No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
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F001TRE - Transações de Contas a Receber

A partir desta tela é possível consultar e alterar parâmetros nas transações da gestão de Contas a Receber.

Transação
Código da transação. As transações do Contas a Receber podem ser cadastradas do código 90300 até o 90399.

Descrição Transação
O conteúdo deste campo é aplicado às consultas e relatórios, portando, sugere-se preenchê-lo com um texto relacionado à finalidade da transação.

Módulo
O código do módulo da transação é o módulo que define se a transação será uma transação de entrada de títulos normais, uma transação de entrada de títulos previstos ou uma transação de baixa de títulos. Os módulos disponíveis para seleção durante o cadastro das transações são:

A forma de definição deste campo é muito importante para as entradas e baixas de títulos. Nos movimentos de baixa de títulos será possível definir apenas as transações do módulo "CRB"(Contas Receber - Baixa de Títulos). Nas telas de entrada de títulos, será possível definir as transações dos módulos "CRE"(Contas Receber - Entrada de Títulos), para títulos efetivos e "CRP"(Contas Receber - Entrada de Previsões), para títulos previstos.

Receber 1

Detalhes
Transação Detalhes sobre a transação.

Aceita Manual
Este campo tem influência direta no filtro das transações nas telas de entrada e baixa de títulos. Quando este campo estiver como "S - Sim", a transação poderá ser utilizada em processos que tenham interação com o usuário. Caso este campo esteja preenchido com "N - Não", em muitos dos processos de entrada e baixa de títulos a transação não poderá ser utilizada.

Ao ser digitada uma transação com este campo igual a Não, durante a inclusão de um título, será apresentada a mensagem Registro não existe. Selecione outro.

Forma Contabilização
Código da forma de contabilização da transação. Este código é utilizado pela Contabilidade para contabilização dos movimentos do contas a receber.

Forma Rateio
Define-se a forma de rateio da transação.

Critério Rateio
Define-se o critério de rateio da transação.

É o critério de rateio que define de onde que o rateio será buscado, quando a forma de rateio for igual a "1 - Pré-definido c/ Confirmação" e "2 - Pré-definido s/ Confirmação". Por exemplo, na inclusão de um título, o rateio pode ser buscado do fornecedor, do tipo de título e do portador, entre outras opções. A tabela 01 apresenta a lista com todos os critérios de rateio disponíveis:

Observação

Para a formação do rateio no movimento do título, o sistema busca em cada um dos critérios de rateio, um rateio cadastrado. Fazendo isso do primeiro critério cadastrado ao último.

Código Regra
Vincula uma regra à transação. Uma transação pode ter um código de regra associado à mesma. A regra associada será executada no momento da inclusão/alteração onde esta transação estiver sendo utilizada. Este campo pode ser nulo(não preenchido).

Natureza Gasto
Código natureza de gasto. A natureza de gasto informada na transação de entrada será sugerida ao incluir um novo título. As naturezas de gasto são cadastradas a partir da tela "F047NTG"(Tabelas > Naturezas de Gasto).

Conta Contábil - 1
Define a conta contábil - 1 da transação.

Conta Contábil - 2
Define a conta contábil - 2 da transação.

Conta Contábil - 3
Define a conta contábil - 3 da transação.

Conta Contábil - 4
Define a conta contábil - 4 da transação.

Atualiza Projetos
Define se a transação atualiza projetos.

Situação
Define a situação da transação. Serão apresentadas nos campos de filtro de transação apenas aquelas que estiverem ativas.

Adiciona ou Subtrai
Define o que a transação deve atualizar e de que modo. Este campo especifica a forma de atualização da transação. Informa se atualiza e como atualiza os valores de duplicadas, créditos ou outros. É um campo de extrema importância para a atualização dos saldos dos fornecedores, gerando informações gerenciais.

O valor deste campo também é considerado para o filtro aplicado nos campos para definição da transação nas telas de entrada e baixa de títulos. Este filtro é relacionado com o tipo de título informado nas tela de entrada e baixa de títulos. Segue a tabela a seguir apresentando a compatibilidade entre o critério "Soma C. Receber" do tipo de título e o critério definido neste campo:

Soma C. Pagar - Tipo Título Adiciona ou subtrai - Transação
Código Descrição Código Descrição
D Soma Duplicatas 1 Adiciona Duplicatas/Outros
D Soma Duplicatas 3 Subtrai Duplicatas/Outros
D Soma Duplicatas 5 Não Considerar
O Soma Outros Títulos 1 Adiciona Duplicatas/Outros
O Soma Outros Títulos 3 Subtrai Duplicatas/Outros
O Soma Outros Títulos 5 Não Considerar
C Soma Créditos/Pgto. Indevidos 2 Adiciona Créditos (Adiantamentos/Pgtos. Indevidos/Devoluções)
C Soma Créditos/Pgto. Indevidos 4 Subtrai Créditos (Adiantamentos/Pgtos. Indevidos/Devoluções)
C Soma Créditos/Pgto. Indevidos 5 Não Considerar

A tabela acima apresenta como é feito o filtro nas telas de entrada e baixa de títulos para as transações conforme o tipo de título informado. Onde a primeira coluna código representa os campos Soma C. Receber e Soma C. Pagar da tela F002TPT(Tabelas > Tipos de Títulos > Cadastro) e a segunda coluna representa este campo.

Observação

Para transações de substituição é recomendado que se utilize esse campo parametrizado como "3 - Subtrai Duplicatas/Outros" ou "4 - Subtrai Créditos".

