Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.44
09/02/2024
- 16/02/2024: alteramos a matéria "Identificador de regra permite manipular o percentual de tolerância", ajustando o nome e o link do identificador para o IR correto VEN-140PERTO01.
- 08/03/2024: removemos a matéria Rotina de LOG na rotina de fechamento a atualização de estoques, visto que esta implementação foi revertida na versão 5.10.3.48.
Tarefas liberadas: 36
Suprimentos
Cálculo da opção Valor a fixar líquido
Problema: o comportamento da opção Valor a fixar líquido não estava correto quando haviam taxas financeiras. Ou seja, quando há valores disponíveis totais, ao marcar este campo, o sistema deveria chegar no valor líquido de uma fixação já considerando as taxas.
Correção efetuada: corrigimos para que ao marcar a opção Valor a fixar líquido, o sistema também irá considerar todas as demais taxas.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Permitir informar quantidade de crédito de royalty maior que a pesagem líquida
Problema: ao informar uma quantidade de crédito de royalties maior que a quantidade da nota informada, na tela de Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), durante o processamento da pesagem ocorria a mensagem A quantidade de créditos não pode ser maior que a quantidade líquida da pesagem, impedindo a continuação do processo.
Correção efetuada: disponibilizamos o parâmetro global CreRoyMai, com o objetivo de permitir a informação da quantidade de créditos de royalties maior que a quantidade líquida da pesagem. Porém, somente será possível informar uma quantidade de créditos maior caso a quantidade da nota informada estiver dentro da tolerância permitida, definida na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP). O parâmetro pode ser ativado na tela de Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS).
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Adição/subtração dos impostos do agronegócio no valor financeiro da nota fiscal de compra ou de devolução de saída
Para atender às necessidades específicas de alguns clientes no setor do agronegócio, implementamos uma funcionalidade que permite a flexibilidade no cálculo de impostos, podendo ser adicionados ou subtraídos do valor financeiro do item, na nota fiscal de entrada ou na nota fiscal de devolução de saída. Essa personalização foi desenvolvida para atender às demandas individuais de cada cliente. Para utilizar essa função, o usuário pode acessar a tela de Transações do Agronegócio (F001TAG) e, na aba de Impostos (76), selecionar o imposto desejado. Em seguida, no campo Opção de Cálculo NF informar o valor N-Nenhum e no campo Calcular Imposto informar o valor S-Sim, e configurar o campo Opc. Cálculo Fin. NF como Subtrair ou Adicionar. Após realizar esse procedimento, ao emitir uma nota fiscal de compra ou devolução de saída pela tela de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), o sistema ajustará automaticamente o valor financeiro do item e da nota fiscal, realizando a subtração ou adição dos impostos do agronegócio de acordo com a preferência definida pelo cliente.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Agronegócio > Transações do Agronegócio (F001TAG)
Mercado
Adição/subtração dos impostos do agronegócio no valor financeiro da nota fiscal de saída ou de devolução de compra
Para atender às necessidades específicas de alguns clientes no setor do agronegócio, implementamos uma funcionalidade que permite a flexibilidade no cálculo de impostos, podendo ser adicionados ou subtraídos do valor financeiro do item, na nota fiscal de saída ou na nota fiscal de devolução de compra. Essa personalização foi desenvolvida para atender às demandas individuais de cada cliente. Para utilizar essa função, o usuário pode acessar a tela de Transações do Agronegócio (F001TAG) e, na aba de Impostos (76), selecionar o imposto desejado. Em seguida, no campo Opção de Cálculo NF informar o valor N-Nenhum e no campo Calcular Imposto informar o valor S-Sim, e configurar o campo Opc. Cálculo Fin. NF como Subtrair ou Adicionar. Após realizar esse procedimento, ao emitir uma nota fiscal de saída ou devolução de compra pela tela de Notas Fiscais de Saída (F140GNF), o sistema ajustará automaticamente o valor financeiro do item e da nota fiscal, realizando a subtração ou adição dos impostos do agronegócio de acordo com a preferência definida pelo cliente.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Agronegócio > Transações do Agronegócio (F001TAG)
Produtos e Serviços
Monitoria para atualização do sequencial da máscara
Problema: não era possível verificar os casos onde a numeração do produto foi gerada sem atualizar o campo Último Código Gerado da tela de Máscara de Produto/Serviço (F084MPR).
