Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.47
29/02/2024
- 05/03/2024: retiramos a matéria "Ajuste na Proprietária Compliance Fiscal" por estar de forma duplicada.
Tarefas liberadas: 57
Produtos e Serviços
Inclusão de nota em documentação da tela de Cadastro de Parâmetros Fiscais
Complementamos a documentação da tela de Cadastro de Parâmetros Fiscais (F075PFF), incluindo na guia Derivação, uma nota informando que os valores de ICMS ST e FCP referentes à ultima entrada não serão atualizados ou zerados caso a nota de entrada seja reabilitada ou excluída.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Parâmetros fiscais
Identificadores e parâmetros
Complemento na descrição do identificador de regras FIN-00EXCVAR01
Problema: a documentação do identificador de regra FIN-00EXCVAR01 não deixava claro o seu comportamento quando o tipo do título era usado em web services com integração com Varejo, causando dificuldade de entendimento e dificuldades na realização do processo dentro do sistema.
Correção efetuada: alteramos a descrição do identificador, informando que além de ele ter como objetivo não considerar o parâmetro EXCVAR (Exclusivo Varejo) na pesquisa de tipos de títulos nas rotinas de substituição do contas a pagar e receber, informamos também que nos casos onde for via web service e possuir integração com o Varejo, este identificador será desconsiderado.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Consistências do sistema em novas compras através de utilização do parâmetro global ConCprReq
Problema: na documentação da tela de Parâmetros Globais do Sistema (F000PGS), no parâmetro ConCprReq, não estava claro quando ocorrem as consistências nas novas compras, e a falta desta informação causava dificuldade de entendimento sobre o comportamento da rotina.
Correção efetuada: adicionamos abaixo da descrição do parâmetro, uma caixa de Observação, informando que a consistência ocorre nas seguintes situações:
- Ao informar uma Quantidade de Compra na grade;
- Ao modificar a Quantidade de Compra através do identificador de regras EST-210ATREP01;
- Ao selecionar requisição que já tenha quantidade atendida, com transação de saída e o usuário permite gerar solicitação de compra automática no atendimento.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > F000PGS - Manutenção dos parâmetros globais do sistema
Ajuste em nomenclatura de parâmetro global
Problema: a documentação da tela F000PGS, informava indevidamente o nome do parâmetro global CplZerIes, confundindo as letras l (éle - minúsculo) e I (i - maiúsculo), fazendo com que o nome do parâmetro ficasse incorreto, dificultando a pesquisa.
Correção efetuada: corrigimos a documentação, corrigindo as letras e deixando o nome do parâmetro como é o correto (para facilitação do entendimento, se fosse om todas as letras maiúsculas, seria CPLZERIES).
Além disso, também corrigimos a documentação da Consulta de cadastros na SEFAZ, que também citava o parâmetro com as letras erradas.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > F000PGS - Manutenção dos parâmetros globais do sistema
- Segmentos > Compliance > Consulta de cadastros na SEFAZ
Comportamento do sistema para utilização de parâmetros globais de alteração de diretório de relatórios gerados
Problema: ao utilizar os parâmetros globais DirGerRel e DirDisRel para alterar o diretório dos relatórios gerados, nada acontecia. Isso ocorria porque estes parâmetros impactam apenas o web service com.senior.g5.co.int.geral.relatorio, o qual está relacionado à geração de relatórios e não têm impacto em todo o sistema, sendo aplicáveis exclusivamente nesse contexto específico. Como este comportamento não estava claro na documentação dos parâmetros, acabava causando confusão na realização do processo.
Correção efetuada: complementamos a documentação dos parâmetros globais DirGerRel e DirDisRel, informando que sua funcionalidade está vinculada ao web service Com.senior.g5.co.int.geral.relatorio.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais
Correção de link em documentação do parâmetro global LogFecEst
Problema: a documentação da tela F000PGS, no parâmetro global LogFecEst, informava em sua Característica um link para uma documentação que explica sobre as consistências relacionadas aos movimentos de estoques, porém este link estava incorreto e direcionava para a documentação de Detalhamento da tela de Fechamento dos Estoques (F215FES).
