Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.49
15/03/2024
Tarefas liberadas: 36
Suprimentos
Gravação de fornecedores no processo de pesagem de entrada via balança
Problema:ao efetuar o processo de pesagem de entrada via balança, em situações esporádicas ocorria a falta da gravação da informação do fornecedor na estrutura de fornecedores participantes, gerando inconsistências em processos posteriores.
Correção efetuada: corrigimos a esporádica falta da gravação da informação do fornecedor no processo de pesagem de entrada via balança através de uma monitoria ativada internamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação (F435CCC)
Cadastros
Edição no cadastro de produtos através da utilização de parâmetros globais
Realizamos uma melhoria na documentação relacionada ao Cadastro de Produtos para os usuários do Agronegócio Senior. Na documentação da tela F075GFP, adicionamos em Parâmetros Globais informações sobre a utilização dos parâmetros UtiCtrPrd e UtiCtrCoo, que quando parametrizados como "S-Sim", permitem a edição da tela. Já na documentação da tela FOOOPGS, adicionamos a tela F075GFP entre as demais listadas para a edição em ambos os parâmetros.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Produtos (F075GFP)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Cálculo de FUNRURAL de acordo com o processo de vigência de uma liminar
Realizamos a melhoria da documentação relacionada aos campos Data de Início de Vigência Contr. Previdenciária e Data Final de Vigência Contr. Previdenciária, onde complementamos a informação no cadastro de fornecedores sobre o cálculo de FUNRURAL/GILRAT no período de vigência de uma liminar, adicionando mais informações sobre sua utilização. Confira a nossa documentação da tela de Cadastro de Fornecedores e veja os detalhes da utilização deste cálculo.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
Clientes e Fornecedores
Alteração de endereço de entrega utilizando o parâmetro UsaEntOri
Problema: ao utilizar o parâmetro global UsaEntOri, não era permitido alterar o Endereço de Entrega do Cliente (F085ENT), aberto pelo botão Entrega na tela Cadastro de Clientes (F085CAD). Se uma nota era rejeitada e necessitava de ajuste em algum dado do endereço de entrega, não era permitido fazê-lo.
Correção efetuada: ajustamos o parâmetro global UsaEntOri para permitir alterar o endereço de entrega do cliente via tela F085ENT, bem como realizar ajustes em dados do endereço de entrega se uma nota for rejeitada.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Entrega > Endereço de Entrega do Cliente (F085ENT)
Identificadores e parâmetros
Melhoria na documentação da tela CPR-440NFITE01
Complementamos a documentação do identificador de regra CPR-440NFITE01, incluindo uma observação acerca do seu funcionamento após o commit no banco de dados e o impacto de rotinas em cascata, como na tela F440CNF. Acesse a documentação atualizada para mais detalhes.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Gestão de Tributos
Integração de CT-e com modal de transporte
Problema: ao integrar um CT-e com modal de transporte para Tributos, o CEP inicial do modal não era apresentado corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a apresentação dos valores em Tributos para que o CEP inicial seja corretamente apresentado conforme o modal de transporte.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Saída (F660NFV)
Apuração e recuperação de lançamentos anteriores para impostos 55/56
Problema: ao excluir uma apuração e reapurar os impostos 55/56, é questionado se o usuário deseja recuperar os lançamentos anteriores. Clicando em S - Sim os valores apresentados no demonstrativo de saldo eram calculados de forma incorreta.
Correção efetuada: ajustamos a recuperação dos lançamentos dos impostos 55/56 apurados para que os valores no demonstrativo de saldo fiquem corretos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
Integração dos itens de notas sem o Tipo de serviço
Problema: ao integrar notas fiscais de serviços tomados ou prestados, os itens com serviços cadastrados sem o campo Tipo de serviço para a EFD-Reinf preenchido na tela Cadastro de Serviços (F080SER) eram integrados causando crítica na exportação dos registros R-2010 e R-2020.