Correção efetuada: implementamos uma monitoria no identificador de regras GER-MON0434620 para verificar os casos onde a numeração do produto foi gerada sem atualizar o campo Último Código Gerado da tela de F084MPR. Para isso, é necessário ativar o identificador de regras.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
Alteração do campo % IRRF Empresa Pública
Problema: ao alterar o campo % IRRF Empresa Púb. na tela F075PRO e ir na tela F075GFP, o valor do campo IRRF não era alterado.
Correção efetuada: alteramos o nome do campo de IRRF para % IRRF e adicionamos o campo % IRRF Empresa Púb. na grade da tela F075GFP.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Produtos (F075GFP)
Integrações
Parâmetro para definição quantidade de dias para expiração de tarefas no aplicativo Gestor Senior
Problema: ao utilizar a integração personalizada com o Aplicativo Gestor Senior, o sistema exportava todos os registros com 10 dias expiração.
Correção efetuada: criamos o parâmetro IntWF20NDiasExpiracao na regra de envio para que seja possível personalizar em quantos dias a tarefa expirará no aplicativo caso a mesma não seja respondida.
Local: Cadastros > Integrações > Workflow 2.0 > Integração de Processos Personalizados (F999PPW)
Clientes e Fornecedores
Melhoria de performance na tela F403LFP
Problema: ao realizar a ligação de um produto ao fornecedor na tela F403LFP, é sugerido para o campo Prazo o valor conforme as definições do fornecedor, sendo permitido alterar o valor na inclusão. Ao alterar o valor na inclusão da ligação, quando o registro era carregado novamente, o sistema sempre buscava para o campo, o valor das definições do fornecedor, e não o valor que foi informado no momento da ligação. Também ocorria lentidão ao carregar os registros na tela quando utilizados filtros do botão Seleção.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que ao carregar um registro com a opção Alterar ou Excluir marcada, o campo Prazo receba o valor que consta na ligação do produto ao fornecedor. Também foi realizado ajuste na rotina de filtros para utilizar os campos de Seleção ligados ao fornecedor de modo a melhorar a performance da rotina da tela.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Agrupado (F403LFP)
Gestão de Tributos
Transferência entre produtos com lotes distintos
Problema: ao fazer a transferência do Produto A para o Produto B, com dois lotes distintos, o sistema considerava este movimento como desmontagem de produto.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de integração de produção e estoque para que o cenário acima seja considerado como Transferência entre Produtos ao invés de Desmontagem de Produto.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Produção e Estoque (F660ISP)
Correção de valor na base de cálculo do ICMS
Problema: o valor da base de cálculo do ICMS nas notas fiscais não era importado corretamente para o módulo de Tributos.
Correção efetuada: corrigimos a integração das notas fiscais para Tributos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais > Integração de Notas Fiscais (F660INT)
Gestão de Contas a Pagar
Ajuste em comissões e cálculo de ordem de compra
Problema: no cálculo de comissões da Ordem de Compra, não enviava todas as comissões selecionadas quando estas eram geradas pela tela Cálculo/Pagto. (F504RCP), desmarcando alguns itens da grade.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de comissões de representantes para enviá-las corretamente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagto. (F504RCP)
Gestão de Contas a Receber
Alteração no leiaute de importação SAIM10001
Problema: existiam algumas inconsistências em relação ao Nosso Número do boleto, para os bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, no leiaute de importação SAIM10001.
Correção efetuada: ajustamos as posições em que era lida a informação do Nosso Número no arquivo de retorno dos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Adicionada a função Cancel(1) quando no cadastro do portador o campo Tipo da Emissão do Boleto for igual a 1 - Banco Emite e a ocorrência bancária for 2 - Confirmação de Remessa. Com isso, não será apresentada a mensagem Título não localizado. Nosso Número já utilizado por outro título..
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno > Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB)
Ajuste no campo de valor da cotação da moeda
Problema: ao excluir as baixas na tela F301EBL, a rotina apresentava o erro Floating point division by zero, que ocorria pois o campo valor da cotação da moeda na data de liberação do movimento estava com o valor zero.
