Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.52
05/04/2024
Tarefas liberadas: 43
Suprimentos
Ajuste de arredondamento ao consistir valores na fixação de preços
Problema: durante o processo de fixação do preço, via tela de Compras - Fixação de Preços (F439FIX), ao selecionar uma ordem de compra do tipo a fixar para fazer o processamento, informando uma nota de acerto (tipo 9), por vezes ocorria o erro Valor do produto/derivação diferente do valor total fixado. Isso ocorria quando os valores de fixação e da nota informada fossem exatamente iguais.
Correção efetuada: no processamento da fixação, corrigimos o arredondamento das quantidades utilizadas na consistência, que é realizada para verificar os valores da fixação e da nota informada, para que não informe erro incorretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Fixação de Preços (F439FIX)
Número do Ticket diferente ao consultar entrada via balança
Problema:ao carregar um ticket com número de 6 dígitos ou superior, quando optador por consultar a Entrada via Balança, em alguns casos o número do ticket apresentado estava diferente.
Correção efetuada:ajustamos a máscara e o tipo do campo Número do Ticket que estavam errados e ocasionavam distorções na hora de visualizar o seu valor.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Ticket (F435MDT)
Cadastros
Valor das variáveis disponibilizadas ao identificador de regras GER-095CADFO01 quando a origem é de pré-cadastro de fornecedor
Problema: ao realizar um pré-cadastro de fornecedor pela tela de Pré-Cadastro de Fornecedores (F095PCF) e, então, concluir o cadastro na tela de Cadastro de Fornecedores (F095CAD), caso o identificador de regras GER-095CADFO01 esteja cadastrado e ativo, esse identificador de regras recebe as informações cadastradas, para disponibilizar os campos da tabela de fornecedores (E095FOR) para que sejam controlados pelo usuário estabelecendo a obrigatoriedade via regra. Entretanto, as variáveis disponibilizadas VSSITFOR (referente à situação do fornecedor, ativo ou inativo) e VSPRECAD (referente a se o fornecedor está só pré-cadastrado, sim ou não) recebiam valores desatualizados, informando, respectivamente, que o fornecedor estava inativo e apenas pré-cadastrado.
Correção efetuada:alteramos a rotina da finalização do cadastro, na tela de Cadastro de Fornecedores (F095CAD), para primeiro atualizar as informações desses campos, antes de invocar o identificador de regras. Assim, o identificador de regras recebe os valores corretos.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro de Fornecedores (F095CAD)
Mercado e Suprimentos
Modificação da descrição do campo Estado
Ajustamos a documentação da tela Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal (F027BNF), alterando a descrição do campo Estado de Estado da SEFAZ para Estado da Filial emissora da NF-e.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal
Visibilidade do campo % Preço Venda e uso da rotina de sugestão de valores
Complementamos a documentação da tela Tabela de Preço de Venda (F081GTP), incluindo as informações de que o campo % Preço Venda ficará visível apenas para usuários cuja proprietária do cliente seja Gestão de Lojas e/ou Gestão de Supermercados. Adicionalmente, independente de ser ou não sistema Gestão de Lojas ou Gestão de Supermercados, enfatizamos que para geração de acréscimos, descontos, ofertas, entre outros, baseados na tabela de preço, deve-se utilizar a rotina de sugestão de valores
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > F081GTP - Tabela de Preço de Venda
Identificadores e parâmetros
Inclusão de novas telas e observação acerca de não ser possível acessar dados da tabela E140NFV nas telas F149GNC e F149GNA
Complementamos a documentação do identificador de regras GER-051DISPN02, incluindo as telas Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC) e Faturamento Agrupado de Cargas (F149GNA) na listagem de telas disponíveis para esse identificador de regras, assim como incluindo uma observação sobre o acesso a dados da tabela Vendas - Notas Fiscais de Saída - Dados Gerais (E140NFV) em ambas as telas.
Locais:
- Ferramentas > Identificadores de Regras
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Agrupado
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > F149GNC - Faturamento Individual de Cargas e Pedidos
Produtos e Serviços
Complemento na documentação da tela de Seleção F075SFC
Problema: a documentação do botão Exportar da tela de Seleção (F075SFC), informava que esta ação gera o modelo de relatório DSPS030 com todos os produtos com o tipo Produzido, exibido na grade da tela Cálculo da FCI, porém não especificava sobre os filtros informados na tela de entrada do relatório.
