No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > PIX - Recebimento Eletrônico

PIX - Recebimento Eletrônico

O PIX é um novo método para pagamentos criado pelo Banco Central. No ERP é disponibilizado um cadastro para as chaves PIX dos fornecedores. Essas chaves, então, podem ser selecionadas/sugeridas na inclusão de um título de pagamento.

No ERP é possível gerar um recebimento em PIX, sendo necessário definir na venda que a forma de recebimento é via PIX. Após isso, ocorre a integração dos dados necessários para geração do QR-CODE com a instituição financeira para, então, ele ser enviado ao cliente.

Importante

O sistema não trata o Pix nativamente via remessa e retorno de cobrança escritural.

Processo

  1. cadastro das chaves PIX de contas internas;
  2. consulta dos dados do título;
  3. funcionamento do Identificador da Transação.

Chaves PIX de Contas Internas (F600CCP)

Esta tela é acessada por meio do campo Chaves PIX da tela F600CCO. É permitido informar apenas uma chave padrão por conta interna. Ao definir uma chave como padrão quando já houver outras, será questionado ao usuário se ele deseja prosseguir; caso sim, as outras chaves serão alteradas.

Ao sair do campo Tipo Chave PIX, será sugerido o prefixo +55 para a chave quando a opção for 1 - Telefone e a chave estiver vazia.

Ao sair do campo Chave PIX, a chave será consistida conforme o tipo:

Os campos Data, Hora e Usuário de Geração/Alteração são gravados conforme a edição, mas não são exibidos na tela. É possível consultá-los por meio dos campos de pesquisa da chave do registro na tela (botões B1/B2).

Nota

O tipo de identificação de chave PIX por dados bancários não é cadastrado no campo Chave PIX. Basta possuir, no título, a informação do banco, agência e conta corrente.

Dados PIX do Título do Contas a Receber (F301TPX)

Esta tela é acessada por meio do botão Dados PIX da tela F301TCR.

Campos:

Os campos Data, Hora e Usuário de Geração/Alteração são gravados conforme a edição, mas não são exibidos na tela. É possível consultá-los por meio dos campos de pesquisa da chave do registro na tela (botões B1/B2).

Importante

Ao excluir um título, os dados PIX do título também serão excluídos.

TxId - Identificador da Transação

O campo TxId é obrigatório para o QR Code Dinâmico e determina o identificador da transação. O objetivo desse campo é possibilitar a conciliação de pagamentos, sendo criado exclusivamente pelo usuário recebedor e ficando sob sua responsabilidade. Deve ser único por CNPJ do recebedor.

No envio desse campo, será verificada se ele é único. Caso ele não seja único para o CNPJ associado à chave PIX, o registro será rejeitado. Para o QR Code Estático, o tamanho máximo permitido é de 25 posições (limitação EMV). Para o QR Code dinâmico (utilizado no ERP), o TxId pode ter 35 posições.

Limitações do campo: apenas letras (maiúsculas e minúsculas) e números. O ERP retira os hífens e altera as letras para minúsculas, deixando a chave com 32 caracteres.

Demais alterações

Na tela F302CCR há o campo Dados PIX, que permite consultar os dados PIX dos títulos exibidos na grade.

wiipo

A integração de um título PIX à wiipo ocorre por meio da integração já existente para a Gestão de recebíveis utilizando o serviço wiipo, que consulta a base do ERP e retorna as informações através do processo automático 143 - Integração ERP X wiipo.

Veja também:

Este artigo ajudou você?