Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.43
02/02/2024
Tarefas liberadas: 34
Integrações
Mudança do processo 224 - Entrada/Saída via Balança na integração com o app Produtor Rural
Ajustamos a documentação da tabela de códigos exclusivos de integração com o aplicativo Produtor Rural para remover o processo 224 - Entrada/Saída via Balança, que foi descontinuado. Os clientes que ainda possuem esse processo ativo devem desativá-lo na tela de Configuração de Tipos de Informação (F000SXT), para evitar erros de violação de chave em outras rotinas com integração com o app Produtor Rural. Deve-se desativar o processo em todas as filiais.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Tabela dos tipos de informações integradas
Bancos de dados homologados para integração com a GAtec
Problema: a documentação da integração com a GAtec listava bancos de dados já não mais homologados, além de informação incorreta sobre integração com outros sistemas, quando as instruções são específicas da integração com a GAtec.
Correção efetuada: atualizamos as informações sobre as plataformas homologadas e removemos o texto da integração com outros produtos.
Local: Manual do Usuário > Integrações com outros sistemas > Integração com GAtec > Pré-requisitos
Produtos e Serviços
Ajuste nas telas individual e agrupada de Cadastros de Serviços
Problema: o registro de serviços, realizado nas telas de Cadastros de Serviços (F080SER) e (F080CSA) não estava permitindo a inativação de serviços onde o campo Tipo Ser. Comércio era igual a P (Parcela Protegida) ou G (Garantia Estendida).
Correção efetuada: ajustamos a rotina para possibilitar a inativação/desativação dos cadastros, independentemente do tipo de serviço para comércio.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Serviços > Individual (F080SER)
- Cadastros > Produtos e Serviços > Serviços > Agrupado (F080CSA)
Clientes e Fornecedores
Mudança no comportamento da tela de Ligação Produto X Fornecedor Agrupado (F403LFP)
Problema: ao definir filtros para exibição de fornecedores na tela de Ligação Produto X Fornecedor Agrupado (F403LFP) através da tela de Seleção (F403SPF), o sistema levava em consideração a Opção escolhida (Inserir/Alterar/Excluir) indevidamente. Isso fazia com que fossem apresentados fornecedores que não deveriam aparecer na grade.
Correção efetuada: modificamos o comportamento da tela para que a grade mostre somente os fornecedores conforme filtros realizados na tela de Seleção, independentemente da Opção marcada.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Agrupado (F403LFP)
Gestão de Contabilidade
Melhorias de performance para processar visões contábeis
Complementamos a documentação da tela Consulta de Visões Contábeis (F046CVI) com sugestões de índices para otimizar o processamento ao gerar fato contábil para a visão DMPL. Para conferir, acesse nosso Portal.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Visões Contábeis > Consultas > Normal > Consulta de Visões Contábeis (F046CVI)
Gestão de Tributos
Nota fiscal com retenção de impostos que não atingiu o mínimo previsto
Problema: ao integrar um título de uma nota fiscal com retenção de impostos que não atingiu o mínimo previsto, o sistema integrava um valor incorreto de imposto via tela F690ILA.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para lançar corretamente o montante de retenção acumulada.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Integração (F690ILA)
Correção na apuração de Faturamento
Problema: apenas a filial logada era listada na tela Apuração do Faturamento Mensal (F667AFM). O problema ocorria quando a guia Faturamento por Regime Tributário não estava habilitada.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de apuração do Faturamento para trazer e calcular corretamente todas as filiais configuradas com o campo Filial Totalizadora igual a N - Normal quando o campo Calcular faturamento por item de documento fiscal for igual a N - Não.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Apuração de Faturamento > Empresa (F667AFM)
Access Violation ao inserir dispositivo fiscal
Problema: ao inserir um dispositivo fiscal na tela Controle de créditos fiscais da apuração do ICMS e sub-apurações (F661CCE), era apresentada a mensagem de erro: Access Violation.
Correção efetuada: ajustamos a rotina ao adicionar dispositivo para controle de crédito.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Controle dos Créditos Fiscais do ICMS e sub-apurações (F661CCE)
Ajuste na Proprietária Compliance Fiscal
Problema: ao acessar qualquer tela do menu de Controladoria, ocorria a mensagem de erro: A quantidade de filiais cadastradas no sistema excedeu a quantidade licenciada de filiais do Processo ECFI-Compliance Fiscal Senior. Entre em contato com o administrador do sistema..