Correção efetuada: complementamos a documentação da tela, informando que são respeitados os filtros informados na tela de entrada do relatório, pois só é preenchido automaticamente o parâmetro Empresa. O restante o usuário deve informar manualmente.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cálculo FCI > Seleção
Transações
Configuração do parâmetro Soma seguro no frete e sua influência no valor líquido da nota fiscal
Complementamos a documentação da tela Transações de Vendas (F001TVE), adicionando a informação de que quando o parâmetro Soma Seguro no Frete está configurado como S -Sim, o valor inserido no campo Seguro na tela F140VAL é adicionado ao valor líquido da nota fiscal. Caso contrário, quando o parâmetro está definido como N - Não, o valor especificado não é incluído no cálculo do valor líquido da nota.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Transações de Vendas
Forma de contabilização no cadastro das transações
Problema: na tela Transações de Contas a Receber (F001TRE), era permitido informar no campo Forma Contabilização uma forma de contabilização na situação inativa.
Correção efetuada: alteramos o sistema para validar no momento de informar uma forma de contabilização na transação, caso o registro da forma de contabilização esteja inativo, apresentará a mensagem Forma de contabilização X não cadastrada ou inativa na empresa X.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Receber > Transações de Contas a Receber (F001TRE)
Controle de aprovações
Inclusão de observação sobre códigos de rotina disponíveis no TBS
Complementamos a documentação da tela Rotinas de Aprovação (F068RNA), incluindo a informação de que os códigos de rotina 21, 30, 33, 36, 39, 42, 45, 48, 51 não estão disponíveis, constando apenas no TBS. Além disso, esses códigos estão reservados para futuras implementações.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Controle de aprovações > Rotinas
Gestão de Tributos
Apontamento manual para mesma ordem de produção
Implementamos a digitação manual dos apontamentos de produção para OP com período aberto na tela Apontamentos da Produção (F660APP), para otimizar o processo de clientes que não tem acesso ao módulo de Manufatura, onde a rotina já permitia fazer apontamentos manuais.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Produção e Estoques > Apontamentos da Produção (F660APP)
Transferência entre produtos com o mesmo código fiscal
Problema: ao integrar ordens de produções através da tela Produção e Estoque (F660ISP), era gerado indevidamente os movimentos de transferências entre produtos distintos que tinham o mesmo código fiscal.
Correção efetuada: corrigimos a integração de ordens de produções, os movimentos de transferência entre produtos não serão integrados quando o produto de origem e destino forem iguais ou com os mesmos códigos fiscais dos produtos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Produção e Estoque (F660ISP)
Inclusão do campo Possui IE para a UF na guia Estado
Complementos a documentação do DIFAL - Diferencial de alíquota | Operações interestaduais com consumidor final, incluindo, na guia Estado, o campo Possui IE para a UF. A parametrização desse campo determina se as notas fiscais de devolução são utilizadas na apuração do imposto.
Local: Segmentos > Compliance > Configurações para cálculos fiscais > Operações interestaduais com consumidor final/Diferencial de alíquota
Gestão de Contabilidade
Integração contábil na origem do movimento do Contas a Pagar
Problema: ao realizar a Integração Contábil (F645CTB), no módulo de Contas a Pagar, era gerado alguns lançamentos de rateios para centros de custos que não existiam na origem do movimento.
Correção efetuada: ajustamos a integração contábil para considerar corretamente os rateios da origem dos movimentos.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (F645CTB)
Gestão de Plano Financeiro
Inclusão de novas opções disponíveis na tela F651CSC
Complementamos a documentação da tela Conciliação Saldos Contas Financeiras (F651CSC), incluindo a descrição de novos processos disponíveis na tela. São eles:
- Atualizar as Contas Sintéticas;
- Gerar os rateios das baixas a partir da entrada;
- Gerar os rateios da tesouraria a partir das baixas do CR;
- Gerar os rateios da tesouraria a partir das baixas do CP;
- Excluir os rateios das baixas do CR e CP.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Conciliação Saldos Contas
Geração de Fluxo de Caixa Gerencial com conta financeira
Problema: ao gerar o Fluxo de Caixa Gerencial (F611PFC), quando abria a tela Fluxo de Caixa Gerencial - apresentação (F611FCC) e selecionava uma conta financeira clicando no botão Analítico, era apresentado o erro 0FIM0 is not a valid integer value..
Correção efetuada: corrigimos a geração do Fluxo de Caixa Gerencial para que a rotina funcione corretamente.
