Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.62
14/06/2024
Tarefas liberadas: 31
Suprimentos
Novo parâmetro global para considerar taxa no cálculo da nota de fixação quando o IR CPR-435APLTX01 estiver ativo
Problema: ao ativar o identificador de regras CPR-435APLTX01, ligando a uma regra, ao efetuar a geração da nota de entrada via processo de fixação (F439FIX), o identificador subtraía o valor da taxa ao valor financeiro da nota de entrada e somava o valor de desconto da nota.
Correção efetuada: implementamos o parâmetro global TaxNfeFix, com o objetivo de definir se o valor da taxa calculado no identificador CPR-435APLTX01 será aplicado ou não para os valores de desconto, financeiro e líquido da nota de entrada gerada na fixação. Ao definir com N, os valores de taxas provenientes do identificador não serão considerados.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Identificadores e parâmetros
Funcionamento de identificador 120LOTPA01 por empresa e por transação
O identificador de regras VEN-120LOTPA01 foi alterado para que passe a sugerir o lote por transação/empresa. Com isso, também a documentação do identificador foi ajustada para refletir essa alteração.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Alteração de link, indicação de uso de identificador de regras e alteração de valor de campos
Problema: A ajuda da tela Controle de Anexos (F000ANX) está direcionando para um HTML inconsistente. Além disso, o identificador de regras GER-000DIRAN02 não especifica que ele é utilizado por essa mesma tela. Por fim, há inconsistências tanto no nome da variável GERAArqAtual quanto na descrição da variável GERNRotAnx.
Correção efetuada: Atualizamos o link de acesso que direciona do ERP à documentação da tela Controle de Anexos (F000ANX). Além disso, especificamos no identificador de regras GER-000DIRAN02 que ele é utilizado por essa mesma tela. Por último, alteramos a descrição da variável GERNRotAnx e ajustamos o nome da variável de GERAArqAtual para GERArqAtual.
Locais:
- Ajuda por telas > Rotinas em comum > Controle de Anexos
- Ferramentas > Identificadores de Regras
Chamada do identificador CPR-440FATGE01 para os títulos de ICMS Substituto
Ajustamos o identificador de regras CPR-440FATGE01 para que este também seja chamado na geração dos títulos de ICMS Substituto, permitindo alterar o fator gerador utilizado para definição da data do vencimento do título.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Mercado e Suprimentos
Comportamento para consistência da chave de acesso
Complementamos a documentação das telas Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE) e Séries de Notas Fiscais (F020SNF), adicionando a informação de que para executar a consistência da chave de acesso correta, é necessário parametrizar o campo Dispositivo autorizado com valor 10 - Nota Fiscal Consumidor Eletrônica.
Locais:
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
- Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro
Controladoria
Alteração de forma de rateio com Identificador de Regra
Problema: ao alterar a forma de rateio de 0 (sem rateio) para qualquer outra opção, era exibida a tela que o usuário define o rateio padrão. Quando o identificador de regra CTB-640RATFI01 estava ativo, aparecia na grade o campo Conta Financeira indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos a manutenção das contas contábeis para que não apresente o campo Conta Financeira ao determinar o rateio padrão. O identificador de regras CTB-640RATFI01 não deve ser levado em consideração nesta interface, apenas nas telas de geração de lançamentos contábeis.