Correção efetuada: a rotina foi ajustada para validar o campo valor da cotação da moeda na data de liberação do movimento, com isso não ocorrerá a divisão por zero.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Exclusão de Movimentos do Contas a Receber (F301EBL)
Preenchimento do Código da Carteira
Problema: ao utilizar o leiaute SAEX10001 do Banco do Brasil na tela F310PRB, não buscava corretamente o Código da Carteira no bloco P.
Correção efetuada: ajustamos para buscar corretamente o Código da Carteira da guia Carteira na tela F030COB (Cobrança Escritural) para o leiaute de remessa do Banco do Brasil.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Remessa da Cobrança Escritural (F310PRB)
Ajuste de campos na rotina de Títulos Substitutos
Problema: ao gerar uma nova linha na grade de Títulos Substitutos, os campos Autorização da Transação (TEF), Número da Transação (TEF), Parcela Cartão e Operadora não recebiam a validação correta de bloqueio.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de inserção de nova linha na grade de Títulos Substitutos para considerar o Tipo de Pagamento atrelado à Forma de Pagamento. Os campos referentes ao cartão serão bloqueados na inserção da linha e somente serão desbloqueados ao informar a Forma de Pagamento com Tipo de Pagamento Manual.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Baixa por Substituição/Negociação do Contas a Receber (F301SUB)
Gestão de Tesouraria
Sugestão de transação da filial
Problema: na tela Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC), para as opções Crédito Cliente e Crédito Fornecedor, não sugeria a transação que está parametrizada na filial, quando a filial informada na grade era diferente da filial logada.
Correção efetuada: ajustamos para que seja sugerida a transação parametrizada na filial, independentemente se a filial informada na grade for diferente da filial logada.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas (F600GEC)
Cotei
Respostas de cotação na API do Cotei
Problema: ao relizar algumas consultas em respostas de cotação na API do Cotei, era apresentado o seguinte erro no tratamento de dados do ERP: Erro ao tratar retorno do processo de cotação: Field data is null.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processamento de retornos para que o erro não ocorra mais.
Gestão de PCP
Sequência Zero sendo gerada no componente da O.P.
Problema: ao gerar as ordens de produção quando existiam componentes equivalentes na estrutura do produto, a sequência do componente da O.P. era gravada como Zero.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que a sequência dos componentes da O.P. seja gravada corretamente com o valor sequencial.
Local: Manufatura > Gestão de PCP > Ordens de Produção/Serviço > Geração > Geração Reproc./Manual/Duplic. (F900ROP)
Identificador de regra permite manipular o percentual de tolerância
Com a finalidade de permitir modificar o percentual de tolerância da quantidade faturada de itens em notas fiscais, para além da quantidade configurada no campo % Acima Pedido Aceito, da guia Definições da tela de Cadastro de Clientes (F075PRO), criamos o identificador de regras VEN-140PERTO01, que permite personalizar o percentual de tolerância a quantidade faturada.
Este identificador atuará nas telas: F140PRE, F135APM, F135CCA, F135CMC, F135FCA, F135FCP, F135FCS, F135MCA, F135MPF, F140NFR e F140GNF.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Solicitação de seguro de carga para embarque com seguro já informado
Problema: ao utilizar a tela de Controle de Embarque (F145EBQ) para alterar um embarque, e o Tipo Empresa na tela F070FCA estava definido como 4 - TRR Transp./Rec./Retalhista ou 6 - Indústria/Transporte, o sistema apresentava a seguinte mensagem de erro ao processar o embarque: Para o tipo de empresa 04 ou 06 é obrigatório informar os dados do seguro de carga quando o MDFe contém CTe.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que quando um embarque for alterado, a consistência de seguro da carga não seja exibida caso já estiver um seguro informado para o embarque em questão.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Geração Controle Embarque (F145EBQ)
Inutilização de nota de remessa já integrada ao WMS WIS
Problema: ao tentar inutilizar uma nota de remessa, após a sua integração com o WMS WIS, ocorria a inconsistência Depósito de saída XX é integrado com WMS e por isso não é possível excluir o movimento de transferência..