Correção efetuada: corrigimos a integração dos itens das notas fiscais de serviços para trazer apenas itens com o Tipo de serviço para a EFD-Reinf preenchido em seu Cadastro (F080SER).
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Contribuição Previdenciária - Bloco 2 > R-2010 – Retenção Contribuição Previdenciária – Serviços Tomados (F690NFC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Contribuição Previdenciária - Bloco 2 > R-2020 – Retenção Contribuição Previdenciária – Serviços Prestados (F690NFV)
Valor tributável nos registros R-4010 e R-4020 da EFD-Reinf
Problema: o valor tributável de vários títulos substituídos de contrato de compra não eram integrados para os registros R-4010 e R-4020 da EFD-Reinf.
Correção efetuada: corrigimos a integração dos valores tributáveis.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Gestão de Patrimônio
Data base na depreciação de bem com PIS/COFINS
Problema: ao fazer a depreciação do bem com crédito PIS/COFINS, o sistema não respeitava a data base definida na configuração do imposto por filial na tela Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF). Era gerado o valor de PIS/COFINS em depreciações de competências anteriores à data base do imposto.
Correção efetuada: ajustamos o cálculo de PIS/COFINS na depreciações de bens para gerar valor apenas para a competência definida na tela Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF) ou posteriores.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Atualização Patrimonial > Geração > Memória de Cálculo Patrimonial (F670MEM)
Web services
Estornar título com baixa via web service
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta BaixarTitulos, as tabelas de cobrança não eram atualizadas na baixa dos títulos com situação Aberto Cobrança (CO). Dessa forma, não era permitido estornar os títulos.
Correção efetuada: ajustamos o web service para atualizar as tabelas de cobrança corretamente ao fazer a baixa.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Pagar
Quantidade de dias na tela de Estorno e Consulta do AVP
Problema: não era exibida a quantidade correta de dias do primeiro cálculo mensal na tela Estorno e consulta do APN quando um título tinha o seu vencimento no primeiro dia do mês. No seu primeiro cálculo do AVP, é calculado o ajuste de Venda/Compra e o ajuste Mensal.
O ajuste mensal era apresentado com um dia a mais na quantidade de dias, apesar da taxa do ajuste ser calculada com a quantidade de dias correta.
Correção efetuada: ajustamos a quantidade de dias que é apresentada na tela de Estorno e Consulta do AVP.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Ajuste a Valor Presente > Consulta/Estorno (F301CAV)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Ajuste a Valor Presente > Consulta/Estorno (F301CAV)
Remessa PIX para o Bradesco
Problema: o leiaute SAEX03000 de Remessa PE apresentava um problema na forma de pagamento PIX, onde não enviava a informação como dados bancários quando o tipo de conta estava cadastrado no título.
Correção efetuada: ajustamos o leiaute SAEX03000 de Remessa PE na forma de pagamento PIX para enviar como dados bancários, independentemente do tipo de conta, estando ou não cadastrado no titulo.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Web Services
Verificação de abrangência na consulta de títulos via web service
Problema: a consulta de títulos feita por meio do web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, portas ConsultarCP e ConsultarTitulosCP, apresentava títulos de empresas fora da abrangência definida para o usuário. Isto ocorria por conta da ausência de controle de abrangência na consulta dos títulos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de busca para o web service, limitando a títulos dentro da abrangência definida para o usuário logado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Lojas
Ajustes em documentação de web service
Problema: ao importar uma entrega futura pelo web service com.senior.g5.co.int.varejo.entrega, porta Importar, na tela de faturamento das cargas de pedidos de entrega (F149ECD), o campo NumPed poderia vir sem valor e isso geraria diversas inconsistências no processo de entrega futura.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o web service não permita a inserção deste campo com o valor vazio.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.int.varejo.entrega
Decision Center
Mensagem de log ao efetuar aprovação pelo Gestor Senior
Problema: ao efetuar uma aprovação pelo Gestor Senior, ainda que o processo de aprovação ocorresse, o sistema por vezes gerava uma mensagem de log com o texto A aprovação não foi efetuada. Mensagem reportada: Título não pode ser aprovado.. Essa mensagem poderia ser visualizada na tela de Monitoramento de Integração com Gestor Senior app (F999IGS).