Correção efetuada: corrigimos a documentação, direcionando para o link do manual por processos da Rotina de geração de logs ao final do fechamento/atualização de estoques, que é o link correto.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais
Novas variáveis disponíveis no Identificador de Regras EST-210RCVME01
Disponibilizamos ao Identificador de Regras EST-210RCVME01 duas novas variavéis: ESTACodTns e ESTNFilDep, que permitem acrescentar informações do movimento de estoque realizado.
Confira os detalhes das variáveis disponbilizadas no Gestão Empresarial | ERP ao acessar a documentação do Identificador de Regras EST-210RCVME01.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Inclusão de tags em variável do identificador de regras GER-051DISPN02
Atualizamos a documentação do identificador de regras GER-051DISPN02, adicionando as tags E140NFV e E440NFC na variável GERATABELA.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Clientes e Fornecedores
Cadastro do endereço de entrega com origem de mercadoria
Problema: quando o parâmetro global UsaEntOri estava com o valor S - Sim, ao cadastrar um endereço de entrega para cliente que tinha um fornecedor vinculado no campo Complemento com um valor maior que 60 caracteres era apresentada a mensagem O valor não cabe no campo CplOrm.
Correção efetuada: alteramos a rotina que replica o endereço de entrega no cadastro de origens de mercado do fornecedor para que o campo do complemento receba apenas 60 caracteres, sendo o tamanho máximo permitido para o campo da origem de mercadoria do fornecedor.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Entrega > Endereço de Entrega do Cliente (F085ENT)
Atualização cadastral do tipo CPF
Problema: na rotina de Atualização Cadastral da tela F000APA e processo automático 105 - Atualização cadastral, quando o cadastro era do tipo CPF eram considerados os registros com o valor do campo Inscrição Estadual ISENTO/ISENTA ou em branco.
A rotina deveria considerar apenas os registros de cadastros do tipo CPF que tenham uma inscrição estadual cadastrada.
Correção efetuada: alteramos a rotina de Atualização Cadastral para considerar apenas os cadastros do tipo CPF com uma inscrição estadual informada, ou seja, quando no cadastro do cliente, fornecedor e transportadora do tipo CPF o campo Inscrição Estadual tiver a informação ISENTO, ISENTA ou em branco, estes cadastros não serão carregados na tela F000APA e não serão considerados no processo automático 105 - Atualização cadastral.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Atualização Cadastral > Atualização cadastral cliente/fornecedor e transportadora (F000APA)
Filiais
Rateio na Requisição Eletrônica no senior X
Problema: ao criar uma requisição no senior X, ocorria um erro de rateio incompleto mesmo com a informação da tela Parâmetros Gerenciais da Filial (F070FIN), guia Compras estando preenchida.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de requisição a fim de que funcione corretamente.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Gerencial > Parâmetros Gerenciais da Filial (F070FIN)
Gestão de Tributos
Notas ficais de entrada e saída relacionadas a um CTR
Problema: havendo notas ficais de saída e entrada com a mesma numeração e relacionadas a um CTR, o relatório gerava registros indevidamente (1405).
