Gestão Empresarial | ERP - 5.10.4.22
27/09/2024
- 03/10/2024: Alteramos a matéria "Documentação sobre o funcionamento de opção em baixa por crédito", onde corrigimos a informação sobre o funcionamento da opção em baixa por crédito através do cliente.
Tarefas liberadas: 115
Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
Esta versão contém implementações e alterações relevantes para atender diversas rotinas do sistema, além das correções habituais.
Confira os impactos com atenção, principalmente mudanças na estrutura do TBS (banco de dados) e integrações via web services. Sempre que possível homologue a versão nova antes de colocá-la no ambiente em produção.
Mercado
Assinatura eletrônica de receituário agronômico via SIGN
Com o objetivo de agilizar os processos do agronegócio, implementamos a funcionalidade de assinatura eletrônica do receituário agronômico via SIGN. Essa função envia um envelope de requisição de assinatura do responsável técnico, por e-mail, durante a emissão do receituário na tela de Emissão de Receita (F113REM). O responsável realizará a assinatura por meio da senior X Platform, podendo assinar de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive móvel, facilitando o processo. O receituário agronômico assinado ficará disponível no GED, dentro da plataforma, podendo ser consultado a qualquer momento. Opcionalmente, o produtor pode receber uma cópia eletrônica do documento assinado.
Após realizar os parâmetros iniciais para ativar a função e adicionar o usuário da senior X Platform do responsável técnico na tela de Responsável técnico X Filial (F113RPF), o botão Enviar Sign ficará disponível abaixo da grade Dados da Receita, na tela de Emissão de Receita (F113REM). Após o preenchimento das informações do receituário, ao clicar no botão, será aberta a tela de Forma de Assinatura (F113SIG), permitindo escolher como a assinatura será colhida e se o produtor receberá uma cópia. Ao clicar em OK, um envelope de assinatura será criado no SIGN e o responsável técnico será notificado por e-mail. Na grade de dados da receita, a coluna Sit. Env. ficará com a opção 2 - Aguardando Assinatura.
O responsável técnico poderá assinar ou recusar o envelope. Ao acessar a tela de Emissão da Receita (F113REM), automaticamente o sistema tentará atualizar o status das receitas que estão aguardando assinatura, mudando automaticamente para 3 - Assinado ou 6 - Recusado. Pelos botões Atualizar Status Sign e Visualizar Ass. Sign é possível manualmente atualizar o status da receita e visualizar o arquivo assinado, respectivamente. Caso a receita agronômica seja cancelada na tela de Emissão da Receita (F113REM) antes de ser assinada ou recusada, o envelope também será cancelado no SIGN.
A documentação de todo o processo de configuração e uso dessa nova funcionalidade foi adicionada aos manuais de processo do agronegócio.
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Receituário Agronômico > Processos > Receita agronômica > Assinatura Eletrônica
Nova tela de consulta dos logs de envio de receituário agronômico ao SIGN
Implementamos nova tela de consulta aos logs do envio de receituário agronômico pelo SIGN. Na tela de Emissão do Receituário Agronômico (F113REM), há um novo botão Log Env. Sign, que abre a tela Consulta de Logs de Envio para o Senior Sign (F113LSN). Nesta nova tela, é possível visualizar informações sobre o envelope e rascunho do envelope, o status do envio, alguns dados do receituário que deu origem ao envio, data e hora, e o usuário que realizou o envio. Na grade Log de Envio a mensagem completa gerada durante o envio é exibida, sendo útil para diagnosticar erros ou falhas de envio. Para o botão ficar disponível na tela de Emissão... (F113REM), é preciso que alguma das receitas esteja com o status diferente de Não solicitado.
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita > Consulta de Logs de Envio para o Senior Sign (F113LSN)
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Gravação da URL do receituário agronômico assinado via SIGN no banco de dados
Com o objetivo de permitir ainda mais automatização e integração no processo de assinatura eletrônica do receituário agronômico, implementamos a gravação em banco de dados da URL do documento assinado ou rejeitado. No momento que o status da receita for atualizado, ao abrir a tela Emissão da receita agronômica (F113REM), o link para o documento eletrônico será gravado na tabela E113AES.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita Agronômica (F113REM)
Assinatura do Produtor Rural no processo de assinatura eletrônica do receituário agronômico
Com o objetivo de aumentar a aderência do sistema às necessidades dos clientes do agronegócio e atender às demandas de auditoria das informações, implementamos na rotina de assinatura eletrônica do receituário agronômico a opção de requerer que o produtor rural também assine o receituário, junto do responsável técnico. Para tanto, alteramos o campo Envia cópia receituário, da tela de Contatos do Cliente (F085CTO), para listar 4 opções. Por padrão, o cliente é parametrizado como N-Não enviar. Caso alterado para S-Somente cópia, o cliente apenas receberá uma cópia do receituário, após este ter sido assinado por todas as partes. Caso alterado para P-Opcional, a tela de Forma de Assinatura (F113SIG) ficará com o novo campo Solicitar assinatura do produtor disponível; se marcado, o produtor terá sua assinatura também solicitada para conclusão do processo. Por fim, caso o campo seja alterado para O-Obrigatório, a assinatura do produtor sempre será pedida, e o campo Solicitar assinatura do produtor será apresentado como marcado e desabilitado, impedindo alteração.
Mais ainda, alteramos o comportamento da tela de Emissão do Receituário Agronômico (F113REM) para permitir enviar múltiplas receitas, desde que pertençam ao mesmo cliente/produtor. Ao selecionar mais de uma receita e clicar no botão Enviar Sign, as receitas serão enviadas para assinatura. Caso sejam selecionadas múltiplas receitas de diferentes produtores/clientes, entretanto, o sistema acusará erro e não permitirá continuar o processo. Nesse caso, as receitas devem ser enviadas separadamente. A documentação do processo de receituário agronômico também foi ajustada.
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita > Forma de Assinatura (F113SIG)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Contatos do Cliente (F085CTO)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Receituário Agronômico > Processos > Receita agronômica > Assinatura Eletrônica
Emissão de receituário agronômico durante fechamento de nota via tela de Faturamento Individual de Cargas ou Faturamento Agrupado de Cargas
Com o objetivo de garantir que o processo de emissão do receituário agronômico contemple todos os diferentes fluxos de trabalho, alteramos as rotinas das telas de Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC) e Faturamento Agrupado de Cargas (F149GNA) para detectarem se há necessidade de emissão do receituário. Isto é, no processo de fechamento da nota, se houverem itens que emitem receita agronômica, o sistema alertará com a mensagem Deseja emitir receitas para os produtos?. Ao confirmar, as informações da receita que foram preenchidas no item do pedido, serão transferidas para o item da nota, e a tela de Emissão de Receituário Agronômico (F113REM) será aberta já com essas informações carregadas. Após processar e emitir as receitas, então a rotina de fechamento da nota fiscal prosseguirá com sucesso.
Locais:
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Faturamento Individual de Cargas e Pedidos (F149GNC)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Faturamento Agrupado de Cargas (F149GNA)
- Mercado > Gestão de Vendas > Receituário Agronômico > Emissão de Receita (F113REM)
Cadastros
Integração do Gestão Empresarial | ERP com o Hub de Royalties
Com o objetivo de atender às necessidades dos clientes do agronegócio, implementamos a integração do Gestão Empresarial | ERP com o Hub de Royalties. A tela do Painel de Exportações (F000PEX) agora conta com as opções de envio de dados para o Hub, sendo os tipos de informação disponíveis:
- Atualização de consumo de Royalties
- Cancelamento de Entrega de Royalties
- Cancelamento de Fixação de Royalties
- Entrega de Royalties
- Fixação de Royalties
Para habilitar essa função, é necessário cadastrar, na tela de Sistemas Integrados (F000SIS), um novo sistema com o Tipo como 18 - Hub de Royalties. Em seguida, na tela de Configuração de Tipos de Informação (F000SXT), é preciso habilitar as integrações, uma a uma.
Locais:
- Cadastros > Integrações > TMS > Painel de exportações (F000PEX)
- Cadastros > Integrações > Cadastros de Sistemas Integrados (F000SIS)
- Cadastros > Integrações > Configuração de Tipos de Informação (F000SXT)
Novo parâmetro dinâmico para ativar a integração do Hub de Royalties por empresa
Implementamos novo parâmetro dinâmico para ativação da integração com o Hub de Royalties. Para ativar, ao acessar a tela Cadastro de Empresas (F070EMP), clicar no botão Par. Dinâmicos para abrir a tela Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD) e ativar o parâmetro AGR.INTEGRACAOHUBROYALTIES.HABILITAR com o valor S. Por padrão, o parâmetro é desabilitado.
Local: Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
Alteração da rotina de validação na integração do contas a pagar e contas a receber com o App do Produtor Rural
Problema: em liberação passada, foi alterada a rotina que faz a geração de pendências da integração com o App do Produtor, na tela de Integrações - Painel de Exportações (F000PEX). Foi inserido um filtro na rotina, para não gerar pendências de títulos e baixas do contas a pagar e contas a receber, quando o Tipo de Empresa do cliente ou fornecedor for diferente de 07-Produtor Rural. Entretanto, essa mudança por vezes gera inconsistência durante a carga inicial dos dados.
Correção efetuada: alteramos a rotina para retirar o filtro por Tipo de Empresa. A geração de pendências ainda consiste os dados, checando se o cliente ou fornecedor está ativo na plataforma, quando o Tipo de Informação for igual a 11-App do Produtor Rural. Dessa forma, o sistema continua não gerando pendências para clientes ou fornecedores inativos, mas também não gera inconsistência durante a carga inicial.
