Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.54
19/04/2024
Tarefas liberadas: 53
Suprimentos
Alteração da data de entrada da nota fiscal de entrada da pesagem, em fixação com preço a menor
Problema: ao realizar o processo de fixação de preço, via tela de Compras - Fixação de Preços (F439FIX), caso o preço unitário de um item fixado fosse menor que o preço unitário do mesmo produto, na nota de entrada informada na pesagem (caso de fixação com preço a menor), o sistema alterava indevidamente a data de entrada da nota da pesagem.
Correção efetuada: alteramos a rotina para apenas alterar a data de entrada da nota se o valor a ser ajustado não for negativo.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Valores negativos e vinculação com nota complementar em fixação com preço a menor
Problema: durante o processo de fixação de peso, através da tela Compras - Fixação de Preços (F439FIX), se o preço unitário de um item ficasse menor que o preço unitário do mesmo produto na nota de entrada informada na pesagem, o valor do complemento não ficava negativo. Além disso, mesmo com valor negativo era possível vincular a uma nota de complemento.
Correção efetuada: ajustamos a máscara do campo, para permitir valores negativos. Também tratamos o vínculo com uma nota de complemento, para não permitir que haja vinculação em casos de fixação a menor.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Ajuste automático da diferença de peso no recebimento quando não há contrato vinculado
Com o intuito de agilizar os processos de recebimento para os clientes do agronegócio, implementamos o ajuste automático da diferença entre o peso da balança e o informado nas notas fiscais, quando esta diferença estiver dentro de um determinado limite de tolerância. Para utilizar essa função, é necessário preencher na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), guia Compras 2, os campos Quantidade máxima de tolerância e Percentual de tolerância que determinam, respectivamente, um limite em quilos ou em porcentagem para a diferença de peso (seja para cima como para baixo). Em seguida, na mesma tela, no campo Valor base entrada via balança para 2-Pela quantidade liquida da pesagem. Entretanto, o processo de recebimento com ajuste da diferença de peso obedece a algumas restrições:
- O ajuste ocorre somente quando o fornecedor é Pessoa Jurídica;
- Caso o recebimento esteja atrelado a um contrato, o processo de ajuste não acontecerá, e será utilizado o valor informado no contrato;
- Como um recebimento pode estar associado a várias notas fiscais, o ajuste (acréscimo ou desconto) da quantidade ocorrerá apenas na Ordem de Compra gerada para a primeira nota fiscal associada, enquanto as outras notas não serão afetadas.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação > Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC)
Finanças
Regime de caixa no registro das retenções nas vendas de produtos agrícolas na escrituração do LCDPR
Com o objetivo de aumentar a aderência do Gestão Empresarial | ERP às necessidades dos clientes do agronegócio, ajustamos o registro das retenções nas vendas de produtos agrícolas na escrituração do LCDPR para ser escriturado sob regime de caixa. Isso é, agora a escrituração das retenções acontece no momento do pagamento de cada parcela da venda. A cada escrituração, as retenções são separadas em Funrural, Senar e RAT e, conforme os pagamentos são realizados, as retenções também são realizadas proporcionalmente. Não são incluídos nas retenções valores relacionados a juros, multas e outros encargos financeiros, quando estiverem presentes no valor dos títulos. Em caso de parcelamento de dívida ou pagamento parcial, as retenções também são escrituradas de forma parcial, conforme pagamento da dívida original.
Os registros das retenções são gerados no momento da integração, através da tela de Integração de Movimentos LCDPR (F603IML). Caso um dos registros seja excluído, também serão excluídos o movimento da baixa e as outras retenções. Uma mensagem de aviso é exibida pedindo confirmação, quando houver outros registros associados a um movimento que é excluído.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
Edição dos campos CNPJ/CPF e Número do Documento nos movimentos do LCDPR com origem na tesouraria
Com objetivo de agilizar e flexibilizar os processos do LCDPR 2.0, adicionamos à tela Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL), na grade Lançamentos integrados LCDPR a possibilidade de editar os campos Número do Documento e CNPJ/CPF. Entretanto, só é possível editar movimentos que estejam fora do período de fechamento, que tenham origem na tesouraria e, no caso do CNPJ/CPF, que já não tragam essa informação desde a origem. Para editar esses campos, basta clicar sobre eles e, após realizada a edição, clicar no botão Atualizar. Alterações nesses registros produzem logs que podem ser acessados na tela de Consulta de Log's LCDPR (F603LOG).
