No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Finanças > Tesouraria > Contas Internas

F600CCO - Contas internas de Caixa e Bancos

Cadastro de Contas Internas (Financeiras)

Esta tela permite o cadastramento das contas internas controladas pela Empresa. As contas internas representam as diversas contas financeiras controladas pela empresa, cadastradas utilizando uma codificação simplificada que facilite o trabalho diário no Gestão Empresarial | ERP. Numa mesma agência bancária, a empresa pode ter várias contas correntes com diferentes objetivos: conta corrente normal, conta de aplicação, conta vinculada à cobrança, conta de poupança, entre outros tipos.

Importante

Quando processado títulos de outras filiais, somente será atualizado o campo Cheque: Último/Data dos parâmetros da conta interna da filial logada.

Ao processar a geração de cheques em outra filial o campo Próximo Nº será sugerido conforme o último cheque. Isso poderá ocasionar mensagem ao usuário, informando que o número do cheque já está sendo utilizado nesta conta interna. Neste caso, deve-se alterar o campo Cheque: Último/Data manualmente.

Conta interna: efetua a consistência padrão para que seja possível a importação de contas internas da tesouraria. Também é permitido executar via importação, a inativação de contas internas já cadastradas.

Mensagens apresentadas quando o arquivo texto a ser importado e/ou o modelo de importação utilizado possuir erros:

  1. quando houver uma variável numérica e no arquivo de importação existir um caractere alfanumérico: 0000000002 [Arquivo] Registro de arquivo inválido. [Valores] Campo FloBan: Erro de Conversão. Edição: "9" e o Valor: "f" Não São Correspondentes
  2. quando houver uma data inválida no arquivo de importação: 0000000002 [Arquivo] Registro de arquivo inválido. [Valores] Campo DatIni: Data Incorreta - GETASDATE
  3. quando existir uma transação inválida no arquivo texto: 0000000001 [Importação] [Consistência Padrão] Não foi possível localizar transação "55555"
  4. quando o arquivo texto possuir uma conta contábil inválida: 0000000001 [Importação] [Consistência Padrão] Não foi possível posicionar tabela de contas contábeis
  5. quando o arquivo texto possuir um modelo de cheque inválido: 0000000001 [Importação] [Consistência Padrão] O modelo de cheques "FI55501.CHQ" não foi encontrado !
  6. quando o arquivo texto possuir um modelo de aviso de débito inválido: 0000000001 [Importação] [Consistência Padrão] O modelo de aviso de débito "FI77701.AVD" não foi encontrado !
  7. 0000000001 [Importação] Erro de acesso ao banco de dados: QExec Não foi encontrado o Registro-Mestre para este Registro.
    E600CCO(CodTcc) -> E034TCC(CodTcc)
  8. quando o arquivo texto possuir uma data fora do período permitido para lançamento na tesouraria: 0000000001 [Importação] [Consistência Padrão] Data Inicial fora do período definido na Filial
  9. quando o arquivo texto possuir registros inexistentes (Agência, Banco, Moeda, etc): 0000000001 [Importação] Os campos CodAge, CodBan, CodMoe não podem ser importados na tabela E600CCO porque não possuem registros mestres nas tabelas E030AGE, E030BAN, E031MOE respectivamente
  10. quando o arquivo texto possuir um código de empresa inválido: 0000000001 [Importação] [Consistência Padrão] Não foi possível localizar a empresa 548!
  11. quando o arquivo texto possuir um valor diferente de A (Ativo) ou I (Inativo) para a situação da conta interna: 0000000001 [Importação] [Consistência Padrão] A Situação Conta deve ser igual a "A" ou "I"

É necessário que se informe os campos Número Último Cheque, Data Último Cheque, Número Último Aviso e Data Último Aviso, na página "DADOS GERAIS". Caso estes dados não estejam cadastrados, o sistema obrigará o cadastramento dos parâmetros na página "Parâmetros por Filial", apresentando a mensagem: "Não foi possível localizar Parâmetros da Conta Interna por Filial".

Apenas com proprietária Agronegócio
Nesta tela, pode-se visualizar as contas internas que utilizam a aplicação "7-Conta de Retenção".

Parametrizações

Observação

Ao imprimir, é utilizado o mesmo modelo de cheque definido na tela F600CCO (Cadastros > Contas Internas).