Locais:
- Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Fluxo de Caixa Gerencial > Projetado (F611FCP)
- Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Fluxo de Caixa Gerencial > Parâmetros (F611PFC)
Gestão de Contas a Receber
Filtros para busca de contratos pelos critérios de faturamento Validade e Quantidade de parcelas
Complementamos a documentação da tela Geração de Títulos via Contratos do Contas a Receber (F301GTC), inserindo informações sobre os filtros de busca de contratos por validade e por quantidade de parcelas.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > F301GTC - Geração de Títulos via Contratos do Contas a Receber
Gestão de Contas a Pagar
Ajuste no registro 11 do leiaute de exportação CEF SAEX11002
Problema: na situação de retorno do leiaute SAEX1102 da Caixa Econômica Federal, seus respectivos nomes e CNPJs eram parametrizados em uma posição errada no registro 11 do arquivo de exportação para os campos Pagador, Beneficiário e Avalista.
Correção efetuada: corrigimos as posições e casas conforme o documento de leiaute da Caixa Econômica Federal.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)
Gestão de Tesouraria
Movimento do contrato de empréstimo na baixa do título
Problema: ao realizar a baixa de títulos que tinham origem em contratos de empréstimos, onde o valor do desconto do título era maior que o valor dos juros, era gerado um movimento com os valores inativados do contrato na conta empréstimo. Esse movimento era gerado com o tipo D-Débito, mas a transação utilizada era do tipo C-Crédito.
Correção efetuada: ajustamos para que o movimento com os valores inativados do contrato utilize uma transação que seja do tipo D-Débito.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Consultas > Extratos de Contas Internas (F603CSC)
Web services
Remoção de versão em nome de porta de web service
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.cad.clientes, porta Exportar_6. Agora, a versão foi removida do nome da porta, passando a ser Exportar, apenas. Também foi realizada a retirada do campo Versão atual, visto o campo Versão já indicar qual a versão mais atual do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.clientes
Parametrização de exportação de notas fiscais no web service de exportação
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta ExportarIntegracao, incluindo mais informações acerca da parametrização do campo conExc, que influencia diretamente no comportamento da exportação das notas fiscais.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida
Verificação de obrigatoriedade dos campos disponíveis nos web services de cadastro de Representante, Clientes e Fornecedores
Atualizamos a documentação dos web services Com.senior.g5.co.cad.representante (porta Gravar), Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes (porta GravarClientes), e Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores (GravarFornecedores), no que se refere a obrigatoriedade dos campos.
Locais:
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.representante
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores
Verificação de obrigatoriedade de campos no web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, quanto à necessidade de preenchimento dos campos disponíveis no web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Associar fornecedor ao realizar nota fiscal de devolução automática no cancelamento de nota fiscal de saída
Problema: quando o WMS Senior autorizava o cancelamento da nota fiscal de saída porém a nota estava fora do prazo de cancelamento, o sistema tentava gerar uma nota fiscal de devolução porém quando não havia fornecedor associado, o sistema não tinha o registro para gerar a nota fiscal de devolução.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o fornecedor seja associado automaticamente quando gerada uma nota fiscal de devolução.
Gestão de Armazenagem | WMS
Configuração de inventário para lotes ou séries não registrados no ERP
Na integração do inventário com o ERP, os campos de Transação de entrada de inicialização de lote e série e Transação de saída de inicialização de lote e série devem ser configurados, pois são acionados quando um inventário é realizado para um lote ou série que ainda não está registrado no ERP. Ao invés de sinalizar um erro pela ausência do lote/série, o ERP faz automaticamente a inclusão desses dados no sistema.
Essa função é aplicável tanto ao WMS WIS quanto ao WMS Senior e Alcis, seguindo a mesma regra para ambas as integrações.
Locais:
- Cadastros > Integrações 1 > Gestão de Armazenagem | WMS Senior > Configurações (F185CFG)
- Cadastros > Integrações 1> Parâmetros de Integração (F070INT)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Inclusão de descrição do comportamento do parâmetro Não Quebrar Produtos Iguais
Complementamos a documentação da tela Faturamento em Grade (Análise de Embalagens) (F140FGR), incluindo o campo Não Quebrar Produtos Iguais e uma descrição de seu comportamento.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Faturamento grade (Análise de embalagens)
ICMS ST Retido descontado no valor de outras despesas em devolução
Problema: ao fazer uma nota de devolução de uma nota de entrada que tinha valor de ICMS ST Retido, quando o parâmetro ICMS ST despesa acessória Dev. da tela F019TIS estivesse igual a S, o sistema sempre diminuía o valor do ICMS ST Retido no valor de Outras Despesas, mesmo com o campo Diminui Ret. diferente de L.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para quando realizar uma nota de devolução, se o campo ICMS ST despesa acessória Dev. estiver igual a S, o sistema desconte o ICMS ST Retido no valor de Outras Despesas somente quando o campo Diminui Ret. estiver igual a L.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
Informação do dispositivo fiscal após execução de alteração no item de produto ou serviço da nota fiscal de saída
Problema: após inserir um item de produto na Nota Fiscal de Saída, através da tela F140GNF, quando era alterado o preço unitário do item de produto, o sistema não apagava do item de produto da Nota Fiscal de Saída o Dispositivo Fiscal informado para o item de produto.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que após alterar o preço unitário do item de produto a sugestão do Dispositivo Fiscal não seja apagada do item de produto da Nota Fiscal de Saída. Para tanto, disponibilizamos o novo parâmetro global AtuCodBnf, para maiores detalhes consulte a respectiva documentação.