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Web services
Utilização de fornecedor pré-cadastrado no web service Com.senior.g5.co.int.agr.pesagem, porta RegistrarEntradaViaBalançaContrato_2
Com o objetivo de agilizar os processos na integração com a Gestão de Pátio, alteramos o comportamento do web service com.senior.g5.co.int.agr.pesagem, porta RegistrarEntradaViaBalançaContrato, para considerar também fornecedores que estão em pré-cadastro. Como os fornecedores pré-cadastrados ficam com situação Inativo no sistema até o cadastro ser completado, eles eram excluídos do filtro de fornecedores, impedindo seu uso. O web service não teve outra alteração de comportamento.
Local: Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.int.agr.pesagem
Mercado e Suprimentos
Uso das opções B - Bruto e D - Bruto menos descontos na formação da base de cálculo
Complementamos a documentação da tela Tipos Substituições Impostos / Modalidade Base Cálculo / Antecipação - Por Estado (F019TIS), adicionando a informação de que as opções B - Bruto e D - Bruto menos descontos devem ser usadas para a formação da base de cálculo de produtos produzidos.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Substituições Impostos/Modalidade Base Cálculo/Antecipação > Por Estado
Busca da alíquota do ICMS em telas específicas a depender do tipo da nota de entrada
Complementamos a documentação da tela Parâmetros por Estado (F009PPE), incluindo a informação de que, para notas de entrada de devolução, tipos 2 - Devolução (NF do Cliente) e 3 - Devolução (NF de Saída), ou notas de entrada de retorno, tipos 4 - Retorno (Industrialização) e 5 - Retorno (Outro), com a aplicação da operação sendo O - Retornos, o sistema buscará a alíquota do ICMS nos campos % ICMS Saída Não Contribuinte e % ICMS Saída Contribuinte.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro
Identificadores e parâmetros
Condição para acionamento do identificador de regras no receituário agronômico
Complementamos a documentação do identificador de regras VEN-113REMCARE, adicionando a informação de que os campos Obriga definir área na receita, na tela Unidade de medida da dose (F113UMD) e Unidade medida, na tela Aplicação (F113APL), devem estar parametrizados com valor S - Sim, para que o identificador de regras seja acionado no receituário agronômico.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Inclusão de novas variáveis para exibição da Tabela de Preço Antiga e a Tabela de Preço Atual
Disponibilizadas no identificador de regras VEN-120ALPRE02 as variáveis VSTprAnt (Tabela de Preço Antiga) e VSTprAtu (Tabela de Preço Atual), para que seja possível verificar os valores das tabelas de preços. Para maiores detalhes verificar a documentação do identificador.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Baixa de títulos com moedas diferentes
Complementamos a documentação informando que o sistema converte automaticamente títulos em Euro para Dólar, com base no valor da moeda Real. Essa conversão garante que o valor da transação final não seja afetado por variações na cotação do Euro. Para conferir acesse a página
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de regras (F098REG)
Transações
Configuração da geração de títulos sim a filial na base de dados
Problema: ao utilizar a tela Configuração para Geração de Títulos de Impostos (F001TIT) para fazer a configuração da geração de títulos, no momento de carregar os registros, era carregado o valor incorreto para o campo Filial, quando a filial cadastrada nos registros era inexistente na base de dados.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para carregar os valores coerentes com os registros na base de dados. Adicionamos uma mensagem de validação para quando o valor do campo Filial for inexistente na empresa informar sobre a filial inexistente na base de dados, evitando a inserção de novos registros com a filial incorreta.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Configuração para geração de títulos de impostos (Compras/Vendas)(F001TIT)
Produtos e Serviços
Comportamento do campo Produto Novo
Complementamos a documentação da tela Duplicação do Produto (F075DPO), incluindo informações detalhadas sobre o comportamento do campo Produto Novo, nas situações em que o campo utiliza máscara de produto com valor incremental, quando possui mais máscaras de codificação, e quando um valor é inserido manualmente.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Duplicação
Integrações
Situações em que o campo Forma Pgto pode ser ocultado da tela
Complementamos a documentação da tela Parâmetros das Condições de Pagamento para ERP Varejo (F028VAR), incluindo a informação de quais as situações em que o campo Forma Pgto. é ocultado na tela.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Integrações > Varejo > Condições de Pagamento
Gestão de Tributos
Impostos que não receberão mais evoluções
Complementamos a documentação das telas Resumo de Apuração do Imposto (F661IA6), Resumo de Apuração do Imposto (F661IA4) e Leiaute - SPED Contribuições (PIS/COFINS), inserindo a informação de que os impostos 18 - COFINS, 19 - PIS/PASEP, 20 - PIS/PASEP - Não Cumulativo e 21 - COFINS - Não Cumulativo não receberão mais evoluções.