Local: Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Plano Contábil > Manutenção de Contas Contábeis (F045PLA)
Informação do valor no campo % Crédito Presumido
Ajustamos o sistema para que, ao cadastrar ou alterar um Dispositivo Fiscal na tela Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS), se for informado um Benefício Fiscal de Crédito Presumido, o campo % Crédito Presumido também deverá ser preenchido. Quando o % Crédito Presumido for informado, o sistema utilizará esse valor, em vez do campo % Ajuste, para sugerir o Percentual de dispositivos fiscais.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Tributos > F051DIS - Cadastro de Dispositivos Fiscais
Gestão de Tributos
Integração dos eventos R-4010 e R-4020 da EFD-REINF
Ao integrar os eventos R-4010 e R-4020 da EFD-REINF via tela EFD - Reinf - Integração (F690ILA), alguns registros recebiam o valor do rendimento zerado. Isso ocorria para pagamentos de títulos de NF ocorridos na mesma data (entrada/emissão) da nota, quando na tela Configuração para Geração de Títulos de Impostos (F001TIT) a primeira sequência da transação era um imposto diferente do IRRF. Ajustamos a integração para que o sistema integre o valor do rendimento utilizando a nova rotina de integração do REINF, ativada através do parâmetro global IniNovIre = S - Sim na tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Geração do registro 0220 com unidade de medida para o SPED Fiscal
Problema: ao gerar o arquivo do Sped Fiscal através da tela Tributos SPED Fiscal (EFD) (F669EFD), na versão 5.10.3.59, era apresentado o seguinte erro Erro ao gerar o arquivo de exportação: Erro na geração do Registro 0220 : Não foi possível buscar as unidades de medida para o produto: na empresa: 1..
Correção efetuada: ajustamos a geração do SPED Fiscal para garantir o funcionamento correto da rotina quando houver unidade de medida cadastrada.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > Tributos SPED Fiscal (EFD) (F669EFD)
Gestão de Contabilidade
Apresentação de contas no registro I050 do SPED Contábil
Problema: ao gerar o SPED Contábil, as contas não eram apresentadas corretamente no registro I050 quando a opção G - Livro Diário era utilizada.
Correção efetuada: ajustamos a geração para garantir que os registros das contas sejam corretamente apresentados no registro I050 quando a opção G - Livro Diário for selecionada.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Gestão de Preço para Indústria
Ampliação da capacidade de caracteres no filtro origem
Problema: no botão Seleção da tela Tabelas de Seleção de Produtos para Custos (F627TSP), o campo Origem permite informar até 250 caracteres, porém ao sair do campo, era considerado somente 50 caracteres para carregar as origens para a seleção.
Correção efetuada: alteramos a rotina para considerar os 250 caracteres informados no filtro do campo Origem no botão Seleção da tela.
Local: Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Seleção de Produtos > Tabelas de Seleção de Produtos para Custos (F627TSP)
Relatórios¿
Alteração de link, indicação de uso de identificador de regras e alteração de valor de campos
Problema: A ajuda da tela Controle de Anexos (F000ANX) está direcionando para um HTML inconsistente. Além disso, o identificador de regras GER-000DIRAN02 não especifica que ele é utilizado por essa mesma tela. Por fim, há inconsistências tanto no nome da variável GERAArqAtual quanto na descrição da variável GERNRotAnx.
Correção efetuada: Atualizamos o link de acesso que direciona do ERP à documentação da tela Controle de Anexos (F000ANX). Além disso, especificamos no identificador de regras GER-000DIRAN02 que ele é utilizado por essa mesma tela. Por último, alteramos a descrição da variável GERNRotAnx e ajustamos o nome da variável de GERAArqAtual para GERArqAtual.
Locais:
- Ajuda por telas > Rotinas em comum > Controle de Anexos
- Ferramentas > Identificadores de Regras
Gestão Orçamentária e Projetos
Conciliação do projetos utilizando classificação de fases
Problema: na tela Posição financeira analítica de Projetos (F615PAP), ao clicar no botão Conciliação e realizar a conciliação de um projeto que está configurado para utilizar classificação de fases, o valor alocado para o projeto era duplicado.
Correção efetuada: ajustamos para não duplicar o valor alocado para o projeto quando a conciliação é realizada através da tela Posição financeira analítica de Projetos (F615PAP).
Local: Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Consultas > Posição financeira analítica de Projetos (F615PAP)
Gestão de Contas a Receber
Exibição de títulos de adiantamento vinculados a pedidos bloqueados
Problema: na tela Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Receber (F301BAA), mesmo com o parâmetro global HabFilBma ativo, eram apresentados títulos de adiantamento que estavam vinculados a pedidos bloqueados na grade Créditos.