Correção efetuada: ajustamos o relatório para que os registros sejam gerados corretamente quando houver notas de entrada e saída com a mesma numeração e relacionadas a um CTR.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 013 - SP - Nova GIA - Guia de Inf. e Apuração do ICMS (CIAE013.GER)
Conferência dos CT-e substituídos
Por conta das mudanças aplicadas ao comportamento do CT-e de substituição, onde o CT-e substituído não é mais cancelado e deve ser retirado das operações contábeis e fiscais, disponibilizamos o modelo de relatório 095 - Conferência dos CT-e substituídos (CIOO095.GER). Ele pode ser usado a fim de facilitar a conferência na apuração do faturamento e de impostos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Relatórios > Operacionais > 095 - Conferência dos CT-e substituídos (CIOO095.GER)
Melhoria na documentação da tela F661DOC
Melhoramos a documentação da tela Documentos vinculados aos ajustes da apuração do ICMS (F661DOC), informando que para adicionar notas fiscais de outras competências basta digitar a nota na grade (sem utilizar o botão lupa) da tela.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661I17 > Ajuste da Apuração > Documentos vinculados aos ajustes da apuração do ICMS
Ajuste na proprietária do Compliance Fiscal
Problema: ao acessar qualquer tela do menu de Controladoria, era apresentada a mensagem de erro A quantidade de filiais cadastradas no sistema excedeu a quantidade licenciada de filiais do Processo ECFI-Compliance Fiscal Senior. Entre em contato com o administrador do sistema..
Correção efetuada: ajustamos a rotina de validação da proprietária do Compliance Fiscal para que as filiais de Implantação/Demonstração não sejam consideradas na contagem de filiais cadastradas.
Local: XTended > Autenticação
Lançamentos pelo dispositivo fiscal no registro R-4020
Problema: ao integrar o registro R-4020 da EFD-Reinf, os valores de retenções de COFINS ficavam maiores que o lançamento quando feito pelo dispositivo fiscal.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os valores do registro sejam integrados corretamente quando houver lançamentos feitos por meio de dispositivo fiscal.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Valor de diferimento anterior do PIS/COFINS
Problema: o valor diferido nas contribuições na apuração do PIS/COFINS ficava com o valor duplicado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de diferimento PIS/COFINS do período anterior para assumir o valor total de diferimento do período.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Informações imobiliárias do relatório DIMOB
Problema: ao gerar o relatório 095 - DIMOB - Dec. Inf. s/ Atividades Imobiliárias (CIAE095.GER), as informações imobiliárias do mês de dezembro ficavam zeradas.
Correção efetuada: ajustamos a informação do nome da propriedade para que o relatório seja gerado corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 095 - DIMOB - Dec. Inf. s/ Atividades Imobiliárias (CIAE095.GER)
Manipulação de campos via regra SQL no registro C600
Problema: na tela SPED Contribuições (F669SPC), ao utilizar um cadastro de declaração ligado a uma regra do tipo SQL, os campos 7 - QTD_CONS e 8 - QTD_CANC do registro C600 não eram manipulados via SQL.
Correção efetuada: alteramos a geração dos campos acima a fim de que possam ser alterados via SQL no cadastro de declarações.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Gestão de Contabilidade
Preenchimento do Registro I051
Problema: ao abrir a tela do SPED Contábil (F669ECD), as informações do último processamento não eram carregadas na guia Registro I051.
Correção efetuada: corrigimos a abertura da tela e o processo automático da rotina 48 de forma que as informações do último processamento sejam carregadas quando a opção Obrigatórios da guia Registro I010 estiver marcada.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (F669ECD)
Recurso de arrastar e soltar na tela F000ANX
Problema: após a liberação do recurso arrastar e soltar para adicionar automaticamente arquivos anexos através da tela F000ANX, a documentação da tela não citava que esta funcionalidade não está disponível quando o sistema é acessado via Windows Access e Browser Access.
Correção efetuada: ajustamos a documentação da tela, adicionando a informação citada acima.
Local: Ajuda por telas > Rotinas em comum > Controle de Anexos
Gestão de Contas a Receber
Data de Entrada/Emissão no cálculo do AVP
Problema: a tela de Cálculo do Ajuste a Valor Presente (F301IAV) apresentava um Erro de acesso ao banco de dados ao calcular notas com data de entrada maior que a data de vencimento.