Correção efetuada: ajustamos o processo, de maneira que a mensagem somente seja exibida quando necessário.
Local: Integrações > Decision Center
Gestão de Chão de Fábrica
Melhoria na documentação da tela F931CPA
Complementamos a documentação da tela de Produção e Aproveitamento Diário (F931CPA), incluindo as novas guias e respectivos campos disponíveis na tela. Para conferir acesse a página.
Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Apontamentos de O.P./O.S. > Consultas > Produção e Aproveitamento Diário (F931CPA)
Gestão de Engenharia de Produto/Serviço
Ajuste na quantidade de dígitos exibidos no campo Seq.Subs. (Sequência Substituta) na tela F703TRM
Problema: ao utilizar a tela F703TRM (Consulta Multinível de Usuário), o campo Seq.Subs. (Sequência Substituta) anula o primeiro dígito quando o código possui 4 algarismos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para apresentar corretamente o campo Seq.Subs. (Sequência Substituta) com todos os seus algarismos.
Local: Manufatura > Gestão de Engenharia de Produto/Serviço > Composição (Modelo) > Consultas > Estrut. Multinível do Modelo (F703TRM)
Gestão de Distribuição
Informação sobre campos ResPriorizacao e ResPriorizacaoItem na documentação da tela F135FCP
Problema: a documentação da tela de Formação de Cargas (via Pedidos) (F135FCP), não trazia nenhuma informação sobre a utilização dos campos ResPriorizacao e ResPriorizacaoItem.
Correção efetuada: atualizamos a documentação da tela, informando que estes campos não executam nenhuma ação no sistema.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Campos do banco no título após retorno de cancelamento de nota
Problema: ao solicitar cancelamento de uma nota fiscal que tenha títulos que já foram enviados ao banco, se houver um retorno de rejeição do cancelamento, é zerado no título os valores dos campos Portador, Carteira, Nosso Número e Nº Remessa.
Correção efetuada: criamos o identificador de regras CRE-301BTIBP02 que irá apresentar a mensagem: Exclusão não permitida porque o título possui instruções bancárias pendentes que deverão ser excluídas manualmente ou então enviadas ao banco. quando estiver excluindo o título no retorno da rejeição de cancelamento.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Nota fiscal (F140CAN)
Cálculo do DIFAL após mudança da UF de tributação
Problema: ao alterar a UF de tributação de uma nota fiscal de saída pelo botão Diversos da tela de Digitação de Notas manuais (F140GNF), e processar o cálculo do DIFAL, este considerava a alíquota do estado anterior.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para considerar a alíquota do estado de tributação corretamente.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Geração da chave pDevol para nota complementar de nota de devolução
Problema: quando o usuário fazia uma nota de acerto para complementar valores de IPI de uma nota de devolução, o sistema não preenchia a chave pDevol do XML, gerando erro ao enviar a nota para a SEFAZ.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, quando o usuário gerar uma nota de complemento de uma nota de devolução, para ajustar valores de impostos e sem informar quantidade de itens, a chave pDevol seja gerada com valor igual a 0, tendo em vista que o percentual de mercadoria devolvida nesta nota de complemento é zero, pois já foi totalmente devolvido na nota de devolução.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Gestão de Vendas
Atalho para localizar na tela de Pedidos com Avaliação de Produto - Campos Personalizados
Problema: ao consultar um pedido já gravado na base de dados pela tela de Entrada de Pedidos com Avaliação de Produto (F120GPC) e clicar no botão Personal. para abrir a tela de Entrada de Pedidos Agrupado - Campos Personalizados (F120PPC), caso fosse utilizado o atalho Ctrl + F, o sistema não focava na janela correta e exibia o erro Access Violation, bloqueando a tela e impossibilitando o uso do sistema.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, quando o usuário acesse a tela de Campos Personalizados (F120PPC), o foco seja no botão Alterar, de forma que, ao utilizar o atalho Ctrl + F, o sistema mude o foco para o campo de Localizar, e não exiba a mensagem de erro.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedido Agrupado > Campos Personalizados (F120PPC)
Processos Automáticos
Processos Automáticos
Problema: ao executar o processo agendado de geração de grupo fiscal de entrada, na integração com o Gestão de Supermercados, um grande número de pendências de ligação de produto x fornecedor era gerado, mesmo que poucos registros tivessem sofrido alguma alteração.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que somente registros que foram alterados tenham suas pendências geradas.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Importação e Exportação
Caracteres especiais no XML ao importar documentos e retornos do eDocs
Problema: na tela de Importar documentos e retornos do eDocs (F000FRE), ao integrar documentos de recebimento, via XML, o sistema apresentava a mensagem de erro Parser Error, impedindo a realização do processo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processamento para retirar caracteres especiais do XML retornado do eDocs, que ocasionavam o erro durante a integração.