Correção efetuada: alteramos o sistema para que não ocorram erros na inutilização de notas fiscais de remessa quando essas são integradas com o WMS WIS.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento (F140CAN)
Número de sequência da nota fiscal carregada via chave eletrônica
Problema: ao carregar uma nota fiscal, via chave eletrônica pela tela de Controle de Embarques (F145EBQ), ocorria inconsistência, alegando que o número de sequência da nota fiscal não foi informado.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, ao carregar a nota fiscal via leitor de chave eletrônica, o sistema não gere inconsistência sobre o número de sequência da nota.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Controle de Embarques (F145EBQ)
Campo para critério de formação de estoques na tela F135MPF
Disponibilizamos na tela de Manutenção de Pré-faturas (F135MPF), o campo Crit.Disp.para Fat que tem a finalidade de fazer com que as validações de disponibilidade de estoque na manutenção de pré-faturas sejam executadas de acordo com o critério definido pelo usuário na tela. O valor sugerido para o campo é o critério definido para a filial e este campo somente deve estar disponível se o parâmetro global HabCriDfp estiver definido como S. Este campo já existia anteriormente nas telas F135FCP e F135IPC.
Esta implementação foi realizada com base em uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Manutenção de Pré-faturas (F135MPF)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Web services
Pedido bloqueado via web service de Pedido
Problema: ao gerar um pedido bloqueado via web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.GravarPedidos informando o campo ObsMot e PedBlo como S - Sim, ocorria que o pedido era gerado desbloqueado.
Correção efetuada: ajustamos para que ao gerar um pedido bloqueado via web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.GravarPedidos, o pedido será gerado bloqueado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Vendas
Redimensionamento da tela de Consulta de Pedidos - Seleção
Problema: ao abrir a tela Consulta de Pedidos - Seleção (F121SCP), por vezes seu tamanho era menor do que o conteúdo, o que escondia alguns campos, e não era possível redimensioná-la. Essa tela é chamada clicando no botão Seleção da tela de Consulta de Pedidos (F121CPD).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para abrir a tela de Seleção (F121SCP) com o tamanho correto para seu conteúdo, e também para que seja possível redimensionar a tela.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Consultas > Dados Gerais > Consulta de Pedidos - Seleção (F121SCP)
Número de representante na geração de pedido de previsão
Problema: ao tentar gerar pedido de previsão com um representante de número grande, o sistema apresentava erro onde não era encontrado o representante.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ao tentar gerar pedido de previsão com um representante de número grande, o sistema não irá apresentar erro e irá gerar o pedido com o representante informado.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedido de Previsão > Família/Produto > Geração de Pedidos de Previsão para Plano Produção (F120LPV)
Processos Automáticos
Obrigatoriedade de parâmetros no processo automático 128
Problema: no processo automático 128 - Executar conciliação de contas de caixa e bancos, existia uma validação quando informado o parâmetro TIPOCONTA, obrigatoriamente deveria ser informado o parâmetro CONTA e vice versa. Essa validação não existe na tela F600FSC, na qual o processo automático é baseado.
Correção efetuada: removemos essa consistência do processo automático, agora é possível informar independentemente os parâmetros TIPOCONTA ou CONTA.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Novo Sistema
Novos menus para abertura do sistema com utilização de parâmetros
Disponibilizamos novos menus no módulo Recursos, para ajudar na investigação de erros e que faciliarão o dia a dia do usuário do Gestão Empresarial. Estes novos menus permitem abrir uma nova instância do ERP com alguma diretriz específica que vai auxiliar na investigação. São eles:
- Abre Sistema com -log
- Abre Sistema com -callstack
- Abre Sistema com -devtools
- Abre Sistema com Parâmetro Genérico
Para mais detalhes sobre cada um, consulte a documentação.
Locais:
- Recursos > Novo Sistema > Abre Sistema com -log
- Recursos > Novo Sistema > Abre Sistema com -callstack
- Recursos > Novo Sistema > Abre Sistema com -devtools
- Recursos > Novo Sistema > Abre Sistema com Parâmetro Genérico
Implementações
Diagnóstico de Ambientes através do menu Recursos
Disponibilizamos a possibilidade do usuário abrir o Robô de Diagnóstico de Ambientes por dentro do ERP, sem a necessidade de acessar a pasta de instalação do sistema para realizar este processo.