Correção efetuada: ajustamos a tela para mostrar uma mensagem informando que a data de Entrada/Emissão deve ser maior ou igual à data de Vencimento/Prorrogado.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Ajuste a Valor Presente > Cálculo do Ajuste a Valor Presente (F301IAV)
Gestão de Contas a Pagar
Conta contábil e movimento na baixa do título
Problema: quando o título era baixado na tela Retorno do Pagamento Eletrônico (F510PRT), ele não herdava a conta contábil cadastrada para o movimento do título.
Correção efetuada: ajustamos a tela F510PRT para que, quando o título for baixado, ele herde a conta contábil cadastrada no título e no movimento do título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Retorno > Retorno do Pagamento Eletrônico (F510PRT)
Alteração botão Desmarcar ao realizar transferências
Problema: na tela de Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM), ao mostrar as transferências o botão Desmarcar não desmarcava nenhum item da grade de títulos.
Correção efetuada: ajustamos o botão Desmarcar a fim de que funcione corretamente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Valor do IRRF no relatório da DIRF
Problema: no relatório da DIRF, quando a origem das informações era Comercial/Regime de Competência o valor do IRRF apresentado no relatório ficava dobrado.
Correção efetuada: ajustamos as ligações entre as tabelas do relatório na opção Comercial/Regime de Competência para apresentar o valor correspondente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Relatórios > Gera Informações DIRF - Financeiro (FPCP072)
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Parametrização para correta integração de notas de recebimento no ERP
Acrescentamos um ponto importante na documentação de Recebimento em relação à integração com o WMS WIS, reforçando a necessidade da correta parametrização do campo Envia Ajuste Est. Receb? nas configurações de parâmetros Geral do WMS WIS, visto que podem ocorrer erros na integração de notas fiscais de entrada (recebimento) no ERP. Na documentação há também uma explicação técnica sobre esse tipo de ocorrência.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Recebimento
Preenchimento do campo Software Emissor NF-e ao possuir integração com o WMS WIS
Informamos na documentação da tela F070FVE, que quando o ERP possuir integração com WMS WIS, o campo Software Emissor NF-e precisa estar parametrizado com a opção 00-eDocs - Envio via Arquivo e Retorno via Web Service ERP. Isso porque, toda a homologação da integração com WMS WIS foi criada baseada nesse processo.
Colocamos também um novo tópico sobre essa situação na página de Restrições na integração com o WMS WIS.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Restrições
Inclusão de citação a identificador de regras em documentação de processo de Recebimento com WMS WIS
Problema: na liberação da versão 5.10.3.33 foi disponibilizado o identificador de regra GER-000DEVWMS, que manipula se necessário, alguns dados da nota de devolução que são geradas a partir do processo de conferência de uma nota de entrada quando integrada com WMS WIS. Porém, não foi inserida nenhuma informação sobre este identificador, na documentação do processo de Recebimento desta integração.
Correção efetuada: adicionamos na documentação citada acima, no tópico Recebimentos com divergências, uma observação informando que, em processos de Recebimento à Menor (menos) poderá ser utilizado este identificador de regras para personalizar informações da nota fiscal de Devolução ao Fornecedor que é gerada automaticamente pelo processo de retorno do Recebimento do WMS.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processos da integração logística > Recebimento
Gestão de Armazenagem | WMS
Processo de faturamento de serviço documentado
Problema: a documentação a respeito do campo Transação padrão para pedido de serviço estava muito breve e gerava dúvidas para a utilização na integração entre ERP e WMS ALCIS. Além disso, o processo de faturamento de serviço não estava documentado.
Correção efetuada: atualizamos a descrição do campo acima, informando que ele é utilizado na integração de pedidos de serviços originados de uma ordem de faturamento do WMS. Também criamos a nova página de documentação Processo de faturamento de serviço.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Integração com ERP
Correção da informação sobre o envio de lote da pré-fatura do ERP para o WMS
Problema: em um dos tópicos sobre a pré-fatura da documentação de separação, informava erroneamente que o lote e a série não são enviados para o WMS, porém é possível enviar um lote específico para que o WMS faça a separação.