Local: Cadastros > Integrações > TMS > Painel de exportações (F000PEX)
IMAmt adicionado aos impostos agro específicos para o estado do MT
Com o objetivo de aumentar a aderência dos sistemas às necessidades dos clientes do agronegócio, acrescentamos o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) aos Impostos Agro específicos para o Estado do Mato Grosso. Para calcular o imposto junto aos outros impostos agro ativos, é necessário cadastrá-lo, bem como sua alíquota, seguindo os passos da guia Cadastrar Impostos, na documentação dos impostos do MT.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Impostos (F051IMP)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Impostos específicos para o Estado do Mato Grosso
FESA adicionado aos impostos agro específicos para o estado do MT
Com o objetivo de aumentar a aderência dos sistemas às necessidades dos clientes do agronegócio, acrescentamos o Fundo Emergencial de Saúde Animal (FESA) aos Impostos Agro específicos para o Estado do Mato Grosso. Para calcular o imposto junto aos outros impostos agro ativos, é necessário cadastrá-lo, bem como sua alíquota, seguindo os passos da guia Cadastrar Impostos, na documentação dos impostos do MT.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Impostos (F051IMP)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Impostos específicos para o Estado do Mato Grosso
IMAD adicionado aos impostos agro específicos para o estado do MT
Com o objetivo de aumentar a aderência dos sistemas às necessidades dos clientes do agronegócio, acrescentamos o Instituto da Madeira do Estado de Mato Grosso (IMAD) aos Impostos Agro específicos para o Estado do Mato Grosso. Para calcular o imposto junto aos outros impostos agro ativos, é necessário cadastrá-lo, bem como sua alíquota, seguindo os passos da guia Cadastrar Impostos, na documentação dos impostos do MT.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Impostos (F051IMP)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Impostos específicos para o Estado do Mato Grosso
FAMAD adicionado aos impostos agro específicos para o estado do MT
Com o objetivo de aumentar a aderência dos sistemas às necessidades dos clientes do agronegócio, acrescentamos o Fundo de Apoio à Madeira (FAMAD) aos Impostos Agro específicos para o Estado do Mato Grosso. Para calcular o imposto junto aos outros impostos agro ativos, é necessário cadastrá-lo, bem como sua alíquota, seguindo os passos da guia Cadastrar Impostos, na documentação dos impostos do MT.
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Impostos (F051IMP)
- Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos Agro > Impostos específicos para o Estado do Mato Grosso
Web services
Nova versão da porta MovimentarEstoque, com retorno da consistência do número do identificador externo, no web service Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
Atualizamos a porta MovimentarEstoque para a versão 5, no web service Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques. Nessa nova versão, ajustamos as mensagens de retorno após a consistência do campo da requisição dadosGerais.ideExt, correspondente ao número de identificação do documento no sistema parceiro. Caso esse identificador já esteja registrado no sistema, o web service retornará a mensagem Identificador Externo (XXX) já gravado no ERP.; caso contrário, o retorno será Processado com sucesso.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
Nova versão da porta RequisicaoAgrupadaComposta, com retorno da consistência do número do identificador externo, no web service Com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes
Atualizamos a porta RequisicaoAgrupadaComposta para a versão 8, no web service Com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes. Nessa nova versão, ajustamos as mensagens de retorno após a consistência do campo da requisição dadosGerais.identificadorExterno, correspondente ao número de identificação do documento no sistema parceiro. Caso esse identificador já esteja registrado no sistema, o web service retornará a mensagem Identificador Externo (XXX) já gravado no ERP.; caso contrário, o retorno será Processado com sucesso.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes
Ferramentas
Novo identificador de regras para omitir campos na geração de XML de exportação de web services
Com o objetivo de atender às necessidades dos clientes do agronegócio e otimizar os processos de integração com outros sistemas, implementamos a opção de omitir campos durante a geração dos XML de exportação de certos web services. Por padrão, ao configurar o web service via tela de Configuração de web services (F000CWS), desmarcando os campos que não são necessários, o sistema gera o XML com os campos presentes, porém sem valor ou com valor nulo. Para omitir completamente a geração desses campos, implementamos o novo identificador de regras INT-000CWSEC01. Quando ativo, os campos desmarcados são suprimidos na criação do XML, permitindo otimizar o processamento e diminuindo o tamanho dos arquivos gerados. Os seguintes web services e portas utilizam esse novo identificador de regras:
| Web service | Porta |
|---|---|
| Com.senior.g5.co.cad.produtos | Exportar |
| Com.senior.g5.co.cad.servicos | Exportar |
| Com.senior.g5.co.cad.clientes | Exportar |
| Com.senior.g5.co.cad.fornecedor | Exportar |
Locais:
- Ferramentas > Identificadores de regras > INT-000CWSEC01
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.produtos
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.servicos
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.clientes
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.cad.fornecedor
Filiais
Geração automática da guia de recolhimento com valor do ICMS ST
Implementamos uma funcionalidade para que o sistema gere automaticamente uma Guia de Recolhimento (F661GRI) com o Valor do ICMS ST recolhido pelo fornecedor remetente da mercadoria. Se o imposto estiver destacado na nota fiscal de entrada nos campos Valor ICMS ST Não Recuperado ou Valor ICMS Substituído, a guia de recolhimento será gerada automaticamente. Essa geração ocorrerá no momento da integração dos movimentos na Gestão de Suprimentos para Gestão de Tributos, via web services, ou na digitação de notas na Gestão de Tributos. Para habilitar a geração automática desta guia recolhida pelo remetente, basta informar o código de imposto tipo 34 no parâmetro Código do imposto ST para integrar guia paga pelo remetente na tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), guia Impostos 2.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos > Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais > Integração de Notas Fiscais (F660INT)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Entrada (F660NFC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Saída (F660NFV)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Geração de detalhes das Notas Fiscais (F660GDG)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Nota Fiscal - Dados gerais > Consulta de Notas Fiscais (F660CNF)
Novo parâmetro para definição CST do PIS/COFINS
Adicionamos o novo parâmetro Consid. CST de Pis /Cofins 04 e 05 receita tributada na matriz de crédito na tela Parâmetro da Filial Tributos (F070FEF). Agora é possível definir se as CST de PIS/COFINS 04 e 05 devem ser consideradas na apuração do faturamento e na matriz de crédito de PIS e COFINS. Para conferir acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Apuração de Faturamento > Empresa > Apuração do Faturamento Mensal (F667AFM)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos > Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF)
Nova parametrização para ICMS monofásico no cadastro de filiais
Disponibilizamos uma nova parametrização na tela Cadastro Filial Tributos(F070FEF). Dessa forma, é possível indicar se o ICMS Monofásico destacado na nota fiscal de Suprimentos deve ser reconhecido como crédito no ICMS próprio durante a integração da nota fiscal (Integração de Notas Fiscais (F660INT)).
Essa funcionalidade foi implementada para garantir a conformidade com o SPED Fiscal, permitindo que o crédito do ICMS Monofásico destacado seja corretamente apresentado nos campos do ICMS próprio do documento, conforme as determinações do estado.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos (F070FEF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Parâmetro não verificado na rotina de integração contábil
Complementamos a documentação da tela Parâmetros da Filial para Contabilidade (F070FCT), adicionando, para o parâmetro Quantidade Dias Lançamentos, a informação de que este não é verificado na rotina de integração contábil.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Contabilidade
Configuração de parâmetros dinâmicos
Novo parâmetro dinâmico para indicar motivo de não retenção
Criamos um novo parâmetro dinâmico FORNECEDOR.MOTIVONAORETENCAO no Cadastro de Fornecedor (Cadastro de Fornecedores (F095CAD)). Este parâmetro tem como objetivo indicar o Motivo de Não Retenção nos registros de serviços tomados no Relatório BHISS - Belo Horizonte (CIAM006). Para conferir, acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > BHISS - Belo Horizonte (CIAM006)
- Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
Clientes e Fornecedores
Campos possibilitam informar CST IPI, PIS e COFINS na telas de ligação Fornecedor X Produto
Disponibilizamos nas telas de Ligação Fornecedor X Produtos Individual e Agrupado, respectivamente F403FPR e F403LFP, os campos Sit. Trib. IPI, Sit. Trib. PIS e Sit. Trib. COFINS, que permitem informar o código de situação tributária conforme cada imposto. Esta implementação possibilita informar o CST corretamente de acordo com a operação, considerando a relação entre fornecedor e produto para a recuperação ou não de PIS e COFINS, o que não era possível anteriormente.
Uma vez possuindo a ligação de fornecedor x produto, com estes campos preenchidos, a sugestão de CST para IPI, PIS e COFINS são consideradas para as notas fiscais de compra, utilizando a seguinte ordem: Herança > Ligação Fornecedor X Produto > Cadastro de Produto. Caso contrário, segue o processo de sugestão atual (Cadastro de Produto > Transação de Compra).
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Individual (F403FPR)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Agrupado (F403LFP)
Carregamento de ligação Cliente x Produto ao filtrar registros nas telas F075CPL e F075PCA
Nas telas F075CPL e F075PCA, realizamos ajustes nos filtros Classif. Fiscal, Sit. Tributária, ICMS Especial, Cód. Red. Impostos e ICMS Substituído quando a Opção marcada na tela for Alterar e Excluir.
Quando alguma destas opções estiver marcada, os filtros mencionados deixarão de levar em consideração os dados da tabela de Cadastro de Produtos (E075PRO) e passarão a considerar os dados da tabela de Cadastro de Produtos - Ligação/Derivação ao Cliente (E075PPC).
Na tela F075PCA, alteramos a exibição do conteúdo da coluna Situação Tributária quando a Opção marcada na tela for a Inserir.
Quando esta opção estiver marcada, a coluna deixará de considerar a Situação Tributária existente na tabela de Histórico do Cadastro de Clientes (E085HCL) e passará a considerar o dado da tabela de Cadastro de Produtos (E075PRO).
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Em Lote (F075CPL)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Agrupado (F075PCA)
Melhoria no desempenho dos processos da tela F075CPL
Melhoramos o desempenho da tela de Ligação Cliente x Produto em Lote (F075CPL), para que, sem o uso do identificador de regras GER-075PPCAO01, o sistema diminua o tempo de processamento ao executar incluir, alterar ou excluir ligações. Para isso, é necessário inativar o identificador para que a performance seja melhorada.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente x Produto > Em Lote (F075CPL)
Mudança nas informações carregadas em campos da tela F075SPC
Modificamos o comportamento dos campos de seleção País, Tipo Prod. Para Impostos, Origem Fiscal Merc., Sit. Tributária, ICMS Especial, Cód. Red. Impostos e ICMS Substituído da tela Relação Produto x Cliente Agrupado (F075SPC), para que, quando algum destes campos for selecionado, a informação carregada seja correspondente à sua tabela de cadastro.