Correção efetuada: ajustamos para que quando o parâmetro global HabFilBma estiver ativo, títulos de adiantamento que estão vinculados a pedidos bloqueados não sejam apresentados na grade Créditos.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber >Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Receber (F301BAA)
Alteração de data de vencimento em título com comissão
Problema: ao alterar a data de vencimento de um título na tela Alteração de Títulos por lote no Contas a Receber (F301ATL), se o título tivesse um representante com uma taxa de comissão de recebimento de 100%, o valor da comissão era zerado no momento da criação do título.
Correção efetuada: corrigimos para que o valor da comissão seja considerado conforme cenário descrito, no momento da criação do título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Alteração de Títulos por Lote (F301ATL)
senior X Platform
Melhoria em mensagem de derivação inválida
Realizamos uma melhoria na integração da resposta de uma requisição feita na senior X Platform e integrada para o ERP XT, onde foi utilizada na requisição uma derivação de produto inválida. A partir de agora, o ERP XT responde a senior X Platform, e, deixa claro na mensagem, além da informação que a derivação está inválida, qual o produto e derivação que isso se refere, facilitando a identificação por parte do usuário.
Web services
Valor de desconto dos itens zerada na geração de ordem de compra
Problema: ao gerar uma ordem de compra, utilizando o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, com a tabela de preço padrão informada na tela Cadastro de Fornecedor (F095CAD), era apresentada a mensagem Soma das parcelas XXXXX não fecha com valor financeiro da ordem XXXXX., pois o valor de desconto dos itens eram zerados.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para não zerar os valores dos itens, independentemente de ter ou não tabela de preço informada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Informação do lote ao importar nota fiscal de entrada
Problema: ao importar uma nota fiscal de entrada pelo web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, para itens controlados por lotes, a nota fiscal não era concluída devido a retornar a consistência de que o lote não havia sido informado, mesmo quando os lotes eram informados corretamente.
Correção efetuada: ajustamos o cenário para que a consistência não ocorra e a importação da nota fiscal seja concluída.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Integração do inventário cíclico do WMS WIS
Problema: ao integrar o inventário cíclico do WMS WIS com o ERP, a rotina de integração apresentava a mensagem Retorno de 210MVP: Não é possível movimentar quantidades negativas quando a contagem feita no WMS era inferior ao que estava registrado fisicamente no sistema.
Correção efetuada: realizamos um ajuste para que a integração seja realizada sem ocorrências, mesmo quando a contagem no WMS for inferior ao valor registrado no sistema.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Armazenagem
Informações sobre lotes e integração de lotes e séries
Ajustamos a documentação do processo de separação, visto ser uma característica da transferência de estoque de saída a condução de lotes e séries na integração, bem como adicionando a informação de que o lote padrão não é exportado ao WMS, pois o mesmo é um lote intermediário, utilizado em casos onde não se tem um lote definido para o processo e é utilizado somente no ERP.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Separação
Gestão de Chão de Fábrica
Tamanho do campo Rel. Prd.
Problema: ao colar um texto de 2000 caracteres, utilizando o comando Ctrl + V, no campo Rel.Prd, era apresentado somente 100 caracteres na tela.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que permita colar até 2000 caracteres neste campo.
Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Componentes (O.P./O.S.) > Baixa Normal Saída Estoque (F900BAC)
Gestão de Distribuição
Inclusão de identificador de regra e informações sobre botão Recalcular
Problema: ao realizar alterações nos valores das parcelas de uma nota fiscal vinculada a um pedido, caso essas parcelas possuam dados herdados do pedido, esses dados não serão considerados ao regerar as parcelas, resultando na geração de novas parcelas.