Locais:
- Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661IA6
- Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661IA4
- Leiaute - SPED Contribuições (PIS/COFINS)
Integração de títulos com baixas parciais
Problema: na Integração de Títulos (F660ITI) para Tributos, os valores ficavam maiores quando eram feitas as baixas parciais de títulos vinculados a outros documentos em períodos diferentes.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os valores sejam corretamente integrados quando houver baixas parciais em períodos diferentes.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Títulos (F660ITI)
Valor de outros créditos na apuração do INSS retido
Problema: na tela Apuração do INSS retido (F690APU), o valor de retenção do período decendial referente ao bloco 4 do REINF era considerado incorretamente na conciliação, como outros créditos na apuração do INSS retido.
Correção efetuada: corrigimos o valor da apuração do INSS retido para não considerar o valor de retenção do bloco 4 do REINF.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Contribuição Previdenciária - Bloco 2 > Apuração do INSS retido (F690APU)
Geração de bens com movimentos de amortização
Problema: na tela SPED Contribuições (f669SPC), quando uma bem tinha uma transação do Tipo de Movimento Amortização, o registro F130 não era gerado.
Correção efetuada: ajustamos a geração do SPED Contribuições para que o registro F130 considere movimentações de bens do tipo Amortização.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Integração Notas Fiscais com impostos
Problema: ao rodar a Integração Nota Fiscal - Impostos de forma escalonada, era apresentando lentidão no banco de dados travando as sessões ao atualizar as notas de devoluções.
Correção efetuada: corrigimos a rotina Integração Nota Fiscal - Impostos para funcione corretamente.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
- Recursos > Implementações > Web services
Web services
Importação de arquivo via Web services
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamento.producaoestoque.producaoconjunta, porta importar, eram presentados os seguintes problemas na guia componente:
- Campo Quantidade: ao informar valores com casas decimais, a informação não era importada.
- Campo Produto: se o produto não existisse no ERP, nenhuma mensagem de erro era exibida e o arquivo era importado sem produto.
- Campo Quantidade: quantidades negativas eram aceitas pelo sistema.
Correção efetuada: ajustamos o web service, corrigindo os seguintes pontos:
- Campo Quantidade: agora é possível importar quantidades com casas decimais.
- Campo Produto: se o produto não existir no ERP, uma mensagem de alerta será exibida e a importação não será realizada.
- Campo Quantidade: quantidades negativas não são mais aceitas pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Pagar
Alteração de campos nas definições do fornecedor via identificador de regras
Complementamos a documentação da tela Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL), adicionando uma informação referente ao campo Favorecido, no que diz respeito a alteração de campos nas definições do fornecedor. Essa questão pode ser tratada através de consistência via identificador de regras CPA501ATLCL01 quando, após sair de uma linha alterada, o identificador é executado.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > F501ATL - Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar
Atualização de código de barras quando o título já existir na base de dados
Complementamos a documentação da tela Débito Direto Autorizado por Série (F510DDA), adicionando a informação de que quando um título já existir na base de dados, a rotina apenas atualizará o código de barras. Para mais informações, deve-se conferir o Processo Débito Direto Autorizado.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > F510DDA - Débito Direto Autorizado por Série
Alteração de campos através de botão aplicar
Problema: na tela de Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL), era permitido alterar campos que a rotina 24 não autoriza através do botão Aplicar.