Esta tela é acessada a partir do botão Seleção das telas Relação Produto X Cliente Agrupado (F075CPL) e Relação Produto X Cliente Em Lote (F075PCA).
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Em Lote (F075CPL) > Botão Seleção (F075SPC)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Ligações > Cliente X Produto > Agrupado (F075PCA) > Botão Seleção (F075SPC)
Identificadores e parâmetros
Sequenciamento do movimento para controle de multiusuário
Complementamos a documentação do Identificador de Regras TES-600GMOGA02 informando que, mesmo que o extrato seja ignorado (VSIgnExt) ou excluído (VSExcExt) por meio de regra, a rotina de controle do sequenciamento do movimento incrementará para a próxima sequência. Esse comportamento é obrigatório devido ao controle de multiusuário, evitando a duplicação de chaves ou a concorrência de registros. Para conferir, acesse a página.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais> Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS)
Sugestão de depósito considerado ligação com o produto
Complementamos a documentação do identificador de regra EST-405BUDEP01, adicionando a informação de que o identificador não possui regra e nem variáveis. Quando está ativo, ocorre a sugestão do depósito considerando a ligação do produto com depósito (tabela Estoques - Produtos por Depósito (E210EST)). Se houver várias ligações do produto/derivação com vários depósitos, a ordenação será feita pelo código do depósito, retornando o primeiro da lista.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Controladoria
Execução de botão Gerar regra quando integração contábil realizada por meio da tela F645INT
Alteramos a documentação da tela Cadastro de Formas de Contabilização (F048FCT), no que se refere ao botão Gerar regra, que deve ser executado nos casos em que a integração contábil for realizada através da tela Integração Contábil (F645INT), em vez da tela Integração Contábil (F645CTB).
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Formas de Contabilização > F048FCT - Cadastro de Formas de Contabilização
Produtos e Serviços
Disponibilização de rotinas de Categorias de Produtos para sistemas integrados
Visando flexibilizar o sistema para organizar os produtos utilizando categorias de forma a não depender mais só da origem e família, modificamos a tela Cadastro de Categorias de Produto (F075CAT) e o web service Com.senior.g5.co.int.varejo.categoriaprodutos para que estejam também disponíveis quando possuir as proprietárias:
- Gestão Empresarial com o Gestão de Supermercados;
- Integração Padrão com Varejo;
- Gestão de Lojas Senior com eDocs;
- Integração Megasul;
- Integração com web services e Ações SID.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Categorias de Produto (F075CAT)
- Recursos > Implementações > Web services
Adequações no registro 2130 do DRCST e integração do controle de entradas e saídas de produto
Implementamos adequações no registro 2130 do DRCST, permitindo gerar o indicador do tipo de operação 2 - ICMS Estoque Ingresso na ST, conforme previsto na Portaria Sef nº 378/2018. Além disso, a integração para o controle de entradas e saídas de produtos foi ajustada. Isso ocorre na tela Controle de Entrada de Produtos (F075CEP), onde o Inventário Fiscal inclui produtos que passaram para o regime de ST. Para conferir acesse a página.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Controle de entrada de produtos (F075CEP)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DRCST (SC) (F669DRI)
Integrações
Melhorias na tela consulta de plano de requisições (F660REQ)
Realizamos melhorias na tela de Consulta de Plano de Requisições(F660REQ) para otimizar a usabilidade:
- Redimensionamento: Adição de um splitter entre a grade principal e a grade de passos de execução, permitindo que o usuário ajuste o tamanho conforme necessário.
- Filtragem: Implementação da caixa de seleção Exibir somente registros com erro para filtrar requisições com falhas.
- Atualização Automática: Inclusão da caixa de seleção Atualizar os registros automaticamente, que, ao ser habilitado, atualiza a grade a cada 30 segundos sem interação do usuário.
- Confirmação de Cancelamento: Ao cancelar uma requisição, será exibida uma mensagem de confirmação.
- Geração de Logs: Ao executar o processo agendado, será gerado um log contabilizando a quantidade de instâncias configuradas no parâmetro global QtdLimReq, requisições em processamento e requisições enviadas.
Locais:
- Cadastros > Integrações > Consulta de Plano de Requisições (F660REQ)
- Recursos > Processos Automáticos > Consulta Logs (F000LPA)
Gestão de Tributos
Alteração na descrição de itens do tipo de crédito do PIS e Cofins
Atualizamos a descrição dos itens 106, 206 e 306 do tipo de crédito do PIS e Cofins, conforme a descrição da tabela 4.3.6 do SPED Contribuições.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Crédito Apropriação Direta PIS/COFINS (F661CAD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Relatórios > Operacionais > 079 - Apuração de PIS/COFINS - Regime Cumulativo (CIOO079.GER)
Botão para consultar guias de recolhimento
Adicionamos novo botão nas telas de lançamento e consulta de notas fiscais, o qual permite acessar a tela de manutenção da guia de recolhimento relacionada ao documento fiscal selecionado.
O botão foi adicionado nas seguintes telas:
Notas Fiscais de Entrada (F660NFC)
Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA)
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Saída
- (F660NFV)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Entrada (F660NFC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Lançamentos > Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Nota Fiscal - Dados gerais > Consulta de Notas Fiscais (F660CNF)
Geração automática da guia de recolhimento com valor do ICMS ST
Implementamos uma funcionalidade para que o sistema gere automaticamente uma Guia de Recolhimento (F661GRI) com o Valor do ICMS ST recolhido pelo fornecedor remetente da mercadoria. Se o imposto estiver destacado na nota fiscal de entrada nos campos Valor ICMS ST Não Recuperado ou Valor ICMS Substituído, a guia de recolhimento será gerada automaticamente. Essa geração ocorrerá no momento da integração dos movimentos na Gestão de Suprimentos para Gestão de Tributos, via web services, ou na digitação de notas na Gestão de Tributos. Para habilitar a geração automática desta guia recolhida pelo remetente, basta informar o código de imposto tipo 34 no parâmetro Código do imposto ST para integrar guia paga pelo remetente na tela Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), guia Impostos 2.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos > Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais > Integração de Notas Fiscais (F660INT)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Entrada (F660NFC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Saída (F660NFV)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Geração de detalhes das Notas Fiscais (F660GDG)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Nota Fiscal - Dados gerais > Consulta de Notas Fiscais (F660CNF)
Atualização no aproveitamento de crédito extemporâneo do CIAP
Ajustamos o sistema para melhorar o aproveitamento do crédito extemporâneo do CIAP para bens transferidos entre filiais. Anteriormente, o sistema considerava apenas as parcelas do CIAP na filial de aquisição, não levando em conta as parcelas extemporâneas em outras filiais.
Agora, na tela Consulta Parcelas do CIAP (F660CPC), é possível visualizar todas as parcelas extemporâneas do bem, independentemente do período e da filial onde estavam localizadas. Além disso, essas parcelas extemporâneas serão exportadas no bloco G do SPED Fiscal, nas respectivas filiais de localização onde o crédito CIAP foi apropriado. Antes, apenas as parcelas da filial de localização atual do bem eram exportadas.
Esta atualização visa proporcionar uma gestão mais eficiente dos créditos extemporâneos e garantir a conformidade nas informações fiscais. Para mais informações, acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > CIAP > Consulta de Parcelas do CIAP (F660CPC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)
Exportação para listar notas complementares no registro CR30
Ajustamos a exportação do relatório 013 - SP - Nova GIA - Guia de Inf. e Apuração do ICMS (CIAE013.GER) para listar, no registro CR30, as notas fiscais complementares (tipos 9 e 10) de aquisição de produtor rural.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 013 - SP - Nova GIA - Guia de Inf. e Apuração do ICMS (CIAE013.GER)
Alteração na apuração do imposto tipo 67 e sua exportação nos registros do SPED fiscal
Implementamos campos específicos para Estorno de créditos, Estorno de débitos e Deduçõesna apuração do imposto tipo 67-Débitos especiais. Agora, esses valores serão exportados no registro 1920-Sub-apuração do ICMS da EFD para as seguintes colunas:
- 4-VL_ESTORNOS_CRED_OA
- 7-VL_ESTORNOS_DEB_OA
- 8-VL_SLD_CREDOR_ANT_OA
- 10-VL_TOT_DED
Para conferir acesse a página
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Resumo de Apuração do Imposto (F661IA5)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)
Rateios dos insumos com direito a crédito de PIS/COFINS
Para facilitar o processo de dedução dos créditos, alteramos o Identificador de Regra IMP-661METDI01, adicionando uma nova variável, IMPNDimBas. Esta variável permite informar um valor a ser deduzido da parcela Total Base de Cálculo Cumulativa dos créditos na apuração do PIS/COFINS. Para conferir, acese a documentação.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Resumo de Apuração do Imposto (F661I12)
Inclusão do campo 12 na geração do arquivo SIMP do relatório CIAE043.GER
Implementamos o campo 12 na geração do arquivo SIMP do relatório 043 - FE - SIMP - Sistema de Inf. de Mov. de Produtos (CIAE043.GER), para trazer o campo InsAnp - Cód. instalação quando estiver preenchido. Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 043 - FE - SIMP - Sistema de Inf. de Mov. de Produtos (CIAE043.GER)
Lançamento de controle de créditos do Pis/Cofins
Ajustamos a estrutura de controle de créditos do PIS/Cofins da tela Créditos de PIS e COFINS (F661CRE), para permitir o lançamento de um crédito com data de utilização inicial superior à data de apuração do crédito. Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Créditos de PIS e COFINS (F661CRE)
Integração dos registros R4010 e R4020 na EFD Reinf
Atualizamos o sistema para integrar os registros R-4010 e R-4020 na tela EFD-Reinf - Integração (F690ILA). Agora, além de incluir os pagamentos das filiais consolidadas, o sistema também levará em conta os movimentos de notas e títulos da filial consolidadora. Para verificar as alterações, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração > EFD-Reinf - Integração (F690ILA)
Adequação dos itens de notas fiscais de consumidor modelo 65 no registro C170
Ajustamos a geração dos itens de notas fiscais de consumidor modelo 65 no registro C170, quando selecionado a opção para listar o C170 de notas de emissão própria. Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)
Cálculo do ISS próprio
Disponibilizamos a opção para que o cálculo do ISS Próprio considere como total da Prestação do Serviço e Dedução do Imposto Retido (quando aplicável) o resultado da operação total das bases de cálculo das notas fiscais multiplicado pela alíquota do ISS correspondente. Caso seja optado por não realizar o cálculo dessa forma, o sistema recupera o ISS calculado na própria nota fiscal e lança os valores nas colunas Prestação de Serviço e Dedução do Imposto Retido (quando aplicável).