Correção efetuada: caso seja necessário herdar algum dado das parcelas do pedido, isso pode ser feito utilizando o identificador de regras VEN-140CNFEC03.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
Gestão de Transporte (TMS)
Informação de campos quando CT-e na situação digitada
Problema: não estava sendo permitido alterar o campo Observação nas guias Gerais e Contribuinte, e Fisco (w) na guia Observações da tela Preparação de CTRC (F140COL), quando se tratava de uma CT-e de Complemento de Valores e a situação estava digitada.
Correção efetuada: O sistema foi ajustado para permitir a inserção e alteração de valores no campo Observação das guias Gerais e Contribuinte, e Fisco (w) na guia Observações, quando a situação for digitada e a CT-e for de Complemento de Valores. Além disso, nas guias Contribuinte e Fisco (w), o campo Identificação, que anteriormente não permitia inserção ou alteração para CT-e de Complemento de Valores, agora permitirá alterações quando a situação for digitada.
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração
Gestão de Vendas
Descrição de campos da tela F121ICP
Ajustamos a configuração dos campos na grade da tela Consulta de Itens dos Pedidos (F121ICP) para que as descrições sejam apresentadas de forma mais clara e coerente, visando um melhor entendimento.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Consultas > Dados Gerais > F121CPD - Consulta de Pedidos
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Geração de registros na tabela E140EPD ao faturar um pedido
Criamos o identificador VEN-140MNTEM03 devido à ausência de registros na tabela de Itens de Embalagem da Nota Fiscal de Saída (E140EPD) ao faturar um pedido em grade com embalagens na tela Faturamento em Grade (Análise de Embalagens) (F140FGR). Dessa forma, o novo identificador permite que o cliente retorne se devem ou não ser gerados registros na tabela de Itens de Embalagem da Nota Fiscal de Saída (E140EPD), uma vez que, quando estes não são gerados, e é necessário reabilitar e excluir a Nota Fiscal de Saída gerada, o sistema não executa a atualização da Situação da Embalagem nas tabelas de Embalagem do Pedido (E120EMB) e Itens de Embalagem do Pedido (E120EPD).
Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Faturamento grade (Análise de embalagens)
Gestão de Recebimento
Melhoria nas mensagens de erro ao cadastrar o fornecedor automaticamente
Problema: ao carregar as notas fiscais e optar pelo cadastro automático do fornecedor, se o fornecedor estivesse inativo, uma mensagem de erro era exibida, cancelando o carregamento das notas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, em caso de erro durante o cadastro automático do fornecedor ao carregar a nota, a mensagem de erro não seja mais exibida. Agora, a nota será carregada normalmente com o status Inconsistente, e o motivo poderá ser verificado na guia Inconsistências. Melhoramos as mensagens para deixar claro que se trata do processo de cadastro automático.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Consistência de relacionamento do usuário com o centro de custo
Problema: Ao utilizar o parâmetro global ConUsuRat definido como N - Não, a verificação da consistência do usuário com o centro de custo não deveria ser realizada para transações que possuem forma de rateio sem confirmação. No entanto, mesmo com o parâmetro definido como N, essa verificação estava ocorrendo. Constatamos que o sistema considerava incorretamente essas transações.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a consistência seja executada com a transação correta.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Comportamento para consistência da chave de acesso
Complementamos a documentação das telas Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE) e Séries de Notas Fiscais (F020SNF), adicionando a informação de que para executar a consistência da chave de acesso correta, é necessário parametrizar o campo Dispositivo autorizado com valor 10 - Nota Fiscal Consumidor Eletrônica.
Locais:
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
- Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro
Gestão de Estoques
Registro do valor ao realizar o fechamento dos estoques
Problema: quando o parâmetro global CanFecEst estava configurado como S - Sim e o saldo do item ficava negativo, ao final do período de processamento na tela F215FES, a quantidade não era exibida na mensagem da tela F215DET.
Correção efetuada: alteramos a função para que, independentemente do valor do parâmetro global mencionado, o valor seja sempre registrado.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Precisão do campo Estoque Total
Problema:ao utilizar a consulta de estoque/preço do produto, o campo Estoque Total exibia a quantidade com precisão de três casas decimais, perdendo assim a precisão em casos de quantidades com valores após a terceira casa decimal.