Correção efetuada: ajustamos a rotina de validação de proprietária do Compliance Fiscal para que as filiais de Implantação/Demonstração não sejam consideradas na contagem de filiais cadastradas.
Local: XTended > Autenticação
Valor acumulado dos impostos IRPJ/CSLL
Problema: na tela de apuração do IRPJ/CSLL (F661I14), os valores acumulados não eram utilizados nos meses seguintes para os impostos 53/54.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os valores acumulados sejam utilizados corretamente no cenário acima.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Base imposto Liga Filial (Configuração de Impostos para a Filial) (F055PPF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Códigos da tabela 5.7 do SPED Fiscal para o estado do Rio de Janeiro
NF-e NFC-e RJ - Resolução SEFAZ 578/23 - Publica procedimentos no preenchimento dos campos para ICMS Substituído na emissão da NF-e, NFC-e para os Contribuintes do Rio de Janeiro a partir de 01/01/2024.
Implementamos para que o sistema atenda a resolução Sefaz nº 578/2023 para o estado do RJ, passando a gerar os registros C180, C181, C185, C186, H030, 1250 e 1255 do SPED Fiscal com as informações do ICMS ST destinadas à complementação, restituição e ressarcimento.
Para isso, é necessário inicializar a média ponderada móvel com a data inicial do arquivo SPED por meio da tela Controle de Entrada de Produtos (F075CEP) e, mensalmente, fazer a atualização dessas médias por meio do campo Atualização da Média Móvel Ponderada.
Esta versão não contempla o Registro de apuração do ICMS ST para contribuintes do Simples Nacional (RASTSN).
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Controle de Entrada de Produtos (F075CEP)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Agrupamento de fornecedores estrangeiros no R-4010 da EFD-Reinf
Problema: ao apurar retenções na tela Apuração das Retenções na Fonte (F690ARF), os valores retidos do registro R-4010 da EFD-Reinf agrupavam por CNPJ, não apresentando todos os fornecedores do exterior.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de forma que mostre o valor da retenção individual de cada fornecedor.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Apuração das Retenções na Fonte (F690ARF)
Web services
Validação no web service de integração contábil
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar sem inserir o parâmetro referente à quantidade de dias, o serviço não era finalizado.
Correção efetuada: adicionamos uma validação no parâmetro, solicitando através de uma mensagem o preenchimento do campo.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Preço para Comércio
Bloqueio de acesso à tabela de preço
Problema: ao clicar no botão Tabela de Preço da tela Cálculo de Preço de Venda (F621APC), era apresentada a mensagem Operação não permitida para este usuário, mesmo ele tendo permissão.
Correção efetuada: ajustamos a validação de usuário na abertura da tela.>
Local: Custos > Gestão de Preço para Comércio > Formação de Preços > Cálculo de Preço de Venda (F621APC)
Cotei
Valor incorreto na requisição JSON do COTEI para o ERP
Problema: ao executar o processo automático 137 - Integração ERP X Cotei, o COTEI poderia enviar um valor incorreto para o campo codigo do JSON de retorno.
Correção efetuada: corrigimos o envio da informação do COTEI para o ERP, para que o retorno ocorra corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Cálculo do valor do ICMS ST quando o tipo de cálculo é Simples
Problema: ao gerar uma Nota Fiscal de Saída, quando o tipo de cálculo do ICMS ST era Simples, o sistema não considerava o campo Tipo Desconto ICMS da tela F019TIS, e consequentemente, não descontava o valor do ICMS Normal no valor do ICMS ST.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que ao gerar uma Nota Fiscal de Saída, quando o tipo de cálculo do ICMS ST for Simples, o sistema considere o campo Tipo Desconto ICMS da tela F019TIS, tendo as opções: 1 - Não descontar ICMS; 2 - Descontar ICMS Normal e Zona Franca e 3 - Descontar ICMS Normal (sem FCP) e Zona Franca.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída >Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Validação do sistema para movimentação de estoque do depósito de filial diferente da filial logada
Problema: ao utilizar a parametrização para fazer baixa de estoque assíncrona e configurado o campo da tela Movimentos Por Filial da tela F070FES , como N - Não, quando o sistema tentava efetuar a baixa do estoque através da rotina de baixa dos pendentes, era feita validação para que a filial logada não movimentasse estoque do depósito que pertence a outra filial indevidamente, porém, a nota já estava emitida e validada.