O campo Modelo Cheque TB (E600CCO.MODCTB) é utilizado para impressão dos cheques de transferência bancária. O controle de numeração dos cheques é permitido também por FILIAL. Para isso, são incluídos os campos UltCtb (Número do último cheque de transferência bancária emitido) e DatUtb (Data do último cheque de transferência bancária emitido) na tabela E600PCF (Tesouraria -
Parâmetros Contas Correntes e Caixas por Filial).

Funcionamento: o parâmetro UTILIZA.CONTROLE.E.TALONÁRIO tem padrão igua a N- Não, permanecendo a emissão de cheques anterior, sem controle por talonário. Ao alterar o valor para S - Sim, a nova página Talonário ficará habilitada para cadastramento.

Observação

  1. quando utilizado o controle por talonário, não será permitido emitir um cheque com numeração que não pertença a um talonário cadastrado. Ao tentar gerar o cheque, será apresentada a mensagem: "Não foi possível localizar Talonário da Conta Interna. Cheque: 123456"
  2. na tabela E600CCO (Tesouraria - Conta - Cadastro), o nome do campo é UtiTal (Indicativo se a conta utiliza controle de talonário de cheques)

Exclusão
Não será permitido excluir talonário quando possuir quantidade emitida

Abreviatura
Abreviatura da conta interna.

Banco
Número do banco no FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos).

Tipo Conta
Código do tipo de conta bancária.

Importante

No cadastro do Tipo de Conta, quando a aplicação for "8 - Conta da Loja (PDV)", será verificado se alguma Conta Interna utiliza esse Tipo de Conta e se ela sofreu alguma integração. Se sim, não será possível a alteração da Aplicação do Tipo de Conta.

Agência
Número da agência, do banco acima citado.

Conta Banco
Número da conta corrente no banco.

Número Conta Corrente Money
Define-se o número da conta corrente money.

Pessoa Contato
Nome da pessoa de contato no banco.

Telefone/FAX
Número do telefone, da pessoa de contato no banco.

Filial
Quando informado, é utilizado para bloquear acesso por usuário, conforme parâmetros do SGU.

Importante

Quando a filial da conta for igual a 0 (zero) e já ter sido integrada com alguma filial, não será permitido alterar a filial da conta. Quando a filial da conta for diferente de 0 (zero) e já ter sido integrada com alguma filial, será permitido alterar a filial da conta apenas para 0 (zero).

Float Bancário(D+)
São os dias que o banco demora entre o pagamento da duplicata pelo cliente e o lançamento do valor na conta da empresa.

Código da Moeda
Código da moeda corrente, nesta conta.

Observação

Deve-se informar no campo Moeda, uma moeda diferente da moeda do país (Tabelas > Gerais > Países). Observação: Não é possível alterar a moeda de contas internas que já possuem movimentações. Nesse caso, é apresentada a mensagem de consistência: Não é permitido alterar o código da moeda da conta, pois já existem movimentos da tesouraria relacionados a esta conta.

Data/Saldo Inicial
Informa o saldo inicial da conta na data da criação.

Transação Saldo
Informa a transação utilizada para movimentação do saldo inicial.

Limite Crédito: Data
Data do limite de crédito da conta interna.

Valor
Valor do limite de crédito da conta.

Utiliza Controle Talonário
Informa se utiliza controle de talonário. Caso sim, a guia Talonário é habilitada.

Cheque: Último/Data
Número e data do último cheque deste banco.

Observação

Quando for impresso o último cheque, mas ainda existirem cheques menores que não foram impressos, o último número não será gravado, Portanto a mensagem "próximo número informado maior que o último emitido/sugerido" também ocorrerá quando não for seguido a sequência de emissão do cheques. Isso porque o sistema não pode ficar sugerindo cheques que já foram impressos. Ao quebrar a sequência de cheques emitidos o usuário terá que informar o cheques manualmente.

Modelo Cheque
Código do modelo de cheque deste banco.

Aviso: Último/Data
Número e data do último aviso de débito deste banco.

Modelo Aviso Débito
Código do modelo do aviso de débito deste banco.

Cheque TB: Último Data
Número e data do último cheque de transferência deste banco.

Modelo Cheque TB
Código do modelo de cheque de transferência deste banco.

Conta Contábil - 1
Número da conta contábil, desse banco.