Locais:
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Base imposto (Liga Filial) (F055PPF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Resumo de Apuração do Imposto (F661IA5)
Estorno de créditos ICMS operações antecedentes a tributação monofásica
Implementamos uma melhoria para calcular os estornos de créditos referentes às aquisições de insumos para a produção de combustíveis tributados pelo ICMS monofásico. Para utilizar esta solução realize as parametrizações abaixo:
- F050ICB: parametrize quais operações de entrada devem ter seu crédito estornado.
- F051DIS: cadastre um dispositivo fiscal para justificar o estorno de créditos no SPED Fiscal. Se o estado da filial solicitar o detalhamento do estorno por documento, o parâmetro Gerar Detalhamento E113 deve ser definido como S - Sim.
- F053FFB: as transações que irão compor a proporcionalidade de saídas totais x combustíveis devem estar nos parâmetros do faturamento.
- F661PAI: apure o ICMS e verifique o valor do Estorno de Crédito ICMS Monofásico no campo Estorno Créditos. Atribua o dispositivo fiscal com o código de ajuste para apresentação no SPED.
- Confira os cálculos de proporcionalidade e documentos através do relatório CIOO096.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Resumo de Apuração do Imposto (F661I18)
- Cadastros > Controladoria > Tributos > Composição dos Estornos de Créditos do ICMS Monofásico (F050ICB)
Novo parâmetro dinâmico para indicar motivo de não retenção
Criamos um novo parâmetro dinâmico FORNECEDOR.MOTIVONAORETENCAO no Cadastro de Fornecedor (Cadastro de Fornecedores (F095CAD)). Este parâmetro tem como objetivo indicar o Motivo de Não Retenção nos registros de serviços tomados no Relatório BHISS - Belo Horizonte (CIAM006). Para conferir, acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > BHISS - Belo Horizonte (CIAM006)
- Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
Identificador de fornecedores e clientes com envios pendentes
Adicionamos um novo ícone no campo Situação na tela EFD-ReinfF (669ERE), onde estão as grades dos registros R-4010, R-4020 e R-4080. Esse ícone serve para identificar registros de Fornecedores/Clientes com alterações pendentes para envio. Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação > EFD-Reinf (F669ERE)
Novo parâmetro para definição CST do PIS/COFINS
Adicionamos o novo parâmetro Consid. CST de Pis /Cofins 04 e 05 receita tributada na matriz de crédito na tela Parâmetro da Filial Tributos (F070FEF). Agora é possível definir se as CST de PIS/COFINS 04 e 05 devem ser consideradas na apuração do faturamento e na matriz de crédito de PIS e COFINS. Para conferir acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Apuração de Faturamento > Empresa > Apuração do Faturamento Mensal (F667AFM)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos > Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF)
Flexibilização na geração do registro 1400 do SPED Fiscal
Atualizamos a geração do registro 1400 do SPED Fiscal para oferecer mais flexibilidade. Agora, você pode escolher quais tipos de notas fiscais serão considerados na exportação do registro. As opções disponíveis são:
- Empresas que adquirirem de produtores rurais
- Empresas de transporte intermunicipal ou interestadual
- Empresas de telecomunicação e comunicação
- Distribuidor de energia
Essa atualização afeta apenas os registros gerados pela exportação padrão do ERP. Registros gerados por dispositivos fiscais continuarão a ser exportados no registro 1400, desde que o dispositivo esteja corretamente configurado. Também ajustamos o relatório CIOO082 para refletir essas opções. Agora, você pode usar o novo botão Relação Documentos na guia do registro 1400 para emitir o relatório com os mesmos parâmetros escolhidos na exportação do arquivo. Para conferir acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Relatórios > Operacionais > 082 - Documentos que compõem o R-1400 do SPED Fiscal (CIOO082.GER)
Vinculação de documentos fiscais à guia de recolhimento
Implementamos uma nova funcionalidade que permite vincular vários documentos fiscais a uma única guia de recolhimento para o registro C112 do SPED Fiscal.
Para associar as notas fiscais à guia, use a tela Documentos Fiscais das Guias de Recolhimento para EFD ICMS/IPI (F661DGR), acessível pelo botão Doc. Fiscais na tela Guias de Recolhimento (F661GRI). Isso é útil, por exemplo, para guias de importação ligadas a várias notas fiscais.Com essa atualização, a guia será listada no registro C112 com os documentos fiscais relacionados. Para conferir, acesse a página.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Guias de Recolhimento (F661GRI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)
Novas funcionalidades para validade no registro R1000 da REINF
Implementamos a funcionalidade que permite ao usuário informar o Início e o Fim da validade na exportação do registro R1000 da REINF. Anteriormente, não era permitido que o usuário definisse manualmente essas informações. Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação > EFD-Reinf (F669ERE)
Melhoria na performance ao exportar registros R-9000
Criamos um índice no banco de dados para melhorar a performance ao exportar registros R-9000 da EFD-Reinf.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Exportação (F669ERE)
Lançamento das informações do plano de saúde no registro R4010
Retiramos a obrigatoriedade de informar a Natureza de rendimento ao registrar as informações do plano de saúde no registro R4010 na tela R-4010 - Retenções Pessoa Física (F690RPF). Além disso, a exportação do arquivo foi adequadamente ajustada para permitir a geração exclusiva das informações do plano de saúde.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4010 - Retenções Pessoa Física (F690RPF)
Nova parametrização para ICMS monofásico no cadastro de filiais
Disponibilizamos uma nova parametrização na tela Cadastro Filial Tributos(F070FEF). Dessa forma, é possível indicar se o ICMS Monofásico destacado na nota fiscal de Suprimentos deve ser reconhecido como crédito no ICMS próprio durante a integração da nota fiscal (Integração de Notas Fiscais (F660INT)).
Essa funcionalidade foi implementada para garantir a conformidade com o SPED Fiscal, permitindo que o crédito do ICMS Monofásico destacado seja corretamente apresentado nos campos do ICMS próprio do documento, conforme as determinações do estado.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos (F070FEF)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Envio do registro R-9000 da EFD-Reinf
Problema: o sistema estava duplicando os eventos do registro R-9000, o que causava lentidão tanto no envio quanto na recuperação da situação dos eventos no eDocs.
Correção efetuada: otimizamos o sistema para que, ao comunicar um evento com o eDocs, o recibo não seja gravado em duplicidade, preservando assim a performance.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Exportação (F669ERE)
Integração de produtos kits
Problema: a tela de integração de Produção e Estoque (F660ISP) não considerava o primeiro e o último dia ao fazer a integração de notas com produto kit.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para considerar corretamente o primeiro e o último dia no cenário acima.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Produção e Estoque (F660ISP)
Envio do registro R-2055 da EFD-Reinf
Problema: o sistema apresentava lentidão ao exportar os eventos do registro R-2055 da EFD-Reinf.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para fazer a integração dos registros a serem exportados com o eDocs de forma otimizada.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Exportação (F669ERE)
Melhoria na performance da geração do registro 1000
Fizemos melhorias na performance da geração do registro 1000 para as declarações modelo ABRASF. As mudanças foram aplicadas na tela Geração da DESIF(F669GDM), deixando o processamento está mais rápido e eficiente. Para conferir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Municipais > ISS - Municipal > Geração ISS - Municipal (F669GDM)
Filtragem de títulos e outros documentos através de novos campos
Adicionamos campos que permitem filtrar os Títulos e Outros Documentos, através da tela de Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA), ao acessar o botão Seleção. Anteriormente existiam campos para filtro apenas de Documentos de Entrada, Documentos de Saída e Unidade Imobiliária Vendida. Para consefir, acesse a página.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Lançamentos > Consulta de Lançamentos/Busca Avançada (F660BLA)
Adequações no registro 2130 do DRCST e integração do controle de entradas e saídas de produto
Implementamos adequações no registro 2130 do DRCST, permitindo gerar o indicador do tipo de operação 2 - ICMS Estoque Ingresso na ST, conforme previsto na Portaria Sef nº 378/2018. Além disso, a integração para o controle de entradas e saídas de produtos foi ajustada. Isso ocorre na tela Controle de Entrada de Produtos (F075CEP), onde o Inventário Fiscal inclui produtos que passaram para o regime de ST. Para conferir acesse a página.
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Controle de entrada de produtos (F075CEP)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > DRCST (SC) (F669DRI)
Tratamento no SPED Fiscal e SPED Contribuições
Realizamos modificações no SPED Fiscal e SPED Contribuições
- F669EFD - SPED Fiscal: implementamos tratamento para indicar o tipo de CT-e no registro D100. Agora, o valor 3 será utilizado para CT-e de substituição nos modelos de documentos 57, 63 e 67, sempre que houver a informação de CT-e substituído.