Local: Recursos > Importar documentos e retornos do eDocs (F000FRE)
Gestão de Estoques
Performance da rotina de fechamento dos estoques
Problema: ao ser executada a rotina de fechamento de estoques, por vezes era retornado o erro de Out of Memory, interrompendo o processo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de fechamento, removendo a seleção desnecessária de campos da tabela E210MVP, que estava impactando na performance da rotina. Com essa melhoria, não apenas o processo de fechamento é concluído com sucesso, mas também o tempo de execução do fechamento dos estoques caiu pela metade.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Transferência entre produtos com alteração dos dados de origem
Problema: ao executar uma transferência entre produtos, quando os dados da origem e destino eram preenchidos ou caso o usuário alterasse a quantidade da origem, a rotina deveria alterava o valor da origem, porém o percentual de cada registro do destino representado na transferência não era atualizado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o campo de Percentual do destino seja atualizado corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências de Produtos (F210TPA)
Gravação dos dados de data e hora final após processo de fechamento dos estoques
Problema: na tela de Fechamento de Estoques (F215FES), ao fim do processo de fechamento, o sistema exibia a mensagem Fechamento processado com sucesso. Caso o usuário encerrasse o sistema sem clicar no botão de Ok dessa mensagem, o sistema não atualizava os campos de data e hora final na tabela de fechamento F215FES, exibindo o valor como zerado e causando a impressão que o sistema ainda está rodando o processo.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para primeiro registrar na tabela e só então exibir as informações na tela.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Data de fabricação do lote maior que a data atual
Problema: quanto executada a revalidação de lotes, o sistema permitia informar uma data de fabricação maior que a data atual.
Correção efetuada: ajustamos para não permitir informar uma data de fabricação maior que a data atual.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Lote e Série > Inicialização/Revalidação de Lotes > Revalidação de Lotes (F210RLO)
Gestão de Recebimento
Cálculo de diferencial de alíquota em notas de frete do estado de Minas Gerais
Problema: ao gerar uma nota de frete, no estado de Minas Gerais, o sistema calculava o diferencial de alíquotas com tipo de cálculo igual a 2 - Simples, ao invés de calcular com o tipo 3 - Dupla Dif. Valor, conforme parametrizado na filial.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para não ignorar o tipo de cálculo do DIFAL parametrizado na filial, quando se tratar de notas de frete do estado de Minas Gerais.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Geração de tag pBio para Nota Fiscal de Entrada tipo 10 com ICMS Monofásico
Problema: ao gerar e fechar uma nota fiscal de entrada do tipo 10 - NF Acerto (NF Saída), com transação do ICMS Monofásico, sendo 1653 ou 2653 e com tributo ICMS90, o sistema produzia um XML sem a tag pBio, o que gera recusa pela SEFAZ ao enviar o registro.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de geração do XML para que, na situação apresentada, seja gerada uma tag pBio no arquivo.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Sugestão da ligação entre itens das notas relacionadas do tipo Recebimento ou Pagamento
Atualizamos a documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), no tópico Guia Itens > Notas Recebimento/Pagamento, inserindo uma observação informando que a ligação entre a nota fiscal de entrada e as notas fiscais relacionadas do tipo Recebimento ou Pagamento é feita através dos itens, os quais utilizam o código do produto/derivação e o código do serviço para estabelecer a conexão.