Correção efetuada: corrigimos o trecho sobre essa situação, esclarecendo que é possível enviar um lote específico a partir do ERP para que o WMS faça a separação, conforme desejado. Porém, caso a definição do lote ou série seja feita diretamente no WMS, devem ser ativados os identificadores VEN-135LOTPA02 e VEN-135LOTPA01 para lotes e VEN-135SERES01 para séries. Isso faz com que a pré-fatura sempre envie o lote padrão ou não obrigue a informação de série, ficando assim, livre para que o WMS faça a definição do lote ou série e retorne a informação para o ERP.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Separação
Novos processos de agendamentos para a integração dos registros do ERP com WMS
Disponibilizamos novos processos de agendamentos para a integração dos registros do Gestão Empresarial | ERP para os sistemas WMS integrados.
Para atuar mais ativamente no diagnóstico de problemas de integração e fazer com que o mesmo integre sem a necessidade de reenvio por parte do usuário, agora temos o agendamento reprocessErrors que é válido tanto para o WMS Senior quanto o WMS Alcis.
Criamos também, o agendamento processarLimpezaRegistros, que pode ser utilizados para as duas integrações e ainda, o processarPendenciasComProtocoloContingencia que pode ser cadastrado para a integração com o WMS Senior.
Acesse a documentação de Agendamentos na senior X Platform e verifique todas as ativações existentes e os passos para realizá-las.
Local: Tecnologia > Customização > Agendamentos
Recursos
Implementação de funcionalidade na geração de pré-faturas na tela F135FCP
Adicionamos uma nova funcionalidade ao sistema para fechar a carga a cada pré-fatura na tela Formação de Cargas (via Pedidos) (F135FCP) e, também, no Processo automático 145 - Integração Pré-fatura.
Essa funcionalidade somente terá efeito quando as opções Gravar a cada Pré-Fatura e Fechar a cada Pré-Fatura estiverem selecionadas através da tela Formação de Cargas (via Pedidos) (F135FCP), ou se ambos parâmetros do Processo automático 145 - Integração Pré-fatura tiverem valor igual a 1.
Para maiores detalhes, consulte as documentações da tela F135FCP e do Processo automático 145 - Integração Pré-fatura.
Locais:
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos (F135FCP)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 145 - Integração Pré-fatura
Web services
Documentação sobre o preenchimento da Data de Previsão
Complementamos a documentação do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos, parâmetro pedido.datPrv. Ele indica a data de previsão do pedido. Ajustamos conforme segue:
O sistema permite informar a Data de Previsão por meio dos Dados Gerais. Caso a categoria do cliente também seja informada no arquivo .XML, sendo esta diferente da categoria nas definições do cliente, então o pedido vai receber a data do dia atual como data de previsão.
Para que o pedido sempre acate a data de previsão informada via web service, ative o identificador de regras VEN-120DATPR01 e vincule uma regra que retorne o valor S para a variável VenAAplicarDataPed.