- F669SPC - SPED Contribuições: implementamos tratamento para indicar o tipo de CT-e no registro D100. Os valores 0, 1 e 2 serão utilizados, em conformidade com as regras estabelecidas na documentação técnica.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Gestão de Contabilidade
Otimização da rotina de Conciliação de Saldos
Ao gerar a rotina de conciliação de saldos, dependendo do tamanho da base de dados, o processo poderia levar bastante tempo. Corrigimos essa rotina para que ela agora leve em torno de 4 minutos no mesmo cenário. Liberamos a nova rotina para todas as versões de banco de dados que suportamos e para todos os clientes. Para utilizá-la, é necessário alterar o parâmetro global GerSdlCTB para N - Não.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Conciliação > Saldos (F650CCT)
Novo campo para saldos iniciais da contabilidade
Adicionamos um campo no cadastro do lote para identificar quando se trata de saldos iniciais da contabilidade. Lotes marcados com essa característica poderão ser contabilizados mesmo que haja diferença entre débitos e créditos nos lançamentos.Para conferir acesse a página
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Lotes > Cadastro de Lotes (F640LOT)
Gestão de Patrimônio
Movimentação de alteração de informações fiscais causando divergência nos bens acréscimos
Problema: ao realizar uma movimentação de alteração de informações fiscais, com o intuito de alterar apenas a quantidade de meses de PIS/COFINS/CSLL, o sistema também alterava o valor de aquisição de PIS/COFINS/CSLL dos bens acréscimos pelas bases cadastradas no bem principal.
Correção efetuada: ajustamos a movimentação de alteração de informações fiscais, de modo que seja possível alterar somente a quantidade de meses de PIS/COFINS/CSLL do bem principal e seus acréscimos, sem alterar o valor de aquisição de PIS/COFINS/CSLL dos acréscimos.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Movimentação > Geração de Movimentos (F670MAN)
Web services
Novos campos no web services com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos
Para acilitar a gestão de notas e aprimorar a experiência do usuário, adicionados novos campos nas portas ExcluirNotaSaida e ExcluirNotaEntrada do web service com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos.
Os usuários agora podem informar os seguintes campos:
- CNPJ da Filial
- CPF/CNPJ do Cliente
- CPF/CNPJ do Fornecedor
- Série
- Subserie Legal
Para conferir, acesse a página
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novos campos no agrupadores Cliente/Fornecedor/Produto e Serviço
Foram disponibilizados novos campos nos agrupadores Cliente/Fornecedor/Produto e Serviço nos web services com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalentradasimplificado e com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalsaidasimplificado, porta importar.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novo web services para exportar e alterar guias de recolhimento
Disponibilizamos um novo web services para exportar e alterar Guias de Recolhimento. Com esta atualização, é possível registrar impostos a recolher e seus pagamentos em outros sistemas. O novo webservice permite consultar as guias geradas na gestão de tributos e alterar os campos relacionados ao pagamento.
Local: Implementações > Recursos > Web services
Regras e Funções
Novas funções de programador para gerenciamento de requisições assíncronas
Adicionamos novas funções de programador para o gerenciamento de requisições assíncronas no ERP:
- InserirPassoPlanoExecucao(Numero pIdePle; alfa pMensagem)
- AgendarExecucaoWebserviceEx(Numero pCodEmp, Alfa pAbrFil, Alfa pWebService, Alfa pPorta, Alfa pJSON, Numero pIdePle)
- AlterarStatusPlanoExecucao(Numero pIdePle, Numero pStsReq
Local: Controladoria > Regras e Funções
Alteração de mensagem do sistema sobre alteração na data de vencimento do título
Ajustamos a descrição da mensagem exibida pelo sistema que registra a alteração da data de vencimento do título nas tabelas de Observações do Contas a Pagar (E501MOP) e do Contas a Receber (E301MOR), de forma que fiquem claras para o usuário a data anterior e a nova data do título.
Esta implementação é válida para todas as telas abaixo listadas e para os web services com.senior.g5.co.mfi.cre.alteratituloscr e com.senior.g5.co.mfi.cpa.alteratituloscp.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Alteração de Títulos por Lote (F301ATL)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção (F301TCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Consultas > Títulos (F302CCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Alteração de Títulos por Lote (F501ATL)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção (F501TCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Alteração de Vencimento (F501AVP)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Consultas > Títulos (F502CCP)
- Recursos > Implementações > Web services
Web services
Títulos com movimento de baixa com valor em aberto no ERP
Alteramos os web services com.senior.g5.co.mfi.cre.alteratituloscr, porta AlteraTitulosCR e com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta AlteracaoParcialTitulosCR para que ambos tenham controles que evitem problemas de alterações indevidas nos títulos, decorrentes da execução paralela de outros processos do Gestão Empresarial.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Contas a Receber
Novos identificadores de regra na integração com o ERP Banking
Criamos novos identificadores de regra que serão acionados sempre que o ERP XT receber os dados de PIX ou Boleto oriundos do ERP Banking. Os novos identificadores abaixo serão acionados por título, permitindo a programação de processos auxiliares, como envio de e-mail personalizado, dentre outros:
- CRE-310RCPEEPX: será acionado sempre que o ERP XT receber os dados pix oriundos do ERP Banking.
- CRE-310RCPEEBO: será acionado sempre que o ERP XT receber os dados de boleto oriundos do ERP Banking.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- ERP_SERVICE
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- ERP_SERVICE
Documentação sobre o funcionamento de opção em baixa por crédito
Melhoramos a documentação relacionada a funcionalidade de Considera Cliente na tela de Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Receber - Seleção (F301SBA).
Entre os detalhes, está o detalhamento do processo que envolve a seleção entre marcar "S(Sim)" ou "N(Não)" para a consideração do cliente. Confira a informação completa ao acessar a nossa documentação.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Por Créditos (Adtos./Pagtos. Indevidos/Devol.) > Por Créditos (Adtos./Pagtos. Indevidos/Devol.) - Seleção (F301SBA)
Gestão de Contas a Pagar
Novas opções de processamento de baixa na antecipação por crédito terceiro na solução de risco sacado
Alteramos a parametrização do risco sacado para permitir parametrizar o tipo de baixa a ser processada em um título ao realizar uma antecipação de crédito com crédito de terceiros. Foram disponibilizadas as seguintes formas de processamento da baixa na tela F511PAR:
- B - Novo título para o banco: mantém o comportamento já existente, onde é realizada a baixa do título antecipado e criado um novo título contra o fornecedor do banco;
- F - Novo título para o mesmo fornecedor: realiza a baixa do título antecipado e cria um novo título para o mesmo fornecedor, considerando o tipo de título, transação, portador e forma de pagamento definidos nos parâmetros da antecipação;
- P - Alteração de portador: realiza a alteração da forma de pagamento e o portador do título antecipado, considerando o portador e forma de pagamento definidos nos parâmetros da antecipação, sem baixar o título antecipado e sem gerar um novo título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Antecipação Pagamentos > Parametrização (F511PAR)
Correção em campo do Novo Vencimento da tela F501AVP
Problema: a utilização do campo ou + dias na tela Alteração de Vencimento do Contas a Pagar (F501AVP) não estava sendo permitida com valores negativos.
Correção efetuada: ajustamos a tela Alteração de Vencimento do Contas a Pagar (F501AVP) para permitir a inserção de números negativos no campo ou + dias, possibilitando a redução de dias na nova data de vencimento exibida na grade. Implementamos uma verificação para garantir que a regra CPA-501VCTPR01 esteja ativa, permitindo a retroação da data de vencimento. Além disso, ativamos a verificação para que a nova data de vencimento não seja anterior à data de emissão.
Local: Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Alteração de Vencimento (F501AVP)
Gestão de Armazenagem | WMS
Nova informação na documentação de Separação e Recebimento
Incluímos nas documentações de Recebimento e Separação, referentes à integração do ERP com o WMS, a informação de que o campo Filial Localização no cadastro de depósito (F205DEP), será utilizada para preencher o campo codigoFornecedor no JSON da integração.
Locais:
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Recebimento
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Separação
Limpeza de pendências na migração da integração do ETL
Na documentação de Detalhamento técnico da integração, acrescentamos uma questão sobre o processo de migração da integração do ETL do ERP para Processo Agendado de rotina 165, destacando a necessidade de realizar a limpeza de pendências. Acesse o manual e siga os passos indicados para garantir a correta execução.
Locais:
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Integração com ERP > Detalhamento técnico
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Integração Gestão Empresarial | ERP x Gestão de Armazenagem | WMS
Web services
Preenchimento de campo na importação de NFS-e
Problema: ao executar a importação de NFS-e via web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, o campo E000NFC.NUMDFS (Número do Documento Fiscal de Serviço) estava sendo preenchido incorretamente com o número do RPS presente no .XML, em vez do número da NFS-e.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de importação para que o campo E000NFC.NUMDFS seja corretamente preenchido com o número da NFS-e presente no .XML.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração em item de produto da nota fiscal de saída por meio do web service GravarNotasFiscaisSaida
Problema: ao executar a alteração de um item de produto que possuía o Código da Derivação igual a “ “(espaço em branco), por meio do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, o sistema consistia a tabela de preço e exibia o seguinte erro: Falha ao processar item de produto de sequência 1: Tabela de Preço (001) não cadastrada, inativa, fora do período ou produto - derivação (1101 - ) não cadastrado na tabela de preço.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que seja possível executar a alteração no item de produto da nota fiscal de saída por meio do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, quando o Código da Derivação é igual a “ “(espaço em branco).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novo parâmetro de entrada para indicar controle de numeração da nota fiscal com ou sem lock
Adicionamos o parâmetro da requisição dadosGerais.excLck na porta GravarNotasFiscaisSaida_17 do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, para indicar se o controle de numeração da nota fiscal será feita com ou sem lock na Tabela - Séries de Notas Fiscais (E020SNF).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Atualização na documentação de integração com o WIS
Atualizamos na documentação de Parametrizações do Gestão Empresarial | ERP para integração com WMS WIS, as informações sobre as diretrizes para o preenchimento dos campos Faturar após retorno de separação e Emite NF-e automática separação. Acesse e fique por dentro!
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Administração de sistema > Parametrizações para integração > Parametrizações do Gestão Empresarial | ERP para integração com WMS WIS
ERP Banking
Novos parâmetros de integração PIX
Adicionamos na tela de Cadastro de Parâmetros de Integração (F191CPT), um novo Grupo ERP Banking, Subgrupo Gerais com os seguintes parâmetros: Transação de crédito na tesouraria e Transação de baixa por pagamento.
Estes parâmetros serão utilizados na baixa dos títulos quando o pagamento for recebido via ERP Banking. Caso os parâmetros não estejam preenchidos, serão utilizados os parâmetros padrões configurados para a filial (F070FRE).