Somar ou Subtrair
Define a forma de atualização do plano financeiro. Possui as seguintes opções:

Nota

A opção "0 - Fixo sistema"" não é apresentada na lista do campo, porém é possível utilizá-la. Quando o campo estiver definido com esta opção, o plano financeiro será atualizado conforme pré-definição do sistema.

Crédito Cliente
Define se a transação é um crédito de fornecedor. Também pode ser utilizado na contabilização dos títulos do contas a pagar, diferenciando os títulos normais dos créditos a fornecedores.

Tipo de Baixa
Define-se o tipo de baixa da transação. Através deste campo define-se o tipo de baixa da transação. Para as transações de entrada, que pertençam ao módulo "CPE"(Contas Pagar - Entrada de Títulos), deve-se definir a opção "NA"(NÃO É BAIXA).

Segue a tabela com informações sobre cada um dos tipos existentes neste campo:

Tipo de baixa Finalidade Calcula juros e multa. Permite baixa parciais? Sugestões
PG - Pagamento Baixa de Títulos S S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde a quitação do título gera uma movimentação na tesouraria.
DV - Devolução Baixa de Títulos N S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações nas quais o título esteja sendo devolvido. Exemplo: Devolução de uma nota fiscal com devolução do título.
AB - Abatimento Baixa de Títulos N S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde houve um abatimento concedido, devido a negociações com o cliente. Assim baixa-se parcialmente somente o valor do abatimento.
CA - Cancelamento Baixa de Títulos N N Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde o título foi cancelado. Exemplo: Cancelamento de contrato.
CR - Baixa Crédito Baixa de Títulos N S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa somente em baixas de títulos de crédito.
CP - Compensação Baixa de Títulos S S Pode-se utilizar transações com este tipo quando baixado um título no Contas a Receber com um título no Contas a Pagar, compensando o valor que tem a receber com aquele que tem a pagar.
LP - Lucros e Perdas Baixa de Títulos N S Pode-se utilizar transações com este tipo para baixar títulos cuja obrigação de pagamento cessou-se não havendo cancelamento ou devolução do objeto gerador da obrigação.
SU - Substituição Baixa de Títulos S S Pode-se utilizar transações com este tipo de baixa em situações onde esteja baixando o título substituindo-o por um novo título(incluindo um novo título no lugar do baixado).
NA - Não é baixa Entrada de Títulos Não é baixa Não é baixa Transação utilizada apenas para entrada de títulos.

A tabela acima apresenta alguns detalhes sobre os tipos de baixa. Ressalta-se que o texto da coluna "Sugestões" não deve ser considerado como regra.

Atualiza Saldos Históricos Cliente/Grupo/Portador
Atualiza ou não os saldos históricos do cliente/grupo/portador. Ao informar Sim, os históricos referentes a saldo de valores são atualizados, sendo:

Atualiza Outros Históricos Cliente
Atualiza ou não os outros históricos do cliente. Ao informar Sim, são atualizados os históricos, como:

Somente será atualizado os campos Dias Maior Atraso e Média Dias Atraso do histórico do cliente:

Somente será atualizado os campos Data/Valor Último Pagamento do histórico do cliente:

É Transação COFINS
Define se é uma transação de entrada de título de "COFINS".

Conta Financeira a Classificar
Define uma conta financeira a classificar.

Conta Contábil a Classificar
Define uma conta contábil a classificar.

Centro Custo a Classificar
Define um centro de custo a classificar.

Observação

Quando o módulo CRA estiver selecionado, serão desabilitados os campos: 

Receber 2

Retém Cofins
Parâmetro necessário para a retenção de COFINS.

% Cofins
Define um percentual para retenção de COFINS.

Retém PIS
Parâmetro necessário para a retenção de PIS.

% PIS
Define um percentual para retenção de PIS.

Retém CSLL
Parâmetro necessário para a retenção de CSLL.

% CSLL
Define um percentual para retenção de CSLL.

Retém Out.Ret.
Parâmetro necessário para a retenção de "Outras Retenções".

% Outras Ret.
Define-se um percentual para "Outras Retenções".

Retém IR
Parâmetro necessário para a retenção de IR.

% IR
Define-se um percentual para IR.

Herda Rateio Origem
Define se o rateio será herdado da origem.

Transação Cartão
Indica se a transação é de cartão.

Reneg. c/ Comissão Subs.
Este campo define se na renegociação de títulos por substituição, a comissão será gerada para a assessoria de cobrança. Em caso afirmativo, preencha o campo com "Sim".

Observações

Tipo de lançamento para LCDPR
Este campo permite informar o tipo de lançamento para LCDPR no contas a receber. Há quatro opções disponíveis para seleção, sendo elas:

Interações

Transação Integrada
Define as transações que integram com o contas a receber.

Módulo Transação Integrada
Apresenta o módulo da transação integrada.

Botões

Navegação
Mostra os registros existentes.

Alterar
Grava as informações alteradas.

Cancelar
Cancela a operação.

Excluir
Exclui o registro. A exclusão é possível somente enquanto a transação não ser utilizada.

Duplicar
Duplica o registro, necessitando apenas alterar o código da nova transação.

Este botão somente está disponível para a guia Receber 1.

Rateio
Cadastra-se um rateio para a transação. Acessa a tela F000DRF (Tabelas > Transações > Rateios > Definição).

Observação

Quando o módulo CRA estiver selecionado serão desabilitados todos os campos.

Veja também:

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