gravar os dados corretamente.
Local: Recursos de Interface
Formas de Acesso
Ajuste no botão de rolagem do mouse
Problema: ao utilizar o botão de rolagem do mouse nas grades do sistema em um acesso via WindowsAccess, a posição dos registros ficava fora de ordem.
Correção efetuada: ajustamos a rotina responsável por interpretar os comandos enviados para a aplicação a fim de que os registros fiquem ordenados.
Local: WindowsAccess
Integrações
Alteração na documentação do web service de nota autorizada
Problema: a documentação dos atributos de requisição do web service Com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada, porta ImportarNotaAutorizada, trazia descrições equivocadas sobre o set dispositivosFiscais e seus campos: codDfs, perDfs, basDfs e vlrAjs.
Correção efetuada: corrigimos a documentação informando as descrições corretas para o set e respectivos campos citados acima.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada
Analytics
Acesso aos filtros do Analytics no aplicativo Gestor Senior
Problema: ao definir os filtros do Analytics ERP no aplicativo Gestor Senior, o filtro fechava antes mesmo de selecionar algo.
Correção efetuada: ajustamos o filtro do Analytics para que não ocorra o problema acima e para que tenha uma melhor usabilidade para o usuário, independentemente do modo de acesso, via aplicativo, via Gestão Empresarial XT ou web. Agora, ao acessar os filtros, é exibida uma tela sobreposta para que o usuário informe/selecione os filtros.
Local: Aplicativo Gestor Senior
Menu
Mensagem do sistema ao restaurar as configurações originais de menu do XT
Problema: ao acessar a tela de personalização de menus e clicar no botão Restaurar original era exibida a mensagem É necessário fechar todas as telas do sistema, mesmo que todas as telas estivessem fechadas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os menus sejam restaurados devidamente.
Local: Gestão Empresarial XT > Personalização de Menus
Encerramento do sistema após tempo limite por inatividade
Problema: após a liberação da versão do dia 31/03/2023 em alguns casos, não ocorria mais o logoff quando o sistema atingia o tempo limite por inatividade. Além disso, em alguns casos a tela ficava em branco, ao trocar a empresa/filial.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que seja encerrado automaticamente quando é atingido o tempo por inatividade, quando o mesmo estiver configurado para que seja feito este fechamento automático e existir apenas a tela principal aberta, não importando a tela que foi aberta e fechada anteriormente no sistema. Também foi realizado o tratamento para que não ocorra mais a situação da tela ficar em branco ao efetuar o processo de troca de empresa/filial.
Liberação de alocação de memória utilizada pelo sistema
Problema: ao fechar o Gestão Empresarial, algumas algumas alocações de memória ficavam sem ser liberadas.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que libere os recursos alocados pelo ERP para uma melhor fluidez do sistema operacional.