Correção efetuada: corrigimos para que no fechamento da nota fiscal nas telas F140GNF e F140PRE, caso esteja parametrizado para fazer baixa de estoque assíncrona e o campo da tela F070FES esteja configurado conforme citado acima, o sistema somente permite a geração de pendência de depósitos que sejam da mesma filial logada, caso contrário, o sistema emitirá uma mensagem de erro e não gerará a pendência até que seja alterado para o depósito da filial logada.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual Via Pedidos e Notas Fiscais (F140PRE)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Geração de duas notas fiscais ao utilizar processo automático 71
Problema: ao utilizar o processo agendado 71 - Faturamento de Pré-Faturas, com um usuário e a tela F135GNA com outro usuário, em alguns casos específicos, o sistema executava duas vezes a mesma pré-fatura e desta forma gerava duas notas fiscais de saída para o mesmo pedido vinculado a pré-fatura.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que no momento de executar o processamento da pré-fatura, faça um comando SQL na base de dados, verificando a situação atual do item desta pré-fatura e caso esteja igual a 4 - Faturada, exiba uma mensagem de erro e não execute o processamento da pré-fatura em questão.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F00AGE)
Carregamento de Descrição de produto ao realizar consulta na tela F141CIS
Problema: ao consultar itens da nota fiscal na tela F141CIS, ocorria mensagem de erro sobre a descrição do produto ultrapassar o limite do campo Descrição da guia Produtos.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que ao realizar a consulta o conteúdo do campo seja carregado corretamente e não seja apresentada esta mensagem de erro.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Itens (F141CIS)
Gestão de Vendas
Mensagem do sistema para informação de tabela de preço quando utilizar produto do tipo M - Montado
Problema: ao gerar um pedido através da tela F120GPD e informar um item de produto do tipo M - Montado, sem tabela de preço, era exibida a mensagem de erro: É necessário informar o preço unitário.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que ao gerar um pedido através da tela F120GPD, e informar um item de produto do tipo M - Montado, sem informar tabela de preço, o sistema exiba a mensagem É necessário informar uma tabela de preço para produtos do tipo "M - Montado". para que fique coerente com o comportamento da tela de Entrada de Pedidos com Avaliação de Produto (F120GPC).
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
Gestor Senior
Informação de chaves na parametrização do aplicativo Gestor Senior
Problema: a documentação de Parametrizações do Gestão Empresarial do Aplicativo Gestor Senior, estava sem a informação das chaves específicas que precisam ser utilizadas para integração com aplicativo no ambiente da Senior, bem como não continha o parâmetro específico da tabela Parâmetros por Form (E000PXF).
Correção efetuada: adicionamos estas informações na documentação para que fiquem claras ao usuário, para realização desta parametrização.
Local: Gestor Senior - Manual do Usuário > Aprovações > Gestão Empresarial > Parametrizações
Confira o Analytics do ERP X no aplicativo Gestor Senior!
Disponibilizamos no aplicativo Gestor Senior a consulta aos indicadores do Analytics do ERP X. Podem ser visualizados os Analytics de Gestão de Estoque, Faturamento, Finanças, Fiscal, Industrial, Recebimentos e Vendas.
Além disso, reorganizamos toda a documentação para que fique coerente com a estrutura do aplicativo.
Para conferir sobre os indicadores do Analytics do ERP X e a nova documentação, acesse o Portal de Documentação.
Local: Aplicativo Gestor Senior
Processos Automáticos
Data de validade na transferência para o WMS WIS
Problema: ao exportar o parâmetro TIPO configurado como RECEBIMENTO via processo automático 84 - WMS Senior para o WMS WIS via inspeção de qualidade, o sistema não enviava a data correta de fabricação.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para seja exportada a data de fabricação corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Processos automáticos
Processamento das pendências do dia atual através do processo automático 87
Modificamos o comportamento do processo automático 87 - Movimentar pendências de estoque do faturamento para que permita o processamento das pendências do dia atual quando utilizado o parâmetro TIPO_MOVIMENTO igual a 1 - Agrupado/Diário. Para isso é necessário informar no parâmetro DIAS_DATACORTE o valor -1. Para mais informações acesse a documentação.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Compras
Reajuste em contrato de compra com títulos gerados
Problema: ao efetuar o reajuste de contrato pela tela Reajuste de Contratos de Compra (F460REA) o sistema estava com erro no controle de vigência de competências.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que a atualização das competências 00/0000 respeitem a competência (maior ou igual) à selecionada, bem como atualize os títulos a pagar quando o identificador de regras CPR-460TITCT01 estiver ativo
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos (F460CTR)
Atualização do número da ordem da compra na geração de ordem de compra via cotação
Problema: ao gerar uma ordem de compra via cotação com um número da ordem de compra gravado, o sistema apresentava a mensagem Erro na gravação da Ordem de Compra.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para não apresentar a mensagem acima e gerar o novo número da ordem de compra corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Cotação (F420OPS)
Geração de ordem de compra de produto com 2ª Unidade de Medida cadastrado
Alteramos o sistema para quando for utilizada a tela F420GOC para gerar pedidos através de ordens de compra, informando um item de produto que contenha valor informado para a 2ª Unidade de Medida cadastrado na tela F075PRO, e com o identificador de regras VEN-000SUUMD01 ativo, o sistema gere o pedido com o valor correto para a coluna U. M. Ven. respeitando o valor informado conforme cadastrado na tela de cadastro de produtos.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Ajuste na validação de solicitação de compra
Problema: ao aprovar a solicitação de compra na tela Aprovações Multinível de Solicitações de Compra (FA05APR), a rotina não validava o orçamento do projeto, mesmo com o controle de aprovação da solicitação de compra ativo. A solicitação era aprovada sem haver orçamento suficiente no projeto.