Locais:
- Cadastro > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Individual (F149GNC)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Via Pedido (F149GNP)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Consulta de itens da Nota Fiscal de Saída ao informar Nota de Entrada como parâmetro de busca
Problema: ao informar uma nota fiscal de entrada como parâmetro de seleção da tela F141SIS, para buscar itens de notas fiscais de saída que possuíam vínculo com a nota de entrada, o sistema apresentava grande lentidão ao sair do campo NF Entrada.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que ao sair do campo NF Entrada, o sistema não apresente lentidão. Também adicionamos na tela F141SIS o campo Filial NF Entrada, para que seja possível realizar a consulta também através deste parâmetro.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Itens > Seleção (F141SIS)
NT 2024.001 - v. 1.00 | Alteração de regras de validação do MDF-e
Publicada Nota Técnica nº 2024.001, versão 1.00 promovendo ajustes nas regras de validação do MDF-e, visando evoluir a qualidade e adequar o sistema à legislação aprovada. Abaixo, os ajustes realizados através desta NT:
- As chaves de acesso vinculadas ao MDF-e referentes ao CT-e, NF-e ou MDF-e transporte devem ser inferiores a seis meses (a data limite pode ser alterada no parâmetro global MDeQtdDia).
- Validação quando o modal for rodoviária e o tipo de rodado for cavalo mecânico, deve possuir ao menos um veículo de reboque.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Manifesto Eletrônico (F145CME)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Geração simplificada de MDF-e (F145GSM)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento >Notas Fiscais de Entrada > Geração de Manifesto (F440MDF)
NT 2024.001 - v. 1.02 e 1.03 | Altera regras de validação e campos vedados para Carta de Correção de CT-e
Adequamos o sistema para atender a Nota Técnica NT 2024.001 - versão 1.03, que atualiza a tabela de campos vedados para alteração por Carta de Correção para CT-e.
Grupo | Nome do Campo |
---|---|
ide | CFOP |
ide | cMunIni |
enderToma | UF |
enderRem | UF |
enderDest | UF |
enderReceb | UF |
ICMS20 | cBenef |
ICMS45 | cBenef |
ICMS60 | cBenef |
ICMS90 | cBenef |
ICMSOutraUF | cBenef |
Informamos também, que a versão 1.02 da mesma NT, ajustou a regra de validação da chave de acesso par CT-e Complementar para modal Ferroviário alterando de 12 meses para 24 meses, porém o Gestão Empresarial não possui suporte para este modal.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Carta de correção eletrônica (F140CCE)
Gestão de Vendas
Performance da rotina ao carregar pedidos já existentes através da tela F120GPC
Melhoramos a performance da tela de Avaliação de Produto (F120GPC) para que carregar um pedido na tela, não ocorra lentidão e o seja possível realizar o processo sem intercorrências.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Avaliação de Produto (F120GPC)
Inserir novos lotes no fechamento de uma nota fiscal de saída
Implementamos um novo Identificador de Regras VEN-120ISMCK01, para que no momento de fechar uma nota fiscal de saída onde o item de nota for um item kit que possui controle por lote, através da tela Manutenção da Composição de Produto KIT (F120MCK) seja possível inserir mais registros. Quando o Identificador estiver inativo, o funcionamento do sistema continuará igual. Para conferir acesse a documentação.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedido Agrupado > Manutenção da Composição de Produto KIT (F120MCK)
Inclusão do identificador de regras VEN-000CONIT01 na tela Entrada de Pedidos Simplificado
Complementamos a documentação da tela Entrada de Pedidos Simplificada (F120GPB), incluindo o identificador de regras VEN-000CONIT01 na lista de identificadores de regras.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Simplificada
Web services
Retorno de itens no XML de resposta na execução de web service
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta SimularPedidos, o arquivo XML de resposta era preenchido com itens que não pertenciam ao pedido que foi enviado, gerando um pedido incorreto.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para adicionar no arquivo XML de resposta, apenas os itens que fazem parte do pedido enviado através do web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Processos Automáticos
Exportação de data de fabricação para WMS WIS no apontamento de produção
Problema: ao exportar o apontamento de produção ao WMS WIS data de fabricação era exportada nula.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que a data de fabricação seja exportada com o valor correto ao WMS WIS.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Compras
Informações sobre o recálculo de transações
Complementamos a documentação da tela Consulta de Cotações (F410CCO), incluindo informações acerca do recálculo da cotação, aplicando parametrizações da transação sugerida. Além disso, são trazidas informações sobre cotações em moeda estrangeira e quais os campos atualizados após realização do recálculo.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Consultas > Cotações
Quantidade cancelada em ordem de compra sem esta informação
Problema: ao alterar uma solicitação que já teve ordem de compra gerada, o sistema apresentava a mensagem: Quantidade cancelada não pode ser maior que a quantidade em aberto!.