Local: Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT)
Cobrança escritural automatizada na integração com o ERP Banking
Desenvolvemos uma nova integração com o ERP Banking da senior X Platform que permitirá realizar a cobrança dos títulos do Gestão Empresarial através de Cobrança Escritural (Boleto) de forma automatizada. Para saber mais, acesse a documentação da Integração com o ERP Banking.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Banking > Consulta de Registros Integrados com o ERP Banking (F310RCP)
senior X Platform
Integração Fluxo de Caixa - Diminuição da quantidade máxima de IDs processados nos lotes na chamada da primitiva cashFlowInteration
Com objetivo de melhorar a performance do processo de integração do Fluxo de Caixa, realizamos as seguintes alterações:
- No processo que retorna o status da integração (Processo automático 163 - Integração do fluxo de caixa entre ERP x senior X), diminuímos a quantidade máxima de IDs processados nos lotes utilizados na chamada da primitiva cashFlowInteration, para que a requisição não ultrapasse os 10MB suportados;
- No processo de envio dos dados para integração (ERP XT x senior X Platform), ajustamos a chamada do método que valida a quantidade de instâncias nesta integração, com objetivo de corrigir conflito que ocorre com outro método que possui o mesmo nome.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Cotei
Ativação automática do Cotei na tela F191CPT
Visando otimizar o processo de parametrização do Cotei por meio da tela F191CPT, modificamos o sistema para que ao alterar a opção Ativar Integração com Cotei desta tela, o cadastramento do processo agendado 137 - Integração ERP X Cotei seja automático, não sendo mais necessária a abertura da tela F000AGE para confirmação deste cadastramento.
Local: Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT)
Integração Compliance Fiscal Senior (Fluid)
Integração da fluid com compliance fiscal senior
Disponibilizamos a documentação da integração da Fluid com o Compliance Fiscal Senior. A Fluid permite a integração rápida e segura de informações fiscais e contábeis de qualquer ERP, reduzindo custos e automatizando processos. Para conferir a documentação completa, acesse a página.
Local: Integrações com outros sistemas > Integração Compliance Fiscal Senior (Fluid)
Gestão de Chão de Fábrica
Inicialização de campos na inclusão de componente no modelo
Problema: ao incluir automaticamente o componente de serviço no modelo, o identificador de regras ENG-700INIVA01 não era chamado para inicializar o campo Usado p/ Custos do componente.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que, durante a inclusão automática do serviço no modelo, o identificador de regras ENG-700INIVA01 seja chamado, garantindo que os campos definidos na regra sejam preenchidos corretamente.
Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Remessa/Retorno de Serviço de Terceiros > Remessa (F900RST)
Novas telas para geração de eventos da Nota Fiscal e Conhecimento de Transporte Eletrônico
Para melhorar a sua experiência, modificamos a geração de eventos de NF-e e de CT-e para que estes processos sejam realizados separadamente em duas novas rotinas: F140GEN e F140GEC.
Estas novas telas, substituem a tela Eventos NF-e/CT-e (F140CCE), que será descontinuada em dezembro de 2025.
Para saber mais sobre emissão destes eventos através das novas interfaces, acesse as documentações através dos links abaixo:
- Geração de Eventos da Nota Fiscal (F140GEN)
- Geração de Eventos do Conhecimento de Transporte (F140GEC)
A partir de 01/10/2024 novas implementações serão repassadas apenas para a novas telas.
Esta implementação foi originada a partir de uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Geração de Evento da Nota Fiscal (F140GEN)
- Mercado > Gestão de Transporte (TMS) > Controle de Transporte > CTRC > Geração de Eventos do Conhecimento de Transporte (F140GEC)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída
Nova variável no identificador de regras COM-000VLRET01 permite parametrizar retenção de impostos do valor financeiro
Adicionamos a nova variável de retorno ComALstImp, no identificador de regras COM-000VLRET01 para possibilitar que o ERP parametrize a retenção de impostos apenas do valor financeiro, não diminuindo do valor da nota fiscal.
- PIS retido
- COFINS retido
- CSLL
- IRRF
- Senar/Senat
- Outras retenções
- Funrural
- INSS
- ISS
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada
Web services
Novo parâmetro permite gerar títulos de substituição automaticamente ao incluir as parcelas de uma nota fiscal
Disponibilizamos o parâmetro GerarTitulosSubstituicao nos Dados Gerais da porta ImportarNotaAutorizada_18 do webservice com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada, para gerar títulos de substituição automaticamente ao incluir as parcelas de uma nota fiscal.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cancelamento de CT-e através do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte
Modificamos o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte, porta GravarCTRC, implementando o cancelamento de CT-e através deste web service, de forma que o sistema permita incluir um CT-e cancelado que ainda não existe no ERP XT e também permita cancelar um CT-e que esteja fechado ou em digitação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Relacionamento entre os itens de serviços com notas fiscais em web service
Disponibilizamos no web service Com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada, os campos snfRlc, nfvRlc e isvRlc no Set LigacaoEntreServicos, para que estes efetuem o relacionamento entre os itens de serviços com notas fiscais, mantendo o mesmo funcionamento dos produtos que já haviam anterioremente nesse web service.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novas portas CarregarOrcamentos e GravarOrcamentos no web service com.senior.g5.co.mcm.ven.orcamento
Para atender novas integrações com orçamentos de venda, disponibilizamos as portas CarregarOrcamentos e GravarOrcamentos no web service com.senior.g5.co.mcm.ven.orcamento, que permitirão consultar, incluir, alterar e excluir orçamentos no Gestão Empresarial.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Campos do usuário para inclusão de notas fiscais pelo web service Com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada
Para melhor atender as customizações de todos os clientes, disponibilizamos os campos de usuário cmpUsu (Nome do campo de usuário) e vlrUsu (Valor do campo de usuário), para os dados gerais, produtos, serviços e parcelas ao incluir notas fiscais pela porta ImportarNotaAutorizada_18 do web service com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Geração de Nota Fiscal de Devolução com valores de ICMS e ICMS Diferido
Problema: ao gerar uma Nota de Devolução por meio da tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), com o Tipo de Cálculo definido na transação como P - Devolução Proporcional, o sistema gerava a Nota Fiscal de Saída com os valores de ICMS e ICMS Diferido incorretos.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para calcular corretamente os valores de ICMS e ICMS Diferido quando o identificador de regras VEN-140ALTCICM estiver ativo, quando estiver sendo gerada uma Nota Fiscal de Devolução por meio da tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), quando o Tipo de Cálculo de Devolução estiver parametrizado igual a P - Devolução Proporcional e houver um incoerência entre os tipos de cálculos do Diferimento do Fornecedor frente ao parametrizado na filial de Vendas.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
Geração de notas fiscais sem herdar as parcelas da pré fatura
Problema: o sistema não permitia a geração de notas fiscais sem herdar as parcelas da pré-fatura, o que ocasionava a seguinte mensagem de erro quando a data de emissão era maior que a data de vencimento das parcelas: A data de vencimento da parcela não deve ser menor do que a data de emissão da nota fiscal. Verifique as parcelas da nota fiscal ou do documento base (pedido, análise ou carga), pois as parcelas podem ser herdadas. .
Correção efetuada: alteramos o sistema adicionando um novo campo, Herdar Parcelas Pré-Fatura na tela Geração de Notas Fiscais via Pré-faturas (F135GNA), para permitir gerar notas fiscais sem herdar as parcelas da pré-fatura.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pré-Faturas (F135GNA)
Sugestão de Situação Tributária ao sair do campo de Transação do Item de Produto
Problema: ao sair do campo de Transação do Item de Produto, na tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), o sistema não sugeria a Situação Tributária cadastrada na transação para o campo de Situação Tributária de ICMS do Item de Produto da Nota Fiscal de Saída.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que, ao sair do campo de Transação do Item de Produto na tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF), a sugestão da Situação Tributária cadastrada na transação ocorra corretamente.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > F140GNF - Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Opções de cálculos de ICMS ST nas tabelas de substituição tributária para operações com medicamentos conforme a Portaria CAT 40/2021
Para atender a todos os requisitos de cálculo de ICMS ST previstos na Portaria CAT 40/2021 para operações com medicamentos, disponibilizamos opções de cálculos nas tabelas de substituição tributária configuradas na tela Modalidade Base Cálculo (F019TIS), fazendo com que, através destes cálculos, o Gestão Empresarial possa interpretar todos os cenários previstos nesta legislação.
Para saber mais detalhes, confira na documentação da tela Modalidade Base Cálculo (F019TIS), em Processos, os tópicos Cálculo com comparação de duas tabelas de preço | Critério 5 e Cálculo por item enquadrado na PMPF/IVA ST comparando com PMC | Critério 6.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Substituições Impostos/Modalidade Base Cálculo/Antecipação > Por Estado (F019TIS)
Carregamento automático de informações da nota fiscal de saída nos dados gerais do embarque
Implementamos na tela de Controle de Embarques (F145EBQ), o campo Carregar dados gerais da composição, na guia Dados Gerais, sub-guia Embarque, que permite que os campos abaixo relacionados da guia Embarque que por ventura estejam em branco, sejam preenchidos automaticamente com os dados da nota fiscal de saída no momento da sua inclusão. Com este campo, o sistema funcionará da seguinte forma:
Quando uma nota fiscal de saída for incluída na guia Composição, o sistema verificará se o campo Carregar dados gerais da composição está marcado. Se estiver e houver campos na guia Embarque sem preenchimento, será questionado se deseja carregar os dados da nota fiscal nos dados gerais de embarque. Caso a resposta seja Sim, os campos que não tiverem preenchimento serão automaticamente preenchidos com os dados da nota fiscal de saída caso a mesma tiver a respectiva informação salva.