Isso significa que notas fiscais de entrada com produtos/serviços idênticos podem ter a sugestão incorreta nos campos Seq. Rel. Prod. e Seq. Rel. Serv.. Nessas situações, a tela F000INE não permite a alteração da sequência sugerida, e a nota deve ser gerada manualmente.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico
Importação da nota fiscal de entrada via Recebimento de Documento Eletrônico
Problema: ao importar uma nota fiscal de entrada na tela F000INE, não havia a data de vencimento na parcela e, ao carregá-la, a data de entrada ficava zerada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para carregar a data de entrada com a data atual.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Compras
Quantidade de produtos nas Ordens de Compra via Cotação quando há múltiplas cotações distintas
Problema: quando uma mesma requisição de produto resulta em duas ou mais cotações distintas, com quantidades diferentes, ao serem geradas ordens de compra para as respectivas cotações, pela tela de Ordens de Compra via Cotação (F420OPS), a requisição de produto era atualizada incorretamente, com quantidade a cancelar.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que, nesse cenário, a requisição de produto seja atualizada corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Ordens de Compra via Cotação (F420OPS)
Ordenação ao processar solicitações de compra com opção de agrupar itens
Problema: ao processar várias solicitações, com período de produção, e selecionando a opção de agrupar itens com ordenação por Produto/Serviço, era apresentado o erro: Filal(is) não processada(s): Filial X - Erro - Não foi possível incluir Cotação - Violação de Chave.
Correção efetuada: ajustamos para que, ao agrupar itens, seja obrigatório informar apenas a ordenação Produto/Serviço/Período de Produção, o que evitará o problema.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Solicitação de Compra (F420OSC)
Web Services
Ajuste em web service de atualização de estoque
Problema: ao fazer uma atualização/fechamento do estoque utilizando o web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta Fechar, ocorria um erro, porém o sistema não o registrava corretamente na tela F215CFE, mesmo exibindo a mensagem de que a atualização foi executada com sucesso. Assim, era necessário acessar a consulta de requisições do web service para identificá-lo.
Correção efetuada: ajustamos a variável com a mensagem de erro para que ela possa ser gravada na tabela e, depois, ficar disponível para consulta.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Ajuste em web service de atualização de estoque
Problema: ao fazer uma atualização/fechamento do estoque utilizando o web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta Fechar, ocorria um erro, porém o sistema não o registrava corretamente na tela F215CFE, mesmo exibindo a mensagem de que a atualização foi executada com sucesso. Assim, era necessário acessar a consulta de requisições do web service para identificá-lo.
Correção efetuada: ajustamos a variável com a mensagem de erro para que ela possa ser gravada na tabela e, depois, ficar disponível para consulta.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Finanças
Verificação de abrangência na consulta de títulos via web service
Problema: a consulta de títulos feita por meio do web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, portas ConsultarCP e ConsultarTitulosCP, apresentava títulos de empresas fora da abrangência definida para o usuário. Isto ocorria por conta da ausência de controle de abrangência na consulta dos títulos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de busca para o web service, limitando a títulos dentro da abrangência definida para o usuário logado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Estornar título com baixa via web service
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta BaixarTitulos, as tabelas de cobrança não eram atualizadas na baixa dos títulos com situação Aberto Cobrança (CO). Dessa forma, não era permitido estornar os títulos.
Correção efetuada: ajustamos o web service para atualizar as tabelas de cobrança corretamente ao fazer a baixa.
Local: Recursos > Implementações > Web services