Em relação aos itens de produto, a data de entrega informada no .XML é acatada sem as particularidades descritas para a data de previsão de entrega dos dados gerais. Esse funcionamento é padrão do sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Geração de análise com pré-faturas zeradas com produto que continha valor de estoque zerado
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, porta AtenderManualPedido, e a quantidade em estoque fosse suficiente para suprir a quantidade requisitada pelos pedidos, o sistema gerava análise com pré-faturas zerada ao invés de gerar a análise com apenas uma pré-fatura.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao gerar uma análise através deste web service, e a quantidade em estoque não for suficiente para atender todos os pedidos, a análise seja gerada com apenas com os pedidos atendidos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Zeramento dos valores de DIFAL ao fechar a nota fiscal de venda
Problema: após fechar a nota fiscal, o valor dos campos Vlr ICMS UF Destino e Vlr ICMS FCP são zerados apenas no primeiro item.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de arredondamento de valores do ERP para que não zere estes campos no fechamento da nota.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Inserção de quantidade com casas decimais através da tela F000DLS
Problema: ao inserir um item de produto controlado por lote na nota fiscal de saída, em que esse item possuía uma unidade de medida que não aceitava decimais, quando o usuário inseria quantidades na tela de distribuição de lotes (F000DLS), o sistema permitia que o usuário informasse quantidades com decimais.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que, quando o usuário distribuir lote através da tela F000DLS, e o item de produto em questão possuir unidade que não aceite decimais, seja exibida a seguinte mensagem de erro: Quantidade de decimais difere da permitida pelo produto!.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F000DLS)
Gestão de Vendas
Bloqueio de pedido com execução de Web Service
Problema: quando era utilizado o Identificador de Regras VEN-000CRECL01, e enviada uma requisição através do Web Service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos de gravar pedido, ao informar o valor "S" para o campo PedBlo para o pedido entrar bloqueado, o sistemagerava o pedido sem bloqueio.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao enviar uma requisição através do Web Service GravarPedidos, informando para bloquear o pedido através do campo PedBlo juntamente com o Identificador de Regras VEN-000CRECL01, o sistema fará a geração do pedido bloqueado como o esperado, desde que a regra do Identificador trate o bloqueio do pedido.
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)
- Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Alteração na rotina ao gerar nota fiscal de saída com receituário agronômico
Problema: após gerar uma nota fiscal de saída através da tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE) com receituário agronômico, ao entrar na tela Emissão da receita agronômica (F113REM) para emitir as receitas, o sistema apresentava grande lentidão e travava posteriormente.
Correção efetuada: alteramos a rotina no sistema para que, após ter uma nota fiscal de saída gerada com receituário agronômico, ao entrar na tela Emissão da receita agronômica (F113REM), o sistema não apresenta a lentidão anterior e não trava ao emitir as receitas.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Mensagem ao carregar receituário agronômico
Problema: quando era utilizado o botão Mostrar0 para listar os dados de exportação receituário na tela F113EXM, o sistema retornava a mensagem de erro Invalid variant type conversion.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que ao clicar no botão Mostrar para listar os dados de Exportação receituário na tela F113EXM, o sistema não não retornará a mensagem de erro.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Exportações > Exportação receituário (F113EXM)
Processos Automáticos
Exclusão de tabela acessória E000PPD na limpeza da tabela E000CIX
Problema: ao realizar a limpeza da tabela Integrações - Controle de registros integrados (E000CIX) e correlacionadas, ao chegar na tabela correlacionada Integrações - Pendências da posição de estoque de produtos (E000PEP) a tabela acessória Integrações - Estoques - Posição de estoque do produto em determinado momento (E000PPD) não era limpa, causando inconsistência na exportação de posição de estoque.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que a limpeza da tabela E000CIX limpe também as tabelas acessórias das tabelas correlacionadas.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Informação de busca das ordens pendentes para o processo automático 84
Na documentação do processo automático 84 - WMS Senior, informamos o select que o sistema efetua para buscar ordens pendentes de integração e retorno dos processos de RECEBIMENTO, RETORNORECEBIMENTO, EXPEDICAO e RETORNOEXPEDICAO.
Local: Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 84 - WMS Senior
Retenções duplicadas no processo automático 155
Problema: ao processar o retorno do pagamento eletrônico pelo processo automático 155 - Retorno Pagamento Eletrônico, as retenções eram duplicadas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina do processo automático para que as retenções não sejam duplicadas.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 155 - Retorno Pagamento Eletrônico
Exportação de cancelamento de nota para o WMS WIS
Problema: o cancelamento das notas fiscais autorizadas não eram exportados ao WMS WIS.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o cancelamento seja exportado corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Configurações
Implementação de documentação relacionada a Central de Segurança
Adicionamos ao manual de Gestão Empresarial | ERP uma nova documentação, detalhando o processo de bloqueio de campos por meio do recurso de gerenciamento de usuários, Central de Segurança.