Também criamos a rotina de diagnóstico DG00006 - Estoques - Informações sobre parametrizações e movimentos de estoques, que permite fazer várias verificações na base de dados para auxiliar na investigações de problemas na gestão de estoques.
Locais:
- Recursos > Implementações > Diagnóstico de Ambientes > Executar
- Recursos > Implementações > Diagnóstico de Ambientes > Editar
Gestão de Recebimento
Cálculo de antecipação de ICMS em notas de transferência
Problema: quando realizado o pagamento do ICMS antecipado através de GNRE, quando havia a emissão de nota fiscal transferência da filial do RS para a filial de MG, utilizando a configuração do ICMS antecipado na filial de MG, e efetuado o lançamento da nota fiscal de entrada de forma manual, o sistema calcula no campo de diferencial de alíquota o valor do ICMS antecipado corretamente.
Porém, quando era realizado o lançamento da nota fiscal de entrada com o tipo 11 (transferência) vinculando uma nota fiscal de saída da filial 1 (RS), o sistema não realizava o cálculo do ICMS antecipado, ficando o campo de valor de diferencial de alíquota em branco, onde era necessário importar e clicar no botão de Recalcular para que o valor ficasse correto.
Correção efetuada: ajustamos para que o ICMS de antecipação seja calculado corretamente também nas notas de transferência.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada
Tag ICMS20 para importação de CTe-Os
Problema: ao tentar importar um XML de Cte-Os, via tela F000INE, o sistema exibia uma mensagem de consistência não permitindo a importação da nota.
Correção efetuada: adicionamos a tag ICMS20 também para o CTe-Os.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via
- Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Manifestação do destinatário para evento de prestação em desacordo
Problema:ao gerar o evento de prestação em descordo, o Gestão Empresarial | ERP gerava o XML com o layout 3.00, não considerando a parametrização feita no campo Integração CTe no cadastro da filial (F070FVE).
Correção efetuada:corrigimos para que a rotina de manifestação do destinatário para prestação de serviço em desacordo (evento 610110) considere a parametrização feita no cadastro da filial. Caso não haja definição para este campo, o padrão será gerar o XML na versão 4.00.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Controle de Eventos da Manifestação do Destinatário (F440MDE)
Gestão de Compras
Letras minúsculas na Unidade de Medida da Solicitação de Compras
Problema: ao gerar uma solicitação com o campo Unidade de Medida preenchido com letras minúsculas, quando era pressionado o TAB, ele era exibido em letras maiúsculas. Ao consultar no banco de dados, na tabela E405SOL, o campo UniMed é gravado com letras minúsculas.
Correção efetuada: ajustamos a situação no sistema para gravar a unidade de medida com letras maiúsculas.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Agrupada (F405GSA)
Mercado
Pedido bloqueado via web service de Pedido
Problema: ao gerar um pedido bloqueado via web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.GravarPedidos informando o campo ObsMot e PedBlo como S - Sim, ocorria que o pedido era gerado desbloqueado.
Correção efetuada: ajustamos para que ao gerar um pedido bloqueado via web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos.GravarPedidos, o pedido será gerado bloqueado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Menu
Bloqueio de acesso à telas
Problema: ao tentar acessar uma tela do módulo de Suprimentos e tinha atingido o limite de licenças disponíveis para aquele módulo, era apresentada a mensagem de erro Quantidade de conexões para a Área S - Suprimento excedeu o limite licenciado. Entre em contato com o administrador do sistema. de forma correta, porém, posteriormente, não era possível acessar nenhum outro módulo do ERP, que era apresentada a mesma mensagem. Era necessário então sair do ERP e entrar novamente para poder acessar o outro módulo.
Correção efetuada: corrigimos a rotina que abre as telas via menu para que se ocorrer algum erro durante o processo de abertura de tela, seja possível abrir outra tela do ERP sem problemas.
Local: XTended > Menu