Correção efetuada: ajustamos uma falha que consistia a quantidade cancelada indevidamente, quando gerada uma ordem de compra via solicitação com quantidade superior à solicitação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Manuais (F405SOL)
Preço cotado alterado ao recalcular processo de cotação
Problema: ao alterar o campo Preço Cotado, caso a unidade de medida de estoque fosse diferente da unidade de cotação do fornecedor, o sistema alterava indevidamente o preço ao clicar em Recalcular.
Correção efetuada: ajustamos uma falha do sistema que alterava o preço cotado ao recalcular a cotação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Quadro comparativo de propostas (F410QCP)
Gestão de Recebimento
Consulta do valor de PIS e COFINS retido
Problema: na tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE), quando uma nota fiscal possuía itens com PIS e COFINS retido, no botão Cálculos (6) dos itens o valor é apresentado, no entanto, no botão Cálculos (3) dos dados gerais não era apresentado o valor.
Correção efetuada: alteramos a tela para que apresente os valores de PIS e COFINS retido nos dados gerais, ao consultar a informação através do botão Cálculos (3).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
NT 2024.001 - v. 1.00 | Alteração de regras de validação do MDF-e
Publicada Nota Técnica nº 2024.001, versão 1.00 promovendo ajustes nas regras de validação do MDF-e, visando evoluir a qualidade e adequar o sistema à legislação aprovada. Abaixo, os ajustes realizados através desta NT:
- As chaves de acesso vinculadas ao MDF-e referentes ao CT-e, NF-e ou MDF-e transporte devem ser inferiores a seis meses (a data limite pode ser alterada no parâmetro global MDeQtdDia).
- Validação quando o modal for rodoviária e o tipo de rodado for cavalo mecânico, deve possuir ao menos um veículo de reboque.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Manifesto Eletrônico (F145CME)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Geração simplificada de MDF-e (F145GSM)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento >Notas Fiscais de Entrada > Geração de Manifesto (F440MDF)
Regras e Funções
Comportamento da função ListaRegraCarregarJson quando campo aCampos não é encontrado ou não existe
Complementamos a documentação da função ListaRegraCarregarJson informando que, se um campo especificado no parâmetro aCampos não for encontrado no Json - seja por não estar presente ou por inexistência - a função emitirá um erro.
Local: Ferramentas > Funções para regras e gerador de relatórios > Funções de Programador
Integrações
Remoção de versão em nome de porta de web service
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.cad.clientes, porta Exportar_6. Agora, a versão foi removida do nome da porta, passando a ser Exportar, apenas. Também foi realizada a retirada do campo Versão atual, visto o campo Versão já indicar qual a versão mais atual do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.clientes
Parametrização de exportação de notas fiscais no web service de exportação
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta ExportarIntegracao, incluindo mais informações acerca da parametrização do campo conExc, que influencia diretamente no comportamento da exportação das notas fiscais.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida
Verificação de obrigatoriedade dos campos disponíveis nos web services de cadastro de Representante, Clientes e Fornecedores
Atualizamos a documentação dos web services Com.senior.g5.co.cad.representante (porta Gravar), Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes (porta GravarClientes), e Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores (GravarFornecedores), no que se refere a obrigatoriedade dos campos.
Locais:
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.representante
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores
Verificação de obrigatoriedade de campos no web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, quanto à necessidade de preenchimento dos campos disponíveis no web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Mercado
Retorno de itens no XML de resposta na execução de web service
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta SimularPedidos, o arquivo XML de resposta era preenchido com itens que não pertenciam ao pedido que foi enviado, gerando um pedido incorreto.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para adicionar no arquivo XML de resposta, apenas os itens que fazem parte do pedido enviado através do web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services