Local: Recursos > Configurações > Usuários > Central de Segurança
Validação de orçamento do projeto ao aprovar uma solicitação ou requisição de compra
Problema: ao gerar uma solicitação ou requisição e aprovar, o sistema não efetuava a validação de orçamento do projeto vinculado.
Correção efetuada: ajustamos para que o orçamento seja validado tanto com ou sem aprovação multinível ao gerar solicitações e requisições.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Manuais (F405SOL)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Individuais (F207EME)
Gestão de Recebimento
Validação entre ligações para notas ficais de entrada
Problema: gerando uma nota fiscal do tipo 10 - NF Acerto (NF de Saída) com o parâmetro global ObrTxtNfE ativo, ao vincular uma nota fiscal de saída o sistema apresentava a mensagem Os seguintes produtos não podem ser processados, pois suas transações não possuem ligação com transações de entrada (F001TXT).
Correção efetuada: ajustamos a rotina a fim de que a validação de ligação entre as transações ocorra apenas para as notas fiscais de entrada dos tipos 2, 3, 4, 5 e 11.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Validação dos campos Peso Líquido e Peso Bruto na tela F000INE
Problema: na tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), ao acessar os itens da guia Produto e alterar ou incluir um Peso Líquido maior que o Peso Bruto, o sistema não mostrava a mensagem de alerta dessa inconsistência ao clicar na grade superior (Notas Fiscais de Entrada).
Correção efetuada: ajustamos o sistema para não permitir inserir ou alterar um Peso Líquido maior que o Peso Bruto.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Sugestão de ordem de compra em NF processada e desvinculada a uma OC
Problema: ao consultar uma nota fiscal já processada, o sistema sugeria uma ordem de compra para os itens, mesmo que a nota processada não estivesse vinculada a nenhuma ordem.
Correção efetuada: ajustamos para que o sistema não faça sugestões de ordens de compra para as notas fiscais já processadas pela rotina.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Filtro de produto do tipo produzido na consulta de nota fiscal
Problema: na tela Consulta de Itens de Notas Fiscais de Entrada (F441CIE), ao tentar filtrar um produto do tipo produzido que tem o indicativo de misto igual a N - Não no campo Produto, era apresentada a mensagem Registro com o valor (XXXXX) não existe. Selecione outro.
Correção efetuada: alteramos a tela para permitir filtrar um produto do tipo produzido com o indicativo de produto misto igual a N - Não.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens > Consulta de Itens de Notas Fiscais de Entrada (F441CIE)
Geração do XML de confirmação de serviço de transporte
Problema: o XML do evento de confirmação de serviço de transporte era gerado com o nome iniciando como ConSer ao invés de CtrSer e desta forma o eDocs acabava não consumindo o XML por não estar no padrão de nome esperado.
Correção efetuada: alteramos a rotina de geração do XML para gerar o valor com o nome iniciando corretamente com CtrSer.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Controle de Eventos da Manifestação do Destinatário (F440MDE)
Descrição do produto e derivação na tela F000DLA
Problema: no fechamento de uma nota fiscal de entrada através da tela F440GNE, quando o produto era controlado por lote e a tela F000DLA era aberta, ao navegar pelos itens da tela, não era atualizada a descrição do produto e a derivação.