Correção efetuada: ajustamos a tela de Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar(F501ATL), para não permitir alterar campos que a rotina 24 não autoriza através do botão Aplicar.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Alteração de Títulos por Lote do Contas a Pagar (F501ATL)
Gestão de Contas a Receber
Alteração na descrição do detalhamento do valor Total do título de acordo com a Opção selecionada
Ajustamos a documentação da tela Consulta de Títulos do Contas a Receber (F302CCR), alterando a descrição de qual o valor apresentado em Total na guia Títulos, de acordo com a Opção selecionada no topo da página.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > F302CCR - Consulta de Títulos do Contas a Receber
Gestão de Tesouraria
Habilitação de botões ao acessar campos da tela de Concilição Bancária (F600Con)
Problema: ao acessar a tela de Conciliação Bancária (F600Con) e preencher os campos Conta Interna e Data Inicial, apenas com o uso do ponteiro do mouse ao clicar em Mostrar, ocorria que diversos botões que deveriam estar ativos não eram habilitados.
Correção efetuada: ajustamos a tela para que os botões sejam habilitados corretamente.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Conciliação > Conciliação Bancária (F600Con)
Web services
Criação de índice em caso de lentidão na execução de web service
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque, porta Exportar_4, adicionando uma sugestão de criação de um índice, em caso de lentidão na execução do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque
Alteração na obrigatoriedade e descrição do campo ideExt
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, incluindo uma nota informando sobre a obrigatoriedade de informar o campo ideExt, na tabela Compras - Ordens de Compra - Dados Gerais (E420OCP) , para novas portas do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Alteração na descrição do campo NumInt
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos, porta GerarLancamentos, alterando a descrição do campo NumInt de (Opcional) - String(100) - Número interno para (Opcional) - String(100) - Número do Documento Externo (Integrado).
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos
Gestão de Fretes
Inclusão de IR em índice e documentação de Cálculo de Frete na integração com Gestão de Fretes
Problema: o identificador de regras GER_000INFIS01 é acionado na rotina de Cálculo de Frete na Nota Fiscal de Saída e Pedido, porém não era mencionado na documentação desta rotina. Além disso, ele também não constava no índice dos identificadores de regra.
Correção efetuada:atualizamos as duas documentações, mencionando este identificador de inserindo o respectivo link para acesso à sua documentação.
Locais:
- Ferramentas > Identificadores de regras
- Segmentos > Logística > Gestão de Fretes > Cálculo de Frete
Gestão de Armazenagem | WMS Senior
Mensagem do sistema ao retornar alocação
Problema: ao retornar alocação do WMS Senior ocorria o erro Divide by zero error encountered.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que não ocorram erros no retorno da alocação.
Exportação de zeros à esquerda dos CEPs das ordens de recebimento
Problema: ao integrar uma nota fiscal de entrada com o WMS Senior, o número zero à esquerda do CEP da transportadora não era exportado.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que os CEPs das transportadoras sejam exportados corretamente nas ordens de recebimento.
Gestão de Armazenagem | WMS
Bloqueio e desbloqueio de lote/saldo na integração entre WMS e o ERP
Agora, na integração entre o WMS e o ERP, é possível bloquear o saldo/lote durante o recebimento pelo WMS, com a opção de desbloqueio posteriormente. Este recurso funciona da seguinte forma:
- Para o processo de recebimento da 50 - Nota fiscal de entrada: o WMS retorna um indicativo sobre se os itens permanecem bloqueados no ERP após a alocação. Caso o indicativo aponte que o bloqueio ainda exista, o WMS enviará um comando de desbloqueio por meio da API de remanejamento, utilizando o "tipomovto = 5" para desbloquear o movimento;
- Para o processo de inventário do 60 - Remanejamento: a integração de Bloqueio e Desbloqueio de Lotes no WMS possibilita que o ERP processe os movimentos de tipo "4 - Bloqueio" e "5 - Desbloqueio", usados internamente para registrar ações de bloqueio ou desbloqueio de produtos. Essa integração é realizada via API de remanejamento, utilizando a chave de layout 'vi_int_envio_mudanca_estoque'.