Conta Auxiliar – 1
Este campo será gerado automaticamente quando:

Movimentação em espécie para o LCDPR
Define-se a Conta Interna que terá sua movimentação realizada em espécie. Para Contas Bancárias que tiverem esse parâmetro definido como S, o registro Q100 será apresentado como conta 000.

Situação Conta
Informe se a conta interna está ativa.

Filial do Contrato Bancário
Indica a Filial responsável pelo contrato bancário. Esse campo é utilizado como filtro de filial no registro 1601 do SPED Fiscal se o campo Considerar movimentos na filial da conta interna estiver marcado.

Guia Parâmetros por Filial

Filial
Informe a filial para o controle das numerações.

Cheque: Último/Data
Número e data do último cheque deste banco.

Aviso: Último/Data
Número e data do último aviso de débito deste banco.

Cheque TB: Último/Data
Número e data do último cheque de transferência deste banco.

Guia Talonário

Filial
Informe a filial do talonário.

Cheque Inicial
Informe o cheque inicial do talonário.

Cheque Final
Informe o cheque final do talonário.

Cheque: Último/Data
Número e data do último cheque deste banco.

Quantidade de cheques emitidos do talonário
Informe a quantidade de cheques emitidos do talonário.

Observação

Gravada na tabela E600TAL (Tesouraria - Controle talonário cheques de contas correntes) para controle dos talonários das contas internas. A chave da tabela é composta por "empresa", "conta interna", "filial" e "cheque inicial". Se a filial for zero, o controle dos talonários será por EMPRESA, servindo para todas as filiais da empresa.

Consistências feitas na inclusão de um talonário:

Após a inclusão, somente é permitido alterar o último cheque.

Uso de contas internas na tela F600GEC

  1. na opção "Transferência", somente será possível transferir valores entre contas internas que utilizam a mesma moeda
  2. opção "Crédito Comissão". Não será possível utilizar contas internas com moeda diferente da moeda do país
  3. opção "Crédito Fornecedor via Previsão". Não será permitido utilizar esta opção para contas internas com moeda diferente da moeda do país
  4. opções "Inclusão CRE" e "Inclusão CPA". Quando utilizada uma conta interna com moeda diferente da moeda do país, o campo Data Emissão não ficará habilitado para digitação na grade
  5. opção "Outros". Quando utilizada uma conta interna com moeda diferente da moeda do país, o valor informado na tela deverá ser na moeda da conta interna (Euro, Dólar etc.)
  6. todas as demais opções, o funcionamento é o mesmo da multimoeda em títulos. Ou seja, os valores digitados ou apresentados pelo sistema, estarão sempre na moeda do país (R$) e o sistema fará a conversão para a moeda do título/conta interna

No controle de multimoeda para as contas internas da Tesouraria é possível efetuar baixas de títulos que têm moeda diferente da moeda do país (dólar, euro etc.) utilizando uma conta interna com moeda real (R$).
Para manter a implementação anterior, onde não será permitido baixar títulos com moeda diferente da moeda do país utilizando uma conta interna com moeda "Real" (R$), foi criado o identificador de regras GER-000BBMOD01.

Exemplo

Quando o identificador de regras estiver cadastrado e ativo, um título cadastrado em EURO (€) não poderá ser baixado utilizando-se uma conta interna com moeda diferente de EURO (€). Se o identificador estiver inativo ou não estiver cadastrado, será permitido baixar títulos em outra moeda, desde que a moeda da conta seja a mesma moeda da empresa (R$).

Moeda da conta interna Moeda do título Identificador Permite baixa?
Reais (R$) Reais (R$) Inativo Sim
Reais (R$) Reais (R$) Ativo Sim
Reais (R$) Euro (€) Inativo Sim
Reais (R$) Euro (€) Ativo Não
Euro (€) Reais (R$) Inativo Sim
Euro (€) Reais (R$) Ativo Não
Euro (€) Euro (€) Inativo Sim
Euro (€) Euro (€) Ativo Sim
Dólar ($) Euro (€) Inativo Não
Dólar ($) Euro (€) Ativo Não
Euro (€) Dólar ($) Inativo Não
Euro (€) Dólar ($) Ativo Não

O sistema permite definir um valor para o saldo inicial após o cadastramento da conta interna. Pode ser definido o saldo inicial após o cadastramento, desde que a conta não tenha movimentação.