Correção efetuada: corrigimos para que seja feita a validação do orçamento do projeto, no momento da aprovação da solicitação de compra.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Aprovação Multinível (F405APR)
Novo parâmentro global HabDgsOcp para desbloqueio de campos da tela F420GOC
Problema: ao gerar, aprovar uma ordem de compra e consultar a mesma, os campos dos Dados Gerais eram bloqueados para alteração e, ao clicar no botão Desaprovar, o sistema apresentava a mensagem Problemas ao desaprovar. Nenhuma desaprovação encontrada..
Correção efetuada: liberamos o novo parâmetro global HabDgsOcp, com o objetivo de desbloquear os campos dos Dados gerais da tela F420GOC, quando a ordem de compra estiver fechada ou aprovada.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Gestão de Recebimento
Obrigatoriedade de transação com integração com estoques em notas fiscais de acerto
Problema: em clientes que utilizam a integração com WMS WIS, quando gerada nota fiscal de entrada dos tipos 9 - NF Acerto e 10 - NF Acerto (NF Saída) e o depósito utilizado possuía integração com WMS, porém a transação utilizada na nota fiscal não possuía integração com estoques, ao fechar a nota fiscal é retornada consistência obrigando que a transação tivesse integração com estoques.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que nota fiscal de entrada dos tipos 9 - NF Acerto e 10 - NF Acerto (NF Saída) não entrem na validação, pois como não haverá de fato movimentação de estoques, não há necessidade de bloquear o fechamento da nota fiscal.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Middleware
Ajustes em critical section nas rotinas dos processos agendados do middleware
Problema: em alguns ambientes, o agendamento dos processos automáticos não era executado corretamente apresentando erros de StringListError nos logs do servidor JavaEE.
Correção efetuada: ajustamos o controle de critical section das rotinas do middleware.
Regras e Funções
Ajuste na rotina da função LSP Arredonda
Problema: ao utilizar a função LSP Arredonda, para determinados números, eles não eram arredondados da forma correta.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de arredondamento para que a função tenha o comportamento esperado.
Relatórios > Gerador de Relatórios
Ajuste na propriedade Subtítulo nas Páginas do Modelo Gerador de Relatórios
Problema: ocorria a consistência Referência Circular ao executar o relatório de modelo PCMSO -19.
Correção efetuada: indicamos o ajuste da propriedade Subtítulos nas Páginas = Falso no Modelo Gerador para evitar a impressão dos Subtítulos em novas páginas.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Geradores de Informação > Gerador de Relatórios > Informações Complementares > Manual Gerador de Relatórios para Usuários
Web service
Ajuste na rotina de requisições de web service com a opção habilitar protocolos ativa
Problema: ao requisitar um web service com a opção Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) na Central de Configurações Senior sem informar um cabeçalho Accept, a rotina inseria um valor padrão indesejado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para enviar um Accept=*/* quando o mesmo não estiver informado em requisições de web service com a opção Habilitar protocolos TLS 1.2 e 1.3 em aplicativos WIN32(G5) na Central de Configurações Senior.
Controladoria
Validação no web service de integração contábil
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mct.ctb.integracao, porta Integrar sem inserir o parâmetro referente à quantidade de dias, o serviço não era finalizado.
Correção efetuada: adicionamos uma validação no parâmetro, solicitando através de uma mensagem o preenchimento do campo.
Local: Recursos > Implementações > Web services