Local: Integrações > Gestão de Armazenagem | WMS
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Exibição de notas fiscais de entrada que não se referem ao retorno dos componentes
Implementamos o novo identificador de regra VEN-140CINFE01, que através de uma regra, fará com que seja possível ignorar as notas fiscais que não fazem parte do processo de retorno de industrialização. Esta funcionalidade evitará que ao mostrar as notas fiscais de entrada dos componentes utilizados na industrialização, o sistema exiba notas de entrada que não fazem parte do processo de retorno de industrialização.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Retorno Componentes rec. p/ industrialização (F140NRP)
Mensagem do sistema ao processar a geração de análises através da tela F135AEA
Problema: ao utilizar a tela F135AEA para gerar análises, o sistema apresentava a seguinte mensagem de erro ao processá-las: Não foi possível executar Análise de Embarque - Violação de Chave.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que esta mensagem não seja exibida quando for gerada e processada uma análise através desta tela.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Automático de Pedidos (Análise de embarque) (F135AEA)
Permissão de reenvio de cancelamento rejeitado pela SEFAZ
Problema: ao tentar reenviar o cancelamento de uma nota rejeitada pela SEFAZ ocorre a mensagem Registro de integração não encontrado. Id:.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o cancelamento ocorra sem problemas.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Cancelamento de Notas Integradas com WMS (F140CNW)
Dados de notas fiscais de saída em consulta de dispositivos fiscais
Problema: ao consultar os dispositivos fiscais de uma nota fiscal de saída através da tela F140GNF, o sistema exibia os registros corretamente. Após já ter consultado a primeira nota fiscal, caso fosse consultada mais uma nota, sem fechar a tela, o sistema exibia os registros carregados para a primeira nota indevidamente.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que quando forem consultados os dispositivos fiscais sugeridos para a nota fiscal de saída, sejam exibidos os valores corretos conforme a nota fiscal de saída carregada na tela F140GNF.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Registro na tela F141HDE sem informações no campo Texto
Problema: ao utilizar uma série eletrônica para gerar nota fiscal de saída através da tela F140GNF e emitir o documento eletrônico, o sistema gerava registros na tela F141HDE com o campo Texto sem informações, ou seja, vazio.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que ao gerar uma nota fiscal de saída, utilizando uma série eletrônica e emitindo o documento eletrônico da nota, o sistema gere registros na tela F141HDE apenas quando houver informações para serem registradas.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Histórico de Documentos Eletrônicos (F141HDE)
Gestão de Vendas
Alteração da ligação entre Produto x Cliente ao alterar o valor do campo Cód. Prod. Cliente na tela F160NOV
Problema: ao alterar o código de produto no cliente, no item de produto de um contrato, que continha ligação entre Produto x Cliente, o sistema alterava o valor do Código Produto no Cliente mesmo optando por alterar.
Correção efetuada: adicionamos no sistema o identificador de regras VEN-160ALTPC01 para otimizar a rotina de atualização do Código Produto no Cliente quando for alterado o valor do campo Cód. Prod. Cliente de um item de produto do contrato, através da tela F160NOV.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Cadastro (F160NOV)
Regras e Funções
Novas variáveis de FCP do ICMS Diferido no identificador de regras VEN-000ALICM01
Implementamos no identificador de regras VEN-000ALICM01, as novas variáveis ComNPdiFcp e ComNVdiFcp, que trazem respectivamente o percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP e o valor diferido do ICMS relativo ao FCP.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Processos Automáticos
Processo automático e limpeza da tabela E000CIX
Problema: ao executar o processo de limpeza 160 - Limpeza da tabela E000CIX, um erro permitia a exclusão indevida de registros válidos. Essa falha era acionada quando os parâmetros do processo incluíam os valores específicos de empresa e filial.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que o processo ocorra corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Verificação de rotinas de rateio
Problema: ao rodar um processo automático que executava uma regra que chamava alguma rotina que usa rateio financeiro, o sistema poderia apresentar erro na rotina, abortando a execução do processo automático e não gravava no log o registro de conclusão com erro do processo automático.