Campos Verificados e Preenchidos:
- Transportadora
- Placa Veículo
- Transportadora/Reboque 1 - Placa do Reboque 1
- Transportadora/Reboque 2 - Placa do Reboque 2
- Transportadora/Reboque 3 - Placa do Reboque 3
- Código Motorista
- Nome Motorista
- Documentos Motorista
- Fones Contato
Para saber mais sobre o campo, acesse a nossa documentação.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Geração Controle Embarques (F145EBQ)
Gestão de Distribuição
Exibição de mensagem ao fechar o acerto financeiro por valores na tela F143AFI
Problema: durante a utilização da tela Acerto Financeiro por Valores (F143AFI) para gerar o Acerto Financeiro por Valores, com base nos romaneios, ao tentar fechar o Acerto, o sistema exibia a seguinte mensagem de erro: erro de acesso ao banco: fetch out of sequence
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que seja possível fechar o acerto financeiro por valor através da tela Acerto Financeiro por Valores (F143AFI), sem que ocorra o erro acima mencionado.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Acertos > Financeiro (Valores) (F143AFI)
Disponibilização de recurso para logar as diversas operações executadas nas rotinas de análises
Disponibilizamos no sistema o recurso para logar as diversas operação executadas nas Rotinas de Análise. Para mais informações acesse a documentação do recurso correspondente.
Locais:
- Rotinas de Analise
- Ajuda por telas > Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
- Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Distribuição
Gestão de Vendas
Nova opção permite reajustar contratos proporcionalmente à quantidade de meses entre o reajuste e vigência
Implementamos na na tela Reajuste de Contratos de Venda (F160REA) a nova caixa de seleção Aplicar reajuste proporcional a data do reajuste, que como o próprio nome diz, possibilita aplicar a taxa de reajuste proporcionalmente a quantidade de competências até a data do reajuste. Para saber mais detalhes sobre o comportamento do sistema quando marcada esta opção, acesse a documentação e veja um exemplo de aplicação.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Contratos > Reajuste (F160REA)
Gestão de Transporte (TMS)
Opção para carregamento automático de dados existentes em notas fiscais para CT-e
Implementamos na tela Preparação de CTRC (F140COL) a opção Carregar dados da composição que permite carregar dados existentes nas notas fiscais vinculadas ao CT-e automaticamente nos campos ainda não preenchidos. Além disso, ao preencher os dados de modal, remetente, destinatário e transportador, caso não informado ainda, serão carregados os modais de transporte baseados nessas informações.
- Dados Gerais
- Remetente (Cliente da filial)
- Destinatário (Cliente da nota fiscal)
- Peso liquido e bruto
- Volume
- Produto Predominante
- Valores do Transporte
- Valor total das mercadorias e
- Valor carga averbação
- Rodoviário
- Transportador e motorista
- Transportadora/Reboque 1
- Placa do Reboque 1
- Transportadora/Reboque 2
- Placa do Reboque 2
- Transportadora/Reboque 3
- Placa do Reboque 3
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Mercado > Gestão de Transporte TMS > Controle de Transporte > CTRC > Geração (F140COL)
Nova tela e web service para monitoramento de processos no Gestão Empresarial
Com o objetivo de facilitar e tornar mais rápida a identificação de problemas na execução dos processos automáticos e web services, disponibilizamos a nova tela Monitoramento de Processos (F000MPE), que permite realizar este acompanhamento durante ou após sua execução no sistema.
Além disso, também criamos o web service Com.senior.g5.co.ger.monitorprocesso que tem a mesma funcionalidade da tela acima mencionada.
Locais:
- Recursos > Monitor de Processos (F000MPE)
- Recursos > Implementações > Web services
Nova tela e web service para monitoramento de processos no Gestão Empresarial
Com o objetivo de facilitar e tornar mais rápida a identificação de problemas na execução dos processos automáticos e web services, disponibilizamos a nova tela Monitoramento de Processos (F000MPE), que permite realizar este acompanhamento durante ou após sua execução no sistema.
Além disso, também criamos o web service Com.senior.g5.co.ger.monitorprocesso que tem a mesma funcionalidade da tela acima mencionada.
Locais:
- Recursos > Monitor de Processos (F000MPE)
- Recursos > Implementações > Web services
Processos Automáticos
Novo processo agendado para exportar o faturamento ao WMS WIS
alteramos as documentações referentes ao Processo Automático 84 - WMS Senior e à Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS), devido à criação de um novo processo agendado na rotina 84 - WMS Senior, chamado EXPORTAFATURAMENTOESTRUTURADO. Além disso, foi incluído o parâmetro ACAO, que pode ser usado em associação ao processo agendado, e um novo parâmetro global, QtdFatEnv, para indicar a quantidade máxima de registros de faturamento/cancelamento a serem recuperados do banco.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 84 - WMS Senior
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Inclusão de notas fiscais do tipo 10 no processo automático 71 - Faturamento de pré-faturas
Adicionamos o parâmetro GERAR_NF_CARGA no processo automático 71 - Faturamento de pré-faturas, que permite a inclusão de notas fiscais de pré-faturas geradas com o tipo de nota fiscal a 10 - NF Carga - Distribuição.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Melhorias na tela consulta de plano de requisições (F660REQ)
Realizamos melhorias na tela de Consulta de Plano de Requisições(F660REQ) para otimizar a usabilidade:
- Redimensionamento: Adição de um splitter entre a grade principal e a grade de passos de execução, permitindo que o usuário ajuste o tamanho conforme necessário.
- Filtragem: Implementação da caixa de seleção Exibir somente registros com erro para filtrar requisições com falhas.
- Atualização Automática: Inclusão da caixa de seleção Atualizar os registros automaticamente, que, ao ser habilitado, atualiza a grade a cada 30 segundos sem interação do usuário.
- Confirmação de Cancelamento: Ao cancelar uma requisição, será exibida uma mensagem de confirmação.
- Geração de Logs: Ao executar o processo agendado, será gerado um log contabilizando a quantidade de instâncias configuradas no parâmetro global QtdLimReq, requisições em processamento e requisições enviadas.
Locais:
- Cadastros > Integrações > Consulta de Plano de Requisições (F660REQ)
- Recursos > Processos Automáticos > Consulta Logs (F000LPA)
Gestão de Assistência Técnica
Sugestão de campos ao gerar uma nota fiscal de saída com itens de serviço
Problema: ao gerar uma nota fiscal de saída com itens de serviço, com base em uma ocorrência, através da tela Faturamento das Ocorrências (F118AVF), o sistema não sugeria corretamente os valores para os campos % de ISS e % de IRRF.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que sejam sugeridos corretamente os valores para os campos % de ISS e % de IRRF ao gerar uma nota fiscal de saída com itens de serviço através de uma ocorrência na tela Faturamento das Ocorrências (F118AVF).
Local: Serviços > Gestão de Assistência Técnica > Assistência Técnica e Garantias > Faturamento das ocorrências (F118AVF)
Web services
Implementações em web services de finalização de inventário
Disponibilizamos o identificador de regras EST-220INVFC01 nos processos de fechamento de inventário na modadlidade 1 - Com Diferença efetuado pelos web services:
- com.senior.g5.co.mcm.est.finalizacaoinventario, porta FinalizarInventarioEstoque;
- com.senior.g5.co.mcm.est.finalizacaoinventariogernota, porta FinalizarInventarioEstoqueGerarNota.
Implementamos também para que seja possível o fechamento de todo o inventário através dos web services citados passando como parâmetro somente a chave do inventário: Empresa+DataInventário+Depósito. A funcionalidade que permite o fechamento de alguns itens de inventário permanece e, neste caso, deve-se passar os dados do item do inventário.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Recursos > Implementações > Web services
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Recebimento
Geração de nota fiscal de entrada via notas de transferência em contingência
Implementamos para que no processo de transferências entre filiais via nota fiscal, seja permitido que notas fiscais emitidas pela filial origem e que estejam na situação 16 - Autorizada em contingência possam ser inseridas e reconhecidas como nota fiscal de entrada na filial de destino via tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE).
A funcionalidade deve ser parametrizada na filial de entrada via Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), definindo o campo NF Saída em contingência para transferência como S - Sim.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP)
Comportamento da tela F450NFF ao alterar opção de tratamento dos títulos
Problema: ao alterar a opção de tratamento dos títulos na tela F450NFF, as grades de notas e parcelas eram limpas indevidamente.
Correção efetuada: corrigimos a tela para que as grades não sejam limpas ao alterar a opção, somente nos casos em que o valor das parcelas é diretamente afetado pela opção.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Fatura (F450NFF)
Retorno de Remessa de Consignado não soma nota complementar
Problema: ao gerar uma nota de devolução de uma nota de saída de remessa de consignado, que possuía nota complementar relacionada, a nota de saída do retorno não somava o valor do complemento conforme havia sido feito na devolução.
Correção efetuada: ajustamos a nota de devolução para saídas com remessa, de modo que o complemento seja automaticamente somado à devolução durante o recálculo. Também ajustamos a nota de saída gerada no fechamento para que seu valor também contemple o valor da nota de complemento relacionada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Cancelamento de nota fiscal com documento de saída emitido e autorizado
Problema: após emissão da nota fiscal de saída através do botão Emitir NFS (7) na tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE) para as notas fiscais de entrada do tipo 3, 6 e 7, quando a situação eletrônica do documento estava como 3-Autorizada, não era possível utilizar as opções de Cancelar Nota (N).
Correção efetuada: alteramos a validação da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE) para que, nos casos onde o documento de saída já foi emitido através do botão Emitir NFS (7) e a situação eletrônica do documento está igual a 3-Autorizada, seja permitido solicitar o cancelamento marcando a opção Cancelar Nota (N).
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Sugestão de classificação fiscal inativa na nota de entrada
Problema:ao inserir um item que possuía um Código de Classificação Fiscal inativo em seu cadastro, o sistema permitia a sugestão deste código para a nota ao informar o campo Classificação Fiscal.
Correção efetuada: ajustamos uma falha do sistema que sugeria indevidamente um Código de Classificação Fiscal inativo para o item da nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Desabilitar consistência de chave de notas fiscais de serviço
Disponibilizamos o parâmetro global CanCnhNfs para permitir desabilitar a consistência de chave de notas fiscais de serviço sem desabilitar as demais consistências de chave de documentos fiscais.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Compras
Novo botão permite reprovação de contrato na tela F460APR
Implementamos na tela de Aprovações Multinível de Contratos de Compra (F460APR) o botão Canc. Contrato, que possibilita realizar o cancelamento de um contrato que está em aprovação multinível e a reprovação das aprovações já realizadas. Este botão tem a mesma funcionalidade da reprovação efetuada quando utilizado o aplicativo Gestor Senior.