Correção efetuada:ajustamos o campo para mostrar as quantidades com a precisão de até cinco casas decimais.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Estoque/Preço Produto (F075EPP)
Web services
Mudança da base do ICMS para itens com diferimento em notas eletrônicas
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, a Base do ICMS era ajustada conforme o percentual de diferimento para facilitar o uso dos identificadores de regra CPR-000INECN01 e CPR-000MTNEL01. Contudo, isso gerou outros impactos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não altere mais a base do ICMS em notas com diferimento. Para tanto, criamos o parâmetro global IcmDifXml, que permite definir por empresa/filial se deve ajustar a Base do ICMS em itens com diferimento.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Gestão de Compras
Consistência ao desaprovar contrato de compra
Problema: para contratos de compras, ao executar o processo de alteração da aprovação multinível já aprovada para situação PRE - Em Preparação, caso o contrato já estivesse utilizado em uma ordem de compra era retornada a mensagem Não foi possível executar a exclusão, pois já existem movimentos para este contrato! e o processo não era concluído.
Correção efetuada: a consistência não está errada, porém devido a uma necessidade específica que se valia da falha anterior, implementamos o novo parâmetro global ConDesCtr, onde é possível parametrizar se a consistência será ou não executada.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Aprovações multinível (F460APR)
Alteração em matéria do notas da versão 5.10.3.61 sobre Geração de nota fiscal de entrada com produtos nacionais com diferimento
Ajustamos as rotinas afetadas e corrigidas pelo problema detalhado na matéria Geração de nota fiscal de entrada com produtos nacionais com diferimento, liberada na versão 5.10.3.61 do dia 07/06/24, visto que o problema em si afeta toda a geração de ordem de compra, e poderia impactar outras rotinas, de forma que, a correção efetuada vale para geração de ordem de compra como um todo.
Local: Gestão Empresarial | ERP - Notas da Versão > 5.10.3 (XTended) > 5.10.3.61 - 07/06/2024
Integrações
Valor de desconto dos itens zerada na geração de ordem de compra
Problema: ao gerar uma ordem de compra, utilizando o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra, com a tabela de preço padrão informada na tela Cadastro de Fornecedor (F095CAD), era apresentada a mensagem Soma das parcelas XXXXX não fecha com valor financeiro da ordem XXXXX., pois o valor de desconto dos itens eram zerados.
Correção efetuada: ajustamos o sistema e a situação acima para não zerar os valores dos itens, independentemente de ter ou não tabela de preço informada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Informação do lote ao importar nota fiscal de entrada
Problema: ao importar uma nota fiscal de entrada pelo web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, para itens controlados por lotes, a nota fiscal não era concluída devido a retornar a consistência de que o lote não havia sido informado, mesmo quando os lotes eram informados corretamente.
Correção efetuada: ajustamos o cenário para que a consistência não ocorra e a importação da nota fiscal seja concluída.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Mudança da base do ICMS para itens com diferimento em notas eletrônicas
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, a Base do ICMS era ajustada conforme o percentual de diferimento para facilitar o uso dos identificadores de regra CPR-000INECN01 e CPR-000MTNEL01. Contudo, isso gerou outros impactos.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não altere mais a base do ICMS em notas com diferimento. Para tanto, criamos o parâmetro global IcmDifXml, que permite definir por empresa/filial se deve ajustar a Base do ICMS em itens com diferimento.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Autenticação
Mensagem de Credenciais inválidas ao possuir unificação de bases configurada
Problema: ao possuir unificação de bases e marcar a opção Usuário deve alterar a senha no próximo login no Senior Gerenciador de Usuários, uma mensagem de erro de Credenciais inválidas era exibida após a autenticação.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que isso não ocorra e o login seja efetuado com sucesso.
Local: ERP XT > Login
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