Correção efetuada: corrigimos a rotina de rateio financeiro em todo o sistema para que não gere erro ao aplicar o filtro de usuário. Também alteramos para que o sistema não se perca ao gerar um rateio financeiro quando tenha muitos itens ou muitos registros para serem processados ao mesmo tempo. Também melhoramos a rotina de rateio financeiro para gravar no log que é gerado quando ´passado o parâmetro -log com informações úteis na investigação de algum problema na rotina, como qual foi a rotina que chamou o rateio, quanto tempo levou para executar a rotina e quando começou e terminou de executar a rotina.
Criamos um monitoramento na rotina que executa regras no ERP para gravar no log que é gerado quando ´passado o parâmetro -log com informações úteis na investigação de algum problema na rotina como o número da regra em execução, qual o identificador de regras que esteja ligado, qual rotina chamou a regra e quando foi iniciada e finalizada a execução da regra.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos
- Finanças > Rotinas de Rateios Financeiro
Gestão de Estoques
Validação da quantidade de produto em nova linha
Complementamos a documentação da tela Formação de Embalagens de Estocagem (F210EMB), inserindo novas informações no campo Sugerir valores na Grid, no que se refere a validação da quantidade de um produto, inserida em nova linha.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Embalagens de Estocagem > Geração
Data de fabricação na revalidação de lotes
Problema: na tela F210RLO, o sistema permitia informar no campo Nova Fabricação da grade Lotes uma data superior à data atual indevidamente.
Correção efetuada: alteramos a rotina para que não permita informar uma data superior à data atual. Caso seja informada, será apresentado a mensagem Nova Data de fabricação não pode ser maior que a data atual.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Lote e Série > Inicialização/Revalidação de Lotes > Revalidação de Lotes (F210RLO)
Consistência referente a notas fiscais em aberto no fechamento de estoques
Problema: ao executar o fechamento de estoques com o identificador de regras EST-215NOTAS01 ativo, mesmo não havendo notas fiscais em aberto dentro do período, era retornada a consistência Existem Notas Fiscais em aberto. As notas estão listadas no painel de fechamento. Deseja continuar com o fechamento dos estoques?.
Correção efetuada: ajustamos para que a mensagem somente seja retornada quando realmente houverem notas fiscais em aberto.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Gestão de Compras
Contrato do tipo 3 com Tipo Arrendamento Mercantil
Problema: ao gerar um contrato do tipo 3 - Financeiro Normal/Arrendamento Mercantil com o Tipo Arrendamento Mercantil igual N - Não na F460CTR, e, ao consultar para reajustar o mesmo contrato na F460REA, pelo campo Tipo 3 e a opção Apenas com reajuste previsto desmarcada, o contrato era apresentado na tela. No caso, não era permitido fazer reajuste com esse tipo de contrato.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para não carregar os contratos do tipo 3 com o Tipo Arrendamento Mercantil igual N - Não, independentemente dos filtros informados nos campos da tela.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Reajustes (F460REA)
Liberação de ordem de compra com ICMS Monofásico Destacado
Problema: ao liberar uma ordem de compra com ICMS Monofásico Destacado, através do botão Liberar, era apresentada a mensagem Ordem de Compra precisa ser processada antes da aprovação!.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima, para que a mensagem não seja apresentada.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Ordem de Compra Agrupada (F420GOC)
Geração de pedidos através de OCs
Problema: ao gerar um pedido através de uma ordem de compra na tela F420GOC, informando um item de produto que continha 2ª unidade de medida informado, com o identificador de regras VEN-000SUUMD01 ativo, o sistema gerava o pedido com valor correto para o campo Unidade Medida de Venda, porém não era feita a conversão dos campos Quantidade de Venda e Preço de Venda.