Observações gerais

  1. com o identificador de regras GER-000BBMOD01 cadastrado e ativo, somente será possível baixar títulos que possuem a mesma moeda da conta interna utilizada. Se o título possuir moeda real, somente poderá ser baixado utilizando uma conta interna que possui moeda real (R$) também. A conta interna configurada com moeda EURO (€), somente poderá baixar títulos em moeda EURO (€)
  2. nas baixas de títulos nas telas do contas a pagar ou contas a receber, o valor em R$ reais calculado pelo sistema é inserido no campo Valor Movimento da tesouraria. Esse valor é gravado no campo Valor Movimento da tesouraria e também é convertido o valor para a moeda da conta interna e gravado no campo Valor Movimento na moeda da conta. A cotação utilizada para conversão, é gravada no campo ao lado do (Valor Movimento na moeda da conta)
  3. em movimentações manuais (Financeiro > Tesouraria > Movimentos), se a moeda da conta for a mesma moeda do país, será informado o valor do movimento normalmente (novo campo valor movimento na moeda da conta estará desabilitado). Se a moeda da conta interna for diferente da moeda do país, o valor do movimento ficará desabilitado, e deverá ser informado o valor da moeda (VLRMOE). O valor do movimento em reais (R$), será calculado pelo sistema automaticamente, de acordo com a cotação na data de liberação, se a data for diferente (liberação e movimento)
  4. a cada movimentação, serão atualizados os dados na tabela E600MES, com o valor na moeda da conta interna e na moeda do país
  5. na tela de conciliação de saldos das contas, é possível verificar os saldos na moeda do país e na moeda da conta interna. Para impressão dos saldos do mês, foram criadas mais duas funções de programador para passagem dos novos parâmetros: "LeMemListMovMensaisMoeda" e "LeMemListSaldosMensaisMoeda"
  6. na tela de pagamento de comissões (Financeiro > C.Pagar > Comissões > Cálculo/Pagto), não será possível utilizar contas internas que possuem uma moeda diferente da moeda do país
  7. para os créditos e títulos gerados pela tesouraria (opções "Crédito Fornecedor", "Crédito Cliente", "Inclusão CPA" e "Inclusão CRE", não será possível alterar a moeda dos títulos, onde o referido campo ficará desabilitado
  8. tela F600CON. Para a rotina de conciliação de movimentos e extratos, o valor existente no extrato será considerado como valor em moeda da conta interna. Ou seja, se a moeda da conta é diferente da moeda do país, a conciliação irá considerar que os valores
  9. do extrato estão na moeda da conta, e irá considerar para a conciliação, o valor da moeda estrangeira na data de liberação
  10. na tela F605LOT, o valor do extrato deve ser considerado na moeda da conta interna. Se a conta interna for em Euro (€), por exemplo, ao digitar o valor 100,00 no extrato, significa € 100,00 (Cem euros)e não R$ 100,00 (Cem reais)
  11. na tela Tesouraria - Entradas de Preparação ou Movimento - F600GEC e Tesouraria - Geração de Movimentos e Emissão de Cheques e Avisos - F600ECH, foi incluído B2 no campo Nº Cheque
  12. quando o último cheque impresso for igual ao cheque final, e a quantidade de cheques emitidos não foram igual a quantidade cheques do talão. Ocorrerá a mensagem. O último cheque já foi emitido, porém a quantidade de cheques emitidos é menor que a quantidade de cheques do talonário!
  13. quando possuir talões com filiais e sem filial, sempre irá sugerir primeiro o talão da filial
  14. implementada a possibilidade de existir o controle de "multimoeda" para as contas internas da Tesouraria. Com esta implementação, será possível configurar uma conta interna para que apresente o valor do movimento em outra moeda (diferente da moeda padrão do país)

Botões

Alterar
Grava a alteração dos registros.

Cancelar
Cancela as alterações feitas, caso não tenham sido processadas.

Excluir
Exclui o registro em sua totalidade.

Duplicar
Duplica a conta interna mantendo as informações da anterior.

Rateio 
Permite acesso à tela de Definição de Rateios (F000DRF).

Sair
Fecha a tela

Prod. Rural
Acessa a tela de Contas Internas de Caixas e Bancos - Produtor Rural (F600PDR).

Chaves PIX
Acessa a tela F600CCP.

Este artigo ajudou você?