Correção efetuada: alteramos a tela F000DLA para que seja atualizada a descrição do produto e derivação conforme o item posicionado.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Quantidade de casas decimais da tag ID do Manifesto do Destinatário de CT-e
Problema: ao gerar o manifesto do destinatário de uma CTE-e, em que a nota não estava cadastrada, o sistema gerava a tag <ID> do XML com 54 casas decimais, que é o tamanho da tag para notas fiscais eletrônicas, gerando erro na SEFAZ.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que o sempre gere o manifesto do destinatário das CT-es com 55 casas decimais, conforme layout da SEFAZ.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Controle de Eventos da Manifestação do Destinatário (F440MDE)
Gestão de Compras
Ordens de compra carregadas de forma duplicada
Problema: quando consultada uma ordem de compra para cancelmento com o usuário comprador informado, e esse mesmo código de usuário possuísse o nome de usuários diferentes em 2 empresas, as ordens de compra eram carregadas de forma duplicada.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação para que não haja o carregamento de ordens de compra duplicadas.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Procedimentos Agrupados de Ordens de Compra (F425FOA)
Transação do título nos contratos do tipo 3 e 4
Problema: na tela F460CTR, era permitido processar um contrato do tipo 3 e 4 sem a informação do campo Transação Título na guia Complemento.
Correção efetuada: alteramos a rotina da tela, aplicando uma consistência, onde será apresentada a mensagem Para contratos do tipo 3 e 4 é necessário informar uma transação para a geração dos títulos. Verifique o valor do campo "Transação Título" da guia "Complemento" do contrato.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Comercial/Financeiro/Eventos (F460CTR)
Aplicativos Internos
Alteração da rotina de envio de e-mail
Problema: o sistema era finalizado ao utilizar a rotina de envio de e-mail. O problema ocorria com as funções EnviarEmail/EnviarEmailEx/Envio de e-mail manual.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de autenticação do e-mail por meio da biblioteca oauth-mail-g6-app.jar.
Regras e Funções
Execução de tratamento para utilizar TLS para conexões FTP
Problema: ao utilizar uma regra com a função FtpUpload e executar, ocorria a mensagem de erro: Policy Requires SSL.
Correção efetuada: criamos o tratamento para utilizar TLS para conexões FTP.
Componentes Visuais
Tratamento de imagem ao carregá-la como componente visual
Problema: o Erro JPEG error code 43 acontecia ao iniciar o sistema com menu antigo.
Correção efetuada: realizamos o tratamento para verificar se a imagem não está corrompida antes de carregá-la para que o erro mencionado acima não ocorra.
Mercado
Documentação sobre o preenchimento da Data de Previsão
Complementamos a documentação do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos, parâmetro pedido.datPrv. Ele indica a data de previsão do pedido. Ajustamos conforme segue:
O sistema permite informar a Data de Previsão por meio dos Dados Gerais. Caso a categoria do cliente também seja informada no arquivo .XML, sendo esta diferente da categoria nas definições do cliente, então o pedido vai receber a data do dia atual como data de previsão.
Para que o pedido sempre acate a data de previsão informada via web service, ative o identificador de regras VEN-120DATPR01 e vincule uma regra que retorne o valor S para a variável VenAAplicarDataPed.
Em relação aos itens de produto, a data de entrega informada no .XML é acatada sem as particularidades descritas para a data de previsão de entrega dos dados gerais. Esse funcionamento é padrão do sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Geração de análise com pré-faturas zeradas com produto que continha valor de estoque zerado
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, porta AtenderManualPedido, e a quantidade em estoque fosse suficiente para suprir a quantidade requisitada pelos pedidos, o sistema gerava análise com pré-faturas zerada ao invés de gerar a análise com apenas uma pré-fatura.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao gerar uma análise através deste web service, e a quantidade em estoque não for suficiente para atender todos os pedidos, a análise seja gerada com apenas com os pedidos atendidos.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Processamento de título do Contas a Pagar e a Receber
Problema: ao entrar com um novo título, baixar e calcular o valor atualizado da moeda do título ou ao calcular o valor de juros e multa dele, ocorria o erro List index out of bounds (10) quando o processo era feito no dia anterior ao dia do processamento do título.
Correção efetuada: corrigimos as rotinas do Financeiro ao processar qualquer operação em um título do Contas a Pagar e a Receber, bem como a rotina de extração de dados do ERP para o Analytics.
Local: XTended > Analytics