Correção efetuada: alteramos o sistema para quando estiver sendo utilizada a tela F420GOC para gerar pedidos através de ordens de compra, informando um item de produto que contenha valor informado para a 2ª Unidade de Medida, e com o identificador de regras ativo, o sistema sugira a 2ª Unidade de Medida e também converta os valores dos campos Quantidade de Venda e Preço de Venda.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Comportamento dos campos Valor Desconto e % Desconto durante recálculo
Complementamos a documentação da tela Ordem de Compra Agrupada (F420GOC), inserindo a informação de que, ao receber uma nota de entrada, o sistema vai recalculando a ordem de compra, ajustando o % Desconto e reduzindo o Valor Desconto. Porém, se o Valor Desconto é informado, ele é mantido para garantir a recuperação do desconto original em caso de cancelamento da nota.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > F420GOC - Ordem de Compra Agrupada
Gestão de Recebimento
Saldo da Ordem de Compra em fixação com preço a menor
Problema: ao realizar o processo de fixação de preço, via tela de Compras - Fixação de Preços (F439FIX), caso o valor unitário fixado fosse inferior ao valor unitário da nota de entrada da pesagem (caso de fixação com preço a menor), por vezes a referida Ordem de Compra não tinha seu saldo consumido no final do processamento, permitindo que a fixação de uma mesma Ordem de Compra ocorresse múltiplas vezes. Essa situação ocorria apenas caso o fornecedor fosse Pessoa Física, e se a OC selecionada fosse de uma filial diferente da filial em que estivesse ocorrendo a fixação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a fixação consuma o saldo da OC no final de processamento da fixação, inclusive em situação de preço a menor.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Atualização em Cadastros
Alteramos a documentação da tela de Cadastro de Serviços (F080SER) e da integração do ERP com o Lojas, para adicionar informações sobre o campo de código da filial do serviço e cadastro de serviço.
Locais:
- Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Serviços > Individual > Guia Cadastro
- Segmentos > Varejo > Gestão de Lojas > Integração Gestão Empresarial | ERP
Web services
Ajuste de rotina de leitura ao requisitar serviço com retorno em base64
Problema: ocorria erro de access violation ao requisitar um serviço que retorne conteúdo em base64 utilizando TLS 1.2 habilitado na Central de Configurações Senior.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de leitura do conteúdo de retorno do serviço para não ocorrer o erro mencionado acima.
Ferramentas de Apoio
Alteração de texto em manual sobre esquecimento de senhas de usuário
Alteramos a documentação que menciona o procedimento adequado a ser seguido ao esquecer uma senha para que indique ao cliente o caminho que deve tomar ao se deparar com essa situação.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Editor de Regras > Menu Principal do Editor > Regra > Proteger regra
Integrações
Criação de índice em caso de lentidão na execução de web service
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque, porta Exportar_4, adicionando uma sugestão de criação de um índice, em caso de lentidão na execução do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque
Alteração na obrigatoriedade e descrição do campo ideExt
Complementamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, incluindo uma nota informando sobre a obrigatoriedade de informar o campo ideExt, na tabela Compras - Ordens de Compra - Dados Gerais (E420OCP) , para novas portas do web service.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra
Alteração na descrição do campo NumInt
Ajustamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos, porta GerarLancamentos, alterando a descrição do campo NumInt de (Opcional) - String(100) - Número interno para (Opcional) - String(100) - Número do Documento Externo (Integrado).
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mfi.tes.lancamentos
Controladoria
Importação de arquivo via Web services
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamento.producaoestoque.producaoconjunta, porta importar, eram presentados os seguintes problemas na guia componente:
- Campo Quantidade: ao informar valores com casas decimais, a informação não era importada.
- Campo Produto: se o produto não existisse no ERP, nenhuma mensagem de erro era exibida e o arquivo era importado sem produto.
- Campo Quantidade: quantidades negativas eram aceitas pelo sistema.
Correção efetuada: ajustamos o web service, corrigindo os seguintes pontos:
- Campo Quantidade: agora é possível importar quantidades com casas decimais.
- Campo Produto: se o produto não existir no ERP, uma mensagem de alerta será exibida e a importação não será realizada.
- Campo Quantidade: quantidades negativas não são mais aceitas pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Web services