Anteriormente, na ausência deste botão, era necessário aprovar todos os níveis antes de efetivamente realizar o cancelamento do documento, quando um contrato de compra possuía mais de um nível de aprovação.
Para habilitar essa funcionalidade é necessário ativar o parâmetro global PerRepCoc através da tela F000PGS.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Contratos > Aprovações multinível (F460APR)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Novos recursos para a tela Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações
Adicionamos novos campos na tela Novo Quadro Comparativo de Propostas de Cotações (F410NQC) para complementar os já existentes, permitindo visualizar a moeda dos valores presentes na tela. Também implementamos o botão Últ. Compras, permitindo acesso rápido a tela F441CIE com os dados de útimas compras do item selecionado.
Ainda para a tela F410NQC, disponibilizamos o identificador de regras CPR-410NQCFO01, que manipula os campos de Transportadora e Contato mostrados na guia Informações do Fornecedor.
Na tela de Configurações (F410CFG), possibilitamos configurar as transações de cálculo das cotações, permitindo uma comparação mais fidedigna com a compra final.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo quadro comparativo > Configurações (F410CFG)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Novo Quadro Comparativo (F410NQC)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada
Nova variável no identificador de regras COM-000VLRET01 permite parametrizar retenção de impostos do valor financeiro
Adicionamos a nova variável de retorno ComALstImp, no identificador de regras COM-000VLRET01 para possibilitar que o ERP parametrize a retenção de impostos apenas do valor financeiro, não diminuindo do valor da nota fiscal.
- PIS retido
- COFINS retido
- CSLL
- IRRF
- Senar/Senat
- Outras retenções
- Funrural
- INSS
- ISS
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada
Gestão de Estoques
Fechamento de estoques em cenários com mais de um movimento
Ao realizar o fechamento de estoques através da tela F215FES, quando utilizado o identificador de regras EST-215GERAC01, em cenários onde já existia mais de um movimento com os campos Empresa, Filial, Produto, Derivação, Data do Movimento, Data de Digitação e Hora de Digitação iguais em relação ao movimento que deu origem ao movimento de acerto, o movimento de acerto gerado poderia ficar fora da ordenação correta do movimentos de estoques impactando no cálculo correto da quantidade de estoque. Ajustamos para que nesse cenário, o movimento de acerto não seja gerado e um registro evidenciando o ocorrido será gravado na tabela Estoques - Movimentos de Acertos não Gerados (E215MAC).
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Geração de requisição de devolução
Problema:Foi identificado um problema ao processar requisições de saída e entrada com a opção Confirmar Receb. Requisição configurada como N - Não. Essas requisições, cadastradas na tela Estoques - Geração Individual de Requisições de Produto (F207EME), apresentavam a mensagem de Access Violation no seguinte cenário: Ao acessar a tela Estoques - Atendimento de Requisições de Produto (F210AME) para processar a requisição de saída e a tela Estoques - Devolução de Requisição de Produtos (F207DRP) para carregar a requisição de entrada, vinculando a requisição de saída como não atendida, ao retornar à tela F210AME para processar a requisição de entrada e voltar à F207DRP, ocorria uma mensagem de Access Violation ao processar a requisição de entrada carregada. A mesma mensagem era exibida ao processar uma nova requisição de entrada como atendida na F210AME.
Correção efetuada:ajustamos o sistema e a situação acima para não apresentar a mensagem de Access Violation nas telas F207DRP e F210AME.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Devoluções (F207DRP)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Atendimentos (F210AME)
Web services
Ajuste na rotina dos processos do Windows com agentes factory.jar e crypt.jar
Problema: os processos do Windows com agentes webservice-factory.jar e crypt.jar permaneciam em execução mesmo quando a instância tinha sido encerrada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina dos processos do Windows com esses agentes. Desta forma, eles serão finalizados em até 1 minuto, após a instância ser encerrada.
Instalador e Atualizador
Melhoria na documentação em processos de atualização do sistema referente às regras LSP
Ajustamos no Manual do Usuário as recomendações de atualização do sistema, incluímos as melhores práticas para evitar problemas ou corrompimentos de regras durante processos de atualização ou modificação do sistema. Desta forma, o usuário pode ter acesso às informações dos pré-requisitos que devem ser atendidos para que não haja corrompimento das regras LSP, backup e restauração, assim como ativação de Logs para compilação das regras LSP.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Atualização > Recomendações
Suprimentos
Implementações em web services de finalização de inventário
Disponibilizamos o identificador de regras EST-220INVFC01 nos processos de fechamento de inventário na modadlidade 1 - Com Diferença efetuado pelos web services:
- com.senior.g5.co.mcm.est.finalizacaoinventario, porta FinalizarInventarioEstoque;
- com.senior.g5.co.mcm.est.finalizacaoinventariogernota, porta FinalizarInventarioEstoqueGerarNota.
Implementamos também para que seja possível o fechamento de todo o inventário através dos web services citados passando como parâmetro somente a chave do inventário: Empresa+DataInventário+Depósito. A funcionalidade que permite o fechamento de alguns itens de inventário permanece e, neste caso, deve-se passar os dados do item do inventário.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Recursos > Implementações > Web services
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Recursos > Implementações > Web services
Finanças
Títulos com movimento de baixa com valor em aberto no ERP
Alteramos os web services com.senior.g5.co.mfi.cre.alteratituloscr, porta AlteraTitulosCR e com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta AlteracaoParcialTitulosCR para que ambos tenham controles que evitem problemas de alterações indevidas nos títulos, decorrentes da execução paralela de outros processos do Gestão Empresarial.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado
Novo parâmetro permite gerar títulos de substituição automaticamente ao incluir as parcelas de uma nota fiscal
Disponibilizamos o parâmetro GerarTitulosSubstituicao nos Dados Gerais da porta ImportarNotaAutorizada_18 do webservice com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada, para gerar títulos de substituição automaticamente ao incluir as parcelas de uma nota fiscal.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Cancelamento de CT-e através do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte
Modificamos o web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.conhecimentotransporte, porta GravarCTRC, implementando o cancelamento de CT-e através deste web service, de forma que o sistema permita incluir um CT-e cancelado que ainda não existe no ERP XT e também permita cancelar um CT-e que esteja fechado ou em digitação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Relacionamento entre os itens de serviços com notas fiscais em web service
Disponibilizamos no web service Com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada, os campos snfRlc, nfvRlc e isvRlc no Set LigacaoEntreServicos, para que estes efetuem o relacionamento entre os itens de serviços com notas fiscais, mantendo o mesmo funcionamento dos produtos que já haviam anterioremente nesse web service.
Esta implementação foi realizada devido a uma sugestão publicada em nosso Fórum de Produtos.
Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para dar suas sugestões também! Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novas portas CarregarOrcamentos e GravarOrcamentos no web service com.senior.g5.co.mcm.ven.orcamento
Para atender novas integrações com orçamentos de venda, disponibilizamos as portas CarregarOrcamentos e GravarOrcamentos no web service com.senior.g5.co.mcm.ven.orcamento, que permitirão consultar, incluir, alterar e excluir orçamentos no Gestão Empresarial.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Campos do usuário para inclusão de notas fiscais pelo web service Com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada
Para melhor atender as customizações de todos os clientes, disponibilizamos os campos de usuário cmpUsu (Nome do campo de usuário) e vlrUsu (Valor do campo de usuário), para os dados gerais, produtos, serviços e parcelas ao incluir notas fiscais pela porta ImportarNotaAutorizada_18 do web service com.senior.g5.co.int.varejo.notaautorizada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Preenchimento de campo na importação de NFS-e
Problema: ao executar a importação de NFS-e via web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, o campo E000NFC.NUMDFS (Número do Documento Fiscal de Serviço) estava sendo preenchido incorretamente com o número do RPS presente no .XML, em vez do número da NFS-e.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de importação para que o campo E000NFC.NUMDFS seja corretamente preenchido com o número da NFS-e presente no .XML.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração em item de produto da nota fiscal de saída por meio do web service GravarNotasFiscaisSaida
Problema: ao executar a alteração de um item de produto que possuía o Código da Derivação igual a “ “(espaço em branco), por meio do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, o sistema consistia a tabela de preço e exibia o seguinte erro: Falha ao processar item de produto de sequência 1: Tabela de Preço (001) não cadastrada, inativa, fora do período ou produto - derivação (1101 - ) não cadastrado na tabela de preço.
Correção efetuada: o sistema foi alterado para que seja possível executar a alteração no item de produto da nota fiscal de saída por meio do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, quando o Código da Derivação é igual a “ “(espaço em branco).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novo parâmetro de entrada para indicar controle de numeração da nota fiscal com ou sem lock
Adicionamos o parâmetro da requisição dadosGerais.excLck na porta GravarNotasFiscaisSaida_17 do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, para indicar se o controle de numeração da nota fiscal será feita com ou sem lock na Tabela - Séries de Notas Fiscais (E020SNF).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controladoria
Novos campos no web services com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos
Para acilitar a gestão de notas e aprimorar a experiência do usuário, adicionados novos campos nas portas ExcluirNotaSaida e ExcluirNotaEntrada do web service com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos.
Os usuários agora podem informar os seguintes campos:
- CNPJ da Filial
- CPF/CNPJ do Cliente
- CPF/CNPJ do Fornecedor
- Série
- Subserie Legal
Para conferir, acesse a página
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novos campos no agrupadores Cliente/Fornecedor/Produto e Serviço
Foram disponibilizados novos campos nos agrupadores Cliente/Fornecedor/Produto e Serviço nos web services com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalentradasimplificado e com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalsaidasimplificado, porta importar.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Novo web services para exportar e alterar guias de recolhimento
Disponibilizamos um novo web services para exportar e alterar Guias de Recolhimento. Com esta atualização, é possível registrar impostos a recolher e seus pagamentos em outros sistemas. O novo webservice permite consultar as guias geradas na gestão de tributos e alterar os campos relacionados ao pagamento.
Local: Implementações > Recursos > Web services
English
Español
English
Español


